ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 18.08.2018

-TSE RECEBE 27 MIL E 300 PEDIDOS DE CANDIDATURAS NO PAÍS
-TRE DIVULGA TEMPO DE CANDIDATOS NA TV E NO RÁDIO EM SC
-UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE FORMA 1ª TURMA EM SJCEDRO HOJE
-ATIVIDADES FÍSICAS MOBILIZAM 130 IDOSOS DE PALMA SOLA
-FALTA DE EXAMES PREJUDICA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES
-PRAZO PARA ADESÃO A NOTA FISCAL ELETRÔNICA ENCERRA NESTE MÊS
-RUAS DE PRINCESA RECEBEM INVESTIMENTOS EM PAISAGISMO
-ADUANA REGISTRA 24% DE CRESCIMENTO NO MOVIMENTO DE CAMINHÕES
-POLÍCIA FAZ BUSCAS POR HOMEM QUE SAIU DE LANCHONETE SEM PAGAR A CONTA
-MARIDO É PRESO POR MANTER ESPOSA E FILHOS EM CÁRCERE PRIVADO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 90 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 14 vírgula cinco centavos para venda e 13 centavos para a compra. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Morreu neste sábado, aos 80 anos, KOFI ANNAN, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz. ANNAN, de nacionalidade ganense, morreu em um hospital em Berna, na Suíça. A causa da morte ainda não foi divulgada. KOFI ANNAN foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da ONU, onde ficou por dois mandatos, de 1997 a 2006.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que irá retirar 230 milhões de dólares destinados à estabilização da Síria para "apoiar outras prioridades de política externa". A informação é da porta-voz da diplomacia dos EUA, HEATHER NAUERT, em comunicado oficial. A funcionária afirmou que, em colaboração com o Congresso americano, "o Departamento de Estado redigirirá esses fundos para respaldar outras ações e que a medida não significa um menor compromisso do país para atingir "objetivos estratégicos na Síria".

Os militares da China ampliaram suas operações de bombardeiros nos últimos anos porque "provavelmente estão treinando para atacar" os Estados Unidos e seus aliados. A conclusão está em um relatório do Pentágono divulgado nesta quinta-feira. A avaliação, que coincide com um aumento nas tensões entre Estados Unidos e China na arena comercial, consta de um relatório anual que ressaltou os esforços chineses para aumentar sua influência global, entre eles gastos com defesa que o Pentágono estima terem superado 190 bilhõesde dólares em 2017.

A Advocacia-Geral da União informou nesta sexta-feira que pediu ao Tribunal Superior do Trabalho a suspensão de liminar que impede o leilão das distribuidoras da Eletrobrás. Na quinta-feira, o órgão especial do TRT do Rio de Janeiro suspendeu o processo de privatização das distribuidoras, previsto para o dia 30 de agosto. De acordo com o TRT, a decisão foi tomada com maioria dos votos dos desembargadores que analisaram o pedido que havia sido feito pelos sindicatos dos trabalhadores. O sindicato alega riscos sobre demissões em massa e sobre perda de direitos adquiridos.

O número de pedidos de registro de candidatura a deputado federal nas eleições de 2018 ultrapassou o de 2014, segundo um balanço parcial do Tribunal Superior Eleitoral. Ao todo, foram oito mil e 71 pedidos. Na última eleição, foram sete mil 137. Os dados apontam que a fatia de mulheres está em 31 vírgula sete por cento em 2018, proporção muito semelhante à registrada em 2014 que foi de 31 virgula oito por cento. Considerando todos os cargos em disputa, presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital, o TSE já contabilizou 27 mil 299 pedidos de registro de candidatura. Em 2014 foram 26 mil 162.

A segunda Turma do Supremo Tribunal Federal vai decidir na próxima terça-feira se mantém a decisão de libertar o ex-ministro da Casa Civil JOSÉ DIRCEU. Em documento enviado à Suprema Corte nesta sexta, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu que os ministros revejam a decisão. No fim de junho, por três votos a um, a turma decidiu soltar o ex-ministro petista, com condenação confirmada em segunda instância a mais de 30 anos de prisão. Ele começou a cumprir pena em maio por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Operação Lava Jato, mas foi solto um mês depois por ordem do STF.

As crianças que ainda não se vacinaram contra sarampo e poliomielite podem ser levadas aos postos de saúde neste sábado quando acontece o Dia D da campanha nacional de imunização. Todas as mil e cem mil salas de vacinação estarão abertas das até as cinco da tarde, sem fechar para o almoço. Mesmo aqueles já vacinados devem tomar nova dose. O objetivo da mobilização é imunizar, no mínimo, 95 por cento das 339 mil e 800 crianças de um a menores de cinco anos do Estado. Nas duas primeiras semanas de mobilização, o Estado ainda aparece abaixo do cronograma que estabelece 32 por cento de cobertura vacinal neste período.

O faturamento do comércio de Santa Catarina foi quatro vírgula um por cento menor no último Dia dos Pais em relação à mesma data em 2017. A maior queda ocorreu em Lages, onde o faturamento caiu 12 por cento. Já o valor médio das compras cresceu quase dez por cento no Estado, em relação ao mesmo período do ano passado. A Fecomércio, responsável pela pesquisa, interpreta que a queda do faturamento é "reflexo do atual momento da economia catarinense e nacional, no qual as famílias não consomem com o mesmo vigor de antigamente". A pesquisa entrevistou 429 estabelecimentos comerciais nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou, nesta sexta-feira, as tabelas com a distribuição de tempo para rádio e televisão dos partidos e coligações para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A propaganda no rádio e TV começa no dia 31 de agosto e vai até quatro de outubro. MAURO MARIANI, com três minutos e 34 segundos e GELSON MERISIO com três e 12 são os candidatos com maior tempo de propaganda. ANGELO CASTRO do PCO e INGRID ASSIS do PSTU terão os menores espaços: seis segundos cada um.

Universidade da Terceira Idade forma primeira turma em SJCedro hoje. A informação é da coordenadora do curso promovido pela Unoesc, JANES KÖNHLEIN. Segundo ela, em torno de 35 pessoas que cursaram, durante o último ano e meio, as aulas voltadas à Universidade da Terceira Idade vão receber o diploma de conclusão. A cerimônia será realizada a partir das 19 horas, no Clube Cedrense. A professora salienta que durante as aulas semanais foram desenvolvidas atividades relacionadas à saúde, ao bem-estar, plantas medicinais, psicologia, direito do idoso e informática. A intenção foi manter essas pessoas ativas e com atualização de conhecimento em várias áreas, sem focar em uma empresa como uma graduação tradicional. JANES comenta que a expectativa é que a partir de então os alunos participem de uma turma de especialização.

Curso de Agronomia da Unoesc promove Dia de Campo em São José do Cedro. A informação é da coordenadora, CLAUDIA KLEIN. Segundo ela, a atividade de extensão rural iniciou nesta manhã na Fazenda Escola, localizada na linha Esquina Derrubada. O dia de campo envolverá atividades de coleta de amostra de solo, uso correto de Equipamento de Proteção Individual e de bicos para pulverização. Também estão sendo abordadas questões relativas ao plantio, à poda e à enxertia de frutíferas, bem como, em relação à compostagem, aos biofertilizantes, ao manejo de pastagem e às coberturas de inverno.

Servidores do Cras participam de treinamento sobre implantação de sistema. A assistente social, DANIELA OLIVEIRA afirma que o objetivo é tornar os cadastros e controle da secretaria mais eficiente, para o planejamento e execução das ações. Ela afirma que até então todo cadastro era feito com papeis, o que dificultava a busca pelos documentos. A profissional destaca que a partir de então os documentos ficarão registrados para o trabalho interligado da equipe.

Profissionais da saúde recebem capacitação para ajudar nos encaminhamentos de pacientes. Segundo o secretário, FERNANDO WILL, os agentes de saúde do município receberam orientações de uma farmacêutica sobre hábitos de vida que promovem a saúde e aqueles que causam o desenvolvimento de doenças. A profissional destacou que a partir da escolha entre essas duas posturas podem, ou não, ocorrer doenças. O secretário destaca que o trabalho do agente de saúde é de extrema importância para aproximar as ações da saúde pública aos usuários. Ele lembra que estas profissionais visitam as casas e conseguem disseminar as informações. FERNANDO disse que a equipe recebeu informações sobre cinco que mais afetam a população que são as cardiovasculares; respiratórias; mentais; metabólicas e o câncer . O secretário salienta que a saúde preventiva tem esse foco, principalmente para ajudar ao encaminhamento adequado do paciente para consultas e exames quando aparecem sintomas destas patologias.

Secretaria de Saúde de Princesa organiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A informação é da secretária de Saúde, ANDREIA EPPING DE LIMA. De acordo com ela, a imunização de crianças de um ano até cinco anos incompletos vai até o final deste mês, mas para facilitar o acesso às doses, o posto de saúde ficará aberto até as 17 horas hoje. A secretária enfatiza que todas as crianças nessa faixa etária devem receber a vacina. ANDREIA destaca que neste sábado, além das doses contra o Sarampo e a Poliomielite, também serão feitas vacinas de prevenção à Influenza. Ela comenta que o setor recebeu mais 150 doses da vacina que previne contra três variações de gripe. O objetivo é aproveitar o dia D para aplicar ambas.

Atividades físicas mobilizam 130 idosos de Palma Sola. De acordo com a educadora física, CLAUDIA DONDE, mais conhecida como DINHA, os benefícios são inúmeros na terceira idade, ajudando a amenizar estas mudanças que aparecem com o envelhecimento, melhorando a capacidade aeróbica, reduzindo os riscos da osteoporose, e as dores oriundas de inflações nos tendões, músculos e articulações. A professora destaca que a atividade física regular melhora na coordenação motora, maior flexibilidade, maior equilíbrio, velocidade nos reflexos e gera sensação de bem-estar. De acordo com DINHA, os grupos da cidade tem encontro toda segunda-feira às 14 horas. Já no interior as atividades ocorrem ao longo da semana nas comunidades do Distrito Cerro Azul, Santa Terezinha, Progresso do Oeste e Sagrada. Aproximadamente 130 idosos são beneficiados pelas aulas no município.

Falta de tuberculina no mercado prejudica programa de certificação das propriedades na região. O material é aplicado nos animais para diagnosticar doenças como brucelose e tuberculose. De acordo com o coordenador regional de pecuária da Cidasc, o veterinário JOÃO SCHUERNE, a falta da tuberculina aviária não tem afetado apenas os municípios do Extremo Oeste, que recentemente aderiram ao programa para erradicar as duas doenças, mas o insumo está em falta em todo o país. Ele explica que por isso foi prorrogado para mais seis meses a renovação do certificado, sem o exame necessário. O coordenador de pecuária enfatiza que esse material é usado em exames para diagnosticar doenças em bovinos e suínos. A previsão é que a distribuição seja restabelecida no mercado somente no final do ano.

Somente dois laboratórios fabricam a tuberculina em todo o país. São eles uma empresa no Paraná e o Instituto Biológico de São Paulo. Em Santa Catarina três distribuidoras entregam a substância. O coordenador de pecuária da Cidasc explica que o controle da produção é feita pelo Ministério da Agricultura, e a falta do material no mercado pode ter sido ocasionada por falhas em algum lote, a baixa na produção ou ainda, maior demanda pelo insumo. O veterinário JOÃO SCHUERNE lembra que não houve uma justificativa oficial do ministério sobre o que ocasiona a falta do material. Para o exame de brucelose e tuberculose são necessárias as substancias aviária e bovina. Como a aviária está em falta, para a emissão de GTA, o saneamento de focos em propriedades e a indenização dos animais, a Cidasc está aceitando os exames somente com a tuberculina bovina, que é o chamado TCS, teste cervical simples de reagente único.

Em relação ao andamento do programa na região, os municípios de Tunápolis e Guarujá do Sul são os que mais emitiram certificados até o momento. O coordenador de pecuária da Cidasc comenta que nos demais, como SJCedro e Guaraciaba, o programa de certificação está na fase inicial, com a adequação da documentação e a criação de incentivos pelas prefeituras, o que precisa ser aprovado em lei. JOÃO SCHUERNE enfatiza que a certificação tem contribuído para aumentar a renda das propriedades, pois as empresas têm pago de três a cinco centavos a mais pelo litro do leite para agricultores que já tem o certificado . O veterinário destaca que além do incentivo financeiro, a preocupação do agricultor que busca a certificação deve ser também com a sanidade da propriedade a segurança alimentar da família e dos demais consumidores.

Prazo para adesão a nota fiscal eletrônica de serviços encerra neste mês em Anchieta. Segundo a secretária da administração, FERNANDA SEGALIN, as empresas interessadas em aderir ao sistema de emissão de nota fiscal eletrônica de serviços, deverão fazer o cadastro até o dia 31 de agosto de 2018 no G-Nota. As prestadoras de serviços cadastradas no município contam com um sistema disponibilizado pela Administração. Ela esclarece que o G-Nota foi desenvolvido pelo Consórcio de Informática na Gestão, no qual Anchieta é consorciado. Ela esclarece que com o sistema, a Administração busca modernizar e aumentar a sua eficiência e também oferecer benefícios para as empresas, aos contribuintes e aos contadores. A partir da adesão, as notas fiscais de serviços serão emitidas de forma eletrônica, substituindo os blocos de notas de papel.

Programa Ouvindo a Comunidade terá novos roteiros na semana que vem. A informação é do secretário de Administração e Fazenda de Guarujá do Sul, JULIO DELLA FLORA. Ele afirmou que para a semana que vem duas reuniões começando segunda-feira no Clube da Linha Maidana. Na sexta-feira, dia 24, a reunião será no clube da linha Alto Arara. As duas reuniões serão realizadas a partir das 19 horas e trinta minutos. O secretário convidou os moradores que prestigiem as explanações. Em pauta também deve constar uma avaliação do programa Bônus Agrícola, novidade implantada neste ano.

Secretário de Estado da Justiça e Cidadania visita unidades prisionais da região. Desde o início desta semana, LEANDRO LIMA, cumpriu agenda no extremo oeste. Ele participou da reunião do comitê de integração fronteiriça em Dionísio Cerqueira. Também visitou o Casep, Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, e a UPA, Unidade Prisional Avançada, de São José do Cedro e de São Miguel do Oeste. A agenda teve por objetivo articular algumas situações e também ouvir as demandas locais. Em São José do Cedro, ele foi recebido pelo novo gestor da unidade, SILVIO GUTZ, que detalhou, entre outras ações, o projeto de empregar detentos do regime semiaberto em serviços da área pública. A matéria que ingressou nesta semana no legislativo prevê a utilização da mão de obra de presos para serviços como pintura de meios fios, limpezas de ruas, corte de galhos, dentre outros trabalhos no setor de urbanismo.

Princesa investe em projeto de paisagismo para melhorar o visual da cidade. O secretário de Obras, CLAUDIO NÓS afirma que a administração vem desenvolvendo inúmeras ações na área urbana com implantação de canteiros com várias espécies flores, folhagens e pequenas reformas, além da limpeza das ruas. Um exemplo é o principal acesso pela Rua Rio Grande do Sul que teve a colocação de vaso de flores em toda sua extensão. Ele lembrou que essa via recebeu camada asfáltica em seu estacionamento, implantação de lombadas padronizadas, pintura das faixas de sinalização e meio fios, entre outras melhorias. CLAUDIO destaca que a intenção é deixar a área urbana cada dia mais bonita e aconchegante aos seus munícipes e visitantes. Ele pediu para que a comunidade ajude a cuidar das plantas, inibindo pequenos atos de vandalismo, especialmente flores arrancadas e vasos danificados.

Movimento de caminhões cresce 24 por cento na Aduana. O movimento de caminhões na alfândega de Dionísio Cerqueira aumentou este percentual entre janeiro e julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram oito mil 862 caminhões que passaram pelo local no período, contra cinco mil 919, em 2017. O crescimento é motivado pelo aumento das exportações. Os dados de julho ainda não estão totalizados, mas, no primeiro semestre, foram exportados 230 milhões de dólares por Dionísio Cerqueira, número 45 por cento superior aos 126 milhões do primeiro semestre do ano passado. O delegado da alfândega da Receita Federal, VALTER DURIGON revela que as exportações de carne suína de Santa Catarina para o Chile, por exemplo, atingiram um milhão de dólares nos primeiros sete meses. Para a Argentina o crescimento foi de 33 por cento entre os mais diversos produtos. Ele menciona que o destaque foi para a exportação de bovinos para o Paraguai, que aumentou 271 por cento.

Média de cargas liberadas na aduana de Dionísio Cerqueira vem crescendo em agosto. O delegado da alfândega da Receita Federal, VALTER DURIGON afirma que julho fechou com índice 30 por cento melhor do que o mesmo mês do ano passado. Já agosto ainda está na metade, o que não permite uma análise total da reação da economia. Porém, ele já observa que a passagem de veículos está acima dos meses de maio, julho e de julho, podendo chegar ao limite de mil e 800 liberações até o dia 31. O delegado destaca que esse total é o máximo que a aduana comporta sem gerar atrasos e transtornos, devido ao tamanho da estrutura. VALTER percebe que o porto seco vem atraindo empresas de outras regiões devido à agilidade atual dos despachos e por não haver custos para os importadores e exportadores. Também cita a integração dos órgãos. Além disso, DURIGOM esclarece que são diversos órgãos atuando de forma conjunto visando fiscalização de notas e impostos, condições de armazenamento das cargas e outras situações pontuais de comércio transfronteiriço.

Mulher é detida por furto de peças de roupas em loja. Uma mulher foi presa no centro de Dionísio Cerqueira por volta do meio-dia de ontem após cometer o crime. Conforme a Polícia Militar, inicialmente a mulher foi abordada e detida pela PM de Barracão, que estava nas proximidades. Segundo os policiais a autora estava com cinco peças de roupas. Ela foi detida e conduzida à Delegacia onde foi enquadrada em flagrante pelo crime de furto qualificado.

PM apreende veículo carregado com camarão contrabandeado da Argentina. A ocorrência iniciou às 19 horas, após a PM receber a informação de que três veículos estariam carregados de contrabando e iriam cruzar a fronteira. Após a denúncia, as guarnições de Barracão e de Bom Jesus do Sul, se deslocaram até uma estrada usada para a passagem de veículos com estes tipos de ilícitos. Após alguns minutos, os policiais perceberam a aproximação dos suspeitos, os quais ao avistarem a viatura, lançaram os automóveis contra a guarnição e se fugiram sentido Linha São Roque, interior de Barracão. Realizado acompanhamento tático, porém, os motoristas bloqueavam as viaturas, impedindo a aproximação. Em determinado momento o condutor de um Gol abriu a porta e se embrenhou em um matagal. Dessa forma foi constatado que este automóvel, placas de Goiânia/GO, estava carregado com várias caixas de camarão contrabandeado da Argentina. Uma caminhonete com placas do Paraná, conseguiu se evadir e uma picape Strada, ao receber ordem de parada, conseguiu retornar para o país vizinho. Os suspeitos não foram localizados.

Homem pede dinheiro emprestado e sai de lanchonete sem pagar a conta. Na noite de ontem, por volta das 23 horas, à policial militar de SMOeste foi acionada para comparecer a uma lanchonete no centro da cidade. Chegando ao local, foi informado que um homem havia consumido produtos no estabelecimento e havia solicitado dinheiro para auxiliar uma pessoa doente prometendo pagar posteriormente, entretanto, ainda não cumpriu com o acordo, acarretando um prejuízo de aproximadamente 216 reais. Como o proprietário do estabelecimento havia colhido alguns dados do autor dos fatos, foi possível que a guarnição identificasse o homem através do Sistema Integrado de Segurança Pública. Até o momento o infrator não foi localizado, porém, já possui outros registros pelo mesmo tipo de delito.

Marido é preso por manter esposa e filhos em cárcere privado em Barracão. Um homem de 37 anos, foi preso acusado de lesão corporal, violência doméstica e posse irregular de arma de fogo. As às 13 horas a PM recebeu a solicitação da vítima, de 27 anos, esposa do acusado, que relatou estar a vários dias em cárcere privado. Ela e os familiares teriam sido ameaçados de morte. A vítima aproveitou que o marido saiu de casa, pegou os filhos menores de 3 e 5 anos e fugiu, juntamente com a mãe que a estava visitando e reside no Distrito de Siqueira Bello. A mulher relatou aos policiais que estava sofrendo ameaças de morte e que por algumas vezes o marido apontou a arma em sua direção, dizendo ainda que ele já lhe agrediu fisicamente. Ela saiu de casa e decidiu pedir ajuda. A PM foi até a residência do acusado e o encontrou no lado externo da propriedade. Ele foi abordado e recebeu voz de prisão. Questionado sobre possuir arma, o detido informou que possuía uma espingarda. Ele foi preso em flagrante à arma foi apreendida.

Colisão entre caminhão caçamba e carro deixa dois feridos graves na BR-282. O acidente aconteceu por volta das 22 horas desta sexta-feira, na BR-282 em Linha Vila Nova, Iraceminha. A colisão envolveu um caminhão caçamba de Pinhalzinho e um Gol de Iraceminha. No carro estavam dois homens. Eles foram conduzidos ao hospital de Maravilha em estado grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista, de 26 anos, estava encarcerado, preso pelas pernas, apresentava sangramento e suspeita de fratura no nariz. O caroneiro, de 37 anos, também estava preso às ferragens com sangramento, ferimentos no rosto, fraturas no braço direito e perna esquerda. Apresentava pulso fraco e suspeita de hemorragia interna. Já o motorista do caminhão, um homem de 60 anos saiu ileso. O caminhoneiro disse que fazia o sentido SMOeste a Maravilha quando o carro invadiu a pista contrária, chegou a sair para a lateral e retornou à rodovia colidindo de frente com o caminhão. A PRF esteve no local e controlou o trânsito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.