ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 18 07 2025

-BOLSONARO É PROIBIDO DE SE APROXIMAR DE EMBAIXADAS E USAR REDES SOCIAIS

-POLÍCIA IDENTIFICA130 PESSOAS COM PATRIMÔNIO MILIONÁRIO BENEFICIADAS PELO UNIVERSIDADE GRATUITA

-DESFILE DE 7 DE SETEMBRO TERÁ PARTICIPAÇÃO DE 43 ENTIDADES E 25 ESCOLAS MUNICIPAIS

-VEREADORES DERRUBAM VETO DE PREFEITO A PROJETO DA AGRICULTURA FAMILIAR

-OAB EMITE ALERTA SOBRE GOLPES DO FALSO ADVOGADO APLICADOS NA REGIÃO

-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE DANIFICAR CARROS COM FACÃO NO CENTRO DA CIDADE

-JURI CONDENA DOIS E ABSOLVE UM DOS RÉUS ACUSADOS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima nas últimas horas foi de seis graus. A máxima deve chegar a 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, afirmou na quarta-feira que seu país está pronto para responder a qualquer novo ataque militar. KHAMENEI disse também que Teerã é capaz de "impor um golpe ainda maior" aos rivais do que o fez durante a guerra contra Israel. Israel e Irã travaram em junho uma guerra que durou 12 dias, com trocas de bombardeios de mísseis e drones, que começou após um ataque israelense na noite do dia 12 de junho. Israel alegou que o programa nuclear iraniano representa uma ameaça existencial ao país. O conflito deixou mais de mil mortos no Irã e mais de 20 mortos em Israel, segundo autoridades dos dois países.

A União Europeia chegou a um acordo sobre o décimo oitavo pacote de sanções contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia, com uma série de medidas destinadas a atingir ainda mais a indústria petrolífera e energética russa. O mais recente pacote de sanções reduzirá o teto de preços do G7 para o petróleo bruto para 47 dólares e 60 cents por barril. O pacote de sanções também inclui uma proibição de transações relacionadas aos gasodutos Nord Stream da Rússia e ao setor financeiro russo. A chefe da diplomacia da Uniao Europeia, KAJA KALLAS disse que esse é um dos pacotes de sanções mais fortes contra a Rússia até agora.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na madrugada desta sexta-feira um corte de nove bilhões de dólares, quase 50 bilhões de reais, proposto pelo presidente DONALD TRUMP no financiamento da mídia pública e da ajuda externa. A proposta segue agora para a Casa Branca para ser sancionada. O projeto de cortes foi aprovado por 216 votos a 213. Nesta semana, o Senado alterou o pacote para excluir o corte de 400 milhões de dolares destinados a um programa de prevenção a HIVAIDS. Segundo a agência de notícias Reuters, apenas dois republicanos votaram contra o corte. A agência informou, também, que todos os democratas votaram contra.

O aumento da tarifa de importação dos Estados Unidos a produtos brasileiros, imposto pelo presidente DONALD TRUMP, tem o potencial de afetar quase 10 mil empresas brasileiras que exportam para o governo norte-americano. Essas empresas, por sua vez, empregam três milhões e 200 mil pessoas no Brasil. Os números foram divulgados pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Nesta quarta, o vice-presidente e ministro GERALDO ALCKMIN lembrou que empresas norte-americanas que atuam no Brasil também teriam perdas com a imposição da tarifa de 50 por cento anunciada pelo presidente DONALD TRUMP a partir de agosto. Ele reiterou o desejo do governo brasileiro de se buscar a "construção de uma solução negociada" entre os dois governos para evitar o aumento das tarifas.

A Polícia Federal cumpriu mandados contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO na manhã desta sexta-feira. Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal. Entre as restrições, BOLSONARO passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais. Ele também terá de permanecer em casa entre sete da noite e sete da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, nem com outros réus e investigados pelo Supremo.

Os advogados de JAIR BOLSONARO afirmaram que a decisão do Supremo Tribunal Federal de impor medidas cautelares ao ex-presidente foi recebida com "surpresa e indignação", em nota encaminhada à imprensa, nesta sexta-feira. BOLSONARO foi alvo de operação da Polícia Federal nesta manhã. Ele também terá de cumprir medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais e de se aproximar de embaixadas. A nota da defesa cita que as medidas impostas são severas e o ex-presidente, até o momento, sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A nota prossegue que afirmando a defesa vai se manifestar oportunamente “após conhecer a decisão judicial”.

Entre argentinos, uruguaios, chilenos e norte-americanos, Santa Catarina vem sendo um dos locais preferidos de turistas de outros países no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, o estado recebeu 526 mil 703 turistas estrangeiros, o maior número já registrado, segundo dados da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 66 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em junho, foram mais de 15 mil visitantes internacionais, um aumento de 51 por cento em comparação ao mesmo mês em 2024, quando foram nove mil 999 turistas de outros países.

A Polícia Civil de Santa Catarina identificou 130 pessoas com patrimônio milionário que foram beneficiadas pelo Universidade Gratuita, programa estadual que concede bolsas de estudo a alunos de baixa renda. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo delegado-geral da corporação, ULISSES GABRIEL. Segundo ele, a apuração revelou indícios de fraude e ocultação de bens por parte dos bolsistas. Para aprofundar a investigação, a polícia solicitou mandados de busca e apreensão com o objetivo de reunir provas de como esses estudantes teriam burlado os critérios do programa. A investigação teve início após um relatório do Tribunal de Contas do Estado apontar mais de 18 mil casos suspeitos nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. Entre eles, mais de 15 mil envolviam divergências patrimoniais e outros quatro mil 430, declarações de renda incompatíveis com os critérios exigidos.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entrou em recesso nesta quinta-feira. Durante o período, estarão suspensas as atividades parlamentares, como reuniões das comissões, sessões ordinárias, audiências públicas, entre outras. O recesso encerra no dia 31 de julho, com o retorno das atividades legislativas previsto para primeiro de agosto. Apesar do recesso, o expediente do Parlamento segue normal no período. Os setores administrativos da Alesc funcionarão das sete da manhã as sete da noite. O recesso parlamentar está previsto no artigo 46 da Constituição do Estado de Santa Catarina e é dividido em duas etapas: de 23 de dezembro a primeiro de fevereiro e de 17 a 31 de julho.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir os principais pontos do processo de revisão do plano diretor de São Miguel do Oeste. O programa de amanhã vai analisar quais são os pontos que travam o desenvolvimento da cidade e que questões precisam ser alteradas no conjunto de lei do plano diretor. O Peperi Debates vai reunir o diretor de Engenharia do Município, ADRIANO STURMER, o presidente da Câmara de Vereadores, RAVIER CENTENARO, o representante do Conselho das Entidades Empresariais, GIOVANI GOBBI e o presidente do Sinduscon, FERNANDO BIEGER. O debate, ao vivo, começa as 11 horas da manhã.

A Paróquia São Miguel Arcanjo realizou o plantio de 30 árvores ao redor da quadra da Igreja Matriz nesta quinta-feira. A integra um projeto maior proposto pela arquidiocese de Chapecó e contou com a participação do Conselho Paroquial e da Coordenação da Matriz, com apoio da Prefeitura. De acordo coordenador da Igreja Matriz, ITAMAR BERGAMIN, a ideia surgiu há mais de um ano e se concretizou com a proposta diocesana de plantar 70 mil árvores nas paróquias da região de Chapecó. No entorno do Salão Paroquial foram plantadas cerejeiras japonesas e o restante da quadra será preenchido com ipês. As mudas foram adquiridas com recursos próprios dos membros do Conselho da Igreja Matriz. A ação, segundo Bergamin, deve se tornar um marco para a paróquia local.

A OAB de São Miguel do Oeste emitiu um alerta à população sobre a ação de golpistas que se passam por advogados para enganar pessoas na região. O golpe tem se repetido com frequência e envolve até o uso indevido de nome, número da OAB e até foto de profissionais da advocacia. De acordo com o presidente da subseção de São Miguel do Oeste, JAIRO KOHL, os criminosos acessam informações públicas de processos judiciais, como ações de cobrança e entram em contato com os clientes envolvidos, se passando por advogados do caso. Eles informam que há um valor a ser liberado, mas que, para isso, seria necessário um depósito prévio, geralmente feito via PIX. Segundo JAIRO, a orientação é sempre desconfiar de qualquer pedido de dinheiro antecipado.

O que chama a atenção golpe do falso advogado é a sofisticação com documentos falsos, prints de supostos alvarás e até carimbos que imitam os verdadeiros. A afirmação é do presidente da presidente da subseção de São Miguel do Oeste, JAIRO KOHL. As vítimas mais comuns são pessoas com pouca familiaridade com questões legais. A OAB também reforça que os advogados da região estão sendo orientados a registrar boletins de ocorrência caso tenham seus nomes usados indevidamente. A entidade segue acompanhando os casos com preocupação.

O vereador ADILSON PANDOLFO do PT apresentou uma moção de apelo solicitando que o município formalize adesão a um convenio do Governo do Estado de Santa Catarina para a terceira idade. O pedido foi aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira. Para PANDOLFO, a adesão representa uma "oportunidade concreta de fortalecimento das ações voltadas à terceira idade", especialmente diante das dificuldades enfrentadas pelo município. O convênio, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família em conjunto com o Conselho Estadual do Idoso, tem como objeto a execução de projetos para promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. O parlamentar destacou que a iniciativa contribui para o fortalecimento da rede de proteção social dos idosos.

Os vereadores VIVI DE CARLI do Pode e DELEGADO ZANCANARO do PL apresentaram uma moção de apelo solicitando medidas para regularizar o Bônus Fiscal Agrícola no município. O pedido foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira na Câmara de vereadores. Os parlamentares afirmam que a solicitação decorre de recomendação expedida pela quarta Promotoria de Justiça da Comarca, a qual apontou vício de inconstitucionalidade formal na lei que criou o benefício, especificamente pela ausência do estudo de impacto orçamentário-financeiro exigidos pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os vereadores alertam que a simples revogação do benefício, sem regularização ou substituição por outra política, representaria "um retrocesso significativo e um duro golpe para as famílias agricultoras, com reflexos negativos em toda a economia municipal".

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste rejeitou, nesta quinta-feira, o veto do prefeito ZANARDI ao Projeto de Lei que tratava da criação da Política Municipal para Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar pela Secretaria de Assistência Social. A proposta original, vetada pelo prefeito, era de autoria da vereadora ANDRÉIA REBELATO do PSD e foi aprovada por unanimidade dos vereadores em maio deste ano. A matéria estabelece que a secretaria de Assistencia Social pode adquirir até 20 por centos dos alimentos para os programas sociais de produtores rurais familiares. O veto foi rejeitado com sete votos contrários, quatro favoráveis e uma abstenção.

O veto do prefeito EDENILSON ZANARDI é integral e tem como fundamento o vício de inconstitucionalidade formal, ou seja, a câmara não poderia elaborar um projeto desse tipo. As razões do veto citam o parecer da Procuradoria Jurídica do Município. O Executivo destaca que a proposta, embora tenha "relevância e se alinhe aos objetivos desta Administração de fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar", apresenta problemas de iniciativa legislativa. De acordo com as razões do veto, o projeto "interfere na criação, estruturação e atribuições das secretarias", ao instituir uma nova política pública e impor obrigações específicas à Secretaria de Assistência Social. O Executivo também aponta que a proposição trata de "matéria orçamentária", ao determinar a aplicação de recursos públicos para aquisição de alimentos, o que, de acordo com a Procuradoria, é competência exclusiva do chefe do Executivo.

Durante a votação do veto, a autora do projeto, vereadora ANDRÉIA REBELATO, rebateu os argumentos trazidos pelo Poder Executivo e pediu aos colegas que rejeitassem o veto. Ela citou que a matéria não aumenta a despesa da secretaria de Assistência Social e apenas autoriza o município a adquirir parte dos alimentos da agricultura familiar. Votaram pela derrubada do veto sete vereadores: ADILSON PANDOLFO, ANA FLÁVIA MOREIRA, ANDRÉIA REBELATO, CRIS ZANATTA, SILVIA KUHN, SISSE ABDALLA VELOZO e VIVI DE CARLI. Foram favoráveis ao veto os vereadores BORGHETTI, BUFO, DE MARCH e DELEGADO ZANCANARO. A vereadora MARLI DA ROSA se absteve. Com a rejeição do veto, o texto pode ser promulgado pelo prefeito ou, se este não o fizer em até 48 horas, pode ser publicado pelo presidente da Câmara, passando a vigorar.

Encerraram nesta quarta-feira as inscrições para o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro promovido pela Administração Municipal. Ao todo, 43 entidades confirmaram participação no evento, além de 25 escolas da rede municipal de ensino. A previsão do município é de que o desfile reúna mais de quatro mil e 500 pessoas, entre civis, militares e forças de segurança. De acordo com a secretaria de Cultura, a edição deste ano promete ser uma das maiores já realizadas, com um desfile que valoriza o civismo, a disciplina e a organização. Em reunião realizada no dia 4 de julho, com representantes das entidades envolvidas, foram definidos os primeiros encaminhamentos para garantir a fluidez e o bom andamento da programação.

Os militares e policiais vão desfilar no dia Sete de Setembro com efetivo completo, incluindo viaturas e animais. Já as entidades civis participarão com até 40 integrantes a pé, enquanto o desfile motorizado, com carros antigos, jeeps e motocicletas, terá limite de até 30 veículos ou motos por entidade. A Secretaria de Esporte e Cultura reforça que não será permitido o uso de carros alegóricos, faixas ou vestimentas com conotação política. As manifestações devem ser exclusivamente alusivas ao Dia da Independência. O cronograma com a ordem oficial do desfile será divulgado nas próximas reuniões. A orientação é para que os responsáveis pelas entidades fiquem atentos aos comunicados enviados pelos canais oficiais e participem dos encontros de alinhamento que ocorrerão nas próximas semanas.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, esteve na manhã desta sexta-feira, em Palma Sola para a entrega oficial da revitalização da SC-161. A cerimônia foi realizada no trevo de acesso ao município e contou com a presença de prefeitos de diversas regiões além de autoridades políticas e lideranças. A obra integra o programa Estrada Boa e contempla 23 quilômetros de rodovia, desde a divisa com o Paraná, passando pelo centro de Palma Sola até o entroncamento com a SC-305, no caminho para Campo Erê. O investimento total foi de 21 milhões e 200 mil reais. Durante o ato, o governador destacou que obras como essa fortalecem a economia regional e melhoram a segurança e a qualidade de vida da população.

O trabalho realizado na SC 161 inclui reconstituição do asfalto com nova camada de pavimento, aplicação de microrrevestimento para aumentar a durabilidade da pista, além de nova sinalização horizontal e vertical. De acordo com o governador JORGINHO MELLO, a melhoria representa um avanço significativo para toda a região, que tem forte atuação no agronegócio, especialmente na produção leiteira. Desde o lançamento do programa Estrada Boa, em 2023, o número de rodovias estaduais em bom ou ótimo estado passou de 26 para mais de 79 por cento. Na oportunidade, JORGINHO também fez uma breve menção ao Estrada Boa Rural, novo braço do programa voltado à pavimentação de vias no interior catarinense, com previsão de dois mil e 500 quilômetros de estradas municipais até 2026.

Foram julgados nesta quinta-feira em Campo Ere, três homens acusados por dupla tentativa de homicídio durante um baile de formatura ocorrido em dezembro de 2018, em um clube no centro de Campo Erê. O Tribunal do Júri absolveu FERNANDO DIAS da acusação de tentativa de homicídio e de corrupção de menor. RAFAEL MOREIRA PACHECO foi condenado a dois anos e 6 meses de reclusão, em regime semiaberto, por uma tentativa de homicídio. Já RODRIGO MOREIRA PACHECO recebeu pena de seis anos e três meses de reclusão, em regime fechado, por duas tentativas de homicídio. De acordo com a acusação, ele foram retirados de um baile de formatura após uma confusão. Minutos depois, teriam retornado ao local armados com um facão e atacado dois seguranças do evento. As vítimas ficaram feridas, mas sobreviveram.

Um acidente de trânsito envolvendo um Punto e uma moto Fazer deixou um homem ferido por volta das oito horas da manhã desta sexta-feira, na BR 158. A colisão ocorreu nas proximidades do Belvedere, no interior de Cunha Porã. O condutor da moto, um homem de 31 anos, foi encontrado caído sobre a pista, com escoriações generalizadas. Após os primeiros atendimentos no local e os procedimentos de imobilização, ele foi encaminhado à Fundação Hospitalar de Cunha Porã para avaliação médica. As causas do acidente não foram divulgadas até o momento.

Um princípio de incêndio em uma Kombi mobilizou populares e o Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu por volta das 11 horas da manhã na rua Barão do Triunfo, poucos minutos após o veículo ter sido abastecido. Os ocupantes da Kombi, moradores da cidade, se preparavam para viajar com destino a Foz do Iguaçu quando perceberam o princípio de incêndio no compartimento do motor. O condutor agiu rapidamente e estacionou o veículo. Populares se aproximaram para ajudar no combate às chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou apoio na ocorrência. Ninguém se feriu e as causas do princípio de incêndio ainda serão apuradas.

Na tarde desta quinta-feira, um homem, armado com um facão, danificou pelo menos cinco veículos na Rua Alberto Dancanalle, no centro de São Miguel do Oeste. Testemunhas relataram que o homem atravessou a via em disparada e atingiu um carro em movimento com o facão. Logo depois, atacou outros quatro automóveis estacionados. A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas nas imediações para tentar localizar o autor do vandalismo. Imagens do sistema de monitoramento repassadas à Peperi mostram o momento em que o homem passa pelo local e danifica o portão de uma residência. O suspeito estava vestindo bermuda jeans, moletom de cor bege e chinelo.

O rapaz de 19 anos, suspeito de causar danos em veículos no centro de São Miguel do Oeste, foi preso ainda na tarde de ontem em Iraceminha. A PM iniciou buscas logo depois que testemunharam informaram sobre os atos praticados pelo suspeito e ele foi localizado na casa do irmão dele, em Iraceminha. Durante a abordagem na residência, os policiais também encontraram uma arma de fogo. Com autorização do dono da casa, a guarnição realizou buscas e apreendeu uma espingarda calibre 12, quatro cartuchos, cerca de um quilo de maconha e uma balança de precisão. O dono da casa, de 31 anos, foi preso por tráfico de droga. Os dois foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.