ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 18/07/2025

GLOBO EM FOCO – 18/07/25

-BOLSONARO É PROIBIDO DE SE APROXIMAR DE EMBAIXADAS E USAR REDES SOCIAIS

-POLÍCIA IDENTIFICA130 PESSOAS COM PATRIMÔNIO MILIONÁRIO BENEFICIADAS PELO UNIVERSIDADE GRATUITA

-GRUPO DE PESQUISAS DEFINI DETALHES PARA OS 100 ANOS DE PORTO NOVO

-ITAPIRANGA AMPLIA DEBATE SOBRE RECOLHA DE LIXO NA CIDADE

-TAXAÇÃO PODE INVIABILIZAR A PRODUÇÃO DE MEL

-INCENTIVOS AOS PRODUTORES GERA ACUMULO DE SERVIÇOS NA PREFEITURA

-DOIS HOMENS SÃO CONDENADOS POR TENTATIVAS DE HOMICÍDIO EM FORMATURA

-JOVEM É PRESO APÓS TER SURTO E ATACAR CARROS NA RUA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima nas últimas horas foi de seis graus. A máxima deve chegar a 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, afirmou na quarta-feira que seu país está pronto para responder a qualquer novo ataque militar. KHAMENEI disse também que Teerã é capaz de "impor um golpe ainda maior" aos rivais do que o fez durante a guerra contra Israel. Israel e Irã travaram em junho uma guerra que durou 12 dias, com trocas de bombardeios de mísseis e drones, que começou após um ataque israelense na noite do dia 12 de junho. Israel alegou que o programa nuclear iraniano representa uma ameaça existencial ao país. O conflito deixou mais de mil mortos no Irã e mais de 20 mortos em Israel, segundo autoridades dos dois países.

A União Europeia chegou a um acordo sobre o décimo oitavo pacote de sanções contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia, com uma série de medidas destinadas a atingir ainda mais a indústria petrolífera e energética russa. O mais recente pacote de sanções reduzirá o teto de preços do G7 para o petróleo bruto para 47 dólares e 60 cents por barril. O pacote de sanções também inclui uma proibição de transações relacionadas aos gasodutos Nord Stream da Rússia e ao setor financeiro russo. A chefe da diplomacia da Uniao Europeia, KAJA KALLAS disse que esse é um dos pacotes de sanções mais fortes contra a Rússia até agora.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na madrugada desta sexta-feira um corte de nove bilhões de dólares, quase 50 bilhões de reais, proposto pelo presidente DONALD TRUMP no financiamento da mídia pública e da ajuda externa. A proposta segue agora para a Casa Branca para ser sancionada. O projeto de cortes foi aprovado por 216 votos a 213. Nesta semana, o Senado alterou o pacote para excluir o corte de 400 milhões de dolares destinados a um programa de prevenção a HIV/AIDS. Segundo a agência de notícias Reuters, apenas dois republicanos votaram contra o corte. A agência informou, também, que todos os democratas votaram contra.

O aumento da tarifa de importação dos Estados Unidos a produtos brasileiros, imposto pelo presidente DONALD TRUMP, tem o potencial de afetar quase 10 mil empresas brasileiras que exportam para o governo norte-americano. Essas empresas, por sua vez, empregam três milhões e 200 mil pessoas no Brasil. Os números foram divulgados pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Nesta quarta, o vice-presidente e ministro GERALDO ALCKMIN lembrou que empresas norte-americanas que atuam no Brasil também teriam perdas com a imposição da tarifa de 50 por cento anunciada pelo presidente DONALD TRUMP a partir de agosto. Ele reiterou o desejo do governo brasileiro de se buscar a "construção de uma solução negociada" entre os dois governos para evitar o aumento das tarifas.

A Polícia Federal cumpriu mandados contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO na manhã desta sexta-feira. Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal. Entre as restrições, BOLSONARO passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais. Ele também terá de permanecer em casa entre sete da noite e sete da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, nem com outros réus e investigados pelo Supremo.

Os advogados de JAIR BOLSONARO afirmaram que a decisão do Supremo Tribunal Federal de impor medidas cautelares ao ex-presidente foi recebida com "surpresa e indignação", em nota encaminhada à imprensa, nesta sexta-feira. BOLSONARO foi alvo de operação da Polícia Federal nesta manhã. Ele também terá de cumprir medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais e de se aproximar de embaixadas. A nota da defesa cita que as medidas impostas são severas e o ex-presidente, até o momento, sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A nota prossegue que afirmando a defesa vai se manifestar oportunamente “após conhecer a decisão judicial”.

Entre argentinos, uruguaios, chilenos e norte-americanos, Santa Catarina vem sendo um dos locais preferidos de turistas de outros países no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, o estado recebeu 526 mil 703 turistas estrangeiros, o maior número já registrado, segundo dados da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 66 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em junho, foram mais de 15 mil visitantes internacionais, um aumento de 51 por cento em comparação ao mesmo mês em 2024, quando foram nove mil 999 turistas de outros países.

A Polícia Civil de Santa Catarina identificou 130 pessoas com patrimônio milionário que foram beneficiadas pelo Universidade Gratuita, programa estadual que concede bolsas de estudo a alunos de baixa renda. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo delegado-geral da corporação, ULISSES GABRIEL. Segundo ele, a apuração revelou indícios de fraude e ocultação de bens por parte dos bolsistas. Para aprofundar a investigação, a polícia solicitou mandados de busca e apreensão com o objetivo de reunir provas de como esses estudantes teriam burlado os critérios do programa. A investigação teve início após um relatório do Tribunal de Contas do Estado apontar mais de 18 mil casos suspeitos nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. Entre eles, mais de 15 mil envolviam divergências patrimoniais e outros quatro mil 430, declarações de renda incompatíveis com os critérios exigidos.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entrou em recesso nesta quinta-feira. Durante o período, estarão suspensas as atividades parlamentares, como reuniões das comissões, sessões ordinárias, audiências públicas, entre outras. O recesso encerra no dia 31 de julho, com o retorno das atividades legislativas previsto para primeiro de agosto. Apesar do recesso, o expediente do Parlamento segue normal no período. Os setores administrativos da Alesc funcionarão das sete da manhã as sete da noite. O recesso parlamentar está previsto no artigo 46 da Constituição do Estado de Santa Catarina e é dividido em duas etapas: de 23 de dezembro a primeiro de fevereiro e de 17 a 31 de julho.

Grupo de Estudos e Pesquisas de Porto Novo começa a definir detalhes para a programação dos 100 anos de Porto Novo. A data limite para a divulgação da programação será no dia 12 de agosto. São diversas sugestões de eventos de integração envolvendo as três cidades que compõem o antigo projeto Porto Novo. Conforme um dos Integrantes do GEPPON, JAÍME HENKES, cada município possui uma comissão interna para definir as programações. Entre as sugestões, instalação de placas em monumentos históricos, que identifiquem o ano de origem, peças teatrais, eventos socioculturais e até um campeonato de futebol envolvendo as cidades. HENKES menciona que agora ocorre momento de avaliação das ideias para encontrar soluções e definir o que será desenvolvido. As atividades dos 100 anos de Porto Novo estão marcadas para iniciar oficialmente no dia nove de dezembro, coincidindo com a fundação da Paróquia São Pedro Canísio.

Grupo de Estudos e Pesquisas de Porto Novo utiliza 100 anos para fomentar turismo para o futuro. Entre as propostas do grupo, identificação de espaços históricos, com objetivo de atrair turistas durante os próximos anos é um dos objetivos principais. Conforme o integrante do GEPPON, JAÍME HENKES, a grande reflexão dentro do grupo é de onde a comunidade de Porto Novo quer chegar. Além do resgate histórico, é preciso focar no futuro, indicando rumos para serem seguidos. Ele menciona que existe a ideia de realizar um tombamento das edificações históricas, tornando oficialmente patrimônio histórico cultural de Porto Novo. Segundo JAÍME HENKES, essa é uma forma de fomentar o turismo para as próximas gerações e manter viva a história da colonização na região.

Tunápolis fortalece atendimento de fisioterapia. A Unidade de Saúde do município conta com dois profissionais responsáveis pelo atendimento de fisioterapia, um com carga horária de 20 horas e outro com 30 horas semanais. O serviço é disponibilizado com o objetivo de atender à demanda da população, oferecendo suporte essencial à reabilitação e à qualidade de vida dos pacientes. A Secretária de Saúde e Bem-Estar Social CLAIR POHLMANN destaca a importância do comprometimento dos usuários com os horários agendados. Em caso de impossibilidade de comparecimento, é fundamental avisar com antecedência, permitindo que o horário seja disponibilizado para outro paciente, otimizando o atendimento e evitando desperdício de recursos públicos.

O debate realizado no Café com Associados na manhã de ontem destacou algumas ações da prefeitura em relação a recolha de lixo. O objetivo era apresentar aos empresários os motivos das decisões tomadas, especialmente a retirada das lixeiras da cidade. Conforme o Presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, FRANCELINO RIBEIRO, o objetivo foi cumprido, com diálogo importante entre os empreendedores e o Prefeito. Ele comenta que entre as decisões, a prefeitura assumiu o compromisso de divulgar mais informações, com distribuição de cartilhas informativas, por meio de agentes de saúde, divulgando horários e dias de coleta. RIBEIRO avalia que as pessoas precisam se conscientizar e seguir o que será repassado, colocando o lixo em horários próximo a coleta, para evitar maiores problemas.

Com organização, Itapiranga não terá problemas com lixo. A colocação é do Presidente da Associação dos Empresários de Itapiranga, FRANCELINO RIBEIRO. Ele considera que a associação tem papel fundamental em conectar os empresários com o poder executivo, para melhorar o diálogo entre as partes. Ele menciona que com a organização das empresas e dos moradores para o descarte do lixo no horário correto, meia hora antes da passagem do caminhão de recolha, a cidade não terá problemas de lixo espalhado nas ruas. De acordo com FRANCELINO RIBEIRO, foram analisadas grandes capitais que contam com organização na recolha de lixo, com objetivo em aplicar as melhores estratégias para resolver o problema no município. Ele cita que o debate foi muito produtivo e a Assemit irá prosseguir com a organização de diálogos sobre temas importantes para a comunidade.

Prefeito ALEXANDRE RIBAS considera relevante o debate ocorrido no Café com Associados promovido pela Assemit. Ele reforçou a necessidade da população ter maior consciência da importância de cada um ter responsabilidade pelo lixo que produz. O Prefeito reconhece que a Rua do Comércio apresenta uma situação que necessita de envolvimento de comerciantes e moradores, pois o grande volume de lixo que é produzido, precisa de um cuidado maior. De acordo com RIBAS, Itapiranga enfrenta problemas pontuais de acumulo de lixo e que necessitam de uma solução.

Prefeitura avalia projeto para revitalização da Rua do Comércio. Segundo ALEXANDRE RIBAS, o projeto está sendo desenvolvido e prevê melhorias do asfalto e calçadas no centro da cidade. Ele evitou dar maiores detalhes sobre o investimento, porém destacou que a questão de lixeiras está em pauta. Conforme o Prefeito este é um processo continuo e o município também vai tomar medidas para ampliar divulgação dos horários de coleta. ALEXANDRE RIBAS avalia que a população precisa fazer sua parte com a colocação de lixo próximo ao horário da coleta e assim evitar acumulo de material nas calçadas e ação de animais que esparram o lixo. Ressalta ainda que as pessoas precisam se adaptar ao sistema de coleta de lixo orgânico e reciclável.

O Programa Caminhos do Agro já iniciou pagamento de subsídios. Município possui orçamento de um milhão de reais com possibilidade de ampliar este valor. Os serviços são focados em aberturas ou melhorias de estrada de roça e colocação de tubos nas propriedades agrícolas. Conforme o Secretário da Agricultura, GILMAR KUNST, o produtor rural contrata máquinas terceirizadas e o município paga 50 por cento do valor investido. Ele relata uma grande procura por este subsídio e com isso o município pode até mesmo ampliar o orçamento inicial que é de um milhão de reais. De acordo com KUNST existe a possibilidade da Prefeitura liberar mais 200 mil reais para atender a demanda. O

Secretário da Agricultura, menciona que os produtores rurais podem estender este serviço para acessos a propriedades. Este é um serviço oferecido gratuitamente pelo município, porém em alguns casos não é possível atender no prazo pretendido pelo produtor rural.

Novos empreendimentos no agronegócio geram acumulo de serviços na Secretaria de Transportes e Obras. Por serem grandes empreendimentos, o município disponibiliza estrutura de acesso que permite manobras de caminhões de grande porte. Conforme o Secretário GILMAR KUNST, a aquisição de novas máquinas facilita o trabalho, porém ainda existe fila de espera pelos serviços de acesso. Ele comenta que são 16 novos empreendimentos em fase de implantação na suinocultura, avicultura e produção de leite. De acordo com KUNST, os produtores realizam altos investimentos e necessitam agilizar o inicio das atividades para honrar as parcelas do financiamento. O Secretário considera que o município tem procurado fazer sua parte desmobilizando diversas máquinas e caminhões para os serviços de acesso.

Taxação imposta pelos Estados Unidos podem inviabilizar a produção de mel em grande escala na região. A Associação dos Apicultores de Itapiranga busca alternativas para a comercialização do mel. Foram dois anos de crise no setor e agora a preocupação é maior com a taxação imposta pelos Estados Unidos. Mercado interno registra pouco consumo. Conforme o Presidente da Apita, a Associação dos Apicultores de Itapiranga, RAFAEL BRESSLER, foram dois anos bem difíceis para os apicultores e a restrição para venda ao exterior pode inviabilizar a atividade, causando falência do setor, pois não terá garantia de comercialização. Segundo BRESSLER, nos últimos meses o setor começou reagir com venda expressiva incluindo exportações. O Presidente comenta que entregou 30 mil quilos de mel para venda externa, porém duas cargas já foram suspensas devido a taxação dos Estados Unidos.

O Presidente da Apita lamenta a situação enfrentada pelos produtores de mel. A falta de garantia de faturamento inibe capacitações e investimentos por parte dos apicultores. RAFAEL BRESSLER elogia atuação do SENAR, que proporciona capacitação gratuita. A restrição prevista a partir de primeiro de agosto já causa danos e pode resultar em uma crise sem precedentes. A Associação dos Apicultores de Itapiranga, possui inspeção municipal e busca confirmar o SIF, Serviço Inspeção Federal. Segundo RAFAEL BRESSLER já foram feitas alterações de estatuto para atender exigências do Ministério da Agricultura para comercialização nacional. O trabalho de quase dois anos está em fase de conclusão para conquistar certificação e venda nacional. BRESSLER confia que em breve a Apita terá certificação federal para a venda do mel.

Dois anos de grande dificuldade provocaram a desistência de pessoas na apicultura. Cursos oferecidos pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais mudam a realidade na produção de mel. O Presidente da Apita, RAFAEL BRESSLER cita o Atendimento Técnico e Gerencial que capacita os apicultores. Destaca a importância da troca de rainhas, produção de enxame novo, troca de cera e manejo correto nas colmeias. Segundo BRESSLER, a capacitação e o empenho são fundamentais, porém o produtor também depende da garantia de venda. O Presidente relata que a Apita possui associados de outros município devido ao trabalho organizado e inspeção que possui oferecendo rotulo para venda. A entidade não recebe recursos públicos para desenvolver suas atividades e no momento possui 42 sócios.

Júri condena dois e absolve um por tentativas de homicídio em formatura de 2018, em Campo Erê. Chegou ao fim na noite desta quinta-feira, o julgamento de três homens, FERNANDO DIAS, RAFAEL PACHECO e RODRIGO PACHECO, acusados por dupla tentativa de homicídio durante um baile de formatura ocorrido em dezembro de 2018, em um clube no centro de Campo Erê. O Tribunal do Júri absolveu FERNANDO DIAS da acusação de tentativa de homicídio e de corrupção de menor. RAFAEL PACHECO foi condenado a dois anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto, por uma tentativa de homicídio. Já RODRIGO PACHECO recebeu pena de seis anos de reclusão, em regime fechado, por duas tentativas de homicídio.

Conforme consta no processo, os acusados foram retirados de um baile de formatura após uma confusão. Minutos depois, teriam retornado ao local armados com um facão e atacado dois seguranças do evento. As vítimas ficaram feridas, mas sobreviveram. RODRIGO PACHECO, um dos condenados, já havia sido preso na manhã desta quinta-feira ao se apresentar no Fórum da cidade para o Júri. A detenção foi feita por policiais, em cumprimento a um mandado de prisão relacionado a outro processo, no qual o réu já havia sido condenado por furto qualificado e corrupção de menor. A prisão não estava ligada ao caso julgado no tribunal do júri nesta quinta-feira.

Um menino de 10 anos ficou levemente ferido ao ser atropelado por um caminhão nesta quinta-feira, em São José do Cedro. Segundo a Polícia Militar, a criança atravessava a faixa de pedestres quando foi atingida pela parte traseira do caminhão, que já estava em movimento. De acordo com a análise feita no local, o motorista não conseguiu evitar o atropelamento, já que a travessia teria sido repentina. A vítima sofreu escoriações leves na perna esquerda e foi levada ao hospital pelos bombeiros. O motorista parou, prestou socorro e demonstrou preocupação com o estado do menino. A PM fez os registros necessários e orientou todos os envolvidos no local.

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira, após causar danos em veículos no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, ele utilizou um facão para danificar carros que transitavam pela rua, além de dois veículos que estavam estacionados. Além disso, testemunhas relataram que o rapaz apresentava comportamento agressivo, chutando portões e grades de residências enquanto caminhava pelas vias da cidade. Desde o momento da denúncia, a PM iniciou buscas e, após receber informações sobre o paradeiro do suspeito, conseguiu localizá-lo em Iraceminha, na casa do irmão. Ele foi preso em flagrante.

Durante a abordagem na residência, os policiais também encontraram uma arma de fogo exposta na sala. Com autorização do dono da casa, a guarnição realizou buscas e apreendeu uma espingarda calibre 12, quatro cartuchos, cerca de um quilo de maconha e uma balança de precisão. O irmão do jovem, de 31 anos, também foi preso por tráfico de drogas. Os dois foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Maravilha, junto com o material apreendido, que inclui celulares, droga e armamento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.