ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 18/07/2020

GLOBO EM FOCO – 18/07/20

-TESOURO PROJETA AUMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA PARA QUASE 100% DO PIB

-GOVERNO AUMENT RESTRIÇÕES PARA SETE REGIÕES EM NÍVEL GRAVÍSSIMO

-HOSPITAL REGIONAL ATIVA MAIS 10 LEITOS DE UTI PARA COVID-19

-PLANO MUNICIPAL DE TURISMO SERÁ APRESENTADO NA PRÓXIMA SEMANA

-MUNICÍPIO INVESTE NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS LED

-DIRETOR DESTACA CRESCIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ITAPIRANGA

-PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL

-POLÍCIA MILITAR REGISTRA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O saldo das inundações que assolam, desde segunda-feira, a ilha indonésia de Célebes chegava a 36 mortos nesta sexta, e os socorristas continuam buscando 66 desaparecidos, embora sem grande esperança de encontrá-los com vida em uma paisagem de escombros. Mais de 14 mil pessoas encontraram abrigo em centros de acolhida temporários na região afetada. No início da semana, chuvas torrenciais provocaram o transbordamento em três rios. Centenas de casas, edifícios públicos e agências do governo ficaram desde então cobertos de lama.

A Rússia divulgou um acordo com a AstraZeneca para fabricar uma vacina contra Covid-19 sendo desenvolvida pela gigante farmacêutica e pela Universidade de Oxford. A informação é do chefe do fundo soberano do país. Ele acrescentou que isso mostra que Moscou não precisa roubar dados de vacinas. O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido disse na quinta-feira que hackers apoiados pela Rússia estavam tentando roubar informações sobre as pesquisas sobre vacina e tratamento contra a Covid-19 de instituições farmacêuticas e acadêmicas ao redor do mundo, o que o Kremlin negou.

A União Europeia está negociando acordos de compra antecipada de possíveis vacinas contra Covid-19 com as farmacêuticas Moderna, Sanofi e Johnson & Johnson e com as empresas de biotecnologia BioNtech e CureVac. As conversas ocorrem após um acordo fechado por quatro países da União Europeia com a AstraZeneca em junho para a compra antecipada de 400 milhões de doses de sua potencial vacina contra Covid-19, em princípio disponíveis para todas as 27 nações do bloco. Mais de 150 candidatas a vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para tentar deter a pandemia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o ex-governador ROBINSON FARIA e outras dez pessoas por participação em um esquema que desviou cerca de três milhões e 700 mil reais da Assembleia Legislativa do estado. A denúncia é resultado da operação Croupier deflagrada em junho de 2019. Em nota, a defesa do ex-governador afirmou que "através de uma nova denúncia incapaz de descrever qualquer conduta criminosa por parte de ROBINSON, a acusação demonstra novamente toda sua determinação em vinculá-lo a qualquer custo a imaginadas irregularidades ocorridas entre os anos de 2008 e 2010". A assessoria da Assembleia Legislativa informou que a instituição não vai se pronunciar.

O início do saque de novas parcelas do auxílio emergencial para grupo de 40 milhões e 400 mil beneficiários de vários lotes, que estava previsto para hoje, foi adiado para o próximo sábado. Com as novas parcelas 4 e 5, foi criado um novo calendário de pagamento, organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa. A Caixa começa a depositar a quarta parcela do auxílio emergencial na próxima quarta-feira. Os beneficiários nascidos em janeiro que já receberam a terceira parcela pela conta digital, por exemplo, poderão sacar essa e a quarta juntas no sábado que vem.

O novo secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL, que assumiu o cargo nesta semana no lugar de Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira que a dívida bruta do setor público consolidado deverá subir para 98 por cento do Produto Interno Bruto neste ano. O indicador é acompanhado atentamente por investidores internacionais. Segundo ele, essa expansão do endividamento está relacionada com as despesas extraordinárias para o combate ao novo coronavírus, estimadas em pouco mais de 500 bilhões de reais, das quais 237 bilhões já foram feitas. Outro fator que contribui para esse endividamento é a queda do PIB brasileiro, estimada em quatro vírgula sete por cento para 2020 pelo Ministério da Economia.

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou procedimentos em duas Promotorias de Justiça para investigar possíveis irregularidades na compra e na distribuição da Ivermectina pela Prefeitura de Itajaí, no Vale, para tratamento do novo coronavírus. A administração municipal nega qualquer irregularidade. A cidade tem quase dois mil e 500 casos de Covid-19 e 63 mortes. O município defende o uso do medicamento antiparasitário para prevenir a Covid-19 e há duas semanas comprou um milhão de comprimidos para distribuir entre os moradores. A prefeitura dispensou licitação para adquirir as doses encomendadas a um laboratório por quatro milhões e 400 mil reais.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, respondeu as 15 perguntas feitas pelos deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores. O documento com as informações foi entregue nesta sexta-feira ao presidente da CPI, Sargento LIMA. A comissão investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões feita pelo governo do estado com dispensa de licitação. MOISÉS não depôs presencialmente à CPI, pois, como prerrogativa do cargo, pode responder por escrito. Nas respostas, o governador garantiu que não sabia e não autorizou o pagamento antecipado dos respiradores que não servem no combate à pandemia. Ele disse também que "foi de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde a definição dos quantitativos e as especificações necessárias para o atendimento das unidades hospitalares".

O governador CARLOS MOISÉS decretará novas medidas restritivas para promover o isolamento social em sete regiões que estão classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de risco regionalizada, por conta da pandemia de Covid-19. O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros estará suspenso por 14 dias a partir da próxima segunda-feira. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, serão suspensas a partir deste sábado. O decreto abrange 111 dos 295 municípios catarinenses. No mesmo decreto, o governador CARLOS MOISÉS também altera para sete de setembro, valendo para todo o território catarinense, a suspensão de aulas presenciais nas unidades das redes pública de ensino, municipal, estadual e federal, além da rede privada.

Itapiranga tem mais de 100 pessoas recuperadas de Covid-19. O município segue com uma movimentação muito grande de pacientes confirmados diariamente. A secretaria de Saúde mantém monitoramento constante. Ontem foram mais 18 pacientes liberados do isolamento totalizando 108 pessoas recuperadas do novo Coronavírus. 234 exames já deram negativo, descartando a doença. Por outro lado Itapiranga segue em alerta máximo, pois ontem foram mais 14 casos confirmados totalizando 163 pessoas com a Covid-19.

Hospital Regional de São Miguel do Oeste ativa mais 10 leitos de UTI para COVID-19. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, Instituto Santé ativou mais 10 leitos de UTI para uso de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Ao serem contabilizados os outros nove já em funcionamento, o total é de 19 leitos de tratamento intensivo, exclusivo para o Coronavírus. Os 10 novos leitos foram equipados com os respiradores recebidos do Governo do Estado no final de maio. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso disponibilizou camas, monitores, estrutura e demais equipamentos e acessórios para a ativação dos leitos. Conforme o diretor geral, JEFERSON GOMES, outros 16 leitos de enfermaria estão sendo ofertados para atendimento exclusivo de pacientes Covid-19.

O diretor geral do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, explica que a unidade continua atendendo pacientes de outras doenças. JEFERSON GOMES salienta que a oferta de leitos segue a dinâmica de ocupação da unidade hospitalar, com a devida segurança para todos alterando também os fluxos nos atendimentos e rotinas do dia a dia. De acordo com GOMES, o Hospital Terezinha Gaio Basso está administrando o espaço disponível e fazendo isso com muito zelo e atenção à demanda e à necessidade da comunidade. Segundo o diretor, para outras patologias, são ofertados nove leitos de UTI, 38 leitos clínicos e cirúrgicos e mais 15 leitos para gestantes e pediatria.

Homem de Itapiranga com suspeita de Coronavírus é encontrado no comércio de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa na Rua Waldemar Rangrab no Centro de São Miguel do Oeste. A Polícia foi acionada pois um homem de Itapiranga, com suspeita de Covid-19, estava em um estabelecimento. Em contato com o homem, este confirmou que em decorrência de sintomas gripais foi afastado do trabalho por determinação médica, pelo período de 10 dias, a contar do dia 14 de julho e deveria ficar por igual prazo em isolamento domiciliar por determinação da vigilância epidemiológica de Itapiranga. A guarnição lavrou o Termo Circunstanciado e emitiu o Termo de Compromisso de Comparecimento cientificando o autor do fato para comparecer em juízo no Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste e orientou o mesmo a retornar até sua residência.

Deputados debatem orçamento de 2021 com recursos para os municípios da região. Trabalho dos parlamentares para distribuição de verbas para o próximo ano inicia em agosto. Os Deputados projetam orçamento de 2021 com recursos em diversas áreas. Saúde aparece como principal destaque. No momento a prioridade está na liberação de emendas antes do período eleitoral aproveitando recursos do orçamento deste ano. O deputado estadual MAURO DE NADAL destaca a liberação de 50 mil reais nesta semana para aquisição de veículo para APAE de Itapiranga. O município ainda terá 200 mil reais para aquisição de um ônibus para o transporte escolar. O parlamentar salienta que neste ano deu prioridade para os cinco municípios de abrangência da regional de Itapiranga. MAURO DE NADAL informa que para São João do Oeste os recursos foram para o Hospital Santa Casa Rural.

Já Tunápolis foi contemplado com 150 mil reais para a compra de uma van. Santa Helena também recebeu 150 mil reais que foram destinados para implantação de um sistema hidráulico preventivo. O deputado informa que também destinou 148 mil reais para a secretaria de Educação de Iporã do Oeste. MAURO DE NADAL salienta que os pedidos de emendas parlamentares devem ser encaminhadas para lideranças locais que apontam as reais necessidades. O parlamentar destaca que desta forma os recursos são aplicados de forma mais justa e com maior eficiência. DE NADAL reconhece quem nem sempre é possível atender todos os pedidos feitos pelos prefeitos e vereadores, pois precisa contemplar grande número de municípios.

Legislativo de Tunápolis entra em recesso a partir desta segunda-feira. O presidente da Câmara de Vereadores, GUSTAVO LAWISCH, destaca que a última sessão antes do recesso foi realizada na segunda-feira. Fica na mesa para análise o projeto do executivo que trata da alteração na lei orgânica municipal, especificamente sobre mudança no tamanho dos lotes. LAWISCH reforça que outra alteração proposta neste projeto é excluir o recesso do mês de julho, e também em janeiro no primeiro ano de cada nova legislatura. Ele diz que a orientação é que os vereadores aproveitem o período de recesso para analisar as alterações. Outro projeto que fica para análise após o recesso é a indicação da vereadora MARLEI BIEGER para criação da galeria Lilás, em homenagem a todas as ex-vereadoras e uma moção de apelo do vereador ARNO MULLER sobre o asfalto da fronteira. Os vereadores de Tunápolis retomam as sessões no dia três de agosto.

São João do Oeste fará contratação emergencial de profissionais da saúde para auxiliar na prevenção ao Covid-19. Segundo o secretário de Saúde, VITUS RITTER, na próxima semana será divulgado o edital para contratação emergencial de uma enfermeira e uma técnica de enfermagem para auxiliar no atendimento dos pacientes na unidade de saúde. O secretário justifica que as contratações se fazem necessárias em função de afastamento de outros servidores e aumento de casos de coronavírus. O contrato terá vigor enquanto durar a pandemia. O secretário lembra que vários programas e eventos no setor da Saúde foram cancelados em função da pandemia. RITTER cita os programas de reeducação alimentar, dos diabéticos, hipertensos e fumantes e vida saudável que estão cancelados para evitar aglomeração de pessoas. O secretário antecipa que o tradicional encontro dos ex-fumantes em agosto também está cancelado este ano.

Plano Municipal de Turismo de São João do Oeste será apresentado em audiência na próxima semana. A audiência por meio de videoconferência está marcada para sexta-feira, dia 24 de julho, a partir das oito horas e 30 minutos. Conforme o assessor de Planejamento, Gestão e Economia da prefeitura, VANEI RITTER, o objetivo da reunião é apresentar para os vereadores e a comunidade em geral o conteúdo do plano municipal de turismo, que está em elaboração desde o mês de outubro de 2019. Ele explica que o documento contempla desde o inventário turístico até o planejamento estratégico das ações, para o fomento do turismo no município, tanto do turismo rural, como a melhoria da infraestrutura na cidade e o atendimento aos turistas. VANEI comenta que o plano ainda não está totalmente concluído, e a audiência é a oportunidade para participação da população com sugestões.

O Plano Municipal de Turismo de São João do Oeste pode ser conferido na íntegra, no site da prefeitura, pelo link da audiência pública. Segundo o assessor de Planejamento, Gestão e Economia da prefeitura, o documento contempla no total 122 ações para o setor de turismo, e os munícipes interessados podem fazer a leitura das propostas até a audiência da próxima semana e sugerir ou propor alterações nestas ações. VANEI RITTER ressalta que do total das mais de 120 ações previstas, 26 ações foram elencadas pelo Conselho Municipal de Turismo como prioridades para execução ainda este ano. Para participar da audiência no dia 24, o assessor explica que o munícipe deve acessar o link disponibilizado no site da prefeitura. A ferramenta usada para a transmissão será o Jitsi Meet, que permite também a interação do cidadão com os agentes públicos. Outra forma de acesso será por meio do YouTube.

Município investe na iluminação pública com troca de lâmpadas convencionais por LED. A informação é do assessor de programas e administração da prefeitura de Itapiranga, SILVANO LUIS HENKES. Conforme ele, edital está sendo preparado para aquisição de mil e 100 lâmpadas LED para substituição das atuais lâmpadas vapor de sódio. O assessor informa que o programa Eficiência Energética é da Celesc em parceria com o município, onde a concessionária disponibiliza o valor de um milhão e 200 mil reais. A contrapartida do município é de 130 mil reais. Segundo HENKES, o programa foi implantado em 2017 pela Celesc e vários municípios já foram contemplados. Lembra que a Celesc escolheu dez projetos no estado, sendo sete de iniciativas públicas e três de iniciativa privada, para serem contemplados com a substituição de lâmpadas e equipamentos visando economia de energia elétrica.

Serviço de substituição de lâmpadas queimadas é realizado por empresa terceirizada. O assessor de programas e administração da prefeitura de Itapiranga, SILVANO LUIS HENKES destaca que aumenta o número de lâmpadas que não funcionam após temporais ou problemas na rede elétrica. Para tanto informa que os munícipes podem acionar a prefeitura para que seja agendada a substituição da lâmpada queimada. HENKES destaca também o trabalho que o setor de urbanismo realiza no embelezamento da cidade com podas de arvores, troca e limpeza de lixeiras entre outros serviços. Salienta a importância da correta separação do lixo doméstico pelos munícipes como fundamental para melhoria do meio ambiente.

Diretor destaca crescimento na construção civil em Itapiranga. Numero de alvarás emitidos cresceu cerca de 80 por cento nos últimos três anos. A informação é do diretor de projetos, engenharia e convênios da prefeitura municipal de Itapiranga, DOUGLAS THIEL. Ele destaca que no ano de 2017 foram emitidos 110 alvarás. Em 2018, 126 e no último ano foram 198 autorizações para construção emitidas. O aumento destes números no último ano também foi ocasionado em parte, pela liberação de construção em áreas de preservação permanente. THIEL ressalta o impacto positivo na economia como um todo, além interesse da população em manter a parte burocrática em dia.

Obras precisam ser regulares para obtenção de energia elétrica e agua potável. Conforme o diretor de projetos, engenharia e convênios da prefeitura municipal de Itapiranga, DOUGLAS THIEL, os municípios de Santa Catarina só podem efetuar ligação de agua e energia elétrica a partir da legalidade total da obra. Esta medida dificulta a construção de forma irregular, o que também pode acarretar em multa ao proprietário e embargo da obra. O diretor afirma que no momento são mais de 100 processos para emissão de alvarás para construção e que podem ocorrer atrasos caso existam divergências no projeto. DOUGLAS THIEL lembra ainda que em 2018 foi votada uma lei que flexibiliza construções de pequeno porte no município.

Polícia Militar Rodoviária atende dois acidentes na SC 163. O primeiro acidente, uma colisão traseira, foi registrado na SC 163 em São Miguel do Oeste, por volta das 15 horas. A colisão envolveu uma caminhonete Amarok de Mondaí, conduzido por um homem de 48 anos, e a camioneta Montana de Descanso, conduzida por um homem de 20 anos. Ninguém se feriu. O outro acidente ocorreu por volta das 18 horas na SC 496 em Santa Helena, envolvendo um Chery Face de Tunápolis, conduzido por um homem de 63 anos. A passageira, uma mulher de 60 anos, sofreu ferimentos leves.

Preso suspeito de estupro de vulnerável. A Polícia Civil de Cunha Porã cumpriu na tarde desta sexta-feira um mandado de prisão preventiva de um homem de 51 anos, suspeito de cometer estupro. A ordem judicial foi decretada após pedido do Ministério Público para garantir a aplicação da lei penal, pois o investigado respondia ao processo em liberdade e estava descumprindo as condições impostas para sua permanência em liberdade. A Polícia Civil localizou o investigado na cidade de Cunha Porã e após os procedimentos encaminhou o preso a UPA de Maravilha.

Policial combate incêndio em veículo que pegou fogo após acidente. O fato foi registrado por volta das 12 horas desta sexta-feira na BR 282, na linha Castelo Branco em Paraíso. Segundo o policial civil, que preferiu não ter o nome divulgado e que presenciou a situação, o condutor da Fiat Strada, com placas de Paraíso, seguia sentido SMOeste, quando perdeu o controle, colidiu no barranco e capotou. Após isso o carro pegou fogo e o policial usou o extintor da viatura para controlar as chamas. Depois de conseguir apagar o fogo, com a ajuda de populares, o carro foi desvirado, porque estava vazando gasolina. O condutor da Strada teve escoriações pelo corpo, sem gravidade e não precisou ser conduzido ao hospital. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado, bem como a PRF para fazer os levantamentos necessários.

Motorista é preso por embriaguez após fugir de abordagem policial. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Rodoviária por volta da meia noite desta sexta-feira, na SC 163 em Descanso. Durante patrulhamento a polícia viu um Celta emplacado em Descanso transitando em ziguezague. O motorista ignorou a ordem de parada ao ser abordado continuou transitando por cerca de dois km até parar. Durante identificação do motorista, um homem de 48 anos, foi verificado pela guarnição de que ele apresentava sinais de embriaguez, como olhos vermelhos, fala arrastada, sonolência e arrogância. Ele recusou o teste de bafômetro. Foi confeccionado então o Auto de Constatação de Sinais de Alteração de Capacidade Psicomotora, e o homem preso pelo crime de embriaguez ao volante.

Policias realizam operação contra o tráfico de drogas em SJCedro. Segundo informações do delegado responsável pelo trabalho, SANDRO ZANCANARO, ontem, foi realizado o cumprimento de um mandado de busca, sendo que um homem acabou sendo preso por tráfico de drogas. A busca ocorreu na comunidade de Linha Derrubada, e durante a operação o homem foi alvejado na perna em virtude de ter investido com um facão, contra os policiais. ZANCANARO comenta que esse detido tem suspeitas de ser argentino, sendo que nenhum documento foi encontrado com o mesmo, não sendo possível a identificação. As indicações dão conta de o homem deve ser do país vizinho, e a polícia civil já manteve contato com a polícia argentina para auxiliar nas investigações. O delegado relata que foi apreendido cerca de um quilo de maconha, também cocaína e dinheiro. O suspeito é investigado por ser o responsável pela distribuição da droga no município e região.

Colisão entre moto e caminhão deixa mulher com ferimentos graves. O acidente ocorreu próximo às 15 horas desta sexta-feira, na rodovia Leolino Baldissera, perto da Faismo, em São Miguel do Oeste. A mulher que pilotava a Biz teve suspeita de traumatismo craniano encefálico e múltiplas fraturas pelo corpo. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e conduziu a vítima ao hospital regional. Ainda na noite de ontem, outro acidente foi registradono centro de Descanso. A colisão envolveu um Cruze e uma Honda Biz, os dois com placas de Descanso. O motociclista sofreu ferimentos considerados graves na região da cabeça e nas pernas. Após atendimento dos bombeiros ele foi conduzido ao hospital regional.

Polícia Militar registra tentativa de homicídio em Mondaí. O fato ocorreu na noite desta sexta-feira, por volta das 22 horas e 45 minutos. Um homem de 45 anos estava sentado em frente a sua residência tomando cerveja com familiares e amigos, quando outro homem chegou no local e efetuou um disparo de arma de fogo. A vítima foi atingida na cabeça. A guarnição foi até o local e conduziu o homem baleado até o hospital de Mondaí. Foram efetuadas buscas, porém o autor do crime não foi localizado. O estado de saúde do homem baleado não foi informado. As causas do crime também são desconhecidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.