ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 18/06/2020

GLOBO EM FOCO – 18/06/20

-QUEIRÓZ, EX-ASSESSOR DE FLAVIO BOLSONARO, É PRESO EM SÃO PAULO

-CPI DOS RESPIRADORES TEM MAIS QUATRO DEPOIMENTOS MARCADOS PARA HOJE

-CONTRATO COM HOSPITAL AMPLIA ANTEDIMENTO A POPULAÇÃO

-EXTREMO OESTE CONTABILIZA QUASE 200 CASOS DE DENGUE

-ITAPIRANGA ANTECIPA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO AOS SERVIDORES

-SINDICATO RETOMA PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA GERENCIAL

-AÇÕES DE POLÍCIA TIRAM PELO MENOS 15 TRAFICANTES DE CIRCULAÇÃO

-MULHER É FLAGRADA COM COCAÍNA DENTRO DAS ROUPAS ÍNTIMAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.


O mundo tinha, ao fim do ano passado, 79 milhões e 500 mil pessoas em situação de deslocamento. A informação está no relatório Tendências Globais divulgado nesta quinta-feira pela Agência da ONU para Refugiados. O número representa quase o dobro dos 41 milhões de indivíduos enquadrados nessa situação em 2010 e responde por cerca de um por cento da população mundial. Além de refugiados e solicitantes de refúgio, o balanço leva em conta também aqueles cidadãos forçados a se deslocarem dentro do próprio país. Considerando somente refugiados e solicitantes, o mundo tem 33 milhões e 800 mil pessoas nessas situações.

O principal organismo de direitos humanos da Organização das Nações Unidas realizará um debate urgente sobre as alegações de "racismo, brutalidade policial e violência sistêmicos contra protestos pacíficos" nos Estados Unidos. A decisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU veio após um pedido feito na semana passada por Burkina Faso em nome de países africanos. Os EUA não são um dos 47 membros do fórum sediado em Genebra, dos quais se desligaram dois anos atrás alegando um viés contra seu aliado Israel. A "revolta internacional" provocada pela morte ressaltou a importância de o Conselho de Direitos Humanos debater o assunto, afirmou, observando que 600 grupos de ativistas e parentes de vítimas pediram uma sessão na semana passada.

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira, que vai começar os testes clínicos de dois protótipos de vacinas contra a Covid-19 em humanos. Um grupo de 76 voluntários foi recrutado: metade vai receber a vacina em forma "líquida" e a outra, em forma "liofilizada". A liofilização é uma espécie de "desidratação da vacina", que estabiliza a molécula. Eles receberão as doses hoje e na sexta-feira. O Ministério da Saúde russo não deu mais detalhes sobre a composição das vacinas. Os voluntários já ficaram em isolamento por 14 dias e permanecerão por mais 28, em duas clínicas de Moscou. A Rússia é o terceiro pais com mais casos de Covid-19 no mundo.


A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador WILSON WITZEL tem o primeiro encontro nesta quinta-feira. A reunião para instalação, marcada para o início da tarde e será presencial. Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa. WITZEL é acusado de improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na area da saude envolvendo organizacoes sociais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Centra reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia brasileira de três para dois vírgula 25 por cento ao ano. Esta foi a oitava redução consecutiva. A decisão foi unânime. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão do Copom foi tomada em um momento de forte redução do nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do coronavírus, o que tem impactado os índices de inflação. Em comunicado, o comitê afirmou que o momento exige estímulo monetário extraordinariamente elevado.


O ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, FABRÍCIO QUEIROZ foi preso nesta quinta-feira em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel ligado ao advogado do deputado. A ação foi realizada pela Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro em investigação que apura esquema de "rachadinha" no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa carioca. Rachadinha é o nome dado a uma manobra em que o funcionário devolve parte do salário ao parlamentar. O esquema teria acontecido enquanto FLÁVIO ainda era deputado estadual do Rio de Janeiro. A Promotoria identificou que QUEIROZ recebeu dois milhões de reais por meio de 483 depósitos de dinheiro em espécie feitos por 13 assessores ligados ao gabinete do filho do presidente da República.


A União Catarinense dos Estudantes apresentou um pedido à Justiça para que universidades de Santa Catarina reduzam as mensalidades durante o período da pandemia do novo coronavírus. A ação civil pública apresentada pela entidade envolve 16 universidades comunitárias que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais e também 32 instituições particulares, que integram a Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior De Santa Catarina. No pedido, a UCE propõe diferentes percentuais de desconto das mensalidades, que vão de 10 a 35 por cento, dependendo do perfil da universidade e da diminuição de carga horária adotada durante a pandemia de covid-19. No entanto, a ação também sugere que o juiz poderia definir outros percentuais de redução nas mensalidades. Os valores já pagos pelos estudantes seriam lançados como créditos nas futuras mensalidades após o fim da pandemia.

Quatro depoimentos estão marcados para a reunião desta quinta-feira da CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo do estado. As oitivas começaram às 10 horas. Serão ouvidos o CEO da Brazilian International Business, RAFAEL WEKERLIN; o representante da empresa fornecedora de respiradores, SAMUEL DE BRITO RODOVALHO; o sócio da Oltramed GUSTAVO BISSACOTTI STEGLICH; e o médico pneumologista indicado pela Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia, MARCIO MARTINS. A CPI dos Respiradores investiga a aquisição, mediante pagamento antecipado de 33 milhões, de ventiladores pulmonares da empresa Veigamed. Além do preço supostamente superfaturado, os equipamentos, comprados no fim de março, não foram entregues.

O estado de Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2019. O Valor Bruto da Produção Agropecuária chegou a 33 bilhões e 600 milhões de reais, um aumento de oito vírgula oito por cento em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção pecuária. Os dados fazem parte da Síntese Anual da Agricultura e dos Indicadores de Desempenho da Agricultura e do Agronegócio de Santa Catarina, documentos elaborados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. A suinocultura foi o grande destaque da agropecuária catarinense no último ano e superou o valor da produção de frangos pela primeira vez em 20 anos. A produção de suínos se tornou responsável por 19 por cento do Valor bruto da produção agropecuária catarinense, alcançando um valor de seis bilhões 470 milhões de reais.

Itapiranga amplia investimento e terá novos serviços em parceria com hospital. Contrato foi viabilizado pelo Fundo Municipal de Saúde com o hospital Sagrada Família. População terá maior disponibilidade de serviços de urgência e emergência. Prefeitura vai investir 240 mil reais mensais com o Instituto Santé que assumiu a administração do Hospital. O secretário de Saúde, DANINO RAUBER explica que a gestão do hospital precisou ser alterada por decisão judicial para seguir com atendimento pelo Sistema Único de Saúde. O Instituto Santé vai ampliar o serviço de plantão médico e disponibilizar novas especialidades em Itapiranga. RAUBER salienta que 75 por cento das pessoas dependem do atendimento médico pelo SUS.

Contrato com o Instituto Santé vai proporcionar melhor qualidade no atendimento aos pacientes. Serviço de urgência e emergência terá maior impacto. O secretário de Saúde DAVINO RAUBER, lembra que anteriormente o serviço de plantão era de sobre aviso em que o médico permanecia em casa e era chamado quando um paciente necessitava de atendimento./

A partir de agora o médico plantonista vai permanecer no hospital durante a noite, fins de semana e feriados. RAUBER cita ainda o plantão de anestesista e cirurgião geral, profissionais que ficarão de sobre aviso para atendimento a população. O secretário ressalta que serão prestados serviços de pequenos procedimentos cirúrgicos e Raio X. RAUBER alerta que o serviço hospitalar é de urgência e emergência. Atendimentos básicos seguem sendo prestados nas unidades de saúde do município.

Hospital Sagrada Família terá novas especialidades. Serviço de ortopedia que ocorria com mutirões a cada 60 dias, passa ser semanal. O secretário de Saúde DAVINO RAUBER, chama atenção que também está entre as metas contar com atendimento na área de otorrino para cirurgias de amídalas, adenoides e outros procedimentos da área. Ainda será disponibilizado um cirurgião vascular. O secretário avalia que o Hospital de Itapiranga será um polo microrregional contemplando municípios vizinhos. Um diferencial será a maior oferta de serviços e atendimento rápido. DAVINO RAUBER chama atenção que o atendimento será por convênios, particular e pelo SUS gratuito a toda população. O Instituto Santé também está habilitado para receber recursos públicos para ampliar estrutura de atendimento hospitalar. Conforme RAUBER, a população vai sentir a diferença.

População sugere, e legislativo aprova redução de salários para agentes políticos em Santa Helena. De acordo com o presidente do legislativo, JUARÊS DA COSTA, por iniciativa popular, foi feito um abaixo assinado solicitando a redução de salários de vereadores e do prefeito. Foram quase 200 assinaturas. O presidente esclarece que a sugestão era que o salário do prefeito reduzisse de quase 12 mil, para cerca de oito mil reais. Já para os vereadores, o valor reduziria de três mil para mil 330. Ele explica que o projeto de iniciativa popular foi encaminhado para análise da comissão composta por três vereadores, mas não foi aprovado para dar entrada na câmara e passar por votação. A assessoria jurídica também apontou irregularidades. JUARÊS DA COSTA comenta que a assessoria conversou com o cidadão que teve a iniciativa do abaixo assinado, e explicou que da forma como o projeto foi encaminhado, era considerado institucional.

Com base na iniciativa popular, e uma discussão que já vinha sendo feita há algum tempo, o presidente do legislativo de Santa Helena ressalta que entre acordo dos nove vereadores foi definida pela redução de salários, tanto dos vereadores, como também do prefeito e vice. O projeto já teve a primeira votação, e mais uma votação ocorre na sessão de hoje à noite. JUARÊS DA COSTA cita que o salário do prefeito, que era de cerca de 11 mil e 815 reais, irá reduzir para 11 mil reais. Dos vereadores, de três mil e 76 reais, o valor reduz para dois mil e 600. E o salário do vice reduz de cinco e 900 para cinco mil e 500. Os novos valores serão válidos a partir do próximo mandato, que inicia em 2021. JUARÊS DA COSTA considera que esta é uma contribuição que os agentes políticos podem dar no momento para que o município economize recursos e invista em setores mais necessários, a exemplo da saúde. Ele pede ainda maior participação popular nas sessões.

Polícia Ambiental orienta municípios sobre danos ambientais causados pelo temporal. Conforme o comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, a PMA tem orientado prefeituras e famílias quanto à destinação correta dos rejeitos gerados pelo temporal, como material de construção, para evitar danos ambientais. Além disso, o capitão cita danos causados na vegetação. RONCÁGLIO comenta que árvores que estavam obstruindo passagem ou gerando risco já foram retiradas, mas ainda há outras danificadas e que apresentam risco. Segundo o capitão, a defesa civil de Descanso e Belmonte está fazendo o mapeamento desta vegetação, e junto com o Instituto do Meio Ambiente e Conder, a Polícia Ambiental irá definir sobre a retirada destas árvores, para aproveitamento da madeira. Em Guaraciaba, atingida por temporal em 2009, RONCÁGLIO cita que foi autorizada a retirada da lenha para aproveitamento da vegetação.

Empresas atingidas pelo temporal poderão receber auxílio financeiro para sua reconstrução. O gerente regional do Sebrae de SMOeste, UDO TRENNEPHOL, destaca que na manhã de ontem foi realizada uma reunião com a prefeitura de Descanso e a Associação Comercial eIndustrial do município, e mais um encontro será realizado coma prefeitura de Belmonte, para tratar sobreum diagnóstico que objetiva identificar danos que o temporal causou as empresas. Conforme o gerente regional, a partir deste levantamento o objetivo é que Sebrae e governo do estado desenvolvam políticas públicas para a reconstrução das empresas ea retomada da sua economia. UDO TRENNEPHOL diz que a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, poderá definir linhas de crédito com o Badesc para atender a demanda dos empresários. Podem ser recursos para capital de giro ou investimento nos estabelecimentos.

Tunápolis conclui reforma de pontes danificadas pela chuva. Segundo o secretário de Transportes e Obras, JULINHO ZINHANI, o temporal da última semana causou estragos principalmente em três pontes. Uma das pontes, na linha São Pedro, acesso para Vale Pio em São João do Oeste, foi arrancada, deixando dois moradores isolados. ZINHANI destaca que uma nova ponte foi feita no local, e a estrutura foi concluída ainda na terça-feira. Ele cita que as outras duas pontes, na linha Canaleta e no acesso a Vale Pio, somente se deslocaram do lugar e foram liberadas para o tráfego ainda na semana passada. Todas as pontes são de madeira. O secretário lembra que o setor também continua realizando outros serviços relacionados aos estragos causados pela forte chuva. Esta semana o patrolamento ocorreu nas estradas vicinais, e também nos acessos. Para a próxima semana o mesmo serviço está previsto nas estradas gerais.

Extremo Oeste contabiliza quase 200 casos de Dengue neste ano. O número é recorde também no estado com mais de seis mil casos. A bióloga da gerência regional da saúde, MARCIELI BOGO revela que até esta semana são 192 casos de Dengue em São Miguel do Oeste, Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Mondai, Itapiranga, Palma Sola, Riqueza e São José do Cedro. Ela lembra que São Miguel do Oeste teve 135 pacientes com a doença, caracterizando uma epidemia de Dengue. A bióloga percebe que neste mês os números estão reduzindo com poucas novas confirmações ou casos suspeitos. Ela atribui esta estagnação também ao período mais frio que reduz o índice de infestação do Aedes Aegypti que transmite o vírus.

Dengue causa preocupação e gera problemas na área da saúde. Os meses de abril e maio são considerados o pico da incidência da doença. O trabalho feito conta com a parceria de agentes de saúde visando a prevenção. MARCIELI BOGO percebe que a dificuldade é em relação ao papel da população, que sabe dos cuidados, mas nem sempre mantém. A previsão é que no ano que vem o número de casos aumente caso a prevenção não seja feita com mais responsabilidade por parte dos moradores. Lembra que além das cidades, a zona rural também tem registros da Dengue.

Tramita da Assembleia Legislativa de Santa Catarina projeto que exige maior investimento em rodovias. Recursos seriam destinados pela arrecadação com o IPVA. Conforme o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, FABIANO DA LUZ, o Projeto de Lei visa recuperar e também construir novas rodovias. Objetivo é obrigar o Governo do Estado investir 30 por cento com o que arrecada anualmente com o IPVA. O valor total é de aproximadamente 900 milhões de reais por ano e com isso será necessário investir no mínimo 270 milhões de reais nas estradas catarinenses. FABIANO informa que ontem foi cobrado do secretário de Infraestrutura agilidade nos encaminhamentos para dar uma resposta rápida a população. O deputado cita como exemplo as rodovias da região oeste que estão em precárias condições e necessitam de recuperação, além de construção de novas pavimentações.

Valor investido em rodovias em Santa Catarina é muito baixo. Conforme o deputado FABIANO DA LUZ, no ano passado o Governo Estadual investiu 12 milhões de reais em pavimentações. Destaca que o próprio Deinfra apontou necessidade de 700 milhões de reais. O Estado fez um levantamento geral das rodovias, porém não cumpriu com as metas. O deputado alerta que a diferença de 700 milhões de reais que seria o valor necessário, para apenas 12 milhões de reais, mostra o descaso do governo. FABIANO DA LUZ diz que recursos existem, porém são destinados para outras áreas e a infraestrutura de estradas fica no esquecimento. O parlamentar defende que além da operação tapa buracos ocorra investimento em recuperação total de várias rodovias e ainda novas pavimentações que são aguardadas há vários anos.

CPI dos respiradores segue com depoimentos que comprometem equipe do governador CARLOS MOISÉS. O deputado FABIANO DA LUZ afirma que o sistema de compra é muito claro e não é possível admitir um erro tão grave como foi o pagamento irregular de 33 milhões de reais. Depoimentos apontam envolvimento de várias pessoas no desvio de dinheiro da saúde. Segundo FABIANO DA LUZ, para compra no valor de até 650 mil, o pagamento é simplificado. Quanto o valor atingir até cinco milhões é preciso ter aprovação do secretário de Saúde do Estado. O deputado salienta que a partir de cinco milhões, a compra depende da aprovação de um grupo gestor que inclui o governador CARLOS MOISÉS. Para o parlamentar será preciso avaliar o real envolvimento do governador.

Prefeitura de Itapiranga antecipa décimo terceiro salário. O pagamento de 50 por cento do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais vai injetar mais de 900 mil reais no comércio local. O Governo Municipal definiu a antecipação em acordo com o sindicato dos servidores públicos que aprovou o parcelamento. Conforme o secretário de Fazenda e Planejamento, JAIME HENKES, o recurso é fruto da economia feita ao longo do ano e o planejamento para possibilitar a antecipação do pagamento. O valor de parte do décimo terceiro salário será depositado na conta dos funcionários da prefeitura nesta sexta-feira. O secretário considera que esta também é uma forma de contribuição do Governo Municipal para movimentar o comércio de Itapiranga. Cita que valor aproximado de um milhão de reais dará novo fôlego para setores que movimentam a economia do município.

JAIME HENKES observa que este pagamento antecipado serve também para reduzir as contas da prefeitura para o fim do ano que terá também o encerramento de mandato. O secretário informa que a definição ocorreu durante o mês de maio e segue uma questão legal. HENKES afirma que inclusive é uma recomendação de acordo com a legislação trabalhista que prevê a antecipação de parte do décimo terceiro salário . O secretário de Fazenda e Planejamento explica que a segunda parcela será paga no final do ano respeitando o prazo regulamentar. Segundo JAIME HENKES o município pode quitar os 50 por cento restante do décimo terceiro salário até 20 de dezembro.

Sindicato dos Produtores Rurais segue com atividades restritas. O SENAR já retomou suas ações buscando atender a demanda do setor rural. Entidades possuem parceria em diversas capacitações. O Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga ainda enfrenta dificuldades para cursos e assistência técnica. Principal problema está nos parceiros nos cinco municípios de abrangência que ainda estão cautelosos em virtude da pandemia. Conforme a Assistente Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais, MÁIRA SCHMITT, neste mês aumentou a demanda por atendimento. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi retomado o programa de Assistência Técnica e Gerencial. Produtores de leite são atendidos gratuitamente. Trabalho ocorre em 60 propriedades agrícolas nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Mondaí, Iporã do Oeste e Tunápolis.

São dois grupos que recebem assistência técnica e capacitação visando aumentar a competitividade do setor lácteo e melhorar a qualidade do leite produzido. MÁIRA SCHMITT salienta que o serviço técnico prestado pelo SENAR tem um papel fundamental para que a propriedade rural produza mais e melhor. O técnico permanece por quatro horas na propriedade para contribuir em diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação complementar e avaliação sistemática de resultados. A Assistente Administrativa do Sindicato, diz que a prioridade dos produtores rurais está na qualidade do leite e na questão gerencial da propriedade. De acordo com MÁIRA, o Sindicato e o SENAR avaliam o resultado do curso e apontam avanços. Os grupos estão em fases diferentes, um já próximo de ser concluído e neste caso a avaliação é mais ampla em vários seguimentos na produção de leite.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem demanda de serviços em várias áreas. A Assistente Administrativa, MÁIRA SCHMITT destaca encaminhamentos para aposentadoria com grande procura. Também gera alto volume de atendimento questões de licenciamento de veículos. Destaca ainda limitações de pessoas para o atendimento e a necessidade de cuidados para evitar aglomeração. MÁIRA diz que é preciso a compreensão dos produtores rurais para terem paciência no atendimento. Na sede do sindicato, no centro da cidade de Itapiranga, também está instalado o ICASA que possui grande demanda e o fluxo de pessoas é constante principalmente na busca de documentação necessária para o registro e deslocamento de animais. MÁIRA SCHMITT avalia que os produtores rurais mais jovens estão investindo na informatização que possibilita vários encaminhamentos.

Ações de Polícia Civil tiram pelo menos 15 traficantes de circulação em Maravilha. A Polícia Civil de Maravilha tem realizado intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas no município. Conforme o delegado da comarca, JOEL SPECHT, Nos últimos meses, o trabalho investigativo da Polícia Civil resultou na prisão de 15 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, muitos deles já condenados pela Justiça. Além da prisão, foi imposto aos criminosos elevado prejuízo patrimonial, pois foram apreendidos veículos, dinheiro e joias, obtidos através da prática delituosa. O delegado destaca que o tráfico de drogas, além de extremamente danoso à sociedade, acaba fomentando a prática de outros crimes, gerando violência e insegurança. O trabalho investigativo da Polícia Civil continua, a fim de coibir as práticas delituosas.

Mulher é flagrada com porção de cocaína dentro das roupas íntimas. Uma mulher foi flagrada com cocaína escondida nas roupas íntimas nesta terça-feira, 16, no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi abordada por volta das 23h na Waldemar Rangrab. Ela estava dirigindo um veículo que foi parado em uma barreira da PM. Durante busca pessoal na condutora, foi localizada uma porção de cocaína dentro das roupas íntimas da mulher. Ela estava com a CNH vencida desde o mês de agosto de 2018. Segundo a PM, ela se recusou fazer o teste do bafômetro, mas os policias perceberam odor de bebida alcoólica no veículo. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.