ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 18-06-2019 Terça-Feira

-COMISSÃO ESPECIAL COMEÇA HOJE ANÁLISE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-VENDA DE PRESENTES PARA O DIA DOS NAMORADOS CRESCE 3,12% EM SC

-DESCANSO PROMOVE NESTE SÁBADO O TERCEIRO ARRAIA JUNINO

-MUSEU DE SÃO JOÃO DO OESTE ORGANIZA EXPOSIÇÃO SOBRE FOTOS E MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS ANTIGAS

-AEST PROMOVE CAFÉ COM SOLUÇÕES PARA EMPRESÁRIOS DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA

-JUNHO PRETO ALERTA PARA O MELANOMA, O CÂNCER DE PELE MAIS AGRESSIVO

-HOMEM É PRESO POR FRAUDE E FURTO DE ÁGUA EM LIGAÇÃO CLANDESTINA

-HOMEM QUE MATOU EX-COMPANHEIRA É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


O ex-jogador e ex-presidente da União Europeia de Futebol MICHEL PLATINI foi detido nesta terça-feira como parte das investigações sobre suposta corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. PLATINI está sob custódia da Polícia Judicial em Nanterre, perto de Paris. O ex-jogador, que comandou a entidade de 2007 a 2015, cumpre um período de suspensão de quatro anos por violar o código de ética ao aceitar um repasse de um milhão e 800 mil euros autorizado pelo então presidente da Fifa, JOSEPH BLATTER, por trabalhos feitos entre 1998 e 2002.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, lança oficialmente nesta terça-feira sua campanha pela reeleição em um comício na cidade de Orlando, na Flórida. O estado, tradicionalmente um reduto republicano, tem 29 assentos no colégio eleitoral e foi importante para garantir a vitória de TRUMP nas eleições de 2016. Segundo o presidente, “’mais de 100 mil pedidos de ingresso” foram feitos, embora o Amway Center, onde acontecerá o comício, tenha capacidade para apenas 20 mil pessoas. Telões serão instalados do lado de fora para aqueles que não conseguirem entrar poderem acompanhar seu discurso.


Às vésperas do lançamento da campanha pela reeleição de DONALD TRUMP à Casa Branca, uma sondagem do canal de televisão Fox News, divulgada nesse domingo, indica que o atual presidente está atrás de todos os cinco principais pré-candidatos do Partido Democrata. Segundo a pesquisa da Fox, TRUMP está 10 pontos atrás de JOE BIDEN, que foi vice de BARAK OBAMA e está na sua terceira tentativa para chegar à presidência. BERNIE SANDERS, senador do estado de Vermont, é o segundo favorito dos democratas e tem uma vantagem de nove pontos sobre TRUMP.


A comissão especial da Câmara responsável por analisar a reforma da Previdência começará nesta terça-feira a discutir o parecer do relator, SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo. O relatório foi apresentado na semana passada e modifica trechos da proposta enviada pelo governo JAIR BOLSONARO. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, articula a votação da proposta na comissão para o próximo dia 25. Mais de 140 deputados já haviam se inscrito para discursar. A expectativa entre os parlamentares é que a sessão desta terça seja encerrada sem que todos os inscritos discursem. Assim, deve ser retomada amanhã.


O plenário do Senado analisará nesta terça-feira o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça que tem como objetivo suspender o decreto do presidente JAIR BOLSONARO que facilitou o porte de armas. O parecer da CCJ é o primeiro item da pauta de votações desta terça. Se aprovado, será enviado para a Câmara dos Deputados. Se for rejeitado, propostas que visam suspender o decreto serão arquivadas. Enquanto o Congresso não concluir a análise sobre o tema, as regras do decreto continuam valendo. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.


A Odebrecht S.A., um dos maiores conglomerados empresariais do país, formalizou nesta segunda-feira na Justiça de São Paulo um pedido de recuperação judicial. Quatro anos após se ver envolvida nas denúncias da Lava Jato, Odebrecht perdeu cerca de 80 por cento do quadro de funcionários. Em comunicado, a companhia informou que o processo envolve 51 bilhões de dívidas passíveis de reestruturação. Outros 14 bilhões são compostos sobretudo por dívidas lastreadas em ações da Braskem e não passíveis de reestruturação. De acordo com o processo enviado à Justiça, o valor total da causa é de 83 bilhões 627 milhões de reais, que seria o valor do passivo sujeito à recuperação. Trata-se da maior recuperação judicial da história do país, superando a da Oi em 2016, que foi de 64 bilhões.


O crescimento nas vendas no comércio para o Dia dos Namorados dobrou em Santa Catarina neste ano. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado, as vendas de 2019 tiveram crescimento de três vírgula 12 por cento. No ano passado, havia crescido um vírgula 56 por cento. Os presentes mais procurados foram joias, calçados, acessórios, perfumes, flores, cosméticos e chocolates. O levantamento foi realizado pela entidade junto a associados de 20 cidades. Segundo a FCDL, o comportamento de compras do catarinense mostra um perfil predominante de um consumidor conservador, que realiza pequenas compras de um presente, e que não quer estender o tempo de pagamento pelo produto.


O Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, inaugurou e visitou uma série de obras em Santa Catarina nesta segunda-feira. No Vale do Itajaí, pela manhã, ele liberou um trecho duplicado da BR-470 entre Ilhota e Gaspar. O trecho inaugurado é o primeiro de quatro lotes de duplicação da BR. Os oito quilômetros liberados ontem representam cerca de 10 por cento da obra completa, que é de 73 quilômetros. Ainda na região, foi inaugurado o berço 4 do Porto de Itajaí. Na Grande Florianópolis, à tarde, FREITAS visitou as obras do Contorno Viário e projetou entrega para 2021.


A Polícia Federal informou nesta segunda-feira que o inquérito da Operação Alcatraz teve prazo de conclusão prorrogado. Na sexta-feira, a primeira Vara Federal concedeu mais 15 dias de investigação, a pedido da PF, após parecer favorável do Ministério Público Federal. A operação prendeu onze pessoas em 30 de maio, entre empresários e agentes públicos. Eles são investigados por suspeita de envolvimento em esquema de fraude em licitações e contratos. A PF estima danos aos cofres públicos de quase 30 milhões de reais. A Receita Federal calcula mais de 100 milhões de prejuízos em sonegação de impostos.


-DESCANSO PROMOVE NESTE SÁBADO O TERCEIRO ARRAIA JUNINO

-MUSEU DE SÃO JOÃO DO OESTE ORGANIZA EXPOSIÇÃO SOBRE FOTOS E MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS ANTIGAS

-AEST PROMOVE CAFÉ COM SOLUÇÕES PARA EMPRESÁRIOS DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA

-JUNHO PRETO ALERTA PARA O MELANOMA, O CÂNCER DE PELE MAIS AGRESSIVO


Iniciaram na última semana, os serviços para pavimentação asfáltica de um trecho no centro de Jaboticaba, São João do Oeste. A empresa Gaia Rodovias, vencedora do processo licitatório, começou os trabalhos no leito da estrada. Segundo consta no projeto, o trecho a ser asfaltado abrange o centro comunitário, com uma área de pavimentação de mais de dois mil 715 metros quadrados, com calçada de 600 metros quadrados. A obra na linha Jaboticaba foi licitada em pouco mais de 394 mil 500 reais. A administração viabilizou uma linha de crédito junto ao Badesc. Do montante total a ser investido, 73% do recurso é proveniente do Badesc e os outros 27% são recursos próprios do município. A previsão é que a obra seja inaugurada no mês de agosto, durante a tradicional Festa do Leitão, promovida pela comunidade. A mesma empresa também efetuará a pavimentação asfáltica na linha Ervalzinho, cuja obra foi licitada em 394 mil 335 reais.


CRAS de Belmonte irá reunir beneficiários do BPC nesta quarta-feira. Conforme a assistente social do Centro de Referencia de Assistência Social de Belmonte, FRANCIELE FRIEDRICH, os encontros com os beneficiários do benefício de prestação continuada, BPC, são realizados a cada três meses, com o objetivo de repassar orientações. Ela explica que no município, cerca de 30 pessoas recebem o beneficio por meio da previdência social. FRANCIELE comenta que no encontro de quarta-feira, estará presente também uma psicóloga, que fará uma abordagem motivacional. Ela lembra que o CRAS orienta as famílias sobre o encaminhamento do benefício no INSS, e sobre a necessidade do cadastro único para se enquadrar no BPC. Recebem o benefício idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência e renda por pessoa do grupo familiar menor que um quarto do salário mínimo. O BPC não é considerado uma aposentadoria.


APAE Raio de Sol de Mondaí arrecada lacres e tampinhas para projeto socioambiental. O projeto “tampinha legal” é realizado na escola especial desde o mês de janeiro. Conforme a coordenadora pedagógica, LUCIANE GOERGEN, o objetivo é arrecadar lacres de latinhas e tampinhas de recipientes e embalagens variadas. Ela explica que o material arrecadado é revertido em valores para a APAE. Uma instituição de Porto Alegre, na qual a escola de Mondaí é uma das primeiras do estado a se cadastrar, faz a recolha das tampinhas e lacres e destina o material para reciclagem. Para a primeira recolha, a APAE precisa arrecadar ao menos 336 quilos de tampinhas. A coordenadora pedagógica lembra que o projeto também tem cunho pedagógico, por meio da confecção de sacolinhas com caixas de leite que serão entregues a população no dia cinco de julho. O objetivo é que os munícipes guardem as tampinhas nestas sacolinhas, e levem na APAE quando estiverem cheias. Todas as tampinhas são higienizadas e separadas por cor.


Região registra temperaturas históricas neste período do ano. Falta de chuva e altas temperaturas são fenômenos da natureza incomuns para o mês de junho. A informação é do Homem do Tempo de Itapiranga, WOLFGANG LENGERT. De acordo com ele, o mês de junho com pouca chuva é raro, no entanto o que mais chama atenção é o registro de temperaturas altas para a época do ano por vários dias seguidos. O Homem do Tempo avalia que o mês de maio já foi atípico com altas temperaturas e excesso de chuva na região. Durante este mês a estação meteorológica mantida por LENGERT na comunidade de Presidente Becker, interior de Itapiranga, não registrou precipitação de chuva. Previsão é para retorno da chuva esta semana na região.


Situação atual é inédita em relação a temperatura. Calor é o mais intenso nos últimos 80 anos. Informações diárias coletadas por mais de oito décadas, apontam que a maior temperatura havia sido registrado em 2003 com 24.4 graus e 133 milímetros de chuva. De acordo com WOLFGANG LENGERT, neste mês a temperatura máxima já atingiu 31 graus, um recorde histórico.Dados coletados há 83 anos mostram que em 1962 e 1964 ocorreu 27 milímetros de chuva e o menor índice foi em 2007 com 26 milímetros e temperatura máxima de 21 graus. Na sequência o mês de julho teve 195 milímetros de chuva.WOLFGANG LENGERT informa que o maior volume de chuva em junho ocorreuem 1954 com 548 milímetros.


Secretário de Administração, Planejamento e Finanças de São João do Oeste entrega o cargo amanhã. WILSON WEBER pediu exoneração de sua função e formalizou o afastamento na última sexta-feira. O prefeito FERNANDO BÍSIGO está afastado para tratamento de saúde e reassume o cargo na sexta-feira. WEBER diz que vai se manifestar sobre o motivo para solicitar desligamento do cargo, somente após o retorno do prefeito. Ele é servidor público municipal efetivo como Agente Administrativo há 22 anos. Responde pela secretaria de Administração, Planejamento e Finanças desde o início de mandato de FERNANDO BÍSIGO. Sem conceder entrevista, WILSON WEBER demonstra tranquilidade com a decisão e a retomada das funções de Agente Administrativo.


Prefeito aceita pedido de exoneração de secretário e já prepara substituto. O anúncio deve ocorrer na sexta-feira, no retorno ao trabalho após 15 dias de afastamento. FERNANDO BÍSIGO demonstra gratidão a WILSON WEBER relatando que é um servidor efetivo da prefeitura e que já contribuiu de maneira significativa com o município. O prefeito diz que respeita a decisão do secretário sem citar o motivo pelo pedido de exoneração. FERNANDO BISIGO destaca que WEBER continuará como servidor municipal. Esta é a segunda troca de secretário na atual administração de São João do Oeste. Após um ano de trabalho o secretário de Transportes e Obras, ELÓI WEBER pediu exoneração do cargo e foi substituído por LEANDRO BOHNENBERGER.


Exposição no museu de São João do Oeste irá retratar fotografias e máquinas antigas. No momento a exposição está sendo apresentada ao público no museu de Itapiranga. Em São João do Oeste, a exposição será realizada durante a décima primeira semana alemã, de 20 a 27 de julho. A coordenadora do museu, REJANE WELTER, destaca que a exposição será sobre o livro “imagens memoráveis”, dos autores WOLFGANG STAHL e LEANDRO MAYER. A obra contém mais de 200 fotografias históricas dos anos de 1926 a 1976 da antiga região de Porto Novo, hoje Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. A partir do acervo fotográfico de Wolfgang, que ao longo de 45 anos atuou como fotógrafo, ele colecionou milhares de negativas de filmes e fotografias. Com materiais do acervo de Itapiranga, serão apresentadas fotos e máquinas fotográficas antigas, demonstrando também como era todo o processo para fazer uma foto.


Descanso promove neste sábado o terceiro arraia junino. Conforme a secretária de educação e cultura, MARISE GIULMELLI, o evento surgiu com o objetivo de integrar as várias entidades em uma única festa junina, tornando a programação municipal e com maior alcance de toda população. Ela explica que este ano serão sete grupos que participam, mediante inscrição, que já teve o prazo encerrado. MARISE comenta que os grupos participam de concurso de dança e teatro, com os temas caipira, sertanejo e junino. A programação será realizada no sábado, a partir das 18 horas e 30 minutos, no ginásio do bairro Jaroseski. As 20 horas iniciam as apresentações dos grupos, e na sequencia, haverá show e baile com a dupla MARCIONEI e MARCOS.


Cada grupo que se apresenta também irá disponibilizar de uma barraca para venda de comidas típicas. MARISE GIULMELLI lembra que também haverá brinquedos para as crianças. A secretária de educação e cultura destaca que uma comissão julgadora irá avaliar as apresentações. Os três primeiros colocados serão premiados com 500, 300 e 100 reais. Será avaliado pelos jurados o conjunto da apresentação, a coreografia e a caracterização. MARISE reforça que o evento é gratuito e aberto a toda população. Ela lembra que a cada ano as equipes procuram inovar, com diferentes danças e este ano também apresentações teatrais.


Junho preto alerta para o melanoma, o câncer de pele mais agressivo. De acordo com o dermatologista, GUSTAVO POLETTO, o câncer de pele é o mais comum entre todos os tipos de cancer. Em função disso, o profissional chama atenção para os cuidados que devem ser adotados também no interno. O dermatologista ressalta que o câncer de pele mais agressivo é o melanoma, que representa de 10 a 15%, do total dos casos de doenças da pele, mas é responsável por mais de 90% das mortes. POLETTO destaca que a boa notícia é que se diagnosticado no início, o melanoma tem 99% de chance de cura. Ele comenta que como o câncer é silencioso, é importante que o próprio paciente fique atento e perceba algo de diferente na sua pele. Quando aparecem os sintomas, normalmente a doença já está avançada.


O dermatologista cita que a pessoa deve ficar atenta a lesões que crescem, mudam de cor, causam dor ou sangramento, e pintas ou manchas no corpo, conhecidas popularmente como belezinhas, que são diferentes das demais. GUSTAVO POLETTO comenta que de uma forma geral, o melanoma se manifesta como uma pinta escura, e que se modifica ao longo do tempo. Ele lembra que há melanomas também que se apresentam na cor mais clara, ou até avermelhadas. O dermatologista enfatiza que quanto mais pintas o corpo possui, maior é o risco de câncer. A informação faz parte do estudo de mestrado que o profissional está desenvolvendo. Ele comenta que isso chama atenção para a necessidade das pessoas de pele mais clara ficarem atentas a mudanças nas manchas, e também a proteção contra o sol. O tratamento é feito basicamente por exame, seguido de cirurgia, dependendo do estágio da lesão.


Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis reúne associados para apresentar e discutir soluções. O café com soluções foi realizado na manhã de hoje. Conforme a agente comercial da AEST, GEISILAINE MORÁS, está é a quarta edição do evento, que tem como objetivo principal aproximar a associação das empresas. Ela explica que durante o café, com duração de cerca de uma hora, os associados vêm até a entidade para conhecer as soluções que são oferecidas por meio de vários serviços e atendimentos. O café de hoje teve a presença da representante comercial da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, que falou sobre as consultas de pessoa física e cadastro positivo. GEISILAINE lembra que estes são alguns dos serviços ofertados aos associados dos dois municípios.


O café com soluções é um projeto que terá sequencia na AEST, pois segundo a agente comercial, a aceitação está sendo positiva e com boa participação dos associados que vem para conhecer os serviços e assim passam a usufruir com mais freqüência deles. GEISILAINE MORÁS cita que a associação também está organizando capacitações para os empresários, e a participação da entidade, por meio do núcleo do jovem empreendedor e do núcleo da mulher empresária, do programa geração empreendedora, que objetiva estimular estudantes do ensino médio para o empreendedorismo. A agente comercial ressalta ainda a realização no segundo semestre, por meio da AEST, da campanha de recolha de lixo eletrônico.


-HOMEM É PRESO POR FRAUDE E FURTO DE ÁGUA EM LIGAÇÃO CLANDESTINA

-HOMEM QUE MATOU EX-COMPANHEIRA É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO


Motociclista fica ferido em colisão de moto e carro na ITG 070. O acidente ocorreu por volta das 13 horas e 35 minutos de ontem na ITG 070, envolvendo um Passat e uma moto CB 250 Twister, os dois veículos com placa de Itapiranga. Os dois veículos trafegavam no mesmo sentido. Quando o Passat tentou entrar no acesso ao Bairro, aconteceu à colisão. Os bombeiros atenderam o piloto da moto, um homem de 24 anos. Ele relatava dor na região lombar, com hematoma no local. O condutor do automóvel e a caroneira não tiveram ferimentos.


PMR flagra ônibus com 120 mil em mercadorias contrabandeadas. Por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, durante fiscalização de transito, a Polícia Militar Rodoviária abordou um ônibus de Guaporé/RS. O veículo tinha como motorista um homem de 54 anos. No ônibus a polícia encontrou 66 volumes de mercadorias diversas sem os devidos desembaraços aduaneiros no valor aproximado de 120 mil reais. O veículo e as mercadorias foram apreendidos.


Idosa sofre vários ferimentos em queda de moto na BR 158. O acidente ocorreu às 18 horas e 15 minutos de ontem, na BR 158, na Linha Humaitá. No local, os bombeiros de Cunha Porã atenderam a piloto de uma moto Biz 125, uma mulher de 62 anos. Ela foi encontrada consciente e desorientada, deitada, com alteração nos batimentos cardíacos e insuficiência de oxigênio. A vítima estava sendo atendida no local por populares e foi mantida na posição de queda e com o capacete. A mulher não recordava do ocorrido. Ela teve suspeita de trauma de crânio, porém sem ferimentos aparentes na cabeça, também suspeita de fratura na costela, na mão direita, e escoriação na mão esquerda. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital São José de Maravilha. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência.


Homem é preso por fraude e furto de água em ligação clandestina. A Polícia Civil de Itapiranga, prendeu em flagrante nesta segunda-feira, um homem de 37 anos. A prisão é resultado de uma denúncia realizada à Polícia Civil de Itapiranga na tarde de ontem, por um morador de Linha Sede Capela. Ele relatou a polícia que o autor estaria furtando água, mediante ligação clandestina. A Polícia Civil, por meio do setor de investigação, se deslocou até a propriedade rural, constatando que o morador realmente havia feito uma ligação no encanamento da prefeitura, inclusive instalando um hidrômetro no local, para dar a ligação clandestina o aspecto de ligação de água legal. O homem foi preso em flagrante pelo crime de furto qualificado mediante fraude. Diante da pena do delito, o delegado não fixou fiança. O preso foi apresentado ao Poder Judiciário para providências.


Prefeitura de Itapiranga trabalha para combater furto de água da rede pública. Além do caso que resultou em prisão ontem, outras situações estão sendo analisadas. Conforme o coordenador do setor de água de Itapiranga, DORALDINO WALKER, a fiscalização será intensificada e novas denúncias devem ser feitas para investigação da Polícia Civil. Cita que a prisão de ontem ocorreu após longo processo. O avicultor já estava em dívida ativa por dever mais de três mil e 500 reais em faturas de água. O fornecimento foi cortado em novembro de 2018. WALKER salienta que o produtor rural possui alto consumo por uso em aviário. Ressalta que o setor de água tem conhecimento de outros casos que devem ser encaminhados para a polícia.


Homem que matou ex-companheira é condenado a 24 anos de prisão. O Júri foi realizado no auditório da Assemit de Itapiranga nesta segunda-feira. Conforme a promotora de justiça, ANA CAROLINA CERIOTTI, o julgamento foi rápido e resultou na condenação de 24 anos de CÉLIO MACHADO SOARES LOPES, 39 anos. Ele matou ANA PAULA KLAUK, de 29 anos. A vítima era sua ex-companheira e tinha quatro filhos entre três e 11 anos. Dois destes filhos eram do condenado com quem foi casada por oito anos. O crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2018. Nem defesa e nem promotoria devem recorrer.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.