ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/06/2019

-COMISSÃO ESPECIAL COMEÇA HOJE ANÁLISE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-VENDA DE PRESENTES PARA O DIA DOS NAMORADOS CRESCE 3,12% EM SC
-EMPRESÁRIOS DE ANCHIETA PARTICIPAM DE AÇÃO PILOTO DO SEBRAE
-SAÚDE RETOMA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NOTURNO PARA FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS
-JUNHO PRETO ALERTA PACIENTES PARA RISCOS DO CÂNCER DE PELE
-PRESTAÇÃO DE CONTAS DE BLOCOS DO PRODUTOR DEVE SER FEITA A CADA 2 MESES
-CÂMARA APROVA PEDIDO DE CAPACITAÇÃO PARA PSICÓLOGOS EM GUARUJÁ
-COLIGAÇÃO SE REÚNE PARA AVALIAR GESTÃO E TRAÇAR METAS EM GUARACIABA
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR LIGAÇÃO DE ÁGUA CLANDESTINA
-ACUSADO DE MATAR A EX-MULHER É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O ex-jogador e ex-presidente da União Europeia de Futebol MICHEL PLATINI foi detido nesta terça-feira como parte das investigações sobre suposta corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. PLATINI está sob custódia da Polícia Judicial em Nanterre, perto de Paris. O ex-jogador, que comandou a entidade de 2007 a 2015, cumpre um período de suspensão de quatro anos por violar o código de ética ao aceitar um repasse de um milhão e 800 mil euros autorizado pelo então presidente da Fifa, JOSEPH BLATTER, por trabalhos feitos entre 1998 e 2002.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, lança oficialmente nesta terça-feira sua campanha pela reeleição em um comício na cidade de Orlando, na Flórida. O estado, tradicionalmente um reduto republicano, tem 29 assentos no colégio eleitoral e foi importante para garantir a vitória de TRUMP nas eleições de 2016. Segundo o presidente, “’mais de 100 mil pedidos de ingresso” foram feitos, embora o Amway Center, onde acontecerá o comício, tenha capacidade para apenas 20 mil pessoas. Telões serão instalados do lado de fora para aqueles que não conseguirem entrar poderem acompanhar seu discurso.

Às vésperas do lançamento da campanha pela reeleição de DONALD TRUMP à Casa Branca, uma sondagem do canal de televisão Fox News, divulgada nesse domingo, indica que o atual presidente está atrás de todos os cinco principais pré-candidatos do Partido Democrata. Segundo a pesquisa da Fox, TRUMP está 10 pontos atrás de JOE BIDEN, que foi vice de BARAK OBAMA e está na sua terceira tentativa para chegar à presidência. BERNIE SANDERS, senador do estado de Vermont, é o segundo favorito dos democratas e tem uma vantagem de nove pontos sobre TRUMP.

A comissão especial da Câmara responsável por analisar a reforma da Previdência começará nesta terça-feira a discutir o parecer do relator, SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo. O relatório foi apresentado na semana passada e modifica trechos da proposta enviada pelo governo JAIR BOLSONARO. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, articula a votação da proposta na comissão para o próximo dia 25. Mais de 140 deputados já haviam se inscrito para discursar. A expectativa entre os parlamentares é que a sessão desta terça seja encerrada sem que todos os inscritos discursem. Assim, deve ser retomada amanhã.

O plenário do Senado analisará nesta terça-feira o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça que tem como objetivo suspender o decreto do presidente JAIR BOLSONARO que facilitou o porte de armas. O parecer da CCJ é o primeiro item da pauta de votações desta terça. Se aprovado, será enviado para a Câmara dos Deputados. Se for rejeitado, propostas que visam suspender o decreto serão arquivadas. Enquanto o Congresso não concluir a análise sobre o tema, as regras do decreto continuam valendo. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.

A Odebrecht S.A., um dos maiores conglomerados empresariais do país, formalizou nesta segunda-feira na Justiça de São Paulo um pedido de recuperação judicial. Quatro anos após se ver envolvida nas denúncias da Lava Jato, Odebrecht perdeu cerca de 80 por cento do quadro de funcionários. Em comunicado, a companhia informou que o processo envolve 51 bilhões de dívidas passíveis de reestruturação. Outros 14 bilhões são compostos, sobretudo por dívidas lastreadas em ações da Braskem e não passíveis de reestruturação. De acordo com o processo enviado à Justiça, o valor total da causa é de 83 bilhões 627 milhões de reais, que seria o valor do passivo sujeito à recuperação. Trata-se da maior recuperação judicial da história do país, superando a da Oi em 2016, que foi de 64 bilhões.

O crescimento nas vendas no comércio para o Dia dos Namorados dobrou em Santa Catarina neste ano. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado, as vendas de 2019 tiveram crescimento de três vírgula 12 por cento. No ano passado, havia crescido um vírgula 56 por cento. Os presentes mais procurados foram joias, calçados, acessórios, perfumes, flores, cosméticos e chocolates. O levantamento foi realizado pela entidade junto a associados de 20 cidades. Segundo a FCDL, o comportamento de compras do catarinense mostra um perfil predominante de um consumidor conservador, que realiza pequenas compras de um presente, e que não quer estender o tempo de pagamento pelo produto.

O Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, inaugurou e visitou uma série de obras em Santa Catarina nesta segunda-feira. No Vale do Itajaí, pela manhã, ele liberou um trecho duplicado da BR-470 entre Ilhota e Gaspar. O trecho inaugurado é o primeiro de quatro lotes de duplicação da BR. Os oito quilômetros liberados ontem representam cerca de 10 por cento da obra completa, que é de 73 quilômetros. Ainda na região, foi inaugurado o berço 4 do Porto de Itajaí. Na Grande Florianópolis, à tarde, FREITAS visitou as obras do Contorno Viário e projetou entrega para 2021.

A Polícia Federal informou nesta segunda-feira que o inquérito da Operação Alcatraz teve prazo de conclusão prorrogado. Na sexta-feira, a primeira Vara Federal concedeu mais 15 dias de investigação, a pedido da PF, após parecer favorável do Ministério Público Federal. A operação prendeu onze pessoas em 30 de maio, entre empresários e agentes públicos. Eles são investigados por suspeita de envolvimento em esquema de fraude em licitações e contratos. A PF estima danos aos cofres públicos de quase 30 milhões de reais. A Receita Federal calcula mais de 100 milhões de prejuízos em sonegação de impostos.

Universidade da Terceira Idade já programa a formatura da segunda turma em SJCedro. Segundo o coordenador do curso no campus de SJCedro, NEDIO VERDI as aulas envolvem 42 alunos com idade mínima de 55 anos. A formatura será no dia 14 de dezembro e já está sendo organizada. As aulas da Uniti acontecem nas quartas-feiras à tarde, das 13 e 15 às 16 horas e 30 minutos, com duração de um ano e meio. Durante esse período, os alunos tem a oportunidade de participar de atividades físicas, culturais e de ampliação do conhecimento. VERDI ressalta que as aulas estão focadas em três grandes eixos: conhecimento e cuidado; revisão de vida e da reflexão à ação. Entre os temas está a saúde, direito e informática. O curso é ministrado por professores mestres e doutores. Na sequência é ofertada uma pós graduação. O coordenador revela que devido a busca por vagas para 2020 já há uma lista de espera para a próxima turma.

Empresários de Anchieta participam de ação piloto do Sebrae. O gerente regional, UDO TRENNEPOHL esclarece que o Empratic é uma solução criada para atuar de forma estratégica no aperfeiçoamento das habilidades empreendedoras que teve início há 15 dias com parceria da Acisa. A capacitação reúne empresários e profissionais que atuam em cargos de liderança. Ele explica que a iniciativa tem por objetivo trabalhar ferramentas para que as equipes trabalhem de forma alinhada e produzam resultados. O gerente regional destaca que o curso é destinado a quem participou do Empretec que visa auxiliar nos desafios de implementar inovações na gestão, mas agora, com a recapitulação dos conteúdos. UDO afirma que os assuntos abordados são: liderar equipes maiores, inovar num mercado que muda rapidamente, implantar Smart em toda a empresa e obter maiores níveis de eficiência. Os benefícios incluem a revisão da conduta empreendedora, melhora do desempenho e incorporar novas competências ao perfil. A solução é realizada em uma etapa presencial durante três dias. A segunda parte é um por web conferência.

Município ultrapassa 98 por cento da meta de vacinação da campanha da gripe. A informação é da responsável pela sala de vacinas, SILENE LUNKES. De acordo com ela, a meta de São José do Cedro era vacinar 4 mil 158 pessoas durante o período. A campanha encerrou no dia 31 de maio e teve 4 mil 104 pessoas vacinadas, faltando 54 para atingir todo público de risco previsto. Silene destaca que o grupo que mais procurou pela dose foram os idosos, sendo que a meta era vacinar mil 832 e foram vacinados duas mil e 58, um percentual de 112 por cento. Já o grupo que menos procurou foi o das comorbidades, ou seja, pessoas que possuem duas ou mais doenças simultâneas. A meta para esse grupo era vacinar 922 pessoas e o percentual atingido foi somente de 55 por cento, pouco mais da metade. SILELE lembra que no dia três desde mês, após o encerramento da campanha, a saúde de SJCedro disponibilizou 350 doses para a população em geral que se esgotaram ainda no mesmo dia.

Secretaria de Saúde de SJCedro vai retomar atendimento odontológico noturno. De acordo com o secretário, FERNANDO WILL, o horário de atendimento diferenciado vai ser sempre às terças-feiras à noite, a partir das 18 horas, no posto de saúde central. Ele explica que a retomada do atendimento odontológico noturno leva em conta, especialmente, a demanda por parte dos funcionários de indústrias locais que não conseguem ir até a Unidade Básica de Saúde em horário normal de expediente. O secretário comenta que, na última semana, já foi feita uma visita à Fábrica de Móveis Rubin, que conta com cerca de 120 funcionários. Estes serão os primeiros atendidos com as consultas odontológicas noturnas iniciando hoje. Conforme WILL, o agendamento dos horários será feito na própria empresa, que repassará as informações ao posto de saúde. Haverá um cronograma para atender as demais indústrias.

Junho preto alerta para o melanoma, o câncer de pele mais agressivo. De acordo com o dermatologista, GUSTAVO POLETTO, o câncer de pele é o mais comum entre todos os tipos de cânceres. Em função disso, o profissional chama atenção para os cuidados que devem ser adotados também no interno. O dermatologista ressalta que o câncer de pele mais agressivo é o melanoma, que representa de 10 a 15 por cento do total dos casos de doenças da pele, mas é responsável por mais de 90 por cento das mortes. POLETTO destaca que a boa notícia é que se diagnosticado no início, tem 99 por cento de chance de cura. Ele comenta que como o câncer é silencioso, é importante que o próprio paciente fique atento e perceba algo de diferente na sua pele. Quando aparecem os sintomas, normalmente a doença já está avançada.

Moradores do Extremo Oeste devem ficar atentos às lesões que crescem, mudam de cor, causam dor ou sangramento, e pintas ou manchas no corpo, conhecidas popularmente como belezinhas, que são diferentes das demais. A orientação é do médico especialista, GUSTAVO POLETTO. Ele comenta que de uma forma geral, o melanoma se manifesta como uma pinta escura, e que se modifica ao longo do tempo. Na região o problema é bastante frequente devido a descendência dos moradores. Ele lembra que há melanomas também que se apresentam na cor mais clara, ou até avermelhadas. O dermatologista enfatiza que quanto mais pintas o corpo possui, maior é o risco de câncer. A informação faz parte do estudo de mestrado que o profissional está desenvolvendo. Ele comenta que isso chama atenção para a necessidade das pessoas de pele mais clara ficarem atentas a mudanças nas manchas, e também a proteção contra o sol. O tratamento é feito basicamente por exame, seguido de cirurgia, dependendo do estágio da lesão.

Secretaria de Agricultura de Princesa promove coleta de materiais recicláveis no interior. A informação é do engenheiro agrônomo SILVIO DA SILVEIRA. De acordo com ele, a nova edição da campanha "Quero o mundo mais limpo" começa logo mais a tarde quando serão recolhidos somente os vidros. O engenheiro agrônomo explica que os materiais deverão estar embalados e alocados próximos às estradas principais ou na sede das comunidades mencionadas. Além disso, na cidade de Princesa, já está exposto próximo à antiga prefeitura um contêiner em que poderão ser depositados todos os tipos de vidros.

Prestação de contas dos blocos do produtor deve ser feita a cada dois meses. A orientação é da responsável pelo serviço na secretaria da agricultura de SJCedro, LORINDA DE VARGAS, a CHICA. Ela explica que é necessário levar a nota e contra nova para que os servidores possam digitar os dados, remeter ao governo do estado e também contabilizar no movimento econômico da propriedade. Lembra que antigamente a prestação de conta das notas fiscais do produtor ocorria uma vez ao ano, geralmente nos meses de janeiro e fevereiro. No entanto, houve mudanças para evitar o acumulo de serviço e que os documentos se extraviassem. CHICA afirma que além do leite, a venda outros produtos e até mesmo de animais deve ser regular, com emissão de nota. Ela destaca que as notas servem para recebimento de benefícios e descontos nos serviços públicos e também para comprovação do trabalho na agricultura para fins de aposentadoria. A secretaria está funcionando junto ao setor de obras, e conforme ela, o espaço é amplo e atende melhor ao público.

Mudança nos procedimento de emissão de notas fiscais para agricultores será feita de forma gradativa. A garantia é da responsável pelo setor de blocos da prefeitura de SJCedro, LORINDA VARGAS. Ela afirma que muitos agricultores estão preocupados com essa mudança e tem dúvidas sobre o prazo. A servidora comenta que a secretaria de estado da fazenda já informou as prefeituras sobre a alteração, porém, a transição deve ocorrer somente no ano que vem. Antes disso haverá orientações sobre o procedimento e o sistema. Comenta que uma das justificativas para adiar esse processo é a falta de acesso a computadores e à internet. LORINDA explica que aqueles que tem interesse já podem começar a emitir pela internet.Em SJCedro são apenas três produtores que aderiram até o momento. Até o momento apenas um produtor cedrense já executa a prestação de contas forma eletrônica. Lembra que o município tem todo interesse em que haja comprovação dos dados prevendo aumento no movimento econômico e reversão de impostos.

Programa de cascalhamento nas propriedades de SJCedro é tema de reunião nesta tarde.Conforme o secretário da agricultura, PEDRINHO CASARIN, o encontro para discutir questões como o cascalhamento nas propriedades rurais acontece nesta tarde, a partir faz 14 horas, no clube da linha Derrubada Baixa. Além dos agricultores dessa comunidade, devem participar os que pertencem às linhas Santo Antônio, Santo Isidoro, Esquina Derrubada, Derrubada Alta e Nossa Senhora da Saúde. Ele explica que o programa consiste em serviços com equipamentos públicos para melhorar o acesso as estruturas como galpões, silos, chiqueiro, pátio, aviários, salas de ordenha ou mesmo nas estradas rurais. Para isso o poder público fornece subsídios que variam conforme o número de horas necessárias de serviço. Para até três horas o valor cobrado é 50 por cento do total. PEDRINHO afirma que há uma demanda grande de pedidos e por isso estão sendo organizados roteiros através dos agendamentos que já serão feitos na reunião.

Legislativo aprova pedido de estudo de viabilidade para capacitação de profissionais da saúde para atuarem na prevenção de doenças mentais. A indicação verbal foi feita pelo vereador ILÁRIO BAUMGARDT e foi aprovada pelos demais colegas. Ele destaca que Guarujá do Sul conta com três psicólogas atuando no Cras, setor social e na saúde. O objetivo, segundo o presidente da câmara, é oferecer cursos e demais suportes para que estes profissionais consigam ajudar na prevenção das doenças mentais como a depressão. Lembra ainda que nos últimos tempos aumentou o registro de suicídios, inclusive entre jovens. Outro problema que estaria atingindo estudantes é de automutilação. ILÁRIO destaca que o trabalho prestado já é excelente no acompanhamento de vítimas de violência, nas oficinas do Cras, nos esclarecimentos aos pais, mas a ideia é ampliar mais a atuação em conjunto com médicos, professores e demais órgãos./Câmara de SJCedro recebe três projetos de lei em sessão ordinária. No encontro de dois ingressaram três matérias, a primeira delas tem objetivo de remanejar dotações orçamentárias no valor de 400 mil reais que inicialmente foram previstas no Departamento de Administração e Planejamento Educacional para a manutenção do transporte escolar do ensino fundamental. Conforme explicado pela líder do governo, MÁRCIA DEMOSSI, o objetivo é o pagamento da manutenção da frota de ônibus, de serviços com o transporte escolar e demais despesas pertinentes aatividade. O segundo visa incluir no orçamento cerca de 106 mil reais de contrapartida de Operação de Crédito. O valor será somado ao financiamento de quase dois milhões de reais recém liberado para obras na cidade. Nesta etapa será visando a construção de passeios totalizando 23 mil metros quadrados, visando à melhoria da mobilidade urbana. MÁRCIA cita que o último projeto que ficou em análise ontem visa alterar a sistemática de permanência do troféu rotativo do Campeonato Municipal da Primeira Divisão, bem como a alteração de sua denominação de “Taça dos Pioneiros” Para “Taça dos Campões”.

Coligação se reúne para avaliar gestão e traçar metas em Guaraciaba. O encontro de filiados e correligionários do PSD, PSDB, MDB e PP ocorreu na sexta-feira. Conforme um vereador, PAULO MENEGHINI, os quatro partidos formam a coligação que administra Guaraciaba nos dois últimos mandatos e que costuma avaliar os projetos, as dificuldades, os investimentos e opinião das lideranças. O evento aconteceu no Clube Comercial com a presença dos servidores comissionados, secretários, diretores, integrantes da câmara, empresários, produtores e estudantes. Na oportunidade estiveram presentes ainda os membros do PSL que está sendo fundado no município para apresentação de ideias. PAULO lembra que no ano que vem acontece o pleito municipal e por isso já houve levantamento de metas para o futuro visando elencar lideranças que poderão concorrer ao executivo e nas vagas para câmara. Dentre os nomes cotados para disputar a prefeito estão do vice-prefeito VANDECIR DORIGON, DOMINGOS MARCON, os vereadores CLODOALDO FONTANA, PEDRO TREVISOL e o próprio PAULO, além do subtenente da reserva dos bombeiros LAURI KUNZ.

Encontros também servem para cobranças de ações em Guaraciaba. O vereador PAULO MENEGHINI destaca que durante as reuniões são apresentadas as obras em andamento e aquelas já entrega. A intenção é seguir e cumprir o que está planejado no plano de governo. Ele avalia que o município está se desenvolvendo devido aos resultados na movimentação econômica, os superávits e arrecadação da prefeitura que estão crescendo. Citou diversos programas e obras feitos nos últimos anos, já que a administração foi reeleita e conseguiu prosseguir várias frentes de atuação como incentivos para agricultores, mutirões de cirurgias diversas, consolidação da quinta área industrial, além da Lei de incentivo. O próximo encontro está previsto para daqui a 60 dias e novamente membros do PSL estarão presentes firmando um acordo para ingressar no grupo.

Criminosos se passam por parentes e pedem dinheiro para pagar oficina mecânica. Segundo a Polícia Militar, a vítima reside em Descanso e recebeu uma ligação com DDD 49. No telefone, uma pessoa se passava por um familiar, residente no Rio Grande do Sul, que precisava de dinheiro para pagar os reparos em seu veículo que tinha estragado. No dia seguinte, os criminosos tornaram a ligar solicitando o depósito. A vítima procurou auxílio, se certificou do golpe e registrou boletim de ocorrência.

Homem é preso em flagrante por furto de água no interior. A Polícia Civil de Itapiranga prendeu em flagrante um homem de 37 anos. A prisão é resultante de denúncia realizada à Polícia Civil de Itapiranga, na tarde desta segunda-feira relatando que um morador de Linha Sede Capela estava efetuando furto de água, mediante ligação clandestina. O setor de investigação se deslocou até a propriedade rural, constatando que o morador realmente havia feito uma ligação no encanamento da Prefeitura, inclusive instalando um hidrômetro no local, para dar o aspecto de ligação de água legal. O homem foi preso em flagrante pelo crime de furto qualificado mediante fraude. Diante da pena do delito, o Delegado de Polícia não fixou fiança. O preso foi apresentado ao Judiciário.

Quatro armas de fogo são apreendidas em Paraíso. A Polícia Militar realizou apreensão de quatro espingardas em uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Ao chegar no local um homem ao avistar a Polícia Militar saiu correndo com objetos na mão em direção a um galpão. Foi conversado com o proprietário da residência, o qual falou que estava soltando bombinhas, negando possuir armas de fogo, mas em buscas foram localizadas quatro armas escondidas. O proprietário relatou ter ganhado uma de herança, a outra comprou, e a terceira mandou modificar espingarda de pressão, com supressor de ruídos. Posteriormente foi localizado mais uma espingarda no local com a numeração raspada, totalizando quatro armas apreendidas. O homem foi preso e as armas e munições apreendidas.

Homem que matou ex-companheira é condenado a 24 anos. O júri aconteceu no auditório da Assemit de Itapiranga nesta segunda-feira,. Conforme a Promotora de Justiça ANA CAROLINA CERIOTTI, o julgamento foi rápido e teve a condenação de 24 anos de CÉLIO LOPES, 39 anos. Ele matou ANA PAULA KLAUK, de 29 anos. A vítima era sua ex companheira e tinha quatro filhos entre três e 11 anos. Dois com o acusado com quem foi casada por oito anos. O crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2018 quando a vítima voltava para casa do trabalho e foi atingida por um golpe de faca no peito. Segundo a promotora, a denúncia foi por homicídio triplamente circunstanciado: pelo feminicídio, emboscada e motivo fútil. Na época do crime o suspeito havia fugido, mas, devido a negociação com a família se entregou e acabou preso devido ao mandado de prisão já expedido. Ele estava detido na UPA de SMOeste onde vai permanecer para cumprir a sentença. Nem defesa e nem promotoria devem recorrer.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.