ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/06/2018

-MAIS DA METADE DOS JOVENS BRASILEIROS QUEREM SAIR DO PAÍS
-COOPERATIVAS TEM UM MILHÃO DE SACAS DE MILHO EM PROGRAMA DE INCENTIVO
-COLÉGIO CEDRENSE ENVOLVE DUAS TURMAS EM ATIVIDADES EM PERÍODO INTEGRAL
-PREFEITURA BUSCA SUGESTÕES PARA RENOVAR ACERVO DA BIBLIOTECA
-SJCEDRO TERÁ SEMINÁRIO SOBRE O LEITE NO MÊS QUE VEM
-ESCOLAS DA REGIÃO ADEREM AO PROJETO SANITARISTA JÚNIOR
-PROGRAMAÇÃO DO “JUNHO VERDE” INCLUI SUBSTITUIÇÃO DE 50 LIXEIRAS
-DEPUTADO SINALIZA RECURSOS PARA PAVILHÃO NO BAIRRO PALMARES
-CAMINHONEIRO DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE NO MATO GROSSO DO SUL
-INQUÉRITO SOBRE MORTE DE EMPRESÁRIO É CONCLUÍDO

O tempo é de sol na região Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a semana em baixa. O dólar começou a segunda-feira em alta e está sendo cotado em três reais e 75 centavos. O euro vale quatro reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a 15 e meio para venda e 13 e meio centavos para a compra.

Um terremoto de magnitude cinco ponto seis atingiu neste domingo a costa do Pacífico da Guatemala, principalmente ao sul e no centro do país, atingindo também o país vizinho El Salvador. O porta-voz da Coordenadoria de Redução de Desastres, DAVID DE LEÓN, informou que o tremor foi registrado às vinte horas e trinta e dois minutos. A Guatemala é afetada pela erupção do vulcão Fuego, que em 3 de junho deixou 110 mortos e 197 desaparecidos. As autoridades suspenderam neste domingo a busca pelos desaparecidos devido às más condições do local e às fortes chuvas que afetam a região. Os trabalhos serão retomados nesta segunda-feira.

Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam posições das forças do regime sírio no leste do país, matando vários combatentes. A informação foi divulgada na madrugada desta segunda-feira pela agência oficial Sana. Conforme a agência, os ataques ocorreram na Zona de Al Hari, no sudeste de Bukamal, cidade da província oriental de Deir Ezzor.

O candidato de direita IVÁN DUQUE de 41 anos, foi eleito para presidir a Colômbia até 2022. Apoiado pelo ex-presidente ÁLVARO URIBE que governou o país entre 2002 e 2010, DUQUE obteve cinquenta e quatro por cento dos votos e venceu o esquerdista GUSTAVO PETRO no segundo turno das eleições presidenciais do país, disputadas neste domingo. Ex-roqueiro, como diz em seu próprio site oficial, o advogado tentará dar uma cara mais jovem ao conservadorismo colombiano, de volta ao poder. Esta será a primeira vez que a Colômbia terá uma mulher na vice-presidência. MARTA LUCÍA RAMÍREZ foi embaixadora da Colômbia na França em 2002 e ficou em terceiro lugar na disputa presidencial de 2014.

O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira o resultado da chamada regular da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada. As listas de aprovados serão divulgadas no site oficial do SISU. Neste semestre, 68 instituições aderiram ao Sisu, sendo 30 universidades federais, 27 institutos federais, dois centros de educação tecnológica federais, além de sete universidades estaduais e um centro universitário público estadual. Mais de 57 mil vagas estarão em disputa por estudantes que fizeram a edição 2017 do ENEM e não tiveram nota zero na prova de redação.

Um grupo de detentos fez um princípio de motim na Unidade Prisional de Catalão, no sudeste de Goiás, na tarde deste domingo. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária informou que os presos colocaram fogo em colchões reivindicando a volta de aparelhos televisores, que haviam sido tirados das celas depois que agentes encontraram produtos ilícitos no espaço. Segundo o órgão, ninguém se feriu. Por meio de nota, a diretoria explicou que o motim começou por volta de 17h30 quando presos da ala D quebraram os cadeados de três celas e colocaram fogo em colchões. O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou as chamas. Ainda de acordo com a Diretoria, a situação foi controlada com ajuda da Polícia Militar, do Grupo de Intervenção Tática e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e divulgada neste domingo mostrou que 62 por cento dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam viver no exterior. A cifra equivale à dezenove milhões de pessoas. Ainda de acordo com o Datafolha, metade dos entrevistados entre 25 e 34 anos afirmam querer morar fora do país. também foram ouvidas pessoas com idades entre 35 e 44 anos onde o desejo de morar em outro país chega à 44 por cento. Os porcentuais vão se reduzindo conforme aumenta a idade dos entrevistados, sendo de 32 por cento na faixa etária de 45 a 59 anos e 24 por cento entre os que têm 60 anos ou mais. Foram ouvidas 2.090 pessoas em todas as regiões brasileiras. O levantamento foi realizado em 129 municípios brasileiros. Segundo a pesquisa, os Estados Unidos são o país que mais atrai os brasileiros, seguido por Portugal e Canadá.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou por 16 votos a oito, o desembargador EDUARDO MATTOS GALLO JÚNIOR à aposentadoria compulsória, penalidade máxima prevista na Lei da Organização da Magistratura Nacional criada em 1979 e incorporada pela Constituição de 1988 para desvios de caráter administrativo. A sentença contra o magistrado foi proferida após mais de seis horas de julgamento em sessão extraordinária ocorrida na última semana no Fórum de Florianópolis. Apesar da punição, GALLO seguirá recebendo vencimentos proporcionais ao tempo de atuação com a toga, em seu caso de 26 anos de magistratura. A decisão, por maioria de votos, será aplicada de forma imediata. O processo administrativo disciplinar, no âmbito do Tribunal de Justiça catarinense, está encerrado.

Está proibido desde a última sexta-feira ter plantas de soja em Santa Catarina, por um período de três meses. Uma portaria do Governo de Estado de Santa Catarina determina o vazio sanitário de 15 de junho a 15 de setembro. O plantio da soja já estava proibido desde o dia 11 de fevereiro, para não ter plantas nesse período no campo. Mesmo assim o produtor terá que passar herbicida se sobrar alguma planta. A medida está de acordo como o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. O plantio da soja vem crescendo em Santa Catarina e na última safra atingiu 703 mil hectares, com produção recorde de 2,4 milhões de toneladas. A oleaginosa também representou nove vírgula sete por centos das exportações catarinenses em 2017.

As cooperativas de Santa Catarina estão reeditando neste ano o Plano de Incentivo ao Plantio de Milho, com o objetivo de estimular os produtores a cultivarem o cereal, que nos últimos anos vem perdendo espaço para soja. De acordo com o diretor-executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina, IVAN RAMOS, a Aurora Alimentos já aderiu ao programa e comprará um milhão de sacas do produto. RAMOS explicou que o programa funciona com compra futura com valor definido. Ele explicou que o produtor que aderir ao plano terá garantia de 35 reais a saca, valor que será pago pelas cooperativas, para receber no próximo ano. RAMOS disse ainda que se o milho for a 30 reais ou 40 reais, ele recebe o mesmo valor. Conforme IVAN RAMOS, as agroindústrias pagarão entre 38 e 40 reais dependendo da distância. No ano passado a área plantada de milho foi de 311 mil hectares, 14 por cento a menos que em 2016.

Ensino Médio Inovador chega ao segundo ano atendendo alunos de forma diferenciada em SJCedro. Segundo o assessor de direção do Colégio Cedrense, DIONE MERIGO, as aulas começaram ano passado nesta modalidade envolvendo alunos do primeiro ano diurno, já que existem aulas no contra turno. O método tradicional é ofertado à noite para aqueles que trabalham durante o dia. Ele destaca que o próprio nome já sugere o objetivo, de inovar o método de ensino/aprendizagem, ofertando conteúdo atual. O assessor explica que isso permite um maior tempo em sala também com oficinas. A turma do primeiro ano do Ensino Médio tem atendimento integral, pela manhã e tarde nas terças e quintas-feiras. Já o segundo ano é atendido nas segundas, terças e quintas. Ele esclarece que existem temas como base para os debates. O primeiro ano está aprendendo sobre as cadeias produtivas do município, com palestras sobre a economia local. Haverá visitas às indústrias, fábricas e propriedades. O segundo ano tem como tema ética, cidadania e política.

Adolescentes atendidos pelo Ensino Médio Inovador tem uma base sobre cidadania e valores além das habilidades em matérias tradicionais. O assessor de direção, DIONE MERIGO comenta que os assuntos que são estudados em sala de aula são também os que estão no cenário nacional, regional e local. Ele explica que no caso da economia, o primeiro ano aprende e tem uma base sobre vários segmentos, os empregos, mão de obras, venda e impostos. Outro assunto atual é sobre a água, relatando os problemas nos mananciais. MERIGO afirma que a intenção é que estes jovens tenham uma formação para vida, com valores éticos, e também com conhecimentos necessários para profissões que queiram exercer. O professor afirma que são feitos inúmeros trabalhos para compartilhar informações e troca de experiências. Cita o caso da visita às empresas, onde os estudantes foram divididos em grupos para visita a vários setores. Nestes casos eles apresentam aos colegas as curiosidades e dados das pesquisas de campo.

Prefeitura busca sugestões para renovar acervo da biblioteca de SJCedro. Segundo o prefeito, PLINIO DE CASTRO, o primeiro trabalho visando a modernização do local foi a realização da melhoria da estrutura física da Biblioteca Municipal, corrigindo problemas de infiltrações, insolação, goteiras e substituição de todo o piso. Ele destaca que agora o objetivo da administração é melhorar o acervo bibliográfico com maior número de títulos e variedades. O prefeito sugere que os frequentadores da biblioteca ou apreciadores da leitura façam sugestões sobre as obras até o final deste mês. As opiniões podem ser repassadas no facebook da prefeitura, ou diretamente na secretaria da educação e biblioteca.Em seguida será nomeada uma comissão para fazer a triagem, visando as aquisições.

Casal catarinense que viaja América do Sul de Kombi visita São José do Cedro. LEONARDO BREMEN e sua esposa, ALINE BORTOLINI, morador de Jaraguá do Sul, decidiu fazer uma viagem de 12 meses. Eles percorrem vários locais e escolhem algumas cidades para conhecer o comércio, a economia, o turismo rural e fazer amigos. Uma das escalas foi SJCedro, já que devido a proximidade com Argentina, poderão preparar os trâmites para o ingresso no país vizinho. Eles estiveram na programação da Rádio Cedro, onde contaram um pouco sobre a aventura. Segundo o casal, a impressão sobre o Extremo Oeste é muito diferente do que imaginavam, com uma grande beleza natural, com cachoeiras e áreas verdes. Eles lamentaram a condição das rodovias, principalmente da BR-163 e disseram que agora entendem os motivos da região cobrar um governo descentralizado ou representantes daqui. ALINE considera que as pessoas tem sido receptivas e solidárias, oferecendo refeições e banho. Eles destacam que a experiência vai além da viagem, pois o objetivo é reduzir o consumismo, fazendo sempre novos amigos.

São Miguel do Oeste sedia hoje a segunda fase do seminário Sul Sobre a Cadeia Produtiva do Leite. O evento é uma realização as Entidades da Agricultura Familiar e acontece hoje no salão paroquial. Segundo os organizadores, o seminário está sendo realizado diante da necessidade de debater e de construir propostas para a cadeia produtiva do leite, principalmente frente às mudanças propostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na legislação. Conforme o presidente do Sintraf de SJCedro, ARNÉLIO NADIM, é importante levar os agricultores as informações sobre as mudanças e os reflexos que elas trarão. O sindicato locou um ônibus para levar associados interessados no evento. Ele lembrou que o mais preocupante atualmente são duas normativas que exigem muitos investimentos nas pequenas propriedades, tornando a atividade inviável. NADIM afirma que a classe já enfrenta crises e prejuízos, não conseguindo aplicar os investimentos que serão feitos a partir da aprovação das novas Leis.

Entidades ligadas a agricultura organizam o seminário municipal do leite em SJCedro. De acordo com o agrônomo da Epagri, CLEITON FURLANETTO, o evento acontece dia 26 de julho, no clube, em parceria com a Cooperalfa, Casa Familiar Rural e secretaria da agricultura. Ele lembra que há dois anos um evento semelhante lotou o CTG com orientações aos produtores sobre o cenário do leite. Para esta edição, o seminário terá como tema a alimentação do rebanho. Haverá palestras pela manhã e atividades práticas e de campo à tarde. Um das palestras será com o veterinário, DOUGLAS DA SILVA JUNIOR, sobre manejo alimentar para vacas de leite. Outra abordagem será relativa a câncer de pele que vem aumentando os casos da doença entre agricultores. O jornalista da Alfa, JULMIR CECON deve proferir uma palestra motivacional para classe, sobre assuntos relacionados a crise do leite. O agrônomo comenta que à tarde serão feitas visitas as propriedades de referência, possivelmente da família SANTIN, em São Domingos. No local haverá abordagens sobre silo secador, pastagens e zoonoses.

Sanitarista Junior leva informações sobre defesa sanitária animal e vegetal. O Projeto surgiu em 2014 através do Governo de Santa Catarina, e é trabalhado com crianças locais em termos de defesa sanitária animal e vegetal. Além disso, neste ano mais colégios são beneficiados pelo projeto, com o propósito de ajudar na propriedade rural e levar informações para os pais. De acordo com o Gerente Regional da Cidasc, CLAUDIO TROMBETTA, agora terão início também as palestras de defesa sanitária animal e também vegetal. Outra questão importante são as palestras das escolas sobre inspeção do produto de origem animal. Para ele, tanto os moradores da área urbana como do interior, devem ter o mínimo de conhecimento de defesa sanitária animal e vegetal. Isso, porque vivemos em um estado que é livre de febre aftosa sem vacinação há 11 anos, e livre de peste suína clássica há cinco. As escolas que queiram receber o Projeto podem solicitar da Cidasc.

SJCedro e Dionísio Cerqueira recebem projeto Sanitarista Junior neste ano. De acordo com o gerente regional da Cidasc, CLAUDIO TROMBETTA, o primeiro passo foi a apresentação aos diretores e professores para que cada município tivesse ao menos uma escola aderindo a iniciativa. Porém, ele considera que a aceitação foi tão grande, que em SJCedro três colégios terão a ação neste ano, sendo o estadual e municipal do distrito de Padre Réus, e a Osni Madeiros Régis, de Mariflor, além de uma escola de Dionísio.São trabalhadas turmas do sexto e do sétimo ano, cerca cem estudantes por escola, os quais terão apostila e materiais de suporte. CLAUDIO percebe que as crianças e jovens aprendem a propagam o conhecimento com mais facilidade e transferem para outras pessoas. Além disso, criam bons hábitos que servem como exemplo. Ele garante que o material é completo e será trabalhado em sala de aula, paralelo as palestras.A primeira será sobre transporte de animais e uso de equipamentos de proteção na aplicação de agrotóxicos. TROMBETTA lembra que no final do ano as turmas fazem redações e os melhores autores recebem brindes.

Mês do Meio Ambiente é marcado pela assinatura de leis que versam sobre o tema em Guarujá do Sul. Conforme o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, os projetos viraram oficialmente leis no município, instituindo o "Junho Verde", como forma de conscientizar a população a participar das campanhas de conscientização do meio ambiente. Segundo ele, entre as ações, serão realizadas tardes de campo, palestras e outras ações que marquem e chamem a atenção da população para conscientização. Ele explica que o segundo projeto aprovado no legislativo é relacionado à cadeia do leite, mas tem um impacto direto na questão ambiental. Afirmou que hoje há um grande índice de contaminação das águas superficiais em função do enterro de animais. Como forma de tentar diminuir esta questão foi feita uma parceria com uma empresa para a recolha das carcaças.

Programação do “Junho Verde” em Guarujá do Sul inclui substituição de 50 lixeiras. O prefeito, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER,lembra que a substituição gradativa dos cestos por contêiner é uma das iniciativas definidas pelo Conselho Estratégico Participativo. O prefeito destaca que além de ter uma estética mais bonita, as lixeiras do tipo contêiner são mais eficientes, pois garantem a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. Ele explica que a decisão dos conselheiros prevê investimentos de 30 mil reais por ano para essa finalidade. Segundo ele, num processo gradativo, a previsão é no decorrer de seis anos todas as lixeiras de Guarujá do Sul tenham sido substituídas.

SJCedro promove série de seminários para elencar prioridades nos setores. Os eventos, que ocorrem há cerca de duas semanas, são realizados visando a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal. O vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO, lembra que o SJCedro, realiza desde o ano passado, o programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Nas primeiras etapas, foram feitos estudos sobre a realidade local. Os encontros de agora reúnem eixos considerados essenciais para economia. Um deles envolveu cerca de 20 profissionais ligados ao setor de engenharia, arquitetura e a construção civil. Outro debate foi em torno do turismo. Além disso, os agricultores também tiveram a oportunidade para fazer pedidos de programas e incentivos, nesse caso, para a produção de alimentos. O vice-prefeito citou ainda o seminário do setor de móveis e madeiras que reuniu representantes de dez empresas. JOSÉ admite que um baixo público participa das reuniões, mas destaca que os interessados de fato, em cada setor, se fazem presente relatando sua realidade e sugerindo investimentos específicos.

Pedidos feitos durante seminários nem sempre demandam de recursos. O vice-prefeito de SJCedro, JOSÉ DE CONTO percebe que várias reivindicações são relativas a capacitação e necessitam mais planejamento das ações, do que dinheiro propriamente. Ele esclarece que nem sempre a administração está a par das particularidades de cada localidade rural e de cada segmento. Ele lembrou que o plano prevê metas para 30 anos, e por isso precisar ser estratégico, e não político, tendo em vista que vários gestores estarão à frente do município neste tempo. O vice acredita que o próprio orçamento anual poderá ter este documento como base. DE CONTO também lembra que o censo agropecuário do IBGE, que terá dados divulgados nesse ano, auxilie na questão dos número, mas apenas da agricultura. Já as questões de madeireiras, empresas têxteis, frigoríficos e metalúrgicas, que também são o forte em SJCedro, necessitaram de outro olhar. No plano serão compilados números sobre a mão de obra, geração de impostos, estrutura, vendas e dívidas que possam ajudar no desenvolvimento de cada uma.

Deputado sinaliza recursos para construção de pavilhão no bairro Palmares. De acordo com o vice-prefeito de Palma Sola, MOACIR SANSIGLO, na semana passada dos deputados do PSD, CESAR SOUZA, e o filho, CÉSAR JUNIOR, estiveram fazendo uma visita ao município para conhecer lideranças e ouvir os pleitos. O vice, que é da mesma sigla dos parlamentares, afirmou que houve uma série de apresentações de demandas, mas principalmente de recursos para construção de um pavilhão para o bairro Palmares. Ele comenta que já houve promessa, mas o projeto, cobrado pelos moradores, nunca saiu do papel. SOUZA garantiu que está tentando viabilizar o recurso, no valor de 190 mil reais. Os recursos devem ser empenhados para saúde, e a prefeitura, por sua vez, terá como compensar o bairro com a obra, transferindo valores.MOACIR esclarece que a oficialização será feita em breve, para evitar expectativas como Fundam de recursos que não chegam. Segundo ele, Palma Sola possui 30 milhões de reais em pedidos protocolados.

Homem é preso por furto de motocicleta em SMOeste. A Polícia Militar recuperou o veículo em uma área de mata nas proximidades da Vila Basso. A Central Regional de Emergência recebeu a informação de que uma moto, com registro de furto em Maravilha, estava transitando pelas ruas de São Miguel. A motocicleta possuía sistema de rastreamento por GPS e as informações de localização eram passadas a PM a todo momento pelo proprietário da empresa de Segurança. As guarnições iniciaram as buscas pela motocicleta encontrando-a abandonada em meio aos arbustos, em local de difícil acesso, mas o autor não estava mais no local. Foi acionado a equipe do Canil Setorial para auxiliar nas buscas aplicando o Cão de faro nas evidências deixadas, esse apontou o possível suspeito de ter cometido o furto. O homem de 19 anos confirmou ter furtado a moto para vir visitar parentes e São Miguel do Oeste, sendo preso e encaminhado à Delegacia.

Passageira sofre ferimentos em acidente de trânsito em Dionísio Cerqueira. A ocorrência, registrada pela PM como acidente de trânsito com vítima e lesão corporal culposa, ocorreu na rua Rui Barbosa, esquina com a rua Nereu Ramos. A guarnição foi acionada e, no local, constatou que se tratava de uma colisão traseira, envolvendo o Ka emplacado em Belo Horizonte e o Civic de Barracão. Com a colisão, a passageira do Ka sofreu lesões leves na testa e na cintura, e foi conduzida até o hospital. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim de ocorrência, onde foi expedida a requisição de exame de corpo de delito. Após os envolvidos foram orientados e liberados no local.

Menor fica ferido em acidente entre motocicleta e caminhão. Um adolescente de 17 anos ficou ferido em um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um caminhão às 17 horas de sábado, em Dionísio Cerqueira. Conforme os bombeiros, o adolescente conduzia a motocicleta Titan emplacada em Barracão. Ele foi socorrido com suspeita de fratura no joelho direito e escoriações generalizadas. Em seguida foi conduzido ao Hospital de Dionísio, para receber atendimento médico. De acordo com informações repassadas pelos bombeiros, o motorista do caminhão fugiu do local. O acidente ocorreu próximo a antiga garagem da Reunidas.

Pedestre fica gravemente ferido ao ser atropelado por motorista embriagado. Um rapaz de 25 anos foi atropelado na noite de sábado, em Dionísio Cerqueira, no bairro Peperiguaçu, por volta das 19 horas e 40. Após o acidente a vítima caiu na Rua Erlindo Togni, enquanto o motorista seguiu pela via, parando alguns metros depois. Segundo moradores, ele desceu da picape Strada, emplacada em Dionísio Cerqueira, e saiu correndo sem prestar socorro. A vítima, que estava inconsciente, foi socorrida pelos bombeiros, com traumatismo craniano, sendo conduzida ao Hospital. A PM foi acionada e quando chegou no local prendeu o condutor, que estava nas redondezas e foi reconhecido por moradores. Ele foi detido e conduzido à Delegacia, onde alegou ter fugido com medo de ser linchado. O motorista disse que ligou para os bombeiros.O veículo foi apreendido para perícia. Durante os questionamentos o condutor confirmou à polícia que havia ingerido bebida alcoólica em casa, sendo que o teste do bafômetro resultou no índice acima do tolerado, de 0,62 miligramas de álcool por litro de sangue.

Caminhoneiro de Barracão morre em acidente na BR 163 no Mato Grosso do Sul. Um homem de 37 anos morreu na manhã deste domingo, vítima de um acidente de trânsito, registrado por volta de 8 horas, no município de Caarapó. IVANDRO JOSÉ HERKERT, seguia no km 193 da rodovia quando perdeu o controle do veículo e capotou. Equipes da concessionária que administra a BR 163 e a Polícia Rodoviária Federal atenderam a ocorrência. O caso foi registrado na delegacia do município. O corpo de IVANDRO deve chegar à região ainda nesta manhã. O velório deve acontecer na Linha Sede Unida, com missa de corpo presente às 16 horas, e logo após sepultamento.

Polícia conclui investigação relacionada a morte de empresário de SJCedro.A Polícia Civil de São Carlos, concluiu na sexta feira, o inquérito referente à morte de ESEQUIEL ESPENS, desaparecido em 28 de janeiro deste ano. Ele foi encontrado, posteriormente, às margens do Rio Uruguai na cidade de Palmitos, sem vida. Segundo o delegado, VINICIUS RITTERBUCH, foram vários meses de investigações, nos mais variados âmbitos, visando averiguar a ocorrência de um possível crime relacionado à morte, com o acompanhamento próximo e colaboração dos familiares. Ele lembrou que além da ampla repercussão em todo estado, o caso também foi alvo de muitas especulações. Por isso, explica que houve vários trabalhos, com detalhamento de locais, depoimento de pessoas, análise de dados sigilosos, inclusive com a verificação da vazão do curso de água em questão, bem como, exames periciais correlatos. Ele aguardava os laudos para conclusão do caso, o que foi possível na última semana.

Polícia conclui que não houve crime em relação a morte do empresário ESEQUIEL ESPENS. O delegado, VINICIUS RITTERBUCH, garante que nenhuma linha de atuação foi descartada, desde o início até a finalização das providências, com a utilização e progressão dos métodos de investigação adequados para cada momento e desdobramentos do caso. Ele ressalta que os exames periciais foram minuciosos e conseguiram auxiliar significativamente na conclusão. O corpo de ESEQUIEL foi analisado, inclusive sendo submetido à análise com uso de equipamentos específicos. O delegado esclarece que não foi verificada nenhuma forma de violência ou lesão, entendendo o perito como causa da morte o afogamento. O exame toxicológico não apresentou dados significativos devido ao estado do corpo e tempo que estava na água. A polícia então concluiu que não foi constatado nenhum indício de quaisquer condutas criminosas no fato. O procedimento será encaminhado ao Judiciário e Ministério Público, os quais haviam solicitado as investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.