ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Há mais de um mês, oito trabalhadores da mina Perkoa, no Burkina Faso, no oeste da África, estão presos a centenas de metros de profundidade após uma enchente ter bloqueado sua saída. As equipes de resgate estão bombeando água para fora da mina para chegar a uma câmara de refúgio, um lugar preparado para abrigar os trabalhadores no caso de algum desmoronamento. Mas, com o passar do tempo, a esperança de encontrá-los vivos vai diminuindo. Entre os homens presos estão seis cidadãos de Burkina Faso, um da Tanzânia e um da Zâmbia.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG, informou nesta quarta-feira que a Finlândia e a Suécia pediram oficialmente para ingressar na aliança, medida impulsionada por preocupações de segurança após a guerra da Rússia na Ucrânia. Autoridades dos dois países nórdicos participaram de uma cerimônia na sede da Otan, em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta. A Turquia, um dos membros da Otan, ameaça bloquear a entrada dos dois países na organização. O país, cuja ratificação é imperativa, como a dos outros 30 membros da Otan, reafirmou ontem sua hostilidade à entrada de Suécia e Finlândia, apesar das discussões diplomáticas durante o fim de semana.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou em sua conta no Twitter que o país está "no caminho" para cortar o déficit público em um trilhão e 500 bilhões de dólares, "o maior declínio da história". O ajuste ocorre após o período de gastos maiores para lidar com o choque da pandemia da Covid-19. Em sua mensagem, BIDEN argumenta que isso "importa para as famílias já que reduzir o déficit é um dos principais meios pelos quais podemos reduzir as pressões inflacionárias". Em declarações recentes, o presidente tem enfatizado o trabalho de seu governo para ajudar a conter os preços.

O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 12 a 17 anos. A informação foi confirmada ao site R7 por dois especialistas que fazem parte da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 do Ministério da Saúde. A reunião do colegiado que deu sinal verde para a terceira dose dos adolescentes ocorreu no último dia seis.Em breve, o Ministério da Saúde publicará uma portaria com os critérios para o complemento da imunização desse grupo, que inclui cerca de 20 milhões de pessoas. Em fevereiro, a pasta já havia recomendado a dose de reforço somente para adolescentes imunocomprometidos.

O governo federal publicou uma medida provisória nesta terça-feira permitindo a atualização das tabelas do frete pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sempre que houver variação de cinco por cento no valor do diesel. O documento está no Diário Oficial da União.

A medida altera a Lei número 13 mil 703, que define a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A norma antiga previa atualização na tabela de preço mínimo de frete quando a oscilação no preço do diesel fosse superior a 10 por cento. Agora, com a redução do percentual para cinco por cento, a expectativa é que a ANTT publique uma nova tabela de frete.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro EDSON FACHIN, afirmou nesta terça-feira que a Corte pretende trazer ao Brasil mais de cem observadores internacionais para acompanhar as eleições de 2022. FACHIN também anunciou a criação de uma rede para garantir a vinda ao Brasil de observadores da União Europeia. De acordo com o presidente do TSE, foram convidados a acompanhar as eleições no Brasil as seguintes entidades e instituições: Organização dos Estados Americanos; Parlamento do Mercosul; Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; União Interamericana de Organismos Eleitorais; Centro Carter; Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais e a Rede Mundial de Justiça Eleitoral.

Santa Catarina é o quarto maior estado infrator do país quando o assunto é o uso do telefone celular por motoristas em vias urbanas e rodoviárias. Em 2021, 250 mil motoristas foram flagrados utilizando o celular no trânsito. São Paulo lidera concentrando mais de 37 por cento dos registros nesse período, ou 91 mil 362 multas. Em seguida vêm Minas Gerais e Goiás. Santa Catarina registrou 15 mil 940 infrações, colocando o estado em quarto lugar neste ranking no país. O uso do smartphone na direção é uma infração gravíssima. Quem for flagrado tem de desembolsar 243 reais em multa, além de ganhar sete pontos na CNH.

O Governo do Estado lançou nesta semana o Qualifica SC, com vagas de cursos gratuitos para mais de cinco mil trabalhadores. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a iniciativa vai oferecer mais oportunidades aos catarinenses e mão de obra qualificada para empresas do setor turístico, de serviços, gastronomia, tecnologia e outros. Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica em Santa Catarina. A matéria, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, segue para votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador. A proposta classifica como esporte eletrônico “as competições profissionais de jogos que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”. Os praticantes dos jogos eletrônicos passam a ser reconhecidos como atletas.

Segundo MIOTTO, o PL é um marco inicial para os jogos eletrônicos em Santa Catarina.

Pela primeira vez alunos da Apae de Campo Erê vão participar dos jogos estaduais das Apaes. SONAIRA DALPIVA – presidente da escola especial de Campo Erê, destaca que todos os anos a Apae participa dos jogos a nível regional, mas dessa vez veio a classificação e eles vão participar da fase estadual. São seis alunos da Apae de Campo Erê que vão participar dos jogos estaduais. No entanto, explica SONAIRA, para que isso seja possível é necessário um investimento bem alto, e a escola quer a ajuda de toda a população.

Toda ajuda para levar os alunos da Apae aos jogos estaduais é bem vinda. A presidente da escola especial de Campo Erê, SONAIRA DALPIVA, ressalta que a comunidade pode contribuir com doações em dinheiro, basta procurar alguém da escola, ou então entrar em contato pelo telefone 49 3655-1195. Os jogos estaduais das Apaes do estado desse ano será na Apae de Lages, por isso o custo é alto com transporte, alimentação e diárias.

Obra do Cras é inaugurada em Palma Sola. A Administração Municipal realizou a inauguração da obra de revitalização e acessibilidade do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS. o secretário de assistência social IVANOR DE MOURA, conta que a obra iniciou em 2021, mas devido às restrições de saúde pública em decorrência da pandemia de coronavírus, a entrega oficial precisou ser adiada. O espaço foi pensado para oferecer um local acessível para todos, por isso foi investido na construção de rampas de acesso e estacionamento. Além disso, a estrutura já existente foi reformada com ajustes na cobertura e pintura completa. A Prefeitura investiu aproximadamente 200 mil reais, em recursos próprios.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma Unidade Pública Estatal Descentralizada da Política de Assistência Social.Ela é a responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios, sendo considerada a porta de entrada da assistência social. É um local público, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. No Cras são ofertados o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com as oficinas de kung fu, violão, artesanato, atendendo crianças, adolescentes e mulheres.

CRAS disponibiliza programas para usuários. Um deles, cita osecretário de assistência social IVANOR DE MOURA é a Horta Comunitária. Além disso tem também os atendimentos domiciliares, psicossociais, benefícios eventuais e outros atendimentos de livre demanda e ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no qual são realizadas ações mais voltadas para prevenção, através do monitoramento das famílias e de atividades que promovam a integração dos sujeitos envolvidos, aumentando o acesso a direitos básicos de cidadania.

Saúde Pública vai oferecer remédio para casos leves de Covid. Conforme o médico ODIRLEI BRAND, de Pinhalzinho que atende municípios da região, esse será o primeiro medicamento específico oferecido pelo SUS. O antiviral Paxlovid composto está aprovado, mas ainda não chegou na região. O objetivo é prevenir internações e mortes pela doença. O público alvo são adultos com comorbidades e pessoas acima de 65 anos. O remédio será oferecido com receita médica. O médico acredita que a pandemia não terá fim por completo, mas os casos diminuíram bastante porque Covid está bem mais controlada.

Com relação a dengue o médico ODIRLEI BRAND diz que ela é mais prejudicial para quem já teve Covid por causa da reação cruzada. Sintoma de dengue deixa a pessoa debilitada. Já Covid, na grande maioria dos casos apresenta sintomas leves. Ele acredita que nunca vai sair de moda lavar bem as mãos seguidamente, utilizar álcool em gel, cuidar ao tossir, além de outros cuidados que a população já está acostumada. DR. BRAND observa que é difícil a pessoa identificar se está com gripe, dengue ou covid porque os mesmos sintomas estão presentes nestas doenças. Ele orienta a pessoa que não se sente bem ir para o posto de saúde, mas não precisa sair correndo num primeiro momento.

Equipe da Administração Municipal participa de consultoria sobre Termo de Referência. Nesta semana secretários municipais e servidores de Palma Sola, participaram de consultoria sobre Termo de Referência para compras e serviços, de acordo com o regime atual e a nova Lei de Licitações. A consultora de compras governamentais do Sebrae, MICHELI MENZEL, ministrou a capacitação. De acordo com ela, entre os assuntos abordados estava o próprio Termo de Referência. Ele é um documento que une as principais informações da fase interna da licitação e, por isso, deve ser construído com cuidado e atenção, já que seus dados servem de espelho para elaboração do edital e contrato administrativo. Também planejamento de compras, plano anual de contratações e abordagem geral sobre a nova lei de licitações.

Uma Lei institui nova modalidade de contratação e aumenta penas para crimes relacionados a licitações e contratos.Segundo a consultora do Sebrae, ela também prevê novas regras para dispensa de licitação e aditivos contratuais, entre outras medidas. A nova Lei de Licitações já está em vigor, mas a revogação das normas anteriores ocorrerá no prazo de dois anos. Nesse período, as regras novas e antigas vão conviver e a administração pública poderá optar por qual aplicar. A exceção é para a parte dos crimes licitatórios, que substituiu, de imediato, as regras anteriores.



Casal é flagrado furtando galinhas em Romelândia. Um casal foi visto carregando duas galinhas furtadas na tarde de ontem. A Polícia Militar foi chamada, por volta das 13h, para atender uma ocorrência de furto de coisa comum em Romelândia. Conforme a PM, uma pessoa constatou o fato e ligou para a Polícia Militar para recuperar as galinhas. Foram localizados um homem e uma mulher com duas galinhas em um saco. Ambos foram levados para a delegacia de Polícia onde prestaram esclarecimentos.

Autor das ameaças de invasão a escola presta depoimento a delegacia de Polícia. O homem que ameaçou invadir o colégio Maria da Glória Mattos, Distrito de Idamar, comunidade rural de Dionísio Cerqueira, foi interrogado pela delegacia de Polícia e relatou sua versão sobre o caso investigado. Além do autor, outras testemunhas foram ouvidas. Há algumas semanas, áudios e fotos do autor circulam nas redes socais onde afirmava que invadiria a unidade escolar para atentar contra a vida dos presentes e depois cometer suicídio. No áudio que também circula em grupos de conversas foi relatado que o homem compraria um terno de cor preta para efetuar o massacre destacando que o rapaz adquiriu a peça.

Segundo a delegacia de Polícia o autor confessou, durante o interrogatório, que as mensagens postadas nas redes sociais se tratavam de uma brincadeira e demonstrou arrependimento pelo feito. Durante o depoimento, o homem afirmou que em momento algum tinha ou tem intenção de causar qualquer mal alguma pessoa. Sobre as mensagens de terceiros divulgadas em grupos de WhatsApp, o autor relatou que não passam de boatos para gerar pânico na população. No áudio ainda é relatado que o rapaz estaria foragido das autoridades policiais depois que a Polícia Militar foi até a residência de seus pais e não o encontraram. Porém, a delegacia desmentiu e afirmou que o autor não esteve foragido em nenhum momento e inclusive contribui com as investigações.

Por isso, as autoridades policiais pedem cautela nos encaminhamentos e repasses de mensagens via redes sociais com ameaças sem procedência para não gerar maiores transtornos e medo desnecessário. Se alguém tiver informações concretas sobre este ou outros casos similares, pode procurar a Polícia Civil de seu município ou no disque-denúncia 181. A secretaria de Estado da Educação enfatizou que segue adotando as medidas necessárias sobre o caso. Desde segunda-feira, a escola Maria da Glória Mattos conta com vigia humano.

Acidente deixa motorista ferido na SC-160. Por volta das 14 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para ocorrência de acidente de trânsito. Na chegada ao local, nas proximidades da Linha Dal Piva, foi encontrado próximo ao veículo capotado um homem caminhando sob a via com ferimento de corte contuso no crânio. Depois de bastante conversa com a vítima, ela aceitou o atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada. O caminhão dos bombeiros permaneceu no local até a desobstrução completa da rodovia e também para limpeza de um grande trecho que estava escorregadio por conta de óleo na pista.

PRF apreende quase 550 quilos de maconha e prende homem por tráfico e receptação. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase 550 quilos de maconha ontem no município de Marmeleiro. Conforme a PRF, a equipe abordou uma caminhonete ChevroletS10 que transitava de forma suspeita. O condutor foi abordado e no veículo os policiais encontraram 549,2 quilos de maconha. O homem de 28 anos foi preso por tráfico de drogas, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e dirigir de forma perigosa. O condutor, junto com a caminhonete e a droga foram entregues na 19ª SDP em Francisco Beltrão.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/733ejoOosRx6MDsQfjuR6RAaNfm7DGniyOY1qjZc): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185