ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/05/2022

-TABELA DO FRETE SERÁ REVISADA SE ALTA DO DIESEL PASSAR DE CINCO POR CENTO

-SC É O QUARTO ESTADO COM MAIS MULTAS PELO USO DO CELULAR AO DIRIGIR

-APLICAÇÃO DO CONCRETO NA BR-163 AVANÇA EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-POSSE DE ÁREA RURAL NA DIVISA COM PARANÁ É DEBATIDA POR PALMA SOLA

-IMPLANTAÇÃO DE CRECHE NO INTERIOR ATENDERIA CERCA DE 50 CRIANÇAS

-SETOR EMPENHA EQUIPE PARA RECUPERAÇÃO DAS VIAS USADAS PARA DESVIO

-OBRAS PÚBLICAS LICITADAS COM MENOR PREÇO PREJUDICAM NA QUALIDADE

-CRAS DESENVOLVE PROJETO “SAÚDE COM SABOR” EM PARCERIA COM A EPAGRI

-AUTOR DE AMEAÇAS DE INVASÃO A ESCOLA É OUVIDO PELA POLÍCIA

-POLÍCIA MILITAR ATENDE DUAS OCORRÊNCIAS DE BRIGAS ENTRE VIZINHOS

O tempo é instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia com previsão de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Há mais de um mês, oito trabalhadores da mina Perkoa, no Burkina Faso, no oeste da África, estão presos a centenas de metros de profundidade após uma enchente ter bloqueado sua saída. As equipes de resgate estão bombeando água para fora da mina para chegar a uma câmara de refúgio, um lugar preparado para abrigar os trabalhadores no caso de algum desmoronamento. Mas, com o passar do tempo, a esperança de encontrá-los vivos vai diminuindo. Entre os homens presos estão seis cidadãos de Burkina Faso, um da Tanzânia e um da Zâmbia.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG, informou nesta quarta-feira que a Finlândia e a Suécia pediram oficialmente para ingressar na aliança, medida impulsionada por preocupações de segurança após a guerra da Rússia na Ucrânia. Autoridades dos dois países nórdicos participaram de uma cerimônia na sede da Otan, em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta. A Turquia, um dos membros da Otan, ameaça bloquear a entrada dos dois países na organização. O país, cuja ratificação é imperativa, como a dos outros 30 membros da Otan, reafirmou ontem sua hostilidade à entrada de Suécia e Finlândia, apesar das discussões diplomáticas durante o fim de semana.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou em sua conta no Twitter que o país está "no caminho" para cortar o déficit público em um trilhão e 500 bilhões de dólares, "o maior declínio da história". O ajuste ocorre após o período de gastos maiores para lidar com o choque da pandemia da Covid-19. Em sua mensagem, BIDEN argumenta que isso "importa para as famílias já que reduzir o déficit é um dos principais meios pelos quais podemos reduzir as pressões inflacionárias". Em declarações recentes, o presidente tem enfatizado o trabalho de seu governo para ajudar a conter os preços.

O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 12 a 17 anos. A informação foi confirmada ao site R7 por dois especialistas que fazem parte da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 do Ministério da Saúde. A reunião do colegiado que deu sinal verde para a terceira dose dos adolescentes ocorreu no último dia seis. Em breve, o Ministério da Saúde publicará uma portaria com os critérios para o complemento da imunização desse grupo, que inclui cerca de 20 milhões de pessoas. Em fevereiro, a pasta já havia recomendado a dose de reforço somente para adolescentes imunocomprometidos.

O governo federal publicou uma medida provisória nesta terça-feira permitindo a atualização das tabelas do frete pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sempre que houver variação de cinco por cento no valor do diesel. O documento está no Diário Oficial da União. A medida altera a Lei número 13 mil 703, que define a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A norma antiga previa atualização na tabela de preço mínimo de frete quando a oscilação no preço do diesel fosse superior a 10 por cento. Agora, com a redução do percentual para cinco por cento, a expectativa é que a ANTT publique uma nova tabela de frete.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro EDSON FACHIN, afirmou nesta terça-feira que a Corte pretende trazer ao Brasil mais de cem observadores internacionais para acompanhar as eleições de 2022. FACHIN também anunciou a criação de uma rede para garantir a vinda ao Brasil de observadores da União Europeia. De acordo com o presidente do TSE, foram convidados a acompanhar as eleições no Brasil as seguintes entidades e instituições: Organização dos Estados Americanos; Parlamento do Mercosul; Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; União Interamericana de Organismos Eleitorais; Centro Carter; Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais e a Rede Mundial de Justiça Eleitoral.

Santa Catarina é o quarto maior estado infrator do país quando o assunto é o uso do telefone celular por motoristas em vias urbanas e rodoviárias. Em 2021, 250 mil motoristas foram flagrados utilizando o celular no trânsito. São Paulo lidera concentrando mais de 37 por cento dos registros nesse período, ou 91 mil 362 multas. Em seguida vêm Minas Gerais e Goiás. Santa Catarina registrou 15 mil 940 infrações, colocando o estado em quarto lugar neste ranking no país. O uso do smartphone na direção é uma infração gravíssima. Quem for flagrado tem de desembolsar 243 reais em multa, além de ganhar sete pontos na CNH.

O Governo do Estado lançou nesta semana o Qualifica SC, com vagas de cursos gratuitos para mais de cinco mil trabalhadores. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a iniciativa vai oferecer mais oportunidades aos catarinenses e mão de obra qualificada para empresas do setor turístico, de serviços, gastronomia, tecnologia e outros. Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica em Santa Catarina. A matéria, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, segue para votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador. A proposta classifica como esporte eletrônico “as competições profissionais de jogos que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”. Os praticantes dos jogos eletrônicos passam a ser reconhecidos como atletas. Segundo MIOTTO, o PL é um marco inicial para os jogos eletrônicos em Santa Catarina.

Foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação com pedras irregulares na Linha Ouro Verde, Guaraciaba. O prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, autorizou a empresa vencedora da licitação iniciar a obra de calçamento onde serão executados cerca de três mil metros quadrados com pedras irregulares. Conforme o prefeito, a empresa fará execução de obra em três partes e inicialmente na Rua Planalto, totalizando 960 metros quadrados. A segunda etapa parte da Via Nereu Ramos, totalizando cerca de mil e 500 metros quadrados e a terceira da Via Nereu Ramos, totalizando mais de 415 metros quadrados. Os valores investidos giram em torno de 307 mil reais. A empresa tem dez dias para iniciar as obras.

Nesta semana aconteceu a licitação da empresa responsável pela execução da segunda etapa de construção do pavilhão da comunidade de Vista Alegre, Princesa. Serão investidos mais de 205 mil reais e deste montante 200 mil de recursos do governo do Estado, através de indicação do Deputado Estadual MAURO DE NADAL e o restante de contrapartida do município. A segunda etapa da obra compreenderá o fechamento das paredes e o piso em concreto armado.

A prefeitura de Palma Sola enfrenta um entrave sobre a limitação territorial com o município de Flor da Serra do Sul, no Paraná. Ambos ficam na divisa dos dois Estados e a posse da comunidade Rene Damo está sendo adequada entre as administrações. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, disse que a comunidade continua pertencendo à Palma Sola, mas há processos em andamento. As duas prefeituras não entraram em intensos debates sobre a posse da linha, sendo que alguns serviços serão prestados por ambas as administrações, como a recolha do lixo, por exemplo. Ela explicou que atualmente há cinco leis que regem sobre as limitações e todas distintas uma da outra. Palma Sola passa pela elaboração do Plano Diretor que visa adequar o município. O prefeito de Flor da Serra do Sul, segundo ela, também está debatendo sobre o assunto com os órgãos do Estado para solucionar este entrave. IZABEL também afirmou que ficou acertado a criação do programa “Divisa Certa”.

Palma Sola procurou um comum acordo com Flor da Serra do Sul para considerar a legislação que criou a comunidade Rene Damo, e por isso a posse continua sendo de Palma Sola. Porém, um convênio entre as prefeituras foi firmado devido a proximidade da comunidade rural com o município paranaense. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, comentou que isso vai evitar transtornos para ambos. Ela ainda explicou que, se levar em consideração as atuais cinco normas, causaria entraves aos moradores que teriam que se adequar às regras do Paraná. Com o programa “Divisa Certa”, a prefeitura vai limitar a área entre os municípios e definir outras obrigatoriedades. A assessora disse que alguns projetos de lei para esta adequação serão encaminhados para a Câmara de Vereadores. O mesmo será feito por Flor da Serra do Sul. A comunidade também já recebeu diversos investimentos em pavimentação, por exemplo, todos com iniciativa de Palma Sola. IZABEL informou que Rene Damos conta com 800 habitantes.

Acontecerá no próximo dia 24, no Centro de Convivência de Idosos, o lançamento do projeto de indicação geográfica de Milhos tradicionais de Anchieta. O evento vai começar às 19 horas. O objetivo é buscar o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual de que os milhos e as pipocas de Anchieta possuem características bioquímicas e genéticas ligadas à cultura alimentar. Isso torna esses milhos e pipocas únicos, por isso é buscado pela prefeitura o reconhecimento desse selo de uma indicação geográfica. Sendo que após o reconhecimento, isso ajudará no turismo, na conservação das variedades e na produção de produtos a partir delas pensando inclusive em negócios e na comercialização.

O projeto “Saúde com Sabor” está sendo desenvolvido pelo Cras de Guarujá do Sul em parceria com a Epagri. O intuito do projeto é promover o debate sobre uma alimentação saudável que valorize os alimentos produzidos nas propriedades. Bem como compreender como alimentação influencia na promoção da saúde ou doença dependendo dos hábitos alimentares. A atividade desenvolvida é com base nas práticas de culinária e são oferecidas para as beneficiárias do Cras e aberta para a comunidade conforme a disponibilidade de vagas. Este encontro aconteceu com as participantes do Cras que residem no interior e posteriormente terão mais quatro encontros em comunidades do município. As inscrições para as próximas atividades podem ser feitas no Cras ou na Epagri.

Os secretários de Educação, coordenadores e assessores pedagógicos dos municípios da Ameosc participaram de uma visita técnica em Pinhalzinho durante o dia de ontem. Ação foi promovida pelo colegiado de secretários, em parceria com a secretaria de Educação de Pinhalzinho. O objetivo foi conhecer a experiência da rede municipal de ensino na implantação das salas de ciências do primeiro ao nono ano. A visita técnica visa aos participantes conhecer práticas pedagógicas de programas e projetos que utilizem as tecnologias digitais e metodologias ativas na educação básica. Além de ser uma oportunidade de avaliar e analisar quais as possibilidades de implantação das experiências nos municípios abrangidos pela Associação. Os participantes visitaram a secretaria e a escola Dom José Gomes onde conheceram a experiência do projeto Sala de Ciências Personalizada para o ensino fundamental um e dois. No colégio José Theobaldo Utzig e no CEIM Professor João Triches, onde conheceram as experiências do dia a dia.

O Conder realizou uma Assembleia Geral Ordinária com os prefeitos dos municípios consorciados. A assembleia foi realizada no auditório da Ameosc com a coordenação do presidente, prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Durante a reunião, foi realizada a apreciação do pedido de ingresso do município de Campo Erê ao Conder, o qual foi aprovado. A partir de agora, serão dados encaminhamentos burocráticos para efetivação do consorciamento. A secretária Executiva JUSSARA REGINATTO, explicou que entres outras pautas importantes deliberadas na Assembleia, foi razão de relevante explicação e orientação aos municípios consorciados à questão do Estudo Técnico Sócio Ambiental. Com a vinda de uma nova lei, houve algumas alterações. A orientação do Conder, até se ter clareza da lei, é que os municípios sigam com a contratação do Estudo Técnico Sócio Ambiental que vai servir para os municípios na questão das Áreas de Preservação Permanente bem como na Regularização Fundiária Urbana.

Outro encaminhamento que os municípios consorciados ao Conder deliberaram na Assembleia, foi sobre a elaboração de um novo Plano Diretor ou sua revisão. A ideia é fazer essa contratação de forma coletiva através do Programa Licitações Compartilhadas do Consórcio. Nos próximos dias, os municípios irão encaminhar sua manifestação sobre o interesse em participar desta contratação. Ainda, os consorciados deliberaram referente ao programa Mais Asfalto, sobre o qual foi informado aos presentes os encaminhamentos e tramitação que estão acontecendo. Em alguns dias será marcada uma reunião com uma comissão para tratar sobre alguns encaminhamentos específicos para agilizar o processo e poder iniciar a prestação de serviços aos municípios.

As obras de concretagem da BR-163, em São José do Cedro, seguem avançando sentido ao elevado de acesso à cidade. Ontem a concretagem se encontrava nas proximidades do viaduto da Derrubada. O pavimento rígido se aproxima do primeiro quilômetro executado pela empreiteira Torc. Até ontem à tarde cerca de 700 metros já foram pavimentados com concreto. A concretagem segue acompanhada com trabalhos de adequação e fresagem da pista principal nas proximidades do viaduto de acesso a rodovia municipal sentido aos Distritos de Mariflor e Padre Réus. Até na área urbana de São José do Cedro foi efetuada a retirada da camada de asfalto para posterior aplicação do concreto. Hoje, a concretagem completa uma semana desde que iniciou nas proximidades do quilômetro 97 no último dia 11. A pista principal possui cerca de nove metros de largura e contará com a terceira faixa em trechos necessários. Além de aplicar ferros em locais necessários conforme o projeto. O pavimento atual é da mesma tecnologia aplicada na Alemanha.

Mesmo com a instabilidade do clima na última segunda-feira, a empreiteira continuou com os trabalhos de adequação da rodovia federal. Para obter a secagem mais rápida do pavimento, a equipe também faz o uso de um produto para secagem para a conclusão dos primeiros quilômetros e ao clima instável na região. Os motoristas precisam ter cautela para trafegar pelo trecho devido às máquinas e homens na pista principal realizando as obras. O fluxo estava fluindo dentro da normalidade enquanto a Rádio Cedro esteve no local na tarde de ontem acompanhando os trabalhos. Em dois momentos, duas viaturas, uma da Polícia Federal e Ambulância, tiveram a preferencial para os deslocamentos. Além destas obras, os condutores precisam ficar atentos às detonações de rochas previstas para hoje e amanhã em locais distintos. A primeira está ocorrendo agora ao meio dia no quilômetro 88 vírgula cinco, Linha Daltro Filho, Guaraciaba. Já amanhã, também ao meio-dia, a detonação acontecerá no quilômetro 95 vírgula cinco em São José do Cedro.

A obra de adequação e ampliação da capacidade da BR-163, entre São José do Cedro e Guaraciaba, é totalmente executada com os 100 milhões de reais que o governo de Santa Catarina empenhou ao Dnit. Até a última semana, o Estado já efetuou o pagamento aproximado de 23 milhões de reais. Destes valores já pagos, foram aplicados 16 milhões apenas na adequação da pista. A partir de agora, com a concretagem, a tendência é aumentar os valores investidos. Até agora, desde que as obras foram retomadas em março de 2021, segundo obtido pela Rádio Cedro, não foi investido nenhum valor do governo Federal. Sendo que seria de responsabilidade da União executar as obras. Depois que os 100 milhões do Estado esgotar, o Dnit começa a repassar os recursos da União previstos no orçamento do governo Federal. A obra em sua totalidade deve custar mais de 210 milhões de reais e prazo de execução é de três anos.

Na sessão da Câmara de Vereadores de São José do Cedro desta semana foi relatado sobre o alargamento da estrada da Linha Santa Isidoro, sentido a Guaraciaba, que atualmente é bastante utilizada para desvio de tráfego da BR-163. O secretário de Obras JAIR POSTAY, disse sobre a possibilidade de efetuar o serviço, mas causaria grandes transtornos aos motoristas. Por isso, ele acredita que este trabalho deveria aguardar algumas semanas antes de ser executado. O secretário explicou que um trecho desta estrada é estreito e tem dificultado o fluxo de veículos, principalmente, depois do desvio do trânsito da rodovia federal. A intenção é efetuar esta obra, mas quando a via não for intensamente utilizada. JAIR relatou que recentemente foi realizado um tapa-buracos no trecho, mas muitos motoristas não têm calma para aguardar os trabalhos. Em alguns casos, segundo o secretário, muitos motoristas acabam xingando os servidores da prefeitura.

Outras estradas utilizadas para o desvio do trânsito da BR-163 também receberam algumas melhorias na última semana. O secretário de Obras JAIR POSTAY, relatou que em certos pontos o Semae precisou fazer o remanejamento dos canos de água devido as obras. Com isso, as estradas sofreram com as chuvas das últimas semanas somadas ao fluxo de veículos. Ele disse que a equipe está com as máquinas disponíveis para solucionar estes problemas e deixar a estrada adequada. POSTAY afirmou que o município conta com uma equipe responsável apenas para estas melhorias. Ele também lembrou que recentemente foi implantado as placas de sinalização para desvios da 163 e tem auxiliado quem trafega pela área rural.

Empresário da construção civil de São José do Cedro esteve na Câmara de Vereadores na última sessão para trazer esclarecimentos sobre as obras executadas pela sua empresa. ALVORI PAGNUSSATTI, relatou para a Rádio Cedro que uma obra pública é executada com o menor preço licitado. Ou por uma tabela pré-definida que, segundo ele, deixa a desejar. O empresário enfatizou que, com baixo orçamento, a obra executada será de baixa qualidade. Ele citou sobre o pavilhão comunitário do Distrito de Padre Réus que foi lançado o edital, mas nenhuma empresa se credenciou, por isso assumiu a execução das melhorias aguardando uma retribuição depois de concluída as obras. O que não ocorreu. Sobre o novo Centro dos Idosos, ALVORI salientou que a obra não foi efetuada com baixa qualidade, mas o que houve foram defeitos frutos de projeção não bem elaborada. O empresário destacou que muitas pessoas não possuem conhecimento de como funciona um processo licitatório.

A implantação de uma creche na Linha São Vendelino, área rural de São José do Cedro, poderia atender cerca de 14 comunidades num total aproximado de 50 crianças. A declaração é da suplente de vereadora JUCELI BOSA. Em entrevista para a Rádio Cedro, ela relatou que esta é uma necessidade reivindicada há algum tempo pelas mães moradores das áreas abrangidas. Sendo que todas as comunidades possuem ao mínimo uma criança. Segundo ela, o prefeito apoiou a construção de uma escola infantil durante uma reunião. A suplente anexou com o pedido a reivindicação das mães para entregar ao executivo. JUCELI salientou que esta implantação auxiliaria na sucessão familiar. Sendo que algumas mães, segundo ela, trocam o campo pela cidade devido a disponibilização de uma creche para crianças de até quatro anos. A suplente acredita que este projeto saia do papel ainda neste ano. JUCELI destacou que a creche também pode ser implantada junto a escola existente na comunidade.

Um casal foi visto carregando duas galinhas furtadas na tarde de terça-feira no município de Romelândia. A Polícia Militar foi chamada, por volta das 13 horas, para atender uma ocorrência de furto de coisa comum em Romelândia. Conforme a PM, uma pessoa constatou o fato e ligou para a Polícia Militar para recuperar as galinhas. Foram localizados um homem e uma mulher com duas galinhas em um saco. Ambos foram levados para a delegacia de Polícia onde prestaram esclarecimentos.

Ontem, a Polícia Militar atendeu duas ocorrências de lesão corporal leve envolvendo vizinhos em São Miguel do Oeste. O primeiro caso foi na rua na Rua Afonso Pena, Bairro Santa Rita, quando uma mulher entrou em uma escola para pedir socorro. A idosa estava saindo de casa quando foi abordada pela vizinha que lhe ameaçou e jogou um vaso de vidro na cabeça causando lesões e lhe perseguindo pela rua. Já o segundo caso foi na Rua Florianópolis no Bairro São Jorge, quando um homem chegou pedindo por socorro, pois foi agredido pela vizinha. O homem apresentava lesões e em conversa com a vizinha, relatou que o homem foi até a sua residência embriagado e o agrediu. Foi confeccionado o termo circunstanciado.

O homem que ameaçou invadir o colégio Maria da Glória Mattos, Distrito de Idamar, Dionísio Cerqueira, foi interrogado pela delegacia de Polícia. Além do autor, outras testemunhas foram ouvidas. Há algumas semanas, áudios e fotos do autor circulam nas redes socais onde afirmava que invadiria a unidade escolar para atentar contra a vida dos presentes e depois cometer suicídio. No áudio que também circula em grupos de conversas foi relatado que o homem compraria um terno de cor preta para efetuar o massacre destacando que o rapaz adquiriu a peça. A delegacia, de responsabilidade do delegado CLAUDIR STANG, informou a Rádio Cedro que o autor confessou que as mensagens postadas nas redes sociais se tratavam de uma brincadeira e demonstrou arrependimento pelo feito. O homem afirmou que em momento algum tinha ou tem intenção de causar qualquer mal alguma pessoa. Sobre as mensagens de terceiros divulgadas em grupos de WhatsApp, o autor relatou que não passam de boatos para gerar pânico na população.

No áudio ainda é relatado que o rapaz estaria foragido das autoridades policiais depois que a Polícia Militar foi até a residência de seus pais e não o encontraram. Porém, a delegacia desmentiu e afirmou que o autor não esteve foragido em nenhum momento e inclusive contribui com as investigações. Por isso, as autoridades policiais pedem cautela nos encaminhamentos e repasses de mensagens via redes sociais com ameaças sem procedência para não gerar maiores transtornos e medo desnecessário. Se alguém tiver informações concretas sobre este ou outros casos similares, pode procurar a Polícia Civil de seu município ou no disque-denúncia 181. A secretaria de Estado da Educação enfatizou para a Rádio Cedro que segue adotando as medidas necessárias sobre o caso. Desde segunda-feira, a escola Maria da Glória Mattos conta com vigia humano.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/p1uSk2P7dt25VVlDD75S76WgDLpvLHy3rPKFsQcc): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185