ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 18 05 2020

-GOVERNO COMEÇA A PAGAR HOJE SEGUNDA PARCELA DO AUXÍLIO DE 600 REAIS

-CHAPECÓ É A CIDADE COM MAIS CASOS DE COVID-19 EM SANTA CATARINA

-MUNICÍPIO ABRE NOVA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

-LIQUIDA SÃO MIGUEL COMEÇA HOJE COM DESCONTOS DE ATÉ 70 POR CENTO

-HOSPITAL REGIONAL TEM PRIMEIRO CASO DE PACIENTE RECUPERADO DE COVID-19

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRAR JOVEM DE 19 ANOS

-HOMEM MORRE CARBONIZADO EM INCENDIO DE RESIDENCIA NA FRONTEIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Parlamento israelense realizou, neste domingo, a cerimônia de posse do governo de unidade liderado pelo primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU e seu ex-rival BENNY GANTZ, encerrando a maior crise política da história recente do país. No total, 73 dos 120 deputados aprovaram a moção de confiança, ou seja, 12 a mais do que o mínimo exigido. A votação foi originalmente marcada para quinta-feira, mas acabou sendo adiada para finalizar detalhes sobre a distribuição dos ministérios. Com o apoio dos parlamentares, NETANYAHU se tornou primeiro ministro do país pela quinta vez — a quarta consecutiva.

A Itália irá reabrir as fronteiras com a União Europeia a partir de três de junho e vai suspender o isolamento obrigatório de 14 dias para visitantes estrangeiros. As medidas foram anunciadas neste sábado após a reunião do Conselho de Ministros – que durou cerca de 10 horas e foi presidida pelo chefe de governo GIUSEPPE CONTE. Elas poderão ser revistas com base no "risco epidemiológico", ou seja, caso haja aumento no número de registros de infecção. A restrição de circulação havia sido adotada para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no país que já teve mais 230 mil casos e 31 mil óbitos.

Espanha e Itália demonstraram neste domingo que estão reagindo à pandemia do novo coronavírus. Segundo as autoridades de saúde locais, os países registraram os menores números de novos infectados pela covid-19 nas últimas 24 horas. Com as marcas mais baixas desde março, os governos planejam a retomada das atividades. Na Espanha, foram 87 mortes confirmadas e 421 pessoas infectadas. Os números são os menores desde 16 de março. Já a Itália registrou 145 mortes e 675 pessoas infectadas por covid-19 nas últimas 24 horas. Os números também são os mais baixos desde que foi decretado o fechamento do país, em 9 de março.

Começa a ser paga nesta segunda-feira a segunda parcela do Auxílio Emergencial de 600 reais. Os primeiros a receber serão os beneficiários do Bolsa Família cujo NIS é terminado em 1. Na terça, serão pagos os recursos aos beneficiários do bolsa com NIS terminado em 2. Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do site ou aplicativo, começam a receber a parcela apenas na quarta-feira. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

Os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal enviaram uma carta ao presidente JAIR BOLSONARO em que pedem a sanção imediata do projeto de socorro financeiro aos estados e municípios para mitigar os efeitos da crise do coronavírus na economia. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 6 de maio. Caberá a Bolsonaro sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetá-lo. A carta, com data de sexta-feira, foi assinada por representantes das 27 unidades da federação, reunidos no Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Os secretários afirmam ser urgente a liberação dos recursos, embora considerem o valor “insuficiente” para compensar as perdas de arrecadação.

Desde que a cloroquina foi aventada como medicação auxiliar no tratamento da Covid-19, o governo brasileiro distribuiu o medicamento a praticamente todos os estados, sendo que dez deles receberam acima de 50 mil comprimidos, num total de dois milhões 932 mil comprimidos. São Paulo, epicentro da doença no Brasil, recebeu até agora 986 mil comprimidos. Para o Ceará, segundo estado em número de infectados por coronavírus, foram enviados 302 mil unidades, e para o Rio de Janeiro, 224 mil. A expectativa é que esta semana o Ministério da Saúde mude a orientação e passe a permitir o uso da Cloroquina também para paciente iniciais da Covid-19. O protocolo atual orienta a aplicação a pacientes em estado moderado ou grave da Covid-19, sob algumas condições.

Santa Catarina teve um saldo maior de empresas constituídas em 2020 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35 mil 144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31 mil 955 constituições. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCAS ESMERALDINO, os números mostram que o ambiente econômico do estado, apesar de toda a insegurança gerada pela pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda reflete o viés empreendedor do cidadão catarinense e mostra um estado ainda pujante e confiante em uma retomada do crescimento.

Um estudo técnico emergencial apontou a necessidade de serviços emergenciais nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, de Florianópolis. O laudo foi emitido no mês de fevereiro pela empresa RMG Engenharia, contratada pelo governo estadual para fazer a vistoria nas estruturas, que fazem ligação entre a Ilha e a área continental da capital. Conforme o documento, a parte estrutural de três blocos submersos de cada uma das pontes precisa ser reforçada urgentemente. Entre os danos citados no laudo, estão desplacamento do concreto, corrosão, armaduras expostas e em processo de corrosão, e armaduras rompidas. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, THIAGO VIEIRA, afirmou na sexta-feira que o processo de contratação da empresa responsável pela execução da obra atualmente está sendo finalizado, com previsão de início da obra no mês de junho.

O prefeito de Chapecó, LUCIANO BULIGON confirmou na manhã desta segunda-feira que a cidade registrou a primeira morte por coronavírus. Segundo o prefeito, a vítima foi um homem de 85 anos, que tinha doenças pré-existentes. Chapecó se tornou neste fim de semana a cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Estado - são 506 infectados, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. O município do Oeste catarinense é seguido por Florianópolis com 473 registros e Blumenau com 418. Há pouco mais de uma semana, o Governo de Santa Catarina chegou a recomendar que a prefeitura fechasse o comércio e os serviços não essenciais por 14 dias por conta do crescimento de casos de Covid-19. No entanto, o prefeito decidiu manter o comércio aberto e afirmou que iria aumentar a fiscalização.

O quadro Análise do Globo vai contar, a partir desta semana, com um novo integrante. Trata-se do retorno do psicólogo ALVARO LORO. Ele já participou do quadro de análise das notícias do Globo em Foco, mas esteve afastado por um período em razão de outros compromissos profissionais. A reestreia de ALVARO LORO está confirmada para o programa de amanhã. O quadro Análise do Globo em Foco tem a participação do empresário JULIANO ROMANCINI nas segundas-feiras, agora do psicólogo ALVARO LORO nas terças, do arquiteto LECO SPAZZINI nas quartas, do professor ELINO DA SILVA nas quintas e do empresário GIOVANNI GOBBI nas sextas. A análise do Globo começa as duas da tarde dentro do programa Boa Tarde Peperi.

A Casan vai realizar nesta semana a limpeza dos quatro reservatórios da empresa que ficam no bairro Estrela. A informação é do chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele explicou que o serviço será realizado nesta terça-feira pela equipe da empresa com o reforço de profissionais da Casan de Chapecó e do Corpo de Bombeiros. MELLO comentou a desinfecção dosreservatórios tem o objetivo de garantir a saúde e a qualidade da agua ofertada para a população. Ele disse que o trabalho é feito de seis em seis meses e é uma ação necessária. MELLO pediu que os moradores economizem agua porque amanhã poderá haver interrupção no fornecimento para a realização dessa atividade.

A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste está mantendo os serviços da pasta, apesar das dificuldades impostas pela estiagem e pela pandemia do coronavírus. De acordo com o secretário ANTONIO DARIFF, as equipes estão trabalhando em pelo menos quatro frentes: na cidade, na área industrial da Linha Tupancy, na Linha Jacutinga e no atendimento dos agricultores afetados pela falta de chuvas. Ele explicou que a demanda por serviços nas propriedades rurais diminuiu com as chuvas da semana passada, mas a secretaria ainda está atendendo algumas famílias. DARIFF disse que outra preocupação da secretaria é com a recuperação e manutenção das estradas no interior.

O Dnit confirmou para amanhã a execução de novos serviços de detonação de rochas ao longo da BR 282. O cronograma prevê o fechamento para o transito de veículos em dois pontos da rodovia nesta terça-feira. No quilômetro 636, nas proximidades da Fazenda Volta Grande, a BR será fechada para as detonações entre nove e 10 da manhã e entre uma e duas da tarde. No quilômetro 600, perto do entroncamento com a BR 158 em Cunha Porã, a rodovia será interditada as três horas da tarde. Os trabalhos serão executados pelas empresas contratadas pelo DNIT que vai disponibilizar equipes para sinalização e orientação do trânsito. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em um hora.

Cerca de 20 por cento das obras de revitalização da BR-282, trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó, estão concluídos. A informação é do Departamento Nacional De Infraestrutura De Transportes. A pavimentação do trecho é uma demanda antiga da população tendo em vista que é uma importante ligação entre municípios e também de escoação da produção agrícola e agroindustrial. De acordo com o superintendente do órgão em Chapecó, DIEGO DA SILVA, a expectativa do DNIT é que as obras sejam concluídas no próximo ano. Ele explicou também que muitos serviços já foram realizados no trecho e que neste momento o foco da empresa é o incremento das terceiras faixas e restauração de trechos críticos da rodovia. A obra está orçada em 158 milhões de reais e o que preocupa as lideranças regionais é a incerteza com relação a liberação de recursos para a conclusão dos trabalhos.

Como forma de movimentar os estoques e de atrair os consumidores após o fechamento das empresas na pandemia do coronavírus, a CDL de São Miguel do Oeste antecipou a realização do Liquida São Miguel, tradicionalmente realizada na segunda quinzena de julho. A campanha começou hoje e vai até o dia 18 do mês que vem. Com duração maior de 30 dias, a proposta é evitar aglomerações e oportunizar aos consumidores maior tempo para conhecer e aproveitar as ofertas, produtos e condições de pagamento que as empresas participantes estarão oferecendo. O Liquida São Miguel deste ano contará com 135 empresas participantes, 57 por cento a mais que em 2019, com 22 segmentos diferentes do varejo e prestação de serviço. Os descontos vão de cinco a 70 por cento.

A segunda parte da terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciou na manhã de hoje no município. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá imunizar adultos, de 55 a 59 anos de idade, e professores de escolas públicas e privadas. A enfermeira da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI, destacou que a vacinação segue na praça Walnir Bottaro Daniel, durante toda a semana, das sete e meia da manhã as cinco da tarde sem fechar ao meio-dia. Ela também destacou que as pessoas que fazem parte dos grupos já contemplados com a vacinação e que não receberam a vacina, poderão comparecer no local para serem imunizadas. LEANDRA lembrou que todos devem apresentar um documento que comprove o seu enquadramento em um dos grupos prioritários.

A campanha de vacinação contra a gripe na praça Walnir Botaro Daniel está ocorrendo com a observação das normas de segurança sanitárias previstas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, para ir até o local de vacinação, as pessoas devem seguir as normas básicas de proteção ao Covid-19, que incluem o uso de máscaras, distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as pessoas e uso do álcool gel, disponibilizado pela Saúde no local. A enfermeira da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI reforçou que o cumprimento dessas normas de segurança é fundamental. Até sexta-feira, foram aplicadas nove mil 853 doses da vacina. A campanha de imunização contra a gripe na praça central da cidade vai até o dia cinco de junho.

O município de São José do Cedro confirmou na manhã desta segunda-feira o primeiro caso de Covid 19 em um morador da cidade. Trata-se de um homem de 26 anos que teve os sintomas leves e procurou atendimento após ter contato com pessoas de outros municípios com casos confirmados. O teste realizado no morador deu positivo para Covid-19. A administração municipal, por meio do comitê municipal de prevenção ao Coronavírus, informou que todos protocolos estão sendo seguidos. O homem recebeu as orientações e está em isolamento domiciliar, assim como familiares. O pedido do comitê é para que as pessoas redobrem os cuidados através da higienização das mãos, roupas, mantendo distância das pessoas em filas, evitando aglomerações e usando máscaras de proteção.

ELMAR PAULO GOMES, 54 anos, o primeiro paciente confirmado com Covid-19 a ser internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, recebeu alta na manhã deste domingo. Ele foi o primeiro caso recuperado da doença no hospital. No dia cinco de maio, o motorista, residente em Caxias do Sul, estava em Palma Sola quando não se sentiu bem. Ele foi encaminhado à unidade hospitalar do município para atendimento e, ao apresentar resultado positivo para Covid-19 em teste rápido, foi encaminhado ao Hospital Regional. O caminhoneiro permaneceu internado em leito de enfermaria e na Unidade de Terapia Intensiva, distante da família. O tratamento trouxe resultados positivos e ontem ele recebeu alta. O cunhado de ELMAR, ADÃO PEDRO CAMPO veio do Rio Grande do Sul para buscá-lo.

A alta hospitalar do caminhoneiro que se recuperou de Covid-19 foi muito comemorada pela equipe do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. ELMAR PAULO GOMES foi aplaudido pelos profissionais da unidade que se posicionaram ao longo de um dos corredores do Hospital. O momento foi registrado em um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Regional e que pode ser visto no portal da Peperi na internet. ELMAR disse que sentiu os sintomas da doença dentro do caminhão e que pensou que morreria naquele dia.

O município de São Miguel do Oeste registrou mais um caso do Covid-19 neste final de semana. O registro aconteceu no sábado. A paciente é uma mulher de 36 anos que está em isolamento domiciliar. Ela apresentou os seguintes sintomas: febre, tosse e desconforto respiratório. A mulher está sendo monitorada pela equipe da secretaria de saúde e não precisou de internação hospitalar. Até agora, o município já teve 16 casos confirmados de Covid-19, todos em isolamento domiciliar. Duas pessoas já se recuperaram da doença.

O décimo sexto caso confirmado de Covid-19 em São Miguel do Oeste é de uma funcionária do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A informação é do próprio Hospital que emitiu uma nota sobre o caso na noite de sábado. De acordo com o comunicado, a mulher, 36 anos, apresentou sintomas após uma viagem a Chapecó. Segundo a nota, ela está recebendo o atendimento médico no Hospital e todas as medidas de prevenção foram reforçadas com os demais colaboradores. Até o momento, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, atendeu apenas um paciente confirmado para Covid-19 que teve alta na manhã deste domingo.

Uma residência foi destruída em um incêndio na noite deste final de semana em São José do Cedro. A guarnição do corpo de bombeiros foi chamada por volta das 11 e meia deste sábado para combater um incêndio em uma residência na Rua Dos Pinheiros, Bairro Promorar. Quando os bombeiros chegaram no local, os vizinhos já estavam protegendo as casas próximas com mangueiras de jardim. A casa foi completamente destruída pelo fogo e os bombeiros gastaram cerca de 12 mil litros de água na ocorrência para combate ao fogo e rescaldo. Não houve vítimas. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregamento de vinho trazido ilegalmente da Argentina neste final de semana. Durante rondas na BR 163, a PRF avistou três veículos trafegando em alta velocidade pela rodovia. O comboio era formado por um Golf, um Uno e um Fiesta. Durante a tentativa de abordagem, o Fiesta fugiu em alta velocidade. O motoristas abandonou o veículo e fugiu para uma mata próxima. No interior desse carro foram encontradas aproximadamente 75 caixas de vinho de origem argentina. No Uno, que também foi abordado, estavam mais cinco caixas de vinho. Segundo a PRF, o Uno fazia o trabalho de "batedor". Mais tarde, a Polícia aborodu o Golf. O passageiro do veículo era o motorista do Fiesta. Todos foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu duas tentativas de golpe neste final de semana. Os dois casos foram registrados na manhã de sábado. O primeiro deles foi na rua Guilherme José Missen, Bairro Agostini, quando uma mulher recebeu uma ligação onde o interlocutor dizia a filha dela havia sido sequestrada. Os golpistas pediram 50 mil reais e a mulher disse que tinha apenas quatro mil. A vítima ligou para um taxista a fim de ir ao banco fazer o depósito. O taxista que chegou ao local desconfiou da situação e acabou ligando para a Polícia Militar. O outro caso foi de uma mulher que relatou aos policiais que seu whatsapp foi clonado e seus contatos estavam recebendo ligações e mensagens com pedidos de depósitos bancários. A mulher conseguiu cancelar o número de telefone e fez o registro da ocorrência.

A Polícia Militar interditou um estabelecimento comercial na última sexta-feira por descumprimento das medidas de proteção ao coronavírus. A PM, durante fiscalização de estabelecimentos juntamente com o Corpo de Bombeiros, flagrou seis clientes em um bar na Rua Marcílio, descumprindo as regras de segurança sanitária. Eles estavam escorados no balcão de atendimento, nenhum estava usando máscara e não guardavam distanciamento mínimo de um metro e meio entre eles. O estabelecimento já havia sido devidamente orientado em momentos anteriores pelas guarnições policiais quanto às medidas preventivas ao COVID-19. O bar foi interditado e a proprietária agora vai responder a um Termo Circunstanciado

A Polícia Civil de Maravilha prendeu um homem de 24 anos suspeito de estuprar uma mulher no município de São Miguel da Boa Vista. O crime aconteceu no dia 10 de maio e a prisão aconteceu na madrugada deste sábado, em Maravilha. O suspeito foi abordado pela Polícia Civil quando ele retornava de uma viagem. Segundo a polícia, o crime aconteceu após um evento familiar, ocorrido no interior de São Miguel da Boa Vista, quando o suspeito foi levar a vítima de 19 anos para casa. No caminho, ele teria praticado o abuso sexual. Após ouvir a vítima e algumas testemunhas, a Polícia Civil pediu a prisão do suspeito que foi autorizada pela justiça. O homem foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.

Um homem morreu durante um incêndio em residência no município de Dionísio Cerqueira nesta segunda-feira. O fato aconteceu por volta das três e meia da madrugada no bairro Três Fronteiras. Duas casas que ficam no mesmo terrenos foram atingidas pelo incêndio. Uma delas era ocupada por um casal, que conseguiu sair da residência Um idoso morava sozinho na outra residência. Vizinhos avistaram o fogo e acionaram os bombeiros que foram até o local para combater às chamas. As duas casas foram destruídas e idoso não conseguir sair. Durante às buscas, o corpo da vítima foi encontrado dentro de um cômodo, possivelmente o banheiro da moradia. Não há informações sobre as causas do incêndio. Uma perícia será feita no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.