ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 18/05/2020

GLOBO EM FOCO – 18/05/20

-GOVERNO COMEÇA A PAGAR HOJE SEGUNDA PARCELA DO AUXÍLIO DE 600 REAIS

-CHAPECÓ É A CIDADE COM MAIS CASOS DE COVID-19 EM SANTA CATARINA

-AÇÕES DA POLÍCIA GERAM BONS RESULTADOS PARA A SEGURANÇA DA REGIÃO

-UCEFF RETOMA ATIVIDADES PRÁTICAS DE VETERINÁRIA

-AEST REALIZA CAPACITAÇÕES PARA AUXILIAR EMPRESAS NA CRISE

-ITAPIRANGA INOVA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

-HOMEM MORRE DURANTE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA

-PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR JOVEM

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Parlamento israelense realizou, neste domingo, a cerimônia de posse do governo de unidade liderado pelo primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU e seu ex-rival BENNY GANTZ, encerrando a maior crise política da história recente do país. No total, 73 dos 120 deputados aprovaram a moção de confiança, ou seja, 12 a mais do que o mínimo exigido. A votação foi originalmente marcada para quinta-feira, mas acabou sendo adiada para finalizar detalhes sobre a distribuição dos ministérios. Com o apoio dos parlamentares, NETANYAHU se tornou primeiro ministro do país pela quinta vez — a quarta consecutiva.

A Itália irá reabrir as fronteiras com a União Europeia a partir de três de junho e vai suspender o isolamento obrigatório de 14 dias para visitantes estrangeiros. As medidas foram anunciadas neste sábado após a reunião do Conselho de Ministros – que durou cerca de 10 horas e foi presidida pelo chefe de governo GIUSEPPE CONTE. Elas poderão ser revistas com base no "risco epidemiológico", ou seja, caso haja aumento no número de registros de infecção. A restrição de circulação havia sido adotada para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no país que já teve mais 230 mil casos e 31 mil óbitos.

Espanha e Itália demonstraram neste domingo que estão reagindo à pandemia do novo coronavírus. Segundo as autoridades de saúde locais, os países registraram os menores números de novos infectados pela covid-19 nas últimas 24 horas. Com as marcas mais baixas desde março, os governos planejam a retomada das atividades. Na Espanha, foram 87 mortes confirmadas e 421 pessoas infectadas. Os números são os menores desde 16 de março. Já a Itália registrou 145 mortes e 675 pessoas infectadas por covid-19 nas últimas 24 horas. Os números também são os mais baixos desde que foi decretado o fechamento do país, em 9 de março.

Começa a ser paga nesta segunda-feira a segunda parcela do Auxílio Emergencial de 600 reais. Os primeiros a receber serão os beneficiários do Bolsa Família cujo NIS é terminado em 1. Na terça, serão pagos os recursos aos beneficiários do bolsa com NIS terminado em 2. Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do site ou aplicativo, começam a receber a parcela apenas na quarta-feira. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

Os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal enviaram uma carta ao presidente JAIR BOLSONARO em que pedem a sanção imediata do projeto de socorro financeiro aos estados e municípios para mitigar os efeitos da crise do coronavírus na economia. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 6 de maio. Caberá a Bolsonaro sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetá-lo. A carta, com data de sexta-feira, foi assinada por representantes das 27 unidades da federação, reunidos no Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Os secretários afirmam ser urgente a liberação dos recursos, embora considerem o valor “insuficiente” para compensar as perdas de arrecadação.

Desde que a cloroquina foi aventada como medicação auxiliar no tratamento da Covid-19, o governo brasileiro distribuiu o medicamento a praticamente todos os estados, sendo que dez deles receberam acima de 50 mil comprimidos, num total de dois milhões 932 mil comprimidos. São Paulo, epicentro da doença no Brasil, recebeu até agora 986 mil comprimidos. Para o Ceará, segundo estado em número de infectados por coronavírus, foram enviados 302 mil unidades, e para o Rio de Janeiro, 224 mil. A expectativa é que esta semana o Ministério da Saúde mude a orientação e passe a permitir o uso da Cloroquina também para paciente iniciais da Covid-19. O protocolo atual orienta a aplicação a pacientes em estado moderado ou grave da Covid-19, sob algumas condições.

Santa Catarina teve um saldo maior de empresas constituídas em 2020 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35 mil 144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31 mil 955 constituições. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCAS ESMERALDINO, os números mostram que o ambiente econômico do estado, apesar de toda a insegurança gerada pela pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda reflete o viés empreendedor do cidadão catarinense e mostra um estado ainda pujante e confiante em uma retomada do crescimento.

Um estudo técnico emergencial apontou a necessidade de serviços emergenciais nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, de Florianópolis. O laudo foi emitido no mês de fevereiro pela empresa RMG Engenharia, contratada pelo governo estadual para fazer a vistoria nas estruturas, que fazem ligação entre a Ilha e a área continental da capital. Conforme o documento, a parte estrutural de três blocos submersos de cada uma das pontes precisa ser reforçada urgentemente. Entre os danos citados no laudo, estão desplacamento do concreto, corrosão, armaduras expostas e em processo de corrosão, e armaduras rompidas. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, THIAGO VIEIRA, afirmou na sexta-feira que o processo de contratação da empresa responsável pela execução da obra atualmente está sendo finalizado, com previsão de início da obra no mês de junho.

O prefeito de Chapecó, LUCIANO BULIGON confirmou na manhã desta segunda-feira que a cidade registrou a primeira morte por coronavírus. Segundo o prefeito, a vítima foi um homem de 85 anos, que tinha doenças pré-existentes. Chapecó se tornou neste fim de semana a cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Estado - são 506 infectados, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. O município do Oeste catarinense é seguido por Florianópolis com 473 registros e Blumenau com 418. Há pouco mais de uma semana, o Governo de Santa Catarina chegou a recomendar que a prefeitura fechasse o comércio e os serviços não essenciais por 14 dias por conta do crescimento de casos de Covid-19. No entanto, o prefeito decidiu manter o comércio aberto e afirmou que iria aumentar a fiscalização.

Trecho da BR 282 entre SMOeste e Chapecó está com 20% dos serviços concluídos. A pavimentação do trecho é uma demanda antiga da população tendo em vista que é uma importante ligação entre municípios e também de escoação da produção agrícola e agroindustrial. De acordo com o superintendente do DNIT em Chapecó, Diego da Silva, a expectativa do órgão é que as obras sejam concluídas no próximo ano. Ele explica que muitos serviços já foram realizados no trecho e que neste momento o foco dos operários é o incremento de terceiras faixas e restauração de trechos críticos da rodovia. Orçada em mais de 158 milhões, as obras de conservação e melhoria da rodovia está com os trabalhos em dia, mas o que preocupa as lideranças regionais é a incerteza com relação á recursos para a continuação dela, havendo até algumas interrupções por falta de recurso.

AEST disponibiliza capacitações para auxiliar empresas no momento de crise. Segundo o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA, no início da situação de pandemia a entidade teve uma atuação focada no entendimento das demandas dos associados para auxiliar as empresas, e no momento o foco é contribuir para que os estabelecimentos sobrevivam à crise. O presidente da AEST enfatiza que foi disponibilizado aos associados um programa de mentoria financeira, com uma especialista, em que 20 empresas foram atendidas. O objetivo foi orientar as empresas a se organizarem diante da crise e fazer a negociação de pagamentos. Ele comenta que também foi organizado um canal digital, pelo Instagram, para as empresas divulgarem seus produtos e serviços sem custos e com a opção de entrega a domicílio aos clientes.

A exemplo da capacitação voltada para orientações financeiras as empresas, BRUNO SALDÍVIA cita que também está sendo estruturada uma mentoria em marketing para auxiliar as empresas a melhorar o canal de vendas. Conforme o presidente da AEST, as empresas devem estar preparadas caso se confirmem as especulações de que o comércio possa fechar novamente se houver o avanço nas confirmações de coronavírus. SALDÍVIA comenta que inicialmente o momento que vivemos assusta as empresas, mas a capacitação ea busca por soluções é importante para que não sejam perdidas oportunidades. Para o presidente da AEST, alguns estabelecimentos inclusive tem registrado crescimento nesse período, com a atuação em áreas de maior demanda, como a venda de produtos sanitários.

Atuação conjunta da PMR com outros órgãos tem gerado bons resultados para a segurança da região. O comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HAEFLIGER, destaca que a PMR tem apoiado diversos outros órgãos de segurança em ações nas rodovias estaduais, a exemplo da operação de enfrentando ao Covid-19, coordenada pelo exército. O capitão cita que também têm sido intensificadas as fiscalizações de transporte coletivo, principalmente nas fronteiras, devido à proibição do serviço no estado pelos decretos da pandemia. No caso do transporte dos trabalhadores das indústrias, a capacidade do veículo pode ser de apenas 50% de sua ocupação. O capitão cita também a presença do efetivo da PMR na realização de barreiras sanitárias agora com foco na prevenção ao coronavírus.

Conforme o capitão, até então o objetivo principal da PMR era a fiscalização de trânsito para evitar acidentes. Com a troca de comando, DEIBER HAEFLIGER enfatiza que a missão também passou a ser a melhoria nos equipamentos e viaturas para intensificar o combate a crimes comuns na região de fronteira, como o tráfico de drogas. O comandante da PMR ressalta que somente nos últimos dias o efetivo tem prestado apoio em diversas ocorrências, a exemplo da prisão dos autores de arrombamentos em Descanso, a prisão de um foragido do estado gaúcho na SC 283 em Riqueza além de várias apreensões de drogas. Sobre a assinatura do termo de transferência para federalização da SC 163, de SMOeste a Itapiranga, trecho onde a PMR está localizada, o capitão antecipa que assim que isso se concretizar a Polícia Militar Rodoviária não será mais responsável pela fiscalização da rodovia, que passa a ser federal. Também terá que ser definido novo local para instalação do posto 12.

Itapiranga inova na prestação de contas em audiência pública. Sem presença de público, o município optou por transmissão pelo facebook. Audiências públicas são obrigatórias por parte das prefeituras para prestação de contas. Reuniões ocorrem três vezes ao ano para prestação de contas do último quadrimestre. De acordo com o secretário de Fazenda e Planejamento, JAIME HENKES, em função da pandemia provocada pela Covid-19, a prefeitura resolveu inovar para cumprir a legislação de audiência pública e atender as disposições da Secretaria de Estado da Saúde que proíbe a aglomeração de pessoas. A transmissão será feita pela página do facebook do município, no dia 27 de maio, às 14 horas, para a prestação de contas públicas dos quatro primeiros meses do ano. De acordo com HENKES, o governo municipal precisa encontrar formas de desenvolver suas atividades em período de isolamento social.

O secretário de Fazenda e Planejamento informa que a prefeitura vai disponibilizar uma live no facebook com transmissão feita da câmara de vereadores por uma necessidade legal. JAIME HENKES considera que as audiências presenciais não são atraentes para o público que costuma não comparecer para acompanhar os relatórios. JAIME HENKES informa que as pessoas poderão fazer perguntas por intermédio do facebook. Conforme o secretário, os questionamentos podem ser respondidos no momento da audiência pública ou posteriormente dependendo da abordagem que for feita.

Uceff retoma hoje atividades práticas com animais. O Núcleo de Práticas Veterinárias tem por objetivo o treinamento e a aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. É considerado fundamental na formação de um Médico Veterinário. A participação direta do acadêmico é necessária e imprescindível em cada uma das fases do atendimento clínico, cirúrgico e laboratorial. O Núcleo de Práticas Veterinárias do Centro Universitário Uceff de Itapiranga retoma suas atividades nesta segunda-feira. A instituição segue com aulas a distância e o trabalho será realizado apenas pelos professores. Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária, RAMIRO BONOTTO, a vitrine do curso sempre foram as aulas práticas. As atividades ocorrem no Hospital Veterinário e também em propriedades agrícolas. O professor explica que a Uceff possui parceria com 16 produtores rurais que atuam na produção de leite, frango e suínos e que viabilizam colocar em prática os ensinamentos que iniciam em sala de aula.

Segundo RAMIRO BONOTTO, as diversas atividades desenvolvidas geram grande benefício para Itapiranga e municípios vizinhos. O coordenador lembra que a Uceff respeita as portarias de isolamento e mantemcronogramas com aulas a distância com acesso remoto dos acadêmicos e professores. BONOTTO reconhece que inicialmente surgiram dificuldades, pois mudanças causam desconfortos, porém com o passar dos dias os alunos buscaram melhor forma de estudar e já estão projetado a reposição de aulas práticas que foram suspensas para atender as portarias de isolamento. O professor lembra que o Hospital Veterinário realiza atendimento clínico e cirúrgicos em pequenos animais. Foram adotadas todas as medidas de segurança e o atendimento será feito somente mediante agendamento e com atuação apenas dos professores, pois o acadêmicos não possuem atividades presenciais.

Com o Núcleo de Práticas Veterinárias a Uceff retoma parceria com ONGs. Serviço foi interrompido em março com as determinações de isolamento. O coordenador do curso de Medicina Veterinária afirma que o atendimento em parcerias com ONGs visa atender a grande demanda por consultas e cirurgias. RAMIRO BONOTTO observa que não será possível restabelecer a normalidade, mantendo número limitado de animais no hospital veterinário por falta do auxílio dos alunos, monitores e estagiários. Também não serão retomadas a cirurgias em grandes animais. Será prestado apenas atendimento clínico em equinos. O coordenador salienta que produtores rurais também serão atendidos nas propriedades, no trabalho a campo que é realizado pelos professores do curso de Medicina Veterinária. BONOTTO relata ainda que a parte social do curso ficou prejudicada com a pandemia e as campanhas de vacinação antirrábicas foram suspensas.

Ex-moradora de Itapiranga é agredida a facadas em Santa Rosa. Foi na tarde de ontem na saída de um supermercado. Um homem agrediu a facadas a sua ex-companheira na saída de um supermercado em Santa Rosa-RS. De acordo com informações preliminares, o homem de 66 anos aguardou a mulher, de 42 anos, sair do local onde trabalhava, quando a abordou e efetuou dois golpes de faca. A vítima foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento. O homem foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Santa Rosa. A mulher mora em Santa Rosa há mais de 15 anos. Ela é natural de Itapiranga e ainda possui familiares em linha Santa Cruz, interior do município. O estado de saúde é estável.

Colisão traseira é registrada na SC 386. A guarnição da Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu neste domingo um acidente de transito ás 17 horas e 30 minutos, na SC 386 em Mondaí. Foi uma colisão traseira de um Corsa, emplacado em Mondaí, conduzido por uma mulher de 20 anos, e um Celta também de Mondaí, conduzido por uma mulher de 25 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.

PMR atende três acidentes nas SC 480 e 305 durante o sábado a noite. O primeiro acidente ocorreu por volta das 20 horas e 30 minutos na SC 480 em São Lourenço do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de choque em arvore de um Civic de São Lourenço do Oeste. O motorista de 32 anos teve ferimentos graves. Outro acidente ocorreu por volta das 21 horas na SC 305 em São Lourenço do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo o caminhão Volvo de Ariquemes, Rondônia, conduzido por um homem de 32 anos. O motorista teve ferimentos leves. Uma hora depois, na SC 480, a PMR atendeu uma colisão traseira envolvendo um Vectra de Pato Branco, PR que era conduzido por um homem de 31 anos e um I/Chevrolet Malibu de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 42 anos. Ninguém se feriu. O motorista do I/Chevrolet Malibu acabou sendo preso pela guarnição da Polícia Militar Rodoviária por embriaguez ao volante.

Dois fuscas são destruídos por incêndio na região. A primeira ocorrência foi registrada por volta das nove horas de sábado na Linha Presidente Becker, interior de Itapiranga. No local um Fusca branco encontrava-se em chamas e os ocupantes já fora do veículo, ilesos. Bombeiros realizaram o combate às chamas e posterior rescaldo. O veículo ficou aos cuidados da polícia militar de Itapiranga. Outra ocorrência de incêndio em veículo ocorreu por volta das cinco horas e 30 minutos da madrugada deste domingo na rua Santos Dumont, no bairro Jardim em São José do Cedro. No local um Fusca, placas do município, foi consumido pelas chamas. Bombeiros usaram ainda cerca de 500 litros de água para o rescaldo. Não houve feridos e a ocorrência ficou a cargo da Polícia Militar de São José do Cedro. Não há informações sobre as causas do incêndio, que serão investigadas.

Bombeiros e PM de Cunha Porã flagram descumprimento as normas de prevenção ao Covid-19. A ação ocorreu neste domingo, por volta das 15 horas, no interior do município. Bombeiros e Polícia Militar de Cunha Porã realizaram vistorias em quatro bares nas comunidades de Olaria, Pindorama, Alegria e linha Poço Redondo. As pessoas que estavam no local foram orientadas em relação às normas de prevenção, como o uso de álcool em gel e das máscaras. Também foi realizada vistoria do mirante do Morro das Antenas, onde foi encontrado um grande número de pessoas, em torno de 30, algumas inclusive não fazendo uso de máscaras e não respeitando as regras de distanciamento social. O Corpo de Bombeiros destaca que irá intensificar os trabalhos em relação às vistorias de fiscalização e prevenção ao Covid 19.

Preso suspeito de estuprar jovem. O Setor de Investigação Criminal da delegacia de Maravilha prendeu na madrugada de sábado um homem de 24 anos suspeito de estuprar uma mulher. O crime ocorreu em São Miguel da Boa Vista, no dia 10 de maio. A prisão ocorreu em Maravilha quando policiais civis abordaram o investigado que retornava de viagem. No dia 10 de maio após um evento familiar o suspeito foi levar a vítima de 19 anos para casa, quando teria praticado o abuso sexual. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Polícia Civil iniciou as diligências para o esclarecimento dos fatos. Após ouvir a vítima e os depoimentos de testemunhas, foi solicitada a prisão do suspeito, pedido deferido pelo Poder Judiciário. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha. O inquérito policial, com as provas do caso, será concluído nos próximos dias e remetido ao Judiciário.

PRF flagra comboio de veículos que transportavam caixas de vinho na BR 163. Durante rondas na BR 163, em São José do Cedro, a Polícia Rodoviária Federal avistou um comboio de veículos trafegando muito próximos uns dos outros e em alta velocidade. A viatura policial se aproximou primeiramente de um Fiesta, o qual desobedeceu ordem de parada, dada através de sinais sonoros e luminosos, e fugiu no sentido a Guaraciaba, realizando diversas manobras proibidas e perigosas. Durante o acompanhamento, foi acionada uma segunda viatura policial, a qual tentou interceptar o veículo em fuga, porém sem sucesso. Essa segunda viatura também iniciou acompanhamento tático, sendo que o condutor do Fiesta abandonou o carro e fugiu para uma área de mata não sendo localizado naquele momento. No interior docarro foram encontradas aproximadamente 75 caixas de vinho de origem argentina.

Outra equipe da PRF, durante rondas nas proximidades, abordou outro veículo, um Uno, que transportava cinco caixas de vinho de origem argentina. A equipe PRF, desconfiou que o carro era o "batedor" e em fiscalização encontrou no painel um rádio comunicador devidamente instalado e em funcionamento. Um equipamento semelhante também foi encontrado no Festa. Ainda em rondas, os policiais avistaram um Golf, o qual foi abordado, e identificado que dentro do carro estava o homem que havia fugido para uma área de mata no início da ocorrência. Durante revista pessoal, foi encontrado no bolso da calça do motorista a chave do Fiesta, sendo que o homem admitiu que era o motorista do veículo carregado com vinho. O veículo que transportava a mercadoria e o Uno, que era o "batedor", foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Incêndio destrói casa em São José do Cedro. A guarnição do corpo de bombeiros de São José do Cedro foi chamada por volta das 23 horas e 30 minutos deste sábado para combater um incêndio em uma residência na Rua Dos Pinheiros, Bairro Promorar. Quando os bombeiros chegaram ao local a energia elétrica já havia sido desligada e populares estavam protegendo as casas próximas com mangueiras de jardim. A edificação estava totalmente atingida sendo que o teto e o telhado já haviam caído. Foram gastos 12 mil litros de água para combate ao fogo e rescaldo. Não houve vítimas. A ocorrência teve apoio da Polícia Militar.

Homem morre durante incêndio em Dionísio Cerqueira. O incêndio em uma residência, em Dionísio Cerqueira, foi registrado durante a madrugada de hoje, no bairro Três Fronteiras. Duas casas no mesmo terreno foram atingidas pelo incêndio. Uma delas ela ocupada por um casal. O idoso morava sozinho na outra residência que também foi destruída pelas chamas. Vizinhos avistaram o fogo e acionaram os bombeiros que foram até o local para combate às chamas. Vizinhos informados de que havia um morador dentro de uma das casas. Durante às buscas, o corpo da vítima foi encontrado dentro de um cômodo, possivelmente o banheiro da moradia. Os bombeiros trabalharam no combate ao incêndio, e a guarnição da PM de Dionísio Cerqueira auxiliou na ocorrência. O IML de São Miguel do Oeste fez aremoção do corpo do homem, ainda não identificado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.