ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 18 05 19

-COMISSÃO AVALIA VOTAR TEXTO ALTERNATIVO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-CAPES VAI EXAMIR IRREGULARIDADES EM BOLSAS DE ESTUDOS DA UFSC

-AMPLIAÇÃO DO ROTATIVO ENTRA EM VIGOR NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-BANCADA DO OESTE TENTA REVERTER SUSPENSÃO DO RECOLHIMENTO DE ANIMAIS MORTOS

-POR FALTA DE PROCURA, REGIÃO PERDEU QUASE TRÊS MIL VACINAS DA GRIPE EM 2018

-POLÍCIA CIVIL DIVULGA BALANÇO DAS PRISÕES POR ABUSO SEXUAL INFANTIL

-AGRICULTOR É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuves. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, adiou a decisão de impor tarifas sobre carros e peças de automóveis importadas por até seis meses com objetivo de obter mais tempo nas negociação comerciais com a União Europeia e o Japão. O anúncio foi feito pela Casa Branca anunciou nesta sexta-feira. O presidente orientou o representante de Comércio para prosseguir com as negociações e apresentar um relatório dentro de 180 dias.

A Noruega confirmou que está mediando negociações entre representantes do poder e da oposição na Venezuela, para resolver o conflito político do país latino-americano. O Ministério das Relações Exteriores da Noruega confirmou, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, que “manteve contatos preliminares com os representantes dos principais atores políticos na Venezuela para encontrar uma solução para a situação do país". NICOLÁS MADURO confirmou o envio de dois representantes do governo da Venezuela à Noruega para "construir uma agenda pacífica" com integrantes da oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira o fim das tarifas de aço e alumínio para o Canadá e o México, abrindo caminho à ratificação do T-MEC, o acordo de livre comércio renegociado entre os três países. As relações comerciais entre os três países foram marcadas por atrito desde que TRUMP chegou ao poder em 2017. Ele assumiu determinado a cumprir a promessa eleitoral de considerar "os Estados Unidos primeiro”. O México anunciou em outra declaração "um acordo benéfico para ambas as partes".

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta sexta-feira um projeto aprovado pelo Congresso que prevê, entre outros pontos, anistia a partidos políticos que não investiram o mínimo de cinco por cento dos recursos do Fundo Partidário em campanhas femininas. A proposta consta de um projeto aprovado no mês passado pela Câmara, e que já havia passado pelo Senado. O prazo para a sanção terminava nesta sexta. Ao sancionar o projeto, BOLSONARO decidiu vetar o trecho relacionado à anistia em caso de doações de servidores públicos.

O ex-ministro JOSÉ DIRCEU se entregou à Polícia Federal, em Curitiba, na noite desta sexta-feira para cumprir pena de oito anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava Jato. Ele chegou à Superintendência da PF por volta das nove e meia da noite, mais de cinco horas depois do prazo fixado pela justiça. A defesa alegou que DIRCEU não cumpriu o horário estabelecido porque viajou de carro, de Brasília, onde mora, para Curitiba. A determinação da prisão foi feita depois que o TRF da quarta região negou, por unanimidade, um recurso da defesa, que pedia prescrição da pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O presidente da comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência, MARCELO RAMOS, confirmou a possibilidade de o grupo votar um projeto substitutivo, alternativo ao do governo. Descontentes com articulação política do Palácio do Planalto, deputados querem apresentar um texto deixando claro que as propostas são do Congresso. RAMOS afirmou que o objetivo é que o deputados assumam o protagonismo do debate e da construção da proposta da reforma da previdência. Segundo ele, a ideia é que o texto mantenha a "premissa" da equipe econômica, de economizar cerca de um trilhão de reais em dez anos e “blindar" a reforma do que eles consideram "crises" produzidas pelo próprio governo.

O ex-deputado federal JOÃO PIZZOLATTI, que estava foragido desde oito de maio, foi preso preventivamente por volta das três e meia da tarde desta sexta-feira em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São José, na Grande Florianópolis. O ex-parlamentar é auditor fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda. PIZZOLATTI teve a prisão decretada por ter descumprido uma medida cautelar ao ser flagrado dirigindo mesmo com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. Ele é réu por tentativa de homicídio doloso e embriaguez ao volante, em processo relacionado a um acidente de trânsito ocorrido no final de 2017. O ex-deputado foi levado para Blumenau para ficar detido naquele município, já que a prisão foi decretada pela Vara Criminal da cidade.

A economia catarinense liderou o crescimento no país no mês de março. Conforme o Índice de Atividade Econômica Regional, apurado pelo Banco Central do Brasil e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, Santa Catarina cresceu três vírgula zero quatro por cento em março frente ao mês anterior, fevereiro. No mesmo período, o Brasil teve uma queda de zero vírgula 28 por cento. Na comparação com março do ano passado, o Estado cresceu dois por cento. Este índice considera dados da produção estimada dos setores econômicos- indústria, serviços e agricultura – e dos impostos sobre produtos.

Em acórdão votado nesta semana, o Tribunal de Contas da União determinou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes - examine supostas irregularidades em bolsas pagas na Universidade Federal de Santa Catarina entre 2012 e 2017. Segundo o TCU, foram concedidas pelo menos duas mil e 300 bolsas nessa situação, no valor de aproximadamente dois milhões e meio de reais. A UFSC informou que não foi notificada, mas que teve acesso ao acórdão nesta sexta e que faz a análise do documento. A instituição deve se manifestar sobre o assunto na próxima semana.

A prefeitura de Guaraciaba entregou nesta semana uma retroescavadeira hidráulica que será usada nos serviços do parque de maquinas do município. De acordo com o vice-prefeito VANDECIR DORIGON, a aquisição foi feita com recursos próprios da prefeitura. Ele disse que o valor é alto, mas o investimento se justifica diante da demanda intensa de serviços. Além do atendimento de pedidos de empresas e agricultores, a retroescavadeira será usada na recuperação das estradas municipais. DORIGON afirmou que o uso do implemento vai gerar retorno para os cofres públicos, já que vai beneficiar agricultores e empresas da cidade.

A primeira edição do Brique do Sesc de 2019 vai acontecer amanhã a tarde na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com a técnica de assistência da entidade, JOICIANE PAGLIARINI, o evento vai reunir 26 expositores nas linhas do artesanato, produtos coloniais e orgânicos. Além da feira, a programação do Brique conta com o brechó do Centro Espirita Seara da Fé, oficina gratuita de confecção de arte em biscuit e uma apresentação musical no espaço do Palco Aberto. O brique na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel começa as duas da tarde.

O Peperi Debates deste sábado discutiu o contexto que envolve os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes na região. O extremo-oeste tem a maior taxa desse tipo de crime cometido contra menores em Santa Catarina e o programa deste sábado debateu porque isso acontece, quais são as dificuldades para combater o problema e quais os caminhos para evitar os novos casos. O debate reuniu a delegada titular da Dpcami, LISIANE JUNGES, a Oficial de Justiça com atuação específica na área da Infância JOCIELI SCARIOT, a diretora de assistência social MARCIONIZE FILIPIN e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ROSE BEDIN. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

A violência sexual contra crianças e adolescentes tem indices alarmantes na região e em Santa Catarina. A afirmação é da delegada da Dpcami, LISIANE JUNGES. Ela entende que notificação alta pode estar relacionada com a promoção da cidadania do público da região. A delegada explicou que o extremooeste notifica mais e, portanto, tem números mais altos. LISIANE citou que as pesquisas sobre o tema apontam que existe uma relação muito próxima entre violência doméstica e abusos sexuais. De acordo com a delegada, a questão é complexa, mas existe um elemento cultural muito forte nos casos de violência sexual infanto juvenil. Para ela, quando os casos acontecem é porque todos falharam, a família, a sociedade e o estado.

O abuso sexual infanto juvenil é uma questão histórica onde a crinaça é vista em um patamar de inferioridade em relação ao adulto. A posição é da diretora de assistência social do município, MARCIONIZE FILIPIN. De acordo com ela, o adulto tem a visão de que é dono da criança e faz o que bem entender com ela. MARCIONIZE afirmou que isso pode parecer chocante, mas se o homem tem o desejo sexual, ele pode usar a crinça para isso. A assistente social também citou que outro aspecto que está relacionado aos casos de abuso sexuais de crianças e adolescentes é o fato de que muitos agressores já foram vítimas desse tipo de crime. Ela reforçou que a rede formada por entidades e instituições para atendimento das crianças está cada vez mais articulada no município.

O dever de proteger a criança dos casos de abuso sexual é da família, da sociedade e do estado. A declaração é da oficial da infância e juventude, JOCIELI SCARIOT. Ela destacou que todos estão falhando e por isso os casos acontecem. JOCIELI comentou que o Tribunal de Justiça promoveu uma atividade nesta semana nas escolas da cidade para levar informação e conscientizar professores e alunos. A campanha reforça a importância da crianças buscar o contato de um adulto de confiança. Além disso, a denúncia é fundamental para enfrentar um crime que, via de regra, acontece dentro de casa. JOCIELI trouxe a informaçao de que 20 por cento das mulheres e oito por cento dos homens foram abusados sexualmente dentro de casa no país.

O abuso sexual de crianças e adolescente é uma bola de neve que acaba se repetindo em um ciclo da violência. A manifestação é da presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, ROSE BEDIN. Ela citou que os agressores de hoje foram vítimas no passado. ROSE destacou que a escola tem um papel importante para enfrentar esse problema. Ela disse que os professores devem estar atentos aos sinais das crianças e perceber quando algo de errado está acontecendo. Na visão de ROSE, os professores não pode se calar diante desse problema. Ela comentou que é necessário que os profissionais da educação receberam uma preparaçao mais específica para perceber e intervir nos casos de abusos cometidos contra alunos.

Foram realizadas nesta semana as três primeiras reuniões de revisão do programa O Povo Fala. Os moradores de oito comunidades tiveram a oportunidade de conhecer as ações já desenvolvidas pela Administração Municipal e apresentar novas demandas que surgiram depois da primeira etapa do programa, em 2017, quando cada comunidade apontou cinco prioridades. Cerca de 70 por cento das 220 demandas priorizadas pelas comunidades já foram atendidas ou estão em execução. A primeira reunião da semana foi na linha Caxias, abrangendo ainda a Várzea Alegre, na terça-feira à noite. Além disso, foram realizadas mais dois encontros com os moradores do bairro São Jorge e das linhas Canela Gaúcha, Gramadinho, São Pedro, Limeira e Três Barras.

As reuniões da segunda etapa do programa O Povo Fala serão retomadas na semana que vem. Na terça-feira, a equipe da prefeitura estará reunida com os moradores da linha Jacutinga do Guamerim. Na quarta, é a vez do bairro São Luiz avaliar as ações que já foram realizadas pela prefeitura. Na quinta-feira, o encontro será na linha Alto Guamerim, abrangendo também os moradores da linha Emboaba. O início das reuniões é sempre às sete horas da noite. Ao todo, a prefeitura vai promover cerca de 30 encontros com as comunidades rurais e bairros da cidade nos próximos três meses.

A ampliação zona azul no centro da cidade começa a valer a partir da próxima segunda-feira. A informação é do gestor do estacionamento digital, JUNIOR DE OLIVEIRA. De acordo com ele, a quadra da Santo Dumont compreendida entre a estação rodoviária e a sede do Ministério Público Federal passa a fazer parte do estacionamento rotativo. Ele explicou que os comerciantes que ficam nessa quadra cobraram a implantação do sistema porque muitos veículos ficavam longos períodos estacionados no local. A quadra já conta com um parquímetro e a cobrança começa na segunda-feira.

O problema criado pela suspensão do recolhimento de carcaças de animais mortos nas propriedades rurais foi o principal tema do encontro da bancada do oeste. Os deputados estaduais da região se reuniram para discutir os impactos da paralisação do serviço prestado por uma empresa privada. Com isso, a responsabilidade pela destinação dos animais que morrem no interior voltou a ser das prefeituras. Em média, são recolhidas, a cada mês, cerca de mil e 200 carcaças bovinas e 17 mil suínas. Os prefeitos alegam que o fato gera dificuldades financeiras e ambientais para os municípios. A preocupação é de que os animais mortos nas propriedades rurais podem voltar a não ter uma destinação correta caso o projeto não tenha sequência.

O recolhimento dos animais mortos está suspenso há cerca de três semanas porque a empresa que recebe as carcaças deu férias coletivas para os trabalhadores e pode encerrar as atividades. A empresa reclama da morosidade do Ministério de Agricultura sobre a normatização do serviço para a exportação do produto gerado a partir das carcaças. A Cbrasa aguarda a assinatura da instrução normativa que estabelece regras sobre a comercialização de farinha de carnes fabricadas a partir do processamento dos animais que morrem nas propriedades rurais. A empresa, de Seara, realiza o recolhimento de animais mortos em 75 municípios do Oeste catarinense e faz parte de um projeto piloto em Santa Catarina.

A bancada do oeste solicitou uma audiência com o Ministerio da Agricultura para resolver o problema da suspensão do serviço de recolhimento de animais mortos no interior. A informação é da deputada que coordena a bancada, MARLENE FENGLER. Ela disse que a morosidade do governo federal está criando dificuldade para as prefeituras e provocando a poluição ambiental, uma vez que os animais voltaram a ser enterrados. MARLENE disse que a solução é simples: basta vontade política do Ministério da Agricultura para regulamentar o modelo que está sendo usado no estado.

Os deputados da bancada do oeste também discutiram nesta semana a proposta de parceria entre estados e municípios para as obras de manutenção das rodovias estaduais. O Projeto Recuperar, proposto pelo Executivo, já em fase de implantação. Pela proposta, o governo repassará aos consórcios dos municípios os recursos destinados à manutenção das estradas e caberá aos consórcios licitar e contratar os serviços e as obras.A coordenadora da Bancada do Oeste, deputada MARLENE FENGLER disse no Peperi Entrevista desta sexta-feira que a preocupação dos deputados é garantir que o Estado repasse os recursos para que esses consórcios possam funcionar efetivamente. Ela afirmou que é preciso evitar que essa proposta se torne só mais uma atribuição onerosa para os municípios.

A região tem um índice de cobertura vacinal contra a gripe melhor do que o índice estadual, mas ainda assim o número está longe do ideal. De acordo com a responsável pelo setor de imunização da gerencia regional de saúde, DILA POSATTI, o extremo-oeste já chegou a 73 por cento da meta. O índice do estado é de quase 53 por cento. A campanha de imunização contra a gripe vai até o final deste mês. Ela disse que os municípios estão empenhados na campanha, mas muitas pessoas não estão buscando o medicamento ou decidiram tomar a vacina na rede privada. DILA comentou que apesar da dificuldade, a meta de 90 por cento fixada pelo Ministério da Saúde deve ser alcançada.

Enquanto algumas cidades já superaram a marca de 90 por cento de vacinação contra a gripe, outras estão com um índice bastante baixo. A afirmação é da responsável pelo setor de imunização da gerencia regional de saúde, DILA POSATTI. Ela citou que município como São Miguel do Oeste e Itapiranga ainda estão com números baixos e que será precisa implementar novas estratégias para atender a população. DILA afirmou que muitas pessoas que têm direito não procuram os postos de saúde. Em 2018, a gerencia jogou cerca de três mil doses no lixo porque as pessoas não foram se vacinar. DILA ela defende uma revisão dos grupos prioritário e a expansão do medicamento para quem realmente quer se proteger.

O secretário de saúde de São Miguel do Oeste, LEONIR CARON também defende a revisão dos critérios para concessão da vacina contra a gripe por meio da campanha oficial do governo. Ele disse que muitas pessoas que tem direto não aparecem para se vacinar e sobram doses do medicamento. Na visão do secretário, muita gente não está levando a gripe a sério. Até agora, o município atingiu 62 por cento de cobertura vacinal. CARON comentou que pretende abordar esse tema com a gerencia regional de saúde. Ele afirmou que vai solicitar a liberação das vacinas para o público em geral a partir do mês que vem. Para CARON, o medicamento não pode ser perdido por falta de pacientes.

Em 2019, a Polícia Civil de Maravilha já prendeu cinco homens envolvidos em crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Além disso, um pedófilo foi preso na cidade de Cunha Porã. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira pela Polícia Civil. A última prisão aconteceu no mês de abril. No começo do mês passado, a Polícia Civil tomou conhecimento que um homem, de 43 anos, estava abusando sexualmente da enteada de 11 anos. Após a investigação e exames que comprovaram que os abusos ocorriam há bastante tempo, o investigado foi preso e levado para a unidade prisional avançada.

Um homem foi preso nesta sexta-feira por posse ilegal de arma de fogo em uma propriedade rural de Iporã do Oeste. Na tarde de ontem, as guarnições da Polícia Militar e do Pelotão de Patrulhamento Tático foram atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo no interior do município. No local, o morador confirmou a posse de duas espingardas sem registro, além de munições. A Polícia Militar prendeu o homem em flagrante pela posse ilegal das armas e munições e efetuou a apreensão dos materiais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.