ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/04/2022

-BRASIL ANUNCIA FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA DE COVID-19

-SC TEM MAIS DE MIL PESSOAS NA FILA POR TRANSPLANTE DE ORGÃOS

-SERVIÇOS EMERGENCIAIS ELEVAM GASTOS FINANCEIROS DA PREFEITURA

-PAVIMENTAÇÃO RURAL ENTRE GUARUJÁ DO SUL E PRINCESA VOLTA SER DISCUTIDA

-APROVADO PL QUE PREVÊ INSTALAÇÃO DE BLOQUEADORES AR EM HIDRÔMETROS

-TRÊS ESCOLAS RECEBEM INVESTIMENTO DE 20 MIL EM INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

-DEMORA DO DIAGNÓSTICO DA DENGUE ATRASA AÇÕES PREVENTIVAS

-SAÚDE DIVULGA CRONOGRAMA DE VACINAS PARA ESTA SEMANA

-MOTOCICLISTA COM HABILITAÇÃO SUSPENSA É FLAGRADO COM DROGAS

-POLÍCIA INVESTIGA TENTATIVA DE ESTUPRO CONTRA ADOLESCENTE

O tempo na região Extremo-Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma sem previsão de chuva. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em quatro reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.

Uma mulher foi presa na Venezuela por oferecer nas redes sociais um rim humano por 20 mil dólares. A informação foi divulgada por meio do Twitter pelo procurador-geral, TAREK SAAB. Nas redes sociais, circulam denúncias de venda de órgãos por meio do Facebook, que também tem sido usado para fraudes e outros crimes relacionados a sequestros, segundo a polícia. O promotor acompanhou seu tuíte com fotos do anúncio publicado pela mulher no Marketplace em que foi oferecido "um rim de menina de 15 anos em perfeito estado". Não está claro qual seria a origem do órgão. A mulher está detida e será acusada de "doação com fins lucrativos". A promotoria está investigando ainda se existe uma "rede criminosa" por trás desse tipo de publicação.

A maior cidade da China voltou a registrar mortes por Covid-19 neste final de semana. Xangai registrou ao menos três óbitos pela doença desde o surto recente de contágio. A cidade está em regime de lockdown severo há cerca de três semanas onde cerca de 25 milhões de pessoas estão confinadas em suas casas. Segundo autoridades, as vítimas fatais tinham entre 89 e 91 anos e possuíam comorbidades, além de não estarem vacinadas. Ao todo, a China já teve mais de quatro mil mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia.

O número de mortes devido às graves inundações que estão ocorrendo na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, aumentou neste domingo chegando a 433 vítimas, além de 63 desaparecidos. As informações são de fonte oficial e dão conta que o fenômeno está entre as piores catástrofes da província. As equipes de emergência continuam trabalhando na área devastada e as autoridades locais estimam que os danos na província sejam de milhões e que um total de 40 mil pessoas tenham sido afetadas pelas inundações desde o início das chuvas torrenciais na última segunda-feira. Também estimam que quase quatro mil casas tenham sido totalmente destruídas e pouco mais de oito mil tenham ficado parcialmente danificadas.

O governo do Rio Grande do Sul confirmou neste final de semana o primeiro caso da variante deltacron da Covid-19 no Brasil. A amostra é de uma paciente de Cruz Alta, no Noroeste do Estado e as informações são da Secretaria Estadual de Saúde. A deltacron é a recombinação entre as variantes de preocupação Delta e Ômicron, porém, apesar disso, ela não é uma nova cepa. Segundo a pasta, a amostra foi coletada em 11 de fevereiro e sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde. A equipe da Vigilância Estadual e Municipal, no entanto, não identificou possíveis contatos da paciente, que também não tinha histórico de viagem.

Em pronunciamento nacional realizado na noite de ontem, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por causa da Covid-19. QUEIROGA disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73 por cento da população brasileira já completou o ciclo vacinal. Ele anunciou ainda que nos próximos dias, será publicado o decreto com a decisão do governo federal. O estado de emergência em saúde pública no Brasil foi decreto pelo então ministro da Saúde, HENRIQUE MANDETTA, em fevereiro de 2020. Atualmente, mais de duas mil normas da União e dos Estados estão vinculadas à portaria que decretou o estado de emergência visto a Covid-19.

A revogação do estado de emergência devido ao Coronavírus pode acarretar na mudança do uso das vacinas e na liberação de recursos alocados para o enfrentamento da pandemia. Para que todas as questões sejam avaliadas, a equipe jurídica do Ministério da Saúde estuda a melhor saída para essas normas que estão atreladas ao decreto. Outra alteração legislativa estudada pelo governo visa permitir a aplicação de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. Desde o começo da pandemia em 2020, o Brasil registrou mais de cinco milhões casos e mais de 660 mil mortes em decorrência da doença. Já o número de vacinas aplicadas ultrapassa a marca de 409 milhões de doses.

O governo do estado de Santa Catarina divulgou no último sábado um novo mapa da Covid-19. Conforme as informações, todas as regiões estão em azul, ou seja, em risco moderado para a doença. O novo mapa revela um progresso em relação à semana anterior, quando as regiões de Foz do Rio Itajaí e do Planalto Norte estavam em risco alto para o coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, entre nove e 15 de abril de 2022, 279 municípios catarinenses não registraram nenhuma morte por Covid-19, o que corresponde a 95 por cento do estado. Além disso, 117 municípios não notificaram novos casos de coronavírus no mesmo período.

Com a disparada nos casos de dengue em Santa Catarina, consumidores têm verificado um aumento repentino no preço de repelentes contra mosquitos em alguns estabelecimentos de Florianópolis. O Procon da Capital fez uma ação em seis redes de farmácias e verificou um acréscimo de até 117 por cento no valor. A operação foi feita após os consumidores alegarem um aumento de mais de 14 reais nos produtos. Com isso, o Procon da Capital fez recomendações às redes de farmácia para que não aumentem o preço sem justificativa, levando em consideração a atual situação de emergência de saúde pública.

O estado de Santa Catarina tem mais de mil pessoas na fila de espera aguardando por transplantes de órgãos. Ao todo, são mil, 116 catarinenses nesta situação. Os dados são referentes a fevereiro de 2022 e a maior demanda é por córnea e rim com mais de 400 pessoas em espera por cada um dos órgãos. Para o médico e coordenador estadual do SC Transplantes, JOEL DE ANDRADE, o número é preocupante, porém, ele avaliou como sendo melhor que o registrado no começo da pandemia de Covid-19. Atualmente, Santa Catarina realiza transplantes de 10 órgãos, entre eles, córnea, coração, rim, pâncreas, fígado, entre outros.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a emissora recebeu o vereador FERNANDO WILL. Em entrevista, o líder da oposição relatou sobre sua indicação ao executivo sobre a limpeza dos reservatórios de água localizados no Loteamento Alta Colina e Promorar. Segundo o vereador, moradores de ambas localidades relataram que a água vinda pelo encaminhamento estaria suja de lama. O problema foi mostrado através de fotos, segundo o vereador. Por isso ele solicitou a limpeza das caixas. Ainda no programa, WILL destacou sobre o auxílio ao estudante do curso técnico que estuda fora do município. Para o líder da oposição, o projeto será aprovado nas comissões e no plenário. O vereador também comentou sobre a adesão do município a usina de asfalto do extremo-oeste. O programa Mais Asfalto vai trazer economia para os associados que buscam fazer a pavimentação asfáltica nas estradas. FERNANDO relatou sobre iluminação pública que possivelmente num futuro a empresa terá que se deslocar ao município mais vezes.

A prefeitura de Palma Sola retomou a elaboração do Plano Diretor. Conforme a assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, esse trabalho vai entrar na sua quarta etapa. Está marcada para o dia dois de maio uma audiência pública aberta a todos os moradores. O encontro vai ser importante para definir a legislação do Plano Diretor. A partir disso irá acontecer várias reuniões comunitárias no perímetro urbano e também nas comunidades do interior. Segundo a assessora, o Plano Diretor vai projetar Palma Sola para os próximos 40 anos. Para cumprir os demais passos, a prefeitura precisou fazer um trabalho de recadastramento imobiliário. Para ela, este serviço irá trazer uma melhora na prestação de serviços para a população, além de trazer para a prefeitura recursos financeiros. IZABEL garantiu que nesse aspecto o município saiu na frente dos demais.

Os vereadores da Câmara do município de Anchieta aprovaram em duas votações um projeto de lei, de origem legislativa, que prevê a instalação de bloqueadores de ar nos hidrômetros. Segundo o vereador TIAGO MOSERLE, autor do projeto, este foi um anseio dos moradores de Anchieta. A ideia surgiu durante o período de estiagem na região que provocou a falta de água em vários municípios. Em Anchieta, em determinados dias também ocorria à falta de água, e para os cidadãos, os valores cobrados pela Companhia eram equivocados. O vereador disse que alguns moradores relataram sobre a cobrança do ar que passava pelo registro e contabilizava como se fosse água. Para ele, os consumidores estão no direito de receberem por aquilo que estão pagando, sendo neste caso a água. O PL vai para a avaliação do prefeito de Anchieta que poderá sancionar ou vetar o projeto. MOSERLE ainda relatou que o texto original foi modificado no que se refere ao prazo que a Casan tem para instalar os equipamentos. Com a alteração, a Companhia não possui nenhum prazo para cumprir a lei.

Apesar de haver um prazo indeterminado e antes mesmo da sanção do prefeito, algumas cobranças já foram feitas à Companhia quanto à instalação dos bloqueadores de ar. O vereador TIAGO MOSERLE, também relatou que esteve conversando com a Aris para fazer um estudo quanto ao fornecimento de água em Anchieta. Isso se deve, segundo ele, ao relevo da cidade que pode estar prejudicando o abastecimento. Ele também cobrou, assim como a prefeitura na semana passada, investimentos por parte da Companhia. O vereador citou que é necessário ampliar a capacidade de reservação de água, além de outras melhorias que causam transtornos para os moradores. Caso aceita pelo executivo, TIAGO afirmou que as cobranças serão frequentes para instalação dos equipamentos nos hidrômetros.

A prefeitura de Anchieta realizou a instalação de câmeras de videomonitoramento em três escolas e ginásio do perímetro urbano. O objetivo é oferecer segurança aos alunos e profissionais da educação. A secretária de Educação SELMA GIONGO, relatou que a colocação dos equipamentos terminou na semana passada e foi necessário investir mais de 20 mil reais. Ela ainda disse que as câmeras foram espalhadas por três pontos dentro de cada colégio, sendo uma delas próximo ao portão de entrada. Com isso, os estudos em sala de aula e atividades no pátio do educandário serão desempenhados com mais segurança devido ao sistema de vigia. SELMA também comentou sobre as oficinas realizadas no contraturno escolar. Ela explicou que para crianças e adolescentes entre cinco e 15 anos de idade são ofertadas danças, teatros, violão, canto, flauta doce, e aulas de futsal e vôlei. Ao todo são mais de 100 estudantes envolvidos em uma das cinco oficinas. A secretária destacou que a partir do mês que vem a escola deve ofertar aulas de robótica.

Foi realizada neste final de semana a entrega de panfletos e repelentes naturais para a população de São José do Cedro. O ato ocorreu no sábado em frente ao Clube Cedrense. Segundo o presidente do Leo Clube Ômega ALISSON BAVARESCO, o objetivo foi levar ao conhecimento dos moradores sobre os cuidados básicos e necessários no combate ao mosquito da Dengue, que também transmite Zika vírus e Chikungunya. A ação aconteceu entre às nove e dez horas e 30 minutos da manhã de sábado e dezenas de folhetos informativos e repelentes foram entregues.

A prefeitura de Princesa, através da secretaria de Saúde, passou a divulgar os números de casos confirmados da Dengue. A ação foi adotada na manhã de hoje e segue os municípios de Anchieta, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Palma Sola e também São José do Cedro que passaram a informar o número de caso. Princesa possui, segundo o boletim, 15 pessoas diagnosticadas com dengue, 21 casos suspeitos e 18 descartados. São José do Cedro, segundo o último informativo, tem 515 casos confirmados.

A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul esteve participando de uma reunião com a equipe PanAmericana de Saúde para debater sobre a situação atual do município no que se refere aos casos de Dengue. A secretária VERIDIANA BARTH, comentou que uma das pautas tratadas foi sobre a demora da emissão do resultado do teste. Ela explicou que estes resultados são decisivos para dar início aos trabalhos de combate ao mosquito em Guarujá do Sul. A secretária ainda disse que sem isso não é possível adotar medidas de combate a proliferação, portanto, com a demora a secretaria fica limitada nas ações. Apenas os testes feitos pelo Lacen são contabilizados, dessa forma não sendo válido os resultados de consultórios particulares. Guarujá do Sul possui quatro resultados positivos confirmados através de exames particulares, porém a saúde necessita fazer uma contraprova para entrar nos registros oficiais. Por isso, oficialmente, são 11 casos de dengue mais os quatro testes particulares, sendo 15 confirmados.

Nesta manhã, o comitê da Dengue de Guaraciaba se reuniu para discutir a situação de combate ao mosquito. Dentre as ações, está a aquisição de espuma expansiva para colocar nos canos que seguram as placas de trânsito e acumulam água. O município já adquiriu uma máquina costal para passar inseticida em locais mais infestados. Também será adquirido repelente para distribuição para grávidas. Conforme o secretário de Obras VALMOR MARANGON, foi feito um grande mutirão de recolha de lixo e entulhos em alguns bairros. A maior dificuldade é na mistura do lixo, com entulho e com galhos. A população deve seguir o cronograma estabelecido onde nas segundas e sextas são recolhidos restos de construção, terra e entulhos. Nas terças e quintas-feiras, recolha de galhos e nas quartas-feiras recolha de móveis que possam acumular água. Outra solicitação para a população é que o lixo seja colocado em sacos para que aconteça a recolha. Lixo solto a empresa não recolhe. No boletim emitido nesta manhã, o município já acumula 747 casos de Dengue e três casos de Zika.

O cronograma semanal de vacinação foi divulgado pela secretaria de Saúde de São José do Cedro. Segundo a programação, a primeira e segunda dose contra a Covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos acontece hoje à tarde entre às 13 e 15 horas na sala de vacinas do posto de saúde central. Amanhã acontece a aplicação da vacina contra a Gripe em idosos com mais de 60 anos no Distrito de Mariflor entre às oito e 11 horas da manhã. Já no Distrito de Padre Réus a vacinação ocorre entre às 12 e 30 e 15 horas. Ambas campanhas serão realizadas no posto de saúde de cada comunidade. A aplicação das doses da Covid um, dois e três em maiores de 18 anos serão aplicadas no antigo centro dos idosos nesta quarta e sexta-feira entre às 13 e 15 horas. A quarta dose ocorre no mesmo horário e local para idosos com mais de 80 anos e que cumpriram o intervalo mínimo de três meses da terceira injeção. A vacinação contra a Influenza para idosos com mais de 60 anos, enquanto houver doses, será realizada nesta quarta e sexta-feira entre às 13 e 15 horas no antigo centro dos idosos.

A pavimentação asfáltica entre os municípios de Guarujá do Sul e Princesa pela área rural voltou a ser pautada na Câmara de Vereadores de Guarujá na semana que passou. O trecho discutido está localizado entre as comunidades de Vista Alta e Vila Rica, comunidades de Princesa, passando por Linha Caravaggio até a cidade de Guarujá do Sul. O vereador VOLNEI GOSSLER, comentou que este seria um importante investimento visando o desenvolvimento de ambos os municípios. São aproximadamente oito quilômetros de estrada de chão e cada município seria responsável por pavimentar o trecho em seu território. Ele ainda relatou que o trecho diminuiria o tempo de deslocamento entre as cidades, desta maneira facilitando a logística. A ideia cogitada também estaria na assinatura de um convênio entre a prefeitura de Princesa com o hospital de Guarujá do Sul para atendimento médico de moradores de Princesa. GOSSLER salientou que é preciso trazer em pauta o assunto tendo em vista a busca por recursos de fora para possibilitar o investimento. O vereador sugeriu que fosse feito um projeto para busca de recursos financeiros.

Gastos fora do orçamento previsto para o ano estão causando novos empenhados por parte da prefeitura de São José do Cedro. A principal demanda atualmente está com a recuperação de estradas gerais que foram prejudicadas com volume de chuvas em pouco tempo. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, relatou que neste momento não é possível concretizar valores gastos para fazer os serviços emergenciais. Mas ele citou que pode ultrapassar a marca dos 200 mil reais. Para atender estas situações emergenciais, é preciso remanejar recursos dentro da administração. O prefeito foi enfático ao dizer que tem feito uma boa gestão desde quando assumiu o executivo. Ele ainda afirmou que São José do Cedro possui recursos para serem usados pelo governo municipal. Com isso, as secretarias têm efetuado trabalhos emergenciais visando solucionar os problemas e transtornos deixados pelas chuvas das semanas passadas. ANDRADE salientou que a região estava sofrendo com a estiagem durante dois anos, isso também praticamente impossibilitou os serviços nas estradas, por exemplo.

A administração de São José do Cedro vai debater todos os dados financeiros visando melhorar os valores a cada ano. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, sobre o bônus agrícola, programa implantado neste ano, comentou que a equipe vai reajustando com a realidade efetiva do bônus. Ele citou também os gastos com a iluminação pública e dos problemas que a rede de energia possui e que vem causando transtornos. ANDRANDE afirmou que está debatendo com a Celesc para melhorar o sistema de energia. Sobre a área de terra para implantar o novo cemitério municipal, o prefeito salientou que serão necessários investir mais de dois milhões de reais, sendo este um planejamento e levantamento que demandam de vários meses. O chefe do executivo afirmou que, dos valores suplementados, não faltará para as demais áreas e nem prejudicará a população. JOÃO enfatizou que o orçamento para este ano está correto, tendo uma sequência do que estava sendo praticado em anos anteriores.

A prefeitura de Guarujá do Sul esteve participando na semana passada da décima primeira edição do Prefeito Empreendedor, desenvolvida pelo Sebrae. O prefeito de Guarujá do Sul CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, relatou que o município foi inscrito na categoria Inovação e Sustentabilidade. O projeto em destaque foi a substituição de 100 por cento da iluminação pública da cidade. Este projeto foi selecionado entre os demais inscritos e o chefe do executivo recebeu o selo de Prefeito Empreendedor. Guarujá do Sul ficou entre os treze municípios que mais se destacaram. O prefeito relatou que este selo foi conquistado devido a economia financeira que as luzes de Led trouxeram para a cidade, desta forma ganhando o prêmio de sustentabilidade e inovação. Para ele, este selo demonstra a preocupação da administração com o meio ambiente. O prefeito também comentou que faltam cerca de 84 luminárias para serem substituídas e tornar Guarujá do Sul 100 por cento led.

Na tarde de ontem, por volta das 16 horas e 40 minutos, em Dionísio Cerqueira, aconteceu um acidente onde um veículo teria provocado a colisão contra uma motocicleta. Segundo os bombeiros, o motociclista foi encontrado sentado ao lado da via, com suspeita de ferimentos em uma das pernas. Após imobilização, o condutor da moto foi encaminhado ao hospital de Dionísio Cerqueira.

Na manhã de ontem, por volta das nove horas, a Polícia Militar encontrou uma motocicleta furtada na Rua Sete de Setembro, próximo a esquina com a Rua Olivo Capoani, Bairro Salete, em São Miguel do Oeste. A PM seguia em rondas quando localizou uma Biz caída dentro de uma plantação de mandiocas. Em consulta a placa, foi tentado contato telefônico com a proprietária da motoneta, porém sem êxito. Posteriormente a isso, a PM se deslocou até a residência da dona, onde a proprietária confirmou que sua moto não estava mais em frente a sua Casa, ou seja, havia sido furtada. Assim, a motocicleta foi recolhida e entregue ao pátio conveniado.

A Polícia Militar flagrou uma ocorrência de posse de cocaína, infrações de trânsito ocorridas na Rua Almirante Tamandaré, no Centro de São Miguel do Oeste. Durante o trabalho ostensivo na noite de sábado, às 21 horas, os policiais avistaram um Palio quando solicitaram a parada do carro. O homem passou por busca pessoal, porém nada de ilícito foi localizado com ele. No veículo, estava uma mulher, que ao ser indagada sobre a possibilidade de ter a posse de algo ilícito, relatou que teria uma bucha de cocaína no bolso da jaqueta que usava, sendo solicitada a mesma que tirasse o casaco para averiguação, onde foi localizada uma bucha de cocaína. A mulher assinou o Termo de Compromisso de comparecimento em audiência e a droga foi apreendida. O Palio foi recolhido ao pátio conveniado mediante auto de retirada de veículo de circulação por apresentar várias irregularidades.

Um motociclista não habilitado foi abordado pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste, por volta das 18 horas, na Rua João Simioni, no Bairro São Gotardo. Ao fazer a abordagem, a PM encontrou durante buscas pessoais dez gramas de cocaína escondidas no bolso da jaqueta. O motociclista disse aos PMs que a droga custa cerca de 500 reais. Em consulta ao sistema, foi verificado que o homem estava com a Permissão Para Dirigir penalizada, indicando "permissionário penalizado". Ele foi enquadrado no crime de posse de drogas e o proprietário da motocicleta por permitir conduzir a mesma com a habilitação cassada. Foram lavradas as notificações cabíveis, efetuado o levantamento fotográfico, e a motocicleta foi entregue para o homem.

Uma adolescente, sem idade informada, foi vítima de uma tentativa de estupro por mototaxista durante uma “corrida” em São Miguel do Oeste. A PM foi acionada por volta das 16 horas de sábado para se deslocar até a Rua Guanabara, Bairro Sagrado Coração de Jesus. De acordo com o relato da vítima, ela estava na casa de uma amiga e na hora de voltar para casa não tinha crédito para ligar ao responsável que sempre a buscava, então optou por ir a pé. Durante o percurso um mototaxista teria passado e a adolescente fez sinal que queria uma “corrida”. Segundo ela, com a motocicleta em movimento, o profissional começou a passar as mãos em suas pernas, fez perguntas inapropriadas e pediu quanto ela cobrava pelo “programa”. Ela então pediu para que o mesmo parasse a motocicleta, pois estava na frente do trabalho de sua mãe. Ele então parou a moto, deixou a adolescente no local e saiu. O caso foi encaminhado à DPCAMI onde será investigado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.