ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Quinta-Feira - 18-04-19

-GUEDES OFERECE SEIS BILHÕES A ESTADOS POR APOIO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-MP VAI INVESTIGAR USO DE DIÁRIAS DE DEPUTADA ESTADUAL DO PSL

-POLÍCIA AMBIENTAL CONFIRMA CONTAMINAÇÃO DE RIO POR DEJETOS SUÍNOS

-MUNICÍPIO E SENAI LANÇAM CURSO PARA JOVENS E ADULTOS

-ASSAPREV DIZ QUE REAJUSTE DO SALÁRIO MINIMO SEM GANHO REAL É UMA VERGONHA

-POLÍCIA INDICIA HOMEM POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE MENORES

-EMPRESÁRIA DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

A Coreia do Norte solicitou nesta quinta-feira aos Estados Unidos que substituam seu secretário de Estado, MIKE POMPEO, como líder nas negociações sobre desnuclearização para que o diálogo sobre o tema possa prosseguir. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, afirmou que, "caso as conversas sejam retomadas no futuro", o papel de POMPEO seja assumido por "alguém que mostre maior tato e maturidade na hora de se comunicar". O porta-voz acrescentou que o relacionamento pode "ficar complicado se POMPEO estiver envolvido nas negociações".

Vinte e nove pessoas morreram em um acidente com um ônibus que transportava turistas em Santa Cruz, na Ilha da Madeira, em Portugal, na tarde desta quarta-feira. O veículo saiu da estrada e virou. Segundo o presidente da Câmara de Santa Cruz, FILIPE SOUZA, morreram 11 homens e 17 mulheres no local, além de mais uma mulher que chegou a ser socorrida e faleceu mais tarde em um hospital. O motorista e o guia turístico, que também sobreviveu, eram os únicos portugueses a bordo.

O ex-presidente peruano ALAN GARCÍA morreu em um hospital em Lima após dar um tiro na própria cabeça na manhã desta quarta-feira. O diretor do hospital, ENRIQUE GUTIÉRREZ, afirmou que, ao dar entrada na unidade, GARCÍA tinha dois orifícios de bala no crânio, "um de entrada e um de saída". O atual presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, publicou em rede social uma mensagem de condolências para os familiares e amigos e decretou luto oficial de três dias no país. GARCÍA tentou suicídio após a chegada de policiais a sua casa, na capital peruana, para prendê-lo por um caso de corrupção ligado à empreiteira brasileira Odebrecht.

Os municípios e estados brasileiros têm até 2024 para garantir que todas as crianças e adolescentes de seis a 14 anos estejam matriculados ou já tenham concluído o ensino fundamental. Uma ferramenta lançada pelos tribunais de conta estaduais mostra, no entanto, que 89 por cento das cidades estão correndo o risco de descumprir essa meta, que foi determinada na lei do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014. O levantamento considerou em "risco de descumprimento" o município que, entre 2014 e 2017, tinha uma tendência anual de expansão do atendimento menor do que a necessária para cumprir a meta em 2024. Ao todo, quatro mil 947 municípios estavam nessa situação.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que está em estudo a antecipação de até seis bilhões de reais a estados e municípios com recursos que o governo espera arrecadar com o megaleilão de petróleo do pré-sal, previsto para o fim deste ano. GUEDES, porém, condicionou a antecipação dos recursos à aprovação das reformas econômicas no Congresso, em especial a da Previdência. Mais tarde nesta quarta, o Conselho Nacional de Política Energética aprovou resolução que fixa em 106 bilhões de reais o valor do bônus que as empresas vencedoras do leilão terão que pagar ao governo federal no ato da assinatura dos contratos.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, FELIPE FRANCISCHINI, afirmou que a votação do parecer da reforma da Previdência foi adiada para a semana que vem por falta de acordo. A previsão na CCJ era votar o parecer, favorável à proposta, nesta quarta. FRANCISCHINI explicou que atendeu a um pedido do relator, deputado MARCELO FREITAS do PSL de Minas Gerais de adiar a votação a fim de que ele analise sugestões de mudança feitas por líderes partidários. Após o encerramento da reunião da CCJ, o relator disse que "um ou outro ponto" da reforma poderá ser suprimido, mas que trabalhará para que não haja uma "desidratação" do texto.

O catarinense EVANDRO SCHWIRKOWSKY, 23 anos, entrou em contato com a família em Corupá, no Norte catarinense, na terça-feira. O rapaz chegou a ser dado como desaparecido na tragédia de Brumadinho, mas conta que desde então está em Salvador. Em fevereiro, o Instituto Geral de Perícias chegou a fazer a coleta de material genético do pai de EVANDRO para comparação genética das vítimas. Foi o companheiro de Evandro, EDEMILSON DE JESUS SILVA, quem acionou as equipes de resgate, informando que o namorado teria ido a Brumadinho em busca de emprego. EVANDRO disse que saiu da cidade uma hora antes do rompimento da barragem.

O Governo do Estado de Santa Catarina encaminhou nesta semana para a Assembleia Legislativa o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. A proposta entrou em tramitação nesta quarta-feira e deve ser votada pelos deputados antes do recesso parlamentar. Uma das principais novidades do projeto é a redução, no comparativo com a LDO 2019, dos percentuais que serão repassados, na forma de duodécimo, para a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual. A Assembleia, por exemplo, receberá, no ano que vem, três vírgula 91 por cento da receita líquida do Estado, ante quatro vírgula 34 por cento previstos para este ano.

A promotora de justiça ROSIMARY MACHADO SILVA pediu esclarecimentos à Assembleia Legislativa sobre as diárias solicitadas pelo gabinete da deputada estadual ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O Ministério Público quer saber se as viagens da parlamentar, relatadas no Portal da Transparência, estão sendo usadas para o lançamento de seu livro, “Feminismo: Perversão e Subversão”, dentro e fora do Estado. No primeiro mês de atuação, em fevereiro, o gasto em diárias foi de seis mil e 500 reais. O valor quase dobrou em março, mês em que a deputada lançou seu livro antifeminista: 11 mil e 500. Nas redes sociais, ANA CAROLINE diz que não cometeu nenhuma ilegalidade e afirmou que os eventos de lançamento do livro de que participou ocorreram “depois do expediente”.

A Vigilância Sanitária e a Polícia Militar Ambiental confirmaram um caso de poluição de um afluente do rio Macaco Branco de Tunápolis nesta quarta-feira. De acordo com o veterinário e servidor da vigilância sanitária, EDUARDO DOTTO, a água do riacho estava com a coloração alterada e com forte odor. Cerca de 500 metros acima deste ponto foi identificado um riacho menor que apresentava indícios ainda maiores de poluição. DOTTO relatou que a água estava com espuma e havia peixes mortos. Segundo a Polícia Ambiental, a contaminação foi provocado pelo despejo de esterco de uma granja de suínos no município.

Uma bomba que retira o esterco da granja de suínos rompeu e os dejetos foram parar no riacho que desagua no rio Macaco Branco em Tunapolis. A explicação é do agricultores responsável pela granja. Ele disse para a Polícia Ambiental que possui contrato com produtores vizinhos para o bombeamento do esterco gerado na propriedade. Ele disse ainda que a bomba de um dos vizinho se rompeu e o esterco acabou contaminando o rio. Segundo a Polícia Ambiental, tanto o proprietário da granja e os vizinhos que fazem o bombeamento do esterco são responsáveis e devem tomar os devidos cuidados para evitar acidentes que resultem na contaminação do solo e da água. Eles podem responder a processo administrativo ambiental com a aplicação de multa e a processo criminal.

O Novo foi apresentado oficialmente nesta semana em São Miguel do Oeste. O partido está sendo fundado por um grupo de moradores que reúne empresários, profissionais liberais e lideranças da comunidade. O ato de lançamento da sigla política ocorreu na terça-feira. De acordo com um dos fundadores do Novo, JULIO TIEZERINI, o partido é muito diferente dos demais e por isso hoje existem muitos apoiadores e filiados. Ele também falou que o NOVO ainda não foi fundado no município porque é necessário atingir algumas metas fixadas pelo próprio partido. A intenção do Novo é estruturar o diretório local e disputar as eleições municipais de 2020.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste constatou nesta semana o furto de várias grades das bocas de lobo espalhadas pela cidade. A informação é da secretária, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, um Boletim de Ocorrência foi registrado por parte da Administração e os furtos devem ser apurados pela Polícia Civil. MARLI DA ROSA explicou que os atos estão sendo registrados com frequência. Ela disse que a manutenção e reposição das grades furtadas são realizadas com dinheiro público que poderia ser aplicado em outro setor. Além disso, a ausência das bocas de lobo pode provocar transtornos em dias de chuva na cidade.

Mesmo com as grades concretadas, os vândalos estão conseguindo arrancar as estruturas chamadas de bocas de lobo. O comentário é da secretária MARLI DA ROSA. Ela disse que acredita que os envolvidos devam estar utilizando ferramentas para a retirada do objeto. Ela destacou que a situação acontece com frequência nos bairros. Além do prejuízo, o furto das bocas de lobo pode causar acidentes com pedestres e motociclistas. MARLI DA ROSA afirmou que apenas neste ano aproximadamente 12 grades já foram furtadas. A secretária disse que existem pessoas comprando essas estruturas e que o objetivo agora é encontrar todos os envolvidos. Ela destacou ainda que a população deve ficar atenta e ao perceber algo suspeito deve denunciar através do número 3631-2055.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Senai, lançou nesta quarta-feira o programa de Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Ensino Fundamental. O evento foi realizado no auditório da secretária de Educação, antiga câmara de vereadores. As aulas acontecerão uma noite por semana, nas dependências do Senai. O curso será nas formas presencial e à distância com duração de dois anos. Para participar, é necessário ter idade mínima de 15 anos. As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Educação ou no Senai. As aulas da educação de jovens e adultos no ensino fundamental são gratuitas.

Cerca de 40 pessoas já se inscreveram para o programa de Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Ensino Fundamental. A informação é do secretário de Educação, PAULO DRUMM. Ele disse que a procura é muito boa e que as turmas serão montadas a partir da demanda de inscritos. Dados do Observatório FIESC apontam que São Miguel do Oeste tem 920 pessoas com 15 anos ou mais que não possuem o Ensino Fundamental completo. DRUUM disse que a ideia é levar a oportunidade de uma formação que possibilite o crescimento pessoal e profissional para esse público. O município irá custear o curso com todo o suporte técnico e parceria do Senai.

Os prefeitos da região participaram na manhã de hoje da assembleia geral da Associação dos Municípios do Extremo-oeste. O encontro foi realizado na sede da Ameosc e serviu para discutir uma série de assuntos de interesse coletivo dos municípios. Durante a assembleia de hoje, uma equipe da Aris falou sobre saneamento e abastecimento de agua. A agencia também se reuniu agora a pouco com a comissão que está avaliando o contrato da prefeitura de São Miguel do Oeste com a Casan. Outro tema discutido na assembleia foi um projeto para aproveitamento de resíduos sólidos gerados pelos 19 municípios da região. Os prefeitos também avaliaram os resultados da Marcha a Brasília realizada na semana passada.

Os prefeitos da Ameosc também discutiram na manhã de hoje a proposta de municipalização dos serviços ambientais. De acordo com o presidente da associação, WILSON TREVISAN, o consórcio de desenvolvimento intermunicipal ainda está analisando a possibilidade de assumir os serviços. A decisão ainda não foi tomada e o Conder pode assumir a análise e emissão de algumas licenças ambientais. Na próxima segunda-feira, o prefeito TREVISAN e o presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANI vão viajar a Timbó para conhecer um consórcio regional que assumir parte dos serviços ambientais do IMA. Além do Conder, algumas prefeituras da região, como São Miguel do Oeste, estão analisando a possibilidade de fazer o convenio com o IMA para municipalizar alguns serviços do órgão estadual.

O Conder está promovendo mais duas licitações para a compra coletiva de produtos para os municípios da região. A informação é da secretária executiva do consórcio, JUSSARA REGINATO. Ela disse que os dois processos abertos pelo Conder tem o objetivo de fazer a compra coletiva de peças e pneus. JUSSARA citou que as licitação compartilhadas permitem a aquisição de produtos e materiais a um preço menor para as prefeituras. Ela comentou que a compra via Conder é mais rápido e econômico para os municípios. JUSSARA destacou que o consórcio promove outras licitações dessa natureza ao longo do ano.

O Boa Tarde Peperi desta quarta-feira repercutiu o anuncio do governo federal a respeito da projeção dos valores do salário mínimo entre 2020 e 2022. Para o ano que vem, a proposta é de mil e 40 reais. Para os anos seguintes, o governo propôs um salário mínimo de mil e 82 em 2021 e de mil 123 reais em 2022. O salário mínimo será corrigido apenas pela inflação, sem aumento real. Com isso, o governo indicou que desistiu, pelo menos em um primeiro momento, da política de aumentos reais que vinha sendo implementada nos últimos anos. A política anterior levava em conta o crescimento do PIB, Produto interno Bruto, o que vinha resultando em aumento real para o salário mínimo. A decisão vem gerando uma série de reclamações, especialmente dos trabalhadores e aposentados.

A enquete feita no centro da cidade pelo Boa Tarde Peperi mostrou que a maioria das pessoas não concorda com a correção do salário mínimo apenas pela inflação, sem nenhum ganho real. LEONIR MACHADO, de 37 anos, disse que o salário mínimo não atende à necessidade das pessoas e a reposição apenas da inflação vai piorar ainda mais o poder de compra do salário. ANGELINO TRICHES, de 80 anos, disse que o presidente da república deveria viver pelo menos um mês com o salário mínimo para entender a dificuldade que a população enfrenta. BERNADETE STÉDILE, de 55 anos, também criticou a proposta de correção do mínimo apenas pela inflação. Ela disse que a situação está cada vez pior porque remédio, comida e outros produtos só aumentam de preço e o salário continua uma mixaria.

O anúncio da correção do salário mínimo apenas pela inflação para os próximos três anos é uma péssima notícia para os aposentados. A avaliação é do presidente da Assaprev extremo-oeste, SERGIO VOLPI. Ele explicou que o sistema anterior, que usava o índice de crescimento do PIB para corrigir o salários mínimo, era melhor do que o critério anunciado pelo governo de BOLSONARO. VOLPI disse que a decisão vai reduzir ainda mais o poder de compra do salário dos aposentados.

O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, afirmou no programa Boa Tarde Peperi de ontem que o ideal seria pagar mais e aumentar o valor do salário mínimo. O empresário, no entanto, fez uma ressalva: a decisão do governo leva em conta o impacto financeiro da correção do salário nas contas públicas e na previdência. Ele disse que do ponto do vista fiscal, a medida é necessária.

A justiça de Santa Catarina bloqueou quatro milhões e 700 mil reais do ex-prefeito de Dionísio Cerqueira, ALTAIR RITTES e do escritório de advocacia Martins & Garcia Consultoria e Assessoria em Matéria Pública e seus sócios. O bloqueio foi deferido pelo Judiciário em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público. A medida visa garantir o ressarcimento do erário e o pagamento de multa em caso de condenação. Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito cometeu ilegalidades na contratação e pagamentos ao escritório de advocacia. De acordo com a Promotora de Justiça FERNANDA MORALES JUSTINO, a contratação, além de desnecessária, foi repleta de irregularidades. O ex-prefeito ALTAIR RITTES pode recorrer da decisão. A Peperi não conseguiu localizar o ex-prefeito para ouvi-lo sobre a ação do Ministério Público.

A Polícia Civil de Maravilha indiciou um homem de 23 anos pelo crime de importunação sexual contra duas adolescentes. De acordo com o delegado JOEL SPECHT, a primeira vítima, de 17 anos, compareceu na Delegacia relatando que estava no seu local de trabalho quando um de seus colegas, sem consentimento, passou a mão em suas partes íntimas. Depois disso, outra adolescente, de 16 anos, procurou a Polícia Civil relatando fatos semelhantes. A Polícia instaurou inquérito e verificou que os dois casos foram praticados pelo mesmo homem. Ele foi indiciado pelo crime de importunação sexual, podendo ser condenado a até cinco anos de reclusão.

Um acidente envolveu três veículos e resultou na morte de uma mulher na tarde de ontem na SC 163. A colisão aconteceu por volta das três horas e 15 minutos na localidade de Soledade, interior de Itapiranga e envolveu Palio de Tunápolis, uma Montana de Jaraguá do Sul e um caminhão Baú. A condutora da Montana, SALETE NIEHUS, de 46 anos, sofreu traumatismo craniano. A paciente foi imobilizada e colocada na viatura já com ausência de sinais vitais. Os bombeiros fizeram manobras de ressuscitação, mas sem sucesso. A caroneira e filha de SALETE, ANIELA NIEHUES, 18 anos estava sentada ao lado da via, consciente e orientada. Ela sofreu ferimentos na face e foi levada para o Hospital de Itapiranga e transferida para o Hospital Regional. O motorista do caminhão teve ferimento no joelho esquerdo e também foi levado para o hospital Sagrada Família. Os ocupantes do Pálio saíram ilesos.

A moça que ficou ferida no grave acidente de ontem na SC 163 solicitou alta do Hospital Regional para acompanhar o velório e sepultamento da mãe. ANIELA NIEHUES, 18 anos, deixou o Hospital na manhã desta quinta-feira. Ela sofreu fratura na face e deve retornar ao hospital para continuar com o tratamento dos ferimentos. ANIELA deve ser internada outra vez depois do sepultamento da mãe, SALETE NIEHUES. A mulher, de 46 anos, estava dirigindo a Montana que se envolveu em uma colisão com outros dois veículos na tarde de ontem em Itapiranga. O velório de SALETE está ocorrendo na Sociedade Imigrantes e sepultamento está marcado para as quatro e meia da tarde.

A mulher que morreu no acidente de trânsito de ontem à tarde na SC 163 era empresária em Itapiranga. SALETE NIEHUES, 46 anos, atuava no ramo de móveis na cidade. Ela era esposa do presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga, AFONSO NIEHUES. Ele foi presidente da Associação Comercial e vice-presidente da Facisc em duas oportunidades. SALETE integrava o Núcleo da Mulher Empresária e também participava há vários anos ativamente da Pastoral da Família da Paróquia São Pedro Canísio. O prefeito JORGE WELTER decretou luto oficial em Itapiranga por três dias em virtude do falecimento de SALETE. O casal teve três filhos, um deles ANIELA NIEHUES que estava no carro com a mãe no acidente de ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.