ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 18 03 2020

-BOLSONARO PEDE AO CONGRESSO QUE RECONHEÇA ESTADO DE CALAMIDADE NO PAÍS

-GOVERNADOR DECRETA EMERGÊNCIA E AMPLIA MEDIDAS PARA CONTER O CORONAVÍRUS

-MOTOGRUPO CÃES DO ASFALTO CONFIRMA CANCELAMENTO DO MOTOCÃO

-CDL EMITE NOTA E ORIENTA COMÉRCIO A FECHAR AS PORTAS AINDA HOJE

-PREFEITURA ADOTADA NOVAS AÇÕES E SUSPENDE AULAS NAS CRECHES

-MOTOCICLISTA TEM PERNA AMPUTADA EM ACIDENTE NA SC 163

-PEDESTRE MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO NA SC 157

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

As autoridades de saúde da China informaram nesta quarta-feira que, pelo segundo dia consecutivo, registraram apenas uma nova contaminação local por coronavírus, que se soma a 12 casos importados. O governo das Filipinas declarou estado de calamidade por seis meses por causa da expansão do novo coronavírus. A medida permite que o governo tenha acesso a um fundo emergencial para combater a pandemia. Já a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, admitiu que os líderes políticos subestimaram o perigo representado pela pandemia.

A China deu o aval para que pesquisadores iniciem testes de segurança em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, em meio à corrida para desenvolver uma imunização contra a Covid-19. Cientistas da Academia de Ciências Médicas Militares da China, ligada ao exército, receberam a aprovação para iniciar os ensaios clínicos em estágio inicial dessa potencial vacina a partir desta semana. Enquanto isso, cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados.

O líder da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional uma ajuda de cinco bilhões de dólares para lidar com o novo coronavírus, solicitação já negada pela instituição financeira. O FMI respondeu que "lamentavelmente o Fundo não está em condições de analisar a solicitação" diante da "falta de clareza" envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela, revelou um funcionário da instituição financeira à AFP. Os recursos, segundo Maduro, contribuiriam "significativamente para fortalecer nossos sistemas de detecção e resposta" diante da pandemia que até agora causou 33 pacientes na Venezuela.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as seis e 50 desta quarta-feira, 350 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a primeira morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça-feira pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira, contabiliza 291 infectados. Nesta quarta, a secretaria de Saúde da Bahia anunciou o décimo sétimo caso confirmado do coronavírus. O paciente é um médico contaminado em atendimento a infectado.

Todas as sessões plenárias e reuniões de comissões do Senado previstas para esta semana foram canceladas em razão da pandemia de coronavírus. Ao todo, 15 reuniões de comissões da Casa e pelo menos duas sessões plenárias, das quais participam todos os senadores, foram desmarcadas. As atividades foram canceladas mesmo com as medidas tomadas pelo presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE, que liberam servidores e senadores com mais de 65 de comparecer ao Senado. Para tentar viabilizar reuniões, ALCOLUMBRE, assinou nesta terça-feira um ato que possibilita a votação de projetos com caráter de urgência em sessões virtuais, por meio de dispositivos como celulares e computadores. A expectativa é que esse sistema esteja disponível na próxima sexta-feira. No entanto, as reuniões virtuais só devem acontecer na semana que vem.

O governo de JAIR BOLSONARO anunciou que vai solicitar ao Congresso o reconhecimento do estado de calamidade pública no país em decorrência do coronavírus. A medida, com validade até 31 de dezembro de 2020, será adotada em razão da necessidade de elevar gastos públicos com saúde. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o pedido será feito também por causa do "monitoramento permanente da pandemia Covid-19" e em virtude "de proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação". A medida foi apoiada pelo presidente da Câmara, RODRIGO MAIA.

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado nesta terça-feira por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em coletiva de imprensa após uma longa reunião com todo o secretariado. A decisão visa conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina tem registro de transmissão comunitária, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. Com o decreto, estão suspensos por 30 dias eventos de qualquer porte, independentemente do número de pessoas, e por sete dias os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, conforme o decreto. Novas entradas em hotéis também estão suspensas.

Todas as medidas previstas no decreto assinado pelo governador do estado começam a valer a partir desta quarta-feira, mas as empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida. O decreto deixa claro que farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água. A medida não atinge, por enquanto, portos e aeroportos, já que a decisão, para esses casos, depende de apoio do governo Federal. O comércio, de forma geral, correios, agência bancárias, academias, shoppings, hotéis, restaurantes, delivery de alimentos e oficinas mecânicas devem fechar as portas. O transporte municipal, intermunicipal e interestadual também será suspenso. O governador CARLOS MOISÉS declarou que são medidas duras e mais restritivas do que as anunciadas anteriormente, mas se fazem necessárias diante do avanço do coronavírus.

Após o anúncio do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA de restrições de circulação por conta do novo coronavírus, a Polícia Militar de Santa Catarina vai reforçar a segurança nas proximidades de supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Há uma preocupação com possíveis atos de desordem, principalmente nesta quarta-feira, quando começam a ser colocadas em práticas as medidas do governo do Estado. Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel CLAUDIO ROBERTO KOGLIN, os policiais estarão perto dos estabelecimentos para evitar aglomerações e possíveis confusões diante dos primeiros passos com a implantação das restrições. Os três tipos de comércio continuarão com as portas abertas, conforme prevê o decreto a ser publicado pelo governador nesta quarta-feira.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas completou nesta semana 22 anos de existência em Santa Catarina. A informação é do sargento e coordenador do Proerd na região Extremo Oeste, ALTAIR VILLANI. Ele foi entrevistado no RPN segunda edição e disse que a primeira aula no estado ocorreu em 1998 na cidade de Lages. Conforme ele, nessas mais de duas décadas de atuação, mais de um milhão de 500 mil crianças já foram formadas no programa da Polícia Militar. Segundo VILLANI, nesse período mais de mil polícias militares participaram das atividades, sendo que atualmente o estado possui cerca de 240 policiais trabalhando ativamente nessa ação.

O Proerd trabalha em conjunto com a família e a escola. A afirmação é do sargento e coordenador do programa na região Extremo Oeste, ALTAIR VILLANI. De acordo com ele, o projeto trás resultados significativos para o estado catarinense. Ele destacou que o Proerd já está consolidado e as ações vão ao encontro do que a sociedade espera. VILLANI ressaltou que o décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira abrange os 35 municípios da região e desde 2002 atende cem por cento dos alunos do quinto ano. O sargento e coordenador revelou que o programa atende ainda alunos do sétimo ano e do pré-escolar, além de também atuar junto com os pais nos últimos anos.

Atualmente a região Extremo Oeste possui 15 policiais militares que atuam diretamente no Proerd. O comentário é do sargento e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas, ALTAIR VILLANI. Ele disse que anualmente são atendidas cerca de cinco mil crianças. O profissional ressaltou que nesses 22 anos de atuação o programa já formou mais de 35 mil alunos. VILLANI revelou que dos 260 mil habitantes da região, o Proerd já formou 36 por cento da população. Ele destacou que o percentual da região fica acima da média do estado, comprovando dessa forma a eficácia do Proerd no Extremo Oeste de Santa Catarina.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas existe graças ao apoio do governo Federal, Estadual e também municipal. A declaração é do sargento e coordenador do programa na região Extremo Oeste, ALTAIR VILLANI. Ele citou que os alunos recebem um livro, camiseta e certificado em virtude da parceria existente entre as secretarias estaduais de Educação, Saúde e Segurança Pública. VILLANI disse que a Polícia Militar também cede profissionais e um veículo para os deslocamentos necessários. O sargento e coordenador do Proerd comentou ainda que a corporação tem parcerias com entidades privadas, além de possuir projetos com o Ministério Público e também com o Poder Judiciário.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, participou nesta terça-feira , da reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis da Acismo. Os integrantes do conselho fizeram uma prestação de contas dos recursos que foram destinados para o Fundo da Infância e Adolescência, por meio de deduções do Imposto de Renda 2019. Conforme a presidente do CMDCA, ROSE BEDIN, foram relacionados os onze projetos aprovados e custeados pelo FIA no ano passado. O conselho também procurou a Acismo para pedir o apoio dos contadores do município, a fim de sensibilizar os contribuintes a indicarem a conta do Fundo da Infância e Adolescência nas doações do imposto de renda.

Todos os contribuintes podem doar parte do seu Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência. A afirmação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ROSE BEDIN. Ela explicou que para ajudar o CMDCA basta declarar o imposto até 30 de abril, doando três por cento para o FIA. ROSE comentou que desta forma, mais projetos apresentados pelas entidades poderão ser custeados pelo FIA, beneficiando cada vez mais as crianças e adolescentes do município. A presidente do conselho pediu aos contadores que trabalhem essa informações com os empresários da cidade.

Os vereadores JOSÉ GIOVENARDI do PL e VANIRTO CONRAD do PDT apresentaram uma moção de apelo solicitando a inspeção em todas as estruturas físicas dos imóveis em que funcionam as creches do município. Os vereadores pedem também que sejam realizadas as adequações necessárias para garantir a segurança e a integridade física dos bebês e crianças que frequentam as unidades escolares. Os autores da moção citam que realizaram visita recentemente em três unidades escolares e que encontraram situações de risco, como por exemplo, muro prestes a cair; brinquedo inadequado e janelas com peitorais baixos. Eles citaram que é inadmissível permitir que as crianças fiquem expostas a riscos de qualquer natureza. A moção foi aprovada durante a sessão desta terça-feira.

Os vereadores também aprovaram, na reunião de ontem, uma série de indicações na área de infraestrutura urbana. O vereador CLAUDIO BARP solicitou que a administração dê continuidade à pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua Hélio Wassum. ELIAS ARAUJO pediu que a prefeitura instale uma rótula no cruzamento da Rua Quinze de Novembro com a Rua Primeiro de Maio. VAGNER PASSOS solicitou ao Poder Executivo que providencie obra de calçada com acessibilidade para pedestres na Travessa Javari, esquina com a Rua Rodolfo Spier. Todas as indicações legislativas foram aprovadas em plenário e seguem agora para a apreciação do prefeito WILSON TREVISAN.

Os consumidores devem manter a calma e não precisam correr aos supermercados para fazer estoque de alimentos. A orientação é do vice-presidente regional da Acats, RAVIER CENTENARO. De acordo com ele, a Associação Catarinenses dos Supermercados divulgou um vídeo com orientações para os catarinenses. RAVIER comentou que os consumidores não precisam ter pânico, pois os supermercados da região estão bem abastecidos em todos os gêneros de produtos. Ontem, os supermercados da cidade registraram um movimento de consumidores acima do normal. Hoje pela manhã, os mercados voltaram a ficar lotados de consumidores. Ele reforçou que as pessoas não precisam se preocupar porque não haverá desabastecimento nos mercados da cidade.

O Motogrupo Cães do Asfalto decidiu cancelar o Motocão previsto para o mês de abril. A decisão foi tomada ontem à noite em reunião realizada na sede da entidade. O encontro de motociclistas estava programado para os dias três, quatro e cinco de abril. O encontro desta terça-feira contou com a presença dos Cães do Asfalto, Jipe Clube, São Miguel Tattoo Convention e pessoas ligadas à organização do evento. De acordo com o presidente do Moto Grupo, LÍRIO DALMINA, a nova data só será definida depois da passagem da crise do coronavírus. A coordenação do JeepCão também cancelou o evento. Já o São Miguel Tattoo Convention optou por remarcar o encontro para o mês de novembro.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste instituiu uma série de medidas temporárias de prevenção à infecção e à propagação do Covid-19. A partir desta quarta-feira, fica estabelecido o regime de trabalho remoto teletrabalho a todos os servidores e colaboradores do Poder Legislativo, pelo prazo de sete dias. Pelo mesmo período, estão suspensas as sessões ordinárias que já estavam marcadas. Durante esse período, o atendimento administrativo funcionará em regime de plantão. As medidas se justificam com base nas disposições do Decreto Estadual que suspendeu eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste anunciou, na tarde desta terça-feira, uma série de novas medidas de prevenção ao coronavírus. As providências foram definidas após reunião ampliada do Comitê de Crise, que contou também com a presença de representantes de entidades e exército. As aulas em toda a rede municipal, inclusive creches, serão suspensas por 15 dias a partir de segunda-feira, embora a presença de alunos já seja facultativa a partir desta quarta, sem prejuízo da frequência e conteúdos. A suspensão corresponde à antecipação do recesso escolar e poderá ser prorrogada caso seja necessário. O secretário de Educação, PAULO DRUMM, recomenda que crianças com menos de 14 anos não fiquem sob os cuidados de pessoas com mais de 60 anos ou indivíduos de grupos de risco no período em que as aulas estejam suspensas.

As atividades do programa Atleta na Escola e as Oficinas da Cultura também serão interrompidas a partir da próxima segunda. A decisão foi anunciada no final da tarde de ontem pelo Comitê de Crise do Coronavírus. O grupo também recomendou que a população só utilize os serviços presenciais em órgãos públicos, como a prefeitura, em casos realmente necessários. Sempre que possível, deve ser dada preferência a meios alternativos, como telefone, email, whatsapp e redes sociais. O Comitê de Crise também deliberou pela antecipação da vacinação anual contra gripe para idosos e profissionais da Saúde, a partir da próxima segunda-feira. A imunização dos públicos alvos será feita em área alternativa. A partir de segunda, a Sala de Vacinas vai ser transferida para a área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel.

As consultas agendadas nas unidades de saúde serão adiadas e a prioridade do atendimento será dada para a pacientes com sintomas respiratórios. A informação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele pediu a compreensão da população, a fim de que sejam evitadas aglomerações e, quem realmente precisar, consiga ser atendido. Já a validade de receitas de medicamentos de uso contínuo será automaticamente prorrogada, de seis meses para um ano. O coordenador do Comitê de Crise do coronavírus, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, da Vigilância Epidemiológica, solicita que as pessoas permaneçam em casa, evitando riscos de contaminação. Ele cita que a UPA 24 horas também não deve ser buscada para solicitação de exames. Informações podem ser solicitadas via telefone para as unidades de saúde, ou por meio do telefone 136, no Ministério da Saúde.

O Comitê de Crise do coronavírus, informou na tarde desta terça-feira, que chegou a registrar três casos suspeitos da doença em São Miguel do Oeste. Dois deles foram descartados por critérios epidemiológicos. O único caso ainda considerado suspeito é de um homem, que foi atendido no Hospital Regional na noite desta segunda-feira. Os materiais coletados para exame foram enviados ao Laboratório Central, em Florianópolis, e a expectativa é de que os resultados saiam em até quatro dias. Na manhã desta terça, o setor de Vigilância Epidemiológica e de Infectologia, reuniu profissionais da rede pública e particular de saúde, e também representantes da Administração Municipal e exército, a fim de compartilhar informações e padronizar protocolos de atendimento e disseminação de informações relativas ao Covid-19. A reunião aconteceu no auditório da Unimed.

O sistema de saúde está preparado para atender a população que precisar, mas é necessário o bom senso e colaboração de todos. A manifestação é da médica infectologista, PRISCILA GARRIDO. Ela comentou que as pessoas precisam manter-se calmas e procurar atendimento médico somente quando realmente for necessário para que diminuam os riscos de contaminação em ambientes públicos como postos de saúde, UPA e hospitais. A médica recomendou que sejam evitadas aglomerações e contato direto entre pessoas e que sejam adotados cuidados de higiene e limpeza que reduzam as probabilidades de contaminação, como lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel. PRISCILA destacou que o sistema de saúde está preparado para atender a população que precisar, mas é necessário o bom senso e colaboração de todos.

A Polícia Militar está passando nas empresas para orientar os comerciantes sobre os termos do decreto de emergência assinado pelo governador CARLOS MOISÉS. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão, JAILSON FRANZEN, disse que os policiais estão orientados os comerciantes a fechar as portas em razão do coronavírus. Na manhã de hoje, muitas empresas já estavam fechadas. Em nota, a CDL pediu aos associados que cumpram a determinação do governo.O documento cita que “neste momento delicado e de atenção, devemos pensar no coletivo e evitar a propagação do vírus”.

Uma colisão envolvendo um caminhão da região deixou ao menos duas pessoas feridas. O fato foi registrado no começo da tarde de ontem ainda no quilômetro 51 da SC-157 em Quilombo. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o acidente envolveu uma motocicleta Honda NXR 150 de Irati e um caminhão cargo de São José do Cedro. O caminhoneiro de 31 anos não teve ferimentos. Já os dois ocupantes da moto ficaram gravemente feridos. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. As causas do acidente não foram divulgadas.

Um homem acabou tendo uma das pernas amputadas depois de um acidente na SC-163 em Itapiranga. O fato foi logo após o meio-dia de ontem e envolveu uma Honda Bros de Paraíso e um caminhão de Maravilha. A colisão ocorreu próximo da entrada da Linha Chácara. O motoqueiro estava subindo a via quando se perdeu na curva. Ele acabou colidindo frontalmente com o caminhão. De acordo com os Bombeiros, a perna esquerda do motoqueiro teria sido amputada pra baixo do joelho e a direita estaria bastante machucada. A Polícia Militar e Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros atuaram no local fazendo o atendimento e levantamento. O homem de 25 anos é de Paraíso e trabalha como policial Militar em Bandeirante. O homem estava consciente. As fotos desse acidente você encontra no Portal da Peperi na internet.

Um atropelamento acabou tirando a vida de um pedestre nesta terça-feira. O acidente foi na noite de noite na SC-157 em Quilombo. No local, um caminhão Ford Cargo de São Lourenço do Oeste, dirigido por um homem, de 28 anos, acabou atropelando o pedestre. De acordo com os bombeiros, o caminheiro relatou que o homem caminhava pela rodovia, quando entrou na pista repentinamente. Ele disse que tentou frear o veículo para desviar da vítima, porém não foi possível. O homem atropelado apresentava ferimentos graves na cabeça e fraturas generalizadas. Quando as equipes dos bombeiros e Samu chegaram ao local ele já não apresentava mais os sinais vitais. O nome da vítima, que tinha 46 anos não foi informado. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste atendeu e realizou os levantamentos do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.