ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 18/03/2020

GLOBO EM FOCO – 18/03/20

-BOLSONARO PEDE AO CONGRESSO QUE RECONHEÇA ESTADO DE CALAMIDADE NO PAÍS

-GOVERNADOR DECRETA EMERGÊNCIA E AMPLIA MEDIDAS PARA CONTER O CORONAVÍRUS

-ITAPIRANGA REGISTRA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVIRUS

-TUNÁPOLIS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CANCELA EFACITUS

-CÂMARA DE ITAPIRANGA APROVA FIM DO RECESSO DE JULHO

-RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DE SÃO JOÃO DO OESTE COM MENOS DE 30% DA CAPACIDADE

-BOMBEIROS REGISTRAM DOIS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RASTEIRA

-POLICIAL SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRÃNSITO EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


As autoridades de saúde da China informaram nesta quarta-feira que, pelo segundo dia consecutivo, registraram apenas uma nova contaminação local por coronavírus, que se soma a 12 casos importados. O governo das Filipinas declarou estado de calamidade por seis meses por causa da expansão do novo coronavírus. A medida permite que o governo tenha acesso a um fundo emergencial para combater a pandemia. Já a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, admitiu que os líderes políticos subestimaram o perigo representado pela pandemia.

A China deu o aval para que pesquisadores iniciem testes de segurança em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, em meio à corrida para desenvolver uma imunização contra a Covid-19. Cientistas da Academia de Ciências Médicas Militares da China, ligada ao exército, receberam a aprovação para iniciar os ensaios clínicos em estágio inicial dessa potencial vacina a partir desta semana. Enquanto isso, cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados.

O líder da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional uma ajuda de cinco bilhões de dólares para lidar com o novo coronavírus, solicitação já negada pela instituição financeira. O FMI respondeu que "lamentavelmente o Fundo não está em condições de analisar a solicitação" diante da "falta de clareza" envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela, revelou um funcionário da instituição financeira à AFP. Os recursos, segundo Maduro, contribuiriam "significativamente para fortalecer nossos sistemas de detecção e resposta" diante da pandemia que até agora causou 33 pacientes na Venezuela.


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as seis e 50 desta quarta-feira, 350 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a primeira morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça-feira pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira, contabiliza 291 infectados. Nesta quarta, a secretaria de Saúde da Bahia anunciou o décimo sétimo caso confirmado do coronavírus. O paciente é um médico contaminado em atendimento a infectado.

Todas as sessões plenárias e reuniões de comissões do Senado previstas para esta semana foram canceladas em razão da pandemia de coronavírus. Ao todo, 15 reuniões de comissões da Casa e pelo menos duas sessões plenárias, das quais participam todos os senadores, foram desmarcadas. As atividades foram canceladas mesmo com as medidas tomadas pelo presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE, que liberam servidores e senadores com mais de 65 de comparecer ao Senado. Para tentar viabilizar reuniões, ALCOLUMBRE, assinou nesta terça-feira um ato que possibilita a votação de projetos com caráter de urgência em sessões virtuais, por meio de dispositivos como celulares e computadores. A expectativa é que esse sistema esteja disponível na próxima sexta-feira. No entanto, as reuniões virtuais só devem acontecer na semana que vem.

O governo de JAIR BOLSONARO anunciou que vai solicitar ao Congresso o reconhecimento do estado de calamidade pública no país em decorrência do coronavírus. A medida, com validade até 31 de dezembro de 2020, será adotada em razão da necessidade de elevar gastos públicos com saúde. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o pedido será feito também por causa do "monitoramento permanente da pandemia Covid-19" e em virtude "de proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação". A medida foi apoiada pelo presidente da Câmara, RODRIGO MAIA.


O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado nesta terça-feira por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em coletiva de imprensa após uma longa reunião com todo o secretariado. A decisão visa conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina tem registro de transmissão comunitária, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. Com o decreto, estão suspensos por 30 dias eventos de qualquer porte, independentemente do número de pessoas, e por sete dias os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, conforme o decreto. Novas entradas em hotéis também estão suspensas.

Todas as medidas previstas no decreto assinado pelo governador do estado começam a valer a partir desta quarta-feira, mas as empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida. O decreto deixa claro que farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água. A medida não atinge, por enquanto, portos e aeroportos, já que a decisão, para esses casos, depende de apoio do governo Federal. O comércio, de forma geral, correios, agência bancárias, academias, shoppings, hotéis, restaurantes, delivery de alimentos e oficinas mecânicas devem fechar as portas. O transporte municipal, intermunicipal e interestadual também será suspenso. O governador CARLOS MOISÉS declarou que são medidas duras e mais restritivas do que as anunciadas anteriormente, mas se fazem necessárias diante do avanço do coronavírus.

Após o anúncio do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA de restrições de circulação por conta do novo coronavírus, a Polícia Militar de Santa Catarina vai reforçar a segurança nas proximidades de supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Há uma preocupação com possíveis atos de desordem, principalmente nesta quarta-feira, quando começam a ser colocadas em práticas as medidas do governo do Estado. Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel CLAUDIO ROBERTO KOGLIN, os policiais estarão perto dos estabelecimentos para evitar aglomerações e possíveis confusões diante dos primeiros passos com a implantação das restrições. Os três tipos de comércio continuarão com as portas abertas, conforme prevê o decreto a ser publicado pelo governador nesta quarta-feira.

Morre agricultor de 100 anos Itapiranga. CORALDINO MARIANO DOS SANTOS morreu na manhã desta quarta-feira, em sua residência, na localidade de Cotovelo, interior de Itapiranga. CORALDINO completou 100 anos em 20 de janeiro e recebeu homenagem da Secretaria de Assistência Social de Itapiranga por um século de vida. Devido ao Coronavirus, a família preferiu não divulgar o local do velório para não ter aglomeração de pessoas. Natural de Soledade, Rio Grande do Sul, CORALDINO residia há 47 anos em Itapiranga. Ele era casado com ROSA RODRIGUES, 90 anos.

Itapiranga suspende aulas em todas as escolas. Gestores das redes municipal, estadual e privada estiveram reunidos na tarde de ontem para tratar do decreto estadual emitido pelo Governador CARLOS MOISÉS que determina a suspensão das aulas, por 30 dias, em todo o território catarinense, em razão do alastramento do novo coronavírus. Todas as atividades escolares param a partir desta quinta-feira, dia 19, inclusive as creches. O secretário de educação de Itapiranga, NELSON KLEIN, salienta que a medida é preventiva e segue determinações para conter a propagação do coronavírus.

São João do Oeste suspende aulas e eventos em geral e anuncia medidas para enfrentamento do coronavírus. O prefeito FERNANDO BISIGO assinou decreto na tarde de ontem suspendendo todos os eventos no município, bem como, elencando uma série de medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Entre as determinações, destaque para a suspensão de todas as atividades com os grupos da terceira idade, das atividades esportivas e eventos em geral, paralização de encontros, oficinas e demais serviços do CRAS, suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino a partir desta quinta-feira, 19 de março, pelo período de 30 dias.

Prefeito chama atenção para importância da população contribuir em ações preventivas ao coronavírus. FERNANDO BISIGO diz que o decreto considera que grande aglomeração estabelece limite de 50 pessoas em ambiente fechado e 100 pessoas em espaço aberto. O decreto determina que os munícipes que tenham regressado, nos últimos 14 dias, ou que venham a regressar do exterior ou de localidades que tenham transmissão comunitária do coronavírus, deverão adotar medidas como permanecer em isolamento domiciliar. Pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas. O decreto vale pelo prazo de 45 dias, que poderá ser prorrogado enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento das situações causadas pelo coronavírus.

Itapiranga registra primeiro caso de pessoa com suspeita de coronavírus. Um paciente do município de Itapiranga que esteve em viagem fora do Estado, foi atendido em uma Unidade de Saúde local, com sintomas característicos do Coronavírus Covid-19. Já foi feita a coleta para exame laboratorial. O secretário de Saúde de Itapiranga, DAVINO RAUBER, informa que até o momento, ainda não existe a confirmação, contudo, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Conforme o secretário de Saúde não há motivos para alarde. As equipes de saúde estão orientadas e tomando todas as medidas de contingência. DAVINO RAUBER salienta que está sendo instituído um Comitê Municipal e grupo de trabalho para tratar do assunto, bem como, um decreto com orientações suspendendo todos os eventos de concentração de pessoas, pensando no bem da população.

Secretário da Saúde alerta que suspeita de caso de coronavírus não é motivo para pânico. DAVINO RAUBER salienta que todas as pessoas que estiveram em viagem fora do Estado e, com sintomas característicos, tenham a responsabilidade coletiva e entrem em contato com as Unidades de Saúde, para controle e providências. O secretário da Saúde reforça que as pessoas serão informadas sobre a situação do coronavírus e no momento é preciso adotar medidas de prevenção.

Cancelada Efacitus de Tunápolis. A décima quarta Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária estava programada para os dias 24, 25 e 26 de abril. Na manhã de hoje o prefeito de Tunápolis, RENATO PAULATA, cancelou o evento. No decreto o prefeito justifica que a situação crítica causada pelo coronavírus exige medidas drásticas e não é o momento de projetar grandes eventos. A Efacitus não será realizada neste ano. PAULATA assinou outros dois decretos na manhã desta quarta-feira, estabelecendo o Comitê de Crise do Coronavírus e ainda o decreto que estabelece medidas e cancela todos os eventos com aglomeração de pessoas. estão suspensas as aulas, encontro de idosos, oficinas do CRAS e outras programações com aglomeração de público. O prefeito ressalta que o decreto regulamento ações que o município fará como prevenção ao coronavírus.

Baixo nível de reservatórios de água causa preocupação. Municípios da região estão em estado de alerta e vivendo situação crítica por falta de água. São João do Oeste possui sistema de abastecimento municipal e com reservatórios abaixo de 30 por cento da capacidade. O prefeito FERNANDO BISIGO já decretou Estado de Emergência e determinou auxilio no transporte de água para propriedades do interior. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT, ainda não ocorre racionamento, porém o pedido é para colaboração das pessoas para evitarem lavar calçadas e veículos e também não molhar jardins. Ele diz que pesquisa aponta o consumo médio de 144 litros de água por dia por pessoa de São João do Oeste. Já a Organização Mundial da Saúde aponta que o consumo adequado é de 100 a 110 litros por dia. Segundo ele o momento de reflexão dos órgãos públicos e consumidores, para lições, aprendizados para enfrentar futuras estiagens.

O engenheiro sanitarista e ambiental destaca que é preciso aumentar volume de água armazenada em cisternas. WILLIAM ARENHARDT cita ainda a necessidade de tratamento para garantir a qualidade da água. Destaca ainda que o município está investindo em recuperação de fontes e abertura de novos reservatórios. Para o engenheiro sanitarista, a água para animais também deve ser de boa qualidade para garantir rendimento nas atividades agropecuárias. Destaca que o alto consumo de água e por isso os produtores rurais precisam buscar outras opções. Uma alternativa é o arroio Fortaleza que possui pouco volume de água. ARENHARDT diz que a falta de água causa preocupação com a possibilidade de racionamento e também a qualidade da água que também é afetada. Municípios priorizam água para o consumo humano, porém o abastecimento em granjas também recebe atenção.

Legislativo de Itapiranga restringe eventos em virtude do coronavírus. Trabalhos sofrem alterações devido o risco de contagio da doença. A sessão desta semana do legislativo de Itapiranga, abordou questões importantes. Segundo o presidente da câmara de vereadores, ALEXANDRE SIQUEIRA, ocorreu aprovação de dois projetos, além de serem analisados pedidos de providencia e de informação. Cita ainda a moção de homenagem a dois servidores da Cidasc do município. O médico veterinário HÉLIO BOTOLUZZI e agente administrativa ANASTÁCIA TERNUS serão homenageados pelo longo serviço prestado a Cidasc. Os vereadores aprovaram projeto do executivo para convênio com empresas terceirizadas caso necessário a contratação de caminhões pipa para abastecimento de água. Salienta que é uma ação preventiva, pois no momento o município está atendendo a demanda.

ALEXANDRE SIQUEIRA chama atenção para o projeto de reformulação do regimento interno em trabalho que iniciou em 2018 quando foi instituído comissão para estudos de atualização que resultou no fim do recesso de inverno. O presidente do Legislativo de Itapiranga também destaca adequações em virtude do coronavírus. Ele chama atenção para a necessidade de não criar pânico com a situação e valorizar fontes seguras sobre a divulgação de dados sobre a doença. ALEXANDRE SIQUEIRA informa que foram suspensos eventos com reunião de público no auditório da câmara, incluindo sessões solenes previstas para este mês. Sessões ordinárias e o atendimento no legislativo segue normal.

Secretaria da Saúde de São João do Oeste adota medidas drásticas para a prevenção ao coronavírus. Unidades de saúde estão abertas somente para consultas de urgências emergências. A mesma medida vale para o atendimento no plantão do Hospital Santa Casa Rural que também restringiu visitas a paciente. O secretário VITUS RITTER destaca que é preciso evitar consultas médicas de plantão a noite, feriados e fins de semana. Destaca que são medias drásticas, mas necessárias para o bem da população. O secretário informa que estão canceladas cirurgias eletivas nos hospitais de referência de Santa Catarina. Segundo RITTER lembra ainda que o transporte de pacientes somente ocorre em situações emergenciais. Meta é evitar aglomeração de pessoas e contato desnecessário com possíveis pacientes que tenham contraído a doença.

Comissão de servidores da secretaria da Saúde de São João do Oeste analisa novas medidas. Ações a serem adotadas são baseadas em decretos dos governos estadual e municipal. O secretário da Saúde, VITUS RITTER, alerta a população para procurar o espaço das unidades de saúde somente para situações de urgência e emergência. Quando menos pessoas circularem, melhor será o controle. VITUS RITTER considera que o momento não é para pânico e sim de cuidado, responsabilidade e medidas de prevenção. O secretário reforça que consultas de rotina estão suspensas e somente pessoas com problemas emergências devem comparecer nos postos de saúde ou no hospital.

Homem sofre ferimentos em queda de motocicleta no interior de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 17 horas de ontem, na estrada geral Beiro Rio, próximo a ponte de Linha Dourado. Na chegada dos bombeiros o homem estava sentado aos cuidados de populares. O piloto da motocicleta apresentava suspeita de fratura do dedo polegar da mão direita escoriações nos braços e pernas. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família. Posteriormente a vítima foi conduzida pela ambulância do SAMU ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

Bombeiros de Itapiranga registram dois incêndios em vegetação rasteira. A primeira ocorrência foi por volta das 19 horas de ontem na localidade de Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. A guarnição realizou o combate às chamas e posterior rescaldo, sendo utilizados três mil litros de água. As chamas consumiram aproximadamente 900 metros quadrados de vegetação. Por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater incêndio em vegetação rasteira em linha Rickia. Populares já haviam combatido as chamas sendo realizado o rescaldo em seguida.

Colisão envolvendo caminhão de São José do Cedro deixa dois feridos. O acidente ocorreu por volta das 13 horas desta terça-feira, na SC 157 no município de Quilombo. Conforme a Polícia Militar Rodoviária Estadual, no local aconteceu uma colisão envolvendo a motocicleta Honda 150 placa de Irati e um caminhão Cargo emplacado em São Jose do Cedro. O caminhoneiro de 31 anos não teve ferimentos. Já os dois ocupantes da moto sendo o condutor de 46 anos e o caroneiro ficaram gravemente feridos. Eles foram socorridos pelos bombeiros.

Policial sofre graves ferimentos em acidente entre motocicleta e caminhão em Itapiranga. Foi por volta das 12 horas e 30 minutos de ontem, na SC 163, próximo à entrada da cidade, na Linha Chácara. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito envolvendo caminhão e motocicleta. O condutor da motocicleta Honda Bros de Paraíso teve amputação parcial da perna esquerda, suspeita de fratura da perna direita e diversas escoriações pelo corpo. Ele foi ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e na sequencia transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. WILSON BERGMANN, 25 anos, reside em Paraíso e atua como policial militar em Bandeirante. O motorista do caminhão caçamba de Maravilha nada sofreu e permaneceu no local do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.