-SUSPEITOS DE VENDA DE DADOS DE MINISTROS DO STF TEM SIGILO BANCÁRIO QUEBRADO
-80% DAS CIDADES DE SC CONFIRMAM ADESÃO AO EXERCICIO DE GESTÃO DE DESASTRES
-MORRE EX-VICE-PREFEITO E VETERINÁRIO DOMICÍLIO STEFANELLO
-JORGINHO MELLO ESTARÁ NA ABERTURA DO ITAIPU RURAL SHOW NESTA QUARTA-FEIRA
-PREFEITURA FACILITA ACESSO DE PRODUTORES A PROGRAMAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
-CAMPANHA DA FRATERNIDADE TRAZ O TEMA MORADIA PARA REFLEXÃO NA IGREJA
-JOVEM MORRE EM QUEDA DE MOTO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS
-MOTORISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE EM TUNÁPOLIS É PRESO NO HOSPITAL
- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....
TEMPO E TEMPERATURA, 18.02.26
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de tempo de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. A máxima pode chegar a 34 graus. Neste momento ____ graus.///
O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, afirmou nesta terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, não conseguirá acabar com a República Islâmica. Ele também ameaçou derrubar o porta-aviões norte-americano Abraham Lincoln, que está próximo ao Irã. O líder supremo do Irã também criticou TRUMP por tentar "ditar" o resultado das negociações nucleares. A fala ocorreu em meio à retomada das negociações entre os países para limitar o programa nuclear iraniano. TRUMP exige que Teerã acabe com seu programa e ameaçou atacar o país do Oriente Médio caso as negociações fracassem.
Onze pessoas morreram em três ataques contra embarcações realizados pelos Estados Unidos na noite desta segunda-feira, no Pacífico. Segundo o governo americano, as embarcações estavam ligadas ao tráfico de drogas. De acordo com o Comando Sul das Forças Armadas, os alvos seriam operados por organizações classificadas como terroristas e envolvidas em rotas conhecidas de narcotráfico. Apesar disso, o governo americano não detalhou a nacionalidade dos mortos, a localização exata dos ataques nem a quais organizações as embarcações estariam vinculadas. Desde setembro de 2025, forças americanas realizaram mais de 30 ataques contra barcos no Pacífico e no Caribe, com mais de 100 mortos.
O Congresso do Peru destituiu o presidente JOSE JERI nesta terça-feira, após apenas quatro meses no cargo. JERI estava envolvido em um escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês. Foram 75 parlamentares que votaram a favor da destituição de JERI, enquanto 24 votaram contra e três se abstiveram. JERI é o terceiro presidente consecutivo do Peru a ser removido do cargo. Nos últimos oito anos, o país andino teve oito presidentes. Os parlamentares agora elegerão um novo presidente do Congresso, que também assumirá a Presidência do Peru. As eleições gerais estão marcadas para 12 de abril.
A seguir:
-SUSPEITOS DE VENDA DE DADOS DE MINISTROS DO STF TEM SIGILO BANCÁRIO QUEBRADO
O presidente LULA embarcou nesta terça-feira para a Índia, onde deverá firmar acordos estratégicos sobre minerais críticos e inteligência artificial. A viagem integra uma série de compromissos internacionais do presidente, que, logo depois, segue para a Coreia do Sul, onde cumpre agenda oficial voltada para o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre os países. Na Índia, o presidente participará da "Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial", um evento que dá continuidade ao processo iniciado no Reino Unido em 2023. A cúpula, que ocorre anualmente, tem como objetivo refletir sobre as diversas dimensões da IA, com foco principal em governança, um tema ainda pouco regulamentado globalmente.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, decretou a quebra de sigilo bancário dos investigados na operação que apura o vazamento de dados de ministros da Corte e de seus parentes. O objetivo é descobrir se as informações eram vendidas. O ministro também determinou a quebra de sigilo telemático, que inclui dados de e-mails, mensagens e acesso à internet, para saber com quem os investigados conversavam. Nesta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra servidores públicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A investigação do STF identificou quatro servidores públicos suspeitos de repassar ilegalmente a terceiros dados protegidos por sigilo fiscal.
Santa Catarina teve sete mil e 40 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos. Ao todo, 19 mil 635 catarinenses se inscreveram para esta edição. Já o total de inscrições atingiu 32 mil 345 registros, já que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. O Ministério da Educação divulgou o resultado da primeira chamada na terça-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de março. O estado teve 23 mil bolsas ofertadas, sendo 15 mil 171 integrais e sete mil 929 parciais. De acordo com o balanço do MEC, o curso mais concorrido no estado foi medicina, com cinco mil 429 inscritos e 173 pré-selecionados.
A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde vai integrar o ciclo de formação de professores da rede estadual. A iniciativa começa a ser implementada já no ano letivo de 2026. A proposta prevê uma abordagem estruturada, participativa e de acordo com a realidade de cada escola. Neste primeiro semestre, a política começa a ser concretizada, a partir da Formação Continuada para professores da rede estadual, oportunidade em que os docentes receberão uma proposta-base, para iniciar as atividades de educação ambiental. Em paralelo, ainda no primeiro semestre, será encaminhado às unidades escolares um formulário que fornecerá dados para um futuro mapeamento do contexto de cada instituição, para que sejam identificadas seus principais problemas ambientais para o desenvolvimento das ações de educação ambiental nas escolas estaduais a partir do segundo semestre de 2026.
Estão abertas as inscrições para o segundo Exercício Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil. O simulado será realizado no dia primeiro de março, a partir das oito horas da manhã, envolvendo simultaneamente os municípios catarinenses em uma grande mobilização estadual de preparação e resposta a desastres. Até o momento, mais de 80 por cento dos municípios já garantiram suas participações. A meta é alcançar adesão total, com todos os 295 municípios de Santa Catarina integrados ao exercício. Cada município dará início à simulação da ocorrência previamente definida, conforme os principais riscos identificados em sua região, como deslizamentos, enchentes, enxurradas, queda de barreiras, isolamento de comunidades, interrupções no fornecimento de energia ou rompimentos fictícios de barragens. Morreu nesta madrugada o ex-vice-prefeito de Itapiranga e veterinário com mais de 47 anos de atuação, DOMICÍLIO STEFANELLO. Aos 72 anos, ele enfrentava problemas de saúde, em decorrência de um infarto na semana passada, na segunda-feira, enquanto trabalhava na prefeitura. STEFANELLO esteve internado durante nove dias na UTI Coronariana do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, após realizar um procedimento de cateterismo. O veterinário faleceu por volta das cinco horas da madrugada desta quarta-feira. A causa da morte foi identificada como Infarto Agudo no Miocárdio e Choque Cardiogênico. Natural de Tapera, no Rio Grande do Sul, filho mais velho de oito irmãos, com pais agricultores, atuava na prefeitura de Itapiranga desde março de 1979. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapiranga e se auto intitulava como filho do vento, pois estava por todos os cantos do município.
Formado pela PUC de Uruguaiana, foi vice-prefeito de 2001 a 2004, com ÁURIO WELTER e ocupou o cargo de Secretário de Agricultura durante o mandato. STEFANELLO foi idealizador da construção da bacia leiteira em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Sempre buscou alternativas, procurando aprimorar o manejo do gado leiteiro com novas técnicas, genética avançada e suporte veterinário. Desenvolveu programas de incentivo, em especial a atividade leiteira para manter os produtores no campo, priorizando a sucessão familiar. Um dos trabalhos mais notáveis foi o Melhoramento Genético. Foram mais de um milhão de atendimentos durante os quase 48 anos de trabalho no serviço público. O corpo de DOMICÍLIO STEFANELLO será velado a partir das sete horas de quinta-feira, na sociedade Kolping. A celebração de corpo presente será às 15 horas, com sepultamento no cemitério de Itapiranga.
Autoridades lamentam a morte de DOMICÍLIO STEFANELLO. O veterinário prestes a completar 48 anos de atuação foi contratado pelo ex-prefeito, já falecido, OTTMAR JOSÉ SCHNEIDERS, para substituir o veterinário alemão, HANS FISCHER, com a missão de contribuir com os produtores rurais. O ex-prefeito de Itapiranga, MILTON SIMON, destacou que apesar de oponentes políticos, admirou os valores de STEFANELLO. Ele cita a pontualidade, confiança e dedicação como principais características. Além disso, SIMON disse que DOMICÍLIO STEFANELLO foi um cidadão de bem, que deixou um grande legado para Itapiranga, especialmente na bacia leiteira.
O ex-prefeito de Itapiranga, ÁURIO WELTER, descreveu DOMICÍLIO STEFANELLO como um bom vice-prefeito, correto, leal e muito esforçado em tudo que fazia. Ele comentou que a relação com o veterinário era muito boa e lembrou da época em que o chamou para integrar a chapa que seria eleita para o Executivo de Itapiranga. Disse que ele tinha grandes relações no interior, pela competência como veterinário. Eles concorreram às eleições de 2000. Em 2004, não foram reeleitos. No entanto, WELTER citou que STEFANELLO fazia de tudo e que o desenvolvimento da bacia leiteira de Itapiranga ocorreu pelo empenho do veterinário. ÁURIO WELTER concluiu dizendo que DOMICÍLIO STEFANELLO vai fazer falta.
Já o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura de Itapiranga, EUSÉBIO TAVARES, relatou que foi um privilegio trabalhar ao lado do médico veterinário DOMICÍLIO STEFANELLO. Segundo ele, era um profissional comprometido com a profissão, sempre priorizando o atendimento clínico veterinário e colocando o bem-estar dos produtores e dos animais acima de qualquer outra questão. Foram mais de 100 mil atendimentos realizados ao longo de sua trajetória. EUSÉBIO disse que conviveu com ele por 21 anos, mantendo sempre uma excelente relação de coleguismo. Citou que DOMICÍLIO sempre chegava antes do horário e nunca impôs restrições para atender, independentemente da hora, final de semana ou feriado. TAVARES definiu como um compromisso raro com o serviço público e com os produtores rurais. Concluiu dizendo que era um colega divertido, agregador e muito estudioso.
Em nota, a Prefeitura de Itapiranga lamentou a morte do ex-vice-prefeito e médico veterinário. O texto do Governo Municipal diz que DOMICÍLIO STEFANELLO construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, especialmente no fortalecimento da agropecuária e no atendimento às famílias do meio rural. Em reconhecimento à contribuição prestada ao município, o Prefeito, ALEXANDRE RIBAS, decretou luto oficial por três dias. A nota lembra ainda STEFANELLO assumiu e desempenhado as atribuições de Prefeito em exercício durante mandato entre 2001 e 2004. A Prefeitura coloca o veterinário como referência técnica no setor agropecuário. A nota é concluída dizendo que entre suas contribuições, se destaca a criação e consolidação do Programa Municipal de Melhoramento Genético, iniciativa que impactou diretamente o desenvolvimento da pecuária local.
O Prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, disse que hoje Itapiranga amanheceu mais triste. De acordo com ele, DOMICÍLIO STEFANELLO foi um homem que dedicou praticamente a toda a vida ao serviço público de Itapiranga. Com mais de 47 anos de atuação, sempre muito presente e comprometido, em especial com as famílias do interior e o fortalecimento do setor agropecuário. O Prefeito lembrou ainda que o veterinário sofreu infarto enquanto trabalhava, enquanto estava fazendo o que sempre fez, servindo a comunidade. O Prefeito, ALEXANDRE RIBAS, lamentou a morte do ex-vice-prefeito e decretou luto oficial de três dias.
Começa em Pinhalzinho a vigésima sétima edição do Itaipu Rural Show. O evento segue até sábado, no Parque de Exposições da Cooper Itaipu, às margens da BR-282. São mais de 350 expositores e a expectativa é receber mais de 70 mil visitantes. A feira é considerada uma das maiores do agronegócio no Sul do Brasil. De acordo com ARNO PANDOLFO, presidente da Cooper Itaipu e da exposição, a abertura realizada na manhã desta quarta-feira contou com a presença de autoridades locais, regionais, estaduais e federais. O objetivo do evento é apresentar novas tecnologias e tendências do agronegócio para agricultores, pecuaristas, pesquisadores, empresários e técnicos.
Além da exposição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, o Itaipu Rural Show conta com mais de 70 palestras e minicursos. Entre os destaques da programação estão ÉTORE BARONI, que aborda as tendências do mercado agrícola e o cenário econômico, THIAGO BERNARDINO, com palestra sobre produção e mercado do setor leiteiro, MARCOS ZORDAN, falando sobre o crescimento da produção de suínos, aves e leite, e IONE CORTESE, com o tema Essência da Mulher. A estrutura do parque recebeu melhorias, com ampliação de áreas de sombra, novos espaços de descanso, modernização da praça de alimentação e ampliação do auditório principal. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Em volume de negócios, a expectativa do Itaipu Rural Show é superar 450 milhões de reais. ARNO PANDOLFO frisa que a feira reúne empresas dos setores de sementes, adubos, defensivos, máquinas, equipamentos, veículos, leite, suínos, aves, nutrição animal, energia, instituições financeiras e cooperativas de crédito. Outro destaque é a realização da nona Exposição e Julgamento de Animais e da sexta etapa do Circuito Nacional das Raças Jersey e Holandês. Os julgamentos acontecem nos dias sexta-feira e sábado, nos períodos da manhã e da tarde. O Itaipu Rural Show acontece no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooper Itaipu, no KM 580 da BR-282, em Pinhalzinho. O horário de visitação é das 8 e 30 às 19 horas e 30 minutos.
O município de São João do Oeste alterou a legislação para facilitar o acesso aos produtores nos programas de cuidado com o meio-ambiente. Os moradores procuram os programas, especialmente de fontes protegidas e matas ciliares. Com a mudança, o agricultor irá arcar com os custos e após a conclusão, a prefeitura realiza a contrapartida. Conforme o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, LEANDRO BOHNENBERGER, a demanda pelos programas é elevada e fez com que a prefeitura adaptasse a oferta. Ele explica que a Secretaria de Agricultura fornecia tubos e máquinas para os trabalhos. Com isso, enfrentavam dificuldades em conciliar a disponibilidade dos produtores com o período para ir com as máquinas. Agora, o município vai bancar parte do recurso investido pelos agricultores.
Segundo o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, LEANDRO BOHNENBERGER explica que foi definida uma fonte protegida, com valor de aproximadamente 250 reais, por propriedade e 120 metros de mata ciliar. Conforme o Diretor de Meio Ambiente, a mudança na legislação irá facilitar os trâmites para o munícipio e oferecer mais praticidade para os produtores rurais. LEANDRO BOHNENBERGER cita que em outros momentos a procura já foi maior, especialmente com matas ciliares. Nos últimos anos houve uma queda e agora os produtores voltam a buscar os cuidados com a natureza.
A Igreja Católica começa hoje o tempo litúrgico da quaresma. A ideia de reflexão e preparação espiritual para a Páscoa orienta as ações dos religiosos durante o período de penitência. A Campanha da Fraternidade busca trazer o pensamento de temas sociais para a Igreja. O tema deste ano é focado em moradia digna. Conforme o Pároco da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga, Padre NEREU FANK, com a Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica começa a refletir o tema. O período traz os desafios da vida para dentro das orações. Ele comenta que a moradia é um direito elementar das pessoas. FANK considera que a Igreja tem papel importante em refletir e buscar ações concretas para melhorar as condições das pessoas.
De acordo com o Padre, são debatidas ideias para levar a fé cristã até a casa das pessoas. O Pároco menciona que na semana santa, jovens crismados devem ir até comunidades do interior para visitas, rezar com as famílias e benzer as casas. Segundo NEREU FANK, o objetivo também é criar a Pastoral do Migrante, com intuito de conhecer a realidade das famílias carentes e identificar maneiras de ajudar as pessoas. O momento é de juntar interessados em realizar as visitas nas residências. O Padre considera que a pastoral do migrante pode diagnosticar os principais problemas sociais e definir as ações realizadas pela Igreja.
Um homem foi preso na noite de terça-feira, por volta das 23 horas, após ameaçar moradores e causar danos a uma residência na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada após denúncias de que um homem estaria descontrolado e armado com uma faca. Durante rondas nas proximidades, os policiais localizaram o suspeito a cerca de uma quadra da residência. Ele carregava um fardo de cerveja e uma faca com vestígios de sangue, além de apresentar sinais visíveis de embriaguez. De acordo com o Polícia Militar, as vítimas relataram que o homem tentou invadir a casa, quebrou janelas e fez ameaças de morte contra os moradores, incluindo crianças que estavam na residência. A situação gerou pânico entre a família. O suspeito, de 47 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de São Migule do Oeste.
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na tarde de ontem no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a guarnição recebeu informações de que uma mulher, de 30 anos, estaria comercializando entorpecentes no bairro. Os policiais confirmaram a denúncia e abordaram a suspeita no fim da tarde. Foram encontrados aproximadamente 100 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie, que seria proveniente da venda das drogas. Ela foi presa em flagrante e encaminhada, junto com o material apreendido, à delegacia. A Polícia Militar destacou que a prisão faz parte das ações constantes de combate ao tráfico de drogas na região. O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de fronteira reforça que denúncias anônimas ajudam a fortalecer o enfrentamento à criminalidade.
Uma jovem morreu em uma queda de motocicleta por volta das duas horas da madrugada de hoje em Pitangueira, interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu traumatismo craniano e morreu ainda no local. Ela foi identificada como KATIANE WALTER HAHN, de 18 anos. A jovem era caroneira da motocicleta. O condutor da moto, de 25 anos, sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido com traumatismo cranioencefálico, corte na cabeça e escoriações. Ele foi encaminhado ao Hospital de Tunápolis. O velório e homenagens de despedida para KATIANE WALTER HAHN, serão prestados na sociedade de Linha Pitangueira, a partir das 18 horas e 30 minutos de hoje e o sepultamento, amanhã, às nove horas, no cemitério da comunidade.
Ainda no local do acidente que matou a jovem, a Polícia Civil deu voz de prisão ao motorista da moto. O relato de uma testemunha apontou que eles estavam consumindo bebidas alcoólicas antes do acidente. Segundo a Polícia Militar, um adolescente de 17 anos relatou que estava com os dois envolvidos em um estabelecimento comercial ingerindo álcool. A testemunha ainda afirmou que foi o próprio motorista que adquiriu e forneceu a bebida. Após o consumo, o grupo saiu para andar com as motos. Neste momento, os dois caíram. A Polícia Civil, O IGP e o IML foram acionados. A moto foi apreendida. O motorista segue hospitalizado, mas sob a condição de preso.