ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 18/01/2020

GLOBO EM FOCO – 18/01/20

-BOLSONARO SANCIONA SEM VETOS ORÇAMENTO DE 2020

-ESTADO TEM QUATRO CASOS CONFIRMADOS E 18 SUSPEITAS DE SARAMPO EM 2020

-FERNANDO GIRARDI ASUSME PREFEITURA DE ITAPIRANGA

-PRESIDENTE DA ASSEMIT DEFENDE MOBILIZAÇÃO PARA COBRAR INFRAESTRUTUERA

-SISTEMA DE ÁGUA DE ITAPIRANGA TERÁ MAIS DE 190 MIL ANÁLISES EM 2020

-SECRETÁRIO APONTA AUMENTO NO CUSTO DE PRODUÇÃO DE SILAGEM

-BRIGA NA AVENIDA URUGUAI DEIXA TRÊS JOVENS FERIDOS

-MOTORISTA É PRESO PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA POR OFERECER SUBORNO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O setor do partido Movimento ao Socialismo ligado ao ex-presidente EVO MORALES decidiu apoiar o ex-chanceler DAVID CHOQUEHUANCA como candidato à presidência da Bolívia nas eleições de três de maio. Para o cargo de vice o indicado deve ser ANDRÓNICO RODRÍGUEZ. Embora os nomes tenham sido divulgados ontem pelo deputado HENRY CABRERA, o anúncio oficial do partido deve ser feito apenas amanhã, quando acontece uma assembleia com os demais setores do partido em Buenos Aires, onde MORALES está atualmente refugiado.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOS afirmou nesta sexta-feira que considera colocar o avião presidencial em uma rifa. Essa seria uma das cinco opções para o destino da aeronave oficial da qual o chefe do governo mexicano quer se livrar. Em coletiva de imprensa, LÓPEZ OBRADOR disse que a ideia seria permitir que cada interessado comprasse um bilhete de loteria por 500 pesos mexicanos, o que dá cerca 110 reais cada um com a cotação atual. Seis milhões de bilhetes seriam colocados à venda, segundo a proposta. O avião presidencial é um Boeing 787-8 comprado em 2012 pelo então presidente, FELIPE CALDERÓN.

Os Estados Unidos prestaram tratamento a 11 soldados por sintomas de choque ou pancada após o ataque iraniano com mísseis a uma base iraquiana que abriga forças do país. O anúncio ocorreu apenas nesta semana depois de inicialmente afirmarem que nenhum membro teria ficado ferido. O ataque à base foi uma retaliação por um ataque de drones do governo americano em Bagdá em três de janeiro que matou QASSEM SOLEIMANI, comandante da Força Quds, da Guarda Revolucionária do Irã.

O presidente JAIR BOLSONARO exonerou nesta sexta-feira o secretário nacional da Cultura, ROBERTO REGO PINHEIRO, conhecido como ROBERTO ALVIM. ALVIM, fez um discurso onde usou frases semelhantes às usadas por JOSEPH GOEBBELS, ministro da propaganda de ADOLF HITLER durante o governo nazista. GOEBBELS era antissemita radical e foi um dos idealizadores do nazismo. A exoneração foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, no início da tarde. O secretário-adjunto do órgão, JOSÉ PAULO SOARES MARTINS, deve assumir o comando interino até a escolha de um substituto. Em nota, BOLSONARO afirmou que a permanência de ALVIM no governo ficou "insustentável".

O presidente JAIR BOLSONARO telefonou nesta sexta-feira para REGINA DUARTE e convidou a atriz para assumir a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo. Segundo interlocutores do presidente, BOLSONARO aguarda uma resposta de REGINA DUARTE até hoje. O convite foi feito após o presidente ter decidido demitir ROBERTO ALVIM do cargo. ALVIM publicou nas redes sociais um vídeo onde fez um discurso com frases semelhantes às de JOSEPH GOEBBELS, ministro da propaganda da Alemanha nazista.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou sem vetos o Orçamento de 2020. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral, JORGE OLIVEIRA, em uma rede social. A Secretaria Geral da Presidência confirmou que o texto foi assinado e que será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira. Entre outros pontos, o orçamento prevê dois bilhões de reais para o fundo eleitoral em 2020, o salário mínimo e o déficit nas contas públicas, podendo chegar a 124 bilhões de reais.

A Polícia Civil investiga as causas do incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na localidade de Morretes, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Nesta sexta-feira os policiais acompanharam a perícia técnica nos locais onde ocorreu o crime ambiental. A intenção é descobrir as causas e o tamanho da área atingida. Ainda nesta sexta, um novo incêndio voltou a atingir o parque estadual, mas foi controlado. Os focos foram detectados nos períodos da manhã e da tarde. A perícia foi pedida pela Delegacia de Palhoça e a polícia investiga ainda se o incêndio foi causado de modo proposital ou acidental, e quem são os responsáveis. Inicialmente, os bombeiros haviam dito que as chamas começaram de forma não intencional, depois que uma pessoa de uma casa de recuperação próxima colocou fogo em palhas e folhas secas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina investiga uma suspeita de febre amarela após um macaco bugio ter sido encontrado morto em Rio Negrinho, no Norte catarinense. O animal foi localizado pela Vigilância Epidemiológica no bairro Barro Preto, na última quinta-feira. A Dive esteve no local e coletou amostras do corpo do animal. A partir das análises, será possível identificar se a morte foi causada por febre amarela. O resultado do exame deve sair em cerca de 30 dias. Este foi o segundo macaco encontrado morto em Rio Negrinho neste ano e o décimo da região. Em 2020, sete foram localizados em São Bento do Sul e um em Campo Alegre.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina já confirmou quatro novos casos de sarampo no Estado em 2020, além de 18 suspeitas que ainda aguardam os testes. O número foi divulgado ontem no primeiro balanço da doença emitido pela Dive. Com um surto de sarampo, Santa Catarina registrou em 2019 um total de 288 casos. Os novos casos da doença registrados na primeira quinzena de 2020 ocorreram em Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Segundo a Dive, a maioria dos casos confirmados de sarampo ocorreram em adultos com idade entre 20 e 29 anos, seguidos pelos jovens entre 15 e 19 anos.

Vice-prefeito assume prefeitura de Itapiranga por duas semanas. O médico pediatra, FERNANDO GIRARDI, ocupa o cargo de prefeito em exercício até o fim do mês. No final da tarde desta sexta-feira, o prefeito JORGE WELTER repassou o cargo para o vice FERNANDO GIRARDI, que vai comandar o governo municipal pelos próximos 14 dias. WELTER estará em férias de 18 a 31 de janeiro retornando ao comando no município a partir do dia primeiro de fevereiro.

Município recebe valores de emendas pelo partido liberal. Conforme VOLMIR LAWISCH, presidente do partido liberal de Tunápolis, o município recebeu cem mil reais através do deputado JORGINHO MELO que será aplicado em auxilio a prefeitura na aquisição de um rolo compactador. LAWISCH destaca que a licitação para compra deverá ocorrer na próxima semana. Outra emenda foi liberada junto ao Ministério dos Transportes em Brasília, através de projeto, no valor de 334 mil e 250 reais para ser aplicado no novo complexo esportivo de Tunápolis. De acordo com LAWISCH as obras deverão iniciar após a realização da feira EFACITUS em abril. Os projetos estão sendo elaborados pelo setor de engenharia e serão encaminhados a caixa econômica federal para a liberação dos valores. O complexo deverá possuir uma pista de atletismo e de caminhadas, campo de futebol 7, vôlei de areia, academia ao ar livre e outros equipamentos esportivos.

Partido se concentra para as eleições municipais de 2020. De acordo com o presidente do partido liberal de Tunápolis, VOLMIR LAWISCH, é uma satisfação poder atender a população com a liberação das emendas e estão empenhados em atender cada vez mais as demandas da população. Conforme ele o partido liberal está bem estruturado em Tunápolis com alto numero de filiados e estão concentrados nas eleições municipais de 2020, o objetivo conforme LAWISCH é compor a chapa majoritária do município.

Secretaria da Industria e Comercio está em fase de licitações. VOLMIR LAWISCH, secretario da indústria e comercio e responsável pelo Setor de urbanismo de Tunápolis explica que as atividades do setor de urbanismo estão reduzidas devido a equipe estar em férias. A secretaria da indústria e comercio está empenhada na renovação de contratos de programas e elaborando licitações para o encaminhando de materiais necessários para quando a equipe retornar poder desenvolver as atividades do setor. Ainda de acordo com LAWISCH, atualmente são realizados a manutenção dos locais públicos.

Celesc alerta produtores catarinenses para prorrogação do Recadastramento Rural. A Agência Nacional de Energia Elétrica prorrogou o prazo para o recadastramento de unidades consumidoras de energia elétrica dos produtores rurais que estão na área de concessão da Celesc. A medida vale para aqueles que perderam o prazo em 2019 e foram reclassificados de acordo com os critérios estabelecidos pela ANEEL. É uma forma desses clientes voltarem a ter o benefício, desde que comprovada suas atividades como produtores rurais. Importante destacar que as faturas de janeiro serão corrigidas e o cliente não vai perder o desconto. O Recadastramento Rural é uma determinação da ANEEL, para que os consumidores rurais tenham direito às reduções tarifárias, que vão de oito a 24 por cento. Com o recadastramento, o subsídio será mantido por, pelo menos, mais três anos aos consumidores.

Para manter o benefício da Tarifa Rural, o titular da conta deve comparecer a uma das Lojas de Atendimento da Celesc com toda documentação necessária. Além disso, é preciso comprovar o enquadramento da propriedade, de acordo com as exigências e, ainda, realizar a prova de vida. Entre as comprovações necessárias estão a de que a unidade consumidora esteja localizada em área rural, exerça atividade agropecuária na referida unidade.

Município lança edital de processo seletivo simplificado para estagiários de curso superior. São João do Oeste lançou novo edital de processo seletivo simplificado para estagiários do curso de pedagogia, educação física e outras graduações ligadas a educação para atuação nas escolas da rede municipal de ensino no ano letivo de 2020.. As inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Educação no período de 22 a 24 de janeiro, mediante apresentação do CPF, identidade, atestado de frequência ou matrícula no curso superior e comprovante de residência.

Tunápolis irá reformar escola desativada no interior para implantar espaço do horto medicinal. Conforme o secretário de Administração e Finanças de Tunápolis, DONATO LAUSCHNER, o projeto prevê a reforma da escola de linha Fátima, hoje desativada, para implantar um espaço específico do horto medicinal. O secretário explica que o objetivo é ter um espaço para o beneficiamento dos chás, como a secagem e a transformação das plantas em pomadas e comprimidos. Até então a escola desativada vinha sendo utilizada para atividades do CRAS e depósito de bens inservíveis que foram leiloados. LAUSCHNER destaca que o projeto também prevê uma parceria com a Epagri para que a escola tenha um espaço de encontros e reuniões, bem como, de experimentos de pastagens, ampliando desta forma o local de trabalho dos extensionistas.

O secretário lembra que a escola não irá exigir um investimento significativo porque o espaço passou por reforma na gestão anterior. A expectativa da administração é iniciar a implantação do horto medicinal ainda no primeiro semestre do ano. DONATO LAUSCHNER comenta que a estrutura de horta que a escola já possui poderá ser aproveitada no plantio e cultivo dos chás. O secretário enfatiza que no ano passado foi realizado um roteiro de reuniões em que foi apresentado o projeto “além do chá da vovó”. LAUSCHNER diz que o objetivo é reduzir o uso de medicamentos e incrementar os chás como opções de tratamento, o que tem sido bem aceito pela população e pelos profissionais da saúde. O município também promoveu um encontro com especialistas em chás para orientar a atuação dos profissionais. O secretário ressalta que a Pastoral da Saúde também realiza um trabalho com chás há mais de 25 , o que se soma a esse projeto.

Secretaria de agricultura de São João do Oeste abre credenciamento de empresas para o programa de horas máquina. Conforme o vice-prefeito e secretário de agricultura, GENÉSIO ANTON, para este ano haverá um reajuste no valor da hora máquina, de no máximo 7,32%, porcentagem que diz respeito ao Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP de 2019. ANTON destaca que o agricultor já pode fazer o pedido dos serviços, e são disponibilizadas as máquinas retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator de esteira, caçamba, e caminhões para distribuição de esterco. O secretário lembra que devido à restrição do ano eleitoral o município não poderá credenciar novas máquinas, somente aquelas que já eram disponibilizadas aos agricultores no ano passado.

Para o programa de melhoramento genético, o secretário de agricultura de São João do Oeste destaca que a licitação do sêmen ocorreu ainda no final do ano. GENÉSIO ANTON ressalta que para a raça holandesa o sêmen será o mesmo já licitado anteriormente por ser de um touro de qualidade. Para a raça Jersey, o secretário comenta que uma das exigências na licitação foi um sêmen de um touro com características de fertilidade, das células somáticas, e de aumento de gordura e de proteína no leite. ANTON afirma que são características que o mercado de leite exige, e para as quais o agricultor deve se adequar. Ainda para atender o gado de corte, o secretário cita que a descrição do sêmen foi para atender uma tendência mundial de cruza das raças de corte e leiteira. Para gado de corte são disponibilizadas as raças Nelory, Angus, e Inra 95, uma nova raça que tem boa descrição no peso, nascimento e facilidade de parto. A solicitação de sêmen também já pode ser feita pelos agricultores.

Presidente da Associação Empresarial de Itapiranga cobra investimentos em infraestrutura na região. A Assemit iniciou neste ano nova gestão administrativa. Mandato da diretoria é valido por três anos sem direito a reeleição. São 150 associados que recebem benefícios na prestação de serviços e capacitações dos colaboradores. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI, desafio é facilitar a geração de emprego e renda para o desenvolvimento do município. A meta da entidade é realizar trabalho com transparência e o máximo de empenho em prol dos empresários. GUARESCHI chama atenção também para a importância das empresas que não são associadas e participam de uma atividade fundamental para a economia local e diz que a Assemit está aberta para novas adesões. Lembra que a Associação tem caráter representação e atua em parceria visando atender a demanda e procurando contribuir.

O presidente da Assemit diz que a iniciativa privada precisa se envolver em reivindicações para melhorias na infraestrutura da região e cita como exemplo a precariedade das rodovias. LUCIR GUARESCHI salienta que a mobilização que ocorreu em São Miguel do Oeste cobrando investimentos na BR 163 é uma boa referência . LUCIR GUARESCHI salienta que o fato da região Extremo Oeste ser distante da capital e outros centros consumidores necessita ter acessos em melhor qualidade. Destaca ainda que o agronegócio enfrenta dificuldade devido a logística e despesas causados pelo péssimo estado de trânsito. Já ommunicípio tem bons exemplos, mas enfrenta dificuldade em atrair investidores devido a precariedade das rodovias.

O setor de água de Itapiranga tem números que impressionam. O município tem sistema próprio de captação, tratamento e distribuição em 100 por cento de seu território. Como consequência um alto custo para a prefeitura que precisa ser bem administrado. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, MACIEL WELTER, Itapiranga possui área de 286 quilômetros quadrados e com mais de mil e 100 quilometro de rede de água. Canalização que poderia interligar o município até a cidade de São Paulo. Salienta que é muita rede que exige alto custo de manutenção. São cinco estações de tratamento e projeção de 190 mil e 300 análises de água em 2020. O engenheiro sanitarista explica que as análises ocorrem de forma horária, diária, semanal, mensal, trimestral e semestral. O cuidado inclui á agua tratada e a bruta na captação nos rios. São avaliados parâmetros, físicos, químicos e microbiológicos.

De acordo com MACIEL WELTER, o plano de amostragem visa manter a qualidade da água distribuída a população da cidade e interior. Ele reconhece que em momentos de grande consumo ocorrem problemas pontuais em propriedades agrícolas. Ele recomenda que o uso especifico em grande quantidade deve ser comunicado para o setor fazer o remanejamento e evitar falta de água. Conforme MACIEL WELTER, o sistema oferece garantia de água potável com diversos ajustes e mais de 30 cloradores, elemento químico que segue normativa com controle rigoroso. A equipe possui dois engenheiros sanitaristas, bioquímico, 14 operadores de Estações de Tratamento e mais 20 funcionários vinculados ao setor que atuam na manutenção . Itapiranga realizou investimento recente com a compra de carro próprio para coleta de água, além de licitação de analises externas para cumprir a legislação.

Briga na Avenida Uruguai deixa três jovens feridos. A confusão ocorreu por volta das quatro horas e 30 minutos da madrugada deste sábado. A briga ocorreu na área das churrasqueiras, próximo ao Fórum, na Avenida Uruguai, no centro de Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar foi acionada e compareceu no local. Ninguém foi preso. Na troca de agressões com socos e garrafadas entre pessoas de Itapiranga e do Rio Grande do Sul, várias ficaram feridas. A guarnição do corpo de bombeiros conduziu ao hospital Sagrada Família, três jovens com idade de 20, 22 e 23 anos.

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária por oferecer suborno. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu um homem por corrupção ativa, na noite desta sexta-feira, na SC 163, em Descanso. Uma guarnição estava em operação, quando abordou um caminhão Mercedes Benz de Marau, Rio Grande do Sul. Ao ser realizado o teste do bafômetro foi constatado embriaguez. O motorista, um homem de 48 anos, ofereceu um cheque aos policiais para ser liberado sem a realização dos procedimentos. Ele afirmou que o valor que colocaria no cheque era negociável. O homem foi preso por corrupção ativa.

Colisão entre moto e carro deixa mulher ferida no centro da cidade. Uma colisão entre uma Ford Ecosport e uma Honda Biz deixou uma mulher com ferimentos leves. A ocorrência aconteceu por volta das 18 horas e 30 minutos desta sexta-feira, na rótula da avenida Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações, a condutora do carro teve a visão ofuscada pelo sol e acabou não vendo a motociclista, ocasionando a colisão. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com escoriações. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos.

Vítima de acidente em Chapecó será sepultado em Santa Helena. O jovem ANDRÉ LUIZ SCHENATTO, de 21 anos, foi a vítima do acidente que aconteceu na manhã desta sexta-feira, na BR-282, na região do trevo de acesso a Chapecó, saída para Cordilheira Alta. Conforme informações, a colisão envolveu um caminhão, placas de Caxambu do Sul, e uma motocicleta, emplacada em Entre Rios. O motociclista foi arrastado pelo caminhão, indo a óbito no local. As equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e PRF atenderam a ocorrência. O corpo de André será sepultado neste sábado, às 16 horas, no cemitério municipal de Santa Helena.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.