ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 17 12 2018

-BOLSONARO DIZ QUE GOVERNO NÃO VAI DISCUTIR PENA DE MORTE

-CELESC PROJETA INVESTIMENTO DE QUASE 600 MILHÕES EM 2019

-CONSELEITE CONFIRMA NOVA QUEDA DE OITO CENTVAOS NO PREÇO DO LEITE

-AMIN COLOCA CULPA PELOS PROBLEMAS DA BR 163 NO MDB E NO PR

-PREFEITO DIZ QUE META É FECHAR O ANO COM 500 EMPREGOS GERADOS NA CIDADE

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 163

-DUAS MORADORAS DA REGIÃO FAZEM DENÚNCIAS CONTRA JOÃO DE DEUS


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


Cerca de 10 mil húngaros protestaram em Budapeste neste domingo contra uma nova lei trabalhista e contra o que eles consideram ser um governo crescentemente autoritário do primeiro-ministro de direita VIKTOR ORBÁN. A manifestação deste domingo, chamada de "Feliz Natal Sr. Primeiro Ministro", foi o quarto e maior movimento organizado em uma semana por partidos esquerdistas de oposição, grupos de estudantes e civis contra o governo de ORBÁN. Sindicatos também se juntaram ao protesto.


Na Bélgica, cinco mil e 500 manifestantes de um partido de direita protestaram neste domingo contra o Pacto Global sobre Migração da ONU, aprovado no Marrocos por mais de 160 países no último dia 10. Houve confronto com a polícia, que usou canhões d'água para dispersar os manifestantes, que lançaram barricadas e fogos de artifício. O documento destaca 23 objetivos para a cooperação internacional em relação à imigração, entre eles, melhorar as condições estruturais de países e diminuir a fuga de pessoas de seus territórios.


O chanceler da Venezuela, JORGE ARREAZA, afirmou neste domingo que NICOLÁS MADURO foi convidado para a posse do presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO, em primeiro de janeiro. No entanto, o futuro Ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, disse mais cedo que o presidente venezuelano não foi convidado "em respeito ao povo" daquele país. O Ministério das Relações Exteriores informou que não comentará o assunto. Segundo o site o G1, a orientação inicial para o ministério foi convidar todos os países, mas, depois, a orientação foi não incluir Cuba e Venezuela.


O médium JOÃO DE DEUS, preso suspeito de abusos sexuais durante tratamentos espirituais em Abadiânia, passou a primeira noite no Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O líder religioso dormiu em uma cela de 16 metros quadrados. JOÃO DE DEUS se entregou à polícia as quatro e 20 da tarde de ontem em uma estrada de terra em Abadiânia. Ao todo, 15 mulheres foram ouvidas pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo inquérito explicou que deve se encontrar com o Ministério Público, que já recebeu mais de 300 denúncias contra o médium.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO disse neste sábado em sua conta no Twitter que o Brasil não sediará a conferência climática da Organização das Nações Unidas, em 2019, porque o evento geraria um custo de mais de 500 milhões de reais ao país. O Brasil havia inicialmente se apresentado para organizar a COP 25, na qual líderes mundiais irão debater sobre a questão climática, no entanto, BOLSONARO pressionou o governo MICHEL TEMER a desistir de sediar o evento internacional. Segundo o presidente eleito, o gasto para sediar no ano que vem a conferência "poderia constranger o futuro governo a adotar posições que requerem um tempo maior de análise e estudo".


O presidente eleito JAIR BOLSONARO desautorizou neste domingo o deputado federal EDUARDO BOLSONARO e afirmou que não pretende propor ao longo de seu mandato o debate sobre a implantação da pena de morte no Brasil. Em entrevista ao jornal "O Globo" publicada neste domingo, o filho do presidente eleito defendeu a aplicação da pena de morte para traficantes – a exemplo do que ocorre na Indonésia – e para autores de crimes hediondos. No Twitter, BOLSONARO observou ainda que a Constituição veda a possibilidade de pena capital no país e disse que o assunto "está encerrado.



Santa Catarina tem 78 vírgula um por cento dos 219 pontos analisados no litoral do estado próprios para banho, conforme relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira. Praias famosas, como Jurerê, Ingleses e Canasvieiras, em Florianópolis, foram consideradas limpas para os banhistas. O relatório é o segundo da temporada 20182019. Em Florianópolis, são 75 pontos analisados e 77 por cento deles estão próprios para banho, conforme o IMA. No restante do litoral, 111 locais foram considerados limpos para banhistas.


O mês de outubro marcou o maior nível de atividade estadual do setor da construção civil desde agosto de 2014. O índice que compara a operação catarinense com o mês anterior também alcançou a maior número desde maio de 2014. São os primeiros indícios de que o Estado está voltando ao panorama pré-crise. Com o aumento da atividade no último trimestre e os sinais de melhora na economia, a expectativa dos empresários com o futuro da construção civil em Santa Catarina está sendo refletida em indicadores. A intenção de investir no Estado alcançou em outubro o maior índice desde julho de 2014, superando a média brasileira em 18 vírgula quatro pontos.


Além de confirmar o nome do engenheiro CLEICIO POLETO MARTINS para presidir a companhia, o conselho de administração da Celesc analisou e aprovou o orçamento para o ano que vem. O plano da companhia é investir 595 milhões de reais, cifra nove vírgula 65 por cento superior a deste ano. Desse montante, 531 milhões serão para projetos da Celesc Distribuição e 55 milhões para a Celesc Geração. Segundo o atual presidente da companhia, CLEVERSON SIEWERT, a Celesc vem superando as metas do órgão regulador nos últimos anos.


Mais de 50 animais, entre cães e gatos, foram castrados na última sexta-feira em São Miguel do Oeste. A ação é resultado de uma parceria entre uma ONG de médicos veterinários de Florianópolis, a ONG do município Amigos da Deisy, a prefeitura e o Ministério Público Estadual. A cidade recebeu o projeto “Castrabus”, um ônibus totalmente adaptado e equipado para a castração de animais. O trabalho dos médicos veterinários foi feito de forma voluntária e os custos dos procedimentos foram pagos pelo Fundo Municipal para a Reconstituição dos Bens Lesados. O dinheiro usado na iniciativa é proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade.


A castração de animais realizada na última sexta-feira foi voltada para animais abandonados, pertencentes a famílias de baixa renda ou acolhidos por ONGs. A informação é da presidente da ONG Amigos da Deisy, DAIANA BRUCKMANN. Além da castração, os animais receberam tosa e demais cuidados com a saúde. Os voluntários da ONG foram responsáveis por fazer uma triagem dos animais beneficiados. A secretária de Planejamento e Urbanismo, MARLI DA ROSA, destacou que o objetivo da iniciativa foi promover o controle populacional destes animais, proporcionando melhores condições de vida aos cães e gatos e prevenindo a contaminação por zoonoses.


A campanha Natal Solidário da secretária de Assistência Social foi encerrada neste final de semana com a entrega dos presentes doados pela comunidade. Cerca de 500 crianças inscritas na ação receberam os presentes. O evento foi realizado na tarde de sábado no Caic do bairro São Luiz. De acordo com a secretária de Assistência Social, MARTA SOTILLI, a campanha foi um sucesso. Mais uma vez, todas as cartinhas das Botas Natalinas foram retiradas pela comunidade. As crianças contempladas são integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda de até três salários mínimos na família. Ela disse que a iniciativa reforçou a solidariedade e levou alegria para o Natal de muitas crianças carentes do município.


A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste já começou a receber pedidos de famílias que estão com falta de água no interior do município. De acordo com o secretário RENATO ROMANCINI, são quatro ou cinco casos que já foram atendidos. Os problemas foram causados pela falta de chuva dos últimos dias. Ele explicou que a secretaria de Obras está levando água para essas famílias. O caso mais grave fica na Linha Emboaba. ROMANCINI disse que a Casan deve fazer uma ligação para garantir o abastecimento da família.


A câmara de vereadores vai realizar hoje à noite a penúltima sessão ordinária de 2018. O encontro está marcado para as oito horas da noite. De acordo com o presidente do legislativo, CLAÚDIO BARP, os principais projetos da pauta são as matérias que autorizam a prefeitura a fazer um empréstimo de até 15 milhões de reais para obras de infra estrutura urbana, especialmente a pavimentação de ruas. Os projetos foram aprovados em primeira votação na semana passada. A última sessão do ano será amanhã com eleição da nova mesa diretora para os anos de 2019 e 2020.


O preço do leite pago ao produtor sofreu uma nova queda na última reunião do ano do Conseleite. O conselho, que envolve representantes da indústria e dos produtores, confirmou a tendência de desvalorização do leite que vem marcando o segundo semestre. O preço caiu mais oito centavos e o leite-padrão está em um real e sete centavos. De acordo com o presidente do Conseleite, JOSÉ ARAUJO, o valor está abaixo do custo de produção. Ele disse que os produtores estão operando no vermelho, pelo menos, desde setembro. ARAÚJO comentou que a nova queda do preço vai trazer ainda mais dificuldades para os pequenos agricultores da região.


A queda do consumo nesta época do ano é uma das explicações para a redução do preço do leite pago ao produtor. A avaliação é do presidente do Conseleite, JOSÉ ARAÚJO. Além disso, houve um incremento da produção e hoje tem muito leite sobrando na indústria e no mercado. Com mais estoque e menos procura, o valor acaba caindo. Outro fator citado por ARAUJO é o aumento da importação de leite em pó da Argentina. Somente em outubro, o volume comprado do pais vizinho teve aumento de 15 por cento. Ele citou que esse é um problema político e de relações internacionais que penalizam os pequenos produtores.


O Conseleite vai montar uma comissão para discutir ações para proteger a cadeia produtiva do leite nacional, especialmente para os pequenos produtores. De acordo com o presidente do Conselho, JOSÉ ARAÚJO, o objetivo do grupo é se reunir com a equipe do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, e apresentar as reivindicações da classe. Ele citou que um dos principais pedidos é pelo fim da importação de leite em pó de outros países.

A política brasileira está sofrendo uma mudança dramática que vai ter influência direta no trabalho de deputados e senadores. A declaração é do deputado federal e senador eleito, ESPIRIDIÃO AMIN. Um das alterações, de acordo com ele, é o fim do loteamento dos cargos nos ministérios. AMIN disse que a escolha dos ministros foi feita diretamente pelo presidente, acabando a com a prática de entregar um ministério para um partido que preenchia os demais cargos pelo critério político. Para o deputado, essa mudança é fundamental porque vai acabar com a matriz da corrupção no país. Ele acredita que o país, a partir de agora, terá um crescimento sustentável.


Se JAIR BOLSONARO tivesse ficado no Partido Progressista, hoje não seria presidente da república. A afirmação é do deputado federal e senador eleito de Santa Catarina, ESPIRIDÃO AMIN. Ele disse que BOLSONARO ficou no partido entre 2005 e 2016 e pediu desfiliação exatamente para disputar a eleição. AMIN reforçou que o PP não deu espaço para o atual presidente eleito, mas mesmo se tivesse lançado BOLSONARO como candidato ele dificilmente teria sucesso nas eleições. AMIN disse que o eleitor queria algo novo e votou contra os candidatos das siglas tradicionais.


O congresso deve aprovar, até a metade do ano que vem, uma reforma da previdência justa que vai começar pelo serviço público civil e militar. A projeção é do deputado federal e senador eleito, ESPIRIDIÃO AMIN. Ele disse que além disso é preciso aprovar uma reforma tributária que vai dar competitividade para ajudar o Brasil a crescer. Ele disse que pretende continuar ajudando Santa Catarina agora no Senado e que tem um compromisso com a região. AMIN destacou que lutar muito pela retomada das obras de recuperação da BR 163, trecho São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.


A culpa pela situação da BR 163 também é dos deputados federais e senadores de Santa Catarina. O deputado e senador eleito, ESPIRIDIÃO AMIN fez uma “mea-culpa” neste sábado no Peperi Rádio Repórter sobre a falta de uma solução para a rodovia. Ele afirmou que os representantes catarinenses em Brasília também falharam ao não pressionar e não conseguir garantir recursos para a obra de revitalização da estrada. Mas ele fez uma ressalva: os maiores e principais responsáveis pelo problema são o MDB e o PR, partidos que tinha o Dnit na mão e não fizeram a obra.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, disse que pretende fechar o ano de 2018 com um saldo de 500 empregos com carteira assinada no município. A meta foi revelada em entrevista concedida para a rádio Peperi na tarde de sexta-feira. Até outubro, o município tinha um saldo de 349 vagas, resultado da diferença entre admissões e demissões de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Ministério do Trabalho. A prefeitura, usando a mesma fonte, diz que o saldo é de 372. TREVISAN disse na entrevista que a marca de 500 empregos gerados seria histórica para o município.


São Miguel do Oeste teve mais de 500 vagas geradas em três dos últimos oito anos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o município teve 634 vagas de saldo em 2010 e 731 em 2011. No ano de 2014, o município teve o melhor desempenho do período com 717 postos de trabalho abertos. Entre 2010 e 2017, somente em 2015 o número foi negativo com 162 demissões a mais do que contratações.


Um homem com parada cardiorrespiratória foi salvo pelos bombeiros neste domingo em São Miguel do Oeste. A guarnição foi chamada para atender uma suposta ocorrência de embriagues e encontrou um homem pendurado pela camisa na fechadura da porta de uma casa na rua Amazonas, Bairro Andreatta. Ele estava sem batimentos cardíacos. O homem recebeu os primeiros socorros no local e encaminhado para o Hospital Regional. 10 minutos após a entrada na unidade hospitalar, a vítima retomou os batimentos cardíacos e agora passa bem.


Um incêndio na madrugada deste domingo destruiu as instalações da Rádio A Voz do Paraíso, em Paraíso. O fogo ocorreu por volta da uma e meia e consumiu a estrutura física da emissora. O incêndio também destruiu os equipamentos da rádio que fica na rua Vicente Konzen, no Centro da cidade. Quando os bombeiros chegaram no local, o fogo já estava em estágio avançado e a edificação foi completamente destruído. Ainda não há informações sobre as causas do sinistro.


Um carro caiu de uma ponte e uma pessoa ficou ferida neste final de semana em Princesa. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde de sábado na estrada de acesso à linha Marmeleiro. O motorista do carro perdeu o controle da direção e caiu de uma ponte. O homem, de 26 anos, sofreu escoriações e suspeita de fratura na clavícula. Ele foi retirado do carro por moradores da região. O motorista recebeu os primeiros socorros dos bombeiros e depois foi encaminhado para atendimento médico.


Um capotamento de veículo deixou duas pessoas feridas neste domingo em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da madrugada nas proximidades da entrada da Linha Santo Antônio, na BR-163. Uma Strada saiu da pista e capotou. O motorista, de 20 anos, sofreu escoriações e ferimento na mão. Já a caroneira, de 19 anos, sofreu um corte no pé. Eles foram socorridos pelos bombeiros e levados para o hospital da cidade.


Duas mulheres da região registraram boletins de ocorrência contra o médium JOÃO TEIXIERA DE FARIA, o JOÃO DE DEUS. A informação foi confirmada neste domingo pelo delegado regional da Polícia Civil, ADRIANO BINI. O nome das mulheres e o município onde moram não foi revelado para preservar as vítimas. BINI disse que as mulheres procuraram a delegacia e fizeram a queixa de abuso sexual contra o médium. Ele informou que as duas mulheres foram em momentos diferente até a delegacia e relataram terem sido vítimas de suposto abuso sexual cometido por JOÃO DE DEUS quando estavam em viagem na cidade de Abadiânia, em Goiás. Os dois boletins de ocorrência e as declarações foram encaminhados eletronicamente para a Polícia Civil de Goiás, que é a responsável pelas investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.