ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 17/12/2018

-BOLSONARO DIZ QUE GOVERNO NÃO VAI DISCUTIR PENA DE MORTE
-CELESC PROJETA INVESTIMENTO DE QUASE 600 MILHÕES EM 2019
-REDE MUNICIPAL ORGANIZA COMPRA DE ALIMENTOS DE AGRICULTORES PARA MERENDA
-SAÚDE COMEMORA AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS REPASSADOS PELA UNIÃO
-FISCALIZAÇÕES EM CAMPINGS E PISCINAS INICIA AMANHÃ
-CALOR INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS E PASTAGENS
-COOPERALFA REALIZA NOITE DE CAMPO NESTA SEMANA
-PREFEITURA AVALIA PEDIDOS DE VEREADORES QUE PODERÃO SER ATENDIDOS
-PC ALERTA SOBRE GOLPES QUE TEM FEITO MAIS VÍTIMAS NA REGIÃO
-DOIS ACIDENTES ACONTECEM NA BR-163 NO FINAL DE SEMANA.

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

Cerca de 10 mil húngaros protestaram em Budapeste neste domingo contra uma nova lei trabalhista e contra o que eles consideram ser um governo crescentemente autoritário do primeiro-ministro de direita VIKTOR ORBÁN. A manifestação deste domingo, chamada de "Feliz Natal Sr. Primeiro Ministro", foi o quarto e maior movimento organizado em uma semana por partidos esquerdistas de oposição, grupos de estudantes e civis contra o governo de ORBÁN. Sindicatos também se juntaram ao protesto.

Na Bélgica, cinco mil e 500 manifestantes de um partido de direita protestaram neste domingo contra o Pacto Global sobre Migração da ONU, aprovado no Marrocos por mais de 160 países no último dia 10. Houve confronto com a polícia, que usou canhões d'água para dispersar os manifestantes, que lançaram barricadas e fogos de artifício. O documento destaca 23 objetivos para a cooperação internacional em relação à imigração, entre eles, melhorar as condições estruturais de países e diminuir a fuga de pessoas de seus territórios.

O chanceler da Venezuela, JORGE ARREAZA, afirmou neste domingo que NICOLÁS MADURO foi convidado para a posse do presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO, em primeiro de janeiro. No entanto, o futuro Ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, disse mais cedo que o presidente venezuelano não foi convidado "em respeito ao povo" daquele país. O Ministério das Relações Exteriores informou que não comentará o assunto. Segundo o site o G1, a orientação inicial para o ministério foi convidar todos os países, mas, depois, a orientação foi não incluir Cuba e Venezuela.

O médium JOÃO DE DEUS, preso suspeito de abusos sexuais durante tratamentos espirituais em Abadiânia, passou a primeira noite no Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O líder religioso dormiu em uma cela de 16 metros quadrados. JOÃO DE DEUS se entregou à polícia as quatro e 20 da tarde de ontem em uma estrada de terra em Abadiânia. Ao todo, 15 mulheres foram ouvidas pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo inquérito explicou que deve se encontrar com o Ministério Público, que já recebeu mais de 300 denúncias contra o médium.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO disse neste sábado em sua conta no Twitter que o Brasil não sediará a conferência climática da Organização das Nações Unidas, em 2019, porque o evento geraria um custo de mais de 500 milhões de reais ao país. O Brasil havia inicialmente se apresentado para organizar a COP 25, na qual líderes mundiais irão debater sobre a questão climática, no entanto, BOLSONARO pressionou o governo MICHEL TEMER a desistir de sediar o evento internacional. Segundo o presidente eleito, o gasto para sediar no ano que vem a conferência "poderia constranger o futuro governo a adotar posições que requerem um tempo maior de análise e estudo".

O presidente eleito JAIR BOLSONARO desautorizou neste domingo o deputado federal EDUARDO BOLSONARO e afirmou que não pretende propor ao longo de seu mandato o debate sobre a implantação da pena de morte no Brasil. Em entrevista ao jornal "O Globo" publicada neste domingo, o filho do presidente eleito defendeu a aplicação da pena de morte para traficantes – a exemplo do que ocorre na Indonésia – e para autores de crimes hediondos. No Twitter, BOLSONARO observou ainda que a Constituição veda a possibilidade de pena capital no país e disse que o assunto "está encerrado.

Santa Catarina tem 78 vírgula um por cento dos 219 pontos analisados no litoral do estado próprios para banho, conforme relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira. Praias famosas, como Jurerê, Ingleses e Canavieiras, em Florianópolis, foram consideradas limpas para os banhistas. O relatório é o segundo da temporada 20182019. Em Florianópolis, são 75 pontos analisados e 77 por cento deles estão próprios para banho, conforme o IMA. No restante do litoral, 111 locais foram considerados limpos para banhistas.

O mês de outubro marcou o maior nível de atividade estadual do setor da construção civil desde agosto de 2014. O índice que compara a operação catarinense com o mês anterior também alcançou a maior número desde maio de 2014. São os primeiros indícios de que o Estado está voltando ao panorama pré-crise. Com o aumento da atividade no último trimestre e os sinais de melhora na economia, a expectativa dos empresários com o futuro da construção civil em Santa Catarina está sendo refletida em indicadores. A intenção de investir no Estado alcançou em outubro o maior índice desde julho de 2014, superando a média brasileira em 18 vírgula quatro pontos.

Além de confirmar o nome do engenheiro CLEICIO POLETO MARTINS para presidir a companhia, o conselho de administração da Celesc analisou e aprovou o orçamento para o ano que vem. O plano da companhia é investir 595 milhões de reais, cifra nove vírgula 65 por cento superior a deste ano. Desse montante, 531 milhões serão para projetos da Celesc Distribuição e 55 milhões para a Celesc Geração. Segundo o atual presidente da companhia, CLEVERSON SIEWERT, a Celesc vem superando as metas do órgão regulador nos últimos anos.

Rede Municipal de Educação de SJCedro consegue ampliar o número de agricultores que entrega alimentos para merenda. A nutricionista AMANDA CADONÁ lembra que a lei prevê que pelo menos 30 por cento dos produtos adquiridos sejam da agricultura familiar para ajudar no escoamento e devido a variedade de itens. Ela afirma que a qualidade é excelente e existe várias opções usadas no cardápio de todas as faixas etárias que também registram necessidades nutricionais diferentes. Há frutas, verduras, legumes e neste ano alguns alimentos de origem animal. Ela percebe que a quantidade de famílias de agricultores envolvidas cresceu porque muitos estão investindo na produção de alimentos como fonte alternativa e por ter essa garantia de venda. Além disso, devido à organização que conseguiram na produção que se mantém o ano todo. Com encerramento do ano letivo a secretaria organiza o estoque para fevereiro. A nutricionista revela que as merendeiras também receberão novos cursos para ampliar as receitas, aproveitar os alimentos na totalidade como as cascas e atender aqueles que têm alergia.

Realizado encerramento das atividades do ano para o Grupo de Gestantes Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, os encontros acontecem mensalmente em Guaraciaba, e esse é um momento onde as gestantes participam de palestras para esclarecer dúvidas, além de oportunizar o convívio com demais gestantes o que proporcionam diversas trocas de experiências. Na oportunidade participaram das atividades a enfermeira CARLA KUNRATH e o médico ginecologista JOÃO CLAUDIO CAVALETI, que acompanha as gestantes atendidas nos Postos de Saúde. Ele realizou uma conversa sobre o parto normal e cesárea, amamentação, anticoncepcional pós-parto e demais assuntos sobre o período e primeiros meses pós-nascimento. Conforme DAIANE neste momento a Secretaria de Saúde atende mais de 40 gestantes. Ao final do encontro elas receberam uma bolsa maternidade.

Saúde comemora avanço nos repasses do piso de atenção básica da média e alta complexidade. A secretária da pasta ANDREIA DE LIMA afirma que foram muitos avanços no ano com aumento na capacidade de recebimento de emendas parlamentares de acordo com os atendimentos prestados pela UBS local. Em 2017 o repasse foi de 275 mil. Em 2018 o valor quase dobrou, chegando a 500 mil. Ela ainda citou a ampliação de quase 80 metros quadrados na unidade de saúde com a construção de novas salas e banheiros. Com a ampliação, os setores de vigilância sanitária, endemias e a sala da direção passaram atender em novo espaço. A secretária comenta também que o setor conseguiu manter e ampliar a parceria com hospital de Cedro, repassando 30 mil para entidade. Há ações junto a população contra Dengue. Ela menciona o fornecimento de próteses dentárias, contratação de consultas em especialidades como, ortopedia, pediatria, ginecologia, psiquiatra e oftalmologia e credenciamento nas consultas em ortopedia e otorrino.

Ações educativas visam prevenção e atendem todas as faixas etárias em Princesa. A secretária da saúde, ANDREIA LIMA percebe que essa vem sendo uma iniciativa que dá certo por meio da atenção básica e suporte da equipe médica e agentes de saúde, além das enfermeiras que fazem palestras. Ela afirma que a primeira ocorreu em março em alusão ao dia internacional da mulher com a oferta de exames preventivos e orientações, seguindo com a campanha l de Vacinação contra a influenza, com percentual de 98,8 % do público alvo alcançado. Na sequência foi desencadeada a campanha de prevenção do tracoma, hanseníase e verminoses nas escolas. Foram avaliados 371 alunos e medicados. A vacinação contra pólio teve 102 por cento da meta alcançada. Até o momento Princesa detém 27 focos. No outubro rosa foram feitos 75 preventivos no Novembro Azul ocorreram palestras com tema agrotóxicos, requisição de exames de rotina, do PSA e conferência do cartão de vacinas. Também ocorreu atendimento odontológico, testes rápidos de sífilis e HIV. Foram 42 requisições e 22 testes.

Corpo de Bombeiros orienta população a visitar locais com recursos de proteção durante o verão. A recomendação é do comandante da Corporação de São José do Cedro, IVAIR GANZER. Segundo ele, os bombeiros já têm feito vistorias nas áreas de campings e de lazer para verificar as condições de segurança. Para evitar acidentes, por exemplo, afogamentos, o comandante orienta as pessoas a buscarem áreas protegidas, com brigadistas e guarda-vidas. Ele sugere que as pessoas evitem os locais isolados. O sargento também considera importante tomar cuidado e não entrar na água após as refeições ou após a ingestão de bebidas alcoólicas. Além do trabalho preventivo, por meio das vistorias e orientações aos proprietários de áreas de lazer, em cidades como Itapiranga e Mondaí, às margens do Rio Uruguai, os bombeiros farão a Operação Veraneio, especialmente nos feriados e finais de semana.

Cerca de 80 por cento dos guarda-vidas que vão atuar na operação veraneio deste ano são civis preparados pelos bombeiros. A informação é do comandante da primeira companhia dos bombeiros, tenente MICHAEL MAGRINI. Na região, são seis guarda vidas e dois militares. Os locais monitorados são os balneários na área de Lazer da Festa da Fruta em Mondaí e no rio Macaco em Itapiranga. Ele explicou que o monitoramento acontece nos finais de semana e feriados entre oito da manhã e oito da noite. Além disso, os bombeiros também fiscalizam as normas de segurança em espaços particulares, como campings, associações e clubes com piscinas ou lagos usados para o banho. Ele esclareceu que os clubes e camping não são obrigados a ter um guarda-vidas, mas uma pessoa responsável pela piscina ou espaço de banho. Eles devem providenciar o kit de primeiros socorros, boias e sinalização de profundidade e riscos do local. De acordo com MICHAEL o trabalho de fiscalização sobre o cumprimento dessas normas começa amanhã, dia 18.

A regularização dos açudes destinados à produção de peixes que foram construídos em áreas de preservação permanente é o principal objetivo do Projeto de Lei aprovado nesta semana pela assembleia. A proposta, de origem do poder executivo, inclui na Lei Estadual da Piscicultura a possibilidade da prática dessa atividade econômica nas APPs, como já está previsto nos Código Florestal Brasileiro, Código Estadual do Meio Ambiente e também na legislação sobre a proteção da vegetação nativa. O relator da matéria, deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, disse que o objetivo da lei é garantir segurança jurídica para os piscicultores. A aprovação do projeto de lei que regulamenta a abertura de açudes em áreas de APPs é muito importante para a agricultura familiar de Santa Catarina. De acordo com PADRE PEDRO, a matéria regulamenta a situação ambiental de milhares de agricultores. Ele disse que, além de resolver a questão legal de açudes que já estão produzindo, a lei pode estimular o crescimento da piscicultura catarinense.

Cerca de 95 por cento das instalações voltadas à piscicultura estão em áreas de preservação permanente, o que tem levado os produtores a serem autuados pelos órgãos de fiscalização ambiental. O comentário é do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, AIRTON SPIES. Ele explicou que esse quadro resulta em processos de crimes ambientais por falta de licenciamento. Em Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, há 31 mil 480 piscicultores, sendo 28 mil 750 são amadores. Dados da Epagri apontam que o Estado é o quarto maior produtor de peixes de água doce no Brasil.

Previsão do tempo indicava nível baixo de chuvas desde o começo do mês. O extensionista da Epagri de SJCedro, ELMAR HENTZ explica que esse cenário com pouca chuva desde o começo do mês já era aguardado porque os institutos de meteorologia eram unanimes nas previsão. A expectativa é que já nessa semana que vem volte a chover em maior volume para evitar prejuízos na agricultura e outras atividades. Ele afirma que a falta de água interfere em todo funcionamento das plantas com destaque para as gramíneas. As gramas de jardim e outros tipos de pastagens conseguem ter mecanismos para evitar a perda de umidade. ELMAR observa que o problema maior é o calor excessivo que chegou a 38 graus na última semana. O técnico percebe que as novas tecnologias se sementes bastante avançadas exigem manejo e tratamento diferente. Como o processo de desenvolvimento vegetal acelerou também ocorre maior demanda por líquidos. Em SJCedro não existe informações de falta de água para animais ou consumo humano.

Cooper Alfa de São José do Cedro fará nova noite de campo esta semana. A informação é do gerente da Alfa local, JOVANI GREGOLIN. De acordo com ele nesta quinta-feira acontecerá nova edição da Noite de Campo Regional. A atividade será realizada na linha São Domingos, na propriedade de VALDIR SANTIN. Os trabalhos serão concentrados na silagem de milho. GREGOLIN convidou os associados da Alfa de São José do Cedro que participem desta nova atividade prática que é feita nesse horário devido ao calor excessivo durante o dia e para não prejudicar os afazeres dos produtores rurais. Lembra que as edições passadas foram um sucesso e são apresentadas tecnologias para próxima safra.

O PSL vê com bons olhos os encaminhamentos do novo governador para assumir o estado a partir de primeiro de janeiro. A declaração é do coordenador regional do partido, JUNGLES WEGHER. Ele acredita que CARLOS MOISES está implantando o discurso de campanha e as ações do governo de transição mostram isso. Reforçou que a definição dos cargos de primeiro escalão levou em conta o critério técnico, tanto que dois secretários atuais permanecem no cargo, um porque é servidor de carreira e outro porque conhece a pasta da Fazenda como poucos no estado. JUNGLES citou que o MOISÉS está no caminho certo para enxugar a máquina e fazer um bom mandato.

O coordenador regional do PSL confirmou a extinção de todas as ADRs, mas estruturas como as gerencias de saúde e educação devem ser mantidas. De acordo com JUNGLES WEGHER, o novo governo tem responsabilidade e compromisso com os catarinenses e não haverá o fechamento de órgãos de suma importância com estes. Ele disse que o novo governo vai acabar com os cargos que servem apenas de enfeite e são usados para emprego político. As gerencias serão mantidas, mas provavelmente, com uma estrutura menor. O coordenador da sigla disse que o governo já está analisando nomes para cargos regionais que serão mantidos na saúde educação. WEGHER disse que o partido fez algumas indicações que estão na mesa de CARLOS MOISES DO SILVA. Ele não quis antecipar nomes, mas ressaltou que o primeiro critério para preencher as vagas é o técnico. O novo governo também vai definir os novos gerentes regionais de órgãos como Cidasc e Epagri. JUNGLES ressaltou que a preocupação neste momento é com a redução do tamanho do estado.

Eleição da nova mesa diretora da câmara de Princesa é cancelada. Segundo informações repassadas pela câmara, estava programado para hoje, às 17 horas a eleição, mas em virtude do falecimento da avó da servidora pública DAIANE PAGNO, a sessão foi cancelada. A mesma irá acontecer neste terça, no mesmo horário.

Prefeitura não consegue atender todos os pedidos feitos por vereadores e nem pela população. A declaração é do vice-prefeito de SJCedro, JOSÉ DE CONTO. Ele respondeu ao questionamento feito na semana passada por um vereador que disse ter apenas 30 por cento das solicitações atendidas. O vice afirma que existe várias reivindicações feitas, muitas delas, para resolver problemas individuais, porém, a administração prioriza ações que atendem o maior número de pessoas, no princípio da coletividade. Ele acredita que essas solicitações feitas na câmara, em maior número pelo vereador IRONI FEDRIZI, são bem vindas e servem para que a equipe saiba dos pedidos e reclamações. JOSÉ DE CONTO garante que jamais houve discriminação por serem questões levadas pela oposição, até porque, várias delas foram realizadas. Ele esclarece que cada um deles é levado aos gestores das secretarias que avaliam a urgência e dentro do possível atendem. Esclarece que muitas ações precisam estar inclusas e com previsão no orçamento para execução perante a Lei.

Polícia civil faz novo alerta sobre golpes que tem feito mais vítimas na região. O alerta é principalmente para os golpes praticados por telefone, também em relação a empréstimo fácil em que o golpista solicita a antecipação do depósito, o falso curandeiro, além do golpe do bilhete premiado e do falso sequestro. De acordo com a agente de Polícia Civil, SIMONE KOELLN, nos últimos dias foram registrados três casos de golpes, dois de financiamentos de valores pela internet ou telefones anunciados e que exigem o pagamento de seguro ou depósito de valores, mas o dinheiro acaba não sendo liberado. O outro golpe foi de depósito de valores para aquisição de produtos pela internet, mas o produto não foi entregue. SIMONE comenta que o valor do produto era muito baixo, o que já é motivo para desconfiança. Em Santa Helena uma família também perdeu 22 mil reais no golpe do falso curandeiro.

O perfil das vítimas de golpes é semelhante, o que provavelmente é percebido pelos estelionatários que se aproveitam da vulnerabilidade em que as pessoas se encontram. A agente de Polícia Civil SIMONE KOELLN comenta que os golpistas não levam em conta a idade ou a renda da pessoa, mas avaliam principalmente as vítimas que apresentam e demonstram alguma necessidade, como financeira ou a cura de uma doença, e que estão mais propensas a cair no golpe. A policial enfatiza que as vítimas registram boletim de ocorrência, mas a identificação dos golpistas é dificultada pelo fato deles utilizarem telefones falsos que depois não são localizados, além de usarem contas correntes e documentos de terceiros. A principal orientação é manter a calma, se certificar se a oferta é verdadeira, procurar uma instituição financeira antes de depositar qualquer valor e procurar a polícia.

Bombeiros e PRF registram saída de pista na BR-163 durante a madrugada. Por volta das 3 horas e 15 minutos da madrugada deste domingo, a guarnição do corpo de bombeiros foi acionada para atendimento a saída de pista seguida de capotamento, na BR 163 São José do Cedro. O acidente ocorreu próximo ao posto BR-163. Ao chegar no local foi constatada uma saída de pista seguida de lateralização de veículo na margem da via. Não foram encontrados os ocupantes e possíveis vítimas em seu interior, bem como nas proximidades. A Polícia Rodoviária Federal foi chamada para medidas cabíveis e levantamento da ocorrência.

Capotamento deixa jovens feridos na BR-163 em São José do Cedro. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 4 horas e 45 minutos, próximo da entrada da Linha Santo Antônio, na BR-163, em São José do Cedro, deixando um casal de jovens ferido. Ao chegar no local havia uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo uma Strada, com dois ocupantes. O motorista, de 20 anos, foi encontrado apresentando escoriações, com ferimento na mão. Já a caroneira, de 19 anos, apresentou ferimento lacerante no pé. Após procedimentos de primeiros socorros no local as vítimas foram conduzidas para unidade hospitalar já com sinais vitais normais e estáveis.

Incêndio destrói rádio comunitária Paraíso. Um incêndio na madrugada de domingo, destruiu as instalações da Rádio A Voz do Paraíso, em Paraíso. O fato ocorreu por volta de uma hora da madrugada e consumiu a estrutura física e de ferramentas da emissora. A rádio operava na frequência 105,9, com sede fixa na Rua Vicente Konzen, no Centro da cidade. Ainda não há informações sobre as causas do sinistro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na chegada da guarnição o incêndio já estava em estágio avançado, e não foi possível salvar a estrutura ou os bens. O fogo também atingiu parte de uma residência vizinha.

Veículo capota em ponte e deixa motorista ferido. O corpo de bombeiros de São José do Cedro foi chamado para atender um acidente de trânsito em Princesa, no acesso à linha Marmeleiro, por volta das 15 horas de sábado. No local, ocorreu um capotamento de um veículo na ponte. O motorista, de 26 anos, já estava fora do veículo e apresentava escoriações pelo corpo todo, além de relatar fortes dores no braço esquerdo e na região da clavícula. Ele foi conduzido ao hospital. Populares relataram que viraram o automóvel e retiraram a vítima de dentro antes da chegada do socorro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.