ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 17-11-2018 Sábado

-GOVERNO DIZ QUE FARÁ SELEÇÃO PARA SUBSTITUIR MÉDICOS CUBANOS NESTE MÊS

-UM EM CADA CINCO CATARINENSES TEM DÍVIDAS EM ATRASO

-DESCANSO DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO

-PREFEITURA E EMPRESA ESTIPULAM PRAZO PARA CONCLUIR ASFALTO EM PITANGUEIRA

-PRIMEIRA ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

-CARRO SAI DA PISTA E COLIDE EM ÁRVORE NA SC 161

-ULTRAPASSAGEM IRREGULAR PROVOCA ACIDENTE NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12centavos para venda.


A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos concluiu que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, MOHAMMED BIN SALMAN, ordenou o assassinato do jornalista JAMAL KHASHOGGI, crítico do governo. As conclusões foram reveladas pelo jornal "The Washington Post" nesta sexta-feira. Segundo o próprio governo da Arábia Saudita, o jornalista foi morto por um grupo de agentes do país, alguns deles próximos ao príncipe herdeiro, no consulado do país em Istambul, na Turquia, no início de outubro.


O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos publicou uma mensagem no Twitter nesta sexta-feira no qual elogiou o presidente eleito JAIR BOLSONARO por "tomar posição contra o regime cubano". Cabe ao conselho assessorar e auxiliar o presidente dos norte-americano em questões de segurança nacional e política externa. O conselho parabenizou BOLSONARO por “tomar posição contra o regime cubano por violar os direitos humanos de seu povo, incluindo médicos enviados para o exterior em condições desumanas”.


O submarino ARA San Juan, desaparecido há um ano nas águas do Oceano Atlântico, com 44 tripulantes a bordo, foi localizado. A informação foi confirmada hoje pelo Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina. A embarcação está a 800 metros de profundidade em uma região de cânions, espécie de rios submarinos, no Oceano Atlântico. O local fica a 600 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia, onde se tinha montado o centro de operações durante a busca.



O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos médicos cubanos foi finalizada ontem durante reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde. O edital deve abrir oito mil 332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. O governo cubano atribuiu a decisão a "declarações ameaçadoras e depreciativas" de BOLSONARO. O presidente eleito afirma que Cuba não quis aceitar condições para continuar no programa, como por exemplo, o teste de validade do diploma dos médicos.


A Procuradoria Geral da República pediu ao ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, para prorrogar por mais 60 dias o inquérito aberto para investigar o senador AÉCIO NEVES do PSDB mineiro. O inquérito foi aberto para apurar se AÉCIO recebeu valores indevidos da construtora Odebrecht em 2014. No pedido ao Supremo, a procuradora-geral, RAQUEL DODGE, afirma que há diligências pendentes e necessárias às investigações. Ela também se manifestou contra o pedido da defesa do tucano para que o inquérito fosse arquivado ou remetido para a primeira instância.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO apresentou nesta sexta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral uma retificação de sua prestação de contas de campanha à Presidência da República de 2018. O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO intimou na terça-feira a campanha de BOLSONARO a prestar esclarecimentos, em até três dias, sobre 23 "inconsistências" na prestação de contas do presidente eleito. As inconsistências foram apontadas por técnicos do TSE e envolvem indícios de impropriedade (erro formal ou dados inexatos) e indícios de irregularidade (suspeitas na prestação), além da falta de documentos. BOLSONARO respondeu a todos os 23 pontos citados pelo TSE.



Entre 2016 e 2017, Santa Catarina registrou ao total 41 mil 462 ocorrências de trânsito. Os acidentes causaram duas mil 757 mortes e 28 mil e 80 casos de invalidez permanente. Os números, divulgados pela seguradora que administra o Seguro DPVAT, servem de alerta para o cuidado no trânsito, especialmente durante um feriadão em que espera-se aumento de 55 por cento do movimento de automóveis nas estradas federais. O uso de álcool por parte do condutor também permanece chamando a atenção nas estatísticas: foram mais de quatro mil casos, de acordo com a PRF.


A Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas voltou a ser cobrada nesta quinta-feira. Os valores variam de acordo com o tipo de veículo. Carros de passeio, por exemplo, pagam 26 reais e 50 centavos. Outras cidades litorâneas estudam adotar medidas semelhates: Porto Belo, Itapoá, São Francisco do Sul, Governador Celso Ramos e até Florianópolis. O maior desafio para instituir a taxa é garantir segurança jurídica. A situação mais avançada é a de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, que deve começar a cobrar um pedágio ambiental para quem visita a cidade a partir de fevereiro de 2019.


A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor catarinense de outubro, feita pela Fecomércio, mostra que o percentual de endividados e inadimplentes caiu no Estado quando comparado a setembro. Atualmente, 55 vírgula oito por cento das famílias catarinenses estão endividadas, ou seja, declararam ter alguma dívida, contra 56 vírgula sete por cento em setembro. Já a parcela de famílias inadimplentes, aquelas com contas ou dívidas em atraso, é de 19 vírgula oito por cento este mês. Em setembro, esse total era de 20 por cento.


-DESCANSO DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO

-PREFEITURA E EMPRESA ESTIPULAM PRAZO PARA CONCLUIR ASFALTO EM PITANGUEIRA

-PRIMEIRA ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO


O prefeito de São João do Oeste FERNANDO BISIGO considera que teve avanços nas reivindicações feitas em Florianópolis e Brasília. A prioridade está nos investimentos na saúde e na infraestrutura com pavimentação de ruas. Recursos do governo federal visam custeio na área da saúde, maior investimento para realização de cirurgia eletivas e melhorias no Centro Municipal de Saúde. O prefeito de São João do Oeste considera que a condição atual é boa e projeta avanços com a liberação de emendas parlamentares. BISIGO lembra que 50 por cento dos recursos que os deputados distribuem precisa ser para a saúde e com isso a facilidade é maior de obter sucesso nas reivindicações. O município precisa de investimento constante na manutenção das unidades de saúde, além de medicamentos.


Prefeito cita progressos no encaminhamento de verbas para a pavimentação asfáltica de ruas na cidade de São João do Oeste. O objetivo não é ter grande expansão com novas ruas pavimentadas e sim manutenção e até substituição do asfalto em diferentes locais da cidade. FERNANDO BISIGO chama atenção para a importância de ter asfalto de qualidade para proporcionar segurança no trânsito e um aspecto bonito para a cidade. Conforme o prefeito diversas ruas apresentam problemas que não são possíveis de serem resolvidos com operação tapa buracos. Todos os encaminhamentos durante viagem a Brasília visam recursos para o próximo ano.


Agência Regional segue os trabalhos até o final do ano sem definição de continuidade ou extinção para 2019. O secretário da única ADR ativa no Extremo Oeste, PAULO MENEGHINI explica que são vários contratos vigentes que estão sendo executados. Ele cita obras mais vultuosas quanto aos recursos na área da educação. Há uma obra orçada em quatro milhões, que é a reforma da escola São Miguel, de SMOeste. O secretário lembra que a ADR executa pagamentos de convênios com Apaes e transporte. Ele destaca que até dezembro serão feitos todos encaminhamentos e fechamento de contas para evitar problemas ao novo governo. O secretário admite que existem especulações sobre o provável fechamento das agências ou reestruturação. Mas, o anúncio será feito após a posse de MOISÉS e equipe que vão avaliar o caso.


Secretário defende a manutenção de núcleos descentralizados no Estado. PAULO MENEGHINI acredita que com a extinção das agências de Dionísio Cerqueira e de Itapiranga houve economia aos cofres públicos. Ele considera que uma estrutura, a exemplo da mantida em SMOeste, ajuda a população e aos gestores em “reduzir” a distância da capital do Estado. O secretário entende que podem haver mudanças e modernização, mas defende a permanência de algumas agências nas microrregiões. PAULO também menciona a necessidade em continuar com ações descentralizadas nos pólos de educação. Ele revela que entre os 18 municípios atendidos pela ADR são mais de mil profissionais e 50 escolas e na gerência da saúde são cerca de 50 colaboradores. MENEGHINI lembra que fechando as agências, os servidores efetivos continuam em seus cargos e apenas os comissionados serão exonerados, não ocorrendo a economia “pregada” nas campanhas.


Descanso debate em audiência pública saneamento básico do município. As audiências públicas estão sendo realizadas em sete dos oito municípios que assinaram os termos de cooperação técnica financeira para usufruir da unidade de tratamento de dejetos humanos, localizada na linha Campinas. As reuniões já foram realizadas durante a semana em Belmonte, Santa Helena e Descanso. Após as audiências, o IMA libera a licença para o início das atividades na unidade. O secretário PAULO LAUXEN explica que o tema discutido foi a respeito da regularização das fossas, tratamento do esgoto e como vai funcionar a unidade de tratamento. Ele avalia que a participação da população foi muito boa. O secretário lembra que o estado é destaque na potabilidade da água, na recolha e destinação correta do lixo e limpeza urbana, mas de forma geral, tem muito a evoluir no que se refere a recolha e tratamento dos dejetos humanos.


O secretário de administração justifica que com a unidade de tratamento de dejetos humanos, os custos serão bem mais acessíveis se comparar com o sistema convencional. No sistema proposto a tarifa vai ficar na média de 15 reais mensal, valor que seria superior a 40 reais no sistema convencional da CASAN. PAULO LAUXEN enfatiza que o custo de instalação da unidade, se fosse no sistema convencional, ficaria superior a 50 milhões de reais, mas da forma como foi feito ficou em cerca de um milhão de reais. E ele cita ainda que empresas particulares estão cobrando 180 a 200 reais para recolher um cúbico de dejetos humanos, muito mais caro do que será cobrado com a unidade de Campinas. LAUXEN lembra que uma das principais dúvidas foi a regularização das fossas, que por serem antigas, precisam ser adequadas com auxílio do município. Ainda há famílias que despejam os dejetos na boca de lobo, material que vai parar no rio Macaco.


Presente na audiência, o promotor de Descanso, RAFAEL FERNANDES MEDEIROS recordou que o Ministério Público firmou acordo na região para que os municípios providenciassem a regularização do esgoto sanitário, um dos pontos fundamentais para a garantia de saúde à população. No entanto, os municípios enfrentaram problemas devido aos altos investimentos que precisariam desembolsar. Em Palma Sola, surgiu uma alternativa, unidade semelhante daquela que está localizada na linha Campinas, interior de Descanso. O promotor de SMOeste e responsável pela questão ambiental no Ministério Público nos 34 municípios da região, MAYCON HAMMES, explanou a respeito da mata ciliar, que serve para proteger os rios, dados alarmantes de saúde, importância de preservar a água, maior bem para a sobrevivência dos seres, entre outras questões. Representante da ARIS também esteve presente para esclarecer dúvidas.


Secretaria de saúde de Mondaí é contemplada com 250 mil reais em emendas parlamentares. O prefeito VALDIR RUBERT destaca que uma emenda, do deputado federal JORGINHO MELLO é no valor de 100 mil, e mais uma emenda do deputado federal JOÃO RODRIGUES no valor de 150 mil reais. Ele explica que o valor será investido na realização de exames, cirurgias eletivas e atendimentos diversos aos pacientes. O prefeito comenta que a saúde é um dos setores que mais tem recebido recursos e atenção da administração, pela grande demanda que apresenta. VALDIR RUBERT lembra que o recurso já está disponível para o município. O prefeito considera importante a articulação do governo municipal junto com os vereadores, porque os recursos já haviam sido solicitados no ano passado e foram liberados agora, quase no fechamento do ano.


Produtor de Iporã do Oeste tem boa expectativa com safra atual do fumo. De acordo com o produtor de linha Jabuticaba, CÍRIO RITTER, a família se dedica a fumicultura há 28 anos, atividade que é realizada de forma intercalada com a produção de leite e de grãos. Atualmente a família cultiva oito hectares de fumo, com projeção de colheita em 15 toneladas. As variedades cultivadas são o Burley e também o fumo comum. CÍRIO RITTER enfatiza que os ciclos de plantio do fumo e dos grãos não coincidem, por isso é possível manter as duas atividades na lavoura. Em relação ao preço do fumo, o produtor faz uma avaliação positiva porque nestes 28 anos que se dedica a atividade, todos os anos houve reajuste sem desvalorizar o produto, apenas com diferença nas classificações. Até o momento a empresa não se manifestou quanto aos preços da safra atual, que será comercializada em janeiro. O plantio ocorreu no início de agosto, e agora é o período da colheita.


Prefeitura e empresa estipulam prazo até final do mês para concluir asfalto em Pitangueira. Conforme o vice-prefeito, AQUILES BAMBERG, os trabalhos de pavimentação asfáltica na linha Pitangueira estão sendo agilizados, tendo em vista o prazo para prestação de contas que é até dia 15 de dezembro. Preocupado com o prazo, o município já se reuniu com a empresa responsável pela obra para estimular metas e concluir a pavimentação até final de novembro. AQUILES BAMBERG enfatiza que as condições climáticas têm prejudicado o cronograma da obra, e para a conclusão no prazo estipulado a empresa depende do tempo favorável. Ele comenta que na tarde de ontem a Celesc autorizou a remoção de três postes de energia elétrica que estão no leito da estrada. O trecho já está com os rachões e pó de brita, e com a remoção dos postes recebe a camada asfáltica.


O vice-prefeito de Tunápolis enfatiza que os principais entraves na obra de Pitangueira foram na preparação da base para a pavimentação. AQUILES BAMBERG comenta que houve problemas com infiltração, o que exigiu abertura para drenagem, serviço que foi de responsabilidade da prefeitura. Ele comenta que isso foi conseqüência da pressa que o município teve na elaboração do projeto, feito em oito dias, e que por isso esses detalhes foram esquecidos. AQUILES BAMBERG destaca que somente a camada de asfalto na comunidade terá uma espessura de cinco centímetros. A extensão será de um quilometro e 800 metros, abrangendo o centro de Pitangueira em direção acidade e linha Conceição. Assim que concluída a obra no interior, será pavimentado um trecho na cidade.


A obra na linha Pitangueira estava orçada em um milhão e 500 mil reais, e com a licitação, diminuiu para um milhão 260 mil reais. AQUILES BAMBERG cita que são recursos do governo do estado, mas com investimentos extras da prefeitura, a exemplo do deslocamento de postes e cargas de cascalho levadas até o local. Ele lembra que o custo maior do município será após a conclusão do asfalto. O trecho será alargado em 15 metros no total, já contando o asfalto de sete metros. O objetivo é projetar o local para uma futura avenida. O desejo e a reivindicação do município era que o asfalto de Pitangueira se estendesse até linha Becker, Itapiranga. O vice-prefeito justifica que a pavimentação facilitaria o acesso de Tunápolis até Itapiranga, e vice-versa. BAMBERG enfatiza que antes da conclusão da pavimentação em Pirangueira, o município já está articulando com o atual governador e o novo eleito em outubro, para concluir o asfalto da fronteira.


Primeira etapa de revitalização da praça central de Iporã do Oeste está em fase de conclusão. A informação é do novo diretor de urbanismo, ILMO WALTER, que assumiu o setor anteriormente coordenado por ADELSON MARSARO, acumulando as funções do urbanismo e do esporte. ILMO WALTER explica que entre os trabalhos em andamento no setor de urbanismo, está a revitalização da praça Reinoldo Ruschel. A primeira etapa, que teve investimento superior a 200 mil reais, está em fase de conclusão. O diretor de urbanismo destaca que o valor foi investido na colocação de passeio, em melhorias de acessibilidade, e a colocação de arquibancada com espaço para apresentações culturais. No momento a praça também recebe nova iluminação. WALTER afirma que o objetivo dos investimentos é incentivar a população a voltar a frequentar a praça. As obras de revitalização foram executadas por empresa terceirizada e ao município cabe o ajardinamento.


Para a segunda e última etapa de revitalização da praça central, o diretor de urbanismo destaca que será contratada uma empresa por licitação para instalação de atrativos, como um chafariz. ILMO WALTER cita que uma das novidades da revitalização é a disponibilidade aos munícipes dos banheiros, reformados também nesta primeira etapa. Os banheiros serão abertos de manhã e fechados a noite para evitar vandalismos. O diretor de urbanismo lembra que tendo em vista a aproximação das festas de final do ano, o setor iniciou esta semana a limpeza das ruas e da avenida, com posterior pintura dos meio fio, das faixas de pedestre e da sinalização de entradas de garagem, além da colocação de vasos de flores nos canteiros centrais e nos estacionamentos públicos. Os postes de luz também receberão nova pintura nas cores da bandeira do município. WALTER cita ainda os serviços de jardinagem ao longo do calçadão.


O setor de urbanismo também está organizando uma recolha de móveis e entulhos velhos para a próxima semana. ILMO WALTER explica que a recolha será na quinta-feira, dia 22, e em função disso, os entulhos devem ser deixados em frente a residência dos munícipes até a quarta-feira à noite. Ele lembra que esta será a última recolha de entulhos para o ano, e os moradores devem aproveitar a campanha para o descarte. WALTER reforça que não serão recolhidos entulhos de construção nem lixo eletrônico, para a qual é realizada campanha específica em outro período. O diretor enfatiza que a recolha de galhos continua com o agendamento nas segundas-feiras. Durante meio dia por semana será feita a recolha de entulhos.


-CARRO SAI DA PISTA E COLIDE EM ÁRVORE NA SC 161

-ULTRAPASSAGEM IRREGULAR PROVOCA ACIDENTE NA BR 163


Funcionários controlam incêndio em empresa. Os bombeiros de Cunha Porã foram acionadas por volta das 21 horas da noite de ontem para combate a incêndio na rua Moura Brasil, em um estabelecimento comercial. O fogo atingiu o sistema exaustão do forno a lenha, e já havia sido controlado pelos funcionários com uso de extintores. O Corpo de Bombeiros ressalta a importância dos equipamentos preventivos de segurança das edificações. No caso desta ocorrência, os bombeiros alertam ainda que se não houvesse extintores comercias, o incêndio seria de grandes proporções.


Motorista não respeita preferencial e causa acidente. A colisão lateral envolveu dois carros no começo da tarde desta sexta-feira, no centro de São Miguel do Oeste. A ocorrência foi no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Salgado Filho. Envolveram-se um Corolla e um Fox. A condutora do Corolla disse que causou o acidente porque não imaginou que a preferencial era a Sete de Setembro e entrou na via, ocasionando a colisão. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar foi fez os levantamentos da ocorrência.


Carro sai da pista e colide em árvore na SC 161. O acidente ocorreu por volta das três horas da madrugada de hoje, na SC 161 em Iraceminha.A saída de pista seguida de choque em árvore, envolveu um GM/CLASSIC com placa de Iraceminha, conduzido por homem que evadiu-se do local. O passageiro, um rapaz de 21 anos, teve ferimentos leves.


Ultrapassagem irregular provoca acidente na BR 163 em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas e 40 minutos de ontem, nas proximidades da Asmodiba. No local uma carreta tentava uma ultrapassagem irregular, sendo que para evitar a colisão frontal, um Astra, placas de São Miguel do Oeste, desviou e saiu da pista. Uma motocicleta Honda CG 150, de Barracão, que seguia logo atrás também tentou desviar vindo a colidir na traseira do Astra. Com o impacto o motociclista caiu as margens da rodovia. O piloto de 29 anos foi socorrido pelos Bombeiros e SAMU e encaminhado para avaliação médica. Segundo os socorristas, o homem apresentava suspeita de fratura e escoriações. No automóvel ninguém se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.