ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 17/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos concluiu que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, MOHAMMED BIN SALMAN, ordenou o assassinato do jornalista JAMAL KHASHOGGI, crítico do governo. As conclusões foram reveladas pelo jornal "The Washington Post" nesta sexta-feira. Segundo o próprio governo da Arábia Saudita, o jornalista foi morto por um grupo de agentes do país, alguns deles próximos ao príncipe herdeiro, no consulado do país em Istambul, na Turquia, no início de outubro.

O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos publicou uma mensagem no Twitter nesta sexta-feira no qual elogiou o presidente eleito JAIR BOLSONARO por "tomar posição contra o regime cubano". Cabe ao conselho assessorar e auxiliar o presidente dos norte-americano em questões de segurança nacional e política externa. O conselho parabenizou BOLSONARO por “tomar posição contra o regime cubano por violar os direitos humanos de seu povo, incluindo médicos enviados para o exterior em condições desumanas”.

O submarino ARA San Juan, desaparecido há um ano nas águas do Oceano Atlântico, com 44 tripulantes a bordo, foi localizado. A informação foi confirmada hoje pelo Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina. A embarcação está a 800 metros de profundidade em uma região de cânions, espécie de rios submarinos, no Oceano Atlântico. O local fica a 600 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia, onde se tinha montado o centro de operações durante a busca.

O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos médicos cubanos foi finalizada ontem durante reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde. O edital deve abrir oito mil 332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. O governo cubano atribuiu a decisão a "declarações ameaçadoras e depreciativas" de BOLSONARO. O presidente eleito afirma que Cuba não quis aceitar condições para continuar no programa, como por exemplo, o teste de validade do diploma dos médicos.

A Procuradoria Geral da República pediu ao ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, para prorrogar por mais 60 dias o inquérito aberto para investigar o senador AÉCIO NEVES do PSDB mineiro. O inquérito foi aberto para apurar se AÉCIO recebeu valores indevidos da construtora Odebrecht em 2014. No pedido ao Supremo, a procuradora-geral, RAQUEL DODGE, afirma que há diligências pendentes e necessárias às investigações. Ela também se manifestou contra o pedido da defesa do tucano para que o inquérito fosse arquivado ou remetido para a primeira instância.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO apresentou nesta sexta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral uma retificação de sua prestação de contas de campanha à Presidência da República de 2018. O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO intimou na terça-feira a campanha de BOLSONARO a prestar esclarecimentos, em até três dias, sobre 23 "inconsistências" na prestação de contas do presidente eleito. As inconsistências foram apontadas por técnicos do TSE e envolvem indícios de impropriedade (erro formal ou dados inexatos) e indícios de irregularidade (suspeitas na prestação), além da falta de documentos. BOLSONARO respondeu a todos os 23 pontos citados pelo TSE.

Entre 2016 e 2017, Santa Catarina registrou ao total 41 mil 462 ocorrências de trânsito. Os acidentes causaram duas mil 757 mortes e 28 mil e 80 casos de invalidez permanente. Os números, divulgados pela seguradora que administra o Seguro DPVAT, servem de alerta para o cuidado no trânsito, especialmente durante um feriadão em que espera-se aumento de 55 por cento do movimento de automóveis nas estradas federais. O uso de álcool por parte do condutor também permanece chamando a atenção nas estatísticas: foram mais de quatro mil casos, de acordo com a PRF.

A Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas voltou a ser cobrada nesta quinta-feira. Os valores variam de acordo com o tipo de veículo. Carros de passeio, por exemplo, pagam 26 reais e 50 centavos. Outras cidades litorâneas estudam adotar medidas semelhates: Porto Belo, Itapoá, São Francisco do Sul, Governador Celso Ramos e até Florianópolis. O maior desafio para instituir a taxa é garantir segurança jurídica. A situação mais avançada é a de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, que deve começar a cobrar um pedágio ambiental para quem visita a cidade a partir de fevereiro de 2019.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor catarinense de outubro, feita pela Fecomércio, mostra que o percentual de endividados e inadimplentes caiu no Estado quando comparado a setembro. Atualmente, 55 vírgula oito por cento das famílias catarinenses estão endividadas, ou seja, declararam ter alguma dívida, contra 56 vírgula sete por cento em setembro. Já a parcela de famílias inadimplentes, aquelas com contas ou dívidas em atraso, é de 19 vírgula oito por cento este mês. Em setembro, esse total era de 20 por cento.

Inicia Santas Missões Populares na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O padre ARMANDO MAGALHÃES, relata que essa ação é um projeto da Diocese, para celebrar os 60 anos da existência da diocese na região oeste. O primeiro encontro das Santas Missões ocorreu na Linha Sentinela. Foi muito importante avalia o padre, pois foi a primeira experiência missionaria paroquial da Igreja de Campo Erê.

Padres visitam famílias nas Santas Missões. ARMANDO MAGALHÃES, destaca que a equipe foi muito bem recebida, e após as visitas, teve encerramento com a celebração da missa. O pare frisa que, objetivo principal é celebrar os 60 anos da Diocese, mas as Santas Missões vão além disso. É preciso resgatar a fé e o amor por Deus, e na opinião do padre, esse é o caminho.

Fecimar é sucesso no segundo dia. SANDRO DONATTI, ressalta que o evento é uma feira Multisetorial que reúne indústrias, empresas prestadoras de serviço e comércio de Maravilha e região numa exposição aberta ao público. Ela ainda oferece espaços para a realização de negócios, difusão de tecnologias, vendas, conhecimento e lançamento de novos produtos. Além da exposição, o evento conta com shows nacionais para os visitantes com acesso livre ao parque. Hoje sobe ao palco da Fecimar a dupla FERNANDO E SOROCABA.

HPV é uma doença viral, transmitida por contato direto. SAMARA RONCHI – enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica de Campo Erê, relata que as mais de 150 subtipos da doença. A preocupação enquanto saúde pública é com os subtipos que causam câncer. A contaminação de algum desses vírus pode desenvolver câncer de colo de útero, de pênis e câncer de garganta. Nos primeiros anos de contato com o vírus, o HPV, pode ser assintomático. Entre os sintomas, pode aparecer verrugas nos órgãos genitais, na pele, na boca e garganta.

Alguns cuidados além da vacina podem prevenir o HPV. A enfermeira SAMARA, explica que como os vírus da doença é transmissível pelo contato direito, principalmente pelo ato sexual, uma maneira eficaz de prevenção é o uso de preservativo. A vacina disponibilizada pela saúde pública, previne contra quatro tipos de vírus do HPV. Reforça a importância dos pais ou responsáveis pelas meninas de nove a 14 anos e dos meninos de 11 a 14, que verifiquem a carteirinha de vacinação, e a mantenham sempre atualizadas.

Homens não dão devida atenção a sua saúde. A observação é do médico de Palma Sola SILVIO NEUGEBAUER. Conforme ele, é difícil fazer uma prevenção a saúde do homem, pelo desinteresse pelos cuidados. O Novembro Azul foi criado justamente para tentar acabar com esse tabu, e fazer com o público masculino tenham uma boa participação nas ações, assim como as mulheres no Outubro Rosa.

Novembro azul lembra câncer e exames de próstata. SILVIO NEUGEBAUER, explica que não é apenas essa doença que acomete os homens. Alega que o índice de doenças sexualmente transmissíveis está muito elevado. Ele diz que no câncer de próstata pode ser feito um bom acompanhamento, pois existe a prevenção. Se diagnosticado precocemente, tem maior chances de cura. Porém, para isso são necessários alguns cuidados, como a realização do exame, que é que deixa o público com receio de fazer.

Câncer de próstata tem incidência maior depois dos 40 anos. O médico SILVIO NEUGEBAUER explica que muitos homens não fazem a prevenção por receio ao exame do toque renal. Porém, afirma que atualmente já existem outras ferramentas capazes de identificar problemas na próstata, como a ultrassom que é eficaz e muito utilizada. Esse mecanismo ainda devido ao valor alto, não é feito na saúde pública, apenas procedimento particular.

Exame de dosagem do PSA só acusa alteração na próstata. NEUGEBAUER comenta que é um exame de sangue feito para saber como está a próstata do homem. Mas ele não identifica a malignidade, apenas alterações que muitas veze é benigna. O médico reforça que a prevenção é o único meio de evitar problemas maiores. Destaque ainda as DST’s. Como o número de pessoas infectadas aumentou muito nos últimos anos, deixa o alerta para a população para que se previnam, pois as doenças sexualmente transmissíveis também podem trazer sérios problemas a saúde. Muitos ficam com vergonha, mas o profissional frisa que quando se tem a doença é preciso tratar, seja uma DST, câncer ou gripe.

A possível redução na carga horária de servidoras pode prejudicar atendimento de pacientes em Anchieta. A opinião é do vereador NERI GASPAR. Segundo ele, um projeto de autoria de um colega de situação solicita a redução da carga horária das quatro fisioterapeutas de 40 para 30 horas semanais. Ele revela que o pedido está embasado em uma Lei federal, porém, considera que é injusto reduzir o expediente e manter o mesmo salário.

Segundo vereador: servidora fez o concurso para esse tempo de atendimento e esse vencimento. GASPAR considera que essa redução vai gerar problemas para os pacientes que fazem sessões de fisioterapia. Conforme ele, atualmente o número de pessoas que precisam deste tipo de atendimento é alto e o atraso será ainda mais quanto à espera. Ele sugeriu que a administração fizesse um decreto municipal para normatizar o expediente de 40 horas por semana na unidade de saúde. NERI votou contra o projeto na sessão de terça-feira. Houve várias divergências entre os parlamentares e a matéria acabou rejeitada por 5 a 4.

Prefeito de Anchieta tem atendido apenas pedidos que beneficiam seu lado partidário. Avaliação é do vereador NERI GASPAR. Conforme ele, o pedido de diminuir o expediente da funcionária da saúde partiu de um parlamentar da bancada de governo. Ele comparou este, ao seu pedido feito há mais de um ano que sequer foi levantado na câmara. O vereador afirma que solicitou que a administração entregasse de uma a dez cargas de cascalho para os produtores rurais além de 8 horasmáquinas aos pedreiros.

GASPAR justifica que 70 por cento da economia gira em torno da agricultura e grande parte também de construção civil. O vereador afirma que o incentivo iria ajudar a girar a economia local. Ele afirmou que sempre tem agido para atender a maioria da população. O vereador percebe que atualmente são atendidos interesses pessoais.

Prefeitura tem a décima segunda pior arrecadação dos municípios da Ameosc. A colocação é do prefeito de Anchieta IVAN CANCI. Porém, em contrapartida é o maior em área com seis mil habitantes. O gasto é alto para manutenção dos serviços. Medidas estão sendo tomadas, como mudança no salário de prefeito e vice, dispensa de alguns cargos comissionados corte de convênios e contratos. São medidas que administração não gostaria de tomar, mas são necessárias para fechar as contas.

Informações sobre acidentes devem chegar com precisão ao Corpo de Bombeiro. O pedido é do soldado em Campo Erê DIEGO CIQUELERO. De acordo com ele, ao se deparar com alguma emergência, a pessoa deve ligar primeiramente para o socorro. Porém, no momento dessa ligação é fundamental que aja descrição nas informações. A pessoa que ligar precisa manter a calma e relatar a situação com cautela para que os socorristas possam chegar o mais rápido possível no local.

Em casos de acidente nunca mexer na vítima. Ao deparar com situações em que a pessoa sofreu trauma, a orientação do Corpo de Bombeiro é nunca movimentar a vítima, nem oferecer água ou comida. Como o bombeiro de Campo Erê, atende além do município sede, também Saltinho e São Bernardino, é importante ressaltar e reforçar a importância da calma nesses casos, para que a informação chegue mais completa a guarnição.

Motocicleta furtada é encontrada queimada. Uma moto que havia sido furtada foi encontrada queimada na noite de ontem, após uma denúncia anônima. Segundo a Polícia Militar, por volta das 23 horas a equipe policial foi informada que nas proximidades da comunidade de Linha Nossa Senhora de Fátima, interior de Marmeleiro havia uma motocicleta abandonada com indícios de incêndio. No local foi encontrado ao lado da estrada no meio de uma plantação de eucaliptos uma HondaCG 125 Fan.

Moto estava totalmente queimada restando apenas peças metálicas que não foram consumidas pelo fogo. Em consulta nos sistemas policiais foi constatado que a mesma tinha sido furtada em Campo Erê na terça-feira. A moto foi removida a Delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro.

Veículo de Campo Erê, com quatro pessoas sai da pista e capota. O acidente ocorreu na manhã de hoje, e envolveu um veículo Fiesta, ocupado por uma família de quatro pessoas, entre elas, uma criança de oito anos e uma mulher grávida de cinco meses. A saída de pista aconteceu na estrada geral de Bom Jesus do Oeste que dá acesso a Maravilha. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e encaminhou a mulher e a criança ao hospital, onde permanecem em observação. Em contato com o motorista, ele disse que a causa do acidente foram as pedras soltas na estrada, mas foi apenas um susto, sem nenhum ferido.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.