ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 17 11 2017

-MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE BLOQUEIO DE 24 MILHÕES DE LULA

-SANTA CATARINA MANTÉM SEXTO MAIOR PIB DO PAÍS

-SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ QUE ONCOLOGIA VAI FICAR PARA O ANO QUE VEM

-AGRICULTORES FAMILIARES ABREM FEIRA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-SHOW DE EDUARDO COSTA É A ATRAÇÃO DO QUARTO DIA DA FAISMO

-HOMEM FICA FERIDO EM ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA

- MOTORISTA FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO NA BR 282

O tempo é de ..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em alta. O dólar abriu o dia em queda, cotado em três reais e 29 centavos. O euro vale três reais e 83. Já o peso argentino está cotado a 18,9 centavos para venda e 16,9 para a compra.

Importantes exercícios aeronavais organizados pelo Japão e os Estados Unidos começaram nesta quinta-feira perto da ilha japonesa de Okinawa. Os exercícios de rotina são organizados todos os anos, mas desta vez acontecem em um momento de grande tensão com a Coreia do Norte. As operações devem durar 10 dias com a participação de 14 mil militares americanos, segundo a Marinha.

A Anistia Internacional denunciou nesta quinta-feira que as autoridades cubanas perseguem e demitem arbitrariamente os cidadãos críticos do governo. Os motivos seriam, por exemplo, usar uma pulseira com a palavra "Mudança", por faltar à passeata do Dia do Trabalho ou por pedir apoio ao esporte. A organização diz que o Estado utiliza seu controle, como o maior empregador do país e como regulador do setor privado, para silenciar inclusive as críticas mais sutis. O documento, com o título "É uma prisão mental", registra os mecanismos de controle da livre expressão na vida cotidiana em Cuba.

O Senado da Colômbia deu aval a uma lei que regulamentará um mecanismo de Justiça transitória em conformidade com o acordo de paz firmado com os rebeldes marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Entre as medidas estão os tribunais especiais que julgarão líderes guerrilheiros por crimes de guerra. A lei, aprovada nesta semana, é considerada o cerne de um pacto assinado no ano passado pelo governo e pelas Farc. A medida ainda precisa da aprovação do Congresso, que deve votá-la no início da próxima semana.

Todos os Estados brasileiros registraram queda no Produto Interno Bruto em 2015 na comparação com 2014. Os dados das Contas Regionais foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Foi a primeira vez que todos os Estados registraram queda no PIB num mesmo ano desde o início da série histórica das Contas Regionais, iniciada em 2002. O PIB de São Paulo, que respondeu por 32 por cento do total do País, recuou quatro vírgula um por cento, acima da média nacional, que ficou em três e meio.

O Ministério Público Federal de Brasília pediu para a Justiça o bloqueio de 24 milhões em bens e valores do ex-presidente LULA e do seu filho caçula, LUÍS CLÁUDIO. O pedido do MP foi feito dentro de uma ação da Operação Zelotes em que LULA e o filho são réus. O ex-presidente é acusado de editar uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. LUÍS CLÁUDIO era ligado às empresas, de acordo com apurações da polícia.

O marqueteiro RENATO PEREIRA, que foi responsável por várias campanhas eleitorais do PMDB do Rio de Janeiro nos últimos anos, disse em delação que pagou mesada a pelo menos 11 pessoas, por ordem do ex-governador SÉRGIO CABRAL. Segundo RENATO, entre os anos de 2007 e 2008, o então secretário de governo de CABRAL, WILSON CARLOS, disse que havia a necessidade de abastecer o caixa paralelo do governo, apelidado por WILSON de "Movimento Social”. A quantia serpa de um milhão e 200 mil reais por ano.

A Polícia Civil de Santa Catarina lançou nesta quinta-feira o número de WhatsApp para informações e denúncias. O serviço ficará à disposição da população ininterruptamente. A denúncia por whats tem como o objetivo de facilitar e agilizar o contato das pessoas com a polícia. De acordo com a Diretoria de Inteligência da Policia Civil, o cidadão poderá enviar mensagens com fotos, vídeos e documentos para auxiliar nas investigações. A iniciativa ainda estimula as pessoas a adotarem um comportamento proativo e solidário. O número é o (48) 98844-0011.

O governo lançou nesta quinta-feira em Florianópolis, a quarta edição do projeto Bônus Eficiente - Linha Eletrodomésticos. A partir hoje, os consumidores poderão fazer a troca de freezers, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado pela metade do preço nas lojas Colombo de Santa Catarina. O programa oferece um subsídio de 50 por cento aos consumidores para a substituição de aparelhos antigos por outros novos e mais eficientes. Para efetivar a transação, o comprador precisa fazer uma contribuição de 50 reais. A previsão da Celesc é arrecadar cerca de 385 mil, que serão doados para o Centro de Pesquisas Oncológicas.

Embora tenha sido um Estado relativamente menos afetado pela recessão em vários aspectos, Santa Catarina foi a unidade da federação com a sexta maior retração no Produto Interno Bruto em 2015. A marca foi de 249 bilhões de reais, valor quatro vírgula dois por cento menor, em termos reais, que o de 2014. Apesar do recuo, Santa Catarina manteve a posição de sexto maior PIB do país e quarto maior per capita.

O Retrato Falado deste final de semana será especial do parque de exposições. O programa vai receber no estande da Peperi no pavilhão principal o presidente do Sicoob, EDEMAR FRONCHETTI. Ele vai lembrar a história da criação e formação de uma das maiores cooperativas de crédito do país. FRONCHETI também falar sobre a trajetória pessoal e os momentos mais marcantes de São Miguel do Oeste nos últimos anos. O Retrato Falado, ao vivo da Faismo, começa as dez horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã será ao vivo do parque de exposições Rineu Gransotto. O programa vai analisar as principais notícias da semana. No espaço da entrevista, o Peperi Rádio Repórter vai receber o coordenador geral da Faismo, EDNEY PRIGOL e o prefeito WILSON TREVISAN. Eles vão fazer um balanço da feira, analisar os pontos positivos e as questão que devem ser mudadas para a edição de 2019. O programa deste sábado, ao vivo da Faismo, começa às 11 horas da manhã.

O Peperi Debates deste sábado vai aprofundar o debate sobre as ações do novembro e a promoção integral da saúde do homem. O programa de amanhã vai discutir se todo esse esforço de profissionais, entidades, hospitais e órgãos públicos de saúde está surtindo efeito e aumentando a conscientização do público masculino. Será que o homem está “se cuidando mais” e se prevenindo de doenças como o câncer de próstata. O Peperi Debates vai reunir a assistente social do Hospital Regional, VIVIANA VIZOTTO, o médico da secretaria municipal de saúde, ANTONIO DUARTE e médico urologista ALEXANDRE COSTA LIMA. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O município de Iporã do Oeste vai sediar nesta sexta-feira o seminário regional sobre sustentabilidade na produção leiteira. O evento começou as nove horas da manhã no CTG Herança Pampeana e vai até as cinco horas tarde. O evento terá três palestras sobre produção de plantas forrageiras, melhoramento genético e perspectivas e desafios para a bovinocultura de leite. Um dos palestrantes será o secretário adjunto da secretaria de agricultura do Estado, AIRTON SPIES. O encontro promovido pela Epagri reúne técnico e produtores de sete municípios da região.

A Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste, será homenageada com a Comenda do Mérito Legislativo Catarinense na próxima semana. A indicação foi feita pelo deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK. A Universidade será uma das 40 personalidades e instituições catarinenses que receberão esta que é a maior honraria concedida pelo parlamento estadual. O mérito será entregue ao reitor ARISTIDES CIMADON e ao vice-Reitor da Unoesc campus São Miguel do Oeste, VITOR D`AGOSTINI.

A secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste vai promover na próxima sexta-feira o seminário de combate à violência contra a mulher. A quarta edição do evento vai acontecer no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das duas horas da tarde. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro. O objetivo do seminário é promover a discussão sobre a violência doméstica e familiar. O evento vai reunir as famílias atendidas pela rede sócio assistencial, profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

O seminário de combate à violência contra a mulher marcado para o dia 24 será dividido em palestras e debates temáticos. A informação é da secretária de Assistência Social, MARTA SOTILLI. Ela explicou que o tema da violência contra a mulher será abordado por representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Comissão da Mulher Advogada. Após as explanações dos convidados, o público será dividido por eixos temáticos para aprofundar o debate. MARTA disse que a intenção é trabalhar de forma mais interativa com os participantes do evento. O seminário é aberto a participação de qualquer pessoa.

A câmara de vereadores também vai promover um evento na semana que vem para discutir o problema da violência de gênero em São Miguel do Oeste. O legislativo vai realizar uma audiência pública na quinta-feira, dia 23. A proposta da audiência é do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que o objetivo é debater a situação das mulheres vítimas de violência, mas principalmente apontar soluções concretas para mudar essa realidade. O vereador deve apresentar um projeto criando a procuradoria da mulher no âmbito da prefeitura e da própria câmara de vereadores. A estrutura vai dar suporte as mulheres vítimas de violência.

A dívida do estado com o Hospital Regional Terezinha Basso não vai ser zerada neste ano. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, VICENTE CAROPRESO. Ele participou de uma reunião nesta quinta-feira no hospital e admitiu que o governo não tem condição de resolver o problema neste ano. A dívida total é de 10 milhões e 600 mil reais. CAROPRESO disse que espera que o Instituto Santé entenda a situação enfrentada pelo estado e mantenha os serviços com a excelência que vem prestando. Ele explicou que o objetivo é reduzir o passivo para uma ou duas parcelas para ao Hospital.

O secretário de Estado da Saúde, VICENTE CAROPRESO também confirmou que a implantação do serviço de oncologia no Hospital Regional Terezinha vai ficar para o ano que vem. Ele explicou que o primeiro problema é a falta de recursos para a compra dos equipamentos. CAROPRESO explicou que o estado teve o plano operacional da oncologia aprovado pelo Ministério da Saúde e que São Miguel do Oeste é uma das cidades consideradas estratégicas a oncologia. O problema é que grande parte da verba destinada pelo governo federal foi tomada por ordem judiciais e estado deve que devolver o recurso. Hoje não há dinheiro para a compra dos equipamentos.

O Ministério da Saúde tem um compromisso de repassar novamente o dinheiro para a compra dos equipamentos do Centro de Oncologia do hospital Regional. A informação é do secretário de Saúde, VICENTE CAROPRESO. Ele só não garantiu quando vai acontecer esse repasse. Outra dificuldade para implantar a oncologia é o custo mensal do serviço. CAROPRESO estima que o tratamento de câncer no Regional vai custar entre 800 mil e um milhão de reais por mês, dinheiro que o governo do estado também não tem.

A Comissão Central Organizadora da Faismo 2017 reforçou o comunicado para que os visitantes feira utilizem os espaços oficiais de estacionamento. De acordo com o coordenador da comissão de segurança e estacionamento, CARLINHO BURATTO, a Faismo tem um espaço nos fundos do parque com capacidade para mil e 200 veículos e outro, ao lado da Igreja da Linha Cruzinhas, com mais mil vagas. Ele explicou que os locais tem segurança privada, câmeras de videomonitoramento e seguro total. Os valores são de 10 reais para motos e 15 reais para carro.

Os expositores que foram entrevistados no estande da Peperi confirmaram que já fecharam negócios na feira. De acordo com CLECI GHIZZI, proprietária de uma empresa de móveis planejados, a Faismo serve para divulgar os produtos e trazer novos clientes. Ela disse que essa é a primeira vez no parque e que já no primeiro dia foi fechado um contrato para a venda de um conjunto de quarto. Outro empresário satisfeito com a feira é o responsável por uma loja de colchões. Ele confirmou que vendeu três unidades só na quarta-feira, o que foi uma surpresa já que as vendas normalmente ocorrem no final do evento.

Os negócios fechados nos dois primeiros dias da Faismo animaram os expositores que estão no parque de exposições. Uma empresa de armas para defesa pessoal e tiro esportivo, por exemplo, vendeu 20 armas nos dois primeiros dias da feira. A responsável pela loja disse que todas foram vendidas para defesa pessoal. O presidente do Sicoob, EDEMAR FRONCHETTI disse que o banco encaminhou 10 pedidos de financiamento para compra de carros na feira. Já LEONEI LUCOTTI, diretor de uma empresa de loteamentos informou que já vendeu três lotes urbanos nos dois primeiros dias da Faismo.

O prefeito WILSON TREVISAN está despachando desde ontem no parque de exposições Rineu Gransotto. O gabinete foi transferido para a Faismo e os agendamentos foram transferidos para o local. Além disso, novos atendimentos e compromissos administrativos serão realizados no estande da prefeitura que fica no pavilhão principal. TREVISAN disse que o objetivo é se aproximar das pessoas e o fato de transferir o gabinete para a Feira, torna este contato mais fácil e acessível a todos. Ontem à tarde, a prefeitura fez o lançamento do blog oficial da município no parque.

O quarto dia da Faismo 2017 foi aberto na manhã de hoje com o concurso morfológico de pista da Mercoleite. As nove e meia, os animais jovens da raça Jersey foram avaliados pelos juízes do concurso. A uma e meia da tarde ocorre a avaliação dos animais jovens da raça Holandesa. O concurso morfológico está ocorrendo no pavilhão de remate da associação dos criadores de bovino. A competição vai premiar os animais com as melhores características de cada raça.

A Faismo 2017 terá cinco palestras técnicas nesta sexta-feira. Todas estão marcadas para a Casa da Criador e não terão nenhum custo para os participantes. A programação começa as duas horas com a palestra sobre sucessão familiar com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON. Ele vai abordar as dificuldades e os caminhos para evitar que os jovens deixem o campo. As três horas, a palestra será sobre “a importância da administração financeira para as pessoas” com o professor da Unoesc, ALEX MARTINI. As quatro horas, a professora ROSANA PICCININN vai falar sobre a comunicação interna nas organizações.

A grade de palestras técnicas da Faismo nesta sexta-feira também vai tratar da comunicação pessoal e negócios. As cinco horas da tarde, o coordenador do Polo Unip, EVANDRO DE OLIVEIRA, vai abordar o seguinte tema: “como falar com desenvoltura e de forma assertiva para gerar mais negócios. A palestra que fecha o dia será com o presidente do Sindicato dos Contabilistas, OSÉIAS CHAGAS. Ele vai tratar do processo de importação para pequenas e médias empresas.

Mais de três mil e 500 ingressos já foram vendidos para o show nacional com EDUARDO COSTA hoje a noite no parque de exposições. O artista é o mais aguardado para a feira e deve levar o maior público dos cinco shows programados para a feira. EDUARDO COSTA deve subir no palco depois das 11 horas, mas o mais provável é que a apresentação inicie já na madrugada de sábado. Ontem, o show da Faismo foi com a banda gaúcha ACUSTICOS e VALVULADOS e a amanhã é a vez de BRUNINHO e DAVI.

A feira da agricultura familiar e do artesanato foi aberta oficialmente ontem no final da tarde no parque de exposições Rineu Gransotto. O espaço tem 55 estandes ocupados por pequenos agricultores que industrializam produtos coloniais, como bolachas, embutidos, conservas, geleias e artigos artesanais. A feira só foi aberta no terceiro dia da Faismo porque as famílias tiveram que preparar a produção que foi levada para o parque. A expectativa da comissão organizadora é de que as vendas superem a marca registrada na Faismo de 2015.

A feira da agricultura familiar e do artesanato contém uma amostra do crescimento das agroindústrias familiares no extremo-oeste. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, a empresa de assistência técnica do governo cadastrou mais de 300 unidades industriais nas pequenas propriedades rurais dos 18 municípios da regional de São Miguel do Oeste. Ele explicou que 35 desses empreendimentos estão na feira. Os outros 20 estandes são ocupados pelas mulheres que produzem artesanato.

A criação de agroindústrias familiares no extremo-oeste é um processo em expansão que agrega renda a pequena propriedade rural. O comentário é do gerente regional da Epagri, JONAS RAMON. Ele disse que as unidades industriais familiares também contribuem para evitar o êxodo rural. ROMAN disse que os empreendimentos colocam mais renda no campo do que a venda direta do produto “in natura”.

Um agricultor ficou ferido ao sofrer um acidente com uma máquina agrícola. O fato aconteceu por volta das nove horas da manhã desta quinta-feira, na Linha Medianeira, interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender a ocorrência. O homem, de 48 anos, foi prensado entre uma carreta de transporte de silagem e um trator. Ele estava entre os dois equipamentos, quando o pino de segurança acabou quebrando, provocando o acidente. O agricultor foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. Ainda ontem ele acabou transferido ao hospital regional de São Miguel do Oeste.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente na madrugada de hoje na BR 282. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de um Gol de Tunapolis perdeu o controle da direção, saiu da pista e captou. O acidente aconteceu por volta das duas horas da madrugada na rodovia que liga São Miguel do Oeste a Maravilha. O motorista, de 32 anos, foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.