ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 17/11/2017

-MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE BLOQUEIO DE 24 MILHÕES DE LULA
-SANTA CATARINA MANTÉM SEXTO MAIOR PIB DO PAÍS
-ANCHIETA PROMOVE ENCONTRO COM 7 GRUPOS DA 3ª IDADE AMANHÃ
-PRINCESA ORGANIZA O PRIMEIRO ENCONTRO DOS JOVENS RURAIS
-PROJETO PILOTO DOS “CAMINHOS DA FRONTEIRA” VISITA 17 MUNICÍPIOS
-PREFEITURA FARÁ “SEMANA DE D” PARA REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS
-CÂMARA CEDRENSE JÁ APROVOU MAIS CEM PROJETOS NESTE ANO
-AGRICULTOR SOFRE FERIMENTOS APÓS ACIDENTE COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS
-POLÍCIA IDENTIFICA SUSPEITA DE MATAR BRASILEIRO NA ARGENTINA

O tempo é nublado nesta sexta-feira. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em alta. O dólar abriu o dia em queda, cotado em três reais e 29 centavos. O euro vale três reais e 83. Já o peso argentino está cotado a 18,9 centavos para venda e 16,9 para a compra.

Importantes exercícios aeronavais organizados pelo Japão e os Estados Unidos começaram nesta quinta-feira perto da ilha japonesa de Okinawa. Os exercícios de rotina são organizados todos os anos, mas desta vez acontecem em um momento de grande tensão com a Coreia do Norte. As operações devem durar 10 dias com a participação de 14 mil militares americanos, segundo a Marinha.

A Anistia Internacional denunciou nesta quinta-feira que as autoridades cubanas perseguem e demitem arbitrariamente os cidadãos críticos do governo. Os motivos seriam, por exemplo, usar uma pulseira com a palavra "Mudança", por faltar à passeata do Dia do Trabalho ou por pedir apoio ao esporte. A organização diz que o Estado utiliza seu controle, como o maior empregador do país e como regulador do setor privado, para silenciar inclusive as críticas mais sutis. O documento, com o título "É uma prisão mental", registra os mecanismos de controle da livre expressão na vida cotidiana em Cuba.

O Senado da Colômbia deu aval a uma lei que regulamentará um mecanismo de Justiça transitória em conformidade com o acordo de paz firmado com os rebeldes marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Entre as medidas estão os tribunais especiais que julgarão líderes guerrilheiros por crimes de guerra. A lei, aprovada nesta semana, é considerada o cerne de um pacto assinado no ano passado pelo governo e pelas Farc. A medida ainda precisa da aprovação do Congresso, que deve votá-la no início da próxima semana.

Todos os Estados brasileiros registraram queda no Produto Interno Bruto em 2015 na comparação com 2014. Os dados das Contas Regionais foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Foi a primeira vez que todos os Estados registraram queda no PIB num mesmo ano desde o início da série histórica das Contas Regionais, iniciada em 2002. O PIB de São Paulo, que respondeu por 32 por cento do total do País, recuou quatro vírgula um por cento, acima da média nacional, que ficou em três e meio.

O Ministério Público Federal de Brasília pediu para a Justiça o bloqueio de 24 milhões em bens e valores do ex-presidente LULA e do seu filho caçula, LUÍS CLÁUDIO. O pedido do MP foi feito dentro de uma ação da Operação Zelotes em que LULA e o filho são réus. O ex-presidente é acusado de editar uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. LUÍS CLÁUDIO era ligado às empresas, de acordo com apurações da polícia.

O marqueteiro RENATO PEREIRA, que foi responsável por várias campanhas eleitorais do PMDB do Rio de Janeiro nos últimos anos, disse em delação que pagou mesada a pelo menos 11 pessoas, por ordem do ex-governador SÉRGIO CABRAL. Segundo RENATO, entre os anos de 2007 e 2008, o então secretário de governo de CABRAL, WILSON CARLOS, disse que havia a necessidade de abastecer o caixa paralelo do governo, apelidado por WILSON de "Movimento Social”. A quantia serpa de um milhão e 200 mil reais por ano.

A Polícia Civil de Santa Catarina lançou nesta quinta-feira o número de WhatsApp para informações e denúncias. O serviço ficará à disposição da população ininterruptamente. A denúncia por whats tem como o objetivo de facilitar e agilizar o contato das pessoas com a polícia. De acordo com a Diretoria de Inteligência da Policia Civil, o cidadão poderá enviar mensagens com fotos, vídeos e documentos para auxiliar nas investigações. A iniciativa ainda estimula as pessoas a adotarem um comportamento proativo e solidário. O número é o (48) 98844-0011.

O governo lançou nesta quinta-feira em Florianópolis, a quarta edição do projeto Bônus Eficiente - Linha Eletrodomésticos. A partir hoje, os consumidores poderão fazer a troca de freezers, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado pela metade do preço nas lojas Colombo de Santa Catarina. O programa oferece um subsídio de 50 por cento aos consumidores para a substituição de aparelhos antigos por outros novos e mais eficientes. Para efetivar a transação, o comprador precisa fazer uma contribuição de 50 reais. A previsão da Celesc é arrecadar cerca de 385 mil, que serão doados para o Centro de Pesquisas Oncológicas.

Embora tenha sido um Estado relativamente menos afetado pela recessão em vários aspectos, Santa Catarina foi a unidade da federação com a sexta maior retração no Produto Interno Bruto em 2015. A marca foi de 249 bilhões de reais, valor quatro vírgula dois por cento menor, em termos reais, que o de 2014. Apesar do recuo, Santa Catarina manteve a posição de sexto maior PIB do país e quarto maior per capita.

Encontro Municipal dos grupos da Terceira Idade acontece amanhã em Anchieta. A programação iniciará às 10 e meia da manhã, no salão paroquial, com a recepção dos grupos, em seguida haverá pronunciamentos e homenagens, seguido do almoço. Segundo a coordenadora do centro dos idosos, INÊS GARLET, o encontro está sendo bem preparado para receber todos os idosos com uma festa de confraternização e atrativos voltados para terceira idade. A tarde haverá brincadeiras e um matiné. Ela explica que atualmente são acompanhados sete grupos, sendo cinco do interior, um do bairro Xavantes e um grupo na sede do município. Em torno de 500 idosos participam mensalmente das atividades desenvolvidas.

Festival Nossa Arte reúne nove Apaes da região em Palma Sola hoje. Conforme o conselheiro regional, LAURO MASMANN, o evento acontece no ginásio da escola Pequeno Guinter, com diversas apresentações. O evento teve início as 9 horas e reúne a escola anfitriã, além das Apaes de Campo Erê, Maravilha, Iraceminha, Romelândia, Guaraciaba, SJCedro, Anchieta e de Guarujá do Sul. O conselheiro lembra que as instituições tiveram que cumprir um regulamento para o evento que é diversificado. MASSMANN explica que as melhores apresentações selecionadas nesta tarde participam do festival estadual que acontecerá no ano que vem em Florianópolis.

Mercoleite foi reformulada e ampliada para a Faismo deste ano. O setor ganhou um novo espaço e está nos fundos do parque, ao lado da pista de rodeio. De acordo com o coordenador do setor de agricultura da Faismo, AIRTON MOSS, o objetivo da mudança é mostrar a força dessa cadeia produtiva que mantém famílias no campo e gera empregos na cidade. Além da exposição de animais, a Mercoleite deste ano terá julgamento, com aptidão leiteira de alta genética para compra e visualização, exposição de equipamentos, palestras e oficinas práticas. MOSS explicou que o setor não recebeu a devida importância nas últimas feiras e isso foi corrigido para este ano. 11 empresas do setor e 13 criadores estão participando. Os destaques da edição que vai até domingo são o torneio leiteiro que e o concurso morfológico de terneiras e novilhas. A premiação para os vencedores é de 16 mil reais.

A Mercoindustrial também acontece paralela a Faismo com empresas do setor eletro metal mecânico. A estrutura de pirâmides de lona abriga oito empresas do segmento, além de entidades como o sistema Fiesc. De acordo com o coordenador, ANDRE LAZAROTTO, a feira tem máquinas de alta tecnologia e exemplos do potencial das empresas. Durante a abertura do evento, ele voltou a citar a falta de infraestrutura do parque para abrigar o setor metal mecânico. LAZAROTTO disse que o espaço do parque de exposições é precário e não garante a segurança necessária para a exposição de produtos de alta tecnologia do setor. Ele comentou que o segmento precisa de um pavilhão com espaço suficientemente grande para a exposição de produtos, equipamentos e aparelhos que são fabricados na região. Para o coordenador, a falta desse espaço limita a participação das indústrias. ANDRÉ citou que a estrutura montada para a feira deste ano ficou muito boa, mas é setor precisa de um pavilhão, o que foi garantido pelo prefeito.

Apresentação de NAIARA AZEVEDO teve mil 540 pagantes, metade do público esperado pelos produtores dos shows da Faismo. A informação é do representante da empresa Ingresso Nacional, parceira da BS Produções, CARLINHOS ROSA. Ele disse que a expectativa era de três mil pessoas. O organizador afirmou que para o show de EDUARDO COSTA desta noite já há mais de três mil ingressos vendidos. De acordo ROSA, o artista tem uma aceitação muito grande e será o maior show da Faismo deste ano com toda certeza. Ele comentou que a expectativa dos produtores é de que o público fique entre quatro e cinco mil pessoas nesta noite. Os ingressos para o show de EDUARDO COSTA custa 32 reais a pista, 52 a ala vip e 72 reais o camarote Four. Para o show de BRUNINHO E DAVI que acontece amanhã, são cerca de mil ingressos vendidos.

Princesa organiza o primeiro encontro dos jovens rurais. A extensionista, GRAZIELI SCHNOR lembra que uma das metas da empresa é oferecer assistência não apenas na propriedade e para o agricultor, mas também para a família. No caso das mulheres, há cursos voltados a produção de alimentos, chás, conservas e confecção de produtos artesanais. Já para os jovens, o propósito é incentivo para que eles continuem trabalhando na agricultura, dando sequencia na atividade dos pais. Ela lembra que a Epagri sempre fez esse trabalho, mas agora acontecem encontros para debater os anseios e necessidade que os filhos dos produtores precisam para permanecer no campo. Em Princesa o encontro será na terça-feira, a partir das 13 e 30, na câmara de vereadores. Haverá palestra tratando dos desafios e perspectivas nas atividades agrícolas. A abordagem será com o professor RODRIGO KUMMER do Instituto Federal. Ele também é filho de agricultores de Palma Sola e atualmente tem essa temática que é apresentada para outros jovens da região.

Secretaria de Obras de Guaraciaba intensifica trabalhos nas Linhas Póca e Cordilheira. Conforme o secretário, IZADIR ARCONTI, no local a equipe realiza os trabalhos de patrolamento e compactação da estrada geral, além do cascalhamento em pontos danificados pelas chuvas. Além destas comunidades, outras equipes trabalharam durante esta semana na Linha Welter, com os serviços de patrolamento e recuperação de bueiros. Além da conclusão do patrolamento e compactação na estrada geral das Linhas Laranjeira e Mirim. O secretário comentou ainda que nos últimos dias foram realizados os trabalhos emergenciais com patrolamento e compactação, além da limpeza e reabertura de bueiros nas Linhas Índio, Sede Flores, São Roque, São Vicente até o Ouro Verde. Outra equipe já finalizou o cascalhamento e compactação em trechos danificados da estrada geral que liga a Liga Olímpio até a Índio.

Projeto piloto da Rota Caminhos da Fronteira visita atrativos turísticos de 17 municípios. Idealizado pelo Sebrae e AMEOSC desde 2015 a Rota finalmente está saindo do papel e promovendo o turismo no Extremo Oeste. O objetivo é a sensibilização da comunidade, por intermédio de palestras e consultorias. De acordo com o consultor do Sebrae, RONI DE BRITO, foram realizadas visitas em todos os municípios para ver quais eram os atrativos e potenciais poderiam ser incluídos. O roteiro piloto, com a participação dos representantes dos 17 municípios, durou dois dias. Foram visitados no primeiro dia os municípios de SMOeste, Guaraciaba, Paraíso, Barra Bonita, SJCedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola e Anchieta. Já no segundo foi a vez de Descanso, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí, São João do Oeste e Itapiranga. De acordo com RONI, percebeu-se que a rota precisava de alguns ajustes. O resultado será apresentado segunda-feira, em reunião na AMEOSC. No encontro também será discutida a logomarca da rota. A intenção é que no mês de dezembro ocorra o lançamento da mesma.

São José Cedro demonstrou atrativos com apresentações de talentos locais durante a visita dos representantes da Rota Turística regional. O grupo visitou o Complexo da Oktoberfest de linha Santa Terezinha e participou de um almoço na Pousada Rio Flor. Na oportunidade eles assistiram apresentação cultural do grupo de danças Himmelblau. Os dançarinos ensinaram alguns passos de dança para os integrantes da rota. Em seguida se deslocaram para a pousada onde foi organizada uma apresentação do grupo de violino. A secretária de Educação e Cultura, CÉLIA TOIGO, que na oportunidade representou o presidente do Conselho de Turismo, DOUGLAS PATEL, destacou que o projeto é atrativo para vários segmentos, pois é uma chance de renda ao comércio, agricultores e para os artistas locais. Ela lembrou que a prefeitura está envolvida e tem interesse de que SJCedro consiga se destacar também neste setor

Município fará Semana “D” de Regularização Fiscal. A ação acontece entre segunda e sexta-feira para os contribuintes de Guaraciaba. A fiscal de tributos, TATIANE SCHNEIDER, explica que os atendimentos serão das 7 e meia da manhã até as 17 e 30, sem fechar ao meio dia. Ela destaca que o objetivo da prefeitura é recuperar valores inadimplentes relativos as dívidas ativas. A fiscal lembrou que uma Lei prevê que os contribuintes em débito, que regularizarem sua situação, terão abatimento de 60 a cem por cento dos juros e multas. Eles ainda poderão renegociar o valor da dívida em até 24 parcelas. TATIANE explica que os moradores com dúvidas podem acessar a plataforma de serviços no site do município, onde é possível emitir documentos como certidão negativa do contribuinte, de imóvel, guias de IPTU, ISS, alvarás e outros. Ela ressalta que a Semana “D” é uma oportunidade para que o contribuinte regularize seus débitos e evite transtornos futuros com processo de execução fiscal. O protesto em cartório serão encaminhados no dia primeiro de dezembro.

Programa Cidade Empreendedora visa reduzir as burocracias para abertura de empresas em SJCedro. Segundo a secretária de Planejamento, JOANA ANZOLIN, esta é uma das ações que envolve o poder público e também outros setores, como a vigilância sanitária, por exemplo. Ela explica que hoje em dia as empresas levam de 15 a 20 dias para abertura em SJCedro, e a intenção é reduzir esse prazo, facilitando o trabalho dos empreendedores e a consolidação do negocio próprio. Ela explica que serão colocadas informações mais acessíveis para os empresários, com instalação da Sala do Empreendedor que dará este suporte e os esclarecimentos. Além disso, JOANA afirma que os editais de licitações e pregoes estão sendo adaptados com objetivo de valorizar, em primeiro lugar, os comerciantes do município.

Câmara de SJCedro aprovou mais cem projetos neste ano. Conforme o presidente do legislativo de SJCedro, CLAUDIO WARTHA, a maior parte deles foi aprovada por unanimidade de votos. Ele lembra que a situação tem a maioria na casa, mas mesmo assim, as matérias passam por análise nas comissões de vários setores. Ainda assim, alguns projetos foram aprovado, mas, como votos contrários. Ele explica que é necessário respeitar o pensamento de cada vereador, e por isso, é natural que cada um se posicione e interprete os assuntos do seu jeito próprio. O presidente afirma que não há mais confusões e encrencas que existiam antigamente entre os vereadores. Ele também cita a harmonia entre os poderes. Para WARTHA, o legislativo tem feito seu papel, se aprovar os projetos para que o executivo possa executar uma boa administração. Lembra que as matérias que ingressam em regime de urgência recebem consulta previa dos líderes das bancadas e são colocadas em votação. Caso haja discordância, os projetos ficam para serem estudados.

Parlamentares de SJCedro tem debatido vários assuntos de interesse da comunidade. O presidente da câmara, CLAUDIO WARTHA afirma que vereadores são a ligação entre o poder público, órgãos de governo e a comunidade. Ele explica que são vários pedidos de melhorias feitas nas sessões. São apresentados requerimentos de algumas situações pontuais sobre estradas, acessos, relacionadas ao trânsito, e também problemas que atingem muitas pessoas. Entre os temas recentes, esteve os transtornos com energia elétrica, já que no mês passado várias comunidade rurais, não apenas de SJCedro, mas da região, ficaram três dias sem luz. Ele lembra que os vereadores receberam as reclamações e pedidos para que fossem tomadas providências. O presidente destaca que a energia é essencial para ordenha e resfriamento do leite, por exemplo. Outra questão foram questões referentes ao INSS. WARTHA levantou o assunto, já que vários segurados estão com dificuldades em sacar os beneficio que precisa ser no município onde foi feita a perícia.

Homem tem dinheiro furtado por desconhecidos em saída de bar. Ele acionou os policiais de São Miguel do Oeste às 23 horas de ontem, para relatar que teve seu dinheiro furtado, no Bairro Agostini. Ao chegar no local, a guarnição encontrou a vítima toda molhada, com barro nas calças e com um forte odor etílico. O homem contou que estava em um bar bebendo com mais dois homens, quando saiu do local acompanhado por eles. Ele disse que todos iriam para um outro bar, porém enquanto passavam pela Rua La Salle, os dois desconhecidos aproveitaram a situação e furtaram 445 reais que estavam em seu bolso. Ele relatou que não conhece e nem se recorda, ao menos, das características dos acompanhantes. A guarnição realizou rondas nas proximidades porém não encontrou nenhum suspeito até o momento.

Caminhoneiro perde controle de direção devido buracos e veículo fica destruído. A saída de pista seguida de choque em barranco, ocorreu por volta das 19 horas de ontem, na SC 161, em Palma Sola, envolvendo um bi trem, com placas de Xanxerê. O veículo estava carregado de adubo e era dirigido por um homem de 46 anos, no momento do acidente. O motorista alegou ter perdido o controle de direção em consequência dos buracos existentes no trecho da rodovia. O corpo de bombeiros foi até o local, mas como não havia feridos, a guarnição foi dispensada.

Saída de pista deixa motorista gravemente ferido na BR-282. O acidente aconteceu às duas horas da madrugada de hoje, no trecho entre SMOeste e Descanso. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Gol de Tunápolis, o qual era dirigido por um homem de 32 anos. Ele sofreu traumatismo craniano e estava inconsciente na chegada dos bombeiros. A vítima foi encaminhada em estado grave ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Agricultor sofre ferimentos após acidente com máquinas agrícolas no interior. O acidente ocorreu por volta das 9 horas da manhã de ontem, na Linha Medianeira, interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender a ocorrência. Ao chegar no local, em meio a roça, os bombeiros constataram que um homem de 48 anos havia sido prensado entre uma carreta de transporte de silagem e um trator. O homem estava entre os dois equipamentos, quando o pino de segurança acabou quebrando e ocasionando o acidente. A vítima já havia sido retirada do local e colocada ao lado do equipamento. O agricultor teve um edema na região lombar e reclamava de fortes dores na coluna. Após atendimento dos bombeiros ele foi conduzido ao hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, mas devido a gravidade, foi transferido para o regional de São Miguel do Oeste.

Brasileiro é encontrado morto na Argentina. O corpo de CLEOMAR RODRIGUES, de 31 anos, conhecido como "Salgadinho" foi encontrado alvejado por disparos de arma de fogo na manhã de ontem, em Bernardo de Irigoyen. Segundo a polícia de Misiones, a localização da vítima ocorreu cerca de cem metros da fronteira seca, entre os dois países. Ele foi alvejado por seis disparos de arma de fogo. Conforme testemunhas, duas pessoas, aparentemente brasileiras, passaram pela fronteira, uma delas seria a vítima que estava correndo, sentido a Rota Nacional, e a outra seguia atrás, proferindo ameaças de morte. Na sequência, ocorreram os disparos que atingiram CLEOMAR, que teria caído e foi arrastado pelo autor dos disparos para as margens da rodovia. O autor do crime fugiu de volta ao Brasil. A polícia brasileira auxiliou no levantamento de informações. Ele foi encaminhado para Posadas para realização de autópsia. CLEOMAR residia em Santo Antonio do Sudoeste.

Suspeito de assassinar brasileiro é identificado pela polícia. As forças de segurança brasileiras e a argentinas já identificaram o autor do assassinato do brasileiro CLEOMAR RODRIGUES registrado ontem pela manhã. Segundo a polícia, o suspeito reside em Dionísio Cerqueira. A polícia ficou sabendo que na manhã desta quinta, a vítima teria ido até as cidades gêmeas para cobrar uma dívida de 20 mil reais de um comerciante. O autor do crime seria o homem, de 39 anos, que devia o dinheiro. A PM de Dionisio e de Barracão estão fazendo buscas ao suspeito para esclarecer o crime e prender o autor.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.