ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 17 10 2020

-PLENÁRIO DO STF JULGARÁ NA QUARTA DECISÃO QUE AFASTOU SENADOR CHICO RODRIGUES

-TRE DE SANTA CATARINA PEDE NOTAS FISCAIS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2020

-AMEOSC REGISTRA AUMENTO DE PROCURA POR ECOPONTO DA WILLY BARTH

-MUNICÍPIO CHEGA A 35 POR CENTO DE COBERTURA VACINAL CONTRA POLIOMIELITE

-CANDIDATOS A PREFEITO DE ROMELÂNDIA FAZEM SEGUNDO DEBATE ELEITORAL DA PEPERI

-POLÍCIA APREENDE MACONHA ESCONDIDA EM MASCOTE DE PELÚCIA DO PROERD

-BRIGA DE FACA E ENXADA DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO

O tempo é bom em São Miguel do Oeste A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 62 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O governo do Azerbaijão informou neste sábado que 12 civis foram mortos e mais de 40 ficaram feridos na cidade de Ganja, a segunda maior do país, em um bombardeio feito pela Armênia. Segundo o Azerbaijão, dois projéteis atingiram edifícios residenciais. O governo armênio não se manifestou. O bombardeio deste sábado é mais um episódio de violência após a escalada de tensão entre os dois países por causa da disputa por um território em uma região separatista que fica no Azerbaijão, mas é de maioria étnica armênia.

Cerca de 20 milhões e 800 mil americanos já votaram nas eleições de 2020. O número já representa 15 por cento de todos os votos da eleição presidencial de 2016, embora oito estados ainda não tenham divulgado seus totais e os eleitores ainda tenham mais de duas semanas para votar. A pressa dos americanos para votar está levando os especialistas em eleições a prever que um recorde de 150 milhões de votos pode ser batido e as taxas de participação podem ser maiores do que em qualquer eleição presidencial desde 1908. A eleição nos Estados Unidos está marcada para três de novembro.

O primeiro turno da eleição nacional na Bolívia acontece neste domingo. Os eleitores escolhem quem vai substituir JEANINE AÑEZ, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram EVO MORALES a renunciar. Os principais candidatos são CARLOS MESA, que ficou em segundo na última eleição, e LUIS ARCE, aliado de EVO MORALES. Essas são as primeiras eleições no país sem a participação de EVO desde 1997.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que, se não encontrar espaço fiscal para fazer o novo programa social denominado Renda Cidadã, o governo vai continuar com o Bolsa Família. Segundo o ministro, para ser criado, o novo programa tem que obedecer a regra do teto de gastos que impede o crescimento das despesas em percentual acima da inflação do ano anterior. GUEDES voltou a defender a unificação de 27 programas sociais existentes em um só e disse que é possível dar um impulso financeiro no novo programa se cortar privilégios dos mais ricos, como dedução de gastos com educação e saúde no imposto de renda.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, afirmou nesta sexta-feira que a área econômica trabalha em uma nova rodada do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. De acordo com o secretário, o objetivo é ampliar os limites de empréstimos às micro e pequenas empresas. O Pronampe, considerado o principal programa de crédito para micro e pequenas empresas lançado durante a pandemia, já contou com duas fases. Na primeira delas, foram emprestados 18 bilhões e 700 milhões, e, na segunda fase ainda em andamento, quase todos os 12 bilhões já foram emprestados.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX, marcou para a próxima quarta-feira o julgamento sobre a decisão do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO de afastar do cargo por 90 dias o senador CHICO RODRIGUES do DEM de Roraima. O ministro determinou o afastamento do senador nesta quinta, um dia após o parlamentar ter sido flagrado com dinheiro escondido na cueca durante busca e apreensão da Polícia Federal. BARROSO decidiu fazer o pedido à presidência do STF ainda que esse tipo de decisão não exija a ratificação pelo plenário. Mas, segundo a assessoria de imprensa, o ministro considerou mais adequado levar o tema à deliberação. A decisão de afastamento tem eficácia imediata, e o Senado tem o poder de suspendê-la.

O Governo do Estado pagou a primeira parcela do décimo terceiro salário para servidores ativos, inativos e pensionistas do serviço público estadual, incluindo fundações e autarquias. Ao todo, o Estado desembolsou 440 milhões de reais. De acordo com o governador CARLOS MOISÉS, a melhora da arrecadação nos últimos três meses demonstra que o Estado está conseguindo se reerguer, por isso, decidiu pela realização do pagamento antecipado nesta sexta-feira. O valor representa 50 por cento dos vencimentos dos servidores.. A previsão é que a segunda parcela seja paga no dia 17 de dezembro.

As Secretarias de Fazenda do Estado e dos municípios devem apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina os dados das notas fiscais eletrônicas referentes às operações de venda, prestação de serviço ou doação emitidas pelos candidatos e partidos políticos. Foram solicitadas informações que abrangem o período de 26 de setembro a 5 de dezembro de 2020 para a geração de dados. Todas as informações devem ser prestadas pelas secretarias ao TRE até o dia 15 de dezembro de 2020. De acordo com o tribunal, a medida faz parte de uma estratégia nacional que tem como objetivo atuar pela transparência e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais de 2020.

Nos três primeiros trimestres do ano, a produção dos 40 deputados estaduais já é maior do que a realizada durante todos os doze meses de 2019. Em um período marcado por home office e sessões virtuais, o resultado é um total de 795 matérias analisadas, incluindo projetos de lei, de lei complementar, de resolução, de decreto legislativo, propostas de emenda à Constituição, medidas provisórias e mensagens de veto. No ano anterior, o total foi de 756. Até o momento, tramitam na Alesc 302 projetos de lei protocolados pelos deputados estaduais em 2020, além de outros 358 de anos anteriores, resultando em 660 matérias, contra 552 de 2019. Além disso, os deputados formaram uma comissão parlamentar de inquérito e estão analisando dois processos de impeachment.

A Câmara Júnior de São Miguel do Oeste já está recebendo inscrições para a 67ª Convenção Nacional da JCI em 2021. O evento vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de outubro do ano que vem. Além desse evento, a JCI do município também vai sediar a vigésima sétima Convenção do Senado JCI Brasil. Segundo os membros da câmara júnior, este é o evento mais esperado dos últimos anos e que deve movimentar a economia do município. Cerca 400 pessoas de todo o país devem estar em São Miguel do Oeste para a convenção. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo site: jcisaomiguel.com.br.

A Associação dos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina vem registrando nos últimos anos uma redução de materiais acumulados no Ecoponto de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. De acordo com ele, o local é administrado pela entidade e está situado na Willy Barth. Conforme ele, são recebidos resíduos sólidos entre eles, pneus e lixo eletrônico. Segundo FONTANA, o Ecoponto recebe materiais dos 19 municípios de abrangência da Ameosc.

Nos últimos anos a Ameosc percebeu uma procura maior de empresas interessadas nestes materiais recebidos no Ecoponto. A afirmação é do secretário executivo da associação, AIRTON FONTANA. Ele destacou que muitas delas acabam indo buscar esses resíduos nos próprios municípios associados. Ele ressaltou que o lixo eletrônico é o mais procurado. FONTANA salientou que as prefeituras têm a sua própria central de recebimentos e eles mesmo acabam dando o destino correto. O secretário executivo argumentou que devido esses pontos houve uma diminuição no material recebido no Ecoponto.

Os materiais mais comuns recebidos no Ecoponto são os eletrônicos. O comentário é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Ele disse que notebooks, CPUs, computadores, impressoras, televisores entre outros são recebidos com frequência no espaço localizado em São Miguel do Oeste. Ele lembrou que o espaço atual é alugado e funciona em horário comercial, sendo de segunda a sexta-feira entre oito e 11 horas e uma e cinco horas da tarde. FONTANA confirmou que mesmo durante a pandemia, o Ecoponto segue em pleno funcionamento.

Hoje é o dia “Dia D” da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Neste sábado, o posto de saúde do centro ficará aberto até as cinco horas da tarde. A campanha imuniza crianças de um ano a menores de cinco anos contra a Paralisia Infantil. Além da imunização contra a poliomielite, a população poderá atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para realizar as vacinas, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação e o Cartão do SUS, para que a Caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a necessidade.

Cerca de 645 crianças já foram vacinadas contra paralisia infantil no município. A informação é da coordenadora da sala de vacinas, LEANDRA MORTARI. O número representa 35 por cento da meta de mil 811 crianças menores de cinco anos. Ela comentou que a campanha começou no dia cinco de outubro e que a adesão é positiva. Mesmo assim, LEANDRA revelou uma certa preocupação com a queda geral de cobertura vacinal na rede de saúde. Ela comentou que as pessoas estão mais resistentes a ideia de se vacinar. LEANDRA reforçou que é preciso reforçar a importância das vacinas para a prevenção das doenças e promoção da saúde.

O segundo debate eleitoral da Peperi reuniu neste sábado os quatro candidatos a prefeito de Romelândia. O programa durou duas horas e 10 minutos. O debate começou as oito horas da manhã e vai colocar frente à frente IAN ZANATTA do PT, JUAREZ FURTADO da coligação PL-PSDB, MARCOS BORGHETTI do MDB e VALDEMAR VAZ do Republicanos. Durante quatro blocos, eles responderam as perguntas da produção, sortearam temas para apresentação de propostas e trocaram perguntas diretas. O áudio e vídeo do debate pode ser conferido no portal da Peperi na internet.

O candidato VALDEMAR VAZ do Republicanos disse no debate da manhã de hoje que quer ser prefeito de Romelândia pois a história cobra isso dele. Ele destacou que o município tem 56 anos e atualmente vive uma decadência. Ele atribui o abandono da população ao modo de gestão política implantada nos últimos anos. VAZ disse que a política está centralizada e acaba não olhando para a população. O candidato do Republicamos declarou que tem competência para administrar o município e quer fazer isso ouvindo a população. Ele ressaltou que quer implantar um novo jeito de administrar e quer fazer um governo popular, ouvindo a população e atuando fortemente na geração de empregos.

IAN ZANATTA do PT quer ser prefeito de Romelândia pois é um idealista e acredita no melhor das pessoas e no interesse coletivo e não particular. Ele disse na manhã de hoje que a transformação efetiva ocorre por meio da política e a mesma deve cuidar e valorizar toda a população. Ele comentou que quer ser líder para governar e retomar o crescimento de Romelândia. IAN ZANATTA declarou que ser prefeito para que a população sinta mais orgulho de ser de Romelândia e para que de fato os serviços essenciais funcionem como devem.

O candidato JUAREZ FURTADO do PSDB quer ser prefeito de Romelândia pois já fez muito pelo município. Ele lembrou que já foi vereador por cinco mandatos e nesse período trouxe muitos recursos para a comunidade local. Ele destacou que caso eleito vai trabalhar para buscar empresas para se instalar no município. FURTADO disse ainda que quer auxiliar a população, principalmente os jovens que atualmente estão saindo de Romelândia para trabalhar em outras cidades. O candidato do PSDB comentou ainda que vai atuar fortemente junto aos agricultores e melhorar a saúde.

MARCOS BORGHETTI do MDB quer ser prefeito de Romelândia pois está atendendo um pedido da população. A afirmação foi feita no debate de hoje aqui na Peperi. Ele disse que tem competência para administrar o município pois já atuou em várias comunidades e sabe trabalhar em grupo. Ele lembrou que atualmente existe uma deficiência na agricultura e caso for eleito vai mudar isso. BORGHETTI afirmou que vai criar o conselho de agricultura para o mesmo ser eficaz junto aos agricultores. O candidato do MDB comentou que vai trabalhar para o desenvolvimento de Romelândia.

O candidato VALDEMAR VAZ do Republicanos sorteou o tema Saneamento Básico e declarou que este é um problema sério de Romelândia. Ele disse que sabe das dificuldades e por isso caso eleito vai elaborar um planejamento em conjunto com o governo estadual e federal. Ele lembrou que essa questão é um problema não apenas de Romelândia, mas sim de vários municípios brasileiros. VALDEMAR comentou que vai buscar parcerias com entidades para resolver essa questão. O candidato citou ao menos dois bairros de Romelândia que têm problemas graves e precisam ser sanados. Ele reforçou que caso eleito não vai abandonar a população e vai buscar parcerias para resolver essa questão.

IAN ZANATTA do PT sorteou o tema Assistência Social e reforçou que é um idealista e caso eleito vai reforçar a equipe desse setor em Romelândia. Ele disse que o social precisa ter uma equipe forte para que a mesma consiga verificar os problemas existentes no município. Ele comentou que caso eleito vai valorizar e ampliar a equipe, além de proporcionar condições de trabalho aos profissionais. ZANATTA lembrou que existem muitos recursos para esse setor e cabe ao município captar essas verbas e aplicar na comunidade. O candidato do PT declarou que vai criar o conselho municipal da mulher para que a mesma possa ser valorizada e ouvida. Ele citou ainda a questão dos terrenos irregulares que também serão resolvidos no seu governo.

O candidato do PSDB JUAREZ FURTADO sorteou o tema Educação e disse que caso eleito vai apoiar os professores e vai atuar junto às escolas do município. Ele comentou que o prefeito precisa estar junto à comunidade escolar para que o mesmo possa realizar um bom trabalho. Ele declarou que caso eleito vai montar um projeto para conseguir recursos para a criação de um centro infantil, incluindo creche e pré-escola em um único espaço. FURTADO comentou que vai continuar ofertado o transporte escolar tanto no interior quanto para aqueles que estudam fora de Romelândia. O candidato do PSDB afirmou ainda que caso eleito vai fazer uma lei municipal para que o transporte para o ensino superior seja totalmente gratuito.

MARCOS BORGHETTI do MDB sorteou o tema Cultura e declarou que a mesma precisa estar presente no cotidiano da população de Romelândia. Ele lembrou que sempre trabalhou nesse setor especialmente no tradicionalismo. Ele citou que caso eleito vai contratar professores de dança para idosos e crianças. BORGHETTI declarou ainda que vai buscar recursos junto ao governo estadual e federal para a construção de um pavilhão para que os eventos culturais possam estar sendo realizados. Ele reforçou que caso eleito a cultura será resgatada a partir de primeiro de janeiro de 2021 no município de Romelândia.

A Polícia Civil de Cunha Porã realizou na manhã desta sexta-feira o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão em flagrante de quatro pessoas por tráfico de drogas. A ação é um desdobramento da “Operação Raio” deflagrada pela Polícia Civil nos meses de julho e agosto deste ano quando foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e prisões preventivas que resultaram no indiciamento de dezenas de pessoas por tráfico e associação para o tráfico. Durante a investigação a Polícia Civil identificou dezenas de pessoas que estavam associadas para o tráfico de drogas, sendo representado pela expedição de medidas cautelares que foram cumpridas na manhã desta sexta-feira.

A operação realizada nesta sexta-feira teve a participação de aproximadamente 40 policiais civis e militares de toda a região. foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de quatro pessoas, de 18 a 22 anos, por tráfico de drogas. Os investigados não mantinham muita quantidade de droga em suas residências, por isso foram apreendidas pequenas porções que eram fracionadas e revendidas. O que chamou a atenção da operação foi que um dos suspeitos escondeu uma quantia de maconha dentro de um leão de pelúcia, mascote do Proerd, programa de resistência às drogas da Polícia Militar.

Um homem de 66 anos teve um prejuízo de 40 mil reais no golpe do falso whatsApp nesta sexta-feira. A vítima recebeu mensagens que eram supostamente do filho via aplicativo. O rapaz solicitava auxílio financeiro para aquisição de um veículo. Após troca de mensagens, o perfil falso do whatsapp indicou o número da conta bancária para transferência. Inicialmente , a vítima depositou 12 mil e, depois de um novo contato, ele transferiu mais 28 mil reais. A Polícia Civil explicou que o golpe começa a ser aplicado quando os bandidos criam um perfil de WhatsApp com a foto de determinada pessoa, possivelmente encontrada em redes sociais. Por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa, passando-se por ela. A Polícia fez um alerta para que as pessoas tomem todos os cuidados para evitar esse tipo de golpe.

Um homem foi preso pela Polícia Militar depois agredir outro homem com golpes de enxada na tarde de ontem na rua José Bernardi, bairro São Gotardo. A Polícia Militar foi chamada por volta das quatro e meia da tarde para atender a ocorrência. Ao chegar no local, os policiais encontraram um homem caído com ferimentos graves e outro com uma enxada na mão. O homem que foi preso relatou que estava trabalhando quando uma pessoa chegou no local com uma faca e uma barra de ferro e foi em sua direção. O homem alegou que pegou uma enxada para se defender. A vítima foi encaminhada para atendimento médico com ferimentos graves.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.