ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 17.10.2018

-PF INDICIA TEMER POR CORRUPÇÃO, LAVAGEM E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
-ESTADO PREVÊ ORÇAMENTO DE 28 BILHÕES PARA 2019
-PROGRAMAÇÃO COM BRINQUEDOS NA PRAÇA É TRANSFERIDA PARA SEMANA QUE VEM
-CRECHES E GRUPOS DE IDOSOS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE SÁUDE BUCAL
-GUARUJÁ DO SUL PROMOVE BAILE COM ESCOLHA DAS SOBERANAS
-OBRAS DE ARTISTA PLÁSTICO CEDRENSE SÃO DESTAQUE NA REGIÃO
-ENXURRADA CAUSA PREJUÍZOS EM COMUNIDADES DE ANCHIETA
-ORÇAMENTO DE GUARACIABA PARA 2019 TEM PREVISÃO DE 33 MILHÕES DE REAIS
-JOVEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO FRATURAR A PERNA DURANTE CORTE DE GRAMA
-POLICIAL DA RESERVA E ESPOSA SÃO ASSASSINADOS NA ARGENTINA

O tempo é instável com chuva. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Os Estados Unidos lançaram na sexta-feira seu maior ataque aéreo em quase dois anos contra militantes radicais islâmicos na Somália, leste da África, resultando na morte de 60 combatentes do grupo armado Al-Shabab. A organização extremista Al-Shabab é apontada pelo governo da Somália como responsável pela explosão que deixou mais de 300 mortos e 400 feridos na capital do país no ano passado.

De acordo com um novo informe das autoridades locais, citado nesta terça-feira pela imprensa, pelo menos 30 pessoas morreram na passagem do furacão Michael por quatro estados do sul dos Estados Unidos. As autoridades temem que o balanço de vítimas aumente à medida que continuarem as operações de buscas nos escombros. Quase 137 mil residências e estabelecimentos comerciais na Flórida ainda estavam sem energia elétrica e muitos pontos de distribuição de água e comida permaneciam ativos em diferentes condados do estado.

O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, desembarcou nesta quarta-feira em Ancara, vindo da Arábia Saudita, para discutir com as autoridades turcas o desaparecimento do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. O paradeiro dele é desconhecido desde o início do mês, quando visitou o consulado do seu país em Istambul. POMPEO se reunirá com o presidente turco, RECEP ERDOGAN, e com o ministro das Relações Exteriores do país.

Depois de 42 dias sem votações no plenário, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira duas medidas provisórias. Um projeto cria 164 cargos na administração destinados ao Ministério da Segurança Pública. A outra proposta prevê uma linha de crédito para santas casas e hospitais filantrópicos com recursos do FGTS. A criação de cargos para o Ministério da Segurança Pública terá impacto no Orçamento da União de 19 milhões em 2019. É a primeira votação no plenário da Casa desde o dia quatro de setembro. Neste período, a Câmara esteve parada em razão das eleições

A Polícia Federal investigará uma ameaça enviada por e-mail à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra ROSA WEBER, informou nesta terça-feira o ministro da Segurança Pública, RAUL JUNGMANN. O autor da ameaça questionou a atuação do TSE e a credibilidade das urnas. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil afirmou que ameaças são graves e preocupantes. Disse também que a apuração do caso deve ser prioritária e os responsáveis, punidos de forma exemplar.

A Polícia Federal indiciou o presidente da República, Michel Temer, e mais dez pessoas por corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no inquérito sobre o decreto dos portos. Além disso, a PF também pediu a prisão do coronel Lima e de mais três pessoas: CARLOS ALBERTO COSTA, MARIA RITA FRATEZI e ALMIR MARTINS FERREIRA, além do bloqueio de bens de todos os indiciados. O ministro responsável pelo inquérito no STF, LUÍS ROBERTO BARROSO, foram apurados fatos envolvendo propinas em espécie, propinas dissimuladas em doações eleitorais e pagamentos de despesas pessoais para os envolvidos.

Atualmente, 53 por cento dos professores que dão aula na rede estadual catarinense são temporários. Quase no final do ano letivo, ainda faltam profissionais nas classes. Na segunda-feira, o governo catarinense afirmou que vai chamar 1 mil professores aprovados em concurso público. Sem professores efetivos nas salas de aula em número suficiente, resta uma saída paliativa: os profissionais temporários. Atualmente, 22 mil que dão aula na rede estadual não foram selecionados pelos critérios de concurso e nem mantêm o mesmo vínculo com as escolas.

O Procurador Regional Eleitoral de Santa Catarina, MARCELO DA MOTA, abriu um procedimento preparatório eleitoral - o equivalente a um inquérito civil público - para apurar a relação das reclamações em ata feitas por eleitores no dia da eleição com a disseminação de fake news sobre a segurança do processo eleitoral. Segundo a assessoria, a Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina foi à primeira do país a instaurar esse tipo de investigação. No momento, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC está apurando de forma técnica os relatos dos eleitores para verificar se realmente ocorreram problemas nas urnas eletrônicas.

Começou a tramitar neste mês na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a proposta da Lei Orçamentária Anual para 2019, apresentada pelo governo do Estado. A previsão do Executivo é de um orçamento de 28 bilhões 270 milhões no próximo ano, sete vírgula 11 por cento a mais do que o programado para 2018. A proposta do Executivo também prevê a aplicação de 222 milhões às emendas impositivas elaboradas pelos deputados estaduais. Desse total, 87 milhões serão destinados à saúde e 60 milhões para a educação.

Programação de SJCedro para as crianças é transferida para terça e quarta-feira da semana que vem. A secretária de Educação, CÉLIA TOIGO lembra que inicialmente as atividades estavam previstas para acontecer hoje e amanhã, mas, por conta da previsão de chuva, houve a decisão de transferir a programação. As crianças receberam bilhetes informando a mudança. Ela detalha que as atividades devem contemplar alunos de Novo Sarandi, Padre Réus, Mariflor, São Vendelino, Lajeado Grande, além das escolas da cidade. Também vão participar as crianças atendidas pelo CRAS e os alunos da APAE. No primeiro dia o horário será das 8 horas e a11 e meia, e das 13 até as 20 horas para que os pais também possam levar as crianças no final de tarde. No segundo dia, no horário das 8 as 11 e meia da manhã, e das 13 as 17 horas. O pedido é que as crianças usem chinelos com o nome para evitar trocar de calçados

Projeto OdontoSesc realiza atividades de Educação em Saúde no município. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, os atendimentos acontecem desde as creches até os Grupos de Idosos.Os assuntos abordados conforme a equipe são diversos, desde higiene pessoal, coletiva e mental, cuidados com a saúde bucal, cuidado com o “eu”, segurança na melhor idade e importância da família. Os atendimentos acontecem nas instituições de ensino, nos Serviços de Convivência e também nos Clubes das Comunidades. As atividades de Educação em Saúde serão realizadas até o mês de dezembro.Conforme a equipe esse Projeto atende a parte clínica na carreta/consultório, e também a parte de Educação em Saúde, que acontecem em visitas nas diversas instituições dentro do município.

Na próxima sexta-feira os professores da Escola Renascer de Princesa vão participar de capacitação do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Conforme a diretora NEILA HAMMES, o tema abordado nesse encontro será informática educativa. Os trabalhos acontecerão nas dependências da própria escola. Neste dia, não haverá aula pela parte da manhã, apenas a tarde. NEILA enfatiza que a capacitação faz parte de uma série de ações desenvolvidas através do Sistema Aprende Brasil, implantado em Princesa no início da atual gestão, e tem por objetivo potencializar a qualidade do ensino nas escolas.

Guarujá do Sul promove concurso para eleger as soberanas. De acordo com a diretora de cultura, GRACIELLE PERTEL, são 12 jovens inscritas para participação no desfile. Ela afirma que as jovens estão ensaiando, já que além do desfile, elas também farão pronunciamentos durante o evento para os jurados e para o público. A estrutura de decoração será com Naja Som de Anchieta e as aulas de passarela, postura e oratório são ministradas pela professora ANDREA OSASHUKI. O baile acontece no dia dez de novembro, a partir das 21 horas, no CTG Aconchego Gaúcho. A expectativa é iniciar as vendas mesa e ingressos a partir da próxima semana. Ela explica que neste período a administração está buscando os patrocinadores para as candidatas. A ideia é juntar doze empresas parcerias e sortear entre as jovens. GRACIELLE comenta que o objetivo é fazer um concurso justo e transparente, sem interferência externa que cause desvantagem para alguma delas.

Obras de artista plástico se destacam na região e fora do país. NEURI REOLON, é natural de SJCedro eatualmente reside em Descanso, onde possui um ateliê para os seus trabalhos de desenho, pintura, escultura, caricatura, além de teatro. O artista plástico também ministra uma oficina em Guarujá do Sul sobre escultura em madeira, modelagem, laboratório de circo, desenho e pintura. Ele contou que o gosto pela arte iniciou quando era criança. Já na infância ele gostava de desenhar e aos 12 anos passou esse dom para a madeira por meio da escultura. A madeira que servia para a arte eram tocos encontrados na lavoura, e as ferramentas usadas eram facas de inox da cozinha de sua mãe. NEURI começou a vender suas obras e participar de exposições também muito cedo. Além da madeira, passou a usar para as esculturas também pedras, metais, concreto, resina, pedra sabão e cerâmica. O artista já realizou diversas restaurações e obras sacras, altares de igreja e adornos de madeira. Ele também idealizou o monumento em homenagem as vítimas do duplo acidente na BR 282, que foi inaugurado em SMOeste.

Começou na manhã de ontem mais uma edição do encontro regional de jovens rurais do oeste catarinense. O evento foi aberto as nove horas da manhã no salão paroquial da Linha Canela Gaúcha. Cerca de 200 filhos de agricultores, especialmente aqueles que participaram dos cursos e capacitações da Epagri, estiveram participando do evento. De acordo com a coordenadora do programa SIMONE BIANCHINI, o objetivo do encontro é debater temas relacionados à juventude e contribuir para o processo de sucessão nas pequenas propriedades de economia familiar.

O encontro de jovens rurais na Linha Canela Gaúcha teve duas palestras na manhã de ontem. O tema que abriu o evento foi à arte e a cultura dos jovens do campo. O assunto foi abordado pelo arte-educador NEURI REOLON. Na sequência, a coordenadora estadual da ação jovem rural da Epagri, ROSE MARY GERBER falou sobre a emoção e amorosidade no processo das relações familiares e o impacto desse tema na sucessão rural. A programação para a parte da tarde contou com um relato de quatro jovens que passaram pelos cursos da Epagri e optaram por permanecer no campo e uma palestra sobre sustentabilidade no meio rural com o professor do Instituto Federal ADINOR CAPELESSO. SIMONE disse que osagricultores familiares estão avançando no sentido de adotarem práticas mais sustentáveis na produção de alimentos. De acordo com ela, a preocupação com uma produção que contemple os aspectos econômicos, ambientais e sociais da atividade está aumentando na região, especialmente entre os jovens.

Sintraf promove curso sobre ervas medicinais no interior. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São José do Cedro, ARNÉLIO NADIN. Segundo ele, ontem ocorreu mais uma fase do curso sobre ervas medicinais, no Distrito de Mariflor, desenvolvido em parceria com o Movimento das Mulheres Camponesas. O sindicalista comenta que no encontro são repassados conhecimentos sobre as plantas que têm efeitos medicinais e como elas devem ser usadas. O sindicalista ressalta que os moradores de outras comunidades de São José do Cedro e Princesa, que têm interesse em conhecer mais sobre ervas medicinais, devem fazer contato com o Sintraf.

Secretaria de Obras divulga roteiro dos trabalhos da semana. A Segundo o Secretário responsável pelo setor em Guaraciaba, VILSON DAMANN, existem vários pontos que necessitam de manutenção, uma vez que a grande quantidade de chuvas dos últimos dias causaram danos. Ele explica que uma equipe está realizando o trabalho de patrolamento e compactação iniciando em Linha Indiozinho, passando por Linha Olímpio, São Luís, Aparecida, São Vicente, Mirim, Laranjeira e Linha Ouro Verde. Este roteiro iniciou nesta semana e deverá seguir pelos próximos dias. Outra equipe realiza o cascalhamento em pontos críticos em Linha Ferreira e Linha Guataparema. No local ainda está sendo realizada a troca de tubulação em pontos onde necessitam. Conforme DAMANN uma equipe auxilia ainda a secretaria nos trabalhos de terraplanagem em uma propriedade de Linha São Vicente.

Prefeitura de Anchieta realiza força-tarefa para conserto de estradas destruídas pela chuva. O secretário do desenvolvimento local, CLAUDECIR VIEIRA revela que a chuva que iniciou na sexta-feira e seguiu no fila de semana voltou a gerar problemas no município que sequer tinha conseguido se recuperar dos estragos causados pela enxurrada de abril. Ele revela que as comunidades mais atingidas desta vez foram Linha Prateleira, Gaiola, Aparecida, Sete de Setembro, Linha Primavera, além do perímetro urbano. Na maioria dos casos foram bueiros danificados e levados pela chuva, além de deslizamento de terra. O secretário esclarece que essa terra que se desprendeu dos barrancos ficou depositada nas estradas gerais e acessos, impedindo a passagem de veículos. Ainda no domingo houve um trabalho intenso da secretaria de Obras que mobilizou os operadores de máquinas para os reparos emergenciais. Ele afirma que o setor estava em turno único e agora precisará ampliar o expediente para atender os agricultores.

Anchieta registra estrago em duas pontes. O secretário do desenvolvimento local, CLAUDECIR VIEIRA comenta que uma delas fica na rua Olinda onde uma parte da estrutura cedeu. Ele revela que somente nesta ponte o prejuízo é de 50 mil reais. O secretário pediu compreensão dos moradores, pois será necessário aguardar a licitação para que o reparo seja executado. Neste local a prefeitura, bombeiros e defesa civil fizeram vistoria e foi possível liberar uma das pistas para evitar problemas maiores com o peso de veículos. VIEIRA explica que na cidade os problemas maiores estão com o asfalto e passeio que foram deteriorados. A engenharia da prefeitura está fazendo os levantamentos dos prejuízos para buscar aporte financeiros e execução das melhorias.

Vereador de SJCedro critica demora da Justiça na divulgação dos resultados da eleição e pede agilidade para este segundo turno. JOÃO DE ANDRADE avaliou o pleito eleitoral quando ocorreu o primeiro turno. Ele considera que novamente a população deu exemplo de respeito já que nenhum incidente ou exaltação foi registrado. ANDRADE, porém, criticou o sistema do TRE que, na sua visão, foi inadequado. Ele destacou que a biometria em vez de agilizar acabou atrasando e atrapalhando os eleitores. O vereador ainda criticou a demora na divulgação dos resultados por município. ANDRADE sugeriu que as lideranças de Cedro, Princesa e Guarujá do Sul cobrassem maior agilidade da Justiça Eleitoral de Dionísio Cerqueira. Segundo ele, as lideranças ficaram frustradas em deslocar três municípios para Dionísio, quando apenas Dionísio poderia ser agregado na zona eleitoral de Cedro, com menos transtornos.

Chefe do Cartório Eleitoral concorda que biometria teve efeito contrário. A responsável pelo Cartório Eleitoral da quinquagésima Zona, TALITA PEREIRA DE VÉRAS, concordou que a identificação dos eleitores a partir das digitais acabou demorando mais do que o previsto e contribuiu para a formação de filas. Ela também concorda que, dessa vez, a divulgação dos resultados de votação aconteceu mais tarde. TALITA disse que isso se deve, em parte, à determinação do Tribunal Superior Eleitoral para divulgação apenas após às 19 horas, por conta do fuso horário do Acre. Além disso, o rezoneamento, que agrupou São José do Cedro, Princesa e Guarujá do Sul à Zona Eleitoral de Dionísio Cerqueira, segundo ela, provocou mais demora até a divulgação dos resultados. Todas as mídias das urnas de votação precisaram ser levadas até Dionísio para a apuração. Ela acredita que com a experiência do dia sete hajam avanços para o dia 28 quando serão eleitos o presidente e governador.

Orçamento de Guaraciaba para 2019 tem previsão de 33 milhões de reais. Conforme a secretária de Finanças, GRACIELE MALDANER, os números com previsões de gastos, investimentos e receitas foram apresentados numa audiência pública para Elaboração do Orçamento para o exercício de 2019. A reunião, aberta aos moradores, foi feita na tarde de segunda-feira através do Setor do Controle Interno. Na oportunidade esteve presente o prefeito em exercício VANDECIR DORIGON, além da comunidade. A secretária cita que foi explanado o plano de trabalho expresso por ações, identificado por recursos orçamentários, necessários e suficientes à realização das metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias extraídas do Plano Plurianual. Entre os montantes detalhados estão 10 mil para Reserva de contingencia, usado em caso de desastres naturais e 15 mil para o Fundo da Infância. A Câmara de Vereadores terá orçamento geral de 1 milhão 740 mil reais.

Secretaria de Educação e cultura terão a maior parcela destinada do orçamento de Guaraciaba. A secretária de finanças, GRACIELE MALDANER lembra que os percentuais precisam ser aplicados de acordo com exigências da Lei da responsabilidade fiscal. Na educação, que engloba também cultura e esportes, o orçamento previsto é de 12 mil 311 mil reais. A secretaria de Assistência Social possui previsão de um milhão 297 mil. Para o gabinete do prefeito, vice, assessoria de gabinete, junta de serviço militar, controle interno e defesa civil, o total do orçamento é de um milhão 160 mil reais, aproximadamente. GRACIELE detalha que na sua pasta a previsão é de um milhão 824 mil reais. Agricultura, por sua vez, tem orçamento de 2 milhões 389 mil e outros 3 milhões e 680 mil para o setor de obras e de serviços urbanos. A secretária comenta que a Indústria, Comércio e Turismo terá cerca de 910 mil. Já a Secretaria de Saúde tem a segunda maior fatia, de 7 milhões e 100 mil. Além disso, estão presentes os encargos gerais com cerca de 1 milhão 481 no orçamento de 2019.

Jovem fica gravemente ferido ao fraturar a perna durante corte de grama em Palma Sola. As equipes do Saer e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico foram acionadas no começo da tarde desta terça-feira, 16, para realizar uma transferência Aeromédico. O atendimento partiu da cidade de Palma Sola, onde foi prestado auxílio a um jovem de 20 anos que sofreu um acidente durante trabalho de corte de grama usando uma roçadeira. De acordo com o médico do SARA, GIANFRANCO POLI, o paciente de 20 anos, acabou sofrendo fratura exposta com lesão em um vaso sanguíneo importante do membro por conta do não uso de equipamento de segurança pessoal. Ele teve o tornozelo parcialmente amputado. A transferência se deu por conta do Hospital de Xanxerê ser referência em cirurgias vascular e cardiovasculares. Segundo o Delegado RICARDO CASAGRANDE, a transferência se deu em apenas 15 minutos do Extremo Oeste para Xanxerê.

Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável. Policiais Civis da Delegacia de Itapiranga e de Mondaí cumpriram ontem a um mandando de prisão preventiva expedido pelo Judiciário de Itapiranga em desfavor de um homem de 40 anos. Ele é investigado pela suposta prática do crime de estupro de vulnerável. Os fatos ocorreram na cidade de Iporã do Oeste e Tunápolis. O preso foi capturado em sua residência atual em Mondaí. Ele foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste e responderá ao processo criminal detido.

Jovem fica ferido em acidente entre carro e moto no centro de Barracão. O acidente foi registrado por volta das duas e meia da tarde de ontem no cruzamento da BR 163 com a rua Vergílio Sterchille. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Biz, de Dionísio Cerqueira, pilotada por um jovem de 18 anos e um Polo de Palma Sola, conduzido por um homem de 40 anos. Como consequência do acidente o motociclista sofreu um corte no rosto e fratura no pulso. Ele foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e Samu de Dionísio Cerqueira e encaminhado ao Hospital para atendimento médico. A motocicleta seguia pela BR 163 sentido trevo, quando teve a frente cortada pelo Polo que tentava acessar a rua Vergílio Sterchille.

Acusado de atropelamento em posto de combustível é condenado a oito anos de prisão. A sessão aconteceu ontem na câmara de vereadores, quando GIOVANI MAIA foi julgado por quatro crimes. Ele estava aguardando o julgamento preso na Unidade Prisional. O crime ocorreu em posto de combustível localizado na Linha São Domingos, no início de março deste ano. No local ocorreu uma briga. Após o desentendimento, MAIA entrou em um carro vermelho que estava estacionado próximo às bombas de combustíveis, saiu em alta em velocidade e retornou ao posto atropelando algumas pessoas. As imagens divulgadas pela Rádio Cedro foram amplamente repercutidas em todo estado, devido a violência do impacto. Ele foi indiciado por três tentativas de homicídio quando as vítimas não foram atingidas pelo automóvel e outra onde um rapaz chegou a ser atingido e ficou ferido no atropelamento. Após depoimento de testemunhas, acusação e defesa, o réu acabou absolvido em relação a umas das denúncias. Já na outra, ele foi condenado a 8 anos de prisão.A sessão foi presidida pelo juiz RAFAEL RESENDE BRITO. O promotor MATEUS ERDTMANN atuou na acusação.

Policial da reserva e esposa são assassinados na Argentina. Um policial de Dionísio Cerqueira da reserva remunerada e sua esposa foram encontrados mortos em uma propriedade no interior de Pozo Azul, município distante há 70 quilômetros da fronteira. O fato foi registrado por agentes da polícia Argentina, por volta das 19h30, desta terça-feira. HÉLIO PEREIRA DE MATTOS, de 65 anos e sua esposa INÊS LIMA DOS SANTOS, de 55, teriam ido até a cidade vizinha onde tinham uma propriedade para passar o final de semana. Ao desconfiar do fato de seus pais não terem retornado para sua casa em Barracão, o filho foi até a chácara e acabou encontrando o casal morto. Imediatamente após encontrar os corpos a polícia foi acionada e se deslocou ao local. Foi constatado também, que da propriedade foi roubada uma Nissan Tiida, placas de Barracão. O veiculo foi encontrado abandonado. A criminalística também se fez presente, sendo que as vítimas teriam sido mortas com golpes de arma branca. Os corpos foram encaminhados para necropsia, sendo que posteriormente serão liberados para os atos fúnebres.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.