-CÂMARA APROVA PEC QUE BLINDA PARLAMENTARES DE PROCESSOS JUDICIAIS
-POLÍCIA CIVIL INDICIA 44 ESTUDANTES DO UNIVERSIDADE GRATUITA POR FALSIDADE
-REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DEFINE EVENTOS PARA O OUTUBRO ROSA
-AREA DE MILHO NA SAFRA 20252026 DEVE TER AUMENTO DE 6,5% NA REGIÃO
-MUNICÍPIO INCENTIVA NOVAS CULTURAS PARA AUMENTAR RENDA DOS AGRICULTORES
-CICLISTA FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR CAMINHONETE NA RUA OIOAPOC
-MULHER É PRESA PELA PM DEPOIS DE AGREDIR HOMEM COM SOCOS E MORDIDAS
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.
Após uma série de bombardeios, Israel iniciou nesta terça-feira uma ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, a maior da Faixa de Gaza e que o governo de BENJAMIN NETANYAHU considera o último reduto do grupo terrorista Hamas no território. O ministro da Defesa israelense, ISRAEL KATZ, afirmou nesta manhã que "Gaza está em chamas" e que seu Exército estava "atacando com punho de ferro" a estrutura terrorista para libertar reféns e derrotar o Hamas. A ofensiva levou milhares de pessoas a deixar novamente a Cidade de Gaza, para onde parte da população local havia voltado após fugir para o sul em uma primeira fase da guerra na Faixa de Gaza.
DANIEL MERON, embaixador de Israel na ONU, rejeitou categoricamente, nesta terça-feira, as conclusões da Comissão de Inquérito das Nações Unidas de que o país cometeu genocídio em Gaza. Ele disse que o relatório é um “discurso difamatório”. A comissão da ONU concluiu nesta terça-feira que Israel comete genocídio na Faixa de Gaza e que autoridades israelenses de alto escalão, incluindo o primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU, incitaram esses atos. MERON chamou o relatório de “escandaloso” e “falso”, afirmando que se baseava em “estatísticas enganosas e previsões apocalípticas infundadas baseadas em dados frágeis”.
TYLER ROBINSON, de 22 anos, foi indiciado nesta terça-feira pela Justiça dos Estado Unidos por homicídio qualificado no assassinato de CHARLIE KIRK. Caso seja condenado, ele pode enfrentar a pena de morte. O jovem também foi acusado de lesão corporal gravíssima, obstrução da Justiça, coação no curso do processo e agressão violenta cometida na presença de uma criança.
Horas após o indiciamento, ROBINSON participou de sua primeira audiência virtual. Ele apenas disse o próprio nome e se manteve em silêncio. A Promotoria de Utah afirmou que ROBINSON disse a um colega de quarto que matou KIRK porque estava “cansado do ódio dele” e que planejou o crime por mais de uma semana. CHARLIE KIRK morreu após ser baleado no pescoço na última quarta-feira, enquanto falava em um evento na Universidade Utah Valley.
O ministro da Previdência Social, WOLNEY QUEIROZ, disse nesta terça-feira que o Programa de Gerenciamento de Benefícios já está em vigor e tem como meta reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social. A meta é de que pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios sejam analisados em até 45 dias. Segundo o ministro, a iniciativa consiste em mutirões realizados por servidores fora do expediente normal, inclusive aos fins de semana, com remuneração adicional. O prazo de 45 dias foi estabelecido em acordo com o Tribunal de Contas da União. O ministro explicou que o programa é um plano de incentivo aos servidores do INSS pra que eles possam atender mais pessoas ampliando o horário de trabalho para atender a demanda.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central define nesta quarta-feira a nova taxa básica de juros da economia brasileira. A expectativa predominante entre analistas financeiros indica estabilidade no patamar atual que é de 15 por cento, o maior desde 2006. A rodada de discussões teve início na terça-feira. A nova taxa valerá ao menos pelos próximos 45 dias, quando os diretores do Banco Central voltam a se reunir para discutir novamente a conjuntura econômica nacional. No encontro anterior, o comitê interrompeu o ciclo de sete altas consecutivas iniciado em setembro de 2024. Na última ata, o comitê reforçou que a Selic deveria continuar em patamar elevado já que política monetária seguiria “significativamente contracionista” por “período bastante prolongado”, enquanto as expectativas de inflação permanecem desancoradas.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores. É a chamada PEC da Blindagem. Congressistas favoráveis à PEC afirmam que ela volta às regras da Constituição de 1988. Eram necessários 308 votos para a aprovação. O placar foi de 353 a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo. Ainda no fim da sessão, os deputados aprovaram na madrugada desta quarta-feira um destaque que retirou da PEC da Blindagem a previsão de votação secreta para autorizar a abertura de processos contra parlamentares. A matéria agora vai para o senado. A principal mudança mantida na nova versão é a volta da exigência de um aval da Câmara ou do Senado para que o parlamentar possa ser processado no STF.
Os deputados estaduais aprovaram em plenário, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei que proíbe a exposição de crianças e adolescentes a danças que remetam à sexualização precoce ou erotização infantil nas escolas de Santa Catarina. A proibição vale para atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino dentro, ou fora do ambiente escolar, inclusive em eventos em outros Estados, quando houver promoção ou patrocínio da instituição em local público ou privado, bem como divulgação em mídias ou redes sociais. O autor do projeto, deputado JAIR MIOTTO do União destaca que a medida está em concordância com o Estatuto da Criança e do Adolescente e também com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A matéria também determina que qualquer pessoa física ou jurídica, inclusive pais ou responsáveis, poderão representar à Administração Pública e ao Ministério Público no caso de descumprimento da norma.
A investigação que apura o desvio milionário de doações feitas por meio da fatura da Celesc descobriu que o número de clientes atingidos é maior do que o imaginado. Cerca de 14 mil e 600 unidades consumidoras foram fraudadas em seis cidades de Santa Catarina. O prejuízo já é calculado em, pelo menos, 10 milhões de reais. Em dois anos e meio, o valor enviado a instituições como hospitais e clínicas não chega nem à metade do total desviado pelo grupo investigado na Operação Falso Samaritano, deflagrada em 5 de setembro. O esquema criminoso era comandado diretamente de Joinville, cidade do Norte catarinense, por uma empresa “especializada” em arrecadar doações. O aprimoramento da fraude levou o grupo a expandir sua atuação e conseguir fraudar doações de instituições de Blumenau, Brusque, Indaial, Chapecó e Xanxerê.
Alunos suspeitos de cometerem o crime de falsidade ideológica para o acesso aos programa de bolsas do governo de Santa Catarina foram indiciados pela Polícia Civil. Ao todo, 44 pessoas fazem parte do inquérito encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário. A investigação apurou as suspeitas de irregularidades em um dos requisitos específicos, que é a necessidade de comprovação de que o estudante seja natural do Estado ou resida nele há mais de cinco anos. Os indiciados são estudantes dos dois programas criados em agosto de 2023: Universidade Gratuita e Fumdesc. O relatório do Tribunal de Contas do Estado apontou mais de 16 mil inconsistências nas inscrições de alunos. A Polícia Civil fez um filtro investigativo e concluiu que o número a ser apurado era, na verdade, de 128 estudantes. Após os interrogatórios e a análise de diferentes documentos, a corporação concluiu pelo indiciamento de 44 pessoas. Elas vão responder pelo crime de falsidade ideológica, com pena prevista de um a cinco anos de prisão.
Cerca de mil e 500 produtores rurais de Guaraciaba começaram a receber as cartas do Programa “Meu Crédito”, que vai injetar mais de 550 mil reais na economia agrícola do município. O benefício tem como objetivo fortalecer a produção local e apoiar os trabalhadores do campo. A entrega das certidões de crédito segue até o dia 15 de outubro. Os documentos podem ser retirados na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou ainda durante a Feira Movimenta Guaraciaba, que acontece entre 2 e 5 de outubro, no estande da pasta. Segundo o secretário CARLOS MARTINOTTO, as cartas precisam ser utilizadas até 31 de outubro, data-limite para a aplicação dos créditos.
A Paróquia São Miguel Arcanjo vai realizar, a partir desta semana, as atividades festivas relativas à tradicional Festa do Padroeiro. Segundo um dos organizadores, ITAMAR BERGAMIN, os preparativos estão quase finalizados. De acordo com ele, a festa é um momento importante para a comunidade se unir, celebrar a fé e colaborar com a manutenção da Igreja Matriz. Nesta semana, na sexta e no sábado, ocorre a venda do tradicional mondongo, preparado pela comunidade da Igreja Matriz. O prato poderá ser retirado no salão paroquial para consumo em casa. Nos dias 26 e 27 de setembro ocorre a venda de assados de porco, também para retirada. No dia do padroeiro, segunda, 29 de setembro, vai acontecer a Missa festiva às 10 horas, presidida por DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, seguida de almoço com churrasco de gado e suíno, além de acompanhamentos como saladas, pão, cuca e sobremesas feitas por voluntárias da paróquia.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai realizar dois eventos entre setembro e outubro em comemoração a campanha Outubro Rosa e em comemoração aos 40 anos de atuação da entidade no município. Segundo a presidente da Rede, TEREZINHA BAROSI, o primeiro evento será uma palestra com o tema "Mulher que se cuida, vive mais", marcada para o dia 27 de setembro, a partir das duas da tarde, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O palestrante será Sandro LIBARDONI, conhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho com motivação e comportamento humano. TEREZINHA disse que o evento é voltado, especialmente, para as mulheres.
Além da palestra marcada para o dia 27 de setembro na câmara de vereadores, o Outubro Rosa vai contar com mais uma edição do tradicional Jantar Rosa. De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, TEREZINHA BAROSI, o evento, neste ano, será ainda mais especial por marcar os 40 anos da entidade. A celebração contará com um desfile de moda e será realizada no Clube Comercial, no dia 2 de outubro. O evento começa as sete e meia da noite. Os ingressos já estão à venda com as integrantes da Rede ou na sede da entidade. O valor é de 80 reais e a renda será revertida para as ações desenvolvidas pela entidade no município.
O deputado PADRE PEDRO BALDISSERA do PT participa neste sábado, às duas da tarde, da abertura oficial do Seminário Regional “Cannabis em Defesa da Vida – Uso Medicinal” em São Miguel do Oeste. O evento será realizado no Salão Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo e será o primeiro de uma série que o mandato do parlamentar fará em várias regiões de Santa Catarina para debater o uso medicinal da cannabis. O seminário terá como palestrantes a biomédica BRUNNA VARELA DA SILVA, neurocientista fundadora do Instituto Edma, e a professora ZULEIDE MARIA IGNÁCIO, da Universidade Federal da Fronteira Sul, doutora em Ciências Sociais. De acordo com o deputado, a cannabis medicinal é uma esperança para milhares de pessoas no tratamento de diversas doenças, mas o acesso gratuito pelo SUS em Santa Catarina ainda continua sendo um grande desafio, levando muitas famílias à Justiça.
O deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA é um dos autores da lei que determina a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde em Santa Catarina. O parlamentar está incentivando esse debate também para ampliar o conhecimento dos catarinenses sobre o tema. PADRE PEDRO destacou que é preciso buscar alternativas para ampliar o acesso das pessoas ao medicamento na saúde pública. Ele disse que os eventos tem o propósito de discutir soluções envolvendo pacientes, entidades, médicos, especialistas e toda a sociedade. O deputado citou ainda que já existem estudos a respeito dos medicamentos derivados da cannabis e é importante discutir o assunto.
O projeto da ponte sobre o Rio Uruguai pode ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual do governo federal para o ano que vem. A informação é do coordenador do Movimento Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI. Na semana passada, ele participou de uma série de encontros em Brasília para discutir a situação do projeto. As agenda ocorreram no Ministério dos Transportes e Casa Civil. Uma das reuniões foi com o Diretor Geral do DNIT, FABRÍCIO GALVÃO. LOCATELLI disse que a indicação é de que o governo deve colocar recursos para o início da construção da ponte sobre o Rio Uruguai no orçamento de 2026. O coordenador avalia que essa é uma importante conquista e que gera ainda mais motivação para manter a luta por recursos para a obra.
A Comissão Pró-ponte ligando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, entre as cidades de Itapiranga e Barra do Guarita, está otimista para que ocorra licitação da obra no início de 2026. O comentário é do coordenador do Movimento Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI. O deputado do MDB, VALDIR COBALCHINI também demonstrou otimismo com os avanços neste projeto. Ele disse que a expectativa é de que o anúncio ocorra nos próximos meses. Segundo o parlamentar, o Ministério dos Transportes também projeta para breve a federação da SC-163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga. COBALCHINI afirmou que a ponte sobre o Rio Uruguai não é apenas uma ligação importante entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também valiosa para a integração com o Brasil.
Os preços do boi e da vaca gorda estão em queda no Extremo Oeste. A informação é da EpagriCepa, que monitora o mercado agropecuário no estado. De acordo com o agente de pesquisa VALMIR KRETZSCHMER, em maio deste ano a arroba do boi gordo era comercializada a 321 reais enquanto a da vaca gorda custava 295. Atualmente, os valores caíram para 300 e 265, respectivamente. A retração representa uma queda de oito por cento no valor do boi e de 11 por cento no da vaca em apenas quatro meses. Segundo KRETZSCHMER, a principal explicação está na logística. O consumo de carne bovina está concentrado no litoral do estado, o que obriga os produtores do interior a arcarem com o custo de transporte dos animais muitas vezes, em distâncias superiores a 600 quilômetros até os frigoríficos.
A safra de milho 20252026 começou a ser plantada na região do Extremo Oeste, especialmente em áreas próximas ao Rio Uruguai e no Vale do Rio das Antas. A informação foi confirmada pelo agente de pesquisa da EpagriCepa, VALMIR KRESTSCHMER. De acordo com ele, a expectativa é de crescimento na área plantada com milho grão, mesmo com incertezas climáticas e sanitárias. Na safra 20242025, a região dos 21 municípios acompanhados registrou 14 mil e 400 hectares cultivados, com uma produtividade média de nove mil 800 quilos por hectare, uma das melhores dos últimos 15 anos. Para a próxima safra, a projeção é de 15 mil 350 hectares plantados, um aumento de seis e meio por cento na área, mas com expectativa de produtividade em torno de nove mil quilos por hectare, menos do que na última safra.
Apesar do destaque do milho grão, o cultivo para silagem segue sendo mais representativo na região, devido à forte presença da pecuária leiteira e de corte. A afirmação é do agente de pesquisa da EpagriCepa, VALMIR KRESTSCHMER. Na safra passada, foram mais de 40 mil hectares plantados para silagem, com produtividade média de quase 55 toneladas por hectare, recorde dos últimos 20 anos. Para a safra atual, no entanto, a área destinada à silagem pode cair. Sobre o custo de produção, dados da EpagriCepa mostram que, para cobrir os custos operacionais e fixos, o produtor precisa colher entre 140 e 150 sacas por hectare e vender a saca por, no mínimo, 49 reais. Hoje, o mercado futuro indica valores entre 62 e 64 reais por saca para março de 2026, com alguns contratos já firmados nesse patamar.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura vai promover, na semana que vem, um encontro com produtores e futuros criadores de ovelhas e cabritos. O evento está programado para a terça-feira, dia 23 de setembro, às duas horas da tarde, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Na ocasião, será apresentado o Projeto de Desenvolvimento Territorial para a Ovinocultura e a Caprinocultura, que tem como objetivo incentivar a produção no município, destinando os animais para o abate em frigoríficos e posterior distribuição no mercado consumidor. A exposição do tema será conduzida pelo consultor do Sebrae, PAULO GREGIANIN.
O encontro sobre ovinocultura e caprinocultura da semana que vem é voltado a produtores rurais, jovens interessados em ingressar na atividade e entidades representativas da agricultura familiar e do agronegócio. De acordo com o diretor de Investimentos Rurais da prefeitura, ALFREDO SPIER, a atividade apresenta boas perspectivas de crescimento e o encontro vai trazer informações sobre a atual conjuntura desse segmento. SPIER esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e disse que o município, além de apoia as culturas tradicionais, está buscando novas atividades para aumentar a renda no campo e contribuir para reduzir o êxodo rural e a sucessão nas propriedades.
Um homem acusado de atropelar intencionalmente cinco pessoas no pátio de um posto de combustível em Maravilha está sendo julgado nesta quarta-feira no município. O fato aconteceu no dia 21 de setembro do ano passado. De acordo com a denúncia, o réu estaria sob efeito de bebida alcoólica e teria conduzido o veículo, em alta velocidade, em direção às vítimas. As pessoas foram socorridas e levadas para o hospital da cidade. Segundo o Ministério Público, o pronto atendimento médico evitou a morte dos atropelados. Ainda de acordo com o MP, o acusado teria derrubado uma placa com o carro momentos antes e teria se irritado com o fato de algumas pessoas terem rido dele. O homem está sendo julgado com tentativa de homicídio.
Um Fusca foi totalmente consumido por um incêndio na noite desta terça-feira no interior de Bandeirante. O fato aconteceu por volta das nove e 45 na comunidade da Linha Prata. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o fogo já havia destruído completamente o veículo. De acordo com informações apuradas no local, o incêndio teria iniciado no motor do veículo. A guarnição realizou o rescaldo para eliminar totalmente o fogo. Ninguém ficou ferido.
Uma colisão entre dois veículos deixou uma mulher levemente ferida na tarde desta terça-feira na BR 163. O acidente aconteceu por volta das três e 45 próximo a um posto de combustível, na comunidade de Linha Bela Vista em São Miguel do Oeste. A colisão um Corsa e uma Montana. A passageira do Corsa sofreu ferimentos no rosto e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU, sendo levada ao Hospital Regional. Os demais ocupantes dos carros não se feriram e dispensaram atendimento. A pista chegou a ficar interditada por cerca de 20 minutos até a retirada dos veículos.
Um ciclista foi atropelado no fim da tarde desta terça-feira, na Rua Oiapoc, no centro de São Miguel do Oeste. Uma caminhonete Hilux, que seguida em direção a Unoesc, atingiu um ciclista que atravessava a rua. A vítima sofreu ferimentos na perna e foi atendido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado do SAMU. O homem foi encaminhado ao hospital Regional.
Uma mulher de 35 foi presa pela Polícia Militar na noite de ontem depois de agredir um homem de 48 anos em São Miguel do Oeste. Por volta das 11 horas, a Polícia Militar foi acionada por conta de uma suposta briga. Ao chegar no local, os policiais encontraram a mulher agredindo o homem. Ela não obedeceu a ordem dos policias e teve que se algemada. Segundo a PM, ela desacatou os policiais. O homem disse que está no relacionamento com a mulher há cerca de um mês e que eles tiveram um desentendimento. O homem alega que se afastou dela, porém, a mulher insistia em ligar. Ontem, dois se encontraram em uma festa de aniversário e a mulher passou a quebrar objetos e agredir o homem no rosto e com mordidas. Ela foi presa e levada para a delegacia de polícia.