ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 17 09 2020

-COPOM INTERROMPE CICLO DE CORTES E DECIDE MANTER TAXA BÁSICA DE JUROS

-DEPUTADOS VOTAM HOJE PROCESSO QUE PODE AFASTAR MOISÉS DO CARGO

-CASAN INICIA RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE

-EMPRESA FAZ OPERAÇÃO EMERGENCIAL DE TAPA BURACOS NA BR 163

-PP AINDA TENTA INDICAR VICE EM COLIGAÇÃO. PSOL DECIDE NÃO COLIGAR COM O PT

-PM ATENDE OCORRENCIA DE AGRESSÃO E POSSE DE ARMA DE BRINQUEDO

-POLICIA RODOVIÁRIA APREENDE MAIS DE 900 MAÇOS DE CIGARRO CONTRABANDEADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Em uma carta aberta, 37 cientistas de universidades em 12 países manifestaram “preocupação” com os resultados dos primeiros testes da vacina “Sputnik V”, produzida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia, contra a Covid-19. O fundo estatal russo que coordena a produção da vacina nega haver problemas nos dados. Os cientistas dizem que pode haver resultados duplicados nos ensaios da vacina e pedem que os dados numéricos de todos os experimentos e os arquivos originais das análises feitas sejam divulgados, para que outros cientistas possam examiná-los.

O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que vai começar a distribuir uma vacina contra Covid-19 um dia após autorização das agências reguladoras. Autoridades do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e do Departamento de Defesa participaram de uma entrevista coletiva e, em seguida, divulgaram documentos sobre os planos de distribuição. Os governos estaduais e as autoridades locais de saúde pública estão recebendo as instruções.

A Venezuela cometeu, nos últimos anos, "violações flagrantes" equivalentes a crimes contra a humanidade, concluiu uma missão de investigação do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira. Foram investigados casos de assassinatos, tortura, agressões, violência sexual e desaparecimentos. A conclusão dos investigadores foi a de que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO e funcionários de alto escalão do governo estiveram envolvidos em uma "violência sistemática" promovida pelo regime desde 2014, com o objetivo de reprimir a oposição política e aterrorizar a população em geral. O relatório sobre a Venezuela será apresentado aos membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU na próxima semana, quando Caracas terá direito a resposta.

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão do ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. BOLSONARO já foi intimado a depor, e a AGU quer que o depoimento possa ser por escrito. Na semana passada, o ministro do STF negou ao presidente a possibilidade de ser interrogado por escrito. A decisão não determinou local nem data do depoimento, que devem ser definidos pela Polícia Federal. Segundo a AGU, a PF informou ao órgão que o depoimento vai ocorrer em uma das seguintes datas: 21, 22 ou 23 de setembro, às duas horas da tarde.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em dois por cento ao ano. A decisão foi unânime. A manutenção da taxa era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de cortes dos juros que começou em julho do ano passado. Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em dois por cento ao ano, o juro básico já está na mínima histórica. A manutenção da Selic ocorre em meio à alta no preço dos alimentos, que somou oito vírgula 83 por cento em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preços recordes no campo.

Os governos do Brasil e do Paraguai restabeleceram nesta quarta-feira o comércio em três pontos da fronteira terrestre com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O turismo entre os dois países permanece suspenso desde março para evitar a propagação do novo coronavírus. O que está autorizado, a partir desta quarta, é a circulação de compradores em seis Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço, que devem ser construídos em cada uma das cidades que fazem fronteira entre os dois países: Ciudad del Este e Foz do Iguaçu; Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e Salto de Guaira e Mundo Novo. Os viajantes terão autorização de entrada nos dois países apenas para a compra e retirada das mercadorias, e não poderão ficar.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na terça-feira a portaria autorizando a reabertura de parques aquáticos e complexos de águas termais durante a pandemia do novo coronavírus. O documento também regulamenta o funcionamento. Os locais devem funcionar de acordo com a classificação da região no mapa do coronavírus do governo do estado. Os estabelecimentos em regiões em risco gravíssimo não podem abrir. Nas regiões em risco grave, os locais podem receber visitantes até 40 por cento da capacidade do estabelecimento. Em regiões em risco alto podem receber visitantes até 50 por cento da capacidade do estabelecimento e nas regiões em risco moderado podem abrir sem restrição no número de visitantes.

A Matriz de Risco Potencial atualizada nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que Santa Catarina contabiliza apenas uma região em estado gravíssimo. Outras dez regiões foram classificadas em estado grave. Apenas o Extremo Oeste foir classificada como risco alto. Apenas a região nordeste foi classificada como risco gravíssimo. Esse é o menor número desde julho. Naquele mês, Santa Catarina chegou a ter 12 regiões de saúde neste patamar. Na semana passada, eram três regiões que estavam nessa situação. Houve apenas duas alterações em relação à avaliação realizada na semana passada e divulgada no dia nove de setembro: as regiões de Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe deixaram a situação gravíssima.

O impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será votado em plenário pelos deputados estaduais na tarde desta quinta-feira. A votação deve ocorrer em uma sessão extraordinária a ser marcada para as três da tarde, na Assembleia Legislativa. Os deputados decidem se aprovam ou não o impeachment do governador e também da vice DANIELA REINEHR. A votação deve ocorrer de forma nominal, com cada deputado indo até o microfone para declarar seu voto. São necessários 27 votos, o equivalente a dois terços do total de deputados estaduais, para que o impeachment seja levado adiante pela Alesc. Uma possível aprovação do pedido de impeachment pelos deputados ainda não significa que MOISÉS e DANIELA vão precisar deixar os cargos. Pelo novo rito de tramitação aprovado pela Assembleia após questionamento do governo, o eventual afastamento só ocorre na próxima etapa do processo, que é a análise do caso por uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de justiça.

O Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de São Miguel do Oeste vai realizar neste final de semana uma programação alusiva ao dia do Gaúcho. A informação é do patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI. De acordo com ele, a ação será realizada pela patronagem juntamente com o Grupo de Cavalarianos. Conforme ele, a programação será no próximo domingo, dia 20, data que é comemorado o dia do Gaúcho. Segundo ZACCHI, trata-se do churrasco em formato delivery. Ele explicou que na oportunidade o CTG vai disponibilizar um combo gaúcho. Nesse combo haverá carne de costela, alcatra e cupim, além de maionese.

O preço do combo comercializado no próximo domingo será de 100 reais e as fichas poderão ser adquiridas com os membros do CTG Porteira Aberta. A afirmação é do patrão, CLEOMAR ZACCHI. Segundo ele, o combo contará com dois quilos e meio de carne e um quilo de maionese. Ele destacou que o próprio CTG vai fornecer a bandeja para os interessados em adquirir o combo gaudério. A retirada será entre 11 e meia da manhã e uma e meia da tarde. ZACCHI revelou que as pessoas que quiserem adquirir a carne crua também poderão fazer a compra e a retirada no próprio CTG. O patrão lembrou ainda que no domingo pela manhã haverá uma Live Gaudéria entre nove e meia da manhã e uma e meia da tarde. Na oportunidade haverá apresentações de figuras nacionais, como Gildinho, integrantes do grupo do Porca Véia, Família Anzolin e apresentações locais.

A associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste mudou a data do próximo leilão de gado geral. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, o remate estava marcado para o dia 17 do mês que vem, mas como a leiloeira oficial tem outro compromisso para a mesma data, a entidade decidiu transferir o evento de São Miguel do Oeste. O leilão foi reagendado para o dia 31 de outubro. PIROCA disse que a mudança já foi comunicada à Cidasc e aos produtores. Ele acredita que o remate terá uma grande participação dos produtores e a comercialização deve ficar dentro dos padrões dos outros eventos realizados neste ano.

A agência local da Casan de São Miguel do Oeste iniciou nesta semana uma manobra no abastecimento de água para todos os bairros do município. A informação é do chefe da agência local, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, a ação está sendo executada desde a última terça-feira visto a estiagem que atinge a região Extremo Oeste de Santa Catarina. Conforme ele, outro motivo do início das manobras no abastecimento é uma falha mecânica na bomba do poço profundo, que dificultou ainda mais os trabalhos de distribuição de água por parte da Casan.

O trabalho de concerto da bomba profunda será feito por uma empresa de São Paulo e deve demorar cerca de 15 dias para ser finalizado. A afirmação é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Segundo ele, nesse período a empresa vai precisar trabalhar com vasões menores do Rio Camboim para abastecer a população de São Miguel do Oeste. Ele destacou que desde a última terça-feira a Casan está trabalhando com um serviço de manobra, disponibilizando 12 horas de água para cada região da cidade. MELLO ressaltou que o serviço será restabelecido quando o trabalho de concerto da bomba terminar.

Caso haja um volume considerável de chuva nos próximos dias o abastecimento também deverá ser normalizado. O comentário é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele disse que o objetivo com essas ações é evitar que os mananciais sequem, deixando a população de São Miguel do Oeste totalmente desabastecida de água. Questionado sobre um possível prejuízo aos consumidores nesses próximos dias, MELLO ressaltou que não, visto que a população também percebe o volume baixo de chuvas nos últimos meses. Ele citou um dado da Epagri que aponta em 2020 a maior estiagem dos últimos 50 anos em Santa Catarina.

Ao menos nove bairros terão água entre meia-noite e meio-dia e outros oito terão entre meio-dia e meia-noite. A declaração é do chefe da agência local da Casan em São Miguel do Oeste, EDNILSON MELLO. Ele explicou que os bairros atendidos na parte da madrugada e da manhã serão o São Sebastião, Estrela, São Gotardo, Progresso, Andreatta, São Jorge, Santa Rita, Cruzinhas e área Industrial de Descanso. Já no período da tarde e noite as localidades beneficiadas serão o Agostini, Salete, Centro, Sagrado Coração de Jesus, Morada do Sol, Cohab, São Luiz e Jardim Peperi. MELLO argumentou que o Jardim Peperi é o bairro com mais dificuldade nesse sistema de manobras visto a distância. O chefe da agência local pontuou ainda que nos demais horários haverá água disponível aos consumidores, porém, em quantidade menor que o habitual.

Uma empresa contratada pelo Dnit começou, na última terça-feira, um trabalho de tapa-buraco na BR 163, trecho entre São Miguel do Oeste até Dionísio Cerqueira. A informação é do responsável pela equipe de trabalho, LOIDEMAR DOS SANTOS. Ele reconheceu que a situação da rodovia é ruim e que apresenta problemas no pavimento em todo o trecho. SANTOS afirmou que a operação que está sendo realizada deve amenizar os transtornos aos motoristas. Devem ser utilizados cerca de duas mil toneladas de massa asfáltica nessa operação. Atualmente, as frentes de trabalho atuam nas proximidades do município de Guarujá do Sul. O serviço deve ser finalizado até o final de novembro.

Seis pessoas, cinco mulheres e um homem, foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outros 12 pacientes, sete homens e cinco mulheres, entraram para a lista de recuperados nesta quarta-feira. No total, 628 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 516 já se recuperaram e 110 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou uma alta hospitalar de paciente de Dionísio Cerqueira, além de um alta da UTI para enfermaria. Com novos pacientes recebidos, a ocupação é de cinco pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são quatro positivos e três suspeito.

As convenções partidárias definiram três candidaturas a prefeito no município de Descanso. Uma das coligações será entre PT, PSB e PP. SADI BONAMIGO do PR será o candidato a prefeito e IVANEI BRUGNEROTTO do PP será candidato a vice. A aliança composta por PSDB, PSL, MDB, PL e PSD indicou MARCOS BALDO do PSDB como candidato a prefeito e JUNIOMAR CAPELARI do PSL como candidato a vice. A terceira chapa será pura, pelo PDT, que oficializou o nome de LUIS CARLOS PEREIRA como candidato a prefeito e ALCINDO DE OLIVEIRA ANTUNES com candidato a vice-prefeito.

O município de Paraíso terá duas candidaturas a prefeito no pleito de novembro. Cinco partidos de Paraíso realizaram convenção no último sábado e definiram uma chapa com duas mulheres para disputar a eleição municipal de novembro. A candidata a prefeita será MARLENE GIACOMINI do MDB e a candidata a vice-prefeita será SILENE LIBERO do PSD. Além de MDB e PSD, fazem parte da coligação os partidos PSL, PP, PL que também realizaram as convenções no sábado. A outra coligação foi definida na segunda-feira com três partidos: PT, PSDB e PDT. Os nome definidos são de VALDECIR CASAGRANDE do PT como candidato a reeleição e de EMILIO VIEIRA do PSDB como candidato a vice-prefeito.

O Partido Progressista de Bandeirante definiu os nomes para a disputa eleitoral deste ano. O partido terá chapa pura com JULIANA ANSCHAU como candidata a prefeita e MARCOS GRAZIOLA como vice. Bandeirante terá três candidatos a prefeito neste ano. As outras duas candidatura são as seguintes: o PT e o PL confirmaram os nomes de CELSO BIEGELMEIER do PT como candidato a reeleição para prefeito e de NEURI BIASI do PL como candidato a vice-prefeito. O Cidadania e MDB oficializaram os nomes do vereador CARECA do Cidadania como candidato a prefeito e de MARCOS GRIZZON do MDB como candidato a vice prefeito.

As convenções partidárias realizadas nesta semana confirmaram a chapa de consenso em Barra Bonita. A eleição deste ano terá apenas um candidato a prefeito. A coligação será composta por MDB, PSDB, PP e PT. Os nomes são de AGNALDO DRESZ do MDB como candidato a prefeito e ROBERTO GIONGO do PSDB como candidato a vice-prefeito. O PSD, do atual prefeito MOACIR PIROCA, vai apoiar a chapa única. O partido, que hoje está no governo, também não vai lançar candidatos a vereador.

A eleição de novembro terá quatro candidatos a prefeito em Romelândia. PSDB e PL definiram os nomes de JUAREZ FURTADO do PSDB como candidato a prefeito e VALDECIR DE OLIVEIRA como candidato a vice-prefeito. O MDB tem como candidatos MARCOS BORGHETTI a prefeito e ADILSON LAMB como vice. O Partido dos Trabalhadores terá IAN ZANATTA como candidato a prefeito e GESIELE PIASSON como candidata vice. A quarta chapa é do Republicanos que tem VALDEMAR VAZ como candidato a prefeito e VOLMAR WALKER como candidato a vice.

O Partido Progressista de São Miguel do Oeste definiu em convenção, na noite de ontem, que o PP poderá celebrar coligação com o PSD ou com o MDB para a eleição majoritária deste ano. O partido decidiu que só vai coligar com um ou outro grupo se puder indicar o candidato a vice-prefeito. Se isso não acontecer, o PP vai lançar apenas candidatos a vereador e não vai apoiar nenhuma das três candidaturas a prefeito. O PSDB também teve convenção ontem e confirmou a aliança com o MDB e o PL. Outro partido que se reuniu ontem foi o PSOL. A sigla, que estava na Frente Democrática com o PT, decidiu não fazer coligação para a disputa da prefeitura.

Com as convenções encerradas, São Miguel do Oeste terá três candidatos a prefeito na eleição deste ano. O quadro político-eleitoral ficou da seguinte forma: a coligação Pra Frente São Miguel, formada por PSD, PSL, DEM, PSB, PDT e PRB indicou WILSON TREVISAN com candidato a prefeito e EDENILSON ZANARDI como vice, ambos do PSD. A colisão São Miguel Acima de Tudo é formada por MDB, PL e PSDB e tem como candidatos JOÃO GRANDO do MDB e EVERALDO DI BERTI do PL. O PT terá chapa pura e definiu os nomes de ADILSON PANDOLFO como candidato a prefeito e OSMAR VON DENTZ como candidato a vice. O Partido Progressista ainda pode coligar com um desses dois grupos ou ficar fora da eleição majoritária. O PSOL não fará coligação.

Um trabalhador da construção civil ficou ferido em um acidente de trabalho na manhã de ontem no centro da cidade. O fato aconteceu por volta das 11 horas em um prédio qu está em construção na rua Duque de Caxias. Os bombeiros atenderam um homem de 31 anos que estava consciente, orientado e com escoriações em uma das pernas. Ele também se queixava de dores na região lombar. A guarnição fez os procedimentos de avaliação e curativos e a vítima foi conduzida ao Hospital Regional para atendimento médico.

A Policia Rodoviária Estadual apreendeu mais de 970 maços de cigarros contrabandeados em estabelecimentos comerciais de Riqueza nesta quarta-feira. A primeira ocorrência foi atendida por volta do meia-dia na rua João Seib. A guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária, TOR, constatou que o proprietário do local comercializava cigarros de origem estrangeira. Foram apreendidos 547 maços de cigarros de diversas marcas. Na parte da tarde, foram apreendidos mais 427 maços de cigarros em outro estabelecimento comercial da cidade. As mercadorias e os proprietários dos dois estabelecimento foram encaminhados para a Receita Federal.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de lesão corporal dolosa e posse de arma branca nesta quarta-feira. O fato aconteceu por volta do meio-dia na rua Antonio Jose Fergutz em São Miguel Oeste. Um dos envolvidos contou aos policiais que foi atingido por um colega de trabalho com um pedaço de madeira. A guarnição realizou busca nas proximidades e localizou dois homens em uma área de mata atrás da casa de um dos envolvidos. A PM encontrou dois facões e um arma de brinquedo. Os suspeitos foram detidos e por posse e porte de arma branca e foram levados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.