ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 17 09 2018

-PREVIDENCIA VAI CONSUMIR TRÊS VEZES MAIS QUE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

-MENOS DA METADE DAS VAGAS PARA DEFICIENTES SÃO PREENCHIDAS NO ESTADO

-ATAQUES DE ANIMAL DEIXAM MORADORES PREOCUPADOS NO MUNICÍPIO

-SENADORES DISCUTEM PROPOSTAS EM DEBATE NA PEPERI

-PRESIDENTE DA FECAM FAZ ALERTA PARA REDUÇÃO DO FPM

-HOMEM TENTAR MATAR MULHER A FACADAS DENTRO DE EMPRESA

-POLÍCIA FAZ APREENSÃO DE PRODUTOS DO PARAGUAI NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em quatro reais e 15 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 80 centavos para a compra e cinco reais e 10 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 12 virgula cinco centavos para venda e 10 vírgula cinco centavos para a compra. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Cerca de 500 pessoas protestaram em São Petersburgo neste domingo contra a elevação planejada da idade de aposentadoria na Rússia, uma semana após centenas de pessoas terem sido detidas por se manifestarem contra a reforma. A mudança proposta prevê elevar a idade de aposentadoria dos homens de 60 para 65 anos e de 55 para 60 anos para as mulheres e é a medida mais impopular do governo russo desde uma tentativa, em 2005, de retirada de benefícios da era soviética.

O furacão Florence continuava levando chuvas à Carolina do Norte neste domingo e autoridades dos Estados Unidos alertavam moradores de que "o pior ainda está por vir". A tempestade já matou pelo menos 14 pessoas nos Estados Unidos. Na Carolina do Norte, mais de 900 pessoas foram resgatadas das enchentes e 15 mil permaneceram em abrigos.

As autoridades das Filipinas retomaram nesta segunda-feira os trabalhos de busca e resgate de dezenas de pessoas presas em uma mina em Itogon, no norte do país. O local foi soterrado por lodo após a passagem do tufão Mangkhut no sábado. Por enquanto, há 34 mortos, mas teme-se que haja pelo menos entre 40 e 50 pessoas presas no local. Em todo o país, o número de vítimas do tufão chega a 65, segundo a última apuração provisória da Polícia Nacional.

Um levantamento feito pelo G1 mostra que mil 202 dos mil 654 deputados federais, estaduais e distritais que exerceram mandato na última legislatura estão disputando novamente a eleição. A taxa é de 72 por cento. Os maiores percentuais de candidatos que buscam um novo mandato são no Rio Grande do Norte com 84 por cento e Rondônia e Roraima com 80 por cento. As menores são em Sergipe com 60 por cento e Santa Catarina com 63 por cento dos candidatos que busca a reeleição.

Os gastos do governo federal no ano que vem com a Previdência Social devem ficar mais de três vezes acima das despesas somadas de saúde, educação e segurança pública, problemas mais mencionados por eleitores de 25 estados e Distrito Federal em pesquisas do Ibope de agosto deste ano. As estimativas constam da proposta de orçamento de 2019, documento encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional no fim do mês passado. As despesas previdenciárias são de 767 bilhões e os gastos em saúde, educação e segurança pública soma 228 bilhões, o que equivale a 15 por cento.

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, realizam nesta segunda-feira uma grande operação para desarticular uma quadrilha especializada em aplicar golpes através de fraudes bancárias. A segunda fase da Operação Open Doors visa cumprir 43 mandados de prisão e mais de 40 de busca e apreensão em sete estados do país. Ao todo, 237 suspeitos foram denunciados. Entre 2016 e 2017, o grupo desviou mais de 30 milhões de contas bancárias em mais de 80 ações. Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Pará.

As empresas com 100 ou mais funcionários precisam preencher de dois e cinco por cento dos cargos com pessoas com deficiência física. A estimativa do Ministério do Trabalho, porém, é que em Santa Catarina 40 mil vagas deveriam ser ocupadas por esse grupo. De acordo com o governo federal, esse número chega a menos da metade. Atualmente, apenas 18 mil e 500 vagas estão preenchidas, o que representa 47 por cento do número mínimo. A multa pelo descumprimento da lei passa de dois mil reais por dia.

A Polícia Civil de Modelo, no Oeste catarinense, descobriu que o sequestro envolvendo uma criança de 12 anos, registrado no dia dois de setembro, foi forjado. O caso foi investigado após o recebimento de uma denúncia de extorsão com pedido de resgate. Segundo a polícia, a garota agiu sozinha e utilizava imagens das redes sociais para tentar conseguir o dinheiro da própria família. O inquérito ainda não foi finalizado, mas a garota deve responder a um procedimento por ato infracional.

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó e Concórdia, promoveram nesta sexta-feira, reunião com representantes de uma missão paraguaia que apresentou os potenciais do País e também as oportunidades do município de Naranjal. O evento, que reuniu empresários e lideranças de entidades locais, fez parte da programação da décima segunda edição da Mercoagro, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. A programação contou com apresentação de oportunidades do Paraguai para as empresas catarinenses.

O CTG Porteira Aberta participou neste final de semana do vigésimo terceiro Festival Catarinense de Arte e Tradição. O evento foi realizado em Lages na Serra Catarinense. Durante o festival, foram definidas as primeiras prendas do festival nas categorias adulta, juvenil e mirim para o período 20182019. MELISSA ANDRES SCHONS, do CTG Porteira Aberta, foi a vencedora do concurso na categoria adulto. O FECART é uma realização do MTG de Santa Catarina.

Pelos menos três ataques de animais deixaram a comunidade em alerta neste final de semana. Na manhã de sábado, um morador do bairro São Gotardo relatou que mais de 40 galinhas e 16 coelhos foram mortos. A família, que mora há 30 anos no local e que nunca passou por nada parecido. Os animais tinham ferimentos no pescoço e nas costas. Uma moradora do bairro Progresso contou que na madrugada de sexta-feira mais de 20 frangos foram mortos na propriedade dela. Outra moradora, do bairro São Gotardo, relatou que encontrou 14 galinhas foram mortas no terreno onde reside. As aves também tinham ferimentos nas costas e na cabeça.

A principal preocupação da comunidade dos bairros São Gotardo e Progresso é que os ataques contra galinhas e coelhos podem ter sido causados por um animal silvestre. Alguns moradores chegaram a relatar para a Peperi que as mortes foram provocadas por uma jaguatirica ou outra espécie de gato do mato. O biólogo da Unoesc, JACKSON PREUSS

A Polícia Militar localizou três cães que podem ter cometido os ataques contra galinhas e coelhos nos bairros São Gotardo e Progresso. Por volta das quatro horas da madrugada de ontem, um morador ouviu o barulho das galinhas e chamou a polícia. Uma guarnição esteve no local e encontrou três cães de porte médio. Os animais invadiram a residência e mataram 13 galinhas. Um dos cachorros fugiu e os outros dois foram recolhidos pela PM.

A prefeitura de Romelândia vai realizar no próximo sábado um evento para festejar os 55 anos de emancipação do município. O ato está marcado para as sete horas da noite de sábado no centro de multi uso. De acordo com o prefeito VALDIR BUGS, o objetivo é homenagear ex-prefeitos e ex-vereadores. Ao todo, 67 pessoas vão receber o reconhecimento pelo serviço prestado ao município. A Peperi vai acompanhar o evento e reproduzir a cerimonia no domingo, dia 23, a partir de meio-dia e trinta.

O Sesi de Santa Catarina está realizando uma série de ações no estado sensibilizar e mobilizar a indústria em relação ao tema da saúde e segurança do trabalhador. A iniciativa faz parte do Aliança Saúde Competitividade. De acordo com a especialista em saúde e segurança do Sesi, FRANCIELA SANTIN, o objetivo ressaltar os impactos positivos gerados pelos investimentos na promoção da saúde e em ambientes de trabalhos saudáveis, que atendem as necessidades dos seus trabalhadores de forma integral. Ela ressaltou que o investimento em ambientes seguros trazem benefícios para as pessoas, para as empresas e para a sociedade.

A iniciativa Aliança Saúde Competitividade possui quatro eixos de atuação e prevê ações nas áreas do conhecimento, sensibilização, mobilização e oferta de serviços. O programa foi lançado em 2015 e desde então o Sesi vem promover workshops, encontros e seminários para que a segurança e saúde sejam temas permanentes e de relevância crescente na pauta dos líderes empresariais e governamentais. A especialista em saúde e segurança do Sesi, FRANCIELA SANTIN, disse que a Aliança atua em rede para auxiliar as organizações na promoção da segurança e saúde, construindo ambientes de trabalho saudáveis.

Uma das grandes metas da Aliança Saúde Competitividade mudar a cultura e envolver a sociedade em torno do tema da saúde e segurança do trabalhador.

O comentário é da especialista em saúde e segurança do Sesi, FRANCIELA SANTIN. Ela disse que a iniciativa envolve lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e trabalhadores na promoção da saúde e de ambientes seguros para evitar os acidentes e adoecimentos no trabalho.

A queda dos valores repassados pelo FPM para as prefeituras é uma questão importante e que pode criar muitas dificuldades para os municípios. A declaração é do presidente da Federação Catarinense dos Municípios, VOLNEI MORASTONI. A primeira parcela paga no começo de setembro foi cerca de 10 por cento menor do que na comparação com 2017. Ele citou que as outras duas parcelas que serão pagas no final de setembro podem compensar essa perda, mas as prefeitura já ligaram o sinal de alerta. Além do FPM, o repasse relativo ao ICMS também caiu, o que aumenta a preocupação dos prefeitos.

Os valores do FPM oscilam durante o ano, mas a queda da primeira parcela de setembro foi uma grande surpresa para os municípios. O presidente da Fecam, VOLNEI MORASTONI disse que nenhum gestor espera uma redução tão expressiva para este mês. Ele disse que o FPM tem um peso muito grande para as prefeitura e qualquer redução afeta as contas municipais.

A Peperi promoveu na manhã de sábado mais um debate do projeto Eleições 2018. O programa reuniu os postulante ao cargo de senador. Neste ano, Santa Catarina vai eleger dois senadores para um mandato de oito anos e o debate de sábado contou com a participação de cinco deles. O programa recebeu a presença de ANTONIO CAMPOS do PSOL, DIEGO MEZZOGIORNO da Rede, JORGINHO MELLO do PR, IDELI SALVATTI do PT e LEDIO ROSA do PT. Os assuntos que predominaram no debate foram meio ambiente, educação, segurança pública, rodovias e dívida pública

O candidato do PT, ao senado, LEDIO ROSA, afirmou durante o debate na Peperi que pretende trabalhar para resgatar a dignidade da política e barrar o desmonte dos direitos no Brasil. O petista criticou o movimento de derrubada de direitos que está prejudicando a pessoas mais pobres e carentes. LÉDIO disse que outra prioridade é trabalhar para promover as grandes transformações que o Brasil precisa, como a reforma tributária e a reforma política. Ele comentou que também defende algumas mudanças no judiciário, como por exemplo, o controle externo dos órgãos de justiça.

O candidato do PSOL, ANTONIO CAMPOS, defendeu no debate deste sábado, o fim do senado federal. Ele afirmou que pretende trabalhar pela extinção do modelo bicameral do legislativo. CAMPOS afirmou que o Senado mais atrapalha do que ajuda é um espaço de muitos privilégios que precisam acabar. O candidato também sorteou o tema Educação e disse que tem propostas para a construção de uma educação pública de qualidade que possa atender com dignidade e garantir oportunidades de

O candidato da Rede, DIEGO MEZZOGIORNO, afirmou no debate da Peperi que a segurança pública é uma questão que precisa ser tratada de forma ampla e não apenas pelo viés da repressão. Ele afirmou que a melhoria dos indicadores de segurança passam por um processo social que envolve o acesso ao trabalho e ressocialização dos presos. DIEGO também defendeu incentivos para a abertura de startups por jovens de baixa renda. Ele disse ainda que vai trabalhar para a instalação de ferrovias no estado.

O candidato do PR, JORGINHO MELLO, sorteou o tema das rodovias e disse que a situação das estradas é uma vergonha. Ele disse que fez um esforço para manter os recursos indicados no orçamento para garantir o mínimo andamento das obras. JORGINHO afirmou que o governo federal precisa ter mais respeito por Santa Catarina e repassar recursos para as obras de infraestrutura que são necessárias para o estado. Ele comentou que vai priorizar o trabalho de cobrança para que a União resolva as questões das BRs em Santa Catarina.

A candidata do PT ao senado, IDELI SALVATTI, disse que se for eleita em outubro vai dar prioridade ao trabalho de colocar o Brasil no caminho do crescimento e da geração de renda e empregos. Ela criticou o congelamento dos investimentos públicos e que vai trabalhar para reverter essa questão. IDELI disse que já foi senadora e ministra e o conhecimento que tem sobre estrutura do governo federal será importante no senado. A candidata também comentou que pretende trabalhar para a construção da ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga.

O debate do próximo sábado dentro do projeto Eleições 2018 da Rede Peperi será com os candidatos a governador de Santa Catarina. O programa vai reunir os postulantes ao comando do estado. Até agora, cinco candidatos já confirmaram presença no debate que terá o mesmo formato do programa de hoje com os candidatos ao senado. Cada candidato terá direito a trazer até 10 assessores ou convidados para acompanhar o programa na plateia do Cine Peperi. No dia 29, o debate será com os candidatos a vice-governador.

A Policia rodoviária federal aprendeu uma carga de produtos contrabandeados do Paraguai neste final de semana na BR 163. A equipe da PRE abordou um ônibus, emplacado em Vera Cruz no Rio Grande do Sul, conduzido por um homem de 52 anos. O veículo foi parado na BR 163 na tarde de sábado. Uma passageira, de 57 anos, transportava remédios, mercadorias eletrônicas e anabolizantes. O material não possuía desembaraço aduaneiro.

Um homem foi encontrado morto no início da noite deste domingo na comunidade de Linha Pirapocu, no interior de Mondaí. BRUNO MOELLER havia saído de casa à tarde para realizar atividades agrícolas na propriedade. Como não retornou, familiares foram a sua procura e, por volta de sete horas da noite, encontraram o homem sem vida, em um potreiro. Aparentemente MOELLER não possuía ferimentos, mas os familiares suspeitam que ele tenha sido atacado por um touro. A Polícia Militar foi acionada e para chegar ao local onde o corpo estava, teve que abater o animal. O corpo foi encaminhado ao IML para apurar a causa da morte.

A Polícia está procurando o homem que tentou matar a ex-mulher neste final de semana em São José do Cedro. O crime ocorreu na manhã de sábado, na rua João Buzatto, no bairro São Cristóvão. A vítima, de 29 anos, foi surpreendida pelo ex-marido em um estabelecimento comercial no ramo de estofados. Ela foi atingida com golpes de faca nas costas e nos braços. O autor da agressão fugiu do local em um automóvel branco.

A Polícia Militar foi chamada e recebeu informações sobre a identificação do homem e o modelo do carro. Ele seria morador de Guarujá do Sul. A guarnição usou as imagens das câmeras de monitoramento para as buscas ao agressor, que ainda não foi localizado. A vítima foi encaminhada para o hospital de Cedro e, em seguida, transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.