ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 17 08 19

-CÂMARA PODE VOTAR NA SEMANA QUE VEM PROJETO SOBRE POSSE E PORTE DE ARMAS

-JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA E TORNA RÉUS 17 ACUSADOS NA OPERAÇÃO ALCATRAZ

-MAMAÇO NA PRAÇA NESTE SÁBADO MARCA ATIVIDADES DO AGOSTO DOURADO

-COMEÇA HOJE SEGUNDA RODADA DE COLETA DE PNEUS E LIXO ELETRÔNICO

-MUNICÍPIO VAI SEDIAR ENCONTRO SOBRE PROTEÇÃO A MIGRANTES E TRÁFICO DE PESSOAS

-HOMEM FICA FERIDO AO BATER CONTRA ÁRVORE ÀS MARGENS DA BR 282

-OPERAÇÃO ÁGATA PRENDE TRIO CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Um ataque a bomba a uma mesquita no Paquistão matou ao menos quatro pessoas nesta sexta-feira. Fontes disseram à agência Reuters que, entre as vítimas, está o irmão do chefe do Talibã no Afeganistão, HAIBATULLAH AKHUNDZADA. A polícia, no entanto, não confirmou a identidade das vítimas. Até o momento, nenhum grupo reivindicou autoria da explosão. O atentado ocorre em meio à tentativa do governo dos Estados Unidos em estabelecer diálogo com o Talibã para retirar militares norte-americanos do Afeganistão.

A Coreia do Norte divulgou na sexta-feira imagens do lançamento de um míssil, realizado nesta madrugada. A agência estatal KCNA também distribuiu uma imagem que mostra o líder do país, KIM JONG-UN, cercado por militares, todos sorridentes e aplaudindo o disparo bem-sucedido. Desta vez, o lançamento aconteceu pouco depois de o Norte descrever o presidente sul-coreano como "imprudente" e declarar que as conversas intercoreanas estão encerradas.

Quatro pré-candidatos democratas aparecem à frente de DONALD TRUMP em uma pesquisa de intenções de voto para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, realizada esta semana pela Fox News. JOE BIDEN, ELIZABETH WARREN, BERNIE SANDERS e KAMALA HARRIS poderiam derrotar o atual presidente, segundo a sondagem. Em três cenários TRUMP aparece com 39 por cento dos votos, atrás dos demais concorrentes.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, arquivou nesta sexta-feira dois pedidos da defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que apontavam a suspeição de SERGIO MORO no período em que o ministro da Justiça era juiz da Lava Jato. Os pedidos começaram a ser julgados em plenário virtual nesta sexta, mas foram arquivados após a defesa de LULA ter desistido. Uma terceira ação dos advogados que também questiona a atuação de MORO, porém, segue em julgamento. A defesa argumentou que desistiu dos pedidos porque a suspeição já é abordada em um habeas corpus que começou a ser julgado, mas ainda não houve decisão.

O projeto de lei que altera as regras para o porte e posse de armas pode ser votado pela Câmara dos Deputados na semana que vem. A proposta consta da previsão de pauta do plenário, para ser discutido e votado em sessão marcada para terça-feira. Na última quarta-feira, o relator do texto, ALEXANDRE LEITE do DEM de São Paulo, divulgou o parecer sobre o tema, horas depois de a Câmara aprovar um requerimento de tramitação em urgência. Ele sugeriu algumas mudanças, como por exemplo, a retirada do trecho que previa concessão do porte a categorias profissionais por regulamento e a inclusão das regras para caçadores, atiradores e colecionadores que constava de um projeto do Senado.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o “Brasil todo está sem dinheiro” e que o Exército vai trabalhar meio expediente para economizar. Há três semanas, o governo anunciou um bloqueio de um bilhão 440 milhões no Orçamento da União, como uma forma de compensar a frustração de receitas decorrente da queda na previsão do PIB para 2019. O contingenciamento afeta diversos ministérios. O presidente acrescentou que “os ministros estão apavorados” com a falta de verba. Ele disse que que tem conversado com a equipe econômica sobre o que é possível fazer para "sobreviver” no ano de 2019.

Em 14 dias Santa Catarina confirmou 62 novos casos de dengue. A informação está no balanço da doença no Estado divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Segundo o documento, até o dia 10 de agosto foram registradas mil 730 ocorrências em Santa Catarina. Dos 62 novos casos, 53 foram contraídos dentro do Estado. Do total de casos autóctones registrados, 45 por cento deles foram contraídos no município de Itapema, um dos três em condição de Epidemia no Estado. A taxa de incidência é mais de mil casos por 100 mil habitantes, três vezes mais do que o nível de transmissão epidêmico definido pela organização mundial da saúde.

A Justiça Federal de Santa Catarina aceitou as denúncias do Ministério Público Federal e tornou réus 17 pessoas investigadas na Operação Alcatraz, da Polícia Federal. Elas responderão criminalmente por fraudes em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. O processo também não está mais em segredo de justiça. A operação da PF foi deflagrada em 30 de maio. No começo de julho, o Ministério Público Federal denunciou 18 pessoas na Operação Alcatraz. Oito delas estão presas desde o fim de maio, sendo que uma mulher está em prisão domiciliar, seis estão na Penitenciária de Florianópolis e um está preso em São Paulo.

A Federação Catarinense de Municípios se posicionou nesta semana contra a retirada do incentivo fiscal na compra de defensivos agrícolas em Santa Catarina. O presidente da Fecam, prefeito de Tubarão, JOARES PONTICELLI destacou que aumentar a alíquota de ICMS de defensivos agrícolas de zero para 17 por cento é extremamente alarmante no âmbito municipalista. Os 18 colegiados de Agricultura das Associações de Municípios também lamentaram e criticaram a proposta do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS. Entre os problemas apresentados pelos municipalistas com a proposta estãoo impacto direto na vida do produtor rural, a perda de competitividade dos produtos alimentícios no mercado interno e perda da competitividade da agroindústria na exportação.

O Peperi Debates de hoje discutiu a crescente preocupação da comunidade com os direitos dos animais. De uns tempos para cá, a sociedade passou a se preocupar mais com a proteção dos animais. Atos de maus-tratos passaram a ser criticados e condenados com mais veemência pelas pessoas e o programa de hoje procurou entender porque isso está acontecendo. O Peperi Debates reuniu a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, DANIELE REULON, a presidente da ONG Amigo Bicho JÉSSICA SCHULER e o comandante da Polícia Ambiental, EVERTON RONCAGLIO. As fotos e áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O aumento da preocupação da sociedade com os direitos dos animais é de origem histórica e cultural. A afirmação é da coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, DANIELE BEURON. De acordo com ele, as pessoas mudaram a visão sobre os animais. Hoje, a preocupação com o bem-estar animais envolve os domésticos e também os de produção, já que o abate de bovinos e suínos, por exemplo, deve ocorrer dentro de procedimentos que reduzem o sofrimento deles. A professora citou que a principal mudança ocorreu no status dos animais domésticos, que antes ficavam no fundo do quintal e afora estão dentro das casas. DANIELE disse que é cada vez maior o número de pessoas que não tem filhos e adotam os animais como se fossem membros da família. Ela comentou que estamos diante de uma mudança de padrão e isso é positivo.

Apesar do crescimento da preocupação da sociedade com a proteção dos animais ainda existem muitos casos de maus tratos e abandono no município. O comentário é da presidente da ONG Amigo Bicho, JESSICA SCHULER. Ela comentou que a organização recebe cerca de 10 denúncias por dia, muitas delas envolvendo maus tratos a animais. JESSICA explicou que a ONG não busca culpar as pessoas, mas orientar para uma condição de cuidados e proteção dos animais. Ela citou que é preciso entender que os animais sentem frio, medo e precisam de cuidados como uma pessoa. JESSICA disse que a crítica de que a ONG deveria cuidar de problemas das pessoas e não dos animais não é válida porque uma preocupação não invalida ou proíbe a outra.

O homem mudou a percepção de que é soberano e de que pode tudo sobre os animais. A manifestação é do comandante da Policia Militar Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele disse que essa visão mudou ao longo do tempo a ponto de muitas pessoas considerarem os animais domésticos como filhos ou membros da família. RONCAGLIO citou uma pesquisa recente que aponta que 45 por cento dos lares tem presença de cães ou gatos enquanto que o percentual de casas com filhos é de 40 por cento. O capitão comentou que a Polícia Ambiental ainda recebe muitas denúncias de maus tratos contra a animais, mas a maioria não é confirmada. Para ele, essa mudança cultural sobre os direitos dos animais avançou bastante, mas ainda precisa melhorar em vários aspectos.

O prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS esteve na última semana na capital do Estado em busca de recursos para o município. De acordo com ele, foram feitos vários contatos com parlamentares de todos os partidos e com diferentes setores do governo estadual. BUKS também aproveitou a ida até Florianópolis para verificar a situação de um financiamento feito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Segundo o prefeito, a prefeitura pretende usar o recurso do BNDES para asfaltar o restante da Avenida Brasil e também adquirir uma motoniveladora para o parque de máquinas.

Os recursos do financiamento do BNDES deverão estar disponíveis para o município a partir do próximo mês. A informação é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Ele disse que a previsão é que os trabalhos de asfaltamento também iniciem em setembro. BUGS comentou que a obra é uma reinvindicação antiga da população. Sobre a motoniveladora que será comprado com o financiamento, o prefeito destacou que o equipamento será usado nos trabalhos das estradas secundárias e gerais do município. VALDIR BUGS lembrou que o governo do Estado não está liberando muitos recursos para os municípios, mas mesmo assim a busca por valores para melhorias no município segue adiante.

O município vai realizar hoje à tarde mais uma atividade da semana da Gestante. A programação especial faz parte das ações do Agosto Dourado, mês dedicado a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento de hoje recebe o nome de “Mamaço” e vai envolver mamães e bebês de todo o município na praça Walnir Bottaro Daniel. A diretora de Atenção à Saúde, enfermeira ANA ARNOLD, ressaltou que muitas ações são desenvolvidas anualmente com as gestantes. Além do “Mamaço” as duas horas da tarde de hoje, a secretaria realizou nesta semana outras atividades, como o curso de massagens para bebes e uma roda de conversa com as mães do município.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste iniciou neste sábado mais um cronograma de recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso nos bairros e centro do município. O primeiro bairro contemplado é o São Sebastião. Durante toda a manhã, os moradores levaram os materiais e entulhos até à frente do salão comunitário da comunidade. Ao todo serão realizadas 12 coletas, sempre aos sábados, até o final de novembro. O secretário de Saúde, LEONIR CARON, salientou que os moradores devem ficar atentos aos locais para onde os pneus, eletrônicos e móveis em desuso devem ser levados. O objetivo da inciativa é deixar a cidade mais limpa e evitar novos focos do mosquito da dengue.

A secretaria de Saúde decidiu fazer um novo roteiro de coleta de pneus, eletrônicos e móveis velhos em razão do sucesso da primeira etapa da campanha. A informação é do coordenador de Setor da Dengue, CÉLIO SILVA. Ele lembrou que a primeira rodada no centro e na cidade resultou na coleta de quatro toneladas e meia de eletrônicos, 304 pneus e 11 cargas de móveis em desuso. Esses materiais, muitas vezes, ficavam abandonados em porões ou em um canto da casa ou do terreno e acabavam se transformando em potenciais criadouros de mosquitos causadores de doenças, entres elas a Dengue. SILVA disse que as pessoas devem continuar envolvidas com o trabalho de combate a dengue na cidade.

A segunda etapa da coleta de pneus, eletrônicos e móveis velhos terá três ações neste mês de agosto. Além do recolhimento que aconteceu na manhã de hoje no bairro São Sebastião, a secretaria de Saúde fará o trabalho com os moradores no sábado da semana que vem, dia 24, no bairro Estrela e no dia 31, último sábado do mês, no Agostini. O cronograma prevê três coletas por mês até novembro. A última atividade será no dia 30 de novembro com o recolhimento dos materiais e entulhos na praça Walnir Botaro Daniel, centro da cidade, entre oito da manhã e quatro horas da tarde. O formato da campanha será o mesmo que foi usado na primeira rodada realizada no primeiro semestre do ano.

Começaram na manhã de hoje as aulas da segunda turma do curso técnico em agropecuário promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com o Senar. O curso tem duração de dois anos com encontros de 15 em 15 dias. 80 por cento da carga horária é composto por aulas à distância, o que facilita a participação dos produtores. Os outros 20 por cento são presenciais na sede do sindicato. 40 agricultores da região fazem parte da segunda turma do curso que foi aberto nesta manhã.

O curso técnico em agropecuária leva conhecimento ao campo para evitar o êxodo rural dos jovens. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele explicou que o curso é voltado para os filhos de agricultores. O objetivo, segundo TEIXEIRA, é que eles apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas nas propriedades, melhorando a gestão, aumentando a produção e gerando mais renda para as famílias. A primeira turma do curso de técnico em agropecuária do Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais formou 27 agricultores da região.

Foi aberto na manhã de hoje o seminário "Mulheres na política: elas podem, o país precisa". O evento começou as oito horas da manhã e vai até as quatro da tarde com a participação de deputadas, vereadoras, lideranças regionais e políticas do estado. A iniciativa é da procuradoria especial da Mulher da câmara de vereadores, da escola do legislativo da Alesc e de uma série de entidades. O objetivo do seminário é conscientizar as mulheres da necessidade de participarem da política, além de investir na formação e preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos. Entre os temas tratados no encontro estão a Procuradoria Especial da Mulher, a experiência parlamentar feminina e os aspectos legais, históricos, desafios e críticas a respeito da presença da mulher na política. O evento está acontecendo na câmara de vereadores.

São Miguel do Oeste vai receber, na próxima segunda-feira, o Seminário Rede de Proteção aos Imigrantes e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento faz parte da campanha Agosto Lilás, do Governo de Santa Catarina e será executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. O evento da próxima segunda terá oficinas sobre o combate às violações aos direitos humanos nas regiões de fronteira e capacitação de servidores públicos federais, estaduais e municipais. A vice-governador do estado, DANIELA REINHER, confirmou presença no evento que está marcado para as oito horas da manhã no Instituto Federal de Santa Catarina. Ainda na semana que vem, o governo fará o mesmo encontro em Concórdia e Chapecó.

O seminário Rede de Proteção aos Imigrantes e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas começa na segunda-feira, as oito horas da manhã, com a recepção dos participantes no auditório do Instituto Federal. A primeira mesa de debates está prevista para as nove e meia e vai abordar a Política Nacional Migratória e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. As 11 começam as oficinas temáticas de regularização da documentação para migrantes, visto e residência. Na parte da tarde, ocorre a oficina temática do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e as quatro horas a oficina será sobre a Assistência a Migrantes em Situação de Vulnerabilidade. Segundo o governo do estado, a região oeste é mais vulnerável à esse tipo de problema em razão da localização geográfica.

O tráfico de pessoas é a terceira indústria criminosa mais rentável do mundo e movimenta 32 bilhões de dólares por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. A informação é da diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, KARINA EUZÉBIO GONÇALVES. Ela disse que esse é um problema que também ameaça Santa Catarina e os pequenos municípios da região. A diretora destacou que as mulheres e crianças representam 82 por cento das vítimas no mundo. KARINA ressaltou que o evento de segunda-feira em São Miguel do Oeste tem um papel integrador importante para enfrentar a situação e proteger os imigrantes.

A Polícia Civil, com o apoio do Exército Brasileiro e do Canil da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de São José do Cedro nesta sexta-feira. A ação faz parte da Operação ÁgataFronteira Sul. No local, foram recuperados objetos furtados e apreendida uma pequena quantidade de maconha. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, a polícia instaurou inquérito para apurar os crimes de furto, receptação e tráfico de drogas. O delegado disse que a atuação conjunta de diferentes órgãos de segurança pública durante a Operação ÁgataFronteira Sul aumenta a eficiência da atuação policial e garante a segurança da população.

Três pessoas condenadas por estupro de vulnerável foram presas nesta sexta-feira em Descanso. Os mandados de prisão por sentença penal definitiva foram cumpridos durante a Operação Ágata Fronteira Sul. Dois homens e uma mulher foram investigados e posteriormente denunciados pelo Ministério Público por estupro de vulnerável ocorrido entre os anos de 2010 à 2013. A vítima foi uma criança de nove anos de idade. Após condenação pelo Juízo de Descanso, os réus ingressaram com recurso, porém o Tribunal de Justiça manteve a decisão condenatória pelo crime. Eles foram presos ontem e encaminhados a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito na madrugada de hoje na BR 282. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Golf, placa de São Miguel do Oeste, perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra uma árvore. O acidente aconteceu por volta das duas horas da madrugada nas proximidades da comunidade de Santo Expedito. O motorista do carro, um homem de 58 anos, ficou preso dentro nas ferragens e os bombeiros tiveram que usar desencarcerador hidráulico. Apesar do impacto, o homem sofreu apenas algumas escoriações e foi levado atendimento médico no Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.