ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Quinta-Feira 17/08/17

-EMISSÃO DA HABILITAÇÃO DIGITAL TEM NOVA

DATA PARA COMEÇAR.
-TARIFAS DE LUZ SERÃO REAJUSTADAS EM

QUASE OITO POR CENTO EM SC.

-CUIDADO COM DENGUE DEVE SER CONSTANTE.

-MUNICÍPIO DESENVOLVE AÇÕES DO AGOSTO AZUL.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO ÁS

-DEFICIÊNCIAS MARCAM AGOSTO LARANJA.

-TRABALHO CONJUNTO DA PREFEITURA E MORADORES

RESULTA EM MELHORIAS NA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS.

-ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR

INSTITUCIONAL DA CIDASC.

-TRABALHADORES SÃO ATINGIDOS POR DESCARGA

ELÉTRICA.

-RELOJOARIA É ASSALTADA.

GLOBO - QUINTA - 17.08.17 - THIAGO

Tempo bom no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens e pequena possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a quinta-feira em baixa. O dólar iniciou o dia em alta, a três reais e 16 centavos. O peso é cotado a 18 centavos. O Euro vale três reais e 69 centavos.

O vice-presidente dos Estados Unidos, que está na capital chilena, fez um pedido aos governos de quatro países. MIKE PENCE quer que Brasil, Chile, Peru e México rompam os laços diplomáticos e econômicos com a Coreia do Norte. Segundo PENCE, o rompimento vai aumentar a condição de isolamento do regime norte-coreano, facilitando a busca por uma solução pacífica na península coreana sem que sejam usadas armas nucleares.

Para o presidente DONALD TRUMP, há culpa dos dois lados nos atos de violência em Charlottesville, no sábado passado. De acordo com TRUMP, foi um dia terrível. O presidente também chamou de neonazistas parte das pessoas envolvidas. O confronto do final de semana foi entre um grupo que se intitula supremacia branca e um grupo contrário aos extremistas, formado especialmente por negros. Um carro dirigido por um rapaz de 20 anos atropelou dezenas de manifestantes que protestavam contra os supremacistas. Uma pessoa morreu e 19 ficaram feridas.

O ministério público da Venezuela pediu a prisão do marido da ex-procuradora-geral LUISA ORTEGA, recentemente destituída pelo governo de NICOLÁS MADURO depois de romper com o chavismo. O novo procurador-geral, que é defensor de MADURO, acusa o deputado oposicionista GERMÁN FERRER de suposto envolvimento em um esquema de extorsão de suspeitos de corrupção. O procurador TAREK SAAB afirma que o pedido de prisão não tem relação com a posição política de FERRER.

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito, publicada ontem, muda a data para a entrada em vigor da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. Em julho o Contran determinou que a nova CNH passaria a ser usada a partir de 1o de fevereiro de 2018. A nova previsão é que o documento esteja em utilização até o primeiro dia de fevereiro do ano que vem. Isso significa que os Detrans já podem iniciar os testes e as adequações para emitir a habilitação digital. Em Goiás já existe um projeto-piloto. Com o novo sistema a CNH passará a ser obtida e utilizada por meio de um aplicativo de smartphone. Ainda não há informações sobre custos. A carteira em forma digital não será obrigatória. Os motoristas vão poder continuar usando o documento impresso.

Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que, entre 2014 e 2015, a crise econômica do país levou quatro milhões e cem mil brasileiros à condição de pobreza e quase um milhão e meio à pobreza extrema. Com as mudanças de classe a população considerada pobre passou de oito vírgula um para nove vírgula 96 por cento. Os extremamente pobres passaram de três para três vírgula seis por cento. As duas faixas populacionais não sofriam acréscimo de pessoas desde de 2011.

O Tribunal Regional Federal da quarta região, em Porto Alegre, negou um novo pedido de liberdade da defesa do ex-ministro ANTONIO PALOCCI. Em dezembro passado o TRF se posicionou de forma idêntica. PALOCCI está preso desde setembro do ano passado. Em junho ele foi condenado a 12 anos e dois meses de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro.

As tarifas de energia cobradas pela Celesc ficam mais caras a partir de terça-feira. O aumento médio autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica é de sete vírgula oito por cento. São sete vírgula nove de reajuste para unidades residenciais de baixa tensão, que representam 79 por cento dos consumidores catarinenses. Para consumidores da alta tensão a tarifa vai subir sete vírgula sete por cento.

O número de motes violentas cresceu mais de 14 e meio por cento em Santa Catarina no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Quinhentas e 13 pessoas foram assassinadas no estado de janeiro a junho de 2016. Nos mesmos seis meses de 2017 aconteceram 588 assassinatos. O aumento foi bem mais significativo nas três maiores cidades catarinenses. Em Florianópolis os homicídios aumentaram 126 por cento. Em Blumenau o crescimento foi de 60 por cento. Em Joinville a quantidade de mortes violentas avançou 45 por cento.

Em decisão de segundo grau, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve uma condenação por danos morais ao prefeito de Jaraguá do Sul. ANTÍDIO LUNELLI foi condenado a pagar 35 mil reais para um morador de Guaramirim e o filho dele, vítimas de agressões físicas ocorridas em 2009. O valor da indenização foi reduzido para 20 mil, mas será corrigido desde o caso. Cabe recurso da decisão. O advogado do prefeito ainda não anunciou se vai recorrer à instância seguinte.

Cuidado com dengue deve ser constante. IGOR BONETTI – auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde de Santa Terezinha do Progresso lembra que até pouco tempo o município era único da região sem nenhum foco do Aedes Aegypti. Porém, essa posição mudou, no mês passado foi registrado o primeiro foco. Para que esse número não aumente é necessário que a população siga com os cuidados, não deixando água parada, sempre monitorando seus terrenos e ruas, conclui BONETTI.

População é responsável pelo surgimento dos focos da dengue. O entendimento é do auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde de Santa Terezinha do Progresso IGOR BONETTI. Observa que se os focos aparecem é porque alguém deixou de cuidar, assim como também quando não ha focos é devido á prevenção da população. IGOR reconhece o empenho dos moradores de Santa Terezinha para o combate e prevenção á dengue. Contudo, ressalta que se não cuidar certamente o risco de infestação será bem maior.

Município desenvolve ações do Agosto Azul. Quem comenta é a secretária de saúde do município SIMONE ANTES. De acordo com ela, o Agosto Azul é voltado para a saúde do homem. Já foram realizadas diversas ações, inclusive com horários de atendimento diferenciado para atender todo o público. Testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis, hepatite b e c, também foram feitos. Além disso, a saúde aproveitou para atualizar as vacinas dos homens que não estavam com esquema vacinal em dia.

Orientações individuais são feitas durante Agosto Azul. SIMONE ANTES – secretária de saúde de Marmeleiro

Conta que assuntos de saúde preventiva, hábitos de vida saudável fazem parte das ações voltadas para os homens. SIMONE acrescenta que o Agosto Azul também visa avaliação com a equipe odontológica e procedimentos complementares.

Campanha do Agosto Azul faz parte da política nacional de atenção integral à saúde do homem. Quem explica é a secretária de saúde de Marmeleiro SIMONE ANTES. De acordo com ela, o tema da Campanha para esse ano é “Pai, Seja Presente!”. Frisa que a saúde de Marmeleiro sempre busca incentivar hábitos saudáveis, não apenas para os homens, mas para toda a população em geral.

Ações de conscientização e prevenção ás deficiências marcam Agosto Laranja. Segundo a fonoaudióloga e coordenadora do Programa Prevenir da Apae de Campo Erê KELLEN FERNANDES, estão sendo feitas diversas atividades sobre todos os tipos de deficiência, tanto física, mental, auditiva, visual, múltipla, entre outras. KELLEN comenta que dados da Organização Mundial de Saúde, apontam que 70 por cento das deficiências podem ser prevenidas.

Deficiência auditiva é a perda parcial ou total da audição. Conforme KELLEN FERNANDES – fonoaudióloga da Apae de Campo Erê e coordenadora do Programa Prevenir, ela é causada por má formação, causa genética, lesão na orelha ou nas estruturas do aparelho auditivo. Existem três tipos de deficiência auditiva: a condutiva causada no ouvido externo, a neurossensorial na parte interna e a mista que á tanto na externa, quanto interna.

Várias causas levam a deficiência auditiva. KELLEN FERNANDES – fonoaudióloga e coordenadora do Programa Prevenir da Apae de Campo Erê, destaca que a deficiência auditiva tem como um dos fatores, o acumulo de cera no canal auditivo externo, gerando a perda. Outra causa é a infecção no ouvido. Já a deficiência neurossensorial são vários fatores, como: genética, rubéola ou varíola, além do uso de alguns medicamentos durante a gravidez.

É importante reconhecer deficiência auditiva. A preocupação é da fonoaudióloga e coordenadora do Programa Prevenir da Apae de Campo Erê KELLEN FERNANDES. Diz que é fundamental que ela seja reconhecida o mais precocemente possível. Desta forma o tratamento fica mais fácil e os graus da deficiência não aumentem. Testes auditivos e outros exames médicos confirmam a deficiência.

Trabalho conjunto da prefeitura e moradores resulta em melhorias na pavimentação de ruas. O departamento de Serviços Urbanos, coordenou reunião com os moradores da Rua Hélio Wassun e Primo Possamai. O objetivo foi planejar a execução compartilhada do calçamento das vias visando melhorar a infraestrutura do local. O Diretor de Infraestrutura CLAUDECIR VIERA, ressalta que a obra é importante e necessária, pois além de melhorar as condições de tráfego no local reduzirá completamente a poeira nas residências.

Melhorias na pavimentação das ruas fazem parte do Programa Nossa Rua. Conforme o Diretor de Infraestrutura de Anchieta CLAUDECIR VIERA o programa tem como objetivo melhorar a infraestrutura das vias urbanas e passeios públicos. O município é responsável pela elaboração do projeto técnico de engenharia, terraplenagem e drenagem e os moradores participam com a contratação de mão de obra para executar o serviço e aquisição do material.

Moradores são participativos em outras ações. A observação é do Diretor de Infraestrutura de Anchieta CLAUDECIR VIERA. De acordo com ele, no caso do programa Floração, os empresários e comunidade são convidados a adotar uma planta para cuidar. Acrescenta que esse paisagismo também valoriza os imóveis do município.

Abertas inscrições para eleição de Diretor Institucional da Cidasc. A informação é do gestor administrativo da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste MILTON GROBE. Segundo ele, o edital de convocação, foi publicado pela Cidasc por meio da Comissão Eleitoral no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Podem ser candidatos a vaga de Diretor Institucional, no biênio 20182019, os colaboradores que preencherem os requisitos listados no Regulamento do Processo Eleitoral.

Interessados na eleição de Diretor Institucional da Cidasc podem realizar as inscrições até 25 de agosto. MILTON GROBE – gestor administrativo da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste, destaca que a Cidasc é uma das poucas empresas do Brasil que possibilita a oportunidade dos funcionários poderem eleger seus representantes junto a diretoria da Companhia, bem como no conselho de administração.

Tem direito a voto para eleição de Diretor Institucional da Cidasc todos os empregados do quadro efetivo da Cidasc. Quem explica é o gestor administrativo regional de São Lourenço do Oeste MILTON GROBE. Para se candidatar é preciso que os funcionários tenham a três meses no exercício de seus cargos. Mesmo ainda que esteja à disposição de outros órgãos do Estado na data da eleição, em férias, licença ou afastamento por auxílio-doença. O primeiro turno da eleição será realizado em 26 de outubro, via web site da Cidasc. Já o segundo turno da eleição ocorrerá no dia 28 de novembro.

Cerca de 70 por cento dos eleitores do Paraná já fizeram cadastro biométrico. Segundo o juiz MÁRCIO DE LIMA de Marmeleiro, na zona eleitoral da sua comarca a biometria ainda não é obrigatória, mas mesmo assim a procura é grande. O juiz ressalta que isso é um ponto positivo, pois a partir do momento que o processo se tornar obrigatório os cerca de 21 mil eleitores terão que fazer a revisão, e isso pode ocasionar formação de filas e demora no atendimento.

Homem é preso por uso de documento falsificado. Foi ontem na rodovia SC 157 no Km 05no município de São Lourenço do Oeste. A guarnição do Posto 17 do Grupo de Polícia Militar Rodoviária prendeu em flagrante delito pelo crime de uso de documento de habilitação falsificado, um jovem de 23 anos residente em Chopinzinho. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia.

Veículos colidem na SC 480. A Polícia Militar Rodoviária Estadual do Posto 17 de São Lourenço do Oeste registrou o acidente por volta das 19 horas de ontem. Foi uma colisão traseira envolvendo o veículo RenaultScenic, placas de São Lourenço, conduzido por um homem de 41 anos, e um Uno emplacado em Pato Branco motorista de 32 anos. Neste acidente não houve feridos, nos veículo danos de pequena monta.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão. Na tarde de ontem nas dependências do Fórum da comarca de Campo Erê a PM cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 26 anos por não ter realizado o pagamento de pensão alimentícia. Ele foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

Trabalhadores são atingidos por descarga elétrica. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu por volta das 14 horas de ontem, no contorno viário Armindo Ecker, a vítimas de descarga elétrica. Os trabalhadores faziam manutenção com escada quando ela encostou na rede elétrica pública. Um homem de 27 anos sofreu queimaduras de 1º e 2º grau por todo o corpo, e o outro de 19 apresentava taquicardia e pequenas queimaduras de 1º grau. Após atendimento ambos foram conduzidos ao pronto atendimento municipal.

Uma joalheria que fica na Marcílio Dias, no centro de SMOeste, foi assaltada por volta de 18 horas e 20 minutos de ontem. Um rapaz armado, que aparentava ser adolescente, entrou no estabelecimento e apontou uma pistola para o proprietário e a filha dele. Em seguida um segundo assaltante chegou ao local. Ele usava touca e óculos escuros. A dupla fechou a porta da joalheria para que a ação não fosse vista por quem passava pela rua. Segundo a Polícia Militar, os ladrões levaram diversos objetos da loja. Eles fugiram em um veículo de cor branca, provavelmente dirigido por um terceiro envolvido. Os assaltantes não foram localizados até agora.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.