ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 17/07/2025

GLOBO EM FOCO – 17/07/25

-LULA VETA PROJETO DE LEI QUE AUMENTA NÚMERO DE DEPUTADOS PARA 531

-ALESC APROVA REAJUSTE SALARIAL DE 11 POR CENTO PARA PROFESSORES DE SC

-ASSEMIT DEBATE RECOLHA DE LIXO EM ITAPIRANGA

-SÃO JOÃO DO OESTE CONCLUI PREPARATIVOS PARA SEMANA ALEMÃ

-ITAPIRANGA FOCA EM AMPLIAÇÕES E MELHORIAS NAS REDES DE ÁGUA

-PRIMEIRA REUNIÃO DO DESFILE CÍVIVO CONFIRMA 28 ENTIDADES PRESENTES

-GESTANTE COM COMPLICAÇÃO GRAVE É TRANSFERIDA DE AVIÃO PARA LAGES

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE MAIS DE 300 QUILOS DE PRODUTOS EM MERCADO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A máxima nas últimas horas foi de 18 graus. A temperatura em queda deve ter mínima de sete graus

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

Um incêndio em um shopping na cidade de Kut, no leste do Iraque, deixou 69 mortos, incluindo crianças e mulheres. O incêndio começou durante a noite de quarta-feira, no horário local, madrugada de quinta em Brasília, e se espalhou rapidamente no shopping. Autoridades iraquianas ainda não divulgaram o que causou o acidente, porém um sobrevivente afirmou à agência de notícias AFP que um aparelho de ar-condicionado explodiu. O governo iniciou uma investigação sobre o incêndio, o mais recente em um país onde as normas de segurança são desrespeitadas com frequência.

A Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Israel e Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira, a morte de 20 pessoas que aguardavam para receber alimentos, e acusou indivíduos armados de terem provocado “um tumulto”, uma versão questionada por fontes palestinas. Na terça-feira, a ONU disse ter registrado 875 mortos no caminho para receber alimentos em Gaza desde o final de maio, 674 deles “perto de instalações da fundação”. As Nações Unidas e as principais organizações humanitárias se recusam a trabalhar com esta organização, que é acusada de violar princípios humanitários. A guerra entre Israel e Hammas se arrasta desde 7 de outubro de 2023.

O Parlamento português aprovou nesta quarta-feira um pacote de medidas que pretende endurecer significativamente a política migratória do país. Os brasileiros, que representam a maior comunidade estrangeira em Portugal, estão entre os principais afetados pelas medidas. Aprovadas com o apoio da coalizão de direita e do partido de extrema direita Chega, as novas medidas foram votadas em tempo recorde — apenas 16 dias úteis após a apresentação. Agora, o pacote segue para sanção do presidente MARCELO REBELO DE SOUSA. Entre as principais mudanças estão a restrição na concessão de vistos de trabalho, agora limitados a imigrantes altamente qualificados, e o endurecimento das regras para o reagrupamento familiar.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 267 votos a 116, o projeto que altera as regras para o licenciamento ambiental. A proposta, antes de virar lei, seguirá para sanção do presidente LULA. O projeto tramitava há 21 anos no parlamento. Ambientalistas argumentam que o texto pode reduzir o controle sobre atividades que causam degradação e trazer riscos para comunidades tradicionais. Defensores do texto, como deputados da Frente Parlamentar Agropecuária, afirmam que as novas regras vão desburocratizar processos para obtenção de licenças ambientais. Em linhas gerais, a proposta cria um novo tipo de licença especial, que autoriza obras e empreendimentos de forma mais rápida, independente do impacto ambiental, desde que a construção seja considerada estratégica pelo governo federal e dispensa a necessidade de licenciamento ambiental para ampliação de estradas e atividades de agricultura e pecuária.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, decidiu manter o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras, com a maior parte do decreto do governo Federal sem alterações. MORAES é relator de quatro ações no STF sobre o decreto, alvo de disputa entre o Executivo e o Congresso nas últimas semanas. O texto havia sido sustado pelo Congresso Nacional, e o governo recorreu à Corte para manter as mudanças. MORAES atendeu à maior parte do pedido do Ministério da Fazenda, mas suspendeu o trecho que previa cobrança de IOF sobre operações do tipo “risco sacado” — modelo de antecipação de recebíveis bastante usado por pequenas empresas como forma de obter capital de giro. Para o ministro, esse item representava uma nova hipótese de incidência tributária, sem previsão legal, o que violaria o princípio da legalidade.

O presidente LULA vetou integralmente, nesta quarta-feira, o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A decisão foi publicada o Diário Oficial da União desta quinta-feira. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso como forma de cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. A Constituição determina que a representação por estado seja proporcional à população — com o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados. Para não reduzir o número de representantes de nenhum estado, o Congresso optou por ampliar o total de vagas. Na justificativa do veto, o governo argumentou que a proposta "não observou os princípios da eficiência e da responsabilidade fiscal" e que a ampliação geraria aumento de despesas com impacto no orçamento público.

As provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, conhecido como "Enem dos Concursos", serão aplicadas em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do Brasil, sendo oito delas em Santa Catarina. As inscrições estão abertas até o dia 20 de julho e, durante o cadastro, o candidato seleciona a cidade onde deseja fazer a prova objetiva, prevista para 5 de outubro. As cidades catarinenses onde as provas serão aplicadas são Blumenau no Vale do Itajaí, Caçador no Meio-Oeste, Chapecó no Oeste, Criciúma no Sul, Florianópolis, Joinville no Norte,

Lages na Serra e São José na Grande Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas, organizadora do concurso.

O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres entra em vigor no primeiro de agosto. Nessa data, começa o trabalho de seis pesquisadoras selecionadas por meio de um edital público da Fapesc para fazer o diagnóstico, que servirá como base para as próximas ações do governo catarinense em favor das mulheres. Elas vão, durante um ano, levantar os dados para indicar um diagnóstico geral com o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina. Serão pesquisadas informações como faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho. O estudo servirá como base para as próximas ações do governo catarinense em favor das mulheres.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, mais uma série de projetos do pacote enviado pelo governado do estado ao parlamento catarinense. Entre as matérias está o projeto que concede reajuste de 11 por cento nos vencimentos dos professores da rede pública estadual. Ele será pago em duas etapas ainda neste ano: seis e meio por cento agora em julho e quatro e meio por cento em dezembro. De acordo com o governo, a medida impacta cerca de 90 mil servidores da Educação, entre ativos e inativos. Outra proposta aprovada é a isenção total do ICMS para seis itens essenciais da cesta básica: arroz, feijão e as farinhas de trigo, arroz, milho e mandioca. A alíquota, que atualmente é de sete por cento vai ser zerada. As propostas aprovadas também contemplam incentivos a setores produtivos como a indústria automobilística, por exemplo, que terá a alíquota de ICMS reduzida de 17 para 12 por cento.

No pacote de projetos encaminhados pelo Governo à Assembleia Legislativa está uma proposta de transferência de imóveis públicos a prefeituras. A proposta busca fortalecer serviços essenciais como educação, saúde, cultura e administração municipal, inclusive no Extremo Oeste. Itapiranga está entre os municípios contemplados. Em caso de aprovação, o município poderá utilizar os imóveis do Estado para implantar ou ampliar escolas e Unidades Básicas de Saúde. A medida é parte do programa Santa Catarina Levado a Sério Mais de Perto de Você, criado para aproximar o governo das necessidades locais.

No setor educacional, o município de Itapiranga vai receber 13 salas de aula destinadas a projetos de canto, música, idiomas e outras atividades educacionais. As salas são do prédio do antigo colégio São Vicente, onde atualmente está a Coordenadoria de Educação, Epagri, Cidasc e departamento de Cultura. A unidade de saúde do Santa Teresa Baixa também está inclusa no projeto e poderá ser repassada para o município. O Prefeito, ALEXANDRE RIBAS, já anunciou que irá utilizar o espaço como centro de vacinação. No projeto enviado à Assembleia Legislativa, Itapiranga também seria contemplada com uma sala da escola Ludgero Wiggers, em linha Conceição, para atividades educacionais.

A Associação dos Empresários de Itapiranga realizou na manhã de hoje a segunda edição do Café com Associados. O evento contou com a presença do Prefeito, ALEXANDRE RIBAS e abordou o lixo na cidade. Em torno de 30 empresários e moradores estiveram presentes para questionar e sugerir melhorias ao executivo para a recolha do lixo, especialmente na rua do Comércio. A Prefeitura já iniciou que irá retirar todas as lixeiras verdes e amarelas da cidade e cada morador terá que colocar os resíduos em frente as casas em horários próximos a recolha. No evento de hoje, o Prefeito voltou a frisar sobre a conscientização das pessoas. Ele destacou aos empresários que se cada um souber os horários de recolha e descartar no horário certo em frente à sua propriedade, a cidade não terá lixo acumulado em pontos específicos. A Assemit também vai atuar em parceria com o governo municipal para maior eficiência na recolha do lixo.

Itapiranga deve recolher mais de mil lâmpadas florescentes na próxima semana. Campanha será realizada entre os dias 20 e 26, contemplando todos os tipos de lâmpadas. Os itens serão recebidos no galpão do setor de Urbanismo, entre o Posto de Saúde Central e a Praça dos Pioneiros. Conforme o Diretor, MAURÍCIO PAULI, o município deve recolher em torno de mil e 200 lâmpadas para dar o destino ambientalmente correto. Ele comenta que a campanha ocorre para manter os materiais fora de lixeiras e outros locais que possam gerar transtornos durante as recolhas diárias. PAULI destaca que as lâmpadas não podem estar quebradas. Ao final da semana, o lixo será recolhido por uma empresa terceirizada, sem gerar custos adicionais à prefeitura. Segundo MAURÍCIO PAULI, o setor também projeta nova campanha de recolha de lixo eletrônico para os próximos meses.

A Uceff lançou na semana passada, o edital do projeto integrador de reformas de unidades habitacionais. A parceria entre os cursos de engenharia civil e arquitetura visa reformar uma casa ou cômodo de duas residências das cidades atingidas pela Uceff de Itapiranga. São 10 cidades com possibilidade de contemplação, sendo cinco catarinenses e cinco gaúchas. Serão escolhidas duas residências de cada estado para realizar a intervenção. A reforma terá duranção de 12 horas, com a família saindo da casa pela manhã e retornando no final da tarde com a obra concluída. As coordenadoras dos Cursos de Engenharia Civil, MIRDES HENGEN e de Arquitetura, ANA BELL HENN, estiveram na Rádio Itapiranga e destacaram a importância da formação prática dos alunos.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, MIRDES HENGEN, muitos estudantes nunca participaram de alguma obra. O objetivo é alinhar o conhecimento técnico repassado em sala de aula com as negociações na prática, envolvendo profissionais e clientes. Ela considera que essa é uma forma de enriquecer o conteúdo ofertado pela universidade e ainda, contribuir socialmente para mudar a vida de alguém. As inscrições podem ser feitas pelo site, atendendo a alguns requisitos como, ser maior de 18 anos, possuir casa própria e regularização com a prefeitura. Os interessados devem fotografar o local escolhido e enviar no e-mail explicando o porquê do pedido de intervenção. A escolha será independente a classe social.

Já a Coordenadora do Curso de Arquitetura, ANA BELL HENN, destaca que a avaliação das residências será realizada por uma comissão, composta por alunos e professores. O principal critério a ser seguido será a viabilidade, devido ao prazo de 12 horas de obra. Os alunos irão realizar visitas técnicas no espaço e projetar a melhor maneira de intervir. Segundo ANA, o projeto envolve todos os alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, como uma forma de agregar para a construção do profissional. As inscrições prosseguem até o dia 10 de agosto. O resultado será divulgado no dia 18 de agosto, na página oficial da Uceff.

O Departamento de Água e Esgoto de Itapiranga mantém uma equipe permanente para garantir abastecimento em 100 por cento do território do município. Os profissionais também buscam conter os constantes vazamentos para reduzir o desperdício de água. Expansão das redes de distribuição demandam planejamento e investimentos no setor. De acordo com o Diretor de Água e Esgoto de Itapiranga, OSMAR MUELLER, a rotina inclui ligações novas de água e esgoto e reparos para conter vazamentos. Em algumas situações é bastante difícil identificar os vazamentos, por ocorrerem em locais de difícil acesso. A expansão de bairros e loteamentos no interior resulta em instalações de novas redes e adequações de canalização de água e esgoto.

Conforme o Diretor de Água e Esgoto de Itapiranga, OSMAR MUELLER, obras de empreendimentos particulares também impactam na adequação do sistema de abastecimento de água. O Diretor comenta que é preciso manter investimentos elevados, pois Itapiranga oferece uma condição privilegiada aos consumidores de terem acesso a água tratada em qualquer local do território municipal. Segundo OSMAR MUELLER, a troca de tubulação está no planejamento em diferentes redes de distribuição de água. Obras de infraestrutura na cidade também demandam de melhorias nas redes de água e esgoto.

O desfile de sete de setembro terá mudanças no protocolo neste ano. A primeira reunião para a organização do ato ocorreu nesta terça-feira e definiu os detalhes da programação. Entre as mudanças, a execução do hino nacional será realizada após o início do desfile e o palco será em outro local. Conforme a integrante do apoio pedagógico da Secretaria da Educação de Itapiranga, CÍNTIA KLEIN, a primeira reunião teve a confirmação de 28 entidades para o desfile cívico. No ano passado, foram 44 grupos participantes. Ela comenta que ainda existe prazo para novas confirmações. A integrante do apoio pedagógico destaca que o desfile deste ano será sobre a cidadania e o patriotismo, com foco na independência do Brasil e não terá outras temáticas.

Em entrevista à Rádio Itapiranga, a integrante do apoio pedagógico da Secretaria de Educação, CINTÍA KLEIN menciona que já inicia também a preparação para o desfile do próximo ano, que abordará os 100 anos de colonização de Porto Novo. De acordo com ela, seis, das 14 escolas da rede municipal de ensino irão participar do desfile cívico. CÍNTIA KLEIN explica que ocorre revezamento dos educandários, com participação intercalada. O desfile inicia às nove horas e 30 minutos e seguirá no sentido JBS ao centro da cidade. Segundo ela, o palco será na rua Padre JOÃO RICK e não terá interferência na rua do Comércio. Cita que essa foi uma sugestão de participantes, mantendo a rua do desfile livre de toda a estrutura.

São João do Oeste conclui preparativos para décima quinta semana alemã. Abertura oficial será neste sábado, a partir das 19 horas e 45 minutos, no Ginásio Municipal. O Prefeito de São João do Oeste, SÉRGIO THEISEN, destaca a conclusão dos detalhes da preparação para a semana de festas. Ele lembra que a primeira edição da Deutsche Woche ocorreu em 2009, na sua primeira gestão como prefeito. Para THEISEN, o momento é especial. O Prefeito comenta que nos últimos anos a Semana Alemã teve crescimento significativo, com grande mobilização da cidade e visitantes. Ele ressalta a participação do comércio, com envolvimento importante na ornamentação de fachadas de lojas. Segundo SÉRGIO THEISEN, os eventos como baile dos idosos, café colonial e jantar típico, já estão com grande número de confirmações. O café colonial não possui mais fichas a disposição.

Vereadores aprovam e cuca se torna patrimônio histórico, cultural e gastronômico de São João do Oeste. Projeto de lei foi aprovado na sessão desta segunda-feira. Conforme o Prefeito, SÉRGIO THEISEN, a cuca, prepara da maneira tradicional, é um símbolo desde a colonização de Porto Novo, que segue enraizado na cultura do município. Ele considera que a cuca faz parte do dia a dia dos moradores e deve ter a representação, sendo um atrativo a mais para a festa. THEISEN lembra que o festival da cuca ocorre neste domingo, a partir das 15 horas. Segundo SÉRGIO THEISEN, o grande momento da semana será o sábado de encerramento, com desfile típico, que deve reunir o maior número de pessoas. Já ocorre a conclusão da organização do desfile. A projeção é de que mais de 10 mil pessoas passem por São João do Oeste durante a Semana Alemã.

Dois mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Militar na tarde e noite de quarta-feira, em São Miguel do Oeste. A primeira prisão ocorreu por volta das 17 horas, na Rua Chuí. Um jovem de 19 anos foi detido após a guarnição receber informações de que ele possuía um mandado de prisão ativo pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi abordado, informado sobre o mandado e preso em seguida. Mais tarde, por volta das 19 horas, um idoso de 63 anos, foi localizado em sua residência na Avenida Willy Barth. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por lesão corporal e ameaça. Ambos foram encaminhados para a Polícia Científica e após, encaminhados para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.

Uma gestante de 27 anos, moradora de São Miguel do Oeste, foi transferida pelo transporte aeromédico para Lages, na Serra Catarinense, na tarde desta quarta-feira. A aeronave Arcanjo-04, do Estado, realizou o voo do Aeroporto Hélio Wassun até o Aeroporto de Lages. A paciente, que estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, apresentou uma complicação grave, necessitando de atendimento especializado e um leito de UTI neonatal. A gestante foi transportada de avião para encurtar a distância e garantir maior qualidade no atendimento. A transferência contou com o apoio da equipe do SAMU de São Miguel do Oeste, além da equipe do SAMU e do Corpo de Bombeiros pertencentes ao Arcanjo-04, que fica lotado em Joaçaba.

Mais de 300 quilos de produtos impróprios para consumo foram apreendidos em um supermercado de São Miguel do Oeste na tarde desta quarta-feira. A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária do município com o apoio da CIDASC. Foram encontrados produtos comercializados fora da data de validade, além de produtos de origem animal sem o cuidado e armazenamento correto. Os fiscais encontraram ainda bebidas alcoólicas sem rótulo e outros produtos sem a inspeção sanitária necessária. Conforme o Gestor Regional da CIDASC, DIOGO GADOTTI, a companhia foi acionada pela Vigilância Sanitária para auxiliar na apreensão dos produtos incompatíveis com a legislação. A empresa responsável foi notificada e orientada sobre as determinações e legislações corretas.

Um roubo por volta das três horas e 30 minutos de hoje mobilizou a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira. O crime ocorreu no antigo pátio de uma empresa de viagens, às margens da BR-163. Segundo a Polícia Militar, a vítima dormia em uma barraca de venda de cebolas quando foi surpreendida por dois homens encapuzados. Eles exigiram a chave de uma caminhonete, um Nissan Frontier, que estava estacionada atrás da estrutura. Ao questionar os criminosos, a vítima foi alvo de um disparo de arma de fogo, que não o atingiu. Após correr em busca de ajuda, a vítima retornou e percebeu que a caminhonete havia sido levada. A polícia fez buscas na região, mas até o momento o carro não foi localizado.

Golpista cai no próprio golpe e transfere dinheiro para vítima em São José do Cedro. Um caso inusitado envolvendo o golpe do falso advogado ganhou repercussão nesta semana em São José do Cedro. THAISE FAVERO, moradora do município, conseguiu virar o jogo e enganar um estelionatário que tentou aplicar um golpe envolvendo um suposto processo judicial em nome dela. THAISE conta que o golpista entrou em contato com o marido dela, dizendo ser advogado e informando que um processo judicial havia sido aprovado, com valor a receber superior a 80 mil reais. A vítima reconheceu o golpe, já que conhece a advogada verdadeira. Ao invés de ignorar o contato, decidiu se passar por uma cliente ingênua. Ela pediu ajuda para abastecer o carro. O golpista acreditou na história e fez um PIX de 50 reais para ela. Quando percebeu que havia sido enganado, o criminoso xingou a mulher e bloqueou o contato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.