ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 17 07 2020

-PRIMEIRA PARTE DA REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ ENTREGUE AO CONGRESSO NA TERÇA-FEIRA

-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SUSPENDE RECESSO PARLAMENTAR DE JULHO

-PEPERI DEFINE PROJETO ELEIÇOES 2020 COM DEBATES ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO

-AMEOSC DOBRA NÚMERO DE CASOS DE COVID-19 A CADA DUAS SEMANAS

-VEREDORES MANTÉM VETO DO PREFEITO À EMENDA DO CONTORNO VIÁRIO

-MORADOR DA REGIÃO PERDE TRES MIL E 500 REAIS EM GOLPE VIA WHATSAPP

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRAFICO DE COCAÍNA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Rússia planeja produzir 30 milhões de doses de uma vacina experimental contra Covid-19 domesticamente neste ano, e tem potencial de fabricar outras 170 milhões de doses no exterior. A informação foi dada pelo chefe do fundo de saúde soberano do país. O primeiro teste da vacina com humanos, feito com 38 pessoas durante um mês, terminou nesta semana. Pesquisadores concluíram que ela é segura e induz uma reação imunológica, mas que a intensidade da reação ainda não está clara. Um teste de Fase 3 maior com vários milhares de pessoas deve começar em agosto.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que as fronteiras com o México e o Canadá permanecerão fechadas para a maioria das viagens até ao menos 20 de agosto para conter o avanço do novo coronavírus. Os Estados Unidos ainda são o país mais afetados pela pandemia, com mais de três milhões e meio de casos e 138 mil mortes. Como os contágios continuam elevados, outros governos aplicaram restrições de viagem aos Estados Unidos, inclusive sob recomendação da União Europeia. No Canadá, autoridades de várias províncias também se manifestaram contra a abertura da fronteira com os Estados Unidos para impedir um aumento de casos.

O presidente argentino ALBERTO FERNÁNDEZ reiterou nesta quinta-feira a rejeição de seu governo às sanções contra a Venezuela e pediu a convivência democrática no país do Caribe e o respeito pelos direitos "em qualquer lugar do mundo". O presidente mencionou a declaração argentina apresentada em Genebra ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, após um relatório sobre a situação na Venezuela. Na terça-feira, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, estimou que a independência do sistema de justiça venezuelano foi prejudicada, contribuindo para a impunidade e a persistência de violações dos direitos humanos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira em uma transmissão ao vivo em uma rede social que o ministro interino da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, vão ficar no governo. A saída de SALLES tem sido cogitada desde a divulgação de declarações dele na reunião ministerial de 22 de abril, quando disse que o governo deveria aproveitar as atenções da imprensa voltadas para a pandemia do novo coronavírus para "passar a boiada" na questão ambiental. O general EDUARDO PAZUELLO assumiu o Ministério da Saúde interinamente, e a pasta está sem titular há 62 dias, desde a saída de NELSON TEICH.

O pastor e professor MILTON RIBEIRO tomou posse nesta quinta-feira como novo ministro da Educação. RIBEIRO é o quarto ministro da Educação no governo BOLSONARO e foi anunciado como novo chefe da pasta na sexta-feira. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, e o presidente JAIR BOLSONARO, que está com coronavírus, participou por videoconferência. O novo ministro tem 62 anos, nasceu em Santos, é teólogo e advogado, com doutorado em Educação. Ele também é pastor da Igreja Presbiteriana. No discurso de posse, disse que buscará ter "grande diálogo" com "acadêmicos e educadores" e afirmou ter "compromisso" com o Estado laico.

A primeira parte da proposta de reforma tributária do governo será enviada ao Congresso na terça-feira. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Em transmissão ao vivo promovida por uma corretora, ele disse que pretende ir à casa do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE entregar uma versão fatiada do texto sem o imposto sobre pagamentos eletrônicos, que ficaria para uma segunda etapa. Segundo GUEDES, a primeira parte da proposta do governo sobre a reforma tratará apenas a unificação de impostos federais e estaduais num futuro Imposto sobre Valor Agregado dual. O texto do governo será unificado às propostas da Câmara e do Senado que tramitam na comissão mista desde o início do ano.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiu não entrar em recesso em julho. A decisão foi tomada em reunião dos líderes das bancadas partidárias e dos blocos parlamentares. Os deputados entendem que o legislativo não pode interromper as atividades diante das dificuldades enfrentadas pelo estado na pandemia do coronavírus. Pela Constituição Estadual, a Alesc entraria em recesso parlamentar neste sábado e retomaria as atividades no dia primeiro de agosto. Com a suspensão do recesso, as sessões e reuniões das comissões, incluindo a Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores, prosseguem normalmente nas próximas duas semanas.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde emitiu um documento em que recomenda ao estado adotar medidas mais "severas" de prevenção ao novo coronavírus. Atualmente Santa Catarina tem um plano regionalizado de ações, em que as prefeituras decidem as medidas contra a doença. O documento da Vigilância em Saúde foi assinado na terça-feira. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA, disse que tem ciência do parecer, mas que por enquanto a estratégia segue a mesma e que o estado vai aguardar um pouco mais as medidas tomadas pelos municípios desde a sexta-feira.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS afirmou que o governo do estado não tem sido omisso na gestão da pandemia do novo coronavírus e que cabe às prefeituras tomar decisões mais duras caso julguem necessário. No começo de junho, o Poder Executivo do estado divulgou um plano regionalizado para que administrações municipais decidissem por restrições ou não. MOISÉS, que nesta semana anunciou estar curado da Covid-19, disse que a regionalização no enfrentamento à pandemia era um desejo das próprias administrações municipais, após a decretação da quarentena em Santa Catarina em março. O governado disse que os prefeitos devem assumir a responsabilidade assim como ele fez.

A Rede Peperi de Comunicação concluiu o projeto Eleições 2020. Com a definição da data da votação para o primeiro turno em 15 de novembro, a Peperi organizou o esquema de cobertura das emissoras de Itapiranga, São José do Cedro, Campo Ere, Iporã do Oeste e São Miguel do Oeste. Assim como em anos anteriores, a Peperi vai cobrir o período eleitoral com entrevistas, notícias e os debates com os candidatos a prefeito dos principais municípios da região. O portal da Peperi também vai acompanhar esse processo com matérias especiais. No dia da eleição a Peperi vai fazer uma grande transmissão ao vivo, com informações dos locais de votação e os detalhes da apuração dos votos a partir das cinco horas da tarde. O projeto Eleições 2020 está pronto e prioriza, mais uma vez, a informação de qualidade para os ouvintes das emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação e para os leitores do portal da Peperi na internet.

As emissoras da Peperi vão manter o mesmo sistema e formato das eleições anteriores para a organização e realização dos debates com os candidatos, com pequenas alterações por conta da pandemia do coronavírus. A informação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, o número de assessores que vão acompanhar o candidato no debate será extremamente reduzido. Além disso, algumas questões ainda podem ser ajustadas por conta da pandemia. As regras gerais já foram pré-definidas pela Peperi e os detalhes dos debates serão acertados em reunião com a participação dos partidos e coligações. BALDISSERA comentou que o projeto Eleições 2020 reforça o compromisso da Peperi com a democracia, com a cobertura jornalística isenta e imparcial e com a informação de credibilidade para o ouvinte e internautas da Peperi.

Os debates eleitorais com os candidatos a prefeito da região estão projetados para o mês de outubro e novembro na Rádio Peperi 99,9. O roteiro de programas começa no dia três de outubro com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. No dia 10, o debate será com os candidatos de Romelândia. Dia 17 de outubro será a vez de Barra Bonita e dia 24 com Bandeirante. O debate com os candidatos a prefeito de Paraíso está programado para o dia 31 de outubro. O último debate da série está previsto para o dia sete de novembro, mais uma vez com os candidatos de São Miguel do Oeste. No dia 14, véspera da eleição, a Peperi vai produzir um programa especial com todas as informações sobre a votação do dia seguinte.

O Cemitério do bairro Santa Rita foi alvo de uma ação de vandalismo e furto esta semana. Ainda na quarta-feira, moradores da comunidade perceberam a ação e informaram à chefe de divisão de Cemitérios Municipais, IVANETE POVALA, que confirmou a situação e registrou Boletim de Ocorrência. De acordo com o que foi averiguado no local, foram furtadas 160 argolas de gavetas de sepulturas, em cobre e alumínio, além de diversas letras e números. O ato criminoso aconteceu na parte antiga do Cemitério, durante a noite ou madrugada de terça para quarta. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, que também é responsável pela administração dos cemitérios municipais, lamenta o ocorrido, e informa que também serão licitadas câmeras de vigilância para instalar no local.

O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo um projeto para atender pessoas com sofrimento psíquico durante a pandemia do coronavírus. O projeto "Conexões Saudáveis" tem o objetivo de criar uma rede de conexões, orientações e informações para as pessoas que estão sofrendo algum tipo de problema como estresse, depressão e ansiedade. De acordo com a coordenadora do curso, professora LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA, o atendimento será feito por telefone. O projeto também vai atender pessoas com dificuldades escolares, abusos, dependência de álcool, violência e outras questões de saúde mental. A população que tiver interesse em receber essas informações e orientações deverá ligar, a partir do mês de agosto, no telefone 3631-1655.

As ligações para atendimento via projeto Conexões Saudáveis serão atendidas pelos acadêmicos de Psicologia, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A informação é da professora coordenadora do curso, professora LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. Ela explicou que a mudança de rotina provocada pela pandemia da Covid-19 e a redução do contato social e físico com familiares e demais pessoas estão associadas a um aumento do sofrimento psíquicos. Outras questões relacionadas à situação financeira e as incertezas em relação ao futuro, assim como o confinamento, contribuem para o agravamento do quadro. LISANDRA disse que o projeto "Conexões Saudáveis" vai prestar informações de caráter psicológico que podem ajudar a pessoas a enfrentar esse momento.

O projeto Conexões Saudáveis será o tema da entrevista de amanhã do programa Peperi Rádio Repórter. A coordenadora do curso, professora LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA vai falar sobre os motivos que levaram o curso de Psicologia a desenvolver o projeto e a importância da iniciativa para a população. Ela também vai analisar as consequências da pandemia do coronavírus para a saúde mental das pessoas. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 e meia da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com a professora LISANDRA inicia por volta das 11 e meia.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso recebeu, nesta semana, um repasse de 500 mil reais do governo federal. O valor é oriundo de uma emenda parlamentar do Senador JORGINHO MELLO. Os recursos provenientes do ministério da saúde foram depositados na conta da prefeitura municipal através do Fundo Municipal de Saúde. Esse procedimento garante a liberação mais rápida do que se o valor fosse encaminhado diretamente para a conta do Hospital. O valor deve ser aplicado em ações de combate a Covid-19 e outras enfermidades. Em nota, o deputado MAURICIO ESKUDLARK disse que o pedido para a destinação de recursos para o Hospital foi levado pela bancada ao senador JORGINHO MELLO que elaborou uma emenda para garantir os valores.

Mais nove pessoas, cinco homens e quatro mulheres, entraram para a lista de recuperados de covid-19 em São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. Outros quatro homens testaram positivo para a doença no dia de ontem. Desde o começo da pandemia, a cidade registrou 162 casos e 145 já se recuperaram. 17 pessoas ainda estão com o vírus ativo no momento, todas em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu para 44 por cento. Quatro pacientes com Covid-19 permanecem internados, três com a doença confirmada e um suspeito. Na Enfermaria são quatro internados, dois suspeitos e dois positivos.

O governador foi infeliz ao declarar que os prefeitos deveriam assumir a responsabilidade assim como ele disse ter feito para enfrentar a pandemia do coronavírus. O comentário é do presidente da Ameosc e prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que não é horas de empurrar a responsabilidade ou culpa para ninguém. Para CASTRO, este é omomento de desenvolver ações para evitar o contagio e enfrentar as consequências da pandemia do coronavírus. Ele disse que a grande preocupação dos prefeitos é com a estrutura de saúde da região para atendimento dos casos. CASTRO citou que os prefeitos da Ameosc estão tomando medidas e agindo com responsabilidade neste momento.

A quantidade de casos de coronavírus está dobrando a cada duas semanas na região da Ameosc. A informação é do prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO. De acordo com ele, os 19 municípios já confirmaram cerca de 550 casos e 400 já se recuperaram. O prefeito destacou que o extremo-oeste ainda tem cerca de 150 pessoas com o vírus ativo, a grande maioria em isolamento domiciliar. Ele citou que os prefeitos estão atentos e recentemente decidiram manter a proibição de eventos e atividades na áreas de eventos, culturas e esportes até o dia dois de agosto, diferente do estado que havia liberado o setor. Na última semana, ogoverno voltou atrás e manteve a proibição. Na próxima quarta-feira, prefeitos e secretários do colegiado de Educação vão debates as questões sobre o retorno das aulas presenciais.

O presidente do poder Legislativo, EVERALDO DI BERTI, assinou na tarde de ontem a promulgação das leis complementares que alteram as normas relativas ao parcelamento do solo urbano e do Plano Diretor. Os projetos, de autoria do Poder Executivo, foram aprovados em sessões da Câmara em maio e junho, quando foram alterados por emenda de vereadores. Ao retornar ao Executivo, o prefeito vetou os projetos: o do Plano Diretor foi vetado parcialmente, e o do Parcelamento do Solo Urbano teve veto total. Os vereadores apreciaram e derrubaram os dois vetos. Agora, as leis complementares foram promulgadas pelo presidente do Legislativo. Com a publicação das duas leis, elas passam a vigorar.

A câmara de vereadores realizou mais uma sessão ordinária virtual na noite de ontem. Entre os assuntos da pauta, foi votado o projeto de lei que autoriza o chefe do Poder Executivo a receber, em nome do município, uma doação do Rotary Clube. A entidade vai repassar 200 mil reais para a prefeitura que serão aplicado no projeto de construção da casa de apoio para familiares de pacientes internados no Hospital Regional. A estrutura será construída no bairro São Gotardo e deve custar cerca de 750 mil reais. O restante do valor virá de uma emenda do deputado MAURICIO ESKUDLARK e de recursos próprio da administração municipal. A ordem de serviço para início das obras já foi assinada pelo prefeito WILSON TREVISAN.

A Câmara de Vereadores acatou por unanimidade o veto do prefeito a emenda que retira o contorno viário oeste do sistema viário municipal. O projeto havia sido aprovado nos meses de maio e junho e foi modificado por quatro emendas. Os vereadores alteraram o projeto original no artigo que trata sobre o Contorno Oeste na relação das vias estruturais, arteriais e coletoras. O veto foi apreciado na sessão desta quinta-feira por videoconferência. O assunto gerou muito polemica nas últimas semanas. Os vereadores mudaram de ideia depois que o ministro dos Transportes, TARCISIO FREITAS confirmou que o contorno viário está no projeto de revitalização da BR 163 e a que intenção do governo federal é executar a obra em 2022. O veto foi mantido por unanimidade.

A emenda que tentou retirar o traçado do contorno oeste do sistema viário foi rejeitada pelo prefeito porque é contrária ao interesse público. Na exposição de razões do veto, o prefeito WILSON TREVISAN também alegou que a previsão para instituir o Contorno Oeste é uma conquista "árdua e histórica, que envolveu várias autoridades para tornar esse feito possível". Na visão do executivo, o objetivo do Contorno Oeste é criar uma alternativa para desviar o trânsito do perímetro urbano do município, retirando os veículos pesados da Willy Barth além de gerar valorização imobiliária ao fornecer acesso pavimentado a imóveis no interior do Município. O prefeito citou ainda que a emenda poderia levar o Dnit a desistir de implantar o Contorno Oeste, uma vez que o projeto ficaria inviabilizado. Com a manutenção do veto, o anel viário continua previsto no sistema viário municipal.

Um morador de Itapiranga, com suspeita de Covid-19 e com recomendação de isolamento, foi flagrado nesta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste. O homem foi abordado pela Polícia Militar. Ele disse aos policiais que em decorrência de sintomas gripais foi afastado do trabalho por determinação médica pelo período de 10 dias a partir da última terça-feira e deveria ficar em isolamento domiciliar por determinação da vigilância epidemiológica de Itapiranga. A guarnição da PM lavrou o Termo Circunstanciado para comparecer em juízo. O homem pode ser responsabilizado por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Um morador de Iporã do Oeste perdeu três mil e 500 reais em um golpe na tentativa de quitar o financiamento de um veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas da manhã de ontem pela Polícia Militar. A vítima relatou à PM que entrou no site de uma financeira e pediu para negociar a quitação de seu veículo. Após preencher alguns dados, ele foi direcionado para uma conversa via aplicativo WhatsApp. Após fazer a negociação, o cliente efetuou o pagamento de um boleto no valor de três mil e 500 reais. Depois de cinco dias úteis, ele entrou em contato com a financeira e foi informado de que as parcelas não foram quitadas e que não havia nenhum acordo com a solicitante no sistema. A vítima tentou novo contato com o número que havia negociado, porém foi bloqueado. A PM foi acionada e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Uma operação integrada das Policias Civil e Militar cumpriu mandados judiciais e prendeu um homem por tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira em São José do Cedro. Segundo informações do delegado SANDRO ZANCANARO, a Polícia fez buscas na comunidade de Linha Derrubada. Durante a operação, um homem investiu contra os policiais e foi alvejado na perna. Os policiais apreenderam cerca de um quilo de maconha, cocaína e dinheiro. De acordo com o delegado, o suspeito é suspeito de ser o responsável pela distribuição da droga no município e região.

Um homem foi preso por tráfico com cloridrato de cocaína nesta quinta-feira em Descanso. O fato ocorreu por volta das cinco horas da tarde de ontem na estrada geral de acesso à linha Traíra em Descanso. A PM abordou um veículo e localizou uma pedra de cocaína, utilizada por traficantes para a venda, e mais duas porções da droga. O condutor do veículo foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O entorpecente e o veículo foram apreendidos e levados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.