ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 17/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Parlamento da União Europeia confirmou nesta terça-feira o nome de URSULA VON DER LEYEN como presidente da Comissão Europeia. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela toma posse em primeiro de novembro para um mandato de cinco anos, substituindo o luxemburguês JEAN-CLAUDE JUNCKER. Ela recebeu apoio de chefes de governo europeus como o presidente da França, EMMANUEL MACRON, e da primeira-ministra alemã, ANGELA MERKEL. VON DER LEYEN recebeu votos de 383 parlamentares e outros 327 votaram contra.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um votou de repúdio ao presidente DONALD TRUMP por atacar racialmente quatro deputadas democratas pertencentes a minorias. A votação simbólica visa constranger o presidente e seus colegas republicanos que ficaram com ele nesta questão. Quatro republicanos se juntaram a todos os democratas na Câmara e um deputado independente para repreender o presidente pela série de tuítes que publicou no domingo, nos quais ele disse a um grupo de deputadas para "irem para casa e ajudarem a consertar os lugares completamente quebrados e infestados de crime de onde vieram".

O ex-presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO foi preso nos Estados Unidos na manhã desta terça-feira. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos atendeu um pedido para que TOLEDO seja extraditado ao seu país de origem, onde foi denunciado por supostamente receber propina milionária da construtora Odebrecht. O ex-presidente foi levado para se apresentar diante de um juiz na Califórnia e ficará sob custódia pelo menos até sexta-feira, quando terá nova audiência. De acordo com as investigações preliminares, TOLEDO pediu propina de 20 milhões de dólares aos representantes da Odebrecht no Peru em troca de uma concessão para a construção de uma estrada.

Depois da divulgação de supostas mensagens de integrantes da Lava Jato, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, disse nesta terça-feira em reunião com oito procuradores da força-tarefa de Curitiba que a operação tem apoio "institucional e administrativo" da Procuradoria Geral da República. DODGE se reuniu com o coordenador da força tarefa da Lava Jato, DELTAN DALLAGNOL, e outros sete investigadores da operação na sede da PGR em Brasília. Esse foi o primeiro gesto de DODGE em defesa da operação desde o início das divulgações das reportagens do site The Intercept Brasil.

O Ministério da Economia deve permitir que os trabalhadores saquem até 35 por cento dos recursos de contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A expectativa do governo é que a medida injete até 42 bilhões na economia. Uma reunião no Ministério da Economia, realizada ontem, apontou que uma das ideias é autorizar os saques na seguinte proporção: quem tem até cinco mil no fundo, poderia pegar 35 por cento do saldo; trabalhadores com até 10 mil no FGTS teriam autorização para sacar 30 por cento. Ainda se discute qual parcela terá direito quem tem entre 10 e 50 mil no FGTS, mas o percentual não foi definido. Acima de 50 mil, o trabalhador só poderia sacar 10 por cento do saldo total. A medida deve ser definida e anunciada nos próximos dias.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, acolheu pedido da defesa do senador FLÁVIO BOLSONARO e suspendeu temporariamente todas as investigações em curso no país que tenham como base dados sigilosos compartilhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça. No fim de 2018, o Coaf revelou movimentação atípica de um milhão e 200 mil reais na conta de FABRÍCIO QUEIROZ, que havia atuado como motorista e assessor de FLÁVIO BOLSONARO. TOFFOLI determinou que, a contar da data da decisão, todos os processos que discutem provas obtidas pelo Fisco e pelo Coaf sem autorização judicial devem esperar decisão definitiva da Corte. O julgamento que irá analisar o tema do compartilhamento de dados por órgãos de fiscalização e controle está marcado para 21 de novembro.

Cerca de 100 agentes públicos participaram nesta terça-feira da Operação Posto Seguro. Desde a meia-noite, eles estiveram em 30 postos de combustíveis, nas cidades de Florianópolis, São José, Itajaí, Joinville, Itapema e Porto Belo. O objetivo era fiscalizar a qualidade dos produtos vendidos e aferir as bombas. Os agentes lacraram quatro bombas. Elas tinham problemas como rompimento de lacres e abastecimento fora da especificação, ou seja, despejavam nos tanques de combustíveis uma quantidade menor do que o marcador cobra dos motoristas. O trabalho foi coordenado pelo Inmetro. Ninguém foi preso.

Na última sessão antes do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputados ainda têm projetos importantes para votar nesta quarta-feira, em Florianópolis. Na pauta do dia, devem entrar os três últimos projetos que faltam para regulamentar os benefícios fiscais concedidos pelo governo do estado a empresas. A votação, no entanto, não coloca um ponto final no assunto. Quando os parlamentares voltarem, em primeiro de agosto, terão que analisar outros dois projetos sobre o mesmo tema. Um deles detalhando os benefícios a 17 setores e outro com os segmentos que ficaram de fora.

A maioria das vítimas de feminicídio em Santa Catarina é branca, não terminou o ensino médio e tem média de idade de 33 anos. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Tribunal de Contas do Estado, que traçou um perfil das mulheres mortas pelos parceiros ou ex-companheiros entre 2011 e 2018. Nesse período, foram 353 vítimas, o que gera uma média de uma a cada oito dias. Santa Catarina é o quinto estado brasileiro com mais casos desse tipo de assassinato. A maioria das vítimas é do Oeste catarinense. Segundo o estudo, 75 por cento das vítimas não terminaram o ensino médio, 85 por cento são brancas e 80 por cento dos agressores são homens brancos com média de idade de 35 anos.

Comissão tem tudo pronto para mais uma edição do Festerê. Acontece amanhã a Final do Festival Fase Municipal de Campo Erê. Será a partir das 20 horas no Tênis Clube do município. NELSON TRESOLDI – presidente da CCO, ressalta que as apresentações começam com calouros do município para escolha dos vencedores dessa edição. Lembra que para essa fase foram classificados candidatos das categorias mirim calouros, infanto-juvenil e adulta.

Classificados na categoria mirim são oito calouros. Sobem no palco do Festerê Fase Municipal: POLIANA DO CAMPO; PEDRO MACHADO DA SILVA; RAISSA DE FARIAS; AMANDA SENSI;

JONATAN XAVIER; LUAN DOS SANTOS; MARIANA DOS SANTOS e ANDRÉ BONACINA. Já na Categoria infanto juvenil serão dez calouros: ASHLEI PINHEIRO; MARIA EDUARDA BONFANTI; YARLEI FREITAS; GABRIELA FIDELIS; PAOLA MACHADO; NICOLY PICININI; ERIC FARIAS;

ANA CLARA DANELUZ; JOÃO PEDRO XIRREIA e LUCAS e GABRIELA.

Categoria adulto terá dez apresentações. Cantam amanhã na Fase Final do Festerê Municipal: LINDOMAR e SIDIMAR; LEANDRO eCASSIANO; ERICA DE MELLO; SIDIANE e LIZIANE; MOACIR e DONIZETTE; SHAIANE AURÉLIO; CRISTIANE GONÇALVES; LUCAS DE OLIVEIRA; ANA JÚLIA e NERI e JEAN. Os vencedores de cada categoria levam troféu medalha e premiação em dinheiro.

Festerê Fase Nacional reúne calouros de várias regiões do país. TRESOLDI destaca que a exemplo dos anos anteriores, candidatos de vários estados se inscreveram para as apresentações. Neste ano confirmaram presença para a categoria sertaneja e nativista 25 apresentações. Já na categoria popular e gospel são 22 pessoas a subirem no palco. O presidente lembra que a classificatória dessa fase acontece na sexta-feira e a final no sábado.

Banda América fará acompanhamento dos calouros. Segundo o presidente da CCO, é a mesma banda das edições anteriores do Festerê. Os ensaios para a fase municipal ocorrem amanhã, durante o dia, e para a fase nacional ocorrem na sexta a tarde. Conforme regulamento, os cantores de municípios até 50 quilômetros de distância terão que obrigatoriamente ensaiar de manhã, das 08 ao meio dia, inclusive calouros de Campo Erê, se alguém de distância maior quiser ensaiar pela manhã fica liberado respeitando a ordem de chegada.

Levantamento aponta que índice de droga, violência e abuso sexual contra menores é alto na comarca. Quem comenta o assunto é DAIANNY PEREIRA – promotora da jurisdição de Campo Erê. Ela conta que recebeu os dados do sargento, policial militar e instrutor do Proerd DIRCEU SCHNEIDER. Revela que pretende tomar medidas preventivas como por exemplo, a conscientização de pais e alunos. Para começar, no dia nove de agosto será realizada uma palestra com pais de alunos do município de Campo Erê. Na oportunidade serão apresentadas todos os tipos de violência, não só a sexual que seria a mais conhecida na sociedade. Além disso, será feita uma ampla explanação sobre o uso de droga, que tem preocupado e muito as autoridades da comarca.

Campo Erê por ser o maior munícipio da comarca, tem o maior índice de crime. A observação é da promotora de justiça. Ela diz que apesar disso, não descarta ações de prevenção e conversa com pais e alunos sobre droga e violência em todos os municípios da comarca, que mesmo pequenos contribuem para esses dados. DAIANNY destaca que o papel do Ministério Público não é apenas repressivo e sim de prevenção. Por isso, a ideia durante a palestra é iniciar a conversa com prevenção e encerrar deixando os pais cientes das responsabilidades que cada ato pode trazer.

Presença de psicólogo na escola reduziria índice de droga, violência e abuso contra menores. A constatação é da promotora de justiça da comarca de Campo Erê DAIANNY PEREIRA. Ela diz que em conversa com alunos das escolas estaduais de Campo Erê, pôde perceber que muitas vezes as ações ocorrem por causa de problemas familiares. A dificuldade está dentro de casa e é levada muitas vezes para fora, para a sociedade e escola. Tendo um profissional a disposição para ouvir os alunos e ajudar a identificar a raiz do problema certamente os índices diminuiriam.

Muitas crianças atendidas pelo Proerd já tiveram contato com droga. A promotora relata que a situação se torna ainda mais preocupante, pois antes mesmo de completar 14 anos os jovens estão conhecendo e participando de crimes. O programa de resistência as drogas trabalhado em toda comarca ajuda o jovem a conhecer e entender os caminhos existentes, assim como muitos já tem o contato com a droga e violência, muitos outros são resgatados dessa realidade. Do uso para o tráfico, na opinião da promotora é só questão de tempo, sem contar a dependência química que traz inúmeros reflexos na vida.

PM apreende uma tonelada de maconha e recupera veículos roubados. Ontem, por volta das 23 horas no centro de Marmeleiro, foi realizado abordagem a dois veículos suspeitos. Ao tentar abordagem empreenderam fuga. A polícia iniciou acompanhamento tático por diversas ruas da cidade logrando êxito na abordagem do veículo HyundaiHB 20 quando ele bateu num poste. Um segundo automóvel um VWPolo foi acompanhado até uma estrada vicinal onde o motorista abandonou o veículo e se embrenhou no mato. Buscas foram realizadas, porém sem êxito.

Ambos os veículos estavam carregados com maconha totalizando aproximadamente uma tonelada. Após verificação minuciosa foi constatado que eram clonados e com alerta de roubo nas cidades de Porto Alegre e Canoas-RS. O motorista do HyundaiHB 20, de 21 anos, foi preso e responderá pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e dano ao patrimônio público.

Polícia prende suspeito de estuprar enteada durante três anos. A Polícia Civil de Maravilha cumpriu ontem a um mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da Comarca contra um homem de 38 anos, o qual é investigado pela prática do delito de estupro contra sua enteada, de 14 anos de idade. No dia 24 de junho a Polícia Civil de Maravilha tomou conhecimento através da avó paterna da adolescente da prática de delito contra a dignidade sexual da adolescente, que residia com o agressor e estava sendo violentada há aproximadamente três anos. Imediatamente foi instaurado Inquérito Policial para apuração da autoria e materialidade da infração penal.

Após os procedimentos iniciais e diante da gravidade dos fatos e foi pedida a prisão preventiva, que foi indeferida pela justiça. Após demais diligências efetuadas, sendo angariadas testemunhas, bem como novos relatos da vítima, conforme novas declarações, a Autoridade Policial novamente representou pela expedição de prisão preventiva do suspeito, que desta vez foi acatada pelo poder judiciário. Depois do mandado, o homem foi preso ontem por volta das 14 horas. Ele foi conduzido para a Unidade Prisional de Maravilha.

Suspeito de estupro de criança de cinco anos é preso em ação conjunta em Romelândia. A Polícia Civil e Militar de Romelândia e de Anchieta cumpriram ontem a um mandado de prisão temporária contra um rapaz de 19 anos investigado por estupro de vulnerável, uma criança de apenas 5 anos. Conforme o delegado LEONARDO ZAMBELLI, na segunda-feira, a Polícia Civil de Anchieta tomou conhecimento através dos Conselheiros Tutelares de uma denúncia sobre a prática de delito contra a dignidade sexual de uma criança de apenas 5 anos, a qual ainda residia com o suposto agressor.

Foi instaurado Inquérito para apuração da autoria e materialidade da infração penal. Após os procedimentos iniciais e colheita dos depoimentos, diante da gravidade dos fatos e da possibilidade de reiteração criminosa em razão da vítima residir sob o mesmo teto que o investigado, a Autoridade Policial representou pela expedição de prisão temporária, que recebeu parecer favorável do Membro do Ministério Público e foi deferido pelo Poder Judiciário da Comarca. Ontem, após realizados os levantamentos de campo, foi dado cumprimento ao respectivo mandado de prisão, sendo o preso interrogado e conduzido para a Unidade Prisional de São José do Cedro onde aguardará o término das investigações.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.