ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 17 06 2020

-STF QUEBRA SIGILO BANCÁRIO DE 10 DEPUTADOS E UM SENADOR

-CPI DOS RESPIRADORES VAI CONSULTAR GOVERNADOR SOBRE DEPOIMENTO

-EPAGRI PRIORIZA ATENDIMENTO DE AGRICULTORES ATINGIDOS POR TORNADO

-40 POR CENTO DOS IMÓVEIS DO CENTRO AINDA NÃO TEM CALÇADAS ACESSÍVEIS

-TAXA DE OCUPAÇAO DO LEITOS DE COVID-19 AUMENTA NO HOSPITAL REGIONAL

-POLICIA CIVIL E MILITAR CUMPRE QUATRO MANDADOS DE PRISÃO NO EXTREMO-OESTE

-MULHER É FLAGRADA COM PORÇÃO DE COCAÍNA DENTRO DAS ROUPAS ÍNTIMAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 89 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os dois aeroportos de Pequim cancelaram mais de mil voos nesta quarta-feira, após o ressurgimento de casos da Covid-19 na capital da China, anunciou a imprensa local. Mil 255 voos com partida e chegada nos aeroportos de Pequim foram cancelados, ou seja, 70 por cento dos planejados originalmente. As autoridades pediram aos moradores de Pequim quem evitem viagens "não essenciais" para fora da cidade e ordenaram o fechamento de escolas do ensino fundamental e secundárias. Atualmente, a cidade realiza mais de 90 mil exames diários para Covid-19.

Pesquisadores britânicos anunciaram nesta terça-feira dados preliminares de um estudo que identifica um medicamento barato e amplamente disponível que pode ajudar na recuperação de pacientes gravemente doentes com coronavírus. Trata-se de um tipo específico de corticoide comum. Segundo, MARTIN LANDRAY, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo, os resultados preliminares do estudo Recovery apontam que o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves e isso é fantástico. Os resultados completos serão tornados públicos brevemente, de acordo com os cientistas. O estudo foi feito com mais de dois mil pacientes que receberam o medicamento e foram comparados a quatro mil e 300 que receberam os cuidados de praxe.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, propôs nesta terça-feira adiar as eleições agendadas para seis de setembro, alegando que haverá um pico de infecções por coronavírus, enquanto a lei que fixou a data aprovada pelo Congresso ainda não foi promulgada. Ela disse que adiar as eleições provavelmente um mês ou dois não vai causar dano a ninguém. ÁÑEZ recebeu na semana passada a lei que fixa a eleição para o dia seis de setembro aprovada pelas Câmaras de Senadores e Deputados, onde o partido do ex-presidente EVO MORALES tem maioria, mas até agora não a aprovou. Caso não a promulgue, a Assembleia Legislativa será convocada a fazê-lo, de acordo com a Constituição.

O Senado aprovou nesta terça-feira por unanimidade a medida provisória que permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. O texto também autoriza a suspensão temporária de contratos de trabalho. Com a aprovação no Senado, a MP segue para a mesa do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar ou vetar as mudanças feitas em relação ao texto original. O objetivo da MP é preservar empregos e renda e, também, ajudar empresas a enfrentarem a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A iniciativa foi aprovada em sessão virtual, e recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador ligados ao presidente BOLSONARO. Entre eles está a deputada federal de Santa Catarina CAROLINE DE TOGNI do PSL. A determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar. Um inquérito aberto no STF pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações. Na manhã desta terça, por decisão de MORAES, a Polícia Federal começou a cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra 21 pessoas, entre as quais empresários, blogueiros, youtubers e um deputado, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

O presidente JAIR BOLSONARO publicou na noite desta terça-feira em uma rede social uma série de dez mensagens nas quais aponta "abusos", "violação de direitos" e "ataques concretos" ao governo e que, diante disso, tomará as "medidas legais" para proteger a Constituição. Na noite desta terça, o presidente publicou na internet: "O que adversários apontam como 'autoritarismo' do governo e de seus apoiadores não passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que é, em sua grande maioria, conservador.” Segundo BOLSONARO, a tentativa de excluir esse pensamento do debate público é que, de fato, é autoritária.

Câmeras de monitoramento estão sendo usadas para monitorar o uso de máscara em locais públicos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório contra o coronavírus na cidade. As câmeras de monitoramento da Polícia Militar devem ser utilizadas também durante a pandemia para observar o uso da máscaras, além da segurança no município. Segundo a prefeitura, a ação foi feita em parceira entre o órgão estadual e a prefeitura e não tem custos. A Polícia Militar emite relatórios diários para a Secretaria de Saúde, que monitora a situação e evolução da doença. Com as informações, a Secretaria de Saúde pretende fazer ações nos locais onde o decreto que obriga o uso de máscaras não está sendo respeitado.

A servidora da Secretaria de Estado da Saúde DÉBORA BRUM afirmou, em depoimento à CPI dos Respiradores, que a responsabilidade pela autorização do pagamento pelos 200 ventiladores pulmonares adquiridos junto à Veigamed foi de MARCIA PAULI, ex-superintendente de Gestão Administrativa da secretaria. DÉBORA prestou depoimento à comissão já na noite desta terça-feira, por mais de duas horas. A testemunha explicou aos deputados que, conforme instruções internas da própria Secretaria de Saúde, o pagamento de 33 milhões só poderia ser feito mediante a assinatura digital, com uso de senha pessoal e intransferível, da então superintendente MARCIA PAULI nas duas notas fiscais encaminhadas pela Veigamed. O coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, também depôs ontem e negou que tenha participado diretamente do processo de compra dos 200 aparelhos junto à Veigamed. Durante pouco mais de duas horas, ele repetiu várias vezes que a sua área de função não tratou dos detalhes da aquisição de insumos, mas apenas da liberação do pagamento após a homologação da nota fiscal que, segundo ele, foi efetuada por MÁRCIA PAULI, então superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense consultará o governador CARLOS MOISÉS a respeito da maneira como ele quer ser ouvido pela comissão. O assunto foi discutido no começo da reunião da CPI, na tarde desta terça-feira. Na semana passada, os membros da comissão aprovaram por unanimidade requerimento solicitando a oitiva do governador sobre a compra os respiradores com dispensa de licitação mediante o pagamento antecipado de 33 milhões. A Procuradoria-Geral do Estado encaminhou à CPI ofício no qual considera que MOISÉS, por suas prerrogativas, não poderia ser convocado pela comissão, podendo se manifestar apenas por escrito. A CPI aprovou o requerimento do relator com a reconvocação de duas testemunhas já ouvidas: o advogado LEANDRO BARROS, que está preso preventivamente, dentro da Operação O², e o controlador-geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA. Os depoimentos devem ser na próxima terça-feira.

As obras de revitalização do Morro do Cristo em Descanso começaram na manhã dessa terça-feira. O projeto prevê a construção de um deck, praça de alimentação, balanço para as crianças, bicicletário, pergolado, banheiros com acessibilidade, bancos, além de paisagismo e iluminação em led. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, o objetivo é oferecer um espaço aconchegante e seguro para os turistas. Ele destacou que a obra vai deixar o principal ponto turístico e cartão postal da cidade de cara nova. O valor do investimento será de 300 mil reais. O recurso foi obtido por meio de um convênio oriundo de emenda impositiva de 2019 do deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA.

A BR-282 será fechada hoje a tarde para os serviços de detonação de rochas na tarde de hoje. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou os trabalhos são necessários em razão do prosseguimento das obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos na rodovia. Haverá bloqueio da rodovia entre uma e duas da tarde nas proximidades do Posto de Pesagem de Veículos do Dnit em Maravilha. Outro ponto que será bloqueado no mesmo horário, entre uma e duas horas, é nas proximidades da Ponte sobre o Rio Iraceminha.

O Sindicato dos Produtores Rurais vai realizar a eleição da nova diretoria da entidade na próxima semana. A assembleia geral do sindicato está confirmada para quarta-feira, dia 24. A informação é do presidente ADAIR TEIXIERA. Ele disse que está tudo preparado e organizado para receber os associados. A votação vai ocorrer durante todo o dia dentro das normas de segurança para evitar o contágio do coronavírus. TEIXEIRA disse que os associados vão poder escolher o horário para votar a fim de evitar aglomerações. A expectativa é de que os produtores levem cerca de três minutos para votar. A eleição vai acontecer na sede do sindicato.

Apenas uma chapa foi inscrita para a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais. O atual presidente, ADAIR TEIXEIRA, vai buscar a reeleição para mais um mandato. Ele disse que houve um entendimento entre os associados para a continuidade dos trabalhos. TEIXEIRA disse que em razão da pandemia do coronavírus não foi possível promover pre assembleias para a eleição de hoje, mas os produtores entenderam que a hora é de manter a linha de trabalho do sindical. A chapa atual deve ser mantida com pequenas alterações no conselho fiscal. O presidente pediu que os produtores participem da votação da semana que vem com todos os cuidados sanitários.

O excesso de chuvas e o tornado que atingiu a região na semana passada também provocou estragos em diversas estruturas produtivas no meio rural. A Epagri ainda está finalizando o levantamento completo dos prejuízos, mas as principais consequências do temporal foram a destruição de galpões, aviários e chiqueirões. Em Descanso e Belmonte, 35 famílias de agricultores tiveram algum tipo de prejuízo com o temporal. Além disso, as chuvas provocaram danos como erosão do solo, estragos nos acessos as propriedades e destruição de pontes e pontilhões. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, em alguns municípios a chuva da semana passada foi importante para afastar os problemas da estiagem que atingiu a região nas semanas anteriores.

A Epagri está atendendo os agricultores que tiveram prejuízos com o temporal da semana passada e elaborando projetos para a recuperação das estruturas produtivas danificadas no meio rural. A informação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. Ele disse que a Epagri está priorizando o atendimento das famílias que tiveram prejuízos com o temporal. SIMON comentou que as duas principais políticas públicas do estado para a reconstrução das estruturas destruídas no meio rural são o programa Menos Juros e recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural. As famílias que precisa de ajuda para a reconstrução devem procurar os escritórios locais da Epagri.

O sindicato dos trabalhadores rurais da região está organizando grupos de agricultores para auxiliar as famílias atingidas pelo tornado em Descanso e Belmonte. A informação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. Ele disse que agricultores de outros municípios estão indo para essas duas cidades e auxiliando nos trabalhos de reconstrução das propriedades rurais que foram danificadas pelo temporal. JOEL citou que também visitou as famílias rurais para colocar o sindicato a disposição para auxiliar neste momento. Os interessados em ajudar podem fazer contato com o sindicato dos trabalhadores rurais.

Vai terminar no final deste mês o prazo para que os moradores do centro de São Miguel do Oeste façam as adequações necessárias nas calçadas em frente aos seus imóveis. A informação é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Conforme ele, no momento não existe previsão de prorrogar a data limite e por isso os moradores devem ficar atentos. De acordo com ele, diante disso, a secretaria já está notificando os proprietários que ainda não fizeram as adequações exigidas para que os mesmos cumpram a lei no prazo estipulado. Segundo CHARLES, o prazo final é 30 de junho, restando menos de duas semanas para o seu término.

Mais de 60 por cento das calçadas do centro de São Miguel do Oeste já foram construídas, porém, existem muitas que ainda precisam ser adequadas. A afirmação é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele destacou que o índice de construção é de 65 por cento, mas lembrou que algumas faltam detalhes para que de fato possam ser consideradas adequadas de acordo com o padrão de acessibilidade. Ele ressaltou que nos casos dos moradores que sequer construíram as calçadas, a secretaria fará um acompanhamento maior e mais rígido, sem deixar de lado aqueles que faltam apenas pequenas adequações a serem executadas.

A prefeitura de São Miguel do Oeste não possui previsão legal para isentar os moradores de não adequarem as calçadas nos padrões de acessibilidade exigidos pelo Ministério Público. A declaração é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele lembrou que aqueles que não possuem recursos financeiros suficientes devem protocolar um documento pedindo mais prazo. Ele ressaltou, porém, que no momento isso não está previsto, mas garantiu que a prefeitura vai analisar separadamente cada caso.

Os moradores que não efetuarem as adequações nas calçadas até o dia 30 deste mês serão multados. O lembrete é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele declarou que as multas vão começar a serem emitidas pela prefeitura já a partir do início do próximo mês em São Miguel do Oeste.

CHARLES DALL ORSOLETTA lembrou ainda que nos bairros o prazo termina no final do ano que vem e aqueles que também não efetuarem as adequações serão multados a partir de 2022. O secretário esclareceu que aqueles que receberam notificações ou ainda possuam dúvidas devem procurar o setor de engenharia da prefeitura de São Miguel do Oeste.

Os vereadores voltaram a aprovar um pedido para adiamento do prazo para adequação dos passeios públicos de imóveis do centro da cidade às normas de acessibilidade. Dessa vez, a reivindicação foi apresentada pelo vereador do PSL, VAGNER PASSOS. Ele pediu que o prazo para o Centro da cidade seja o mesmo concedido aos bairros, que é de 31 de dezembro de 2021. VAGNER solicitou ainda que as notificações entregues aos moradores da parte central da cidade sejam suspensas. O vereador justificou que no município já é possível sentir os reflexos da pandemia da covid-19 na economia e isso vai criar ainda mais dificuldades para a construção do passeio padrão até o final deste mês. A prorrogação do prazo, segundo VAGNER, vai permitir que as famílias que estão sofrendo com a economia tenham um tempo maior para se organizar e cumprir com as exigências de adequação.

Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições pedindo ações da prefeitura na área de infraestrutura. As indicações foram apresentadas e aprovadas na sessão virtual realizada na noite de ontem. Entre os pedidos, estão melhoria na iluminação pública, mais sinalização de trânsito, melhorias em ruas de calçamento e asfalto, além do corte de árvores. Os vereadores também aprovaram indicações para a instalação de lixeiras e de uma boca de lobo inteligente. Os pedidos aprovados no plenário virtual serão encaminhados nesta quarta-feira para as secretarias de Obras e Urbanismo.

A câmara de vereadores aprovou três projetos de lei na sessão virtual da noite de ontem. Em primeiro turno, foi aprovada a proposta que institui o Dia Municipal das Filhas de Jó, a ser comemorado anualmente no dia nove de março. O projeto também inclui o dia no calendário de eventos e comemorações do Município de São Miguel do Oeste. Em segunda votação, os vereadores aprovaram o projeto que autoriza o Município a receber em doação área de terras para o prolongamento da rua Miguel Angelo. Outro projeto, aprovado em segundo turno, é que aprova a subdivisão de uma área de terras para criação de um novo loteamento. O imóvel tem área total de 35 mil metros quadrados e será dividido em 62 lotes no total.

A Vigilância Epidemiológica realizou, nesta terça-feira, mais 47 testes para covid-19, com 44 resultados negativos e três positivos. Mais duas mulheres e um homem entraram para a relação de casos confirmados. Agora, são 103 no total. A maior incidência da doença está entre pessoas com idade entre 40 e 49 anos. São 26 pacientes dessa faixa etária. Outras sete pessoas, todas mulheres, foram consideradas recuperadas no dia de ontem. Com isso, o tem 79 casos recuperados. 23 ainda permanecem em isolamento domiciliar e um caso está internado no Hospital Regional. Já foram testadas 866 pessoas até agora no município.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso subiu para 33 por cento nesta terça-feira. Ontem, três pacientes com a doença ocupavam leitos na unidade. Ao todo, o hospital tem nove leitos de UTI destinados para o atendimento dos casos de coronavírus. Outros cinco pacientes com coronavírus estão internados na ala de enfermeira para Covid-19. A taxa de ocupação nesse espaço é de 18 por cento. Do total de oito pessoas internadas com coronavírus, um é de Descanso, um é de São Miguel do Oeste, um de Saudade e um de Palma Sola. Modelo e Xaxim tem dois pacientes na unidade. A taxa de ocupação dos leitos é um dos indicadores que são analisados para a flexibilização ou não das atividades econômicas na região.

A Polícia Militar prendeu um homem acusado de furto nesta terça-feira em Itapiranga. O mandado judicial de prisão foi cumprido por volta da uma hora da tarde de ontem na rua São Francisco. Uma guarnição da PM que estava em rondas pela cidade localizou o homem que estava com um mandado de prisão em aberto da Comarca de Itapiranga por furto. Ele foi detido e conduzido a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

A Polícia Civil de Mondaí prendeu, nesta terça-feira, três homens condenados por diversos crimes praticados na região. Os mandados judiciais de prisão são decorrentes de sentenças definitivas envolvendo autores de crimes de incêndio, ameaça, lesão corporal e corrupção de menor. Os três homens foram presos na tarde de ontem e, em seguida, encaminhados à unidade prisional de São Miguel do Oeste. Eles não reagiram a abordagem dos policiais e agora vão começar a cumprir as penas na cadeia.

Uma mulher foi flagada com cocaína escondida nas roupas íntimas nesta terça-feira no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi abordada por volta das 11 horas da noite na Waldemar Rangrab. Ela estava dirigindo um veículo que foi parado em uma barreira da PM. Durante busca pessoal na condutora, foi localizada uma porção de cocaína dentro das roupas íntimas da mulher. Ela estava com a CNH vencida desde o mês de agosto de 2018. Segundo a PM, ela se recusou fazer o teste do bafômetro, mas os policias perceberam odor de bebida alcoólica no veículo. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.