ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... 19 graus. Umidade relativa do ar 70 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 89 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os dois aeroportos de Pequim cancelaram mais de mil voos nesta quarta-feira, após o ressurgimento de casos da Covid-19 na capital da China, anunciou a imprensa local. Mil 255 voos com partida e chegada nos aeroportos de Pequim foram cancelados, ou seja, 70 por cento dos planejados originalmente. As autoridades pediram aos moradores de Pequim quem evitem viagens "não essenciais" para fora da cidade e ordenaram o fechamento de escolas do ensino fundamental e secundárias. Atualmente, a cidade realiza mais de 90 mil exames diários para Covid-19.

Pesquisadores britânicos anunciaram nesta terça-feira dados preliminares de um estudo que identifica um medicamento barato e amplamente disponível que pode ajudar na recuperação de pacientes gravemente doentes com coronavírus. Trata-se de um tipo específico de corticoide comum. Segundo, MARTIN LANDRAY, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo, os resultados preliminares do estudo Recovery apontam que o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves e isso é fantástico. Os resultados completos serão tornados públicos brevemente, de acordo com os cientistas. O estudo foi feito com mais de dois mil pacientes que receberam o medicamento e foram comparados a quatro mil e 300 que receberam os cuidados de praxe.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, propôs nesta terça-feira adiar as eleições agendadas para seis de setembro, alegando que haverá um pico de infecções por coronavírus, enquanto a lei que fixou a data aprovada pelo Congresso ainda não foi promulgada. Ela disse que adiar as eleições provavelmente um mês ou dois não vai causar dano a ninguém. ÁÑEZ recebeu na semana passada a lei que fixa a eleição para o dia seis de setembro aprovada pelas Câmaras de Senadores e Deputados, onde o partido do ex-presidente EVO MORALES tem maioria, mas até agora não a aprovou. Caso não a promulgue, a Assembleia Legislativa será convocada a fazê-lo, de acordo com a Constituição.

O Senado aprovou nesta terça-feira por unanimidade a medida provisória que permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. O texto também autoriza a suspensão temporária de contratos de trabalho. Com a aprovação no Senado, a MP segue para a mesa do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar ou vetar as mudanças feitas em relação ao texto original. O objetivo da MP é preservar empregos e renda e, também, ajudar empresas a enfrentarem a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A iniciativa foi aprovada em sessão virtual, e recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador ligados ao presidente BOLSONARO. Entre eles está a deputada federal de Santa Catarina CAROLINE DE TOGNI do PSL. A determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar. Um inquérito aberto no STF pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações. Na manhã desta terça, por decisão de MORAES, a Polícia Federal começou a cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra 21 pessoas, entre as quais empresários, blogueiros, youtubers e um deputado, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

O presidente JAIR BOLSONARO publicou na noite desta terça-feira em uma rede social uma série de dez mensagens nas quais aponta "abusos", "violação de direitos" e "ataques concretos" ao governo e que, diante disso, tomará as "medidas legais" para proteger a Constituição. Na noite desta terça, o presidente publicou na internet: "O que adversários apontam como 'autoritarismo' do governo e de seus apoiadores não passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que é, em sua grande maioria, conservador.” Segundo BOLSONARO, a tentativa de excluir esse pensamento do debate público é que, de fato, é autoritária.

Câmeras de monitoramento estão sendo usadas para monitorar o uso de máscara em locais públicos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório contra o coronavírus na cidade. As câmeras de monitoramento da Polícia Militar devem ser utilizadas também durante a pandemia para observar o uso da máscaras, além da segurança no município. Segundo a prefeitura, a ação foi feita em parceira entre o órgão estadual e a prefeitura e não tem custos. A Polícia Militar emite relatórios diários para a Secretaria de Saúde, que monitora a situação e evolução da doença. Com as informações, a Secretaria de Saúde pretende fazer ações nos locais onde o decreto que obriga o uso de máscaras não está sendo respeitado.

A servidora da Secretaria de Estado da Saúde DÉBORA BRUM afirmou, em depoimento à CPI dos Respiradores, que a responsabilidade pela autorização do pagamento pelos 200 ventiladores pulmonares adquiridos junto à Veigamed foi de MARCIA PAULI, ex-superintendente de Gestão Administrativa da secretaria. DÉBORA prestou depoimento à comissão já na noite desta terça-feira, por mais de duas horas.

Testemunha explica aos deputados que, conforme instruções internas da própria Secretaria de Saúde, o pagamento de 33 milhões só poderia ser feito mediante a assinatura digital. Além disso, deveria usar senha pessoal que é intransferível, da então superintendente MARCIA PAULI nas duas notas fiscais encaminhadas pela Veigamed. O coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, também depôs ontem e negou que tenha participado diretamente do processo de compra dos 200 aparelhos junto à Veigamed. Durante pouco mais de duas horas, ele repetiu várias vezes que a sua área de função não tratou dos detalhes da aquisição de insumos, mas apenas da liberação do pagamento após a homologação da nota fiscal que, segundo ele, foi efetuada por MÁRCIA PAULI, então superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense consultará o governador CARLOS MOISÉS a respeito da maneira como ele quer ser ouvido pela comissão. O assunto foi discutido no começo da reunião da CPI, na tarde desta terça-feira. Na semana passada, os membros da comissão aprovaram por unanimidade requerimento solicitando a oitiva do governador sobre a compra os respiradores com dispensa de licitação mediante o pagamento antecipado de 33 milhões.

A Procuradoria-Geral do Estado encaminhou à CPI ofício no qual considera que MOISÉS, por suas prerrogativas, não poderia ser convocado pela comissão, podendo se manifestar apenas por escrito. A CPI aprovou o requerimento do relator com a reconvocação de duas testemunhas já ouvidas: o advogado LEANDRO BARROS, que está preso preventivamente, dentro da Operação O², e o controlador-geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA. Os depoimentos devem ser na próxima terça-feira.

Marmeleiro confirma mais três casos de coronavírus. O Departamento Municipal de Saúde recebeu ontem, o resultado de mais três pacientes que testaram positivo para Covid-19. Trata-se de um homem de 38 anos, que teve sintomas leves, fez o teste em um laboratório particular. O outro paciente que contraiu o vírus, também é do sexo masculino, tem 54 anos, e o terceiro caso positivo ontem é de uma mulher de 51 anos, ela e o homem de 54 anos, fizeram o teste pelo Lacen -Laboratório Central do Estado. Os três pacientes foram atendidos no ambulatório da Unidade Básica de Síndromes Respiratórias em Marmeleiro, passam bem e permanecem em isolamento domiciliar sendo monitorados pela equipe de Saúde do Município.

Marmeleiro ainda tem pacientes aguardando resultado de exame. A diretora do Departamento de Saúde MARILENE ROMÍO, informa, que entre os 22 casos suspeitos, dois pacientes que aguardam o resultado do teste, tiveram piora no quadro. Um deles foi encaminhado para uma das vagas na UTI do Hospital Regional de Francisco Beltrão. Já o outro paciente de Marmeleiro, que também teve o quadro agravado, foi transferido para um leito com vaga em Assis Chateaubriand. Marmeleiro tem ao todo 16 casos confirmados, 16 pessoas permanecem em recuperação, 22 casos suspeitos, 92 descartados e 96 em monitoramento.

Vice-prefeito de Palma Sola está hospitalizado há dez dias para tratamento da Covid-19. MOACIR SANSIGOLO, está internado no Hospital regional de São Miguel do Oeste, desde o dia oito de junho. Hoje completam dez dias de internamento, e ele segue fazendo uso de oxigênio. A previsão é que hoje à tarde seja liberado do aparelho, para ver como passa. Seu estado de saúde é estável, sendo acompanhado pelos profissionais de saúde do hospital. Desde que internou, MOACIR não recebeu mais visita de nenhum familiar ou amigo, estando totalmente isolado. Os contatos que faz é por WhatsApp.

Vice-prefeito reconhece atendimento do SUS. MOACIR SANSIGOLO, enfatiza a importância do Sistema Único de Saúde- SUS, também no tratamento de coronavírus. Todo seu tratamento está sendo gratuito. Ele diz: ainda bem que temos o SUS para dar auxílio a todos aqueles que precisam, não só para o tratamento de coronavírus, mas todas as demais necessidades. A realidade em outros países é diferente, os pacientes precisam pagar o tratamento de saúde. O vice-prefeito agradece as mais de duas mil mensagens de fé, esperança e motivação e pede que continuem com as orações, não só por ele, mas por todos aqueles que também estão enfrentando a doença.

Primeira morte por coronavírus deixa população em alerta. O prefeito RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço do Oeste, lamenta a perda de um amigo, de 46 anos, que não resistiu a infecção. Agora, o problema está com familiares, porque a mãe da vítima está hospitalizada e o pai, um homem público que já assumiu várias funções importantes na região, tem sua saúde debilitada. A demora do Lacen enviar os resultados dos exames causa muita apreensão. De acordo com o prefeito, o Laboratório Central não está liberando resultados dos exames a mais de 10 dias.

Últimos dados oficiais em São Lourenço do Oeste dão conta de que haviam 10 pessoas infectadas pela covid-19. Outras 10 se recuperaram e 58 estavam sob suspeita. Apesar da primeira morte em São Lourenço, o prefeito pretende seguir com seu protocolo, sem alterar as medidas tomadas até aqui. Se a situação piorar, CALEFFI passa para a segunda fase que é realização de rodízio no comércio da cidade. Terceira medida, que ele espera que nunca ocorra, seria o lock down, o fechamento total do comércio e entidades.

Prefeito acredita que 80 por cento da população de São Lourenço esteja cumprindo com as determinações das autoridades sanitárias. RAFAEL CALEFFI reforça os cuidados que as pessoas devem ter, especialmente as que estão nos grupos de risco. Problema, comenta ele, é que os especialistas estão apontado para agora, em junho, o pico do coronavírus. Prefeito acaba de voltar de Florianópolis e informa que as medidas restritivas na capital são bem mais fortes do que na nossa região.

Chuvas amenizam problemas em Anchieta. Assim define JACIR STRAPAZON – extensionista da Epagri, falando sobre a precipitação que ocorreu nos últimos dias. Segundo ele, mesmo não resolvendo totalmente a falta de água, para a agricultura, foi excelente. Conforme STRAPAZON os dados coletados na estação meteorológica da Epagri no município, apontam que foi registrada uma média de 80 milímetros nos últimos dias. Ademais, através de leituras que alguns agricultores fazem, JACIR informa que choveu até 100 milímetros em algumas propriedades.

Precipitações devem ser abaixo da média nos próximos meses. O extensionista traz a informação dos seus colegas da Epagri Ciram, que monitora o clima no Estado. Conforme STRAPAZON, esse ano deve ocorrer um inverno atípico na região, com pouca chuva e pouco frio. Ele comenta que isso é desfavorável para algumas culturas, que necessitam do frio agora, não em setembro e outubro quando começa um novo plantio.

Tornado que atingiu Descanso e região foi de curta duração. O extensionista da Epagri informa que o fenômeno, de apenas cinco minutos, foi suficiente para causar muitos estragos. Havia dúvida, mas ele frisa que alguns meteorologistas confirmam que foi realmente um tornado que causou os estragos. STRAPAZON comenta que algo assim não é comum na região, por isso as pessoas não são preparadas para enfrentar tornados.

Chuvas dão alívio a estiagem, mas também provocam prejuízos no interior. De acordo com prefeito DERLI FURTADO, estradas de Santa Terezinha do Progresso foram danificadas com as enxurradas. Cabeceiras de pontes foram levadas com a força das águas, principalmente nos acessos as propriedades onde passa o caminhão do leite todo dia. Equipes da prefeitura estão trabalhando em turno único, do meio-dia às 18 horas. Não se trata nem de economizar, mas é para evitar aglomeração de pessoas nas ruas.

Prefeito calcula que em 15 dias vai deixar tudo como estava antes das chuvas. Ele comenta que não dá nem para reclamar porque teve municípios da nossa região em situação muito pior, atingidos por tornado. FURTADO pretende prolongar o turno único por pelo menos mais 30 dias. Ele acredita que esse tempo será ideal para tentar diminuir o movimento na cidade, por causa da pandemia.

Epagri Ciram prevê pouca precipitação de chuva para os próximos meses. De acordo com o meteorologista MARCELO MARTINS, apesar do volume de chuva que ocorreu em pouco tempo, grande parte dessa quantidade de água evapora rapidamente com os dias prolongados de sol, levando em conta o solo seco e quente devido à estiagem. Outra parte acaba se infiltrando nos lençóis freáticos e as camadas mais profundas. Em função disso, o meteorologista diz que para agricultura essa quantia maior de água não faz muita diferença, e o maior resultado é percebido nos níveis de reservatórios. Explica que a água é sempre melhor aproveitada quando a precipitação ocorre em mais dias e em baixa quantidade, e não concentrada em grande quantidade.

Quando o volume de chuvas é muito em poucos dias é um problema. Quem explica é MARCELO MARTINS. Segundo ele, após toda essa precipitação, ocorre novamente um período longo sem chuvas, e isso acaba novamente agravando a situação. O meteorologista da Epagri Ciramantecipa que este será um inverno seco, com chuvas abaixo da média. A precipitação deve se normalizar somente a partir de agosto. MARTINS diz a próxima chuva não deve ocorrer antes de uma semana. O levantamento da previsão climática é feita de três em três meses. O meteorologista diz que em função disso, não é possível prever ou ter informações mais claras sobre como o clima se comporta depois, quando o inverno terminar.

Polícia Militar Rodoviária recebe equipamentos doados pela Receita Federal. O Delegado de Alfândega da Receita Federal do Brasil em Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGON, repassou através de termo de perdimento e doação, diversos materiais de informática e de comunicação a Polícia Militar Rodoviária. Os materiais foram destinados a 3ª CIA de Iporã do Oeste e serão compartilhados entre os Postos de Iporã, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus.

Materiais doados somam 120 mil reais. Entre as doações, está um moderno DRONE. Para o comandante da Polícia Rodoviária DEIBER HAEFLIGER, os materiais vem para fortalecer as ações de prevenção e repressão realizados pela Polícia, nos mais de 900 quilômetros de rodovias estaduais existentes na região oeste de Santa Catarina. A Polícia Militar Rodoviária tem a missão pelas atividades de Polícia Ostensiva estando entre elas a prevenção a acidentes e a repressão a crimes em especial os de contrabando, descaminho e ao tráfico de droga e armas, que são característicos de região de fronteira.

Polícia Civil investiga clonagem do telefone celular de prefeitos da região. Os golpes foram aplicados na semana passada. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos clonaram o número do prefeito de Paraíso, Princesa e de Anchieta. Eles solicitaram diversos depósitos. No caso de Paraíso os estelionatários pediram repasse de recursos do Fundeb. Uma das funcionárias que recebeu a mensagem dos golpistas informou que o estelionatário sabia de detalhes sobre o funcionamento desde fundo que é destinado para educação e qual o sistema para retirar recursos do fundo. A PM fez o boletim de ocorrência e agora os casos serão investigados pela Polícia Civil.

PM apreende carga de vinho na BR-280. Foi em Flor da Serra do Sul, por volta das 20 horas de ontem durante patrulhamento. Quando o motorista do Golf viu a viatura militar, fez o retorno sobre a pista e tentou fugir. Os policiais iniciaram acompanhamento tático e com apoio da equipe policial de Salgado Filho conseguiram abordar o veículo. Dentro do carro foram encontradas aproximadamente 25 caixas de vinho oriundos da Argentina. O condutor de 55 anos, vai responder pelo crime de descaminho. O carro, a mercadoria e o envolvido foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Polícia prende homem por posse irregular de arma de fogo. A prisão foi feita pela Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste, com apoio do Núcleo de Operação com Cães e da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu na tarde de ontem, e a arma é uma espécie de "garrucha". O preso, de 38 anos, foi liberado após o pagamento de fiança. Ação policial foi feita a partir de investigações com a finalidade de apurar uma tentativa de homicídio ocorrida no dia três de junho, num bar da cidade.

Homem é morto a tiros no interior. Foi no início da noite de ontem em Francisco Beltrão. O crime foi no acesso à Linha São Paulo. A vítima foi identificada como JÚLIO ALICIEWICA de 39 anos. Ele estava em sua casa com a esposa, quando três pessoas encapuzadas chegaram no local, ameaçaram o casal, praticaram o roubo e em seguida atiraram no homem. Uma equipe do Samu foi acionada, mas a vítima não resistiu. A PM isolou o local para o trabalho de perícia. Após os procedimentos, o corpo do homem, foi encaminhado ao IML. A Polícia Civil investiga o caso.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.