ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 17/05/2022

-MINISTÉRIO DA JUSTIÇA LANÇA REDE NACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO

-GOVERNO VAI CONCEDER PARQUE DA SERRA FURADA PARA INICIATIVA PRIVADA

-ADMINISTRAÇÃO ACOMPANHA EXECUÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

-PREFEITURAS ABREM INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSOS

-PRIMEIRA FESTA JUNINA PÓS-PANDEMIA SERÁ REALIZADA PELO CEMEG

-IGREJA MATRIZ DE GUARUJÁ DO SUL PROMOVE AÇÃO ENTRE AMIGOS

-QUATRO PROJETOS DE LEI SÃO APROVADOS EM SEGUNDA VOTAÇÃO

-ASSINADO CONTRATO PARA OBRAS DO COMPLEXO EDUCACIONAL

-DELEGACIA APURA AMEAÇAS DE INVASÃO À ESCOLA DA REGIÃO

-GAECO DESARTICULA OPERAÇÃO CONTRA CRIMES TRIBUTÁRIOS

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a nove graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente da Turquia, RECEP ERDO?AN, disse nesta segunda-feira que o país votará contra a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte. As nações, próximas à Rússia, desejam uma adesão rápida após a invasão russa à Ucrânia. Para que um novo país seja aceito na Otan, é preciso que os 30 Estados participantes da Aliança Militar aprovem a candidatura. De acordo com autoridades turcas, tanto finlandeses quanto suecos abrigam terroristas em seus países, se referindo aos curdos do PKK, vistos oficialmente como extremistas também pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Um relatório do Ministério da Defesa britânico indica que um terço das tropas russas enviadas para a Ucrânia morreram durante batalha. Segundo informado, o avanço sobre a região de Donbass foi atrasado. Alguns dos motivos listados foram a falta de acesso a suprimentos e a perda de unidades de transporte que levariam equipamentos de vigilância, reconhecimento e drones. Segundo o Ministério britânico, o exército russo sofre também com moral baixa contínua e uma redução na eficácia de combate.

Uma primeira versão da nova Constituição do Chile foi entregue pela Convenção Constitucional, o grupo de deputados eleitos para escrever a Carta Magna, nesta segunda-feira. O texto inclui um "catálogo de direitos sociais" para atender a demanda dos chilenos por mais igualdade social. A presidente da Convenção, MARÍA ELISA QUINTEROS, afirmou que o texto responde "anseios de milhões de cidadãos e cidadãs, que transversalmente depositaram neste processo seus sonhos e esperanças". Para sua revisão, o rascunho de 499 artigos foi entregue à Comissão de Harmonização, que deve zelar por sua ordem e coerência.

As contas do setor público consolidado registraram superávit primário de quatro bilhões e 300 milhões de reais em março deste ano, informou o Banco Central nesta segunda-feira. O valor abrange governo federal, estados, municípios e empresas estatais. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, ainda segundo o Banco Central, a contas públicas registraram um superávit primário de 109 bilhões, novo recorde para o período.

Com 722 bilhões e 700 milhões depositados e 753 bilhões em retiradas, as cadernetas de poupança do país perderam 30 bilhões e 700 milhões somente neste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Em março, por exemplo, foram 12 bilhões e meio de reais a mais em saques do que em entradas e, em abril, até o dia 25, 13 bilhões 970 milhões, conforme o Banco Central. Segundo especialistas, os números são resultado, principalmente, do cenário econômico de aumento no custo de vida, por conta da alta inflação.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta segunda-feira uma portaria que institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção, a Renaccor. O documento define as regras para adesão de integrantes e para parcerias. O objetivo é "estabelecer um ambiente favorável e seguro para o compartilhamento de experiências, de boas práticas, de capacitação integrada, dentre outras possibilidades de fortalecimento das unidades de Polícia Judiciária especializadas no combate à corrupção", segundo a pasta. Na última sexta-feira, ao falar sobre o tema, o ministro da Justiça, ANDERSON TORRES, disse que a rede aumentará o efetivo de agentes em operações de combate ao crime organizado.

Depois da Serra do Rio do Rastro, o governo de Santa Catarina prepara a concessão de outro ponto turístico do Estado à iniciativa privada. Será aberta no dia 27 de maio a consulta pública que antecede o edital de licitação que vai prever a exploração econômica do Parque Estadual da Serra Furada, nas cidades de Grão Pará e Orleans, no Sul catarinense. O contrato com a empresa vencedora está estimado 123 milhões de reais, com prazo de duração de 30 anos. Segundo o governo, a concessão terá “fins de exploração econômica de atividades de ecoturismo e visitação”. Propostas já discutidas incluem a instalação de estacionamentos, área de camping, restaurante e mirante, além de melhorias nas trilhas que já existem no parque ecológico.

À duas semanas do fim do prazo, o Imposto de Renda 2022 já foi declarado por um milhão 140 mil e 800 moradores de Santa Catarina. Esse número equivale a 72 vírgula dois por cento do total de declarações esperadas pela Receita Federal. A projeção é de que um milhão 580 mil catarinenses prestem contas ao Leão neste ano. O prazo para entrega da prestação de contas encerra em 31 de maio. Uma das novidades do Imposto de Renda deste ano é que a declaração permite indicar a chave PIX do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. As restituições começam a ser pagas no dia 31 de maio.

O hotel de Florianópolis que foi danificado após uma explosão na tarde de domingo não possuiu risco estrutural, segundo informou a Defesa Civil do município nesta segunda-feira. De acordo com o órgão, no entanto, o prédio segue interditado, e sem previsão de liberação. Duas pessoas se feriram. Uma das vítimas teve queimaduras em 70 por cento do corpo. A explosão ocorreu por volta das duas e meia da tarde de domingo. A suspeita, segundo os bombeiros, é que os danos tenham sido causados após um vazamento de gás. Em nota, a rede de hotéis confirmou a hipótese e disse que os hóspedes seriam realocados para um estabelecimento parceiro da região.

O Procon de São José do Cedro, que também atende Guarujá do Sul e Princesa está atendendo a população que necessitar de atendimento. Além de contar com e-mail [email protected] De acordo com a responsável SILVANA DE LAZZARI, o Procon registra em média 60 atendimentos mensais, formais, cadastrados no sistema, SINDEC. As principais reclamações são voltadas a telefonia, empréstimo consignado, como também compras online. Ela destacou que há uma taxa altíssima de resolução dos problemas apresentados pelos consumidores juntamente ao Procon.

A equipe Técnica de Proteção Social Especial de São José do Cedro realiza campanha contra o Abuso Sexual. Amanhã, dia 18 de maio, é uma data nacionalmente conhecida para combater o Abuso Sexual e a Exploração Sexual Infantojuvenil. De acordo com a Assistente Social PAULA SCHAFFER, a campanha “Faça Bonito” realizada no mês de maio visa chamar a atenção de toda a sociedade para prevenir, enfrentar e erradicar a violência sexual praticada contra crianças e adolescente, seja através do abuso sexual como também da exploração sexual. Durante este mês estão havendo atividades informativas e alusivas voltadas a temática com rodas de conversa com crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertadas pelo Cras. Também com grupos de mulheres inseridas no Programa de Atenção Integral às Famílias. Amanhã, dia D da Campanha, as crianças e adolescentes irão realizar uma caminhada e entrega de material informativo e artesanato por elas confeccionados que remete sobre o assunto.

Um curso gratuito para cuidadores de idosos será ofertado pelas prefeituras de Palma Sola e de Anchieta a partir do segundo semestre deste ano. As inscrições estão abertas na secretaria de Assistência Social dos municípios envolvidos. Os detalhes são do secretário de Assistência Social de Palma Sola IVANOR DE MOURA. Qualquer pessoa acima de 18 anos interessada no curso poderá se inscrever. Palma Sola vai disponibilizar 15 vagas e Anchieta 20, sendo ao todo 35 vagas abertas. A primeira aula ocorrerá no dia 15 de agosto. O curso terá duração de três meses e algumas atividades serão desempenhadas no Senac. A ideia é fazer uma vez por mês aos sábados a prática em São Miguel do Oeste. Anchieta será a sede das aulas. O curso foi solicitado por pessoas interessadas na profissão. MOURA salientou que a capacitação será realizada três vezes por semana sendo as segundas, terças e quintas-feiras entre às 19 e 22 horas e 20 minutos. O secretário informou que as vagas precisarão ser preenchidas para possibilitar a gratuidade do curso.

O curso ofertado pelos municípios também visa atender as necessidades atuais das famílias e dos hospitais da região. O secretário de Assistência Social IVANOR DE MOURA, relatou que muitas famílias possuem pessoas internadas em hospitais e precisariam de alguém capacitado para cuidar do familiar por um período. Com o curso, aqueles que procuram pelos profissionais terão facilidade de encontrar os mesmos. O município possui dois idosos em casa de repouso na região. O secretário ainda disse que não está descartada uma futura parceria para instalação de um lar de idosos em Palma Sola visando atender a demanda dos próximos anos.

Foi realizada na noite de ontem a terceira sessão ordinária desta mês na Câmara de São José do Cedro. A sessão ocorreu sob a presidência CLAUDIO WARTH.. O encontro não teve a apreciação de novos projetos de lei, mas foi marcada por indicações, moções e requerimentos foram apresentados pelos vereadores e aprovados por unanimidade de votos. Houve também a leitura de ofício com os requerimentos dos vereadores mirins, aprovados na segunda sessão programa “Parlamento Jovem”, posteriormente serão encaminhados à administração. A sessão teve a aprovação em segunda votação de quatro projetos. Entre eles, em regime de urgência, cria condições legais para que a administração possa ajudar a custear as despesas de transporte no valor mil e 200 reais para os 43 integrantes do Coral Estrela D’Alva, visando a participação no encontro da Fronteira. Apenas um projeto de lei foi aprovado em primeira votação. Trata-se do projeto que cria gratificação para servidores atuantes em Comissões Permanentes, fixa valores, níveis.

O vereador JULIO RUBIN realizou indicação durante o Pequeno Expediente para ser encaminhada à empresa Torc Terraplenagem, Obras Rodoviárias e Construções para que sejam adotadas providências no sentido de agilizar o trânsito para os veículos coletivos que fazem o transporte de estudantes. O vereador citou para que não ocorram maiores prejuízos aos alunos com perda de períodos de aulas indica-se que a empresa responsável pelas obras que estão sendo feitas na BR-163, trecho que compreende os municípios de São José do Cedro e Guaraciaba, priorize a passagem de veículos coletivos que fazem o transporte de alunos, a exemplo dos veículos de segurança e saúde pública. MÁRCIA DEMOSSI indiciou para que a administração reveja a situação da energia elétrica no pavilhão dos catadores de materiais recicláveis do município. Indicou ao Poder Executivo a estrada que leva à Linha São Vicente, a pedido de moradores, para que ocorra a colocação de calçamento.

NESTOR BEAL realizou Moção de Pesar à família do senhor ALCIDES VINTANCOURT, pelo seu falecimento, ocorrido na última semana. Ele havia atuado como Diretor de Esportes do município no ano de 2012. A vereadora TÂNIA DOS SANTOS parabenizou a administração e aos organizadores do evento Baile de Escolha da Senhorita Cedrense, realizado no último sábado no Clube Cedrense. Requerimento foi apresentado pela suplente JUCELI BOSA para ser encaminhado ao Poder Executivo para que ocorra um estudo quanto a implantação de uma creche para atendimento de crianças com até quatro anos de idade, na Comunidade de São Vendelino. A vereadora dispôs que por ser a Comunidade de São Vendelino uma comunidade polo, a implantação de uma creche atenderia também a demanda de 14 comunidades próximas. São Vendelino está localizada bem próxima de muitas propriedades e a construção de uma creche estruturada e adequada para receber as crianças.

O vereador FERNANDO WILL citou que a Rua Hermínio Conte necessita de reparos. Requereu melhorias no acesso ao Loteamento São Domingos. Dispôs sobre o acesso no Bairro Isol, que leva à Avenida Salgado Filho, requereu reparos na estrada O vereador realizou apelo à Administração Municipal para que realize auxílio extraordinário de valores para a Sociedade Beneficente Hospitalar de São José do Cedro. GUILHERME FERRARI requereu o envio de Ofício ao DNIT e a empresa Torc para que o quadro de horários seja fielmente respeitado ou para que ocorra o adiantamento em meia hora da passagem dos veículos no trecho em obras na BR-163, para às 17 e 30. Solicitou o envio de Moção de Agradecimento à Assembleia Legislativa do Estado, em especial a Bancada do Oeste, em nome de todos os Vereadores da Câmara Municipal, pela continuidade dos trabalhos na BR 163. A próxima sessão está marcada para segunda-feira às 18 horas.

Nesta manhã, o prefeito de Guaraciaba assinou a autorização da primeira etapa das obras do Complexo Educacional Olímpio Dalmagro, no campo do Harmonia. A empresa contratada fará drenagem, construção em alvenaria, estrutura metálica, elétrica, hidrossanitários entre outros serviços. As obras devem iniciar no máximo em dez dias. Serão investidos mais de três milhões e 35 mil reais nesta primeira etapa. Também estiveram presentes o vice-prefeito, DOMINGOS MARCON, secretária de Educação SANDRA GASPERIN, secretária de Administração, GRACIELI MALDANER, a arquiteta da prefeitura.

Obras de pavimentação asfáltica pela área rural de Guaraciaba estão sendo executadas pelas empresas ganhadoras dos certames. O prefeito VANDECIR DORIGON, lembrou que recentemente o município tinha três empreiteiras efetuando os trabalhos de pavimentação rural. Trecho de um quilômetro e meio já entregue pela empresa. O prefeito relatou que está em andamento a pavimentação de mais dois quilômetros e meio aproximadamente sentindo a Linha Olímpio que inclusive encontra-se bloqueada nesta semana para aplicação do pavimento asfáltico. A estrada sentido Linha Sede Flores também será asfaltada nas próximas semanas depois de finalização da adequação dos três quilômetros e meio. DORIGON também lembrou da estrada entre a Linha Tigre a comunidade da São Roque que está com edital aberta para cadastramento de empresas pela terceira vez. São mais de seis milhões e meio de reais apenas nesta obra de pavimentação asfáltica. O prefeito espera que haja o credenciamento antes do período eleitoral.

A prefeitura de Guaraciaba também tem investido na aquisição de novos maquinários visando inovar a frota para atender melhor os moradores das comunidades rurais. O prefeito VANDECIR DORIGON, comentou que ontem pela manhã o município recebeu um novo rolo compactador para utilizar nos serviços de melhorias nas estradas. A ideia é equipar a frota para formar mais uma equipe de obras e atender os trabalhos em diversos pontos da área rural de Guaraciaba. O município vai receber nos próximos dias mais um caminhão e duas picapes para a secretaria de Obras. VANDECIR salientou que estes investimentos vão trazer autonomia aos servidores para efetuar os trabalhos solicitados. Sendo que os maquinários antigos demandam de inúmeras manutenções.

Vai ocorrer no mês que vem a primeira festa junina do colégio Cemeg de São José do Cedro após dois anos de pandemia. O evento ocorrerá no dia quatro no ginásio de esportes da escola. A informação é da diretora CLEIDI TRENTIN. As primeiras atividades estão programadas para começarem às 15 horas com previsão de encerrar até às 22 horas. A cada meia hora haverá apresentação dos alunos onde os pais poderão acompanhar os filhos. Algumas atrações e comidas típicas já foram definidas pela direção escolar. Além de começar os ensaios com os alunos participantes do evento. Para promover a tradicional festa, os estudantes estão arrecadando valores e a turma que obtiver o maior valor será premiada. A premiação será um piquenique com lanches típicos da festa junina para cada turma vencedora. A diretora destacou que os valores arrecadados na festa junina serão revertidos em investimentos no colégio Cemeg.

A igreja Matriz de Guarujá do Sul vai promover mais uma edição da tradicional ação entre amigos voltado ao dia do padroeiro Sagrado Coração de Jesus. A ação vai comercializar cerca de 500 cartelas no valor de 100 reais cada. A informação é do presidente do Conselho MARCOS MONTAGNER. Segundo ele, esta é a vigésima primeira edição da ação. O sorteio ocorrerá no dia 12 de junho, dia do padroeiro, a partir das 14 horas no salão Padre Chico. Ao todo são quatro prêmios. O último terá como premiação dois mil reais em dinheiro e o terceiro prêmio três mil. Já o segundo será no valor de cinco mil reais e o maior prêmio de 15 mil. Além de três sorteados extras de 100 reais. A venda das cartelas começaram neste mês. O presidente afirmou que a procura pelas cartelas está grande e poucas ainda estão à disposição para a venda. Ele acredita que isso se deve aos dois anos sem promover este evento. MONTAGNER destacou que o conselho está debatendo em quais áreas será investido o montante arrecadado.

A tradicional festa em honra ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus está marcada para ocorrer no segundo domingo de junho e será promovida durante o dia todo. Conforme o presidente do Conselho MARCOS MONTAGNER, a celebração com ações de graças iniciará por volta das dez horas da manhã. Ao meio dia será servido churrasco com as fichas à venda com os integrantes do conselho. O espeto de dois quilos e meio de gado está sendo comercializado a 90 reais. Durante à tarde será promovido o matinê com música ao vivo. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.

Um aplicativo de investimentos anunciado pelas redes sociais fez uma vítima perder cerca de 18 mil reais na região. A ocorrência foi registrada ontem no município de Mondaí. Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que efetuou o cadastro em um aplicativo anunciado no Facebook e inicialmente investiu cerca de 50 reais. Alguns dias depois, a mulher começou a obter lucros satisfatórios e seguiu aplicando dinheiro no app. Enquanto investia, a vítima mantinha contato com um “consultor” pelo WhatsApp. No último dia, ela já havia investido um montante aproximado de 18 mil reais. Contudo, este montante foi bloqueado e não conseguiu mais contato com o consultor para resolver o entrave. A PM confeccionou um boletim de ocorrência.

Os bombeiros de São Miguel do Oeste foram chamados por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem para atender uma ocorrência na Avenida Sete de Setembro. Os socorristas atenderam um motociclista que apresentava fortes dores na barriga devido a uma colisão contra um carro no Centro. A informação é de que a condutora do Fox realizou o contorno e causou a colisão entre os dois veículos. O motociclista não teve ferimentos aparentes, mas foi levado ao Hospital Regional por apresentar dores abdominais.

O Gaeco de São Miguel do Oeste efetuou na manhã de ontem a operação “Rede Oculta” para desarticular organização criminosa. As comarcas de Anchieta e de São Miguel do Oeste estão sendo alvo desta operação. A investigação também foi desarticulada em Cascavel e Francisco Beltrão, no Paraná, sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nos municípios envolvidos. Foram presas, em flagrante, duas pessoas por posse de arma de fogo de uso permitido e posse de arma de fogo com numeração raspada. Também foram apreendidos valores em espécie aproximados de 200 mil reais e mais de um milhão e 160 mil em pesos argentinos, além de bloqueio de bens dos investigados. O esquema criminoso consiste em abrir diversas empresas em nome de terceiros para ocultar o vínculo entre si e a relação matriz e filiais, obtendo enquadramento tributário mais favorável representando prática de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica.

A delegacia de Polícia está apurando as ameaças de invasão à escola Maria da Glória Mattos, do Distrito de Idamar, Dionísio Cerqueira. A ameaça foi feita por um homem nas redes sociais que afirmava entrar na unidade e atentar contra a vida dos presentes e depois cometer suicídio. Nas redes sociais, o suspeito divulgou fotos com uma espingarda nas mãos apontada para a própria boca. Além de conter uma escrita com números satânicos e palavras de baixo calão. Preocupadas, pessoas fizeram postagens nas redes sociais solicitando ação por parte dos órgãos competentes. A investigação ocorre para evitar uma tragédia no colégio. Também circula pela internet um áudio de um terceiro relatando o que o suposto autor teria planejado. No áudio é relatado que o homem iria comprar um terno de cor preta para efetuar o massacre. O relatado no áudio ainda afirma que o suspeito de fato comprou a roupa. Com estas informações a Polícia Militar foi até a residência dos pais do homem, mas não encontrou ele e passou a ser considerado foragido da Polícia.

Desde as ameaças, alguns pais não estão mais mandando os filhos à escola por medo de algo similar ao ataque em Saudades se repita no colégio. Para a Rádio Cedro, o delegado CLAUDIR STANG, afirmou que a Polícia está apurando o caso para tentar confirmar a procedência das ameaças. A secretaria de Estado da Educação, por meio da coordenadoria regional de Dionísio, informou, por meio de nota, que está adotando as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos. Por isso, desde ontem a escola Maria da Glória Mattos conta com vigia humano visando promover sensação de segurança aos pais e alunos, além do acompanhamento das forças policiais. O Estado catarinense ainda afirmou que vai disponibilizar uma equipe multidisciplinar para acompanhar os estudantes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.