ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Quarta-Feira - 17-04-19

-DEPUTADOS RETOMAM HOJE DISCUSSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA CCJ

-ABERTURA DE EMPRESAS CRESCE 30 POR CENTO EM 2019 NO ESTADO

-VEREADOR PEDE ILUMINAÇÃO EM TRECHOS DE RODOVIAS FEDERAIS

-FEIRA DEVE VENDER OITO TONELADAS DE PEIXE ENTRE HOJE E AMANHÃ

-DEPUTADO DESCARTA INSTALAÇÃO DO HEMOSC NO HOSPITAL REGIONAL

-SAÍDA DE PISTA DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NA SC 283

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

Cerca de 62 mil pessoas deixaram a Nicarágua no último ano por causa da crise política e social que atinge o país. Desse total, 55 mil pediram refúgio na Costa Rica. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, quase um ano depois do início do colapso político nicaraguense. Em abril de 2018, a polícia e milicianos leais ao regime de DANIEL ORTEGA reprimiram com violência manifestantes contrários a um projeto de reforma da previdência, o que deu início a uma série de protestos.

O procurador de Paris, REMY HEITZ, afirmou nesta terça-feira que acredita que o incêndio na Catedral de Notre-Dame possa ter sido ocasionado por um acidente. Nesta manhã, bombeiros e especialistas analisavam a estrutura da edificação e o impacto das chamas. O incêndio levou nove horas para ser controlado e causou grandes danos à catedral: todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a torre mais alta caíram. Aproximadamente 50 investigadores trabalharão no caso.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, voltou a prometer nesta terça-feira a reconstrução em até cinco anos da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que a destruiu parcialmente. Ele disse que a catedral será reconstruída e vai ser ainda mais bonita. O templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris, a capital francesa. Até ontem, cerca de três bilhões e meio de reais foram arrecadados com doações de milionários, governos, entidades e pessoas comuns.

O governo federal anunciou nesta terça-feira uma linha de crédito de até 30 mil reais, via BNDES, para caminhoneiros autônomos. Também anunciou o investimento de dois bilhões em rodovias. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto pelo ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. De acordo com o ministro, serão liberados 500 milhões na linha de crédito, que poderá ser acessada pelos caminhoneiros para compra de pneus e equipamentos. Além disso, segundo ONYX, poderão tomar o empréstimo apenas caminhoneiros autônomos que tenham até dois caminhões por CPF.

Após pouco mais de 12 horas de discussão, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara encerrou às 11 e meia da noite de ontem o debate sobre a reforma da Previdência. Cerca de 90 deputados discursaram, 55 contrários, 19 favoráveis e 14 líderes. A sessão foi retomada na manhã de hoje e o objetivo dos deputados a favor da reforma é votar a proposta antes mesmo do feriado. Parlamentares contrários ao projeto, contudo, tentarão adiar a votação. Inicialmente, a votação estava prevista para esta quarta-feira, mas um acordo adiou para a próxima semana. Aliados do governo querem que a votação volte a ser nesta quarta. Cabe à CCJ da Câmara analisar se a proposta do governo Jair Bolsonaro está de acordo com a Constituição.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta terça-feira o arquivamento do inquérito aberto para apurar ofensas a integrantes do STF e a suspensão dos atos praticados no âmbito dessa investigação, como buscas e apreensões e a censura a sites. Após a decisão de MORAES, o presidente do STF, DIAS TOFFOLI, autorizou a prorrogação do prazo do inquérito por mais 90 dias. Mais cedo, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou ao STF documento no qual defende o arquivamento do inquérito, aberto "de ofício", por iniciativa do presidente do tribunal, ministro DIAS TOFFOLI, que nomeou ALEXANDRE DE MORAES relator.

Por maioria de votos, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde desta terça-feira, o projeto de lei que trata do uso de canudos produzidos com materiais biodegradáveis ou similares no estado, de autoria do deputado JOÃO AMIN do PP. De acordo com o parlamentar, a proposta foi elaborada em conjunto com a Fiesc e o setor de material plástico do Estado. O objetivo é oferecer ao consumidor alternativas ambientalmente sustentáveis aos canudos convencionais de plásticos, evitando o uso desse tipo de produto que se transformou em um problema ambiental. Se transformada em lei, a iniciativa atinge hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, e entrará em vigor 365 dias após a sua publicação.

Entidades protocolaram na segunda-feira na Assembleia Legislativa uma representação de quebra de decoro parlamentar contra a deputada ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. A assessoria da deputada disse que ainda não teve acesso à reclamação. O documento foi encaminhado pela Acaert, Associação Catarinense de Imprensa, pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e pela Federação Nacional de Jornais que entendem que a deputada ofendeu jornalistas durante entrevista na capital. A deputada proferiu ofensas contra jornalistas e agrediu verbalmente um profissional do jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC, durante uma entrevista.

Santa Catarina registrou recorde de novos negócios no primeiro trimestre deste ano com 34 mil e 800 empresas constituídas na Junta Comercial de Santa Catarina até o mês de março. O crescimento de quase 30 por cento em relação à média de 2018 é o maior dos últimos três anos. Em 2018, foram 27 mil novas empresas, no período e, 21 mil e 700 empresas em 2017. Este ano, o saldo entre empresas constituídas e baixadas foi 22 mil e 700 até agora. Assim como ocorreu no Estado, três cidades catarinenses também se destacaram na média mensal para o surgimento de empresas no trimestre: Joinville, Blumenau e Lages.

A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo deve realizar ao menos oito celebrações ao longo da Semana Santa no município de São Miguel do Oeste. A informação é do padre da paróquia, FRANCISCO BUERHMANN. De acordo com ele, as celebrações serão realizadas a partir de hoje e seguem até o próximo domingo. O objetivo é aproximar e preparar as famílias para a Páscoa. De acordo com o padre, a primeira celebração vai ocorrer nesta quarta-feira às duas e meia da tarde na igreja Matriz. A atividade vai celebrar a saúde. O padre FRANCISCO comentou que as pessoas podem levar ervas medicinais e chás. Já nesta quinta-feira às as sete horas da noite haverá a tradicional Missa de Lava-Pés também na igreja Matriz.

A sexta-feira santa terá três momentos de celebração na Igreja Católica do município. A informação é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, FRANCISCO BUERHMANN. A primeira atividade será a Via Sacra a partir das nove horas da manhã. As três horas da tarde haverá a celebração da paixão do Senhor. A celebração será transmitido ao vivo pela Rádio Peperi. Padre FRANCISCO explicou que a noite vai ocorrer a Oração da Cruz, uma novidade para a paróquia. Ele destacou que o evento será às sete horas e vai ocorrer no bairro São Sebastião. O padre comentou que para essa oração da Cruz cada família deve levar velas, almofada ou cadeiras.

As últimas celebrações religiosas da semana Santa vão ocorrer no sábado e no domingo. No sábado, a celebração da vigília pascal será às sete horas da noite e os fiéis poderão levar velas e água. Já no domingo, as oito e meia da manhã será realizada a Santa Missa de Páscoa com transmissão pela rádio Peperi. O padre FRANCISCO BUERHMANN destacou ainda que a celebração que encerra a programação da Semana Santa vai ocorrer às sete horas da noite de domingo com a tradicional celebração do final de tarde. Ele comentou que todos esses momentos são fundamentais e devem ser vividos em família e em comunidade. A concentração maior de católicos deve ocorrer nas celebrações de Lava-Pés na quinta à noite e na Paixão do Senhor na sexta às três da tarde.

O comércio de São Miguel do Oeste terá horário especial de funcionamento nesta semana em razão da Páscoa. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, as lojas ficarão abertas neste sábado até as quatro horas da tarde. Com isso, o comércio terá três sábados de compra neste mês de abril. O presidente disse que o setor está otimista para a venda de ovos, chocolates e presentes para a data. Uma pesquisa recente apontou que os comerciantes projetam um crescimento de até cinco por cento nas vendas na comparação com a mesma data do ano passado. Além de doces e chocolates, outros segmentos do comércio também devem faturar com a Páscoa deste ano.

A Ameosc repassou cerca de mil e 500 pneus usados para reciclagem. A informação é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Os pneus foram arrecadados pelo Ecoponto que fica na avenida Willy Barth. Os materiais vieram dos 19 municípios que compõem a associação. Os pneus são estocados no espaço e, depois de um determinado período, são encaminhados para uma empresa de Curitiba. Lá, os pneus são reciclados e usados em diversas ações, como por exemplo, produção de massa asfáltica. Por mês, cerca de três mil pneus são levados para o Ecoponto da Ameosc.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste vai atender em regime de plantão nesta quarta e quinta-feira. O objetivo é atender as cidades de Guaraciaba, Barra Bonita, Paraíso, Belmonte e Bandeirante que estão em revisão do eleitorado. O cartório, que funciona no prédio da Rede Peperi, vai atender hoje e amanhã do meio-dia as sete horas da noite. Os eleitores das cidades em revisão devem agendar o atendimento pelo site do TRE ou pelo telefone 0800 647 3888. Para a revisão, o eleitor deve levar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

A câmara de vereadores prestou uma homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José. A moção de aplauso, de autoria de todos os vereadores, destaca que as irmãs do Instituto Jesus Maria José chegaram à Vila Oeste no ano de 1950, a pedido do Padre AURÉLIO CANZI, com a finalidade de dirigir o Hospital Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1959, elas passaram a atuar no setor educacional e continuam marcando sua presença nessa atividade até os dias atuais. A homenagem foi realizada na sessão de ontem a noite. As fotos da entrega da moção de apelo estão no portal da Peperi na internet.

Os vereadores aprovaram um pedido para a implantação de sistemas de iluminação pública em alguns trechos das rodovias federais que passam por São Miguel do Oeste. O pedido é do vereador CASSIO DA SILVA e foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem à noite. No documento, ele pede ao Dnit que estude a viabilidade de estender a rede e implantar iluminação pública nos seguintes trechos: na Rua Luiz de Camões com a BR-282, proximidades da Linha Limeira na saída para Linha Canela Gaúcha e ao longo da BR-282, no trajeto entre os entroncamentos da BR163 com a Rua Luiz de Camões na Linha Limeira. CASSIO explicou que existe um grande fluxo de pessoas que transitam nesse local para a prática de caminhadas, corridas e ciclismo. Ele disse que a iluminação aumenta a segurança e reduz os riscos de acidentes.

Os deputados da bancada do Oeste se reuniram nesta terça-feira para discutir a instalação de uma agencia da Marinha do Brasil na região. Durante o encontro, o capitão dos Portos em Santa Catarina, ALEXANDRE LOPES VIANNA DE SOUZA, pediu apoio dos parlamentares para sensibilizar o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília. O objetivo é garantir quatro milhões para a construção da unidade, que atenderia toda a região. A estrutura seria montada em Chapecó em um terreno doado pela prefeitura no bairro Santos Dumont. A Marinha vai bancar a construção das casas destinadas aos 30 militares que serão deslocados para a região, mas a obra da agência depende de recursos que poderão ser definidos por emendas da bancada federal.

A agencia da Marinha em Chapecó também atenderia os municípios do extremo-oeste do estado. A informação é da coordenadora da Bancada do Oeste, deputada MARLENE FENGLER. Ela disse que a região tem cerca de 500 embarcações que estão cadastradas e sujeitas a fiscalização da Marinha. O órgão faz visitas ao Oeste, mas que no verão, justamente quando há maior necessidade de fiscalização, não há possibilidade de enviar equipes do Litoral em função da distância e da logística. A deputada disse ainda que a região tem muitas represas e balsas e que a presença da Marinha na região é fundamental. Além da fiscalização, a unidade também ficará encarregada de realizar cursos profissionalizantes para condutores de balsas e barcos e habilitar quem tem jet skis. Atualmente, todo esse trabalho é feito em Itajaí ou em Florianópolis.

Começou na manhã de hoje a feira municipal do peixe. Até amanhã, os piscicultores do município vão vender o pescado vivo ou congelado diretamente para os consumidores. O evento, que acontece no espaço da feira livre, foi aberto as oito da manhã e fecha as seis da tarde. A feira prossegue nesta quinta-feira no mesmo local e nos mesmos horários. A novidade neste ano é a edição da feira do peixe na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Na praça, a feira começa as nove e vai até as cinco horas da tarde. A previsão dos feirantes é comercializar entre sete e oito toneladas de peixe nesses dois dias.

O consumo de peixes vem aumentando nos últimos anos no município. A afirmação é do presidente da Associação dos Piscicultores, BENÍCIO HERBES. Ele disse que a procura pelo produto vem crescendo ao longo de todo o ano e não apenas na semana Santa. BENICIO disse que neste ano, por exemplo, o movimento foi intenso durante toda a quaresma e as pessoas se anteciparam para garantir o peixe na mesa das famílias na sexta-feira Santa. Neste ano, cerca de 30 toneladas de pescado devem ser vendidas na Quaresma. O presidente comentou que o volume está um pouco abaixo da expectativa, mas a comercialização ao longo do ano vem crescendo no município. A principal procura é pelos filés, especialmente de tilápia.

A produção de peixes em São Miguel do Oeste fica entre 400 e 500 toneladas por ano. O dado é do presidente da Associação dos Piscicultores, BENÍCIO HERBES. Ele disse que cerca de 75 por cento desse volume é de tilápia. Além dos consumidores locais, os piscicultores vendem boa parte da produção para empresas do setor de alimentos e industrias. BENICIO comentou que apesar do bom momento, o número de famílias que trabalha comercialmente com a criação de peixes caiu cerca de 30 por cento nos últimos anos. O município, que já teve aproximadamente 90 piscicultores, atualmente conta com cerca de 65 produtores de peixes.

A queda no preço do peixe e o aumento do custo de produção é uma das dificuldades enfrentadas pelos piscicultores. O comentário é do presidente da Associação dos Piscicultores, BENÍCIO HERBES. Ele citou que 80 por cento do custo está na ração e que, nos últimos anos, o preço teve uma redução. Além da questão preço e custo de produção, outra dificuldade é a logística e a distância para acessar os grandes centros de consumo. BENÍCIO afirmou que mesmo assim, a atividade é uma importante fonte de renda para a agricultura familiar.

O pedido para instalação de um banco de sangue em São Miguel do Oeste não deve ser atendido pelo governo do estado. A informação é do deputado líder do governo na Assembleia, MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, a exemplo do extremo-oeste, diversas regiões pediram unidades do Hemosc. No caso da região, a reivindicação foi apresentada pela Associação dos municípios, vereadores e deputados. O pedido é pela implantação de um banco de sangue no Hospital Regional. ESKUDLARK disse que a equipe da secretaria de Saúde esteve na assembleia e demonstrou que Santa Catarina não preciso de mais unidades do Hemosc.

A preocupação do Hemosc não é coletar sangue em grande quantidade, mas sim, com a captação de sangue de qualidade para atender a demanda. A afirmação é do deputado líder do governo na Assembleia, MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que a equipe da secretaria de Saúde que esteve na Alesc, não há necessidade de novos bancos de sangue além da estrutura atual. O parlamentar comentou que os deputados cobraram a instalação do Hemosc em São Miguel do Oeste, mas a direção do hemocentro foi enfática ao afirmar que não há motivos para colocar uma unidade no extremo-oeste. O deputado disse que a movimentação foi importante, mas o pedido de um Hemosc na cidade não será atendido.

A Operação Semana Santa da Polícia Militar Rodoviária Estadual começa as seis horas da tarde desta quarta-feira. O objetivo da PRE é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais durante o período prolongado do feriado de Páscoa. Todos os postos rodoviários estarão envolvidos na operação e os policiais vão atuar em escala de revezamento para patrulhar os pontos mais críticos das SCs na região. Em nota, a PRE informou que atuará com uma política de conscientização dos motoristas para evitar acidentes e infrações nas rodovias. Além disso, os policiais utilizarão radares e bafômetros para a fiscalização do excesso de velocidade e do uso de bebida de álcool pelos motoristas. A operação vai até as oito horas da manhã de segunda-feira.

Um acidente deixou um motociclista ferido na madrugada de hoje na SC 283 em Riqueza. Foi uma saída de pista seguida de choque em objeto fixo envolvendo uma motocicleta Honda CG 150 Fan, emplacada em Riqueza, conduzida por um homem de 23 anos. A suspeita é de que o motociclista tenha sofrido a queda ao desviar de um cavalo que estava nas margens da rodovia. O homem teve um corte na perna esquerda e escoriações nos braços e pernas. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados, mas a vítima já havia sido socorrida por uma ambulância da prefeitura de Riqueza e conduzida ao hospital de Mondaí. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi encaminhado ao hospital regional de São Miguel do Oeste.

Um motociclista sofreu ferimentos graves ao colidir contra um carro na manhã de hoje na SC 163. O acidente aconteceu por volta das dez horas da manhã entre as comunidades de São Valentin e Itajubá em Descanso.. Uma moto XTZ 250 Lander de Descanso, conduzida por um rapaz de 20 anos, colidiu de frente com um Gol de Itapiranga, dirigido por um homem de 29 anos. A moto trafegava no sentido Descanso a Iporã do Oeste e o carro, no caminho contrário. O motociclista foi atendido pelos bombeiros de São Miguel do Oeste e conduzido ao hospital regional. Ele teve suspeita de fratura e ferimentos nos pés. Com o impacto, o rapaz foi arremessado por cima do carro e caiu sobre a pista. O motorista e a passageira do Gol não se feriram.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.