ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 17-04-2019 Quarta-Feira

-DEPUTADOS RETOMAM HOJE DISCUSSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA CCJ

-ABERTURA DE EMPRESAS CRESCE 30 POR CENTO EM 2019 NO ESTADO

-BELMONTE IRÁ INVESTIR 660 MIL EM CALÇAMENTO E MELHORIAS NAS COMUNIDADES

-INSTITUTO GUGA VISITA ENTIDADES DA REGIÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS DE PROJETOS SOCIAIS

-MONDAÍ IRÁ CONCEDER SUBSÍDIO PARA EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

-AVENIDA GUSTAVO FETTER É CONTEMPLADA COM RECURSOS DO ESTADO PARA TAPA-BURACOS

-JUDICIÁRIO DE ITAPIRANGA CONDENA TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS

-RAPAZ FICA FERIDO EM COLISÃO FRONTAL NA SC 163 EM DESCANSO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM SAÍDA DE PISTA NA SC 283


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


Cerca de 62 mil pessoas deixaram a Nicarágua no último ano por causa da crise política e social que atinge o país. Desse total, 55 mil pediram refúgio na Costa Rica. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, quase um ano depois do início do colapso político nicaraguense. Em abril de 2018, a polícia e milicianos leais ao regime de DANIEL ORTEGA reprimiram com violência manifestantes contrários a um projeto de reforma da previdência, o que deu início a uma série de protestos.


O procurador de Paris, REMY HEITZ, afirmou nesta terça-feira que acredita que o incêndio na Catedral de Notre-Dame possa ter sido ocasionado por um acidente. Nesta manhã, bombeiros e especialistas analisavam a estrutura da edificação e o impacto das chamas. O incêndio levou nove horas para ser controlado e causou grandes danos à catedral: todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a torre mais alta caíram. Aproximadamente 50 investigadores trabalharão no caso.


O presidente da França, EMMANUEL MACRON, voltou a prometer nesta terça-feira a reconstrução em até cinco anos da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que a destruiu parcialmente. Ele disse que a catedral será reconstruída e vai ser ainda mais bonita. O templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris, a capital francesa. Até ontem, cerca de três bilhões e meio de reais foram arrecadados com doações de milionários, governos, entidades e pessoas comuns.



O governo federal anunciou nesta terça-feira uma linha de crédito de até 30 mil reais, via BNDES, para caminhoneiros autônomos. Também anunciou o investimento de dois bilhões em rodovias. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto pelo ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. De acordo com o ministro, serão liberados 500 milhões na linha de crédito, que poderá ser acessada pelos caminhoneiros para compra de pneus e equipamentos. Além disso, segundo ONYX, poderão tomar o empréstimo apenas caminhoneiros autônomos que tenham até dois caminhões por CPF.


Após pouco mais de 12 horas de discussão, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara encerrou às 11 e meia da noite de ontem o debate sobre a reforma da Previdência. Cerca de 90 deputados discursaram, 55 contrários, 19 favoráveis e 14 líderes. A sessão foi retomada na manhã de hoje e o objetivo dos deputados a favor da reforma é votar a proposta antes mesmo do feriado. Parlamentares contrários ao projeto, contudo, tentarão adiar a votação. Inicialmente, a votação estava prevista para esta quarta-feira, mas um acordo adiou para a próxima semana. Aliados do governo querem que a votação volte a ser nesta quarta. Cabe à CCJ da Câmara analisar se a proposta do governo Jair Bolsonaro está de acordo com a Constituição.


O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta terça-feira o arquivamento do inquérito aberto para apurar ofensas a integrantes do STF e a suspensão dos atos praticados no âmbito dessa investigação, como buscas e apreensões e a censura a sites. Após a decisão de MORAES, o presidente do STF, DIAS TOFFOLI, autorizou a prorrogação do prazo do inquérito por mais 90 dias. Mais cedo, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou ao STF documento no qual defende o arquivamento do inquérito, aberto "de ofício", por iniciativa do presidente do tribunal, ministro DIAS TOFFOLI, que nomeou ALEXANDRE DE MORAES relator.



Por maioria de votos, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde desta terça-feira, o projeto de lei que trata do uso de canudos produzidos com materiais biodegradáveis ou similares no estado, de autoria do deputado JOÃO AMIN do PP. De acordo com o parlamentar, a proposta foi elaborada em conjunto com a Fiesc e o setor de material plástico do Estado. O objetivo é oferecer ao consumidor alternativas ambientalmente sustentáveis aos canudos convencionais de plásticos, evitando o uso desse tipo de produto que se transformou em um problema ambiental. Se transformada em lei, a iniciativa atinge hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, e entrará em vigor 365 dias após a sua publicação.


Entidades protocolaram na segunda-feira na Assembleia Legislativa uma representação de quebra de decoro parlamentar contra a deputada ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. A assessoria da deputada disse que ainda não teve acesso à reclamação. O documento foi encaminhado pela Acaert, Associação Catarinense de Imprensa, pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e pela Federação Nacional de Jornais que entendem que a deputada ofendeu jornalistas durante entrevista na capital. A deputada proferiu ofensas contra jornalistas e agrediu verbalmente um profissional do jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC, durante uma entrevista.


Santa Catarina registrou recorde de novos negócios no primeiro trimestre deste ano com 34 mil e 800 empresas constituídas na Junta Comercial de Santa Catarina até o mês de março. O crescimento de quase 30 por cento em relação à média de 2018 é o maior dos últimos três anos. Em 2018, foram 27 mil novas empresas, no período e, 21 mil e 700 empresas em 2017. Este ano, o saldo entre empresas constituídas e baixadas foi 22 mil e 700 até agora. Assim como ocorreu no Estado, três cidades catarinenses também se destacaram na média mensal para o surgimento de empresas no trimestre: Joinville, Blumenau e Lages.


-BELMONTE IRÁ INVESTIR 660 MIL EM CALÇAMENTO E MELHORIAS NAS COMUNIDADES

-INSTITUTO GUGA VISITA ENTIDADES DA REGIÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS DE PROJETOS SOCIAIS

-MONDAÍ IRÁ CONCEDER SUBSÍDIO PARA EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

-AVENIDA GUSTAVO FETTER É CONTEMPLADA COM RECURSOS DO ESTADO PARA TAPA BURACO


Ministério Público busca acordos para problemas ambientais em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Primeiro TAC já foi assinado. A promotora de justiça da comarca de Itapiranga destaca assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com a Cooper A1 de São João do Oeste. Foi na semana passada visando regularizar obra da cooperativa. ANA CAROLINA CERIOTTI informa que a situação envolve Área de Preservação Permanente. Conforme a promotora, este é um meio viável, mas com muito cuidado, pois a lei não autoriza construções em APP. Conforme a promotora a Cooper A1 de São João do Oeste, assinou TAC e terá direito de demolir uma construção antiga que oferece risco as pessoas e construir edificação do mesmo tamanho no local. Em contrapartida terá que recuperar a mata ciliar nos 15 metros da margem do riacho e instituir unidade de conservação ambiental de 17 hectares na comarca de Itapiranga.


Outras situações de Áreas de Preservação Ambiental estão sendo avaliadas na comarca. Em Tunápolis existe negociação com o Ministério Público para regularização com assinatura de um TAC. A promotora ANA CAROLINA CERIOTTI, salienta que sempre é exigido um ganho ambiental imensamente superior ao dano. Alerta que cada situação é avaliada de maneira criteriosa e sem extrapolar condições dos Planos Diretores. A promotora demonstra boa vontade em utilizar o Termo de Ajuste de Conduta e projeta acordos em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste para permitir construções sem prejudicar o meio ambiente. De acordo com ANA CAROLINA, os termos do acordo são enviados para Florianópolis onde o Conselho Superior do Ministério Público precisa homologar.


São João do Oeste divulga dados oficiais do movimento econômico. Crescimento foi de aproximadamente 10% em 2018. Conforme o diretor do movimento econômico, ROBERTO RAMBO, o setor agropecuário segue como destaque na suinocultura, produção de leite e avicultura. Atividade leiteira teve o maior impacto nas atividades agrícolas com aumento de produção e pequena alta no preço pago por litro. RAMBO cita com maior destaque no crescimento os setores de indústria, comércio, energia, telecomunicações e transporte. O movimento econômico apresenta ainda, índices sobre as duas principais transferências constitucionais que os municípios têm direito, confrontando o FPM com o ICMS.


O Movimento Econômico de São João do Oeste em 2018 registrou 384 milhões de reais. Crescimento em comparação a 2017 foi de 9,8%. Segundo o diretor do movimento econômico, ROBERTO RAMBO, os incentivos proporcionados pelo município contribuem para o crescimento que foi registrado. Ele elogia a profissionalização dos produtores rurais. Em 2018, o valor total do Movimento Agropecuário foi de 262 milhões de reais, um aumento de 7,51% em relação a 2017. A suinocultura representa 42%, leite 27%. O abate de frangos representa 21%. Segundo RAMBO, a Indústria, Comércio, Transportes e Telecomunicações registrou crescimento de 15%. O valor total em 2018 foi de 122 milhões de reais.


Cartório Eleitoral tem situação inusitada e já encerrou o trabalho para esta semana. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI, o atendimento ocorreu apenas nos dois primeiros dias úteis, retornando ao meio dia de segunda-feira. Destaca que o Cartório presta atendimento para eleitores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste com prioridade no momento para a biometria na regularização dos títulos. As prefeituras também terão atendimento em horário diferenciado. Em São João do Oeste o expediente será normal na véspera do feriado, até as 17 horas e 15 minutos. Tunápolis estabeleceu turno único na quinta-feira, das sete horas às 13 horas. Em Iporã do Oeste o atendimento amanhã também será em turno único, das sete às 13 horas. A Epagri não irá atender nesta quinta-feira. Nas prefeituras de Descanso e Santa Helena o atendimento será apenas na parte da manhã desta quinta-feira.


Estiagem prejudica desenvolvimento das pastagens de inverno. O secretário de agricultura de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ, destaca que neste período a chuva é fundamental devido ao período de transição da pastagem de verão para a pastagem de inverno. Além da falta de água que prejudica a germinação das sementes, o secretário cita que outra dificuldade deste clima, que não é nem de calor nem de frio, é o aparecimento de pragas e insetos. PEDRO BAUMGRATZ diz que com as condições desfavoráveis no desenvolvimento do pasto, os agricultores são obrigados a fazer maior uso da silagem. Ele lembra que havia previsão de chuva no começo desta semana, o que não se confirmou. A precipitação de chuva é aguardada agora para terça ou quarta da próxima semana.


Vereadores de Mondaí analisam projeto que concede subsídio para exames de brucelose e tuberculose. O município já disponibilizava de veterinário para realizar os exames sem custo aos agricultores, mas o profissional não está conseguindo atender a grande demanda. O objetivo do projeto é garantir a certificação das propriedades. De acordo com o presidente do legislativo, ELIZANDRO MAINARDI, o projeto que trata da realização dos exames já existe no município, e agora os vereadores analisam uma alteração que inclui o pagamento de um subsídio por parte do município de 15 reais por exame. Ele explica que cada produtor terá direito a receber o subsídio de dois exames ao ano por animal, independente do número de animais da propriedade. Além disso, deve apresentar um laudo da Cidasc e comprovar que irá receber a mais da empresa pelo litro do leite devido à certificação.


Para a certificação são necessários dois exames, com intervalo de seis meses, para comprovar que os animais estão livres das duas doenças. A partir do momento que a propriedade é certificada passa a realizar um exame anual por animal. Após a análise das comissões, a primeira votação desse projeto deve ocorrer na última sessão do mês. Outro projeto que deu entrada na sessão desta semana trata do aumento no valor da bolsa de estudos, auxílio que é concedido pelo município aos universitários. O projeto foi encaminhado para análise das comissões. ELIZANDRO MAINARDI lembra que uma alteração feita no regimento interno do legislativo permitiu reduzir de quatro para três o número de sessões até que o projeto seja votado e aprovado. Dessa forma o projeto dá entrada, passa pelas comissões e vai para votação. As sessões do legislativo de Mondaí são realizadas nas segundas-feiras, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook.


Setor Social de Tunápolis fará reunião com beneficiários do Programa Bolsa Família. Conforme a coordenadora de assistência social, FRANCIELE STAUB, a reunião, no dia 30 de abril, terá inicio às 13 horas e 30 minutos, no centro de idosos. Ela explica que estas reuniões com os beneficiários fazem parte das condicionalidades que as famílias devem cumprir para receber o bolsa família. FRANCIELE lembra que as famílias beneficiárias tem compromisso com o setor social nas palestras e capacitações que são oferecidas, também na educação, por meio da freqüência escolar, alem do acompanhamento no setor da saúde das gestantes e crianças de zero a sete anos, e a atualização da caderneta de vacinas. Em Tunápolis 36 famílias recebem o Bolsa Família. Se enquadram no programa os inscritos no cadastro único, com renda de até 178 reais por membro familiar.


Belmonte irá investir 660 mil em calçamento e melhorias nas comunidades. Conforme o prefeito em exercício, CLEOMAR PISONI, na manhã de ontem a administração definiu com a equipe técnica da prefeitura as ruas que serão contempladas com o calçamento. Ele cita que 400 mil serão investidos no trecho na saída de Belmonte para linha Timbaúva. Mais 200 mil serão investidos nas melhorias do ginásio municipal e da igreja de linha Bela União, onde também será feito calçamento. O prefeito em exercício destaca que nas comunidades de Timbaúva e Tabajara também está sendo feita a reforma dos ginásios, com investimento de cerca de 60 mil reais. Nestes locais está prevista ainda a instalação de para raios. PISONI lembra que os recursos que serão investidos são próprios do município. Com emenda do deputado PEDRO UCZAI o município fará o calçamento e passeio público em ruas da cidade, que serão definidas em reunião com os moradores.


Instituto GUGA KUERTEN visita entidades da região contempladas com recursos de projetos sociais. Na manhã desta terça-feira a presidente do instituto, ALICE KUERTEN, mãe do ex-tenista GUGA, participou da inauguração da academia da saúde na APAE Raio de Sol de Mondaí. A escola especial recebeu pouco mais de 21 mil para instalar sete equipamentos de ginástica. A tarde ela esteve nas APAEs de Tunápolis e Santa Helena, que recebeu pouco mais de 21 mil para o projeto de reabilitação por meio da integração sensorial. Na escola especial de São João do Oeste a presidente do instituto conferiu os investimentos de mais de 20 mil feitos na estruturação da sala de estimulação sensorial. O evento na APAE de São João do Oeste teve a presença da escola de Itapiranga e Iporã do Oeste, esta última foi contemplada com quase 20 mil reais para compra de televisores, computadores, caixas de som, microfone e bebedouros de água. O roteiro na região contemplou ainda Chapecó, Coronel Freitas, Caibi, São Carlos, Maravilha e SMOeste.


ALICE KUERTEN explica que o Fundo de Apoio a Projetos Sociais está presente em 187 municípios do estado, com 482 projetos já executados. Ela comenta que os municípios já foram contemplados duas vezes, e agora o roteiro está iniciando pela terceira vez. Todos os anos o instituto GUGA define duas a três regiões do estado, para as quais é lançado o edital dos projetos no mês de outubro. ALICE comenta que todas as entidades que atendem pessoas com deficiência nestas regiões são convidadas para uma reunião, recebem uma capacitação para elaborar o projeto, que tem prazo de 30 dias para ser concluído e entregue. No final do ano é liberado o orçamento para as entidades selecionadas, e nos meses de março e abril o instituto faz a supervisão técnica dos investimentos que foram realizados. Durante as visitas o instituto também confere a situação financeira e administrativa das entidades, com intervenção em caso de problemas.


Avenida de Iporã do Oeste é contemplada com recursos do estado para operação tapa buraco. Segundo o prefeito LUCIO MALLMANN, as obras estão sendo realizadas na extensão da avenida Gustavo Fetter, no trecho do trevo até o Posto do Chapa. O prefeito explica que em reunião na semana passada com o secretário de estado de infraestrutura e na Casa Civil em Florianópolis, foi apresentado um relatório com fotos da situação do asfalto na avenida. O trecho apresentava defeitos e buracos na pista. MALLMANN lembra que a avenida é contemplada no trecho da SC 163, uma rodovia estadual. O governo do estado atendeu o pedido, e nesta semana iniciou o trabalho de recuperação. O prefeito se mostra surpreso pela agilidade que o pedido foi atendido, levando em conta que o governo é de primeiro mandato e está há menos de seis meses no poder. Em função das obras, é solicitada a atenção dos motoristas, e que utilizem outras ruas alternativas.


Os recursos que estão sendo investidos na operação tapa buracos da avenida em Iporã do Oeste fazem parte do orçamento destinado pelo Deinfra para diversos serviços nas rodovias durante todo o mês de abril. O superintendente regional do Deinfra JÂNIOSCHREINER explica que 100 mil reais foram liberados pelo estado para investimento em diversas rodovias da região. Várias obras já foram executadas e outras, como o tapa buracos na rua central de Iporã do Oeste, ainda estão em andamento. Segundo o superintendente do Deinfra, os serviços na avenida Gustavo Fetter devem ser concluídos até final de semana. O trabalho é feito por empresa licitada pelo Deinfra com auxílio das máquinas da prefeitura. JANIO lembra que ainda no mês passado a operação tapa buracos foi realizada em todo o trecho da SC 163 em direção a Itapiranga.


O prefeito de Iporã do Oeste não participou da marcha dos prefeitos a Brasília, mas concorda com a discussão levantada pelos demais prefeitos, de que há uma concentração dos impostos em Brasília. A divisão destes recursos entre os municípios gerou um movimento denominado “Mais Brasil, menos Brasília”. LÚCIO MALLMANN explica que primeiro acontece à divisão dos impostos com os estados, e somente depois para os municípios. Ele avalia que é nos municípios onde os problemas devem ser resolvidos, e onde geralmente faltam recursos para atender toda demanda. O prefeito lembra que a população procura os gestores municipais, pela facilidade de acesso, e não o governador ou o presidente para apresentar as reclamações ou sugestões de investimentos. Ele também não concorda que o repasse dos impostos arrecadados no país seja o mesmo para municípios com 10 mil ou dois mil habitantes.


O prefeito ressalta ainda que o município trabalha na organização da programação da semana das etnias, das festividades de aniversário do município, e da segunda semana cultural de 27 de maio a primeiro de junho. LÚCIO MALLMANN antecipa que o baile do município, no dia 31 de maio, terá animação da banda Indústria Musical, patrocínio das lojas Becker. No dia primeiro de junho, dia do aniversário do município, haverá o tradicional corte do bolo com musica a tarde. Cita também a semana das etnias que terá momentos culturais na cidade e em duas comunidades do interior. 2019 também será ano de feira FAIC em Iporã do Oeste, no mês de setembro, trabalho que está sendo coordenado pelo vice-prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY. No momento a CCO vista empresa e esferas estaduais e nacionais em busca de patrocínios. O lançamento da feira deve ocorrer até final deste mês.


-JUDICIÁRIO DE ITAPIRANGA CONDENA TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS

-RAPAZ FICA FERIDO EM COLISÃO FRONTAL NA SC 163 EM DESCANSO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM SAÍDA DE PISTA NA SC 283


Operação Semana Santa inicia nesta quarta-feira nas rodovias estaduais. A fiscalização começa às 18 horas de hoje e se estende até segunda-feira de manhã. O objetivo é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais durante o período prolongado do feriado de Páscoa. Todos os postos rodoviários do Comando de Policiamento Rodoviário estarão envolvidos na operação. A PMRV informou que atuará com uma política de conscientização dos motoristas para evitar acidentes e infrações nas rodovias. Além disso, os policiais utilizarão radares, bafômetros e atuarão com fiscalizações de trânsito. Na Operação Semana Santa de 2018 foram registrados 88 acidentes nas rodovias estaduais, sendo 38 com vítimas e 50 sem. Oito pessoas morreram e 55 ficaram feridas.


Adolescente fica ferido em queda de bicicleta no centro de Cunha Porã. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 15 minutos de ontem, na Rua Vereador Astor Weber, no bairro Colina Verde em Cunha Porã. O adolescente de 15 anos, foi encontrado pelos bombeiros caído na via pública, consciente e orientado, relatando dor na face e nas costas. O menor teve um corte na região do tórax, escoriações no lado esquerdo da face e batimentos cardíacos acelerados. A mãe do menor estava no local e foi junto com seu filho na ambulância. Ela informou que o mesmo não possuía nenhum tipo de doença e nem fazia uso de medicamento controlado. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao Hospital de Cunha Porã.


Celular é furtado dentro de escola em São José do Cedro. O celular foi furtado na sala de aula do Colégio Cedrense nesta segunda-feira. O crime ocorreu durante a manhã, entre o recreio e o final da aula. A proprietária do aparelho, uma estudante de 11 anos, utilizou o celular pela última vez durante o recreio e, ao retornar para a sala, guardou o objeto em sua mochila. Durante uma recreação esportiva o local teria ficado aberto e suspeita-se que, neste momento, o celular possa ter sido furtado. Um Boletim de Ocorrência foi registrado para apurar o fato já que uma pessoa teria sido flagrada mexendo na mochila da colega. Na tarde de ontem, o smartphone da marca Samsung, modelo J4, foi devolvido à menor na própria escola. Uma colega teria dito que encontrou o celular jogado em uma das praças da cidade. O objeto recuperado teve as configurações de fábrica restauradas e estava sem a capinha. O aparelho deve passar por perícia nesta quarta-feira.


Ministério Público investiga improbidade administrativa em Itapiranga. Procedimento ocorre em relação à legislatura passada. São cinco vereadores e cinco assessores de bancada do legislativo de Itapiranga investigados pelo Ministério Público da comarca. Está em tramitação desde 2016 um Inquérito Civil para apurar o cumprimento da carga horária de trabalho. Conforme a promotora de justiça, ANA CAROLINA CERIOTTI, foi constatado prestação de serviço bem abaixo das 40 horas semanais previstas pelo contrato no período de 2014 a 2016. Destaca que o normal seria mover uma Ação Civil Pública, no entanto a partir de 2018, atos de improbidade administrativa podem fazer parte de um TAC, o Termo de Ajuste de Conduta que não significa confissão. A pessoa tem opção de aceitar ou não. Ocorrendo acordo o processo será arquivado.


A promotora de justiça explica que na semana passada foi realizada a reunião com todos os envolvidos. Na próxima segunda-feira vereadores e assessores de bancada voltam ao Fórum para dizerem se aceitam ou não a proposta do Ministério Público para a devolução de valores. Os envolvidos também podem fazer uma contraproposta. ANA CAROLINA CERIOTTI não revela os valores, pois a negociação ainda está em curso, mas considera que o montante total é bastante elevado. A promotora lembra que o TAC em casos de improbidade administrativa foi aprovado pelo Conselho Nacional do Ministério Público e facilita bastante a conclusão do procedimento. ANA CAROLINA CERIOTTI salienta que uma ação judicial pode se arrastar por até 20 anos e com o TAC é possível uma solução em poucos meses. Informações chegaram ao Ministério Público que realizou diligências para apurar a improbidade administrativa.


Motociclista sofre ferimentos graves em saída de pista na SC 283 em Riqueza. O acidente ocorreu por volta de uma hora e 30 minutos da madrugada de hoje, na SC 283 em Riqueza. Foi uma saída de pista seguida de choque, envolvendo uma motocicleta Honda CG 150 Fan, emplacada em Riqueza, conduzida por um homem de 23 anos. A suspeita é de que o motociclista tenha sofrido a queda ao desviar de um cavalo que estava nas margens da rodovia. Ele teve um corte lacerante na coxa da perna esquerda e escoriações nos braços e pernas. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados, mas o piloto já havia sido socorrido por uma ambulância da prefeitura de Riqueza, e conduzido ao hospital de Mondaí. Devido à gravidade dos ferimentos o rapaz foi encaminhado na sequencia ao hospital regional de São Miguel do Oeste.


Judiciário de Itapiranga condena três pessoas por tráfico de drogas. As sentenças somam quase 60 anos de prisão. Conforme a promotora ANA CAROLINA CERIOTTI, foram condenados, BRUNO REINEHR com pena de 28 anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial fechado. ANDREA SOEHN, sentenciada em 11 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado. ENIO FLACH condenado à pena de 18 anos e cinco meses em regime inicial fechado. ENIO FLACH e BRUNO REINEHR tiveram negado o benefício de apelarem em liberdade e ambos seguem presos. ANDREA SOEHN recorreu da decisão e aguarda o processo em liberdade.


Rapaz fica ferido em colisão frontal na SC 163 em Descanso. O acidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira, na SC 163, entre as comunidades de São Valentin e Itajubá. No local, uma moto XTZ 250 Lander de Descanso, pilotada por um rapaz de 20 anos, colidiu de frente com um Gol de Itapiranga conduzido por um homem de 29 anos. A moto trafegava no sentido Descanso a Iporã do Oeste, e o carro no sentido contrário. Populares informaram a reportagem da Rádio Oeste que a colisão frontal ocorreu após uma tentativa de ultrapassagem do motociclista. O piloto foi atendido pelos bombeiros de SMOeste, e conduzido ao hospital regional. Ele teve suspeita de fratura e ferimentos nos pés. Com o impacto o rapaz foi arremessado por cima do carro e caiu sobre a pista. O motorista e a passageira do Gol não se feriram. Os veículos tiveram danos elevados. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.