ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 17/04/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

Cerca de 62 mil pessoas deixaram a Nicarágua no último ano por causa da crise política e social que atinge o país. Desse total, 55 mil pediram refúgio na Costa Rica. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, quase um ano depois do início do colapso político nicaraguense. Em abril de 2018, a polícia e milicianos leais ao regime de DANIEL ORTEGA reprimiram com violência manifestantes contrários a um projeto de reforma da previdência, o que deu início a uma série de protestos.

O procurador de Paris, REMY HEITZ, afirmou nesta terça-feira que acredita que o incêndio na Catedral de Notre-Dame possa ter sido ocasionado por um acidente. Nesta manhã, bombeiros e especialistas analisavam a estrutura da edificação e o impacto das chamas. O incêndio levou nove horas para ser controlado e causou grandes danos à catedral: todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a torre mais alta caíram. Aproximadamente 50 investigadores trabalharão no caso.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, voltou a prometer nesta terça-feira a reconstrução em até cinco anos da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que a destruiu parcialmente. Ele disse que a catedral será reconstruída e vai ser ainda mais bonita. O templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris, a capital francesa. Até ontem, cerca de três bilhões e meio de reais foram arrecadados com doações de milionários, governos, entidades e pessoas comuns.

O governo federal anunciou nesta terça-feira uma linha de crédito de até 30 mil reais, via BNDES, para caminhoneiros autônomos. Também anunciou o investimento de dois bilhões em rodovias. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto pelo ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. De acordo com o ministro, serão liberados 500 milhões na linha de crédito, que poderá ser acessada pelos caminhoneiros para compra de pneus e equipamentos. Além disso, segundo ONYX, poderão tomar o empréstimo apenas caminhoneiros autônomos que tenham até dois caminhões por CPF.

Após pouco mais de 12 horas de discussão, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara encerrou às 11 e meia da noite de ontem o debate sobre a reforma da Previdência. Cerca de 90 deputados discursaram, 55 contrários, 19 favoráveis e 14 líderes. A sessão foi retomada na manhã de hoje e o objetivo dos deputados a favor da reforma é votar a proposta antes mesmo do feriado.

Parlamentares contrários ao projeto, contudo, tentarão adiar a votação. Inicialmente, a votação estava prevista para esta quarta-feira, mas um acordo adiou para a próxima semana. Aliados do governo querem que a votação volte a ser nesta quarta. Cabe à CCJ da Câmara analisar se a proposta do governo Jair Bolsonaro está de acordo com a Constituição.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta terça-feira o arquivamento do inquérito aberto para apurar ofensas a integrantes do STF e a suspensão dos atos praticados no âmbito dessa investigação, como buscas e apreensões e a censura a sites. Após a decisão de MORAES, o presidente do STF, DIAS TOFFOLI, autorizou a prorrogação do prazo do inquérito por mais 90 dias. Mais cedo, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou ao STF documento no qual defende o arquivamento do inquérito, aberto "de ofício", por iniciativa do presidente do tribunal, ministro DIAS TOFFOLI, que nomeou ALEXANDRE DE MORAES relator.

Por maioria de votos, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde desta terça-feira, o projeto de lei que trata do uso de canudos produzidos com materiais biodegradáveis ou similares no estado, de autoria do deputado JOÃO AMIN do PP. De acordo com o parlamentar, a proposta foi elaborada em conjunto com a Fiesc e o setor de material plástico do Estado.

Objetivo é oferecer ao consumidor alternativas ambientalmente sustentáveis aos canudos convencionais de plásticos, evitando o uso desse tipo de produto que se transformou em um problema ambiental. Se transformada em lei, a iniciativa atinge hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, e entrará em vigor 365 dias após a sua publicação.

Entidades protocolaram na segunda-feira na Assembleia Legislativa uma representação de quebra de decoro parlamentar contra a deputada ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. A assessoria da deputada disse que ainda não teve acesso à reclamação. O documento foi encaminhado pela Acaert, Associação Catarinense de Imprensa, pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e pela Federação Nacional de Jornais que entendem que a deputada ofendeu jornalistas durante entrevista na capital. A deputada proferiu ofensas contra jornalistas e agrediu verbalmente um profissional do jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC, durante uma entrevista.

Santa Catarina registrou recorde de novos negócios no primeiro trimestre deste ano com 34 mil e 800 empresas constituídas na Junta Comercial de Santa Catarina até o mês de março. O crescimento de quase 30 por cento em relação à média de 2018 é o maior dos últimos três anos. Em 2018, foram 27 mil novas empresas, no período e, 21 mil e 700 empresas em 2017. Este ano, o saldo entre empresas constituídas e baixadas foi 22 mil e 700 até agora. Assim como ocorreu no Estado, três cidades catarinenses também se destacaram na média mensal para o surgimento de empresas no trimestre: Joinville, Blumenau e Lages.

Município organiza programação especial de Páscoa. Quem lembra é DILAMAR PIETSZKOSKI – assessora do secretário social de Campo Erê. Conforme ela, atividade foi organizada em parceria com todas as secretarias do município. O evento acontece logo mais, ás 17 horas até ás 20 horas na praça do Fórum. Ação chamada Páscoa Feliz contará com diversas atrações, como barraca de doce, de suco, pinturas faciais, brinquedos e mais supressas para o dia.

Enfermeira chama atenção para campanha de vacina contra gripe H1N1. RUTIANE MINOTTO – responsável pela sala de vacina em Santa Terezinha do Progresso, comenta que ação está ocorrendo em todo estado. No dia quatro de maio será o Dia “d” de vacinação, das oito até ás 17 horas. Lembra que essa campanha é voltada aos grupos prioritários que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores e portadores de doenças crônicas. O prazo de vigência da campanha é 31 de maio.

Vacina da gripe protege contra vários tipos de vírus. RUTIANE destaca que a influenza é uma doença respiratória viral podendo na sua fase mais grave, levar o paciente a óbito. A vacina é uma forma de prevenção, por isso a importância de todo público alvo procurar a unidade para se imunizar.

Realizado última noite da semana do Agronegócio em São Lourenço do Oeste. EVERLAN FAGUNDES, professor do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina e um dos coordenadores do evento, conta que esta edição foi um sucesso. Para encerramento foram discutidos dois assuntos. O primeiro com o extensionista da Epagri, VOLMIR DE OLIVEIRA, que falou sobre o sistema silvipastoril. E o outro comDickson Nazário que palestrou sobre manejo nutricionalde bovinos leiteiros.

2° Semana do Agronegócio cumpri com seu objetivo. Esse é o entendimento de EVERLAN FAGUNDES, um dos coordenadores das atividades. De acordo com ele as palestras realizadas foram bem discutidas e ao encontro das demandas do produtor de leite. O professor imagina que a informações repassadas, terão um importante papel no desenvolvimento da bacia leiteira do noroeste do estado. Ele lembra ainda que todas as palestras foram gratuitas.

Sistema silvipastoril é trabalhado ao longo de 10 anos na região. VOLMIR DE OLIVEIRA extensionista da Epagri de São Lourenço do Oeste, conta que esse sistema consiste em plantar árvores para oferecer sombra e mais conforto para os animas em épocas quentes do ano. Em palestra ontem a noite do IFSC campus de São Lourenço, falou mais sobre o sistema aos produtores de leite. Explica que a raça holandesa, por exemplo, tem pouca resistência ao sol, em dias quentes animais desta raça sofrem bastante.

Sistema oferece uma segunda renda ao produtor. O extensionista da Epagri, relata que grande parte das propriedades que implantaram o sistema, escolheu o eucalipto para sombra. Ele explica que é cuidada a qualidade da madeira desta árvore plantada, visando no futuro renda com a venda da madeira. Revela ainda, que em propriedades com o sistema silvipastoril implantado por volta de 11 anos, deve lucrar hoje, com aproximadamente 25 mil reais por hectare na venda de madeira.

São Lourenço do Oeste produz por dia 120 mil litros de leite. A informação é de VOLMIR DE OLIVEIRA. Conta que se considerar o valor médio de um real e 30 o litro, por dia a produção de leite gera 150 mil reais. No entanto o profissional diz que pode evoluir muito, considerando que existem muitas propriedades com problemas em produzir alimentação aos animais. Afirma que a Epagri está trabalhando forte em produção de leite a base de pastos perenes, buscando produção sustentável e gerando economia ao produtor.

Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros é tema de palestra. MILTON KASPER – Médico veterinário da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste foi quem ministrou o evento. O tema escolhido conta MILTON é para chamar atenção dos agricultores. Por muitos anos o oeste de Santa Catarina não registra focos de raiva bovina. Porém, nos últimos meses o problema voltou a aparecer.

Casos de raiva em morcegos estão espalhados pela região. KASPER conta que os primeiros focos surgiram em Campos Novos, Chapecó e Maravilha. Isso acontece aqui na região, afirma o veterinário, pois existe muitos morcegos. Desde que foi identificada, a raiva tem acarretado importantes prejuízos. O profissional destaca que a Cidasc e Agricultura vem trabalhando na busca do controle desses focos.

Raiva é considerada uma das zoonoses mais preocupantes da saúde pública. Quem revela é MILTON KASPER – médico veterinário da Cidasc Regional. Ele explica que isso se dá não só por sua drástica evolução, como também por seu alto custo social e econômico. A raiva que acomete os morcegos é perigosa, pois o próprio nome diz, os morcegos que tem a doença atacam tudo que vem pela frente desde animais até pessoas. A doença não tem cura nem nos animais nem nos humanos e causa a morte.

Morcegos atacam principalmente gado de raças gersey e holandês. Isso porque são mais mansos e permitem aproximação dos morcegos. KASPER informa que recentemente capturaram alguns morcegos na região para fazer testes se estão ou não infectados KASPER, frisa que a partir do momento que a doença for confirmada é recomendado a vacinação do rebanho.

Prefeitura de Anchieta busca dois milhões em financiamento para obras. O prefeito IVAN CANCI defende o projeto que tramita na câmara e prevê a busca de recurso para vários setores. Ele afirma que nos últimos meses a prefeitura prospectou 280 mil reais em convênios sem contar as emendas. Porém, apesar das sinalizações, a liberação dos recursos parlamentares segue lenta. Por isso, o prefeito e a equipe optaram no financiamento para promover obras e investimentos que impactam nos aspectos: econômico, social e ambiental de Anchieta.

Dois milhões que a prefeitura busca prevê adequações necessárias para reabertura do hospital e obras de infraestrutura urbana com pavimentações. O valor engloba ainda, diz CANCI, calçamento no interior nas comunidades de Prateleira, São Roque e na Vila de Café Filho. Cita também a implantação de rede de energia trifásica na área industrial. Outra parcela será destinada a construção de um pavilhão no bairro Xavantes para abrigar uma empresa. Por último o chefe do executivo menciona a instalação do sistema de energia solar em todos os prédios públicos.

Atual administração herda dívidas de outras gestões. O prefeito IVAN CANCI de Anchieta reconhece que o projeto pode causar dúvidas e debates na câmara porque as parcelas ficarão para o próximo governo pagar. Mas, também lembra que a atual administração está pagando mais de dois milhões de reais de precatórios e processos deixados por outras gestões. Ele compara os financiamentos públicos aos feitos por moradores quando necessitam de um volume grande de dinheiro para obras e que buscam linhas de crédito.

Administração faz estudo de impacto no orçamento para que as parcelas sejam viáveis e decrescentes. CANCI, cita ainda a economia gerada com a energia solar. Ele considera que os vereadores precisam pensar no futuro de Anchieta, já que o projeto visa contemplar vários setores e terá impacto em toda comunidade. Ainda não há garantia de liberação do financiamento que depende da avaliação da Caixa Econômica Federal. O prefeito e equipe devem defender a matéria no legislativo.

Colisão entre carro e moto no centro, deixa mulher ferida. Por volta das 10 horas de hoje, o corpo de bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado para atender a um acidente de trânsito, na Rua Brasil, esquina Rua Duque de Caxias, Centro da cidade. Se envolveram uma Saveiro, placas de Xanxerê, conduzido por um homem e uma motocicleta Honda Biz, pilotada por uma mulher de 46 anos, que sofreu ferimentos considerados leves. Após os procedimentos. A vítima da moto foi conduzida ao pronto atendimento municipal, para avaliação médica.

Jovem sofre ferimentos em colisão entre duas motocicletas. O acidente foi registrado no início da noite de ontem, no semáforo da Rua Curitiba com a Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, centro de Francisco Beltrão e envolveu duas motocicletas. A condutora de uma HondaBiz sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada a UPA. Uma equipe do Samu também prestou auxilio no atendimento. Na outra motocicleta estavam duas ocupantes que chegaram a parar após a colisão, mas acabaram saindo do local do acidente sem serem identificadas. A Polícia Militar registrou a ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.