ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 17/04/2018

-STF DECIDE HOJE SE ACEITA DENÚNCIA CONTRA AÉCIO POR CORRUPÇÃO
-MENOS DA METADE DOS CATARINENSES DECLARARAM O IMPOSTO DE RENDA
-ACEPRO PREPARA BAZAR PARA ARRECADAR FUNDOS EM MAIO
-ESCOLA CATARINA SEGER IMPLANTA A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
-MUNICÍPIOS AGUARDAM VACINAS PARA CAMPANHA CONTRA A GRIPE
-APAE PROMOVE ALMOÇO FESTIVO COM SORTEIO DE PRÊMIOS
-EQUIPE TRABALHA NO ALARGAMENTO DE ESTRADAS RURAIS
-PREFEITURA LANÇA PROGRAMA “SEXTA EMPREENDEDORA”
-ALUNO SOFRE FERIMENTOS GRAVES AOS SER ATROPELADO EM PONTO DE ÔNIBUS
-CEDRENSE TEM PÉ AMPUTADO APÓS ACIDENTE EM SMOESTE

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a terça-feira em queda. O dólar abriu o dia em alta, cotado em três reais e 41 centavos. O euro vale quatro reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a 17 vírgula três centavos para venda e 15 vírgula três centavos para a compra.

O crescimento econômico da China foi de seis vírgula oito por cento no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior. O Produto Interno Bruto do país registrou nos três primeiros meses do ano um crescimento similar ao do último trimestre de 2017, segundo os dados oficiais divulgados nesta terça-feira. O resultado superou a previsão do governo para o período.

Os investigadores da Organização para a Proibição de Armas Químicas confirmaram nesta segunda-feira que por "problemas de segurança" ainda não conseguiram entrar em Duma após o suposto ataque químico na região. Segundo a embaixada da Rússia junto ao organismo, os enviados da OPAQ entrarão na cidade na quarta-feira para investigar o suposto ataque químico. Para os Estados Unidos, a Rússia pode ter visitado o local do suposto ataque químico e manipulado as evidências.

A Assembleia Nacional de Cuba elegerá o sucessor de RAÚL CASTRO durante uma sessão de dois dias prevista para quarta e quinta-feira. Na quarta-feira vai ocorrer a posse dos 605 deputados da nova Assembleia Nacional, eleitos em março, e que será formada a Mesa Diretora do Parlamento. Já a eleição dos deputados que integrarão o Conselho de Estado, cujo presidente sucederá a RAÚL CASTRO, deve possivelmente ocorrer na quinta-feira. Os membros serão propostos por um comitê de candidaturas e o voto dos deputados será secreto.

O governo federal confirmou nesta segunda-feira que 422 mil benefícios sociais serão cancelados. Desse total, 228 mil são auxílios-doença, 43 mil aposentadorias por invalidez e 151 mil benefícios de Prestação Continuada. O trabalho de revisão de benefícios vai continuar até o fim do ano. Diversos benefícios de programas sociais estão sendo revisados para verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados no momento da concessão do auxílio. A economia total com as medidas pode chegar a 20 bilhões de reais.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira a redução dos juros para financiamento da casa própria e o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado. As mudanças, que começam a valer hoje, são para linhas de financiamento que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A taxa mínima de juros caiu de 10 vírgula 25 para nove por cento ao ano. O percentual do valor a ser financiado dos imóveis usados subiu de 50 para 70 por cento. Para unidades novas, foi mantido o percentual de 80 por cento no teto do financiamento.

O Supremo Tribunal Federal deverá decidir nesta terça-feira se recebe denúncia contra o senador AÉCIO NEVES do PSDB e o torna réu por corrupção e obstrução de Justiça. A decisão caberá aos cinco ministros que compõem a Primeira Turma da Corte: MARCO AURÉLIO MELLO, LUÍS ROBERTO BARROSO, LUIZ FUX, ALEXANDRE DE MORAES e ROSA WEBER. AÉCIO foi acusado de pedir propina de dois milhões ao empresário JOESLEY BATISTA, dono da J&F, em troca de favores políticos. A defesa diz que o senador foi "vítima de uma situação forjada, arquitetada por criminosos confessos” e que "inexiste crime ou ilegalidade na conduta do senador".

O Instituto Nacional do Seguro Social convocou mais um grupo de beneficiários em Santa Catarina para revisão de benefícios. Dessa vez, são 10 mil 578 catarinenses que precisam agendar perícia. Do total, nove mil e 60 são pessoas aposentadas por invalidez e mil 518 beneficiários de auxílio-doença. O prazo para agendamento termina no dia quatro de maio. Para agendar a perícia é preciso ligar no número 135. Se não agendarem, o pagamento do benefício ficará suspenso até regularização.

A duas semanas do fim do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda referente a 2017, mais da metade dos catarinenses ainda não entregou os dados atualizados sobre rendimentos. Segundo a Receita Federal, apenas 45 por cento fizeram a entrega até a manhã desta segunda-feira, o equivalente a 554 mil 759 contribuintes de Santa Catarina. Neste ano, são esperadas um milhão 230 mil declarações no Estado, o que representa um incremento de dois por cento em relação ao ano anterior. O prazo termina no próximo dia 30.

Santa Catarina recebeu 700 mil doses da vacina contra a gripe. A remessa, encaminhada pelo Ministério da Saúde, chegou neste sábado. Agora, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica começa a distribuição aos municípios. O montante representa cerca de 40 por cento do total que deve ser enviado pelo Ministério para a campanha de imunização, que começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril. Fazem parte dos grupos prioritários cerca de um milhão 840 mil catarinenses, sendo que a meta a ser atingida é de 90 por cento, ou seja, um milhão 650 mil pessoas.

Associação Cedrense da Promoção Humana promove brechó beneficente no mês que vem. A presidente, MARIA VOGT lembra que a venda dos produtos é a principal renda que a Acepro tem para despesas fixas de aluguel, água e luz. O brechó será em parceria com a Ong Cedro Animal e com o hospital. As vendas serão no dia cinco de maio, das 8 as 17 horas. Os artigos serão vários itens como roupas, calçados e de decoração que foram doados pelas amigas do bem, referentes ao excedente do brechó. Os itens serão no valor de cinco reais.

Escola de Palma Sola implanta a Pedagogia da Alternância para alunos. O diretor da escola estadual Catarina Seger, do distrito de Cerro Azul, DANIEL ZANATTA explica que desde o começo do ano letivo o modelo inovador de ensino está sendo aplicado, como projeto piloto, para turma do primeiro ano do ensino médio. O objetivo é avaliar os resultados para ampliar e expandir para outras séries. Ele lembra que a pedagogia da alternância contempla a formação integral do aluno do interior, ao intercalar períodos de aprendizagem, uma semana em casa e outra na escola. Na semana da escola são 3 dias em período integral, e dois dias meio período. Ele destaca que esse período serve pesquisas e projetos, com o auxílio do planejamento e acompanhamento pedagógico dos professores e da família. A metodologia contabiliza os períodos vivenciados na escola e no meio socioprofissional como dias letivos e horas.

Intenção da escola de Palma Sola com novo método de aprendizagem é reduzir a evasão escolar e o êxodo rural. O diretor, DANIEL ZANATTA afirma que o projeto foi inicialmente apresentado aos pais e ADR, e após aprovação, entrou em funcionamento em fevereiro. DANIEL comenta que em todo o Estado apenas duas escolas regulares estão trabalhando com a Pedagogia da Alternância, a de Palma Sola e outra da região de Taió. Na semana passada foi realizada a primeira visita à propriedades de alunos. O objetivo é que os professores conheçam a propriedade, o ambiente e a realidade para ajuda-los a pensar de forma mais integral seu projeto de vida. ZANATTA revela que os alunos estudam as disciplinas da Base Comum Curricular: Linguagens e suas tecnologias, Ciências Naturais, Matemáticas e ciências humanas. Além destas, eles também tem as Ciências Agrárias e suas tecnologias que trabalha administração e economia rural, agricultura, projeto de vida, criação e produção animal e sistemas de produção.

Modelo da Alternância garante suporte também para alunos que não querem seguir na agricultura. O diretor da escola Catarina Seger, DANIEL ZANATTA, afirma que nos subtemas das matérias a ideia é oferecer possibilidades de permanência no campo. Ele destaca que com este modelo educacional o aluno sai da escola preparado para fazer o Enem, prestar um vestibular, mas também com conhecimento e bagagem para tocar a propriedade no campo caso queira. DANIEL comenta que os projetos desenvolvidos têm como objetivo fazer com que eles conheçam melhor os potenciais de suas propriedades, busquem desenvolver novas fontes de renda. Outra área trabalha com os alunos é a orientação de convivência que visa desenvolver as habilidades sociais dos alunos. O diretor salienta que para o projeto funcionar é necessário que haja aplicabilidade e interesse da família. Segundo ele, como a alternância acaba sendo mais flexível é preciso analisar o aproveitamento.

Extremo Oeste terá três Conferências Regionais Infanto-juvenis pelo Meio Ambiente nesta semana. A primeira será hoje na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Na quarta-feira, o evento vai ocorrer em Dionísio Cerqueira no auditório da prefeitura. A conferência de SMOeste está marcada para quinta-feira no auditório da escola básica São Miguel. Os encontros iniciam a uma e meia da tarde em todos os locais. O tema é “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. O supervisor de Gestão Escolar, PAULO KOCHEN explicou que os eventos têm como objetivo mobilizar a comunidade escolar para fortalecer a educação ambiental na educação básica. Ele comentou que a intenção é estimular atitudes responsáveis e comprometidas com as questões locais e globais. O educador destacou que as conferências serão realizadas em quatro etapas: internas nas escolas, regional, estadual e nacional. PAULO disse que durante os eventos regionais serão escolhidos os delegados que vão representar as regionais na estadual que acontece no mês de maio, em Laguna.

O grande objetivo das conferências desta semana é estimular o debate sobre proteção ambiental entre crianças e adolescentes. A declaração é da coordenadora da conferência, INES SOPRANO. Ela disse que a temática da água é um problema mundial e que precisa ser discutida por toda a sociedade. INES citou que o debate está aberto para toda a comunidade independente do local que aconteça, pois um dos intuitos é reunir esse público. Ela comentou que a conferência que sensibilizar os alunos e toda a sociedade em torno de práticas de uso sustentável das águas. O evento reúne escolas e outras entidades que são ligadas ao tema, como secretarias da agricultura, Casan, polícia ambiental e ONGs.

Os municípios da região ainda não receberam as vacinas da campanha de imunização contra a gripe. A informação é da enfermeira responsável pelas vacinas da gerencia de Saúde, DILA POSSATTI. Ela disse que os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde devem chegar no decorrer da semana. A vacina deve começar a ser aplicada a partir da segunda-feira nos postos de saúde da região. DILA explicou que o medicamento protege contra três subtipos do vírus da gripe e tem uma proteção perto de cem por cento. A campanha de vacinação do governo contra a gripe completa 20 anos em 2018. De acordo com a enfermeira, a primeira imunização ocorreu em 1998 apenas para os idosos. Com o passar dos anos, o governo ampliou o público-alvo e incluiu mais pessoas com direito a receber a vacina. DILA disse que a imunização em massa ampliou os indicadores de saúde e reduziu as complicações da gripe na população da região.

Apesar dos avanços proporcionados pela vacina contra a gripe, parte da população ainda apresenta resistências ao trabalho de imunização. O comentário é da enfermeira responsável pelas vacinas da gerencia de Saúde, DILA POSSATTI. Ela disse que a campanha ainda sofre com os boatos que surgiram há cerca de 20 anos, entre eles, o de que a vacina provoca a gripe. DILA citou que alguns idosos ainda se negam a participar da campanha. Neste ano, a gerência de saúde notificou alguns casos suspeitos de gripe A, mas nenhum deles foi confirmado até agora. Conforme ela, o Extremo Oeste deve vacinar cerca de 56 mil pessoas contra a gripe neste ano. A meta foi definida pelo Ministério da Saúde e representa um aumento em comparação com o ano passado. De acordo com a enfermeira, o acréscimo se deve a inclusão dos professores nos grupos com direito a receber a vacina do Estado. Além deles, a campanha de imunização também envolve crianças de até cinco anos, idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e mãe de bebes recém nascidos.

Apae de Guarujá do Sul promove almoço festivo com sorteio de prêmios. Segundo o presidente da escola especial Caminho Aberto, LAURO MASSMANN, o evento que já é tradicional na região está marcado para o dia primeiro de maio, nas dependências do Salão Paroquial. O cardápio será a base de carne de gado, de suíno e frango, com diversos tipos de saladas. O preço da ficha de almoço está sendo vendido ao valor de 20 reais por pessoa. As fichas poderão ser reservadas com os membros da Diretoria, no comércio local ou com a direção da escola pelo fone 3642-0303. A programação começa ao meio dia, com almoço e para as 13 horas e 30 minutos está marcado o sorteio da ação entre amigos. A cartela custa dez reais e serão 22 prêmios. LAURO destaca que os valores e produtos foram adquiridos por meio de doações. O valor de 4 mil e 500 reais ajudavam no custeio. O presidente detalha que o primeiro e segundo prêmio são de 500 reais em dinheiro, e 300 reais para o terceiro e quarto. Há também vale compras, batedeira, ovelha, liquidificador, kit s de churrasco e chimarrão, calçados, dentre outros. São esperadas cerca de 400 pessoas.

Estradas de Palma Sola serão modificadas em alguns trechos. O secretário de Obras, SELITO TRES, esteve em férias no mês passado e afirmou que ao retornar encontrou o setor com vários problemas devido as recorrentes enxurradas. Ele analisa que a localidade mais afetada foi a São Vicente, onde os próprios moradores nunca haviam visto algo parecido em relação ao volume de chuva em poucos minutos. Por duas ocasiões houve desmoronamento de terra e interdições da pista. O secretário afirma que em alguns pontos foi preciso terceirizar uma máquina para mudar o curso da estrada. SELITO esclareceu que não foi possível arrumar onde era antes, e por isso a escavadeira foi usada para alterar o trajeto da via em cinco pontos. Os bueiros também estão sendo reconstruídos, com uma tubulação mais larga. Como ação emergencial, já foram arrumadas as estradas gerais para permitir a passagem do transporte escolar e o escoamento da produção de leite. Agora começa a reconstrução das vias, já que muitas devem ser alargadas.

Semae realiza reparos em ruas com buracos abertos para conserto de tubulação. A informação é do diretor do serviço em SJCedro, JUNIOR KUNZ. Conforme ele, as equipes da Secretaria de Obras têm se concentrado nos últimos dias no conserto de estradas, pontes, bueiros e outros reparos no interior do município. Diante disso, os servidores do SEMAE efetuaram um reparo em dois pontos da avenida Salgado Filho, nas proximidades da praça. Ele salienta que estes locais apresentavam defeito no asfalto, afundamento e elevação em alguns pontos em função do grande fluxo. Foi feita a retirada do excesso de terra e pedras para colocação da base inicialmente, e logo após material de asfalto.

Vereadores de Princesa aprovam reajuste no auxilio financeiro do programa “Universidade Mais Perto de Você”. Recentemente, a secretária da Educação ALINE DITTRICH, encaminhou um pedido de alteração no valor do auxílio, junto ao prefeito EDILSON VOLKWEIS, que analisou a solicitação. Na sessão, a administração enviou a solicitação a Câmara propondo a mudança. Na oportunidade, os vereadores aprovaram o projeto de lei que altera o auxilio financeiro, modificando o valor máximo do auxilio de 150 para 300 reais mensais. O auxílio somente poderá ser concedido se não houver linha regular de transporte ou disponibilização do próprio do município. Têm direito a esse auxilio os alunos universitários, pós-graduandos e estudantes cujos cursos não sejam disponibilizados em instituição pública de ensino no município. Para o recebimento, o beneficiário deverá prestar contas dos gastos, bem como realizar oito horas de serviço voluntário, como contra partida. O valor recebido terá limite de 300 reais. Para os alunos matriculados em instituições de ensino em São José do Cedro continua inalterado, ou seja, segue com o limite de 60 reais mensais.

Prefeitura de Guarujá do Sul lança programa “Sexta empreendedora”. Segundo o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, na última sexta-feira teve início mais uma ação que julgou simples, mas extremamente importante no âmbito da indústria e comércio. Ele destaca que a iniciativa visa aproximar o poder público das empresas que possuem empreendimentos em Guarujá do Sul. O prefeito disse que cada segmento faz parte de um elo que precisa estar em sintonia com os outros. Diante disso, o objetivo é ouvir a cada semana vários empresários e apresentar o que o poder público pode contribuir em cada caso. CLAUDIO JUNIOR afirmou que na sexta-feira passada foi iniciado o projeto com visitas ao segmento cooperativo. A agenda contou com visita ao Sicoob, Cresol, Cooperflor e Cooperalfa SONORA 3. Segundo ele, a cada sexta-feira a equipe sairá do gabinete para estes compromissos com foco no empreendedorismo, visitando as lojas, mercados, indústrias e prestadores de serviço.

Polícia Militar desencadeia Operação Varredura nas áreas urbana e rural. Os trabalhos iniciaram às 17 horas com o objetivo de verificar frequentadores de bares e similares e de veículos em circulação em Palma Sola. Conforme a PM, durante as diligências foram vistoriados cinco estabelecimentos comerciais onde cerca de 70 pessoas foram abordadas. 23 veículos passaram por vistoria e um motorista foi autuado em Linha Brasil por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Os proprietários dos estabelecimentos foram orientados a cumprir os horários estipulados em seus Alvarás e a não fornecer bebidas alcoólicas aos menores.

Pinhão apreendido em operações é doado para entidades. A Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou a doação de aproximadamente 600 quilos de pinhão apreendido para 10 entidades da região, dentre elas para o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Casa Lar e APAE de diversos municípios. A apreensão ocorreu em virtude do produto ter sido colhido e estar sendo comercializado antes do dia primeiro de abril, data em que inicia o período permitido, estabelecido para garantir a maturidade mínima das sementes da Araucária. Segundo o comandante, EVERTON RONCAGLIO, a Policia conta com o apoio e parceria da comunidade em geral para evitar que o produto se extinga nos próximos anos. Por outro lado, ele lamenta que algumas pessoas ainda resistem à adoção de algumas práticas ambientais e que criticam os órgãos que trabalham para assegurar que os bens ambientais possam ser usufruídos por “todos”.

Colisão lateral na BR-163 mobiliza bombeiros e PRF. A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros registraram, na manhã desta terça-feira um acidente em Linha Bela Vista das Flores, no interior de São Miguel do Oeste. Envolveram-se na batida um Pálio de Pato Branco e um Gol de Campo Erê. Conforme a PRF, a motorista do Palio tentou uma ultrapassagem quando colidiu na lateral do Gol que saiu de pista e caiu em um barranco ás margens da rodovia. Após o choque, o Palio também se desgovernou e saiu de pista. No veículo campoerense haviam três pessoas. No do Paraná apenas a motorista. Os envolvidos, apesar das escoriações, não quiserem ser conduzidos ao hospital para avaliação médica.

Procurado pela justiça de SMOeste é preso em restaurante de Barracão. Um homem de 26 anos foi preso na noite de ontem, por volta das 23 horas, em um estabelecimento situado as margens da BR-163. A guarnição fazia o patrulhamento pelo local momento em que avistou o suspeito no interior do restaurante. Procedida abordagem, o rapaz foi identificado e, conforme consulta aos sistemas, foi constatado que tinha em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pela prática de furto. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem, o qual foi conduzido até a Delegacia Regional para os demais procedimentos legais.

Estelionatário com diversas passagens policiais no RS e SC é preso pela Polícia Civil. Policiais Civis de Maravilha deram cumprimento ao mandado de prisão referente a uma condenação de um homem de 40 anos de idade. Segundo o delegado, LEONARDO ZAMBELLI, o preso é considerado um dos principais estelionatários do Rio Grande do Sul. A atuação do golpista se concentrava principalmente no Noroeste Gaúcho, sendo que também atuava no Extremo-Oeste Catarinense, onde possui passagens por diversas cidades como São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Saudades, Nova Erechim, Maravilha, Descanso, Iporã do Oeste, Guarujá do Sul e Chapecó. ZAMBELLI destaca que o criminoso já empreendeu duas fugas do sistema prisional gaúcho, a primeira em 2013, na qual fugiu através do sistema de esgotos do presídio de Ijuí. Já a segunda foi da unidade de Três Passos em 10 de abril do ano passado. Ele havia sido capturado pela DIC de SMOeste, em junho de 2017, e posteriormente foi transferido para a cidade de São Luiz Gonzaga. Ele havia ganho a liberdade, mas, devido a condenação, foi preso novamente nesta terça-feira.

Aluno sofre graves ferimentos aos ser atropelado em ponto de ônibus. O acidente foi registrado por volta das seis horas e 50 minutos de ontem na SC 163, no acesso a comunidade de Santa Isabel, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros foi acionada para socorrer um adolescente de 16 anos que foi atropelado por uma motocicleta. O estudante estava em um ponto de ônibus quando, uma moto desgovernada, com o pneu furado, atingiu o menino. Os bombeiros constataram suspeita de fratura nas duas pernas e várias escoriações. A vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família. O piloto da motocicleta Honda CG 125, não sofreu ferimentos e permaneceu no local.

Cedrense fica gravemente ferido ao ter frente cortada por carro em acidente em SMOeste. VINICIUS BERTOLLO, de 20 anos, sofreu ferimentos graves em um acidente na manhã de ontem, por volta das 9 e meia, na Waldemar Rangrab. A colisão envolveu uma CG 125 e um Fox, ambos tem placas de São Miguel. A Polícia Militar confirmou que o motorista do carro, REMIR PAGLIARI de 63 anos, cortou a frente do jovem que conduzia a moto. VINICIUS, sofreu um ferimento grave no pé direito. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e levado ao Hospital Regional. O motociclista, que é natural de SJCedro, conversou com a Rádio Cedro e confirmou que teve o pé amputado devido a gravidade da lesão. Ele permanece internado e se recuperando da cirurgia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.