ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 17/03/2023

-BANCOS SUSPENDEM CONSIGNADO DO INSS APÓS GOVERNO BAIXAR TETO DOS JUROS

-SC EMITE ALERTA PARA O AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM ADOLESCENTES

-DETERMINAÇÃO DO MP FAZ MUNICÍPIO REGULARIZAR SANEAMENTO BÁSICO

-INSTALAÇÃO DE NOVA REDE DEVE INTERROMPER FORNECIMENTO DE ÁGUA

-PROGRAMA HABITACIONAL ALCANÇA 300 INSCRIÇÕES EM UMA SEMANA

-EPAGRI DEVE DISPONIBILIZAR QUASE UMA TONELADA E MEIA DE CALCÁRIO

-SAÚDE REALIZA ENCONTRO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA GESTANTES

-GRUPO AMIGAS DO BEM PREPARA SEGUNDA EDIÇÃO DO BRECHÓ

-EMPRESÁRIOS SÃO CONDENADOS POR ADULTERAR LEITE AZEDO

-IDOSO É PRESO POR ESTRUPO DE MENINA DE 12 ANOS DE IDADE

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão é de condições de nebulosidade variável. A mínima desta manhã foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.

A Rússia perpetrou uma série de crimes de guerra durante a guerra na Ucrânia, de acordo com uma comissão da Organização das Nações Unidas. O relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia divulgado na quinta-feira aponta que a Rússia “cometeu uma ampla gama de violações do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário”. O documento afirma os crimes de guerra cometidos pelos russos incluíram “ataques a civis e infraestrutura relacionada à energia, assassinatos dolosos, confinamento ilegal, tortura, estupro e outras formas de violência sexual, bem como transferências ilegais e deportações de crianças”.

Milhares de manifestantes voltaram às ruas de Paris nesta quinta-feira para protestar contra a reforma da previdência que o governo de EMMANUEL MACRON quer implementar sem passar pelo voto dos deputados da Assembleia Nacional francesa. O governo MACRON acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos. O artigo 49 da Constituição permite ao governo forçar a aprovação de um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional. Os membros da Assembleia francesa anunciaram que devem votar uma moção de censura - medida parlamentar que se tornou a única forma de derrubar a reforma de aposentadoria.

Subiu para 21 o número de mortos na explosão em uma mina de carvão na Colômbia na quarta-feira. Na tarde de quarta, autoridades informaram que 11 pessoas haviam morrido no momento da explosão e outras dez estavam presas na mina. Nesta quinta-feira, o governo afirmou que as equipes de resgate conseguiram chegar até a eles, mas que estavam todos mortos. Bogotá informou ainda que não há mais desaparecidos. A explosão aconteceu em uma mina na área rural a 75 quilômetros da capital Bogotá. A principal suspeita é que a explosão ocorreu por conta do acúmulo de gás. O local da explosão possui seis minas, que são interligadas.

O corregedor Nacional de Justiça, LUÍS FELIPE SALOMÃO, determinou a abertura de uma apuração sobre a conduta do desembargador CÂNDIDO RIBEIRO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região. CÂNDIDO RIBEIRO e o filho dele, o advogado RAVIK BELLO RIBEIRO, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na terça-feira, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça. Se condenados, as penas do desembargador e do filho podem chegar a 12 anos de prisão. Eles são investigados por venda de sentenças para traficantes. Segundo a polícia, CÂNDIDO RIBEIRO e o filho atuavam para um grupo que despachava droga para fora do Brasil por meio de empresas de táxi aéreo.

Os bancos começaram, nesta quinta-feira, a suspender temporariamente a concessão de crédito consignado para aposentados após o Conselho Nacional de Previdência Social de dois vírgula 14 para um virgula 70 por cento ao mês o teto de juros para essas operações de crédito. O teto também desceu de três virgula zero seis para dois vírgula 62 por cento para as operações com cartão consignado. Entre os bancos que anunciaram a decisão estão o Itaú, Mercantil Brasil, Banco Pan e Daycoval. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também devem suspender os consignados por conta dessa redução dos juros.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, vai apresentar os detalhes do novo arcabouço fiscal para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA nesta sexta-feira. A nova âncora fiscal, se aprovada pelo Congresso, vai substituir a atual regra do teto de gastos – que, desde 2017, impede que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período. A ideia é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas. Segundo o ministro, membros da área econômica e da Casa Civil vão participar da reunião de hoje.

O combate à pobreza menstrual nas escolas estaduais de Santa Catarina teve um resultado animador, de acordo com a Secretaria da Educação. Desde que o governo passou a distribuir absorventes às estudantes de baixa renda, há quase um ano, a ausência desse público na sala de aula reduziu. Conforme levantamento feito pelo órgão, as meninas atendidas pelo projeto “Segue o Fluxo” deixaram de faltar de três a cinco vezes por mês, chegando a cerca de 45 dias por ano letivo. O projeto “Segue o fluxo: Absorva esta ideia” consiste na distribuição do item de higiene para alunas de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. São 58 mil e 400 catarinenses com mais de 10 anos aptas a receber, mensalmente, dois pacotes de absorvente nas 1054 escolas de todas as regiões do Estado.

O secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, anunciou que encaminhará na próxima segunda-feira ao governador JORGINHO MELLO, o plano de ajuste fiscal. A proposta deverá ter três eixos principais: relações do novo governo com as instituições, visando incremento dos investimentos de geração de emprego e renda; o novo modelo de gestão da administração estadual; e a nova realidade das contas públicas. Durante evento com empresários em Florianópolis, SIEWERT reforçou o papel dos benefícios fiscais que o governo do Estado concede para trazer competividade aos setores. Ele afirmou que essa é uma necessidade para que o estado possa ser competitivo nacionalmente e internacionalmente.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa quinta-feira, uma nota de alerta aos municípios catarinenses sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado. O perfil epidemiológico em 2023 comparado com o do ano passado apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. O registro da doença nessa faixa etária, passou de 19 para 26 por cento dos casos. Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades, de um vírgula sete passou para seis vírgula sete. O mesmo se reflete nas hospitalizações. Enquanto dois e meio por cento dos casos na população em geral são internados, na faixa etária de zero a 19 anos, a taxa vai para 31 por cento.

Grupo Voluntárias do Sapatinho realiza confecção de itens para doação ao Ceonc. Conforme a primeira dama de São José do Cedro e integrante do grupo, LISETE ECHER, a iniciativa surgiu devido ao número grande de pacientes do município, região e até mesmo de outros Estados que fazem tratamento do câncer no Ceonc de Cascavel. Ela explicou que algumas voluntárias têm familiares fazendo tratamento e costumam acompanha-los durante as consultas, sessões de quimioterapia e radioterapia. LISETE comentou que, após uma destas idas, notou que muitas pessoas em tratamento perderam o cabelo. Conforme ela, devido aos dias frios, a sugestão do grupo foi confeccionar toucas de lã que serão deixadas disponíveis para quem quiser retirar. As doações são levadas periodicamente pelos motoristas da secretaria da saúde de São José do Cedro até Cascavel.

O grupo Voluntárias do Sapatinho conta com ajuda de 14 mulheres do município de São José do Cedro e o objetivo principal foi valorizar o trabalho prestado no Ceonc. O grupo realiza também doações mensais de enxovais para bebês junto a Unidade de Saúde e a pediatria do Hospital de São José do Cedro. Aos interessados, o grupo de voluntárias está aceitando doação de novelos de lã. A contribuição pode ser entregue na secretaria de Educação, Assistência Social e também na prefeitura. O encontro entre as participantes acontece no Centro de Idosos, Acepro, entre outros locais pré-definidos pelas integrantes. O encontro acontece a cada dois. Já as doações de tecidos devem ser feitas as integrantes do grupo. No momento as voluntárias necessitam de lã.

São José do Cedro conta com decoração especial para comemorar a Páscoa. Conforme a secretária de Educação, SIMONE TREVISOL, em parceria com o departamento de Cultura, o município está entregando à população os espaços públicos decorados com a temática de Páscoa. A secretária comentou que o setor esteve empenhado nas últimas semanas na produção dos itens decorativos. Esse trabalho acontece anualmente e novos artigos têm de ser confeccionados, pois, por se tratar de peças delicadas, como os ovos, por exemplo, acabam estragando principalmente na retirada de um ano para o outro. Segundo ela, entre os enfeites que serão usados para compor os cenários alusivos à data neste ano estão coelhos de pelúcia, guirlandas, arranjos de ovos, arco de coração, cadeira para fotos e casinha dos coelhos. Os espaços decorados nesse ano são, o Centro Administrativo Municipal, praça Antonio Foppa, praça da Igreja Matriz e praça do Bairro São Luiz.

A Epagri de São José do Cedro está aguardando o governo de Santa Catarina liberar os programas elaborados pela secretaria de Estado da Agricultura. A informação é do extensionista, CLEITON FURLANETTO. Entre os principais programas, estão: Troca-Troca de Calcário, Terra Boa, Kit Forrageira, entre outros. Dentre os liberados pelo governo está o troca-troca de calcário que conta com duas modalidades. Algumas autorizações já estão sendo emitidas. Segundo ele, dentre as modalidades, se encontra o calcário direto da mina – localizada na região de Curitiba. Por outro lado, o agricultor pode adquirir de uma cooperativa. Neste caso, o poder público e a Epagri estão detalhando o convênio com as cooperativas, mas não há data para efetuar a entrega. A Epagri é responsável pela autorização em ambos os cenários. Um dos documentos mais necessários é a análise de solo. A Epagri faz análise da coleta de solo, mas também é aceito relatórios de outros laboratórios.

São José do Cedro deve receber 600 toneladas de calcário por meio de cooperativas. Neste caso, conforme o extensionista da Epagri CLEITON FURLANETTO, a entrega acontece conforme a ordem de chegada e deverá atender até 40 agricultores. A Epagri deve marcar uma data para tal finalidade. Quanto ao calcário diretamente da mina o município deve receber cerca de 700 toneladas, podendo ser complementada caso seja insuficiente. Já na primeira modalidade, nos últimos anos, não foi possível obter cargas extras.

O colegiado de Nutricionistas da Ameosc realizou uma reunião no auditório da entidade nesta terça-feira com diversas pautas importantes. Participaram da atividade 15 profissionais dos municípios de abrangência da entidade. A programação contou com a participação do representante do pescado para apresentação da polpa de pescado e da aplicação em receitas e debate sobre o tema. Em seguida, uma farmacêutica abordou exames laboratoriais. Para finalizar a atividade, foi realizada a apresentação do Seminário Regional de alimentação escolar organizado pela Epagri em parceria com a Ameosc. Para o secretário Executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, foi um momento importante para promover a padronização e garantir a qualidade da merenda escolar regional. Uma das principais pautas é a alimentação escolar, por isso aconteceram diversas capacitações durante o ano para garantir que a alimentação dos alunos seja padronizada e de qualidade.

Aconteceu na noite desta quarta-feira, no Centro de Convivência dos Idosos Padre Romualdo, o primeiro encontro do Curso de Preparação para Gestantes "Nascer Saudável" 2023, em São José do Cedro. A realização do curso faz parte das atividades desenvolvidas pela secretaria da Saúde e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre temas relevantes para esta fase. Na oportunidade as gestantes e os parceiros tiveram espaço para interagirem e esclarecerem suas dúvidas. Durante o evento também foram oferecidos testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis, fazendo parte do programa Pré-Natal do Parceiro, uma iniciativa do SUS para oportunizar que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das mulheres. O próximo encontro está marcado para o dia 29 de março, sendo aberto a todas as gestantes e seus parceiros.

O poder público de Princesa vai promover a quarta edição do “Chá Para Elas" e terá show de mágica. Além de informações sobre alimentação saudável, música ao vivo, sorteio de prêmios, coquetel e lançamento da segunda edição do projeto “Mulheres em Movimento”. A informação é da vice-prefeita, DIANGELE MARMITT. O encontro está previsto para acontecer no sábado, dia 25 de Março, a partir das duas e meia no auditório do colégio Renascer. Ela falou que a quarta edição do “Chá para Elas” faz parte da programação elaborada para o público feminino local. Após o show ao vivo, acontecerá uma conversa sobre alimentação saudável com a nutricionista do município e a extensionista da Epagri. DIANGELE ainda falou que a programação contará ainda com show do Mágico e Palestrante ROSIMAR ANGST e lançamento da segunda edição do projeto “Mulheres em Movimento”. Para encerrar a tarde especial terá sorteio de prêmios e coquetel.

Princesa vai realizar no mês que vem a segunda edição do Brechó Beneficente. O evento está previsto para acontecer no dia Primeiro de Abril no pavilhão comunitário a partir das oito da manhã. A realização é do grupo de mulheres “Amigas do Bem” e do DNA Gaiola Clube. A informação é de uma das organizadoras, ADENISE WINTER. O trabalho atual é a catalogação das peças após a triagem das roupas. Ao todo são 40 mulheres envolvidas na ação beneficente. O brechó vai contar com roupas, calçados, artigos de cama, mesa, banho, colchões, móveis e brinquedos. As peças de roupas vão custar acima de um real. Os lucros do brechó serão revertidos em ações sociais na comunidade.

Palma Sola tem roteiro para coleta de lixo nas comunidades. O cronograma foi organizado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O engenheiro Ambiental DANIEL DELLE, explicou que cada região terá um dia específico no próximo mês. No dia 19, as linhas Paraíso, Perini, Progresso, Santa Rita, Nova Esperança, Santo Inácio, Sagrada Família e São Roque vão ter a coleta do lixo reciclável. Mais para frente, outras comunidades vão ter essa programação. Apenas material reciclável vai ser recolhido na coleta de lixo no interior. O engenheiro Ambiental reforçou que vidros, plásticos, ferro, papel, bolsas, borrachas e lixo eletrônico precisam estar em sacolas, e devem ser deixadas na sede da comunidade na semana da coleta. Segundo ele, não será recolhido embalagens de agrotóxicos, roupas, fraldas e orgânicos. O engenheiro destaca que Palma Sola tem um contrato com uma empresa especializada, e o lixo vai todo para o aterro sanitário em Anchieta.

O Ministério Público determinou que São José do Cedro coloque em prática o termo compromissado ainda em 2013 quanto às fossas sépticas e sumidouros individuais. A informação é do fiscal Sanitário, MARCOS BAGNARA. Em razão dessa determinação, o poder público pediu um prazo para o município dar início aos processos com os cidadãos. Desta maneira, aqueles que não possuem este tipo de sistema em sua residência deverá, por determinação, efetuar a instalação. Uma das maiores dificuldades é quanto aos residentes na área central visto que tratam-se de edificações mais antigas – em sua maioria. A fossa séptica, ou tanque séptico, é um dos sistemas de tratamento de esgoto mais conhecidos. Usado principalmente em locais rurais e sem a presença de sistemas de coleta de esgoto. O sumidouro desempenha uma importante função na hora de tratar os efluentes da residência. Ele precisa ser instalado de acordo com as regras que impõem a distância mínima e o tipo de solo em que ele precisa ser colocado.

A partir de agora a Vigilância Sanitária vai preparar as notificações para entregar aos moradores quanto à adequação que necessitará ser feita. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, falou que este sistema é válido para moradores do perímetro urbano e rural. Dentro de alguns dias será visitado o município de São João do Oeste, onde o sistema adotado por São José do Cedro já está sendo implantado. A ideia é ter um embasamento, assim apresentar ao MP às próximas diretrizes da municipalidade. O período de conscientização dado pela promotoria foi de dois meses. MARCOS também falou sobre os trabalhos para credenciar empresas que farão a coleta do lodo. O assunto será aprofundado, visto que estas empresas precisarão atender diversos critérios importantes para não degradar o meio ambiente. Até o momento está previsto que ao menos uma vez por ano esta coleta vai precisar ser feita.

O departamento de Habitação de São José do Cedro já alcançou a marca de 300 inscrições no programa habitacional em apenas uma semana após o lançamento da plataforma. A informação é da diretora, J NIA NILSSON. A plataforma segue aberta até o próximo dia 31. O programa que era chamado de Casa Verde e Amarela passou por mudança na nomenclatura e voltou a ser chamado de Minha Casa Minha Vida. A procura segue intensa por parte dos interessados em adquirir um dos 32 apartamentos que serão edificados no Loteamento Graff. Após encerrar o prazo, será realizada a entrevista presencial com representantes da Caixa Econômica Federal através de um mutirão. Nesta oportunidade será necessário efetuar a comprovação de todas as informações cadastradas na plataforma digital. Dentre vários pré-requisitos, estão a comprovação mínima de renda e certidão negativa de imóveis, além de ser residente do município. Esta entrevista deve acontecer na segunda semana de abril. Em maio será feito o financiamento junto à Caixa.

O Semae está instalando uma nova rede de abastecimento no Loteamento Adams. Este serviço é necessário para retirar o encanamento da parte central de uma área de terra e instalar uma nova no passeio público. A informação é do diretor, JAIR POSTAY. Durante esta semana foi realizada a abertura da vala que vai receber os novos encanamentos. Segundo ele, o serviço é bem complexo, mas a ideia é solucionar um problema registrado pela municipalidade. O diretor ainda falou que o antigo sistema ainda está em funcionamento para o provimento de água, no entanto, dentro de alguns dias o abastecimento deve ser interrompido para possibilitar a troca da rede. A previsão, segundo ele, era de realizar o desligamento ainda nesta sexta, mas devido ao elevado consumo de água o desligamento está previsto para ocorrer na segunda-feira. A rede deve atingir os moradores do Bairro Jardim e São Luís.

Hoje à noite vai acontecer a cerimonial de abertura da décima terceira Expo Anchieta e sétima edição da Festa Nacional das Sementes Crioulas. A programação desta sexta-feira começa às sete horas da noite, na praça municipal. A informação é do prefeito IVAN CANCI. Durante o cerimonial, acontecerá o lançamento do livro Sementes, história do território de Anchieta. Além do pré-lançamento do documentário em homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa de Anchieta que foi produzido através de entrevistas com relatos dos pioneiros. Finalizando a noite, haverá show com a orquestra sanfônica de Pato Branco. Ao todo, durante os três dias de evento, é esperado mais de 12 mil visitantes.

Os vereadores de Guaraciaba estiveram reunidos na tarde de ontem com representantes do Dnit para tratar sobre as indenizações e a continuidade das obras na BR-163, no Extremo-Oeste. Conforme o vereador CLAUDEMIR PARMEGIANI, durante o encontro foi assegurado pelos representantes do Dnit que as obras na rodovia federal no Extremo-Oeste vão seguir após a injeção emergencial de 50 milhões de reais. Até então a empresa tinha apenas 14 milhões em caixa que seriam suficientes para tocar as obras até final de abril – o que poderia causar interrupção nos serviços, mas com o novo empenho não haverá esta paralisação. Também foi garantido que já há aportes financeiros que vão garantir a conclusão da reestruturação da 163 entre Guaraciaba e trevo da Idamar. PARMEGIANI ainda disse que as indenizações para os moradores lindeiros à rodovia devem começar no mês que vem, assim possibilitando o andamento das obras.

A DPCAMI de São Miguel do Oeste prendeu em flagrante um idoso de 62 anos por estupro de vulnerável e também a mãe por favorecimento a prostituição. Segundo a Polícia Civil, no final da tarde desta quinta-feira, policiais civis da DPCAMI cumpriram um mandado de busca e apreensão. As investigações, que se iniciaram ainda em dezembro passado, demonstravam que um idoso estava mantendo relações sexuais com uma menina de 12 anos, com a conivência e não se descartando o interesse econômico pelos pais. Na posse de um mandado de busca e apreensão, policiais civis entraram na residência após alguns minutos do idoso estar no local, e encontraram uma camisinha no lixeiro do banheiro, lençol recém-tirado da cama da criança e um preservativo da mesma marca numa gaveta do quarto da vítima. O homem foi preso em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável e a mãe pelo crime de favorecimento a prostituição de criança/adolescente. O material colhido foi entregue na Polícia Científica para os exames laboratoriais.

Dois empresários foram condenados à prisão pela Justiça em Santa Catarina por adulterar leite azedo com água para tentar falsear o estado impróprio do produto e comercializá-lo ainda assim. A dupla é proprietária de um laticínio em funcionamento no município de Princesa e havia sido alvo da Operação Leite Adulterado, do Gaeco, do fim de 2014. A sentença foi proferida pela Vara Única da comarca de São José do Cedro. Cabe recurso da decisão. Na ocasião das investigações, foram encontradas sete amostras de leite com adulteração, a primeira de 2012 e as demais de 2014. Parte do leite estava quase fermentando no tanque e outras amostras tinham coalho, segundo o Ministério Público estadual relatou na denúncia à Justiça, devido ao produto ter passado mais de 48 horas acondicionado em caminhão resfriador.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o azedume do leite ainda era alarmado pelo índice de acidez do produto, em zero vírgula 36, quando a margem aceita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai de zero vírgula 14 e zero vírgula 18. Já o nível de lactose de parte das amostras, que é o açúcar natural do leite, foi identificado em três virgula três, quando o mínimo permitido é quatro, outro indicativo de que o produto estava azedo e fermentando. Foi encontrada ainda amostra com densidade abaixo do estabelecido pela legislação e adulterada a ponto de o equipamento que mensura a quantidade de água no leite sequer conseguir realizar a análise. Mesmo após realizar a análise do leite, o laticínio dos empresários agora condenados enviou o produto para uma indústria no Rio Grande do Sul. Um dos empresários foi condenado a seis anos, 11 meses e 10 dias de detenção, enquanto o outro recebeu a sentença de seis anos e oito meses de detenção. Ambos foram sentenciados a cumprir a condenação em regime inicial semiaberto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.