ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 17 03 2020

-SÃO PAULO CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS DO PAÍS

-GOVERNO SUSPENDE AULAS EM TODO O ESTADO A PARTIR DE QUINTA-FEIRA

-PREFEITO ASSINA DECRETO COM MEDIDAS PARA EVITAR O CORONAVÍRUS

-SALA DE VACINAS SERÁ INSTALADA NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE SOBE PARA 11 NO MUNICÍPIO

-PM LOCALIZA HOMEM COM MANDADO JUDICIAL DE PRISÃO EM ABERTO

-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Apesar do temor causado pela pandemia de coronavírus, quatro estados nos Estados Unidos mantiveram suas primárias eleitorais, marcadas para esta terça-feira: Arizona, Flórida, Illinois e Ohio. Neste último, o governador MIKE DEWINE recomendou o adiamento da votação, mas o pedido não foi aceito pela justiça eleitoral do país. No total, esta terça irá atribuir 577 delegados, distribuídos da seguinte maneira: Arizona - 67 delegados,

Flórida – 219, Illinois - 155 delegados e Ohio – 136. A disputa está entre JOE BIDEN e o ex-vice-presidente BERNIE SANDERS.

O primeiro teste em humanos para avaliar uma vacina contra o coronavírus teve início em Seattle, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta segunda-feira. Contudo, pode levar de um ano a 18 meses para que a vacina esteja disponível, já que são necessários mais testes. O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas. Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos aprovados para a Covid-19, que infectou mais de 175 mil pessoas em todo o mundo e até o momento, sete mil morreram em decorrência da pandemia.

O presidente do regime chavista, NICOLÁS MADURO, impôs nesta segunda-feira quarentena para toda a Venezuela a partir de terça para combater a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, ele não detalhou como funcionará a medida. De acordo com o regime chavista, a Venezuela registrou 16 novos casos de Covid-19 somente no balanço mais recente. No total, o país tem 33 casos do coronavírus. Do outro lado da disputa pelo poder na Venezuela, o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ anunciou uma série de medidas para combater a epidemia de novo coronavírus. Entre elas, estão a retomada da ajuda humanitária para a população, inclusive com pedidos para o envio de kits de higiene aos venezuelanos.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: 34 casos a mais do que o boletim divulgado no domingo, dois mil e 64 casos suspeitos, mil 623 descartados e transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro. 18 pessoas estão hospitalizadas, o que representa sete por cento do total. São Paulo é o estado com mais casos com 152 registros. Rio de Janeiro tem 31. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos. Hoje pela manhã, as secretarias estaduais de saúde divulgaram 301 casos confirmados. Esse número deve aparecer no boletim do Ministério da Saúde que será publicado hoje a tarde.

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira. As primeiras informação dão conta que a vítima é um homem de 62 anos. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais mil 777 casos suspeitos de coronavírus. O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.

O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira novas medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo, serão empregados 147 bilhões e 300 milhões em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis, além de evitar a alta do desemprego. Para os idosos, a principal medida anunciada pelo Ministério da Economia é a antecipação das duas parcelas do décimo terceiro de aposentados e pensionistas. Já para a população mais pobre, o governo informou que vai liberar cerca de três bilhões para o Bolsa Família. As empresas poderão adiar, em três meses, o pagamento do Simples Nacional e o depósito do FGTS dos trabalhadores. As contribuições ao Sistema S serão reduzidas pela metade, e haverá facilitação para renegociar crédito e receber insumos de fora.

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou, através de Resolução Conjunta, a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento judiciais e administrativas não urgentes até o dia 31 de março. Nessa data, a situação será reavaliada. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador RICARDO ROESLER, ressalta que durante todo o período magistrados e servidores continuarão trabalhando, possibilitada a utilização do sistema de home office. O objetivo, de acordo com ele, é diminuir a circulação de pessoas nas dependências do Tribunal de Justiça e nos fóruns das 111 comarcas do Estado. Já o Tribunal Regional do Trabalho decidiu suspender as audiências nas varas do trabalho durante o período de um mês, a partir desta terça-feira.Nos centros de conciliação, a suspensão deve perdurar até 30 de abril. Os prazos processuais trabalhistas, porém, continuam correndo normalmente.

O Ministério da Saúde confirmou o sétimo caso do novo coronavírus em Santa Catarina. O novo caso é de uma paciente que está em Florianópolis. Segundo o poder público municipal, trata-se de uma mulher que mora na Alemanha e veio visitar a família em Florianópolis. Ela contraiu a doença na Europa e os familiares estão sendo monitorados, mas não apresentam sintomas. Com a sétima confirmação, Santa Catarina passa a ser o quinto estado do Brasil com mais pacientes de Covid-19. Os casos estão espalhados em Florianópolis, Rancho Queimado, Joinville e Braço do Norte. Todos são considerados importados, portanto os órgãos de saúde não consideram a situação de transmissão local ou comunitária em Santa Catarina.

O governo de Santa Catarina voltou atrás e resolveu suspender as aulas de todas as redes de ensino estadual, municipal e privado a partir de quinta-feira durante 30 dias por causa da epidemia do novo coronavírus. São sete casos confirmados no estado e 119 em investigação. A decisão foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS após reunião com secretários na Casa da Agronômica no fim da tarde desta segunda-feira. Pela manhã o secretário de Saúde do Estado, HELTON ZEFERINO, havia informado que ainda não existia a necessidade de suspensão das aulas. O governo decidiu também suspender eventos públicos com mais de 200 pessoas em locais abertos ou 100 pessoas em lugares fechados, além de restringir eventos que envolvam a terceira idade.

A Associação de Músicos de São Miguel do Oeste quer tornar oficial a feira do músico no município. A informação é do presidente da Amusmo, ANTÔNIO CARLOS SOUZA FILHO. De acordo com ele, o evento realizado no começo deste mês na Praça Walnir Bottaro Daniel foi um sucesso e por isso ele acredita que a programação merece um destaque maior. Conforme ele, o objetivo principal do evento é valorizar os músicos de São Miguel do Oeste e também da região Extremo Oeste catarinense. Segundo ANTÔNIO CARLOS, a ação também visa incentivar os variados gêneros musicais existentes nos municípios da região.

Já existe uma conversa com o prefeito WILSON TREVISAN e o objetivo da Amusmo é apresentar formalmente um pedido para que a data seja incluída no calendário de eventos do município. A afirmação é do presidente da Associação de Músicos de São Miguel do Oeste, ANTÔNIO CARLOS SOUZA FILHO. Ele disse que a ideia do grupo é se reunir nesta semana com a Administração e protocolar oficialmente o pedido. Ele lembrou que após a conversa com o governo municipal, o projeto terá que ser enviado a Câmara de Vereadores onde deverá ser analisado e votado para somente após virar lei e a data ser incluída no calendário de eventos oficiais do município.

A aula inaugural do Pelotão Mirim "Pequenos Lanceiros do Ponche Verde" foi realizada na manhã desta segunda-feira nas dependências do décimo quarto RCMec. O programa é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Exército. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATO, a iniciativa é voltada às crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. A novidade deste ano é a inclusão de seis meninas. Ao todo, são 30 alunos que vão participar das aulas, sendo 15 no período matutino e 15 no vespertino. A abertura do programa contou com a presença de autoridades, alunos e familiares.

O Pelotão Mirim completa em 29 anos de atividades neste ano em São Miguel do Oeste. De acordo com o comandante do décimo quarto RCMec, ALBERTO MOUTINHO VAZ, as atividades do Pelotão Mirim visam educar os adolescentes no sentido mais amplo possível, reforçando a cidadania e o patriotismo. A secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO lembrou que os jovens que buscam o Pelotão têm interesse numa boa convivência, no fortalecimento de vínculos sociais e familiares, desenvolvimento de valores como respeito, lealdade, responsabilidade e o civismo. Ela disse que o programa é fundamental na formação dos valores morais e sociais dos estudantes.

Três municípios da região já decretaram situação de emergência devido à estiagem: Mondaí, Riqueza e São João do Oeste. Em São João do Oeste, o decreto foi assinado na sexta-feira, após reunião da Defesa Civil.Foram credenciados caminhões de empresas e tratores com tanques que receberão subsídio para transporte de água aos agricultores. Na área urbana o abastecimento ainda é normal. Riqueza também teve o decreto de emergência assinado na sexta-feira. Em Mondaí, o decreto foi assinado há dez dias. No município, o volume de chuva neste ano foi de 283 milímetros, enquanto ao média seria de 450. Também há transporte de água para propriedades do interior e perdas de 30 por cento nas lavouras de soja, milho e feijão. O desenvolvimento das pastagens também foi prejudicado, o que está afetando a produção de leite.

A Unoesc anunciou nesta segunda-feira a suspensão das aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação em todos os campus, incluindo o de São Miguel do Oeste. A decisão vale até o dia 31 de março. Até lá, todas as aulas e atividades do campus estão suspensas. No casos dos encontros do programa relacionado à Universidade da Terceira Idade a suspensão é por tempo indeterminado. Em nota, a Unoesc explicou que todas as atividades de ensino presenciais de caráter didático-pedagógico, previstas no plano de ensino serão transferidos para o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem ou outras tecnologias alternativas de comunicação. Os serviços à comunidade, como a Clínica de Psicologia e o Núcleo de Práticas Jurídicas, também foram cancelados.

O Poder Judiciário Estadual e Ministério Público da comarca de São Miguel do Oeste informam suspensão do atendimento presencial ao público até o final deste mês em razão da pandemia do coronavírus. O objetivo é evitar o alastramento da pandemia do coronavírus, para assim proteger a população e os servidores. Em nota divulgada ontem, o judiciário de São Miguel informou que nem todas as audiências serão suspensas. As urgentes, com réus presos e audiências de custódia devem ser mantidas. Como cada caso será analisado individualmente, a orientação é que as partes confirmem a agenda de audiências diretamente com os advogados. Também estão suspensas até 31 de março as medidas de apresentação para condenados e acusados. As apresentações deverão ser automaticamente retomadas a partir do mês de abril.

O Procon de São Miguel do Oeste está monitorando os preços praticados pelos estabelecimentos comerciais em produtos ligados ao novo coronavírus, como álcool em gel e máscaras. De acordo com a responsável pelo órgão de defesa do consumidor, ANALU MEZZOMO VALANDRO, algumas pessoas fizeram denúncias reclamando do aumento dos valores. Ela explicou que o Procon já iniciou a fiscalização e identificou um acréscimo abusivo dos preços. Em algumas situações, o preço dos produtos mais do que dobrou. ANALU disse que alguns comerciantes já pagaram mais caro aos fornecedores e a diferença repercutiu no preço final. Ela destacou que a fiscalização vai continuar para evitar os excessos e abusos contra o consumidor.

Servidores da área da Saúde dos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e a diretoria da entidade se reuniram na manhã desta terça-feira para discutir medidas relativas à prevenção do coronavírus. A reunião foi coordenada pelo presidente da entidade, prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO. Durante o encontro, foi decidido pelo cancelamento da segunda edição do Seminário de Turismo da Região da Ameosc, que seria realizado nesta sexta-feira, em Anchieta, e pelo cancelamento de uma audiência em Brasília que trataria sobre a infraestrutura das rodovias. As medidas levam em consideração as recomendações dos Governos Estadual e Federal para que se evite o deslocamento em viagens e reuniões com aglomeração de pessoas.

A Ameosc apresentou nesta terça-feira uma resolução que dispõe sobre as medidas e cuidados a serem adotados para fins de prevenção do coronavírus. O documento tem uma série de ações, entre elas, a suspensão de todos os eventos em espaços de uso coletivo, auditórios e salas nas dependências do Sistema Ameosc. Outras medidas são restringir ao estritamente indispensável a realização de reuniões presenciais de grupos de trabalho e suspender a realização de eventos presenciais de capacitação e treinamento. A Ameosc também sugeriu algumas medidas para os município, como a suspensão de todas as atividades com os grupos da terceira idade, atividades esportivas, recreativas e sociais. Outra sugestão é a antecipação do recesso escolar de julho para os próximos 15 dias, a partir do dia 19 de março, em todos os níveis educacionais, inclusive creches.

O “Comitê do coronavírus” anunciou, durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, no Salão Nobre da Prefeitura, uma série de medidas de prevenção e contenção à doença. As ações foram sugeridas pelo comitê ao prefeito WILSON TREVISAN e estão em um decreto assinado na manhã de ontem. Até o momento, São Miguel do Oeste não contabiliza nenhum caso oficialmente suspeito da doença, mas projeções de autoridades da saúde apontam para um risco iminente de contaminação. Por isso, o decreto com ações para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 foi publicado ontem. O vice-prefeito, ALFREDO SPIER, explica que o decreto tem validade de 45 dias, mas que pode ser prorrogado enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento da pandemia.

Entre as principais decisões do decreto do coronavírus está a suspensão de alvarás de eventos e a cedência de prédios públicos para qualquer reunião com a participação de 40 pessoas ou mais em espaços fechados, ou 200 pessoas ou mais em locais abertos. Entre os eventos diretamente afetados, estão o São Miguel Tchê e o Motocão. A coordenação do São Miguel Tche confirmou, ainda pela manhã, que o rodeio foi cancelado e deve ocorrer no mês de setembro ou outubro. O cancelamento do Motocão deve ser confirmado hoje na reunião do Motogrupo Cães do Asfalto. O programa “Gabinete em Movimento”, da Administração Municipal, e o projeto “Palco Aberto”, também estão suspensos temporariamente. As reuniões que envolvam população de alto risco, como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser suspensas. Os encontros de idosos, por exemplo, não serão realizados nas próximas semanas.

A prefeitura também anunciou medidas administrativas para enfrentar o avanço do coronavírus. Uma delas é o cancelamento de férias para servidores da saúde. Em relação as escolas e creches da rede municipal, a secretaria de Educação vai decidir hoje à tarde se segue a orientação do estado e suspende as aulas ou se mantem o atendimento. O médico da secretaria de Saúde, ANTONIO DUARTE, também anunciou ontem o procedimento padrão que será adotado para moradores que retornam de viagem a partir de agora. Se o morador retornar do exterior ou dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia sem sintomas deve permanecer em isolamento domiciliar por sete dias. Se a pessoa tiver sintomas como febre, tosse, coriza ou dificuldade respiratória, o isolamento deve ser de 14 dias.

A secretaria de Saúde vai transferir a sala de vacina do posto de saúde do centro para a praça Walnir Botaro Daniel. A informação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele disse que o objetivo é evitar a concentração das pessoas que buscam o serviços do setor em um ambiente fechado. A procura pela sala de vacinas deve aumentar bastante com o início da campanha de vacinação contra influenza ainda neste mês. CARON disse que a ideia é levar a sala de vacina para o prédio da cultura que fica no meio da praça.

O número de casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste subiu de três para 11. A informação foi confirmada à Vigilância Epidemiológica Municipal após a realização dos exames no Lacen em Florianópolis. Desde o início deste ano, São Miguel do Oeste registrou um total de 73 casos suspeitos da doença, sendo que 41 foram descartados e 21 continuam em investigação. O número atualizado é de 11 moradores que contraíram a doença neste ano. O coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA informou que três dos casos confirmados são importados, ou seja, foram contraídos em outros municípios. Nove são autóctones, ou seja, a transmissão ocorreu localmente. Os pacientes são dos bairros Estrela, São Jorge e São Luiz.

A secretaria de Saúde vai realizar mais uma aplicação de fumacê na tarde de hoje em São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador do setor da Dengue, CÉLIO SILVA. O produto será aplicado a partir das quatro horas da tarde em aproximadamente 25 quarteirões do bairro Estrela. O trabalho também foi efetuado em regiões dos bairros São Luiz, Sagrado Coração de Jesus e no próprio Estrela. CÉLIO disse que novas operações podem ser realizadas nos próximos dias. Ele também confirmou que o número de focos do mosquito Aedes aegypti já chega a 249. A Secretaria de Saúde realizou, ainda, a dedetização em mais de 700 bocas de lobo em toda a cidade. Além disso, está em andamento um cronograma de recolha de eletrônicos, pneus e móveis em desuso no centro e bairros do município, e a equipe da Dengue realiza vistorias diárias em todo o perímetro urbano da cidade. Proprietários de terrenos baldios sem manutenção também estão sendo notificados.

As pessoas que apresentarem os sintomas da dengue deve procurar atendimento médico imediatamente. A orientação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele explicou que a dengue clássica, tipo mais comum na região, tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias. Os principais sinais da doença são febre alta, de 39 a 40 graus, dor de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos e vômitos. CARON também voltou a falar da importância do envolvimento das pessoas no combate aos focos do mosquito. Ele disse que o município está fazendo a parte dele e que os moradores precisam se envolver mais com esse trabalho.

A Polícia Militar cumpriu um mandado judicial de prisão na noite de ontem em São Miguel do Oeste. Um homem foi abordado na rua Waldemar Rangrab, no

bairro Jardim Peperi por volta das dez e meia da noite. Durante consulta ao sistema de dados da justiça, a PM constatou que o homem tinha um mandado de prisão ativo. Ele foi preso e encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A PM não informou detalhes do mandado judicial, como por exemplo, o crime que ele cometeu.

Uma moça de 20 anos sofreu ferimentos leves ao se envolver em um acidente entre carro e moto nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das sete e 40 na rua Santos Dumont, no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, a condutora da moto trafegava no sentido centro-bairro quando o condutor da Saveiro não viu a Biz e colidiu na moto. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.