ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 17/03/2020

GLOBO EM FOCO – 17/03/20

-SÃO PAULO CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS DO PAÍS

-GOVERNO SUSPENDE AULAS EM TODO O ESTADO A PARTIR DE QUINTA-FEIRA

-PROCON DIZ QUE PREÇOS ABUSIVOS DE ÁLCOOL GEL E MÁSCARAS DEVEM SER DENUNCIADOS

-EVENTOS COM AGLOMERAÇÃO DE PÚBLICO SÃO CANCELADOS

-ITAPIRANGA ADOTA MEDIDAS PARA CONTROLE NO CONSUMO DE ÁGUA

-HOSPITAL TEM PRAZO DE 90 DIAS PARA DEFINIR ALUGUEL AO SANTÉ

-MULHER É AGREDIDA POR COMPANHEIRO EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-JOVEM FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NO CENTRO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Apesar do temor causado pela pandemia de coronavírus, quatro estados nos Estados Unidos mantiveram suas primárias eleitorais, marcadas para esta terça-feira: Arizona, Flórida, Illinois e Ohio. Neste último, o governador MIKE DEWINE recomendou o adiamento da votação, mas o pedido não foi aceito pela justiça eleitoral do país. No total, esta terça irá atribuir 577 delegados, distribuídos da seguinte maneira: Arizona - 67 delegados, Flórida – 219, Illinois - 155 delegados e Ohio – 136. A disputa está entre JOE BIDEN e o ex-vice-presidente BERNIE SANDERS.

O primeiro teste em humanos para avaliar uma vacina contra o coronavírus teve início em Seattle, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta segunda-feira. Contudo, pode levar de um ano a 18 meses para que a vacina esteja disponível, já que são necessários mais testes. O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas. Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos aprovados para a Covid-19, que infectou mais de 175 mil pessoas em todo o mundo e até o momento, sete mil morreram em decorrência da pandemia.

O presidente do regime chavista, NICOLÁS MADURO, impôs nesta segunda-feira quarentena para toda a Venezuela a partir de terça para combater a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, ele não detalhou como funcionará a medida. De acordo com o regime chavista, a Venezuela registrou 16 novos casos de Covid-19 somente no balanço mais recente. No total, o país tem 33 casos do coronavírus. Do outro lado da disputa pelo poder na Venezuela, o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ anunciou uma série de medidas para combater a epidemia de novo coronavírus. Entre elas, estão a retomada da ajuda humanitária para a população, inclusive com pedidos para o envio de kits de higiene aos venezuelanos.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: 34 casos a mais do que o boletim divulgado no domingo, dois mil e 64 casos suspeitos, mil 623 descartados e transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro. 18 pessoas estão hospitalizadas, o que representa sete por cento do total. São Paulo é o estado com mais casos com 152 registros. Rio de Janeiro tem 31. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos. Hoje pela manhã, as secretarias estaduais de saúde divulgaram 301 casos confirmados. Esse número deve aparecer no boletim do Ministério da Saúde que será publicado hoje à tarde.

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira. As primeiras informação dão conta que a vítima é um homem de 62 anos. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais mil 777 casos suspeitos de coronavírus. O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.

O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira novas medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo, serão empregados 147 bilhões e 300 milhões em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis, além de evitar a alta do desemprego. Para os idosos, a principal medida anunciada pelo Ministério da Economia é a antecipação das duas parcelas do décimo terceiro de aposentados e pensionistas. Já para a população mais pobre, o governo informou que vai liberar cerca de três bilhões para o Bolsa Família. As empresas poderão adiar, em três meses, o pagamento do Simples Nacional e o depósito do FGTS dos trabalhadores. As contribuições ao Sistema S serão reduzidas pela metade, e haverá facilitação para renegociar crédito e receber insumos de fora.

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou, através de Resolução Conjunta, a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento judiciais e administrativas não urgentes até o dia 31 de março. Nessa data, a situação será reavaliada. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador RICARDO ROESLER, ressalta que durante todo o período magistrados e servidores continuarão trabalhando, possibilitada a utilização do sistema de home office. O objetivo, de acordo com ele, é diminuir a circulação de pessoas nas dependências do Tribunal de Justiça e nos fóruns das 111 comarcas do Estado. Já o Tribunal Regional do Trabalho decidiu suspender as audiências nas varas do trabalho durante o período de um mês, a partir desta terça-feira. Nos centros de conciliação, a suspensão deve perdurar até 30 de abril. Os prazos processuais trabalhistas, porém, continuam correndo normalmente.

O Ministério da Saúde confirmou o sétimo caso do novo coronavírus em Santa Catarina. O novo caso é de uma paciente que está em Florianópolis. Segundo o poder público municipal, trata-se de uma mulher que mora na Alemanha e veio visitar a família em Florianópolis. Ela contraiu a doença na Europa e os familiares estão sendo monitorados, mas não apresentam sintomas. Com a sétima confirmação, Santa Catarina passa a ser o quinto estado do Brasil com mais pacientes de Covid-19. Os casos estão espalhados em Florianópolis, Rancho Queimado, Joinville e Braço do Norte. Todos são considerados importados, portanto os órgãos de saúde não consideram a situação de transmissão local ou comunitária em Santa Catarina.

O governo de Santa Catarina voltou atrás e resolveu suspender as aulas de todas as redes de ensino estadual, municipal e privado a partir de quinta-feira durante 30 dias por causa da epidemia do novo coronavírus. São sete casos confirmados no estado e 119 em investigação. A decisão foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS após reunião com secretários na Casa da Agronômica no fim da tarde desta segunda-feira. Pela manhã o secretário de Saúde do Estado, HELTON ZEFERINO, havia informado que ainda não existia a necessidade de suspensão das aulas. O governo decidiu também suspender eventos públicos com mais de 200 pessoas em locais abertos ou 100 pessoas em lugares fechados, além de restringir eventos que envolvam a terceira idade.

Igreja católica suspende missão e catequese. A ameaça do coronavírus causam mudanças significativas em diferentes setores da sociedade. Conforme o padre LUIZ NEIS, a Diocese de Chapecó emitiu comunicado suspendendo a realização de missas e catequese. Salienta que são eventos com reunião d e público e com possibilidade de propagar a doença. O padre LUIZ NEIS observa que a missa de domingo será mantida com transmissão da Rádio Itapiranga, porém com portas da igreja fechadas. Terá presença apenas da equipe que faz parte da celebração. Os encontros de catequese estão suspensos.

A empresa JBS de Itapiranga mantém o abate normal de aves. Medidas preventivas foram adotadas para proporcionar maior segurança. Conforme o gerente da unidade, RENATO ZANDONAI, a empresa segue as orientações de prevenção do Ministério da Saúde, porém mantém trabalho normal nos três turnos e em todos os setores da agroindústria. ZANDONAI considera que o momento é de cuidados especiais e prevenção, porém sem pânico com a situação do coronavírus. A JBS suínos de Itapiranga também mantém abate normal. A direção da unidade informa que medidas preventivas são adotadas e os funcionários recebem orientações constantes para evitar o contagio com o coronavírus. O Centro Universitário Uceff também suspendeu as aulas presenciais até 29 de março. Todas as aulas dos cursos presenciais e semipresenciais híbridos acontecerão no ambiente online.

Programação para a Efacitus continua normal. Exposição Feira, Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis está prevista para o período de 24 a 25 de abril. Conforme o prefeito RENATO PAULATA, a Comissão Central Organizadora continua trabalhando normalmente nos preparativos. O prefeito cita que ocorre o monitoramento sobre o avanço do coronavírus e a suspensão de eventos. PAULATA cita ainda que outra preocupação é com a estiagem, pois a falta de chuva também pode influenciar na realização de eventos. Por faltar mais de30 dias para a realização da Efacitus a comissão ainda aguarda para tomar decisão. O prefeito reforça, que no momento a Feira está mantida, porém ocorrem avaliações diárias sobre medidas a serem adotadas. RENATO PAULATA informa que na manhã de hoje a Ameosc realizou encontro com os prefeitos estabelecendo medidas restritivas e recomendações aos municípios. Tunápolis terá reunião, às 13 horas e 15 minutos de hoje com a equipe da saúde para estabelecer novas medidas.

Eventos com aglomeração de pessoas estão sendo cancelados em virtude do coronavírus. Programações dos idosos de Itapiranga serão suspensos. Município adota medidas de prevenção ao surgimento da doença entre a população. A primeira delas, é reforçar a orientação de se evitar aglomeração de público. Conforme a secretária de Assistência Social, KARINE BERWANGER, foi convocado o Conselho Municipal do Idoso para expor a problemática e decidir sobre os eventos programados com a Terceira Idade. Em razão das estatísticas apontarem que os idosos é o público mais vulnerável frente à nova doença, o conselho decidiu pela suspensão dos intercâmbios a partir de quarta-feira. A fase municipal dos Jogos Abertos da Terceira Idade, marcados para sexta-feira, também foi suspensa. Os encontros quinzenais dos grupos ficam cancelados por tempo indeterminado.

Cooperativas também adotam medidas preventivas ao coronavírus. A Cooper A1 suspendeu eventos com aglomeração de pessoas como, por exemplo, reuniões e treinamentos com cooperados. A cooperativa mantém divulgação de boletim entre os colaboradores com os cuidados que devem ser mantidos para evitar o contágio. O Sicoob Creditapiranga mantém atendimento ao público, porém suspendeu todas as atividades com aglomeração de pessoas. Conforme o gerente de Marketing, GILVANE KERN, todos os programas sociais estão suspensos por terem aglomeração de pessoas. KERN salienta que o atendimento nas agências segue normal, mas alerta para a importância das pessoas utilizarem os meios eletrônicos para serviços bancários.

Fórum de São Miguel do Oeste suspende atendimento presencial até dia 31. O Poder Judiciário Estadual e Ministério Público da comarca de Itapiranga informam suspensão do atendimento presencial ao público até 31 de março em razão da pandemia do coronavírus. Visando evitar o alastramento da pandemia do coronavírus, para assim proteger a população e seus colaboradores, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado de Santa Catarina resolveram por bem suspender o atendimento presencial ao público externo até dia 31 de março deste ano. Mas para que os atendimentos não parem por completo, serão disponibilizadas vias telefônica e digitais para que o público possa prestar e buscar informações sobre os seus processos. Audiências serão mantidas apenas as com réus presos e audiências de custódia. O Fórum de Itapiranga mantem somente expediente interno e as pessoas que necessitam de atendimento poderão ligar para o telefone 49 3631-8400.

Assemit cancelou a Assembleia Geral Mensal programa para ontem. A medida ocorreu em função do decreto do governador CARLOS MOISES limitando os eventos públicos em até 40 pessoas. Entre os assuntos em pauta estaria a aprovação da Campanha Show da Sorte. O presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI defende o sorteio de prêmios atraentes sem elevar os custos para os associados. Ele destaca a importância de seguir as orientações e dar exemplo na prevenção ao coronavírus. De acordo com GUARESCHI, a Associação Empresarial deixou de realizar sorteio de prêmios devido a complicações da burocracia imposta pela Caixa Econômica Federal que regulamentava estas ações. LUCIR GUARESCHI também chama atenção que a Assemit terá Campanha de Vacinação contra a Gripe. Reservas de vacinas devem ser feitas até quarta-feira. As vacinas serão aplicadas no dia oito de abril.

Programações com bailes e festas estão suspensas. Por decreto do governo estadual estão proibidos eventos com aglomeração de pessoas. A Polícia Civil suspendeu licenças para eventos comunitários. Diversas comunidades com bailes e festas agendados terão que reprogramar o calendário de ventos. A FestiMarço em Pinheirinho do Vale foi cancelada. A Exposição feira estava programada para o próximo fim de semana. Até o momento a região Extremo Oeste de Santa Catarina não tem nenhum caso suspeito de contaminação pelo coronavírus.

Preços abusivos em relação a álcool gel e máscaras devem ser denunciados. A reportagem recebeu denúncia e indignação de moradores de SJCedro que afirmaram ter comprado álcool em gel pequeno no valor de 20 reais. A coordenadora do Procon na comarca, ELAINE SCHOFFEN revela que casos parecidos ocorreram em outras cidades onde os consumidores relataram o superfaturamento do álcool usado para higienização das mãos e superfícies e das máscaras de proteção. O problema ocorre devido a propagação do Coronavírus e as medidas de prevenção sugeridas. Ela revela que nestes casos o órgão pode intervir por ser considerada uma prática abusiva, prevista no código nacional de defesa ao consumidor. A coordenadora destaca que se a recomendação não for acatada poderá ser aplicada em multa. Ela sugere que as pessoas façam pesquisas em vários estabelecimentos já que estes itens estão de fato, em falta. ELAINE afirma que uma opção para os mercados e farmácias é estabelecer uma quantidade máxima de produtos por pessoa para que mais gente seja atendida.

Hospital Regional restringe visitas aos pacientes internados na unidade. As visitas aos internados nos quartos simples estão suspensas. Na UTI, a restrição é de apenas uma pessoa por paciente. A Unidade Hospitalar também orienta que sejam evitadas as trocas de acompanhantes. A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos pacientes e profissionais com pessoas externas. De acordo com a médica infectologista, PRISCILA BRATKOWSKI, a intenção é dar mais segurança aos grupos de risco e dos colaboradores que são essenciais nesse momento para o atendimento. Ela também reforçou que as pessoas devem manter a chamada “etiqueta da tosse” lavando as mãos com frequência, evitando aglomerações e contatos desnecessários e saindo de casa quando for essencial.

Avanço do coronavírus no país e em Santa Catarina já é motivo de preocupação. A médica infectologista PRISCILA BRATKOWSKI explicou que trata-se de uma infecção nova de um vírus de transmissão respiratória. Ela esclarece que a doença, de forma geral, é leve e que a taxa de mortalidade é mais alta entre pessoas idosas ou que tenham doenças paralelas, como asma e diabetes. PRISCILA disse que a repercussão mundial do coronavírus pode parecer um exagero, mas é muito importante que as pessoas tenham alguns cuidados e sigam as recomendações repassadas por médicos e pelas autoridades de saúde. Ela acredita que em breve o coronavírus vai chegar na região e comunidade precisa estar preparada para este momento. A médica afirma que não há motivos para pânico e que, em algum momento, os casos vão aparecer. Por isso, PRISCILA reforçou que a prevenção é a melhor forma de enfrentar esse problema.

A prefeitura de Itapiranga adota medidas restritivas e de auxilio em ações preventivas devido a estiagem que agrava situação no interior do município. Recomendação é para os produtores rurais terem alternativas para o abastecimento de granjas. Meta é não comprometer o abastecimento do sistema público para o consumo humano. O secretário de administração JOSÉ GILVANE LAUER, faz um apelo para os consumidores economizarem água e não molharem, gramados e flores, além de evitarem lavar carros e calçadas. Outra preocupação é com vazamentos por rompimento da tubulação. O secretário solicita para que as pessoas comuniquem quando perceberem alguma situação no interior e desta forma a equipe buscar uma solução o mais rápido possível para evitar desperdícios. LAUER cita ainda que é preciso estar atento a qualquer chuva para armazenar água em cisternas.

O secretário de Administração observa que o consumo possível de ser adiado deve ser evitado no momento e exemplifica a limpeza de calçadas e a irrigação de plantas. A prioridade absoluta segue para o consumo humano . O secretário de Administração de Itapiranga reforça que o momento é de preocupação. Nesta semana a prefeitura vai colocar à disposição um caminhão pipa para dar suporte no abastecimento dos reservatórios. JOSÉ GILVANE LAUER lembra que o município possui 300 reservatórios de água na cidade e interior.

A secretaria de Administração de Itapiranga aumentou a equipe de plantão no setor de água para atender a demanda de serviços na cidade e interior na distribuição de água.

Diretor do Hospital Sagrada Família de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS é otimista com a negociação que ocorre com Instituto Santé. Ele destaca que a troca de administração evolve vários encaminhamentos com o Conselho Regional de Medicina, Vigilância Sanitária, tramites da junta comercial, abertura de empresas e negociação com funcionários. Está em debate a locação de um prédio de cinco mil metros quadrados com várias adequações nos últimos anos e totalmente equipado. O diretor cita inclusive três equipamentos respiradores caso seja necessário em situação de coronavírus. RIBAS aponta que a futura gestão pretende ampliar os serviços prestados. Salienta a negociação está avançada. Segundo o médico, o Instituto vai assumir um hospital bem estruturado com 49 leitos cadastrados e possibilidade de colocar até 70 leitos em funcionamento sendo uma referência regional.

ALEXANDRE RIBAS lamenta as restrição da justiça federal e com isso a direção do Hospital Sagrada Família enfrenta dificuldades para renovar contrato com o SUS. Convênio com o Sistema Único de Saúde terminaria nesta semana, porém a justiça autorizou Hospital de Itapiranga atender pelo SUS por mais 90 dias. O despacho do juiz federal, MÁRCIO ENGELMANN garante atendimento até junho. Fundado pelas irmãs da Sagrada Família, o hospital de Itapiranga passou para a iniciativa privada em primeiro de abril de 2008 e agora deve voltar para uma gestão filantrópica tendo a parceria do município que vai aumentar o valor do repasse. O convênios ainda está sendo ajustado para a prestação de serviço do plantão médico.

Conforme o coordenador do Hospital Sagrada Família, médico, ALEXANDRE RIBAS, a negociação com o Instituto Santé iniciou em janeiro e ainda prosseguem para ajustes finais para aluguel do hospital. O acerto ainda envolve o aumento de repasse de recursos por parte do município que utiliza o serviço de plantão médico a noite, feriados e fins de semana. RIBAS destaca que o Hospital Sagrada Família mantém atendimento normal. A negociação envolve diretamente o município. O secretário da Saúde, DAVINO RAUBER participou de audiência com a justiça federal para prorrogar o prazo de atendimento pelo SUS. RAUBER também é otimista para o acerto com o Instituto Santé.

Jovem fica ferida em colisão entre carro e moto no centro de São Miguel do Oeste. Uma jovem de 20 anos sofreu ferimentos leves ao se envolver em um acidente entre carro e moto por volta das sete horas e 40 minutos desta terça-feira, na Rua Santos Dumont, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a jovem fazia sentido Centro-Bairro, quando o motorista da Saveiro não viu a Honda Biz e cortou a frente causando a colisão. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Homem é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia em SMOeste. A Polícia Militar cumpriu na noite desta segunda-feira, no Bairro Jardim Peperi, um mandado de prisão em desfavor de um homem devedor de pensão alimentícia. A prisão foi realizada pelo Pelotão de Patrulhamento Tático com apoio de uma guarnição da Rádio Patrulha. O homem foi detido e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde ficará a disposição da justiça.

Mulher é agredida por companheiro em São José do Cedro. Conforme o relatório do Corpo de Bombeiros que foi acionado, a ocorrência de Maria da Penha foi registrada por volta das 19h na Rua Santos Dumont. Os Bombeiros atenderam uma mulher que apresenta um edema na região do olho direito, suspeita de fratura de nariz e demais escoriações no braço esquerdo. A vítima foi conduzida ao Hospital de São José do Cedro para atendimento hospitalar. No local estava o filho da vitima de apenas dois anos que não sofreu ferimentos, porem acompanhou a mãe até o hospital, até a chegada do Conselho Tutelar. O autor das agressões, companheiro da vítima estava no local quando da chegada da Polícia Miliar. Ele recebeu voz de prisão, e foi conduzido a Delegacia. Após os tramites junto a Civil, o homem que não teve a idade revelada, foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.