ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 20/02/2020

GLOBO EM FOCO – 17/02/20

-INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É O MAIS BAIXO EM 10 ANOS

-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SC CRESC 2,54 POR CENTO EM 2019

-EPAGRI AUXILIA AGRICULTORES NO PLANEJAMENTO DAS PROPRIEDADES

-MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS REALIZA ENCONTRO REGIONAL

-DIRETOR DO SENAI RELATA FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA REGIÃO

-ITAPIRANGA INICIA PROJETO PILOTO PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

-MULHER É VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM IPORÃ DO OESTE

-COLISÃO ENTRE CARRO E DUAS MOTOS DEIXA DOIS FERIDOS NA BR-158

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O número de mortos na China por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou a mil 770 neste domingo, informaram autoridades de saúde locais. O total de casos confirmados ficou em 70 mil 548, aumento de dois mil e 48 em um dia. Somente na província de Hubei, epicentro do coronavírus na China, foram registradas mais 100 mortes e mil 933 casos confirmados da doença entre este sábado e domingo. Estes números incluem o balanço do dia da Organização Mundial da Saúde, mais a morte registrada em Taiwan. Os números de novos casos na região vem caindo há quatro dias.

Uma falha técnica no sistema de voto automatizado levou à suspensão das eleições municipais que estavam previstas para a República Dominicana neste domingo. Segundo a imprensa local, delegados de partidos de oposição denunciaram que não apareciam os nomes dos candidatos nem das siglas nas telas de votação. Ao todo, 62 por cento dos eleitores votaram por meio do voto automatizado. Nessa modalidade, o dominicano escolhe o candidato em uma tela, imprime uma cédula e a deposita na urna. Com a falha, a Junta Central Eleitoral suspendeu as eleiçõespor volta do meio-dia e agora a República Dominicana terá até 30 dias para convocar uma nova votação.

O regime de NICOLÁS MADURO na Venezuela iniciou neste sábado uma série de exercícios militares que receberam o nome de "Escudo Bolivariano 2020". Segundo o governo chavista, mais de dois milhões e 300 mil combatentes participam dos treinamentos em todo o país. Em uma série de postagens nas redes sociais, MADURO afirmou que os exercícios são uma mensagem contra "o abuso obsessivo e criminoso" do governo dos Estados Unidos. Imagens da televisão estatal mostraram lançadores de morteiros e soldados em ação com blindados e outros veículos militares em Caracas.

O Ministério da Defesa informou, na tarde deste domingo, que os 58 brasileiros que regressaram da China e cumprem período de quarentena em Anapólis seguem sem sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Entre os brasileiros que estão isolados se encontram diplomatas, profissionais de saúde, tripulantes, membros das Força Aérea Brasileira e jornalistas. Os brasileiros que não apresentarem sintomas da doença serão liberados para seguir para as suas casas depois de 18 dias de isolamento. A quarentena, de caráter preventivo, deve acabar no dia 27 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Defesa.

O déficit de vagas no sistema prisional brasileiro cresceu de janeiro a junho de 2019 apesar da criação de seis mil 332 vagas no período. Em 2018, faltavam 289 mil 522 vagas para atender a demanda existente. Até junho de 2019, esse déficit subiu para 312 mil 125. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Departamento Penitenciário Nacional e fazem parte do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias de 2019. Segundo o balanço, o número de vagas no sistema prisional em 2018 era de 454 mil 694 frente a 461 mil e 26 até junho de 2019. Atualmente, de acordo com o Infopen, havia 773 mil 151 presos no país em junho de 2019.

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, apontam que em 2019 foram repassados a prefeituras de todo o país 307 milhões e 800 mil reais para a construção de creches e pré-escolas e melhoria da infraestrutura da rede de educação infantil, o que representa 33 por cento de queda na comparação com os 457 milhões e 900 mil reais repassados pelo órgão do MEC aos municípios brasileiros em 2018. Os repasses de 2019 foram os mais baixos dos últimos dez anos, segundo dados do FNDE obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação. Procurados, o MEC e o FNDE não se manifestaram sobre o assunto.

Dois projetos de lei que alteram o Código Estadual Ambiental, ambos de autoria do Poder Executivo, estão em tramitação na Assembleia Legislativa. As matérias tratam da mudança nos critérios para lançamento de efluentese da elaboração do Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular. Se o primeiro projeto for aprovado, os efluentes só poderão ser lançados direta ou indiretamente em rios, lagos ou no mar quando obedecidas as condições previstas nas normais federais e em resolução do Consema. Já o objetivo do segundo projeto é dar prosseguimento à elaboração de um Plano de Controle de Poluição Veicular em Santa Catarina, sem a obrigatoriedade da realização de inspeção veicular.

Foi realizado neste fim de semana, em São José, o encontro do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA com os prefeitos que mudaram de partido e se filiaram ao PSL. São ao todo 15 dirigentes municipais a integrar o novo partido. Entre eles, está LUCIANO BULIGON, de Chapecó, que já havia declarado há muito tempo a disposição de deixar o DEM. Entre os novos inscritos no PSL há prefeitos do MDB, PP, PSDB, PSD, PSB e PTB. O presidente estadual do PSD, deputado MILTON HOBUS, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última para acusar o governador MOISÉS DA SILVA de agir pela velha política, cooptando prefeitos municipais com promessas de recursos do Fundo Eleitoral, transferência de verbas, obras e serviços estaduais.

Santa Catarina fechou 2019 com crescimento de dois vírgula 54 por cento na atividade econômica, segundo o IBCR-SC, índice calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. A exemplo da maioria dos Estados, Santa Catarina teve queda no mês de dezembro frente a novembro, mas fechou o acumulado do ano em alta. O IBCR indica que o estado conquistou o terceiro maior crescimento do país em 2019, atrás do Amazonas e de São Paulo. Esse indicador considera atividades de indústria, comércio, serviços e agropecuária. O resultado nacional ficou abaixo do esperado pelo mercado, com alta de zero vírgula 89 por cento

Nutricionista inova da merenda escolar em Itapiranga. Novas receitas apetitosas e saudáveis no cardápio da alimentação escolar este ano. Por quatro dias, as serventes das escolas e creches municipais participaram de uma formação sobre o preparo de diversos pratos direcionados à escolares. A nutricionista da secretaria municipal de Educação, CLÁUDIA STEFANELLO, ressalta que a alimentação escolar na educação infantil terá uma atenção especial, com novos preparos. A capacitação foi realizada em parceria com o SENAR em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais, e ocorreu na Escola Integral Esperança.

Epagri de São João do Oeste auxilia agricultores no planejamento das ações da propriedade. O órgão irá intensificar neste ano a divulgação sobre este serviço, que por muitas vezes não é aproveitado pelos produtores rurais. O extensionista, JORGE SCHROEDER, destaca que a Epagri atende um público elevado de agricultores que estão na faixa dos 50 ou 60 anos, que apesar de estarem perto da aposentadoria, ainda mantém uma atividade intensa na propriedade. Ele afirma que a Epagri presta o suporte para aquelas propriedades que querem melhorar a eficiência, ou até iniciar uma nova atividade. SCHROEDER enfatiza que a atividade leiteira é a principal no município e região, por isso recebe maior atenção na assistência técnica, principalmente no correto manejo do solo e dos animais e do sistema de produção. Por ser uma atividade que exige muita mão de obra, muitos produtores migraram do leite para o gado de corte, e também está crescendo o turismo rural.

Movimento das Mulheres Camponesas de Iporã do Oeste sedia encontro regional nesta terça-feira. A programação inicia às oito horas, encerrando com almoço ao meio dia. O local será a sala aos fundos do pavilhão católico. Conforme uma das coordenadoras regionais do movimento, IRACI COLOMBO, este será o primeiro encontro regional do ano, e entre as pautas, estará o repasse das informações sobre a capacitação e o planejamento realizados no final do mês de janeiro em Chapecó. O evento contemplou o treinamento das monitoras que trabalham com os quintais produtivos nos seus municípios. IRACI explica que o encontro regional terá a presença de representantes de todos os municípios que compõe a regional de Descanso, e além do município sede são eles ainda Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Mondaí.

A coordenadora comenta que também estarão em pauta no encontro do dia 18 os demais eventos do MMC para o ano. Entre eles, cita a programação especial para o dia da mulher, de primeiro a oito de março, em que serão promovidas ações em defesa dos direitos das mulheres. IRACI COLOMBO ressalta que este evento irá concentrar mulheres de toda região de Dionísio, Maravilha e Itapiranga, tendo como local o município de São Miguel do Oeste. Para a coordenadora, as mulheres, tanto camponesas como as da cidade, precisam manter o hábito de discutir os assuntos que são do seu interesse, para que tenham argumentos de defesa. Ela considera que com as mudanças frequentes na legislação, são necessários estudos frequentes para entender o que está acontecendo e a partir disso lutar pelos direitos das mulheres. Em Descanso, na primeira quarta-feira do mês, as mulheres se reúnem para fazer essa discussão.

Grupo de danças alemãs Liebe Zum Tanze irá formar grupo de casais neste ano. As inscrições para o grupo de danças folclóricas podem ser feitas no departamento de cultura, e no dia 20, quinta-feira, no auditório da feira livre as instrutoras estarão no local das 18 às 19 horas e 15 minutos para receber os interessados em participar de alguma das categorias. É necessário apresentar CPF e RG dos alunos e também dos seus pais. Conforme a coordenadora do grupo de danças, LISETE LOTERMANN, as danças alemãs serão oferecidas nas categorias mirim, até os cinco anos de idade, infantil até os dez anos, juvenil até os 16 anos, adulto e este ano também o grupo para casais. Os ensaios são realizados semanalmente, variando entre uma ou duas horas, conforme a categoria. LISETE lembra que para o grupo de casais ainda não foi dia dos ensaios e horários. Não há custo para participação, e o traje típico é fornecido pela associação cultural.

Polícia Militar Ambiental apreende material de pesca irregular e pescador é autuado. A PMA de SMOeste realizou na sexta-feira mais uma operação aquática no rio Uruguai, proximidades a Riqueza. Durante a fiscalização foram apreendidos 365 metros de espinheis com 135 anzóis e seis esperas fixas, material este que encontrava-se disposto no leito do rio Uruguai. Também foi abordada uma embarcação contendo 400 metros de redes e duas varas de pesca equipadas com duas carretilhas e iscas artificiais. O pescador não possuía a devida licença de pesca. O material foi recolhido e o pescador autuado. A PMA informa que mesmo encerrado o período da piracema, a prática da pesca exige licenças de pesca amadora ou profissional, é necessário respeitar os locais permitidos de pesca e usar material adequado para sua prática, ressaltando que a utilização de redes em rios é permitido apenas para pescadores profissionais, atendendo aos demais requisitos legais.

APAEs do Vale do Rio Uruguai organizam terceiro seminário regional de prevenção as deficiências. O evento irá reunir as nove escolas especiais da região do Vale do Rio Uruguai, no dia 24 de abril, tendo como local a Unoesc de São Miguel do Oeste. O tema será baseado na neurociência e educação inclusiva do desenvolvimento da aprendizagem a adequação curricular. Conforme a terapeuta ocupacional da APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste e coordenadora regional do programa Prevenir, PATRÍCIA MELLO, o objetivo do seminário é orientar e capacitar os profissionais que trabalham com este público. Ela cita que serão contemplados profissionais da educação, saúde e assistência social. A região do Vale do Rio Uruguai abrange as APAEs de Iporã do Oeste, Mondaí, Itapiranga, Caibi, Descanso, Tunápolis, SMOeste, São João do Oeste e Cunha Porã.

Os palestrantes, bem como a inscrição pelo site da ALESC, serão divulgados no mês de março. A inscrição não terá custos, e qualquer pessoa interessada pode participar. O seminário será realizado com a parceria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, da Federação Estadual das APAEs, e todas as escolas especiais da região do vale do Rio Uruguai. PATRÍCIA MELLOcita que também estão sendo buscadas outras parcerias com os municípios e patrocínios com empresas de valor espontâneo para elaborar o material de divulgação. Ela lembra que o programa Prevenir é realizado no estado desde 2012, e na APAE de Iporã do Oeste desde 2016 através de parcerias com outros setores para promoção de palestras e capacitações. O segundo seminário em 2019 teve a participação de mais de 700 pessoas, e por isso, para o evento deste ano, foi escolhido um local para novamente abranger um público expressivo.

Diretor regional do SESI-SENAI relata falta de mão de obra qualificada na região. Problema afeta indústria e comércio. A carência de mão de obra qualificada impede maior número de contratações na região Extremo Oeste. Comércio e indústria aguardam por formação de novas turmas do SESI-SENAI em curso técnico em eletrotécnica. Novas tendências de mercado também exigem profissionais capacitados em diferentes áreas de tecnologias. De acordo com o diretor regional do SESI-SENAI, IVANOR FINATO, a reclamação é grande da indústria devido à falta de profissionais com formação técnica tecnológica e habilidades sócios emocionais que são os comportamentos. Na unidade de Itapiranga as aulas iniciam em março, com cursos disponíveis também em Mondaí. São Miguel do Oeste já possui atividades em andamento.

IVANOR FINATO revela novos investimentos nos laboratórios instalados no Complexo Oktober em Itapiranga para atender a necessidade de qualificação profissional. Ele salienta que a Região Extremo Oeste possui demanda de profissionais qualificados para atender as necessidades industriais e comerciais . A unidade atende também alunos de Tunápolis e São João do Oeste que buscam qualificação profissional. O diretor regional do SESI-SENAI, chama atenção para investimentos em laboratório para cursos em tecnologias nas áreas lúdicas. IVANOR FINATO informa que Itapiranga vai ampliar estes cursos de curta duração visando principalmente a aprendizagem de jovens.

Projeto piloto no município visa redução no custo para pavimentação de ruas. Trabalho em Itapiranga iniciou em novembro com engenheiros e operadores de máquinas da prefeitura. O projeto piloto está sendo implantado na Rua Primeiro de Janeiro, Bairro Santa Teresa Alto. A conclusão está prevista para o prazo de dois meses e pode ser estendido para outros locais do município. Conforme o secretário de Administração de Itapiranga, JOSÉ GILVANE LAUER, uma empresa foi contratada para colocação da camada asfáltica e meio fio. O sistema deve reduzir em 40 por cento os custos de uma obra completa para pavimentação. O preço médio de um quilômetro de asfalto é de um milhão, com está iniciativa o valor cai para 600 mil reais. O secretário explica que na semana passada iniciou o trabalho de canalização para o escoamento da água pluvial.

O sistema copiado do município de São Ludgero ocorre em parceria do município com uma empresa que finaliza o projeto. Em Itapiranga está sendo executando a base para posterior pavimentação asfáltica da rua Primeiro de Janeiro. JOSÉ GILVANE LAUER salienta que a prioridade será de implantação deste projeto em locais onde o trânsito não seja muito intenso e pesado, podendo contemplar trechos na cidade e centros comunitários com o custo reduzido para a prefeitura. O secretário de Administração informa ainda que o município possui servidores capacitados na secretaria de Transportes e Obras e também no setor de Urbanismo. Máquinas são disponibilizadas para realizarem todo o trabalhado de base e preparação do leito das ruas para a colocação da cama asfáltica. O material já foi licitado.

Itapiranga possui vários projetos para pavimentação de ruas. Dia 26 ocorre a licitação para a pavimentação do acesso ao Bairro Portal do Sol e de rua na linha Chácara. Serão investidos recursos de emendas parlamentares e contrapartida do município. O secretário de Administração JOSÉ GILVANE LAUER destaca ainda ajustes que serão feitos na base da Estrada Beira Rio do trevo próximo a Uceff até o CTG Portão do Oeste. Este trecho também terá a pavimentação com asfalto . LAUER destaca que o projeto em que o município prepara a base das ruas que serão pavimentadas exige cuidado e não mudar muito o leito da estrada e também não realizar aterramento para evitar problemas no futuro. O secretário observa que o projeto está em fase inicial.

Mulher é vítima de violência doméstica no centro de Iporã do Oeste. Por volta das 18 horas deste domingo a Polícia Militar de Descanso, Polícia Civil e Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atenderam uma ocorrência de violência doméstica na cidade de Iporã do Oeste. O pai da vítima compareceu no posto da Polícia Militar Rodoviária informando que seu genro, um homem de 45 anos, havia agredido sua filha, uma mulher de 39 anos, com uma faca de cozinha. No local dos fatos a polícia constatou que no interior da residência havia muito sangue. Em buscas foi localizada a faca utilizada na agressão e uma espingarda calibre 36 sem registro. A vítima foi conduzida ao hospital pelo seu pai. Ela teve ferimentos no braço direito e segundo a polícia, passa bem. O autor da agressão não foi mais localizado no local dos fatos e está foragido.

Motociclista e caroneira ficam feridos em colisão com bovino. Uma ocorrência mobilizou os bombeiros de São José do Cedro por volta das 10 horas da manhã deste domingo, na Linha Lajeado Grande, na divisa com Palma Sola. Na moto, placa de SJCedro, havia dois ocupantes. O motociclista de 25 anos foi encontrado já em pé no local, se referindo a dores na região das vértebras lombares. Ele apresentava escoriações no ombro direito, no pé esquerdo e tórax. A caroneira, uma jovem de 19 anos, estava caída na margem da estrada, amparada por populares. Ela tinha suspeita de fratura em vértebras cervicais, torácicas e lombares, escoriações em ombro esquerdo, face e braço. A vítima informou que não estava usando capacete. Os dois feridos foram atendimentos no local com curativos e primeiros socorros. Ambos foram imobilizados e levados ao hospital de São José do Cedro.

Ladrões invadem casa e fazem crianças como reféns em Dionísio Cerqueira. A ocorrência aconteceu por volta das 21 horas de sábado, quando pelo menos dois homens invadiram uma casa no bairro Peperiguaçu, em Dionísio Cerqueira. Na residência estavam dois meninos, com 10 anos e outro com 12 anos de idade, que foram surpreendidos pela ação. Os bandidos invadiram o imóvel, rendendo os menores, que foram trancados no banheiro. Poucos minutos após, os bandidos acabaram surpreendidos por familiares que retornavam à casa. Conforme as vítimas, duas mulheres chegaram primeiro e ao perceberem o crime ligaram para outros parentes e para polícia, resultando na fuga da dupla. A Policia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada e fez várias buscas nas ruas e áreas próximas, no entanto não foi possível localizar nenhum suspeito. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Motorista embriagado é preso após provocar acidente em SMOeste. A Polícia Militar prendeu um homem na noite deste domingo, no cruzamento da rua Almirante Barroso com a Avenida Salgado Filho no centro de São Miguel do Oeste. O motorista do veículo fazia diversas manobras proibidas além de causar um acidente no cruzamento. Após ser abordado e constatado que o condutor estava embriagado, o mesmo foi preso encaminhado à Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste, ficando a disposição do Delegado Plantonista. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado por apresentar débitos de licenciamento e multas.

Saída de pista seguida de queda em ponte deixa dois feridos em Guaraciaba. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi acionada por volta das 19h30 de sábado. O acidente de trânsito ocorreu na ponte sobre o Rio das Flores, no interior do município. No local foi constatada uma saída de pista seguida de queda em ponte envolvendo uma Saveiro com dois moradores de SJCedro. O caroneiro conseguiu sair logo após o acidente. Já o motorista estava preso ao painel e foi retirado pelos socorristas. Havia suspeita de fratura no braço esquerdo do motorista. Segundo os bombeiros, a picape, ao cair da ponte, ficou suspensa somente com a parte frontal ao chão. Os dois ocupantes foram atendidos no local e conduzidos para ao Hospital São Lucas. Devido à gravidade houve transferência ao hospital Regional. O motorista do veículo apresentava sinais de embriaguez, sendo autuado pela infração de trânsito.

Colisão entre carro e duas motos deixa dois feridos na BR-158. O atendimento das vítimas foi realizado pelo Samu e bombeiros de Maravilha e Cunha Porã. O grave acidente de trânsito ocorreu na BR 158 próximo ao acesso para a cidade de Cunha Porã, por volta das 16h30 deste domingo. A colisão lateral envolveu um Fiesta e duas motos, ambas de de Cunha Porã. As equipes atenderam um dos motociclistas, um rapaz de 21 anos, apresentando fratura no braço esquerdo, fratura exposta na perna esquerda e ferimento na cabeça, apresentando traumatismo craniano leve. Após imobilização, o paciente foi avaliado pelo SAMU e encaminhado ao Hospital São José de Maravilha. Devido a gravidade dos ferimentos a vítima foi transferida ao Hospital Regional de SMOeste. O outro motociclista foi atendido e levado ao hospital de Cunha Porã com ferimentos nos braços e escoriações. Já o motorista do carro não teve ferimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.