ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 17 02 2018

-CÂMARA VOTARÁ INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO NA SEGUNDA-FEIRA

-MÉDICA DE CHAPECÓ É CONDENADA POR CORRUPÇÃO

-MUNICÍPIO REGISTRA TRÊS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE POR DIA EM 2017

-PROJETO DE LEI PREVÊ ABERTURA DAS DPCAMIS 24 HORAS POR DIA

-DELEGADO DIZ QUE MEDIDA SÓ SERÁ POSSÍVEL COM AUMENTO DE EFETIVO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA SC 496

-ADOLESCENTE É AGREDIDA DURANTE ASSALTO NA PORTA DE CASA

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em alta. O dólar encerrou a semana em queda, cotado em três reais e 22 centavos. O euro vale quatro reais e dois centavo. Já o peso argentino está cotado a 17 centavos para venda e 15 centavos para a compra.

A África do Sul vai tomar “duras decisões” para reduzir o tamanho de seu déficit fiscal e estabilizar as dívidas após anos de fraco crescimento. A afirmação foi feita pelo presidente CYRIL RAMAPHOSA nesta sexta-feira em um discurso de Estado da Nação, um dia após tomar posse. Ele também afirmou que o governo está comprometido com certeza e consistência política, ao contrário do antecessor, JACOB ZUMA, que renunciou esta semana por ordem do Congresso Nacional Africano. ZUMA é acusado de corrupção no governo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a acusação formal de 13 cidadãos e três entidades russas por interferir nas eleições presidenciais de 2016. Segundo a acusação, as atividades teriam começado em 2014. Os suspeitos teriam violados leis criminais para interferir nas eleições e nos processos políticos do país. As acusações alegam que os russos se passavam por cidadãos americanos criando personagens falsos e roubando as identidades de americanos reais.

O governo da Venezuela denunciou nesta sexta-feira que o Exército da Colômbia está executando um plano que poderia levar a uma escalada de violência na zona fronteiriça e que seria usado por Bogotá para justificar uma "ação intervencionista". O ministro do Interior venezuelano, NÉSTOR REVEROL, disse que o Exército do país vizinho está recrutando cidadãos venezuelanos, especialmente com experiência militar e policial, e lhes dando identidades colombianas para cumprir imediatamente o serviço militar obrigatório. A Venezuela acusa a Colômbia de planejar uma "invasão militar” no país.

O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo. À meia-noite de hoje, oos moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e em 2008 ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A Câmara dos Deputados convocou para as sete horas da noite da próxima segunda-feira a votação do decreto de intervenção na segurança do estado do Rio de Janeiro. A medida foi assinada nesta sexta-feira pelo presidente MICHEL TEMER e tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar valendo. Na prática, com o decreto, o governo federal assume o comando da segurança pública do Rio, incluindo a Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no estado do Rio.

O presidente Michel Temer reiterou nesta sexta-feira, em pronunciamento na cadeia nacional de rádio e TV, que a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro foi "construída em diálogo" com o governador LUIZ FERNANDO PEZÃO do PMDB. TEMER justificou que a "medida extrema" foi tomada porque as "circunstâncias exigem". Ele afirmou que o crime organizado quase tomou conta do Estado do Rio de Janeiro. Segundo TEMER, trata-se de “uma metástase que se espalha pelo país e ameaça a tranquilidade do povo brasileiro.

Em Santa Catarina houve aumento no número de beneficiários de planos de assistência médica no último ano. Foram 28 mil 671 usuários a mais no Estado, em comparação a janeiro de 2017. Neste período, o aumento foi de um vírgula 94 por cento, chegando a um milhão e meio de usuários. Se for analisado o resultado de janeiro deste ano com dezembro de 2017 houve uma estagnação do número de usuários, com uma leve queda de 460 pessoas. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Uma médica oftalmologista de Chapecó foi condenada a dois anos e oito meses de prisão, em regime inicial aberto, por corrupção passiva. A Justiça de Chapecó substituiu a reclusão por duas penas restritivas de direito: prestação de serviços comunitário pelo mesmo prazo e pagamento de um salário mínimo para entidade social. A condenação foi fruto de uma denúncia do Ministério Público de Chapecó, que investigou a prática da médica. Foi constatado que cinco pacientes foram encaminhadas pelo município para atendimento pelo SUS, que deveria ser totalmente gratuito, mas a média convenceu as vítimas a fazer um procedimento e pagar por ele.

A posse de EDUARDO PINHO MOREIRA deve ter consequências imediatas no arranjo partidário do governo RAIMUNDO COLOMBO, agora licenciado. O Partido Progressista lançou nota para esclarecer que o secretário VALMIR COMIN, da Assistência Social, deixou o cargo ainda nesta sexta-feira. Em nota anterior, o partido havia anunciado que deixaria os cargos de primeiro escalão com a saída de COLOMBO, mesmo gesto anunciado pelo PSD e pelo PSB. No entanto, pessedistas e pessebistas devem pedir exoneração apenas em abril, quando o governador renuncia efetivamente.

O Cine Peperi vai começar a pré-venda dos ingressos do filme “NADA A PERDER – CONTRA TUDO. POR TODOS”. No país, a pré-venda já começou com filas gigantescas em várias cidades. O filme, que conta a história do bispo EDIR MACEDO, tem a produção da Paris Entretenimento, Grupo da Paris Filmes. O longa chega às telas no dia 29 de março. No cine Peperi de São Miguel do Oeste a pré venda começa na quinta-feira, dia primeiro de março.

EDIR MACEDO, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, terá sua história contada no filme “Nada a Perder”, com estreia marcada para 29 de março nos cinemas de todo o brasil. O coordenador do filme, MURILO RODRIGUES, contou que a venda dos ingressos estava superando as expectativas. Ele comentou que as pessoas que trabalha com cinema afirmaram que esta é a melhor produção feita até aqui. RODRIGUES também disse que o filme é polêmico porque vai falar de religião, de política, das pessoas que foram contra o trabalho do bispo e que a produção vai revelar quem se opôs e quem tentou barrar a obra de EDIR MACEDO.

O filme “Nada a perder” conta a trajetória do bispo EDIR MACEDO desde o rompimento com a tradição religiosa até os bastidores da compra da Record TV. A produção também vai trazer os detalhes sobre os fatos que resultaram na prisão de EDIR MACEDO em 1992. No Cine Peperi, a pré venda dos ingressos inicia no dia primeiro de março e a estreia está prevista para o dia 29 de março em todas as sessões. A expectativa de comercialização é de dez mil ingressos, o dobro da venda do filme Os Dez Mandamentos, que vendeu quase cinco mil ingressos no Cine Peperi.

A vigésima edição do São Miguel Tchê foi aberta nesta sexta-feira no parque de exposições Rineu Gransotto. As primeiras provas de tiro de laço começaram ainda na parte da tarde. A programação deste sábado prevê mais disputas na pista de rodeios, apresentação de gineteada e danças. A tradicional oração da Ave Maria vai ocorrer no final da tarde. À noite tem show com o Grupo Laçador. O domingo começa com mateada à seis horas e a retomada das provas de laço. O encerramento está marcado para as sete horas da noite. Nesta edição não haverá cobrança de ingresso e nem de estacionamento.

O Peperi Debates deste sábado discutiu os 64 anos de São Miguel do Oeste. O programa deste final de semana analisou se o município se desenvolveu como poderia nessas seis décadas ou se ficou abaixo do potencial que a cidade tem. O debate também projetou o futuro e os desafios que devem ser superados pela comunidade. O Peperi Debates contou com a presença do prefeito WILSON TREVISAN, do presidente da câmara, CLAUDIO BARP, do presidente da Acismo, CESAR SIGNOR e da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no site da Peperi na internet.

São Miguel do Oeste tem uma história de superação. A afirmação é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela citou que os pioneiros chegaram à região sem a mínima condição e construíram um município forte. MARIA TEREZA comentou que na comparação com outras cidade de igual porte, São Miguel do Oeste está muito melhor, mas ainda existem carências que precisam ser resolvidas. Ela disse, por exemplo, que é preciso investir em educação para melhorar o índice de aprendizagem. Outro ponto questionado pela vereadora são as pessoas que extraíram riquezas da cidade e investiram em outros lugares. Ela ressaltou que os trabalhadores tem um papel importante no desenvolvimento do município.

São Miguel do Oeste teve um desenvolvimento acima da média nos últimos 64 anos. De acordo com o presidente da Acismo, o município tem estrutura de cidade grande e uma boa qualidade de vida, mas ainda existem questões para resolver. Uma delas é o apoio as empresas e indsutrias que querem crescer ou se instalar em São Miguel do Oeste. SIGNOR lembrou que o município perdeu algumas empresas importantes nos últimos anos. Ele disse que essa é uma questão que se resolver pelo envolvimento entre poder público e sociedade. Na visão do empresário, outro ponto que precisa de investimento é a infra estrutura urbana.

O cidadão de São Miguel do Oeste tem um espritio de trabalhar junto para o desenvolvimento do município. A afirmação é do presidente da cânmara de vereadores, CLAUDIO BARP. Ele disse que em nenhum momento o municipio regrediu e esse desenvolvimento constante ocorreu graças a força e ao envolviemtno dos governos municipais e da comunidade. Segundo BARP, São Miguel desponta na comparação com outras cidades do mesmo porte e com a mesma idade. Para ele, infra estrutura e esgotamento sanitário são os principais desafios que precisam ser superados para o município continue crescendo.

Todos que passaram por São Miguel do Oeste contribuíram para o desenvolvimento do municipio, os pioneiro e os que vieram depois. Ele citou que a cidade está em um bom estágio de desenvolvimento, mas que precisa resolver duas questões centrais. A primeira delas é o sanemaneto basico. TREVISAN comentou que o projeto de tratamento de esgoto deve receber os primeiros investimentos em 2019. O outro ponto é a educação e um dos objetivos é aumentar de modo acentuado o índice da educação básica, o Ideb . Ele disse que a meta do governo é dar qualidade de vida para a população com mais saíde e educação. O desenvolvimentoo, de acordo com ele, vem automaticamente.

Está em tramitação da assembleia legislativa um projeto de lei que amplia o atendimento das Dpcamis, as delegacias de proteção a criança adolescente mulher e idoso. A proposta é de autoria da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. O projeto prevê que as estruturas fiquem abertas 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. A deputada explicou que o estado conta com 31 Dpcamis e a maioria delas abre apenas na parte da tarde, entre uma e sete horas. Ela disse que o objetivo da lei é garantir o atendimento especializado da Polícia Civil para mulheres vítimas de violência.

A maioria dos casos de violência contra a mulher acontece a noite e nos finais de semana. A afirmação é da deputada LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, as delegacias de proteção a mulher não podem ficar abertas apenas em horário comercial. Ela citou que as Dpcamis precisam ampliar o horário de atendimento para atender a demanda das mulheres vítimas de violência doméstica.

O problema da violência doméstica se repete em todas as regiões do estado com algumas causas em comum. No ano passado, a deputada LUCIANE CARMINATTI promoveu uma série de encontros regionais e se deparou com a falta de estrutura para o atendimento das vítimas, como por exemplo, a inexistência de casas de apoio para abrigar a mulher que precisa sair de casa. Outra questão comum é a falta de servidores para as Delegacias especializadas. A assembleia legislativa vai realizar um audiência pública no dia sete de março para debater essas necessidades e apontar ações para resolver os problemas.

O projeto de lei da deputada LUCIANE CARMINATTI é importante e necessário, mas o governo terá muita dificuldade para a implantação da proposta. A afirmação é do delegado regional da Polícia Civil, HENRIQUE MUXFELDT. Ele disse que o funcionamento da Dpcami 24 horas por dia e nos feriados e finais de semana seria o ideal, mas não há efetivo suficiente para garantir o atendimento em tempo integral. Atualmente, a delegacia de proteção da mulher de São Miguel do Oeste funciona da uma da tarde as sete da noite.

A equipe atual da Dpcami opera com seis servidores e dois estagiários. Além do delegado titular, a estrutura conta com uma psicóloga, dois agentes e dois escrivães. A ampliação do horário depende da contratação de mais servidores. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, HENRIQUE MUXFELDT, o funcionamento 24 horas por dia não é possível neste momento.

O concurso de escrivães e agentes de polícia que está em andamento pode amenizar a falta de efetivos na Dpcami. A previsão é do delegado regional da Polícia Civil, HENRIQUE MUXFELDT. Ele disse que existe um esforço e projeção de aumento de efetivo na região para este ano. Apesar disso, a delegacia regional está buscando outras formas de melhorar o atendimento das mulheres vítimas de violência. Uma delas é a preparação dos policiais da delegacia de comarca e das delegacias dos município para a recepção de casos de violência doméstica. Em dezembro, os policiais passaram por uma capacitação com a psicóloga da Dpcami sobre o acolhimento da mulher vítima de violência.

O ano começou com uma alta incidência de focos do mosquito da dengue em São Miguel do Oeste. De acordo com a secretaria de Saúde, o município registrou 142 focos do aedes aegypti entre primeiro de janeiro e 15 de fevereiro. A média, é de três novos registros por dia. Somente nesta semana foram confirmados 29 focos, o que aumenta ainda mais a condição de infestação que atinge a cidade desde o ano passado. O município ainda não confirmou nenhum caso de doença neste ano.

O aumento dos focos da dengue em São Miguel do Oeste é um reflexo do problema que atinge o estado neste ano. Santa Catarina nunca teve tantos focos de Aedes aegypti como nos últimos meses. Só em janeiro, foram registrados mais de dois mil, o maior número acumulado em um mês no Estado. Em janeiro, Santa Catarina teve praticamente o dobro de focos do que o registrado no mesmo mês do ano passado, com aumento de 89 por cento. Na primeira metade de fevereiro deste ano já foram contabilizados 558 focos.

Mesmo com a intensificação dos trabalhos de combate ao mosquito da dengue, o número de focos não para de crescer em São Miguel do Oeste. A afirmação é do coordenador do programa da dengue, CELIO SILVA. Ele disse que as equipes já adotaram várias estratégias e mudaram as ações para obter um resultado diferente. Por isso, o crescimento dos focos é surpreendente.

Uma adolescente foi agredida em um assalto nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. O crime ocorreu por volta das dez horas da manhã na rua Nereu Ramos, centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, uma adolescente de 17 anos foi abordada por um homem armado com uma faca. A vítima estava chegando em casa quando o bandido anunciou o assalto. O ladrão roubou a quantia de 20 reais que a vítima tinha dentro da bolsa e a agrediu. A adolescente sofreu ferimentos nas costas causados pela faca. A PM foi chamada e realizou buscas nas proximidades, mas o suspeito não foi localizado.

Um acidente deixou um motociclista ferido nesta sexta-feira na SC 496. A colisão envolveu uma motocicleta e um automóvel por volta das quatro e meia da tarde nas proximidades do Camping Avante, entre Descanso e Belmonte. De acordo com a Polícia Rodoviária, um Uno e uma Honda Falcon seguiam no mesmo sentido, quando o carro foi entrar em uma estrada vicinal e acabou colidindo contra a motocicleta. O motociclista sofreu fratura exposta de fêmur e foi conduzido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso pelo Corpo de Bombeiros. O motorista do automóvel, um homem de 60 anos, saiu ileso.

Uma briga generalizada terminou na morte de um homem de 50 anos nesta sexta-feira em Iraceminha. Os bombeiros e o Samu foram chamados para atender as pessoas que ficaram feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram atendidas com ferimentos provocados por faca ou facão. Algumas vítimas também foram atingidas por disparos de arma de fogo. VILSON CAMARGO de 50 anos foi morto a golpes de um objeto cortante, possivelmente uma foice. Ele tinha ferimentos na face e na nuca. O suspeito do crime ainda não foi localizado pela polícia. A Polícia Civil está investigando o caso e a motivação do crime naõ foi divulgada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.