ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Sábado 17/02/18

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a34graus. A mínima das últimas horas foi de 20graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em alta. O dólar encerrou a semana em queda, cotado em três reais e 22centavos. O euro vale quatro reais e dois centavo.Já o peso argentino está cotado a 17centavos para venda e 15centavos para a compra.

A África do Sul vai tomar “duras decisões” para reduzir o tamanho de seu déficit fiscal e estabilizar as dívidas após anos de fraco crescimento. A afirmação foi feita pelo presidente CYRIL RAMAPHOSA nesta sexta-feira em um discurso de Estado da Nação, um dia após tomar posse. Ele também afirmou que o governo está comprometido com certeza e consistência política, ao contrário do antecessor, JACOB ZUMA, que renunciou esta semana por ordem do Congresso Nacional Africano. ZUMA é acusado de corrupção no governo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a acusação formal de 13 cidadãos e três entidades russas por interferir nas eleições presidenciais de 2016. Segundo a acusação, as atividades teriam começado em 2014. Os suspeitos teriam violados leis criminais para interferir nas eleições e nos processos políticos do país. As acusações alegam que os russos se passavam por cidadãos americanos criando personagens falsos e roubando as identidades de americanos reais.

O governo da Venezuela denunciou nesta sexta-feira que o Exército da Colômbia está executando um plano que poderia levar a uma escalada de violência na zona fronteiriça e que seria usado por Bogotá para justificar uma "ação intervencionista". O ministro do Interior venezuelano, NÉSTOR REVEROL, disse que o Exército do país vizinho está recrutando cidadãos venezuelanos, especialmente com experiência militar e policial, e lhes dando identidades colombianas para cumprir imediatamente o serviço militar obrigatório. A Venezuela acusa a Colômbia de planejar uma "invasão militar” no país.

O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo. À meia-noite de hoje, oos moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e em 2008 ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A Câmara dos Deputados convocou para as sete horas da noite da próxima segunda-feira a votação do decreto de intervenção na segurança do estado do Rio de Janeiro. A medida foi assinada nesta sexta-feira pelo presidente MICHEL TEMER e tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar valendo. Na prática, com o decreto, o governo federal assume o comando da segurança pública do Rio, incluindo a Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no estado do Rio.

O presidente Michel Temer reiterou nesta sexta-feira, em pronunciamento na cadeia nacional de rádio e TV, que a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro foi "construída em diálogo" com o governador LUIZ FERNANDO PEZÃO do PMDB. TEMER justificou que a "medida extrema" foi tomada porque as "circunstâncias exigem". Ele afirmou que o crime organizado quase tomou conta do Estado do Rio de Janeiro. Segundo TEMER, trata-se de “uma metástase que se espalha pelo país e ameaça a tranquilidade do povo brasileiro.

Em Santa Catarina houve aumento no número de beneficiários de planos de assistência médica no último ano. Foram 28 mil 671 usuários a mais no Estado, em comparação a janeiro de 2017. Neste período, o aumento foi de um vírgula 94 por cento, chegando a um milhão e meio de usuários. Se for analisado o resultado de janeiro deste ano com dezembro de 2017 houve uma estagnação do número de usuários, com uma leve queda de 460 pessoas. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Uma médica oftalmologista de Chapecó foi condenada a dois anos e oito meses de prisão, em regime inicial aberto, por corrupção passiva. A Justiça de Chapecó substituiu a reclusão por duas penas restritivas de direito: prestação de serviços comunitário pelo mesmo prazo e pagamento de um salário mínimo para entidade social. A condenação foi fruto de uma denúncia do Ministério Público de Chapecó, que investigou a prática da médica. Foi constatado que cinco pacientes foram encaminhadas pelo município para atendimento pelo SUS, que deveria ser totalmente gratuito, mas a média convenceu as vítimas a fazer um procedimento e pagar por ele.

A posse de EDUARDO PINHO MOREIRA deve ter consequências imediatas no arranjo partidário do governo RAIMUNDO COLOMBO, agora licenciado. O Partido Progressista lançou nota para esclarecer que o secretário VALMIR COMIN, da Assistência Social, deixou o cargo ainda nesta sexta-feira. Em nota anterior, o partido havia anunciado que deixaria os cargos de primeiro escalão com a saída de COLOMBO, mesmo gesto anunciado pelo PSD e pelo PSB. No entanto, pessedistas e pessebistas devem pedir exoneração apenas em abril, quando o governador renuncia efetivamente.

Começa a venda dos ingressos referente ao primeiro dia de pré-venda oficial do filme: “NADA A PERDER – CONTRA TUDO. POR TODOS”. Em vários pontos do Brasil as filas foram gigantescas. O filme sobre a história do bispo Edir Macedo tem a produção da Paris Entretenimento, Grupo da Paris Filmes. O longa, chega às telas no dia 29 de março. No cine Peperi em São Miguel do Oeste a pré venda começa na quinta-feira dia primeiro de março.

Edir Macedo, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, terá sua história contada no filme “Nada a Perder”, com estreia marcada para 29 de março nos cinemas de todo o brasil. O coordenador do filme, Murilo Rodrigues, contou que o a venda dos ingressos estava superando as expectativas. “Acredito que a estreia também vai superar as expectativas. Já estão falando, quem trabalha com cinema, que é a melhor produção feita até aqui,” disse Murilo. Murilo também comentou sobre as polêmicas que envolvem a trama. “O filme é polêmico porque vai falar de religião, de política, as pessoas que foram contra o trabalho do bispo e vai ser revelado nesse filme quem se opôs quem tentou barrar. Vai expor a história.”

O filme conta a trajetória do bispo desde o rompimento com a tradição religiosa até os bastidores da compra da Record TV e os detalhes sobre os fatos que resultaram na prisão de Edir Macedo em 1992. No cine a pré venda inicia dia primeiro de março e estreia dia 29 de março em todas as sessões. A expectativa de venda é de 10 mil ingressos, o dobro da venda do filme Os Dez Mandamentos, quando vendeu quase 5 mil ingressos, só aqui no Cine Peperi.

Quarta edição do Torra Tudo acontece neste final de semana. Quem lembra é ANA PAULA TAVARES – consultora de núcleos da Acislo de São Lourenço do Oeste. Conforme ela, as empresas do setor de confecções e calçados se prepararam para o quarto Torra Tudo. Ele acontece hoje e amanhã no centro paroquial da Igreja Matriz. Explica que o evento tem a finalidade de promover o comércio local e privilegiar a população com descontos e promoções especiais.

Neste ano 12 empresas do setor de confecções e calçados estarão expondo seus produtos para venda. De acordo com a consultora de núcleos da Acislo e responsável pela organização do evento, ANA PAULA TAVARES, nesta edição, todos os espaços foram comercializados. Observa que um fato que chamou atenção, é que algumas empresas que nunca haviam participado, procuraram Acislo e neste ano vão somar ao evento. Outra novidade é o festival do pastel que vai acontecer também junto com o Torra Tudo.

Torra Tudo é realizado em dois dias. ANA, informa que hoje o atendimento é das 14 às 21 horas e amanhã, das 13h às 20 horas. Frisa que o Torra Tudo é um ambiente em que as empresas aproveitam para liquidar seus estoques e coleções para dar um fôlego no caixa e reinvestir em mercadorias novas. Como o evento está sendo bem aceito por parte dos empresários e também pela comunidade, ANA PAULA explica que há uma preocupação quanto á organização. Por isso, a cada ano, Acislo busca melhorar.

Nesta edição, assim como na última, todos os espaços serão divididos por estandes. A ideia, diz a consultora, é profissionalizar o evento, já que o Torra Tudo se tornou uma mini feira dos setores de confecções e calçados. Segundo ANA, a venda dos espaços foi priorizada para os associados e empresas que participaram das edições passadas. Alguns já haviam reservado o espaço ainda no ano passado para garantir. Acrescenta que o Torra Tudo já serviu de exemplo para outras associações.

O primeiro Torra Tudo foi realizado em 2015 dentro do Projeto Multi Centro. Quem lembra é ANA PAULA TAVARES, consultora de núcleos da Acislo de São Lourenço do Oeste. Segundo ela, o evento tinha como objetivo o desenvolvimento do comércio local. Segundo ela, a ideia deu tão certo que tanto a população, quanto os empresários, pedem novas edições. Neste ano o Torra Tudo tem apoio da prefeitura municipal e o patrocínio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo Santa Cruz, Bolívia.

Alunos e professores recepcionados com festa em escolas da região.

Segundo JOÃO PATINHO – gerente regional, cada instituição escolar programou atividades diferenciadas para receber os alunos do ensino fundamental ao médio. Apresentações artísticas e aulas de dança foram algumas das atividades. Nas 11 escolas dos sete municípios compreendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, incluindo o Ceja, três mil 671 alunos estão matriculados.

Primeiro dia de aula deve ser atrativo para estudantes. PATINHO, ressalta que em Campo Erê, por exemplo, na Escola de Educação Básica Raul Pompeia e Emilio Médici, os alunos foram agraciados com palestra motivacional. De acordo com o gerente, o ano letivo inicia com escolas reformadas e com formação de professores concluída. Manifesta sua satisfação em ter conseguido atender as principais demandas de melhorias em infraestrutura nas escolas da sua regional.

Gerente de educação lembra a antecipação de horários para inicio das aulas noturnas. JOÃO PATINHO, destaca antecipação no horário de início das aulas para o período noturno na rede Estadual de Ensino da região. Agora as aulas iniciam ás 18 horas e 30 minutos, e término às 22 horas. Isso foi feito, explica o gerente, pois segundo a SED, hoje o Estado não tem uma lei que permita o pagamento do adicional noturno aos professores que ficam após às 22 horas e para evitar cobranças judiciais, foi recomendado novo horário.

Lançada Terceira edição da Feira do Peixe Vivo. Quem informa é a extensionista da Epagri de São Bernardino ELAINE BAGGIO. De acordo com ela, essa é uma ação promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Epagri e agricultores do município. Objetivo é incentivar o consumo de peixe, valorizar a produção local, além de aumentar a renda familiar dos piscicultores.

Feira irá acontecer no dia 28 de março na Praça Municipal. ELAINE ressalta que a novidade deste ano é a feira de produtos oriundos da agricultura familiar que também serão comercializados nesse dia por agricultores do de São Bernardino. Acrescenta que a data da feira é estratégica, pois será durante a Semana Santa que antecede a Páscoa, os católicos evitam comer carne vermelha, substituindo pela carne de peixe.

Agricultores interessados em comercializar peixes na feira devem procurar o setor. ELAINE BAGGIO – extensionista da Epagri em São Bernardino, explica que quem desejar expor e vender seus produtos, tanto para a Feira do Peixe, quanto para Feira de Produtos Coloniais devem realizar sua inscrição na Secretaria de Agricultura ou na Epagri.

Parlamentar segue estudos científicos sobre horário de verão. VALDIRT COLATTO desde 2007, esta atento a estudos científicos e ao apelo público sobre o assunto. Busca o fim do horário de verão por meio de um projeto de Lei de sua autoria. Em sua justificativa, aponta a ausência de economia de energia e os males para a saúde da população. No ano passado, estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia reforçaram o argumento de COLATTO de que não há economia de energia neste período. Hoje a meia noite, termina horário de verão.

No total, serão 126 dias de mudança de horário nos 10 estados e no Distrito Federal, que ainda fazem parte do Decreto. O deputado lembra, que horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, durante a Era Vargas, com objetivo de economizar energia ao aproveitar uma hora a mais de luz natural, adoção do horário de verão vem perdendo força ao longo dos anos, observa COLATTO. No ano passado, esteve com os ministros da Casa Civil, e também com o Presidente da República, para apresentar os estudos e os motivos pelos quais o Governo deve deixar de adotar o horário de verão. Além de não existir economia de energia, estudos de médicos cardiologistas comprovam que os malefícios para a saúde do brasileiro são muito maiores do que a economia que se imaginava ter.

Antes da entrada do atual horário, população demonstra

Descontentamento. VALDIR COLATTO, diz que nas pesquisas, até 80 por cento das pessoas demonstraram que estão insatisfeitas com o horário de verão. Baseado em estudos científicos, um infográfico com 10 motivos para acabar com o horário de verão circula pelas redes sociais. Os dados apresentados neste material apontam que nas primeiras semanas do Horário de Verão há um aumento considerável em internações de diabéticos, mortes por infarto, acidente de carro, acidentes de trabalho e suicídios.

Horário de verão causa redução do sono, redução da produtividade e qualidade de vida e também o sistema imunológico fica comprometido. COLATTO, relata que além de não trazer benefícios econômicos de energia, prejudica a saúde dos cidadãos e influencia nos gastos do Sistema Único de Saúde, em razão do aumento dos atendimentos. Lembra que um decreto do presidente MICHEL TEMER, publicado em dezembro, determina que o horário de verão deste ano será mais curto. Serão 15 dias a menos.

Carro colide em máquina agrícola na SC 157. O acidente ocorreu por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, no Km 06,800 da Rodovia SC-157 no município de São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão traseira, envolvendo o veículo Trator Agrícola de rodas acoplado a um pulverizador, conduzido por um homem de 50 anos, ileso e o veículo VW Gol emplacado em São Lourenço que era conduzido por um homem de 31 anos, também ileso. No veículo foi registrado dano de pequena monta e no implemento agrícola foi registrado dano de media monta.

Menor furta residência e bate veículo. Um furto em residência foi registrado pela Polícia Militar em São Lourenço do Oeste ontem. A ocorrência foi por volta das 18 horas na Avenida Brasil, Centro. A vítima, relatou que durante a tarde um menor de 12 anos, entrou em sua residência e pegou as chaves do veículo FordKA e acabou batendo ele numa antena parabólica e depois em um muro. A PM acionou o Conselho Tutelar e, durante o Boletim de Ocorrência, a vítima notou a falta de dinheiro em sua carteira. Em revista pessoal, foram encontrados 231 na bermuda do adolescente. Segundo a PM, o menor foi conduzido até a delegacia. Conselheiro tutelar e um policial militar acompanharam o jovem.

Ladrões furtam arma e munição de casa. Uma residência em linha Matão, interior de Novo Horizonte, foi alvo de furto na noite de ontem, por volta das 22 horas e 30 minutos. A guarnição da Polícia Militar conversou com o chacareiro da propriedade. Ele contou que estava saindo do aviário quando viu três homens saindo correndo da casa em direção ao mato. Ao perceber a ação dos três, constatou que eles tinham furtado o local. O dono da casa, ligou para a PM. Em revista notou-se a falta de um revólver calibre 38, marca Taurus e cabo de madeira. Além disso, foram levadas 40 munições calibre 38 e um coldre de couro.

Jovem é agredida durante assalto. O crime ocorreu ontem na Rua Nereu Ramos, centro de São Lourenço do Oeste, nas proximidades da Agência Regional. A guarnição da PM foi chamada e esteve no local conversando com a vítima, uma jovem 17 anos. Ela contou aos policiais que, ao chegar em casa, foi abordada por um homem de posse de uma faca que anunciou o roubo e a empurrou para dentro da residência. O ladrão roubou 20 reais que a vítima tinha dentro da bolsa e a agrediu. A vítima apresentava lesões nas costas causadas por objeto pontiagudo, provavelmente faca. Os policiais fizeram buscas pelas proximidades, mas o autor não foi localizado.

Agricultor encontra ossada humana em propriedade. Os restos mortais de uma pessoa foram encontrados ontem, por um agricultor no interior de Abelardo Luz. O trabalhador realizava a colheita em uma propriedade rural quando localizou a ossada, por volta das 9h. Ao avistar a ossada, o homem acionou a Polícia Militar, que foi até o local e confirmou a presença do cadáver. Área foi isolada e a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias foram chamados. Até o momento não foram divulgadas as causas da morte nem a identidade da vítima.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.