ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 17-01-2024 Quarta-Feira

-REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA DEVE OCORRE NO 1º TRIMESTRE

-SANTA CATARINA REALIZOU CERCA DE 200 MIL CIRURGIAS ELETIVAS EM 2023

-PREFEITO DE SANTA HELENA INICIA PERÍODO DE FÉRIAS E PASSA CARGO AO VICE

-CÂMARA DE MONDAÍ REALIZA DUAS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NESTA SEMANA

-AUMENTO DE CASOS DE DENGUE GERA PREOCUPAÇÃO E MOTIVA NOVAS AÇÕES

-GERÊNCIA REGIONAL DE INFRAESTRUTURA REALIZA MELHORIAS NA SC-163

-POLÍCIA ATENDE OCORRÊNCIA DE TUMULTO E SOM ALTO

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO NA REGIÃO


O tempo apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 23 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados divulgados pelo governo chinês nesta quarta-feira. Em 2023, o número de habitantes da China sofreu uma queda de dois milhões 750 mil. Atualmente, a China tem um bilhão e 400 mil habitantes. Entre as razões para a redução populacional está a queda na taxa de natalidade e a onda de mortes provocadas pela Covid-19. Em relação à taxa de natalidade, o índice vem caindo há décadas devido a uma política que instituiu que casais poderiam ter apenas um filho, entre 1980 e 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.

Cerca de 20 pessoas morreram na Tailândia, nesta quarta-feira, em uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício ao norte da capital tailandesa de Bangkok. As autoridades estão inspecionando o local, mas ainda não encontraram sobreviventes. Não ficou imediatamente claro o que causou o incidente que aconteceu cerca de 120 quilômetros ao norte de Bangkok. Uma investigação preliminar estimou o número de mortos em 20, segundo um comunicado da polícia, com muitos feridos. O primeiro-ministro do país foi informado sobre a explosão durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e pediu uma investigação rápida.

O presidente português, MARCELO REBELO DE SOUSA, dissolveu o Parlamento e confirmou a realização de eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, após a demissão, no início de novembro de 2023, do primeiro-ministro socialista, ANTÓNIO COSTA. A informação está em um decreto publicado nesta segunda-feira. O Ministério Público esclareceu que o chefe do governo, no poder desde 2015, também tinha sido alvo de investigação. COSTA anunciou imediatamente sua demissão, salientando que não se candidataria a um novo mandato. Com a confirmação da data das eleições, os principais partidos se preparam para as próximas eleições que acontecem dentro de oito semanas.

O presidente LULA sancionou nesta terça-feira a lei que cria uma poupança financeira para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio na rede pública. O programa, chamado pelo Ministério da Educação como Pé de Meia, tem o objetivo de estimular a permanência de adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio. De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, o benefício será pago a estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O projeto prevê que cada aluno receberá 200 mensais durante dez meses e mais uma poupança de mil reais por ano até o terceiro ano do ensino médio que poderá ser retirada apenas após a conclusão do ensino regular.

Nos últimos 20 anos, quatro mil 255 pessoas morreram em razão de desastres ambientais no Brasil, e outras oito milhões ficaram desabrigadas, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os dados englobam casos de chuvas intensas, estiagens, inundações e ondas de calor. Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal se destacam entre as unidades da federação com mais pessoas afetadas. Apenas em 2022, o país teve um prejuízo de mais de 68 bilhões de reais. Nesses 20 anos, o prejuízo chega a quase 500 bilhões. Os índices, que englobam o período de 2003 a 2022, foram fornecidos por um programa criado pelo Banco Mundial e pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, ALEXANDRE PADILHA, afirmou, nesta terça-feira, que a intenção do governo federal é começar a apresentar as propostas de regulamentação da reforma tributária no primeiro trimestre deste ano. A reforma tributária acabou de ser aprovada pelos parlamentares em dezembro do ano passado, tendo sido promulgada no último dia 20. O governo tem até 180 dias, a partir da promulgação, para enviar ao Congresso os projetos de lei que regulamentem o novo sistema tributário. Há novas regras que precisam ser detalhadas e regulamentadas, como fundos, o Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS, a Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS, quais produtos e serviços terão alíquotas menores, e como funcionará o cashback, a devolução de parte do imposto a famílias de baixa renda.

O temporal que atinge Santa Catarina desde a noite de terça-feira e madrugada desta quarta deixou ruas alagadas, ocasionou quedas de árvore e provocou ventos acima de 100 quilômetros na região sul do estado, que concentra cidades importantes como Criciúma. Ao longo do dia, o estado tem chance de novos temporais com risco alto para alagamentos e deslizamentos. Em Criciúma, vias ficaram alagadas e o vento forte provocou a queda de árvores sobre ruas. Conforme a Defesa Civil, o acumulado ultrapassou os 80 milímetros em um período de 12 horas. Na cidade de Laguna, segundo dados do monitoramento da EpagriCiram, órgão que monitora o tempo no Estado, a vento chegou a 102 quilômetros por hora e choveu 90 milímetros em 12 horas.

Santa Catarina manteve a alíquota de IPVA entre as menores do país. A taxas são de dois por cento para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e um por cento para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de cargapassageiros e os destinados à locação. Com a manutenção do imposto no mesmo patamar de anos anteriores, o IPVA catarinense segue abaixo do praticado em pelo menos 24 estados brasileiros. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a chamada tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Em Santa Catarina, o imposto pode ser pago de três formas: em cota única, em três vezes sem juros ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e os hospitais, o Estado realizou cerca de 200 mil cirurgias eletivas em 2023. Ao todo, foram 125 mil cirurgias eletivas com internação e 76 mil cirurgias oftalmológicas ambulatoriais, sendo que 45 mil foram de catarata. Para realização dos procedimentos o Governo do Estado investiu um total de 240 milhões. O maior número de cirurgias realizadas no ano passado foi do aparelho geniturinário, remoções de útero, e do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, totalizando 55 mil 332 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 15 mil 289; e, na sequência, as ortopédicas, com 15 mil e 57.

O aumento no número de casos confirmados e focos do mosquito transmissor da dengue tem causado preocupação em todos os municípios da região. A situação não é diferente em Mondaí. De acordo com o agente fiscal e responsável da Vigilância Sanitária no município, EVANDRO CARLOS BACK, já havia previsão da Secretaria de Estado da Saúde para um aumento extraordinário no número de casos no início deste ano, o que já é perceptível. A nível de Estado, ele menciona que já são mais de 250 mil casos de dengue e chikungunya notificados, o que representa uma incidência acumulada de cinco mil e 200 casos para cada 100 mil habitantes. O aumento é de 179 por cento no número de casos confirmados na comparação com o mesmo período do ano passado. BACK salienta que os Municípios precisam alertar a população sobre a gravidade da situação e realizar trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A equipe de endemias de Mondaí está realizando um trabalho intensivo de combate à dengue no município. A afirmação é do agente fiscal e responsável pela Vigilância Sanitária, EVANDRO CARLOS BACK. Ele observa que existe uma boa estrutura de pessoal para realizar as ações à campo, que já ocorrem de forma permanente há alguns anos. As principais ações envolvem atendimentos em pontos estratégicos com verificação de armadilhas em busca de focos do mosquito. BACK menciona que a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde de Mondaí estão tratando o assunto de forma séria, já que existe um entendimento comum de que são ações necessárias para evitar transtornos maiores, a exemplo de uma epidemia de dengue. BACK disse ainda que em alguns casos é preciso aplicar medidas mais “enérgicas” para que os cuidados indicados sejam acatados pelos moradores. Neste ano, Mondaí ainda não tem registro de casos de dengue.

A quantidade de focos do mosquito Aedes Aegypti é assustadora em Belmonte. A afirmação é da secretária de Saúde do Município, JAQUELINE VANZELOTTI KOSWOSKI. De acordo com ela, todas as armadilhas recolhidas na semana passada tiveram resultado positivo para larvas do mosquito transmissor da dengue. Ela observa que neste ano, até o momento, não foi registrado nenhum caso da doença, porém, a situação é preocupante, pois a partir do momento em que houver a confirmação de algum caso, a propagação ocorre de forma muito rápida. Outra preocupação é com o grande número de pessoas viajando para outras regiões, já que elas podem retornar contaminadas e iniciar um ciclo de transmissão da dengue para outras pessoas, por meio do mosquito Aedes Aegypti, presente em grande quantidade no município.

JAQUELINE KOSWOSKI disse que as ações de combate ao mosquito foram intensificadas no município e que quem não acatar as orientações, pode sofrer sanções. A secretária de Saúde de Belmonte salienta que é responsabilidade de todos prevenir o agravamento da situação, por meio de ações simples no dia-a-dia para eliminar locais e objetos com água parada. Ela menciona ainda que vários projetos estão sendo elaborados para serem colocados em prática nos próximos dias, os quais serão amplamente divulgados pela pasta. Conforme JAQUELINE, no mês de dezembro foram distribuídas mudas de citronela, um repelente natural contra mosquitos, além de repelentes industrializados para serem utilizados pela população. A secretária de Saúde de Belmonte lamenta o fato de algumas pessoas não entenderem a gravidade da situação e não colaborarem no combate ao mosquito. Ela chama atenção que a dengue é uma doença grave, que pode levar à morte.

Os agentes de combate às endemias de Santa Helena trabalham na divulgação de orientações aos moradores sobre o combate ao mosquito da dengue. A informação é da secretária de Saúde do município, SUZANA MARIA FRIZON. De acordo com ela, a prevenção sempre é muito importante e deve ser feita em conjunto com toda a sociedade. SUZANA observa que no ano passado foram realizadas diversas ações, as quais prosseguem neste início de ano. Dentre elas, a secretária menciona as visitas nas residências e verificação das armadilhas, com envio de material para análise da gerência regional de saúde. Até o momento, Santa Helena não teve nenhum caso de dengue confirmado neste ano, porém, devido ao período de chuvas e calor, os cuidados devem ser redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. SUZANA FRIZON disse que foram encontrados vários focos do mosquito e por isso, a população deve colaborar no dia-a-dia.

A Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste realizou ontem, uma aplicação de fumacê no município de Itapiranga, abrangendo a área central da cidade, bairros e interior. Em decorrência da chuva, o fumacê desta quarta-feira foi suspenso. De acordo com a programação da Regional de Saúde, a aplicação do produto ocorreu no bairro do Parque, nas imediações do porto da barca, das unidades JBS Aves e Suínos e nos bairros Santa Tereza Alto e Baixo. O trabalho de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti contempla ainda o bairro São Cristóvão em Linha Santa Fé Alta e a comunidade de Sede Capela.

A aplicação de fumacê é uma estratégia adotada para controlar as populações de mosquitos adultos. É recomendado que os munícipes adotem medidas para evitar o acúmulo de água e eliminem possíveis criadouros. Conforme o agente de endemias de Itapiranga, WANDER GRINGS, em 2023 o município registrou 145 casos de Dengue. Neste ano já são 24 casos confirmados da doença. Tunápolis ainda não teve registro de casos de Dengue em 2024, porém, intensifica ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da doença. São João do Oeste tem um caso confirmado neste ano, contraído fora do município e outro caso suspeito de paciente com Dengue. Iporã do Oeste registrou quatro casos de dengue até o momento neste ano.

São João do Oeste incentiva aulas de alemão para manter condição de destaque estadual. O município conquistou o título de cidade mais alemã de Santa Catarina e fortalece ações com alunos da pré-escola. Conforme o Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, o município dedica atenção especial para manter a condição de capital catarinense da língua alemã. O projeto contempla desde o Pré-escolar, com crianças a partir de quatro anos com o idioma alemão no currículo. O Secretário observa que é de costume das famílias manter o ensino alemão e o município respeita esta situação. WEBER destaca o problema que ocorre com o contato das crianças com a língua portuguesa no ingresso na creche.

O Secretário afirma que a educação percebe este movimento quando as crianças iniciam o período escolar e busca formas de incentivo para as crianças manterem a tradição da língua alemã. De acordo com CLAUNEI WEBER, foram contratadas duas professoras para trabalhar na educação infantil. Dia 25 ocorre a escolha de aulas para professores ACTs. O Secretário da Educação de São João do Oeste, menciona que os concursos públicos estão em vigência, sem a necessidade de novos processos para contratação de profissionais da educação. O município atende crianças do berçário ao quinto ano, com um total 670 matriculas, número estável em relação ao ano passado. WEBER aponta maior demanda na creche, porém com pequena redução no quinto ano. Menciona ainda que foi possível atender 100 por cento das solicitações por vagas.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Santa Catarina iniciou na semana passada, um trabalho de revitalização e recuperação da SC-163, entre os municípios de Descanso e Iporã do Oeste. De acordo com o coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, trata-se de uma continuidade das ações iniciadas no ano passado pelo Programa Estrada Boa. Ele observa que as ações iniciaram dentro da cidade de Descanso, onde existem problemas de drenagem e buracos na pista. Agora os trabalhos estão avançando em direção a Iporã do Oeste. DI BERTI explica que estão sendo feitos remendos profundos, com remoção do asfalto velho e colocação de uma nova camada asfáltica nos locais com afundamento da pista. Esse trabalho deve ser concluído até o fim do mês e depois está programado um micro revestimento da rodovia.

EVERALDO DI BERTI salienta que não se trata de uma operação tapa-buracos, mas sim, uma ação de fresagem com remoção de toda a parte ruim do asfalto e implantação de uma nova capa asfáltica. O coordenador regional de Infraestrutura observa que em alguns locais estão sendo retirados até 40 centímetros de asfalto para fazer uma nova base e evitar problemas de afundamento. DI BERTI menciona que em fevereiro vai iniciar um novo contrato, que prevê revitalizações mais amplas na parte de drenagem, roçadas às margens das vias e sinalizações horizontais e verticais em todo o trecho da SC-163, de São Miguel do Oeste a Itapiranga. Além dessa, todas as demais rodovias estaduais do Extremo-Oeste também receberão ações semelhantes. Em relação à federalização da SC-163, DI BERTI disse que o processo está parado e que o Estado vai continuar investindo para garantir a trafegabilidade dos usuários, até a conclusão do repasse à União.

A Câmara de Vereadores de Mondaí realizou uma Sessão Extraordinária na noite desta segunda-feira para apreciação de quatro Projetos de Lei do Executivo. De acordo com o presidente interino da Câmara, vereador ELIZANDO MAINARDI, dois deles tratam sobre o reajuste anual dos servidores públicos, que neste ano será de aproximadamente seis por cento. Os outros dois projetos dispõe sobre a destinação de uma emenda parlamentar de 100 mil reais para Secretaria de Assistência Social, que depende da aprovação dos vereadores. MAINARDI destaca que após a primeira discussão no plenário na noite de segunda-feira, os projetos foram baixados para as comissões e devem ser votados em uma nova Sessão Extraordinária na noite de hoje.

O presidente interino da Câmara de Vereadores de Mondaí observa que neste ano, os índices econômicos que definem o percentual de aumento dos salários giram em torno de quatro vírgula 62 por cento, porém, a administração municipal resolveu conceder seis por cento de aumento. ELIZANDO MAINARDI entende que essa é uma forma de valorizar o funcionalismo público e diminuir os impactos da inflação, com expectativa de aprovação do projeto na Sessão Extraordinária de hoje. Ele observa ainda que está respondendo interinamente como presidente da Câmara, devido à renúncia do vereador, VOLMIR JOÃO MIOTTO, por questões particulares. O novo presidente será definido na primeira Sessão Ordinária do ano, marcada para o dia 05 de fevereiro.

O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, entrou em período de férias por 15 dias e transmitiu o cargo ao vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO, na tarde desta terça-feira. O ato foi realizado na sede da prefeitura municipal, com presença dos secretários e servidores. HICKMANN destaca que os últimos meses foram de muito trabalho na administração pública de Santa Helena, a exemplo da municipalização do loteamento Bela Vista na saída para Belmonte, que permitiu a consignação de quatro terrenos. Ele salienta que o Município trabalhou na infraestrutura do loteamento no ano passado, com instalação de iluminação pública e rede trifásica de energia elétrica, com investimento de aproximadamente 250 mil reais. Agora foi elaborado e licitado um projeto para pavimentação com pedras irregulares em todo o bairro Bela Vista, bem como na rua que dá acesso à rodovia SC-496.

BLÁSIO HICKMANN observa que todo o trabalho de escavação e preparação das vias ficou por conta do Município, enquanto os materiais e a mão de obra ficaram por conta da empresa licitada, ultrapassando o valor de 600 mil reais. O loteamento possui área total de 30 mil metros quadrados, é bem localizado e oferece excelentes condições de moradia. O prefeito frisa que apenas os quatro lotes de propriedade do Município ainda não foram vendidos, enquanto todos os demais já possuem proprietários. Em relação ao interior de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, enaltece o início das obras na ponte sobre o Rio Macaco Branco em Linha Liberdade, que era uma demanda antiga dos moradores daquela região. Menciona que o projeto das cabeceiras foi realizado no ano passado e agora, a empresa vencedora da licitação está trabalhando nas cabeceiras da ponte. Depois será licitada a estrutura superior, que terá vão livre com largura de 15 metros e altura de quatro metros e 80 centímetros. Com isso, o prefeito possui convicção de que dificilmente vão ocorrer transbordamentos em épocas de fortes chuvas.

Um acidente na estrada geral da Linha Sede Flores, no interior do município de Guaraciaba, deixou uma pessoa ferida no final da tarde desta terça-feira. A colisão aconteceu por volta das 18h30 na rodovia municipal e envolveu uma motocicleta e uma caminhonete. Com o impacto, o condutor da moto sofreu fraturas nos dois braços. Segundo o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, com o impacto da colisão, o motociclista de 24 anos foi arremessado e caiu sobre a carroceria da caminhonete. Ele foi atendido com escoriações e fraturas nos braços. O rapaz recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o hospital São Lucas de Guaraciaba.

No fim da madrugada desta quarta-feira, às 5h30, a Polícia Militar foi chamada para intervir em um estabelecimento comercial na Rua Marcílio Dias, no centro de São Miguel do Oeste. O motivo do chamado foi a presença de um veículo com som alto estacionado no local, além de um grupo de pessoas causando tumulto. Ao chegar, a guarnição abordou um grupo de 12 pessoas. De acordo com a Lei Municipal em vigor, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, aqueles flagrados bebendo no local foram identificados e tiveram suas informações registradas no Boletim de Ocorrência. A Polícia Militar dialogou com o proprietário do estabelecimento, que, por iniciativa própria, decidiu encerrar as atividades. Após a conclusão dos procedimentos, todas as pessoas foram devidamente orientadas e liberadas.

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva e por tentativa de feminicídio em São Miguel do Oeste. Por volta das 23h50 de ontem, a Polícia Militar em rondas pela Rua Guanabara, no Bairro São Luiz, abordada por um homem com cortes em uma das mãos. Ele relatou aos policiais que havia tido uma discussão com sua esposa e que ela teria o agredido com um copo de vidro. Durante a confecção do Boletim de ocorrência, a guarnição foi acionada via Copom que uma mulher teria ligado e havia relatado que teria sido agredida e ferida por seu ex-companheiro. Durante consulta no sistema foi constatado que o homem havia uma medida protetiva em seu desfavor. O homem de 38 anos foi conduzido ao hospital, e em seguida entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Na residência da mulher, a polícia visualizou muito sangue espalhado pela casa. Além da mulher também estavam na casa os dois filhos do casal, um de 14 anos e um de 8 anos. A mulher estava com um corte no ombro, que disse ter sido ocasionado por um golpe de copo de vidro dado por seu ex companheiro. Ela ainda disse que o seu ex veio em sua casa para pagar a pensão e para ficar com os seus filhos, mas que, de noite, ingeriu bebida alcoólica e queria usar drogas, sendo que ele ficou muito alterado, momento em que acabaram discutindo. Ela disse que pediu várias vezes para ele sair da casa, mas ele não aceitou e começou a feri-la com um copo de vidro e ao se defender, acabou ferido seu ex na mão. A mulher foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital, e as crianças ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar. A Polícia Civil também foi acionada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.