ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco - quinta-feira - 17 01 2019

-MPF DENUNCIA EX-MINISTRO DA SAÚDE POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

-TURISMO AVANÇA QUATRO VÍRGULA QUATRO POR CENTO EM SC

-PREFEITO DA REGIÃO ASSUME VICE-PRESIDENCIA DA FECAM

-VEREADORES VOTAM AMANHÃ PROJETO DE REAJUSTE DOS SERVIDORES

-NOVO GERENTE DO IMA ANUNCIA FORÇA TAREFA PARA AGILIZAR EMISSÃO DE LICENÇAS

-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA QUATRO FERIDOS NA SC 161

-UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA CONTROLA PRINCÍPIO DE REBELIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

COOPEROESTE, fabricante dos produtos lácteos Terra Viva. Leite longa-vida integral, semidesnatado e desnatado, doce de leite, leite condensado, creme de leite, queijo mussarela e o saboroso achocolatado Terrinha. COOPEROESTE Terra Viva, esta é nossa.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.


THERESA MAY venceu de forma apertada a votação de sua moção de desconfiança e continuará no cargo de primeira-ministra britânica. A consulta foi realizada pelo Parlamento na tarde desta quarta-feira e ela teve 325 votos a favor e 306 contra sua continuidade no cargo. O resultado significa que a maioria do Parlamento confia que MAY tem capacidade para permanecer liderando o governo. Ela agora continua com a tarefa de negociar a saída do Reino Unido da União Europeia.


O chanceler da Venezuela, JORGE ARREAZA, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de "incitarem a violência" para derrubar o regime de NICOLÁS MADURO. Ele reagiu a uma postagem do secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, que celebrou a decisão do Parlamento venezuelano de declarar MADURO "usurpador da presidência". Também nesta quarta-feira, o presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, acusou MADURO de ser um ditador que "quer se perpetuar no poder com eleições fictícias".


A Argentina fechou 2018 com inflação de 47 vírgula seis por cento, a segunda mais alta da América Latina, depois da Venezuela, e na contramão da maior parte dos países do mundo, que controlaram este mal há anos. O índice de preços ao consumidor também foi o mais alto registrado no país desde 1991, quando foi adotada a paridade entre peso e dólar. Em dezembro, a inflação foi de dois vírgula seis por cento, mostrando uma desaceleração em relação aos meses anteriores.


O deputado federal VALDIR COLATTO, do MDB de Santa Catarina, é o novo Diretor Geral do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira pela ministra TEREZA CRISTINA. Integrante da Frente Parlamentar Agropecuária do Congresso, conhecida como a bancada ruralista, COLATTO não se reelegeu em outubro e já fez discursos críticos ao percentual de terra que deve ser preservado por fazendeiros. Ele questionou que isso não ocorre na área urbana e apenas os agricultores são obrigados a manter parte das propriedades como florestas.


O Ministério da Justiça informou na noite desta quarta-feira que "no momento" o ministro SÉRGIO MORO não poderá atender ao pedido do governador HELDER BARBALHO de envio de homens da Força Nacional para atuar na segurança pública do Pará. Mais cedo, BARBALHO se reuniu com MORO e reiterou o pedido de ajuda federal. O governador afirmou que os números relacionados à segurança pública colocam o estado entre os mais violentos do Brasil. O Pará tem quase 51 assassinatos anuais a cada 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, a taxa é de 30 por 100 mil.


O Ministério Público Federal no Distrito Federal apresentou ação civil pública de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde RICARDO BARROS e quatro servidores da pasta por supostas irregularidades na compra de medicamentos para tratamento de doenças raras. A ação foi apresentada em dezembro e divulgada nesta quarta-feira. Em nota, RICARDO BARROS negou irregularidades e disse lamentar a medida do MPF. Segundo a acusação, houve favorecimento a empresas do setor que não tinham histórico de prestação de serviços à administração pública, o que teria provocado o desabastecimento de remédios para centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais. Ao todo, 14 pessoas morreram.


Em Santa Catarina, 34 mil 640 pessoas possuem posse de arma de fogo. No ano passado, três mil 544 conseguiram a autorização. Esses números descartam quem faz uso da arma por causa do trabalho. Em 2017, um em cada 10 brasileiros que ganhou o direito a ter uma arma era catarinense, proporção que caiu um pouco no ano passado. O porte, que é a autorização para sair com a arma na rua, só 86 catarinenses têm. É um procedimento muito rígido, feito pra quem está ameaçado de morte, por exemplo. E nisso o governo federal não pretende mexer agora.


O Conselho Federal da OAB e a seccional de Santa Catarina protocolaram uma ação civil pública na Justiça Federal de Florianópolis contra o empresário LUCIANO HANG pelas declarações feitas por ele nas redes sociais há duas semanas. Segundo HANG, a "OAB é uma vergonha" e “eles parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil”. Na ação, a Ordem quer o pagamento de indenização por danos extrapatrimoniais coletivos no valor de um milhão de reais. A assessoria de imprensa de LUCIANO HANG informou que o empresário "está em férias, fora do Brasil, e optou por não falar a respeito".


O setor de serviços mostrou mais fôlego no mês de novembro de 2018 em Santa Catarina e teve alta de um vírgula seis por cento frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2017 cresceu seis e meio por cento. No acumulado de janeiro a novembro alcançou crescimento de um vírgula sete por cento. O desempenho catarinense no ano passado foi o segundo melhor do Brasil, atrás apenas de São Paulo, que cresceu dois por cento. O turismo catarinense cresceu quatro vírgula quatro por cento no acumulado de janeiro a novembro de 2018.


O Corpo de Bombeiros voltou a emitir um alerta para a população em relação aos riscos de afogamentos na região. O último caso foi no último final de semana em Anchieta. Uma mulher morreu afogada em um rio do município. De acordo com o comandante da companhia do Corpo de Bombeiros, MICHAEL MAGRINI, este foi o sexto afogamento nesta temporada no extremo-oeste. Ele disse que as pessoas devem entrar na água sempre na companhia de alguém. Outra orientação importante é levar uma boia ou objeto flutuante para auxiliar o resgate caso aconteça algum problema.


Os bombeiros não podem estar em todos os lugares de banho e por isso as pessoas precisam frequentar os rios, açudes e piscinas com muito cuidado e atenção. A afirmação é do comandante da companhia do Corpo de Bombeiros, MICHAEL MAGRINI. Ele citou ainda outro problema grave que pode resultar em acidentes aquáticos: o consumo de bebidas alcoolicas. MAGRINI disse que alguns afogamentos registrados neste ano como causa a ingestão de álcool. O bombeiro confirmou que a operação Veraneio no extremo-oeste vai até o final de semana do carnaval.


O Senac e o Sine vão realizar no próximo sábado a primeira edição da Parada de Oportunidades. O evento vai acontecer no calçadão da Almirante Tamandaré. De acordo com a coordenadora do núcleo de relações com o mercado da Faculdade Senac, ANDREIA DOS SANTOS, o objetivo é aproximar as empresas que tem vagas de trabalho abertas das pessoas que estão em busca de empregos. Ela disse que a Parada de Oportunidade terá uma série de ações e espaço para divulgação das vagas. Os interessados podem preencher um cadastro no local e agendar uma entrevista de emprego.


O prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER, assumiu nesta semana a terceira vice-presidência da nova diretoria da Federação Catarinenses dos Municípios. A eleição e o ato de posse da chapa de consenso da Fecam foram realizados em Florianópolis. O evento contou com a presença do governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVAe do prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. O novo presidente da federação dos municípios é o prefeito de Tubarão, JUARES PONTICELLI. Durante a solenidade, também foi assinado termo de cooperação técnica, entre a FECAM e a FIESC, para o desenvolvimento dos municípios e regiões de Santa Catarina em regime de parceria.


Os principais objetivos da nova diretoria da Fecam são manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas das prefeituras catarinenses e focar no fortalecimento das Associações de Municípios e da organização municipalista no processo de desenvolvimento de Santa Catarina. A afirmação é do novo presidente da entidade, prefeito de Tubarão, JUARES PONTICELLI. Em entrevista recente para a Peperi, ele disse que a primeira ação será solicitar ao presidente do STF, DIAS TOFFOLI agilidade no julgamento da ação que trata da guerra fiscal entre os municípios. O processo em questão tenta alterar a forma de recolhimento do ISS sobre as operações com cartão de crédito e débito. Atualmente, o imposto é recolhido para o município sede do banco e não na cidade onde acontece a operação.


A Câmara de vereadores vai analisar amanhã os dois projetos de lei que tratam dos reajustes para os servidores públicos municipais. A primeira sessão extraordinária do dia está marcada para as oito horas da manhã. A segunda votação dos projetos vai acontecer as cinco da tarde. Um dos projetos prevê o aumento do vale alimentação de 10 para 12 reais por dia trabalhado. O outro, estabelece o reajuste salarial de quatro e meio por cento para o quadro geral de servidores. Os agentes políticos, que são o prefeito, vice e secretários municipais, terão apenas a correção inflacionária de três vírgula 43 por cento.


A votação dos projetos de reajuste para os servidores em sessões extraordinárias é necessária para garantir que os salários de janeiro sejam com os pagos com os novos valores. A explicação é do vice-prefeito ALFREDO SPIER. Ele disse que a prefeitura só conseguiu mandar os projetos para a câmara agora porque o índice anual do INPC de 2018 só foi fechado na última semana. Como a prefeitura “roda” a folha de pagamento no sistema e paga os salários no final do mês é preciso aprovar os reajustes neste momento. Se as sessões extraordinárias não fosse convocadas, o município teria que pagar a diferença do salário de janeiro junto com a folha de fevereiro no final do mês que vem.


O programa de hortas comunitárias da secretaria de Agricultura foi criado em 2017 para estimular a produção de alimentos saudáveis. A explicação é da técnica agrícola e coordenadora da iniciativa, KELIN BEDIN. De acordo com ela, a primeira horta foi implantada no Caic. Depois, o programa foi levado para o bairro Santa Rita, para quatro escolas e para o Hospital Regional. KELIN disse que a proposta principal é incentivar as pessoas a consumirem alimentos sem agrotóxicos ou aditivos químicos. Ela comentou que a agroecologia tem uma série de benefícios para a comunidade. Ao todo, oito hortas comunitárias estão em funcionamento no município.


As secretarias de Agricultura e Educação de São Miguel do Oeste vão ampliar o programa de hortas comunitárias nas escolas municipais neste ano. Em 2019, seis novas hortas devem ser executadas, numa parceria entre Educação e Agricultura. A iniciativa será levada para cinco escolas e também para o Vila Nova. A técnica em Agroecologia, KELIN BEDIN, disse que o programa será executado já nas primeiras semanas de aula. Ela disse que a ação valoriza a alimentação saudável e tem um papel pedagógico importante para os alunos que participam do projeto.


O programa de horta comunitária nas escolas do município vai envolver pais, professores e alunos. A informação é da técnica agrícola e coordenadora da iniciativa, KELIN BEDIN. Ela comentou que os alunos fazem uma discussão sobre alimentação saudável em sala de aula, levam informações para os pais e trazem mudas de casa para o plantio na escola. Depois, os alimentos produzidos na horta são consumidos na escola. KELIN disse que a prática na escola pode resultar, inclusive, no resgate e aumento das pequenas hortas nos quintais das famílias.

O nome de RODRIGO ESKUDLARK para assumir a gerência regional do Instituto do Meio Ambiente foi uma indicação do novo presidente do IMA. A informação é do próprio ESKUDLARK. Ele teve a nomeação publicada no diário oficial do estado no dia três e assumiu os trabalhos na segunda-feira dia sete. O novo gerente do IMA é formado em Gestão Pública, está cursando Direito e já ocupou outros cargos públicos. ESKUDLARK disse que o desafio é grande, mas que com um bom planejamento, alinhamento com a equipe e ouvindo os anseios da sociedade é possível fazer um bom trabalho do IMA.


A ocupação da gerencia regional do IMA não teve nenhum peso ou interferência politico-partidária. O novo gerente do órgão, RODRIGO ESKUDLARK disse que o governo está agindo de forma técnica no preenchimento dos cargos e não houve nenhum acordo político para que ele assumisse a função. Ele rechaçou a hipótese de que houve uma troca de favores entre o PR e o governo de MOISÉS para a escolha. RODRIGO é filho do deputado MAURICIO ESKUDLARK do PR, partido que anunciou que fará uma bancada com o PSL e que vai fazer parte da base governista. O novo gerente do IMA reforçou que a ocupação do espaço não se deu em troca dos votos do partido do pai dele na assembleia.


Uma das primeiras ações do nove gerente do IMA será uma força tarefa para limpar os projetos que estão parados no órgão. RODRIGO ESKUDLARK disse que existem pedidos abertos desde 2017. O objetivo é desafogar os projetos, especialmente aqueles com maior importância econômica para a região. Ele já requisitou mais estagiários de nível superior para auxiliar nesse trabalho. ESKUDLARK disse que é possível acelerar o processo de análise dos pedidos de licenças e autorizações ambientais mesmo sem o aumento da equipe técnica. A meta é dar uma resposta mais rápida para a população.


A regional do IMA vai manter a análise técnica e legal dos projetos, mas o órgão pode usar o bom senso para analisar os pedidos de licenciamento ambiental na região. A afirmação é do novo gerente do Instituto do Meio Ambiente, RODRIGO ESKUDLARK. Ele comentou que o IMA vai continuar observando os requisitos legais para a emissão das licenças, mas sem prejudicar os empreendedores que vão fazer a região se desenvolver economicamente.

O secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, recebeu nesta semana o pedido para instalação de uma unidade do Hemosc em São Miguel do Oeste. A reivindicação foi apresentada pelo prefeito da cidade e presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN e pelo presidente da Comissão Intergestores Regional e secretário de saúde de Iporã do Oeste, MAURO BARELLA. O pedido envolve os municípios da Amerios e da Ameosc. Ficou acertado que a região vai fazer um levantamento mais detalhado do número de pessoas que são levadas para fazer doação de sangue em Chapecó. O estudo será levado para a secretaria. O secretario ZEFERINO disse que vai analisar a proposta, mas não deu nenhuma garantia de que o estado vai instalar um banco de sangue no extremo-oeste.


A unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste teve um princípio de rebelião no último domingo. De acordo com o gestor da unidade, ANDRÉ DE OLIVEIRA, o tumulto começou quando os presos de uma cela se negaram de ir para o banho de sol. Nesse momento, os agentes começaram negociar com os apenados. Durante a conversa com o líder da cela, os demais detentos começaram a tumultuar e chutar a porta. OLIVEIRA disse que os agentes fizeram o uso progressivo da força com balas de borracha e gás lacrimogênio para controlar a situação. A agitação foi controlada e os presos foram recolhidos para as celas.


A Peperi foi procurada pela mãe de um dos presos da cadeia pública e contestou a versão do gestor da cadeia. Ela disse que os presos foram agredidos e torturados pelos agentes. A mulher alega que houve o uso exagerado de força contra os detentos. Questionado sobre a denúncia, OLIVEIRA disse que o relato não procede e que os detentos são tratados de forma adequada. Ele afirmou que a unidade de São Miguel do Oeste é diferente das demais do estado e que o Departamento Prisional não deixa os detentos tomarem conta da UPA. Atualmente, a cadeia conta com 120 apenados, número que fica um pouco acima da capacidade que é de 96 presos. Apesar do problema registrado no final de semana, ele acredita que tumultos e rebeliões não irão acontecer tão cedo na unidade.


Três pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem na SC 163. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde e envolveu dois veículos Gol de Itapiranga. No Gol vermelho estava apenas um homem que teve escoriações e não precisou ser atendido pelos Bombeiros. Já o casal que estava no Gol branco teve ferimentos leves. Eles foram socorridos pelos Bombeiros e encaminhados para atendimento médico. As causas do acidente serão investigadas pela polícia.


Uma colisão entre um carro e um caminhão deixou quatro pessoas feridas nesta quarta-feira na SC 161. O acidente aconteceu por volta da uma hora da tarde nas proximidades da Vila Caldato, no trecho entre Palma Sola e Campo Erê. No Gol com placas de Palma Sola estavam quatro pessoas. O motorista, identificado como JOSÉ DE OLIVEIRA, de 65 anos, sofreu fratura em uma costela e escoriações leves nas pernas. O caroneiro LUÍS ANTÔNIO ZANG, de 41 anos, além de duas crianças, tiveram ferimentos leves. Apenas o motorista foi encaminhado ao hospital. O condutor do caminhão Scania, emplacado em Pouso Novo, EDER KAFER, 34 anos, saiu ileso do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.